• Nenhum resultado encontrado

Mariana Aranha Moreira Jose

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mariana Aranha Moreira Jose"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

É POSSÍVEL UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NAS ESCOLAS?

MOREIRA JOSÉ, Mariana Aranha. mariana-aranha@uol.com.br Orientadora: Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo da PUC - SP Bolsista CAPES

RESUMO:

Este trabalho revela a pesquisa desenvolvida no Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo na PUC/SP. Tem como objetivo verificar a possibilidade de efetivar um Projeto Interdisciplinar em escolas de educação básica pertencentes à Rede Escolar SESI-SP. Tem como principal fundamento teórico os estudos de Fazenda sobre Interdisciplinaridade, Pineau, Nóvoa e Josso sobre Histórias de Vida, Gauthier sobre grupo e Freire sobre escola e formação. A metodologia se desenvolverá por meio de análise documental dos arquivos existentes nas escolas, pesquisa bibliográfica, entrevistas com os professores, análise dos registros das escolas e o desenvolvimento teórico das representações de todo o processo. Os resultados obtidos permitirão o confronto com a questão originária do trabalho: é possível o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar nas escolas?

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Currículo; Projeto. Introdução

Esta pesquisa nasce a partir da Dissertação de Mestrado consolidada no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Currículo, defendida no ano de 2006, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, intitulada “O SESI-SP em suas entrelinhas: uma investigação interdisciplinar no Centro Educacional SESI 033”.

A Dissertação discorre a partir da instituição de um grupo-pesquisador (Gauthier, 2004), formado por mim, pesquisadora, e pelos professores que lecionam em uma escola pertencente à

(2)

Rede Escolar SESI-SP: o Centro Educacional SESI 033, localizado na cidade de Tremembé, Vale do Paraíba.

A constituição do grupo-pesquisador só foi possível a partir dos estudos realizados acerca da bibliografia existente sobre a Teoria da Interdisciplinaridade no Brasil, fundamentada em Fazenda (1989, 1991, 1994, 2000, 2001, 2003). A medida em que as fundamentações teóricas iam se consolidando, um olhar de observação passou a habitar também a escola em questão: sua rotina, seus relacionamentos, sua organização, as práticas que ali existiam. Surgiu, então, uma grande questão, a qual acompanhou todo o desenvolvimento da pesquisa: em que medida a teoria estudada contribui para um olhar interdisciplinar na prática cotidiana?

Partindo da concepção de que a Interdisciplinaridade considera os vestígios apresentados no decorrer da pesquisa para compreender a verdade que a cerca, muitos deles foram surgindo: pontos de luz e pontos de sombra. Preferi trabalhar com os pontos de luz, necessários para compreender as práticas dos professores, sua história, a história da escola em que habitam e a própria história da Instituição em si: a Rede Escolar SESI-SP.

Os pontos de sombra não foram discutidos. Acredito merecerem maior luminosidade agora, no doutoramento. São indícios que também movem a Rede Escolar SESI-SP e que precisam ser postos à luz para permitirem a investigação de suas implicações nas escolas e as possibilidades de efetivação de intervenções na Rede Escolar.

Projetos Interdisciplinares são propostos por Fazenda (1995, 2003) em diversos momentos e sob diversos enfoques, sempre considerando a realidade da escola, dos professores e dos alunos atendidos. Possui consciente arcabouço filosófico, metodológico, sociológico e antropológico. Não está ligado ao conceito de método como receita, mas como caminho que se constrói.

É a partir desta concepção que proponho a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, que considera a realidade as escolas, da Rede Escolar, dos professore e dos alunos. Que atribui ao tempo as dimensões propostas pela filosofia, que não se detém puramente ao cronológico, nem

(3)

tampouco, a uma ou outra representação como coleta de dados. Proponho a realização de uma pesquisa encarnada nas reais vivências das escolas, que encontra na Hermenêutica uma possibilidade de caminhar. Uma pesquisa em que a Interdisciplinaridade é o território constituído e que, nela, linhas de fugas desejantes (Gauthier, 2004) podem ser estabelecias com o objetivo de configurar sentido à realidade, muito mais que à pesquisa (Frankl, 1989).

