• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ASSOCIAÇÃO E PREDIÇÃO DE EXPECTATIVA DE VIDA AO NASCER POR MEIO DE ÍNDICE DE PERFORMANCE AMBIENTAL

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: BIOMEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): LORRAINE AWDREY GARCIA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SALVADOR BOCCALETTI RAMOS ORIENTADOR(ES):

(2)

ASSOCIAÇÃO E PREDIÇÃO DE EXPECTATIVA DE VIDA AO NASCER POR MEIO DE ÍNDICE DE PERFORMANCE AMBIENTAL

1-RESUMO

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listam objetivos e metas que devem ser abordadas para solucionar problemas globais de desenvolvimento sustentável. Uma maneira eficiente de se atingir esta meta é por meio de análises estatísticas que encontram associações entre indicadores. Este trabalho teve como objetivo estimar um modelo de predição de longevidade de um país com base no seu desempenho ambiental. Para isto, foram utilizados os bancos de dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas e do Índice de Performance Ambiental (EPI) da Universidade de Yale. Após organização e armazenamento as variáveis foram tratadas estatisticamente em um modelo de regressão linear, onde a variável resposta foi a expectativa de vida ao nascer e a variável explanatória o valor do EPI. A capacidade preditiva do modelo foi avaliada por meio do coeficiente de determinação e da técnica de aprendizagem estatística chamada validação em que uma parte do banco de dados foi reservada para a estimação dos parâmetros e a outra para avaliar seu desempenho preditivo. Verificou-se que há associação entre as duas variáveis estudadas (p < 0,05) (R2 = 0,64) sendo possível predizer a expectativa de vida ao nascer dos cidadãos de uma nação (média de 73,35 anos) com base em seu desempenho ambiental (média de 72,10 pontos). Através da validação foi possível comprovar que a capacidade preditiva do modelo testado é boa (r = 0,60). Os resultados encontrados são capazes de contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos e auxiliar aos demais cientistas.

Palavras-chaves: meio ambiente; regressão linear simples; sustentabilidade; validação.

(3)

2

1-INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento industrial e tecnológico, as várias fontes de poluição ambiental têm sido causadoras de danos ao ser humano e ao meio ambiente. (1). A dinâmica de funcionamento da sociedade pós-industrial impõe um estilo de vida insustentável para o meio ambiente. (2).

Apesar dos efeitos da poluição terem sido descritos desde a antiguidade, somente com o advento da revolução industrial a poluição passou a atingir a população em grandes proporções. A rápida urbanização verificada em todo o planeta trouxe um grande aumento no consumo de energia e também de emissões de poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis por fontes fixas, como as indústrias, e por fontes móveis, como os veículos automotores (3). Atualmente, aproximadamente 50% da população do planeta vive em cidades e aglomerados urbanos e estão expostas a níveis progressivamente maiores de poluentes do ar (4).

O saneamento básico é um dos componentes mais importantes da infraestrutura no que concerne ao meio ambiente pois, uma coleta de esgoto eficiente, seguida de adequado tratamento, tem forte impacto nas condições de sustentabilidade de grandes cidades, principalmente quanto ao aumento da população, e consequentemente de efluentes (5). Em geral, países com mais elevado grau de desenvolvimento apresentam menores carências de atendimento de suas populações por serviços de saneamento. Ao mesmo tempo, países com melhores coberturas por saneamento têm populações mais saudáveis, o que por si só constitui um indicador de nível de desenvolvimento. (6). No entanto, a mensuração das condições de vida e saúde persiste como um desafio. A saúde deve ser pensada como resultado das relações entre variáveis ambientais, sociais e econômicas que pressionam as condições e a qualidade de vida. Logo, na análise da situação da saúde, indicadores de desenvolvimento humano assumem uma importância fundamental, pois documentam as condições de vida da população e dimensionam o espaço social em que ocorrem as mudanças no estado de saúde (7).

Para lidar com questões sobre qualidade de vida e bem-estar, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), também conhecida como Rio+20, trouxe como resultados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 168 metas que procuram lidar com questões globais de desenvolvimento sustentável até o ano de

(4)

2030, daí os ODS serem também conhecidos como Agenda 2030. Um destes objetivos é justamente a identificação de melhores indicadores de desenvolvimento sustentável.

