• Nenhum resultado encontrado

A RELIGIOSIDADE E O TURISMO EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A RELIGIOSIDADE E O TURISMO EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Nº 2, volume 11, artigo nº 8, Abril/Junho 2016 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v11n2a8

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 136 de 191

A RELIGIOSIDADE E O TURISMO EM UMA CIDADE DO

INTERIOR DO CEARÁ

THE RELIGIOSITY AND TOURISM IN AN INTERIOR CITY OF

CEARÁ

Cícero Martiniano Duarte1, Andréia Matos Brito Pereira2, Pedro Silvino Pereira3, Luiz Marivando Barros4, Antonia Eliene Duarte5

1

Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato, Brasil, duartinop@bol.com.br

2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Pernambuco, Brasil,

deiamatosbrito@hotmail.com

3

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos, Brasil,

pedro.silvino@gmail.com.br

4

Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato, Brasil,

lmarivando@hotmail.com.br

5

Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato, Brasil,

duarte105@yahoo.com.br

Resumo – Turismo religioso, Pe. Cícero e desenvolvimento são os temas imbricados neste estudo. As peregrinações e romarias são marcas importantes do turismo religioso de Juazeiro do Norte, que sofreu forte influência do seu fundador, o Padre Cícero. O objetivo deste trabalho é mostrar a questão da religiosidade e o crescimento da cidade de Juazeiro do Norte, através da influência do Padre Cícero, relacionando a sua influência sobre o crescimento econômico da cidade. Para realização desta pesquisa

(2)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 137 de 191 foram feitas entrevistas, consulta e análise de documentos e publicações referentes ao turismo religioso em Juazeiro do Norte. A partir desta pesquisa, constatou-se que a cidade de Juazeiro do Norte desde a sua fundação cresceu em detrimento da presença do seu fundador, o Padre Cícero. Consequentemente o turismo religioso sofreu a mesma, do “Padim Ciço”, cuja memória impulsiona o crescimento econômico da cidade.

Palavras-chave: Turismo religioso. Padre Cicero. Desenvolvimento.

Abstract – Religious tourism, Priest Cicero and development are the

themes interwoven in this study. The pilgrimages and festivals are important marks of religious tourism Juazeiro, which was strongly influenced by its founder, Father Cicero. The objective of this study is to show the question of religion and the growth of the city of Juazeiro do Norte, through the influence of Father Cicero, relating their influence on economic growth of the city. For this research we were made interviews, consultation and analysis of documents and publications related to religious tourism in Juazeiro. From this research, it was found that the city of Juazeiro since its founding has grown over the presence of its founder, Father Cicero. Consequently, religious tourism suffered the same, the "Padim Ciço" whose memory drives economic growth of the city.

Keywords: Religious tourism. Priest Cicero. Development.

1. O turismo

Turismo é uma combinação de atividades, serviços e indústrias que se relacionam com a realização de uma viagem: transportes, alojamento, serviços de alimentação, lojas, espetáculos, instalações para atividades diversas e outros serviços receptivos, disponíveis para indivíduos ou grupos que viajam para fora de casa. O turismo engloba todos os prestadores de serviços para os visitantes ou para os relacionados com eles. Dentre as diversas definições acadêmicas, a mais utilizada é a da Organização Mundial do Turismo (OMT) que afirma: Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite, por tempo inferior a 360 dias, desde que estas não realizem atividades econômicas (PINHO, 2009).

Vale lembrar que o turismo não existe sem o turista. De acordo com Barbosa (2002), A palavra turista deriva do latim (tornare) e do grego (tornos), significando

(3)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 138 de 191 uma volta ou círculo, ou seja, um movimento ao redor de um ponto central. Em 1954, a ONU (Organização das Nações Unidas), adotou o termo turista como sendo (IGNARRA, 2001, p. 25):

[...] Toda pessoa sem distinção de raça, sexo, língua e religião, que ingresse no território de uma localidade diversa daquela em que tem residência habitual e nele permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de 6 meses, no transcorrer de um período de 12 meses, com finalidade de turismo, recreio, esporte, saúde, motivos familiares, estudos peregrinações religiosas ou negócios, mas sem propósito de migração.