Estabelecido estava o território (Gauthier, 2004) no qual se desenvolveria a pesquisa: um Centro Educacional pertencente à Rede Escolar SESI-SP. Ora, tal pergunta exigiu o estabelecimento de outra, uma vez que a escola não estava isolada, mas pertencia a uma Rede Escolar de elevadas proporções. A questão que se originou da primeira era:

 Que Educação é essa que o SESI-SP tem hoje? De onde vem essa Educação?

Deu-se início, então, a uma rememoração de aspectos importantes da História da Educação na Rede Escolar SESI-SP, imprescindíveis para a tentativa de resposta a esta questão. Cada dado coletado, denominado pela Interdisciplinaridade como lampejo de verdade, preferi chamar de ponto de luz. Foram os pontos que auxiliaram na configuração de um desenho coerente que pudesse responder, ainda que em parte, as questões essenciais da pesquisa.

No entanto, alguns pontos não foram aprofundados no mestrado, aos quais denominei Pontos de Sombra. São eles:

 A Formação Continuada dos professores realizada anualmente é insuficiente para atender às reais necessidades das escolas.

 O espaço físico das escolas é extremamente diverso. Escolas com prédios muito ricos convivem com escolas com prédios muito precários. Isso implica diretamente nas representações dos professores, sobretudo quando se pensa na utilização de espaços e recursos alternativos.

 Nem sempre, ao longo da História da Instituição, os professores foram ouvidos, nem, tampouco, habituados a falar. Uma cultura monárquica imperou por anos e, ainda hoje, impacta nas oportunidades de compartilhar mudanças que se apresentam e apontar caminhos possíveis.

(4)

Considerando estas questões, vejo-me com o seguinte problema:

É possível o desenvolvimento de um Projeto Interdisciplinar, considerando os princípios propostos pela Teoria da Interdisciplinaridade Brasileira, em Redes Escolares como a Rede Escolar SESI-SP?

Ora, o trabalho de mestrado descreveu uma pesquisa realizada em apenas um Centro Educacional considerando, apenas, os pontos de luz que dele emergiram. O grande desafio para o doutorado é investigar a possibilidade de sua efetivação em uma Rede Escolar, investigando, também, propostas de intervenção.

Na tentativa de responder a este questionamento serão considerados alguns agrupamentos dos Pólos de Supervisão existentes no Estado de São Paulo: Região de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Campinas, ABC, Capital e Vale do Paraíba. Em cada agrupamento serão levantados um ou dois Centros Educacionais que tenham o desejo de colaborar com a realização da pesquisa.

Objetivos

Dentro dos critérios que devem ser levantados para a legitimação de uma pesquisa de doutoramento, pode-se dizer que o mais importante é a relevância científica, entendida aqui como o avanço do conhecimento possível e do seu ineditismo.

Embora a Rede Escolar SESI-SP possua uma diretriz curricular comum para todos os Centros Educacionais existentes no Estado de São Paulo, a realidade por eles vivenciada é totalmente diversa, dada as especificidades de cada região e, até mesmo do Projeto Arquitetônico que os envolve. Como, então, verificar a possibilidade de inserção de Projetos Interdisciplinares nessas escolas? Seria possível, considerando as exigências que a Teoria da Interdisciplinaridade no Brasil propõe?

(5)

intuitiva nas escolas e, por acabarem se atrelando ao senso comum, permitem que boas idéias virem cinzas. Fazenda (1995, 2003), por sua vez, entende que as disciplinas só dialogam quando as pessoas se propõem a fazê-lo.

Ora, um dos pontos de sombra que pretendo investigar está no fato de que nem sempre os professores foram ouvidos em tempos de mudança na Rede SESI-SP e, por isso, não foram habituados a falar. Como, então, permitir que agora o façam?

Freire (1996) afirma que as palavras precisam ser corporeificadas pelo exemplo. Fazenda (2001) diz que a Interdisciplinaridade possui como princípio, a coerência. Projetos Interdisciplinares precisam estar encarnados na realidade social e cultural vivida tanto pela pessoa do professor quanto pela pessoa do aluno. Nesta pesquisa, uma das questões fundantes não está na afirmação nem no estabelecimento de uma receita, mas na tentativa de apontar possibilidades. Possibilidades que professores tentam vislumbrar até mesmo na existência de pontos de sombra que não sabem ao certo de onde vem nem como se constituíram com tamanha força, mas que postos lhes impõem determinadas realidades.

Esta pesquisa tem o objetivo de pesquisar no território habitado por estes professores algumas possibilidades que deles possa vir. Possibilidades que podem ser vistas por outros professores e que, como corrente, possam contaminar outros.

FREIRE (1996, p. 55), já afirmava que

Há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo. O homem, e somente o homem, é capaz de transcender, de distinguir ‘ser’ do ‘não ser’ e de travar relações incorpóreas. Na sua capacidade de discernir estará a raiz da consciência de sua temporalidade, obtida precisamente quando, atravessando o tempo, alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Homem, um ser de relação, temporalizado e situado, ontologicamente inacabado – sujeito por vocação, objeto por distorção.

Tentar compreender a Interdisciplinaridade como perspectiva de inserção nas Redes Escolares, como a Rede SESI-SP é um grande desafio dado a existência de inúmeros Pontos de

(6)

Sombra institucionalmente instituídos. Isso sem contar as Sombras existentes em cada realidade, pois em todas as escolas há professores com Histórias de Vida diferentes, habitando territórios com códigos e características próprios, detentores de uma história já elaborada cultural e socialmente.

Por isso, a Interdisciplinaridade proposta por Fazenda norteará a metodologia de fundamentação, propondo a análise sob diversos olhares, confronto e propostas de transformações mais profundas desta realidade.

Realizar tal pesquisa envolve o conhecimento da concepção de ensino da Rede em que as escolas estão inseridas e da realidade social própria de cada escola. Isso implica na consideração de que, embora única, a Rede atende uma diversidade sócio- cultural de elevadas proporções.

Existem atualmente muitos desafios dentro de uma instituição de ensino básico. Um desses desafios é o de implementar um trabalho interdisciplinar. Como não existem muitos relatos de projetos desenvolvidos nessa área, é comum o professor começar a reproduzir modelos pedagógicos calcados da atuação de modismos ou insights, como afirmam Fazenda (2001) e Klein (2000).

Nos Referenciais Curriculares da Rede Escolar SESI-SP já há indícios do que propõe a Teoria da Interdisciplinaridade Brasileira, conforme discuti na Dissertação de Mestrado. Como, então, propor a inserção de Projetos Interdisciplinares em seu interior? É possível?

Neste sentido, é importante a utilização de determinados recursos que possibilitem a recuperação, também, do que está oculto nestas representações. Serão considerados os argumento de ordem sociológica, na tentativa de investigar as raízes ideológicas que sustentam a Rede e a apresentam nas diferentes realidades sociais; argumentos de ordem filosófica, que vislumbrem o que está posto nas entrelinhas, no oculto, no silêncio e argumentos de ordem antropológica, que possibilitam a discussão de que nem sempre o complexo precisa ser difícil. A superação pode estar em estratégias consideradas simples, como a experiência de vida, por exemplo. As Histórias de Vida (Josso, 2004, Nóvoa, 2000 e Pineau, 1993), nesse contexto, possuem o papel

(7)

fundamental de desvelar a simplicidade contida no segredo das falas, das práticas, da vida, enfim, da Instituição.

Metodologia de Pesquisa

Por uma série de fatores relevantes, sobretudo os aspectos teórico- práticos da natureza da pesquisa, a escolha da linha metodológica recaiu sobre a Pesquisa Qualitativa, fundamentada na fenomenologia, na hermenêutica, nos aspectos críticos da realidade social e na pesquisa da prática interdisciplinar brasileira, proposta por Fazenda (1989).

Na expectativa de construir a pesquisa, alguns momentos pontuais devem ser percorridos, uma vez que a Interdisciplinaridade surge de uma disciplinaridade bem cuidada, consciente de seu território. Os momentos – ou movimentos – a serem percorridos nesta pesquisa se caracterizam em: Pesquisa Bibliográfica, Análise Documental, Procedimentos de Registro mediante observação dirigida, Entrevistas e Desenvolvimento Teórico:

1) Pesquisa Bibliográfica de temas centrais e secundários relativos à pesquisa proposta.

2) Análise Documental do que a Rede Escolar SESI-SP possui em termos históricos, considerando o já construído na dissertação de mestrado e o que outros trabalhos acadêmicos puderam elaborar. Será realizada, também, vasta busca em arquivos do SESI-SP.

3) Procedimentos de registro de professores atuais das diferentes regiões do Estado de São Paulo em que os Centros Educacionais se encontram, denominados Pólos de Supervisão, de seus Administradores Escolares e Coordenadores Pedagógicos.

4) Entrevistas com as pessoas envolvidas: devem seguir os princípios da pesquisa de cunho fenomenológico e serem realizadas após o processo de observação das escolas, das rotinas, da pesquisa bibliográfica e da análise documental.

5) O desenvolvimento teórico será feito pela análise e reflexão dos dados bibliográficos e experimentais (registro, observação, análise documental e entrevista) dentro de um único contexto, marcando a unicidade dos processos. A teoria servirá como guia para o entendimento

(8)

das realidades formais e subjetivas da Rede Escolar SESI-SP, cuja amostra está em cada conjunto de Pólos de Supervisão existente no Estado de São Paulo: Região de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Campinas, ABC, Capital e Vale do Paraíba. É fundamental afirmar que toda reflexão terá como base a afirmativa de que a Interdisciplinaridade é uma categoria de ação e que se pauta em uma ação em movimento, como afirma Fazenda (1991, 1994, 1999, 2000, 2001, 2003, 2005) em seus referenciais teóricos.

Conclusão

Três momentos fazem parte dessa reflexão: a teoria existente, ou seja, o pensado; a realidade formal existente, ou seja, o apreendido e a realidade subjetiva de cada sujeito entrevistado, ou seja, o vivido.

Essa reflexão não deve ser feita de um modo linear, cronológico e estanque, mas de um ponto de vista Kairológico onde, de posse de todos os dados, o pesquisador pode relacionar os dados de um momento com os dos outros dois, independentemente das importâncias formalmente dadas a eles. De acordo com a metodologia de pesquisa organizada por Fazenda (1989) é fundamental cercar o objeto de pesquisa e os sujeitos pesquisados com todas as possibilidades de olhares possíveis, a fim de se garantir a percepção do todo que o envolve. Esta pesquisa pretende considerar a disciplina exigida pelo olhar interdisciplinar (Fazenda, 1994, 2003), que possa recuperar a magia das práticas e a essência de seus movimentos. Um olhar que possa propor caminhos, não com fins em si mesmos, mas caminhos que, como a própria essência humana, permitam superações.

Referências Bibliográficas:

(9)

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003. CURI, Carlos Roberto. Educação e contradição. UFMG, 2005.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org) Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

______. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

______. A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas, SP: Papirus, 1999. ______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994. ______. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

______. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrante, 1989.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 6ª ed., 1996.

GAUTHIER, Jacques Zanidê A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética. Revista Brasileira de Educação Campinas, SP, N. º 25, p. 127 - 142, Jan/Fev/Mar/Abr, 2004.

GUMIERO, Jusmari do Carmo A industrialização no Brasil e as mudanças na parte diversificada do currículo do SESI/SP. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade São Marcos, 2002.

JOSSO, Marie-Cristine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

KLEIN, JulieThompson Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In FAZENDA, Ivani (org.) Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2000.

LENOIR, Yves Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v.1, n.1, dez-jul.2005-2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum.

(10)

NÓVOA, Antonio Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vive-versa. In FAZENDA, Ivani (org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PINEAU, Gaston. Les histories de vie. Paris: Presses Universitaires de France, 3ª ed., 1993. SACRISTÁN, J. Gimeno. O curriculo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SESI-SP, Referenciais Curriculares da Rede Escolar SESI-SP. SESI-SP - São Paulo: SESI, 2003. SOUZA, Mariana Aranha de. O SESI-SP em suas entrelinhas: uma investigação interdisciplinar no Centro Educacional SESI 033. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: 2006.

Referências

Documentos relacionados

Spencer elevou os fatos biológicos levados em consideração por Darwin na elaboração da Teoria da Evolução (esforço para a existência, a seleção natural, a sobrevivência do

Os objetivos específicos são: identificar a conversão do conhecimento tácito para tácito através da etapa de socialização; verificar a conversão do conhecimento

Hoje, segundo Larentis (2012), as empresas buscam de diferentes formas fidelizar seus clientes e se torna inquestionável a importância do entendimento de seu

A "Carta de Porto Alegre", fruto do IV Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, vem no final do livro como forma de ilustrar o que

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. d) As duas afirmativas são falsas. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode realizar ações promotoras

Grupo 4 - Preservação e Conservação de documentos históricos: recomendações do CONARQ para construção de arquivo, resgate de acervos, digitalização de

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Nº APELIDO ATLETAS NOMES CLUBE