Um indicador é uma medida, ou um valor derivado dessa medida, que contém informações sobre padrões ou tendências em relação ao estado do ambiente. (9). Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Percebe-se que os indicadores constituem-se em um importante parâmetro para orientar a gestão e o planejamento de políticas e ações que podem ser desenvolvidas para aprofundar o comprometimento com as metas estabelecidas. (10).

2-OBJETIVOS.

Diante do exposto, o presente estudo objetivou verificar se a expectativa de vida ao nascer, a variável operacional que mede longevidade, um dos componentes do principal índice de medição de qualidade de vida (o IDH), pode ser influenciada pelo ambiente. A existência dessa associação reforça a noção de sustentabilidade e auxilia no cumprimento dos ODS.

3-METODOLOGIA

Para o presente projeto foram utilizados dados de bases públicas das Nações Unidas e da Universidade de Yale, utilizados para a construção do IDH e EPI, respectivamente.

,O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) criado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é composto por três indicadores básicos de desenvolvimento humano: Renda, saúde e educação, sendo avaliados pelo Produto Interno Bruto (PIB) real per capita, pela taxa de alfabetização de adultos ,taxas de matriculas e pela esperança de vida respectivamente.

O Índice de Desempenho Ambiental (EPI) tem o propósito de classificar o desempenho ambiental de todos os países. São classificadas em duas áreas: proteção da saúde humana e proteção dos ecossistemas, que por sua vez são subdivididas em outras 9 subáreas com 20 indicadores.

Na regressão linear simples, a variável dependente ou também chamada de variável resposta “Y”, varia em função da variável explanatória “X. Por meio do coeficiente de determinação, indicada por R² é possível avaliar a capacidade

(5)

4

preditiva do modelo. Porém a capacidade preditiva do modelo avaliada por esta estatística fica superestimada já que o mesmo conjunto de dados utilizado para estimar os parâmetros do modelo é o utilizado para avaliá-lo. Para verificar a acurácia, o procedimento mais adequado é a validação. Nestas técnicas, o conjunto de dados é separado em dois: um treino e outro teste. O modelo é ajustado no conjunto treino, mas avaliado em outro, completamente diferente, chamado teste. Poucos são os trabalhos que utilizam estas técnicas de avaliação da capacidade preditiva do modelo.

O modelo de regressão linear simples tem a seguinte forma:

Em que:

y é a variável resposta (expectativa de vida ao nascer em anos); 𝛽0 é o

intercepto; 𝛽1 é o coeficiente de regressão (que associa a resposta ao preditor); x é

o preditor (EPI) e e é o erro aleatório.

5- DESENVOLVIMENTO

Foram coletados e armazenados dados de expectativa de vida ao nascer (em anos) e o escore de EPI de 76 países e foi calculada a correlação. Na técnica de validação o banco de dados foi dividido em dois conjuntos: o teste e o treino. O conjunto treino composto por 53 países (70%), escolhidos aleatoriamente, e utilizados para estimar os coeficientes do modelo de regressão. O conjunto teste foi composto pelos outros 23 países (30%), observações restantes que foram utilizados para testar a capacidade preditiva do modelo. Para isso foi substituído os valores do EPI do conjunto teste, sendo possível obter os valores preditos de expectativa de vida.

Para verificar se houve relação entre expectativa de vida ao nascer e o ambiente por meio da regressão linear simples foi analisado o teste de hipóteses do coeficiente de regressão (𝛽1) e para avaliar a capacidade preditiva do modelo foi

analisado o seu coeficiente de determinação (R2), medida em que a variável dependente é explicada pela variação da variável independente, e pelo coeficiente de correlação (r) entre os valores observados e preditos no conjunto teste. Neste trabalho foi adotado o nível de significância de 5%, como parâmetro para a aceitação do resultado como sendo estatisticamente significante.

(6)

6-RESULTADOS

É possível observar na Tabela 1 que, ao se processar a análise de regressão linear simples, encontrou- se um p valor <0,05 e um coeficiente R2 (que varia de 0 a 1) ajustado de 0,6435, ou seja, 64,35% da variação da expectativa de vida é explicado pelo valor do EPI. Isto significa que, com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que ocorre associação entre as duas variáveis estudadas. Para confirmar essa associação, o coeficiente de correlação de Pearson entre a expectativa de vida e o EPI foi igual a 0,80.

Ao avaliar a capacidade preditiva do modelo com base na técnica de validação obteve-se um coeficiente de correlação positiva r = 0,60 entre os valores preditos e os observados, ou seja, foi possível comprovar que a capacidade preditiva do modelo testado é eficiente, e os resultados obtidos são considerados estatisticamente significativos.