Styilidis et al. (2014) relatam a importância de explorar o lugar e a imagem, não só em relação aos turistas, como é comumente feito em literatura sobre turismo, mas também no contexto da comunidade de acolhimento. É fundamental destacar o papel dos moradores na formação de atitudes e comportamento em direção ao turismo (Ramkissoon e Nunkoo, 2011). Neste contexto vale lembrar aqui da figura do Padre Cícero, pois o mesmo representa uma referência no turismo religioso para o município de Juazeiro do Norte, visto que é amplamente aceito pela comunidade.

De acordo com Montaner et al. (1998), o turismo religioso é uma atividade turística que consiste em realizar viagens (peregrinações) ou estadas em lugares religiosos (retiros espirituais, atividades culturais e liturgias religiosas) que, para os praticantes de uma determinada religião, supõe um fervor religioso por serem lugares sagrados de veneração ou preceituais segundo suas crenças.

De acordo com Maio (2004), os termos peregrinações e romarias, antecedem ao turismo religioso moderno, e hoje se apresentam como sinônimos. Porém revelam significados e objetivos diferentes. O autor colocar que a peregrinação passa a ser compreendida como uma caminhada difícil, por lugares desconhecidos, geralmente em busca de um lugar sagrado, onde é exigido sacrifício, penitência, demonstração pública da fé e uma manifestação concreta de reconhecimento de uma graça alcançada; enquanto que as romarias representaram uma política religiosa de moralização e racionalização dos costumes e das devoções do catolicismo tradicional.

Sobre essa relação peregrinação e romaria, Wernet (2000, p.87), contribui com essa reflexão ao afirmar que:

(4)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 139 de 191 que houvesse certo esvaziamento do simbolismo: começava a estar ausente a dificuldade e o esforço da caminhada ... a peregrinação como esforço penoso, sofrimento, cansaço e calor cedeu lugar a uma viagem de caráter religioso e de testemunho da fé ao Santuário.

Para Rinschede (1992), a peregrinação constitui a forma mais antiga de turismo no mundo, o deslocamento motivado pela religiosidade teria dado nome ao conceito de turismo.

Segundo Guillaumon (2011), o tema turismo religioso tem adquirido bastante relevância no mundo. Andrade (2000, p. 77) define turismo religioso como um “conjunto de atividades, com utilização parcial ou total de equipamentos, e a realização de visitas a receptivos que expressam sentimentos místicos ou suscitam a fé, a esperança e a caridade aos crentes ou pessoas vinculadas a religiões”.

Tal definição remete às visitas que ocorrem à cidade de Juazeiro do Norte, em sua grande maioria motivadas pela fé na figura mítica chamada de Padre Cícero. Esse ícone do Nordeste arrasta uma verdadeira multidão à cidade todos os anos. As pessoas dirigem-se à região em busca de agradecer possíveis promessas alcançadas, renovar votos ou mesmo devido ao hábito de visitar a cidade pelo menos uma vez a cada ano.

Outra definição de turismo religioso que vai ao encontro da anterior e ratifica o fenômeno na cidade de Juazeiro do Norte pode ser apresentada segundo a percepção de Dias e Silveira (2003, p.17), para os autores:

[...] uma forma de viagem na qual a motivação principal é a religiosa; no entanto podem ocorrer outras motivações, tais como a curiosidade ou o interesse cultural em compreender as manifestações tangíveis e intangíveis de determinada cultura religiosa. Turismo religioso é aquele empreendido por pessoas que se deslocam por motivações religiosas e/ou para participação em eventos de caráter religioso. Compreende romarias, peregrinações e visitações a espaços, festas, espetáculos e atividades religiosas.

O Brasil é um grande centro de peregrinação, onde são vários os lugares visitados, entre eles a Bahia, com a sua culinária e o Senhor do Bonfim (JESUS, 2002; XAVIER, 2007; DE SÁ, 2007; CARVALHO e ÁVILA, 2012), Aparecida do

(5)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 140 de 191 Norte, com sua romaria, a Senhora Aparecida (PINTO, 2006), Canindé, homenageia a São Francisco das Chagas (MAGALHÃES, 2007) e Juazeiro do Norte com a Festa das Candeias, Aniversário de vida e de morte do Pe. Cícero, Festa das Dores e Finados.

O município de Juazeiro do Norte teve sua criação através da Lei n° 1.028, de 22 de julho de 1911 (CEARÁ, 2000) e está localizado no Estado do Ceará, Nordeste do Brasil. De acordo com a Secretaria de Turismo a cidade recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas que são localmente denominados romeiros, os mesmos são oriundos de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, entre outros estados. Apesar do fluxo de pessoas oriundas de outras cidades e estados ser contínuo durante todo o ano, há períodos em que o aumento na concentração desses turistas é maior, como nos meses de Fevereiro (Candeias), Março (aniversário de nascimento do Padre Cícero), Julho (aniversário de morte do Padre Cícero), Setembro (N. Sra. das Dores) e Novembro (finados) (Quadro 1).

Quadro 1 - Principais eventos turísticos da cidade de Juazeiro do Norte

Romaria Data Evento

Candeias 02 de Fevereiro Missa

Aniversário de

Nascimento do Pe. Cícero

24 de Março Missa

Aniversário de morte do Pe. Cícero

20 de Julho Missa, simpósios, semana

do Pe. Cicero

Das Dores 15 de Setembro Missa, novenário e

procissão

Finados 02 de Novembro Missa (dia 1 de Nov. dia

do Romeiro) Fonte: Adaptado de Pereira (2005)

De acordo com EMBRATUR (2015), 15 milhões de pessoas se deslocam anualmente no país por motivos religiosos, movimentando, no mínimo, R$ 6 bilhões por ano. No Juazeiro do Norte, este número é de aproximadamente 3 milhões de visitantes.

(6)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 141 de 191 2. O Padre Cícero e o Turismo

A cidade de Juazeiro do Norte está localizada a 550 km de Fortaleza (capital do Ceará); onde é objeto de diversas manifestações de fé ao Padre Cícero, figura religiosa conhecida nacionalmente, cuja história é contada por pesquisadores do mundo inteiro, despertados pela diversidade religiosa e cultural nesta cidade.

A cidade apresenta algumas características, entre elas, o fato de ter entre a população nomes de pessoas, com o nome de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre Cícero. Uma outra característica é que no dia 20 de cada mês, boas parte dos habitantes vestem preto (luto). Este hábito está relacionado a data de falecimento do Padre Cícero, falecido no dia 20 de julho de 1934.

A figura do Padre Cícero, como habitante local provocou e alterou a rotina da cidade. A presença dele como morador, fez com que a cidade desenvolvesse. O milagre da hóstia transformada em sangue, da beata Mocinha de Araújo despertaram a curiosidade de muita gente, e assim, a cidade (povoado na época), passou a ser alvo de grande visitação popular, originando romarias que não param de crescer.

Walker (1988), relata que Juazeiro do Norte, tornou-se importante devido a presença do Padre Cícero, pois ele influenciou a várias gerações, com seus ensinamentos. Ela é conhecida nacionalmente como "A Terra do Padre Cícero" e por ser um dos grandes centros de romarias e religiosidade popular do Brasil, devido ter um fluxo continuo de visitação, tendo romaria de fevereiro a novembro.

Para suprir o turismo religioso, com visitas de romeiros e peregrinos, numa média anual de 2,5 milhões de visitantes, a cidade conta com hotéis, pousadas e ranchos para hospedagem de romeiros. Entre os pontos turísticos, o romeiro visitará: Monumento do Padre Cícero, na Serra do Horto, Santo Sepulcro, Memorial Padre Cícero, Museu Padre Cícero, Matriz de Nossa Senhora das Dores, Casa dos Milagres, Capela do Socorro, Santuário de São Francisco, Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Praça Padre Cícero.

(7)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 142 de 191 política, os ensinamentos, a morte e, especialmente, as graças ofertadas aos romeiros, são amplamente difundidas pela comunidade, dotada de uma memória histórica e social.

Até hoje, a figura religiosa do Padre, é muito homenageada. Por seu intermédio, foram desenvolvidas várias manifestações da cultura popular, como o Reisado, a Lapinha, as Bandas Cabaçais, a realização de Renovações e suas rezas, como os Benditos populares e Ladainhas.

Padre Cícero, exerceu poder sobre as pessoas da comunidade, influenciando o desenvolvimento da indústria e comércio e estimulando o surgimento de novas empresas que aceleraram o crescimento de Juazeiro e de toda região.

Aproveitando-se de seu carisma, o Padre Cícero pedia aos romeiros que, após a sua morte, não abandonassem a cidade de Juazeiro, pois seria um lugar de prosperidade e oportunidade de trabalho.

O Padre Cícero, como líder local, tinha também uma visão ambientalista, mostrando-se um sujeito preocupado com as questões ecológicas, incentivando o desenvolvimento da agricultura e da pecuária local, aconselhando sempre para o seu povo o cultivo de vários alimentos, até para a própria subsistência.

Praticou também, a partir de recursos escassos, a medicina popular, chegando a prescrever remédios caseiros, à base de ervas medicinais.

Juazeiro é, hoje, a maior cidade do interior do Ceará, e sua renda principal advém do turismo religioso. Hoje, o fenômeno do devotamento ao padre Cícero consolidou-se no progresso geral da comunidade.

3. A romaria e o desenvolvimento local

A ação do Padre Cícero sobre a cidade de Juazeiro contribuiu para delimitar o espaço social, político e econômico; e suas práticas econômicas contribuíram para imprimir o ideal de prosperidade presente na memória econômica da cidade.

(8)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 143 de 191 Padre Cícero recomendava a ética e a dignidade do trabalho, estabelecendo uma reestruturação socioeconômica no Cariri. Consideramos que, o espaço social no qual atuava o Padre Cícero é atrelado, ao mesmo tempo, a um espaço sagrado e a um espaço econômico.

O Padre Cícero mobilizava os meios de produção, a força de trabalho, a tecnologia, o trabalho e o capital. No âmbito da produção, o Padre organizava os recursos econômicos necessários para garantir a reprodução da mão-de-obra no “Joaseiro” (grafia do primeiro nome de Juazeiro). No âmbito da circulação, ele assegurava a distribuição das riquezas geradas de maneira equitativa, observando a participação da mão-de-obra na produção e a necessidade de subsistência. Da ação conjunta na organização dos recursos na esfera da produção e circulação de riquezas, o Padre ampliava e consolidava o capital econômico e social em seu espaço de atuação.

O Padre Cícero representa uma referência como fundador da cidade do Juazeiro do Norte, elevando a importância do município a uma cidade santa. A trajetória do Padre Cícero sobre a cidade de Juazeiro contribuiu para delimitar o espaço social, político e econômico.

Percebe-se nos depoimentos realizados junto aos devotos a presença do Padre Cícero na cidade de Juazeiro consolidando um espaço simbólico, cuja força do sagrado assume grande poder e importância na construção da identidade dos romeiros. Indagados sobre o significado de Juazeiro, os romeiros entrevistados afirmaram que Juazeiro representa paz, devido a história do grande líder.

Sobre o conteúdo das graças alcançadas e promessas realizadas, os romeiros declararam obter, através do Padre Cícero, a superação de dificuldades econômicas, saúde, milagres e realização no amor. As promessas são feitas ao Padre Cícero ou a outros santos da devoção católica. Dos romeiros entrevistados, a grande maioria visita Juazeiro anualmente, ou várias vezes ao ano. Muitos declararam passar o ano inteiro trabalhando para obter recursos para financiar sua viagem a Juazeiro para ver o “Padim”, que para uns, é motivo de alegria e felicidade e, para outros, é dever e obrigação. Os romeiros vêm a Juazeiro de pau-de-arara ou ônibus, hospedando-se em ranchos; todos se declararam devotos do Padre Cícero e

(9)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 144 de 191 pretendem voltar a Juazeiro para participar de romarias. O culto ao Padre Cícero e particularmente as romarias atraem à cidade um grande contingente de indivíduos que oram e consomem, incrementando as vendas e aumentando o lucro no comércio, setor mais dinâmico da economia do município.

O culto, a devoção e as romarias ao Padre Cícero representam uma ampla rede de resistência inscrita no espaço da cidade. O ritual simboliza o momento de encontro entre os iguais, espaço no qual o romeiro vivencia a intimidade com o sagrado e a identidade com demais atores sociais. Em Juazeiro, os romeiros lutaram pelo direito de orar, uma vez que foram estimulados pelos preceitos do “Padim”.

Araújo (2005, p. 19) comenta que:

[...] objetivando a superação dos problemas, o Padre Cícero aconselhava os indivíduos a orar e trabalhar, moldando-lhes práticas devocionais e econômicas. Dos aconselhamentos do padre Cícero baseados em princípios teológicos e filosóficos, consolidava-se uma concepção de desenvolvimento, pautada na utopia da prosperidade.

A presente dimensão se constitui o cerne, a marca da cidade do Padre Cícero através dos tempos. Em setembro, novembro e fevereiro, romeiros de todo Nordeste visitam Juazeiro do Padre Cícero por ocasião das romarias de Nossa Senhora das Dores, Romaria de Finados e Romarias de Nossa Senhora das Candeias, respectivamente.

Motivados pela fé, os romeiros buscam pagar promessas, pisar na „terra santa‟ do catolicismo popular do Nordeste, receber a bênção e proteção do „santo‟ do Juazeiro.

Para os romeiros, Juazeiro significa lugar de penitência, morada do Padre Cícero, lugar para obtenção de graças, milagres e superação de problemas- cidade sagrada, cidade da Mãe de Deus, cidade do milagre do sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, cidade da fé, um pedacinho do céu, cidade de oração, casa do Padre Cícero, Terra do “meu Padim”, lugar de paz e reencontro com Deus, lugar santo, terra santa, Terra de “Padim Ciçu”, a Cidade do Padim Cícero, lugar consagrado. Estas são as principais representações acerca da cidade de Juazeiro no imaginário do romeiro, identificadas em nossa pesquisa de campo.

(10)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 145 de 191 Araújo (2005), afirma que a fé dos romeiros e a realização das romarias imprimem uma teatralidade, com ritmos, cores, rituais, signos e formas peculiares.

A romaria do Juazeiro é um espaço social, lugar de encontro dos devotos para reverenciar o Padre Cícero e, simultaneamente, é um espaço de resistência pelo direito de orar, o qual atrai multidão de fiéis às celebrações litúrgicas e paralitúrgicas. A romaria é, também, um espaço afetivo de identificação com o „santo‟ protetor, o qual recebe louvor, devoção e o sacrifício por parte dos romeiros. O Padre Cícero é a luz, a guia, a proteção e a alegria no coração do romeiro.

Talvez o maior motivo de atração do romeiro a Juazeiro seja a renovação da esperança. Esperança de um mundo melhor, de superação dos problemas individuais e coletivos. Esperança renovada através dos testemunhos de fé.

Os romeiros declaram trabalhar durante o ano inteiro para ir a Juazeiro visitar o Padre Cícero. Em geral, os romeiros enfrentam dificuldades financeiras para viajar para o Juazeiro. Vinculados ao meio rural, os romeiros são geralmente trabalhadores agrícolas, os quais esperam que o Padre Cícero faça chover para que a colheita seja farta e ele possa vir a Juazeiro para agradecer por mais um ano de fartura.

De acordo com a Secretaria de Turismo, o calendário do turismo religioso local se apresenta distribuído pela visitação da romaria no período compreendido de janeiro a novembro (Figura 1).

(11)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 146 de 191 Figura 1 - Calendário periódico das romarias de Juazeiro do Norte, CE. 2014

Apesar de apresentar um grande fluxo de visitação, a cidade sofre com a falta de infraestrutura e ausência de um trabalho mais efetivo de informação, nos postos voltados para a recepção aos turistas. Outro ponto negativo está relacionado à falta de estruturação do aeroporto regional.

Mesmo muitas vezes apresentando dificuldades, o mercado do turismo religioso se abre para uma nova perspectiva na região do Cariri. Os órgãos públicos e privados, observaram a preocupação com a estadia dos visitantes; e investimentos em hotéis, ranchos, pousada são cada vez maiores, devido a uma diversificação do turismo religioso que até então, se hospedavam com mínimas condições de qualidade.

O turismo religioso em Juazeiro do Norte, tem no seu principal representante, o Pe. Cícero, o norteador do crescimento local. Através dele, seus preceitos e dos inúmeros, devotos (romeiros e peregrinos) a cidade cresceu, se consolidando em centro de peregrinação e de turismo religioso.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Hoje, Juazeiro do Norte é a maior cidade do interior do Ceará e recebe por ano milhares de fiéis, conhecidos como romeiros, para visitar a cidade do Padre Cícero.

(12)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 147 de 191 A cidade se desenvolveu graças ao turismo religioso, proporcionado, principalmente, pelas pessoas religiosas que peregrinam ao Horto, local onde está situada a estátua do Padre, para agradecer as “graças” alcançadas, sobretudo para pedir “milagres” ao santo protetor. Essas romarias criaram uma situação sociocultural múltipla, na qual a fé é a expressão maior da religiosidade manifestada pelo povo.

Em Juazeiro do Norte, o espaço sagrado e o espaço econômico encontram-se vinculados, interligados, indissociavelmente ao Padre Cícero, moldando determinações na esfera pública e na vida privada.

A importância da criação de estruturas institucionais comuns para planejar e gerenciar o turismo religioso, deve garantir o envolvimento da comunidade e capacitação e cooperação com os mais diversos setores da sociedade.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, José V. de. Turismo fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2000.

ARAÚJO, M. L. A cidade do Padre Cícero: trabalho e fé. 2005. 260 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional), Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2005.

BARBOSA, Y. M. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aeph, 2002. (Coleção ABC do Turismo).

CARVALHO, R. C. O; ÁVILA, M. A. O Turismo Étnico e seus reflexos nos Terreiros de Candomblé Angola em Salvador – Bahia. Políticas Culturais em Revista, v.1, n.5, p.58-90, 2012.

CEARÁ (Estado). Mapa da Situação dos resíduos sólidos no Ceará: Relatório de Pesquisa. Fortaleza: Edições IPLANCE, 2000.

DE SÁ, N. S. C. Cultura e turismo na contemporaneidade: As festas populares religiosas baianas. 2007, 213f. Dissertação (Mestrado em Análise Regional) – Universidade Salvador, UNIFACS, Salvador, 2007.

(13)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 148 de 191 Reinaldo; Silveira, Emerson J. S. (Orgs.). Turismo Religioso: ensaios e reflexões. Campinas: Alínea, 2003. p.7-38.

EMBRATUR: Santuário católico no Brasil recebe mais turistas que Torre Eiffel. 2015. Disponível em: < http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/artigos/arquivos/Santuario_catolico_no_Brasil_receb e_mais_turistas_que_Torre_Eiffel.html> Acesso em junho de 2015.

GUILLAUMON, S. Gestão de turismo, cultura e identidades religiosas: ensaio de um novo conceito com base na compreensão do território. Revista Acadêmica, v.4, n.2, p.1-25, 2011.

IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2001. 135p.

JESUS, E. V. A cozinha baiana do Restaurante-Escola do Senac do Pelourinho, Bahia: mudanças de contexto e atores. 2002, 252f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2002.

MAGALHÃES, A. C. Permanência e rupturas na construção do espaço em Candice-CE em função da romaria em homenagem a são Francisco das Chagas., 2007. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Pernambuco, UFPE, Recife, 2007.

MAIO, C. A. Turismo Religioso e desenvolvimento local.Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 12, n. 1, p.53-58, 2009.

MONTANER, J.; ANTIACH, J.; ARCARONS, R. Diccionario de turismo. Madrid: Síntesis, 1998.

PEREIRA, C. M. C. Análise da problemática do lixo nas romarias em Juazeiro do Norte – CE. 2005, 164 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, 2005.

PINHO, T. C. V. O contributo do e-business para a gestão das organizações dos destinos turísticos. 2009. 225 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo) – Universidade de Aveiro, Portugal, 2009.

PINTO, A. G. O turismo religioso em Aparecida (SP): aspectos históricos, urbanos e o perfil dos romeiros. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Rio Claro, 2006.

RAMKISSOON, H.; NUNKOO, R. City image and perceived tourism impact: evidence from Port Louis, Mauritius. International Journal of Hospitality and Tourism

(14)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 149 de 191 Administration, v.12, n.2, p.123-143, 2011.

RINSCHEDE, G. Forms of religious tourism. Annals of Tourism Research, v. 19, n. 1, p. 51-67, 1992.

STYLIDIS, D.; BIRAN, A.; SIT, J.; SZIVAS, E. M. Residents' support for tourism development: The role of residents'place image and perceived tourism impacts. Tourism Management, v.45, p.260-274, 2014.

WALKER, D. A. M. O pensamento vivo de Padre Cícero. São Paulo: Martin Claret, 1988.

WERNET, A. Peregrinação à Aparecida: das romarias programadas ao turismo religioso. In: RODRIGUES, A. B. (org.) Turismo, modernidade, globalização. São Paulo: Hucitec, 2000.

XAVIER, N. M. P. A baiana de acarajé como símbolo identitário da Bahia e sua apropriação pelo turismo. 2007, 202 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Turismo) – Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia, UESC, Santa Cruz, 2007.

Sobre o(s) Autor(es):

Cicero Martiniano Duarte – Possui graduação em Turismo pela Universidade de Marília (2005). Tem experiência na área de Turismo e Hotelaria. Aluno do Curso de Especialização em Ecologia da Universidade Regional do Cariri – Urca. Desempenha Função de auditor no Hotel IU-A.

Andréia Matos Brito Pereira – Mestra em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal do Pernambuco, UFPE. Possui em MBA em Logistica Empresaria pela Faculdade de Juazeiro do Norte, FJN e é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri, URCA. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.

(15)

ISSN: 16799844 - InterSciencePlace - Revista Científica Internacional Páginas 150 de 191 Pedro Silvino Pereira – Mestrando em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor do Curso de Especialização em Ecologia da Universidade Regional do Cariri, URCA.

Luiz Marivando Barros – Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (DINTER/UFSM/CAPES), Mestre em Biologia Vegetal pela UFPE, Coordenador do Curso de Especialização em Ecologia e chefe do Departamento de Ciências Biológicas da URCA.

Antonia Eliene Duarte - Doutoranda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (DINTER/UFSM/CAPES), Mestra em Agronomia pela UFC, Professora do Curso de Especialização em Ecologia e da Universidade Regional do Cariri, URCA.

Data de submissão: 06/07/2015 Data de aceite: 13/11/2015

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

Uma agrofloresta foi implantada tendo espécies arbóreas frutíferas e florestais, plantas de cobertura, espécies adubadeiras, culturas anuais e como espécie-chave

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não