No Gráfico 1 fica claro que, quanto maior o valor do EPI e seus respectivos indicadores maior será a média da expectativa de vida ao nascer de uma nação. Após substituir os valores do EPI do conjunto teste, foi possível predizer que a expectativa de vida de ao nascer de uma nação é em média 73,35 anos com base em seu desempenho ambiental que é em média de 72,10 pontos.

Tabela 1: Capacidade preditiva do modelo e as médias das variáveis.

R2 r Expectativa de

vida Modelo Meio Ambiente

P valor

(7)

6

Gráfico 1: Regressão Linear Simples entre a expectativa de vida ao nascer e o EPI e seus respectivos indicadores.

7-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Verificou-se que a ferramenta estatística utilizada no presente estudo apresenta como principais vantagens: a facilidade de execução a partir de dados secundários e a simplicidade analítica.

O estudo sugeriu que a expectativa de vida ao nascer encontra- se associada ao meio ambiente, reforçando a noção de sustentabilidade.

Em uma análise global, observa- se que a performance ambiental de uma

nação-saúde ambiental e vitalidade do ecossistema- está relacionado

intrinsicamente a expectativa de vida ao nascer. O ser humano depende de um saneamento básico adequado, água potável e tratamento de esgoto para se ter uma maior sobrevida. Com base nisto, o presente estudo oferece aos gestores públicos subsídios para a tomada de decisão relacionada aos impactos do meio ambiente e auxilia no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

(8)

8. AGRADECIMENTOS

Trabalho subvencionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Processo n° 2016/26055-4).

(9)

8

9. FONTES CONSULTADAS

(1)Burgess M. Trends in traffic noise research over 25 years. In: Congresso Internacional de engenharia de controle de ruído, 1996, Liverpool. Anais ... Liverpool: Internoise’96, 1996. p. 371-76.

(2) Melo MM. O (des)envolvimentto do “desenvolvimento”capitalista: pode haver desenvolvimento sustentável em um modo social de produção capitalista?. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis,2003.

(3) Arbex MA, Santos UP, Martins LC, Saldiva PHN, Pereira LAA, Braga ALF.A poluição do ar e o sistema respiratório. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Brasília, v.38, n 5, set./out.2012.

(4) Bento MHS, Barreto PL, Godoy LP, Schmidt AS. Efeitos da poluição do ar causada por veículos automotores na saude humana e no meio ambiente. Revista de Engenharia e Tecnologia. 2012 Dez;4(3):19-34.

(5) Reis LB, Santos EC. Energia elétrica e sustentabilidade: Aspectos tecnológicos, socioambientais e legais. São Paulo, 2 ed.2014.

(6) Heller L. Saneamento e Saúde. Brasília: OPAS/OMS; 1997.

(7) Opas-Organização Pan-Americana de saúde.Saúde nas Américas: 2007 - v1

Regional. Washington, D.C: PAHO, 2007.

(8) EPA. A conceptual framework to support development and use of environmental informations in decision-making. 1995. [acesso em 27 de Agosto de 2017].Disponível em: <http://www.epa.gov/indicator/ frame/contents.html>.

(9) Benetti LB. Avaliação do índice de desenvolvimento sustentável (IDS) do município de Lages/SC através do método do painel de sustentabilidade. 2006. 203p. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

Referências

Documentos relacionados

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

Trata-se, neste caso, da língua exercida no sentido de dar corpo unitário ao tecido social imaginado, plasmando-se à construção do que Mia Couto chama de “moçam- bicanidade”,

Son “Notas sobre Facundo”, y el tándem “Ideología y ficción en Borges” – “Borges y los dos linajes”, para ir – como las aproximaciones críticas de

Para isso, foram posicionados coletores de sementes sob (1) arbustos isolados de Guapira opposita, (2) núcleos arbustivos e (3) matinha de restinga, durante onze meses,

Demais disso, o objetivo deste estudo não é afastar os direitos humanos dos menos favorecidos e aplicar aos agentes de segurança pública, mas sim deslindar que se trata

al (2005) destacam que a prática de evidenciação acarreta em custos para a empresa. Portanto deve haver um equilíbrio para a divulgação das informações, pois, ocultar ou

São abordados no estudo o “PPRC” (Plano de Participação por Resultados Coletivos) e o “PPRI” (Plano de Participação por Resultados Individuais), que são os

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento