• Nenhum resultado encontrado

Revisão da Educação Olímpica Como Inovação de Sustentabilidade Antes e Depois dos Jogos Olímpicos de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revisão da Educação Olímpica Como Inovação de Sustentabilidade Antes e Depois dos Jogos Olímpicos de 2016"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

22

REVISÃO DA EDUCAÇÃO

OLÍMPICA COMO INOVAÇÃO

DE SUSTENTABILIDADE

ANTES E DEPOIS DOS

JOGOS OLÍMPICOS DE 2016

MARCIO TURINI

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / PPGCEE

MARTA C. GOMES

Fundação de Apoio à Escola Técnica / FAETEC- RJ

LAMARTINE DACOSTA

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / PPGCEE

ANA MIRAGAYA

Universidade Estácio de Sá - UNESA/ Petrópolis

OTÁVIO TAVARES

(2)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

381

O

objetivo deste estudo é discutir a sustentabilidade da promoção educacional dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro numa abordagem prospectiva que considera conhecimentos, inovações e experiências acumuladas no país para o estabelecimento de perspectivas e tendências futuras. Por seu turno, o sentido prospectivo deste trabalho se apoia nas recomendações da Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional que adotou o fundamento da sustentabilidade e assumiu entre suas prioridades a Educação Olímpica para o período 2015 - 2020. A justificativa, no caso, é o risco de decréscimo ou abandono das atuais iniciativas de Educação Olímpica ligadas ao megaevento de 2016 logo após os Jogos, repetindo circunstâncias similares a Olimpíadas anteriores em distintos países.

O marco inicial dos Estudos Olímpicos e da Educação Olímpica no Brasil é o livro “Jogos Olympicos de Hontem, de Hoje e de Ama-nhan” de Américo R. Netto, publicado em 1937. Mas foi apenas com o lançamento do livro “Estudos Olímpicos” (Tavares & Da-Costa, 1999) que se torna possível identificar o surgimento de um conjunto de pesquisadores em aproximação teórica e empí-rica ao tema. A partir dessa obra, a Educação Olímpica Brasileira diversificou-se por intérpretes, fontes de influência, temas pre-dominantes e formas de operacionalização. Esta situação foi o reflexo de um processo de formação em pós-graduação e pela consequente criação de grupos de pesquisa em Estudos Olím-picos em diferentes universidades e regiões do país.

Em resumo, historicamente nunca houve uma definição de Edu-cação Olímpica dominante no Brasil, o que é compatível com o

(3)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

382

fato de que jamais houve um projeto dominante de educação por meio do esporte – olímpico ou não – de ampla abrangência. De todo modo, a Educação Olímpica parte do pressuposto de que o esporte tem a competência de portar valores e que estes valores podem ser pedagogizados.

Como tal houve um estágio de tematizações que incluiu pesqui-sadores dedicados a passar conhecimentos teóricos para a prá-tica, incorporando métodos e propostas de Educação Olímpica. Destacaram-se neste período por abordagens temáticas: Abreu (1999, 2000) com multiculturalismo; Gomes (1999, 2000, 2007), Turini (2002, 2007), Miragaya (2002, 2007), DaCosta (2002, 2007) e Paes Leme (2009, 2010) com valores; Tavares e Miranda (2002) com meio ambiente; Todt (2006) com cerimônias e rituais; Da-Costa (2007) e Reis (2002) com sustentabilidade; Reppold (2008) com valorização da esfera pública; e Rubio (2008) com responsa-bilidade social. Por outro lado, as abordagens didáticas da Edu-cação Olímpica foram pesquisadas e propostas por Godoi (2000, 2002) e Tavares (2006, 2008, 2012, 2014) com modelos de in-tervenção escolar e não-escolar; e Belém (1999) e Turini (2009) com treinamento e ensino à distância por website na Internet. No exterior, Marta Gomes e Letícia Godoy se associaram a Deanna Binder na produção internacional do livro Didático “Be a Cham-pion in Life” (Binder, 2000).

Neste contexto importa destacar que a abordagem dos valores olímpicos tem sido feita pela maioria dos autores brasileiros por seus vínculos com a temática da Educação Olímpica desde a dé-cada de 1990, como se verifica sobretudo em Tavares & DaCosta

(4)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

383

(1999) e em DaCosta, Gomes, Miragaya & Turini (2007). Como a Agenda 2020 do Comitê Olímpico Internacional – COI para o período 2015-2020 dá prioridade atualmente à “promoção de uma educação baseada em valores olímpicos” (Recomendação 22), pressupõe-se que finalmente a experiência nacional tenha encontrado seus caminhos de consolidação.

Tais novos rumos na experiência brasileira têm sido antecipados pelo uso de novas tecnologias de comunicação e de informação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem que se caracterizam como uma inovação no contexto didático-pedagógico. Esta ade-são às TICs tem se manifestado por projetos pioneiros na Edu-cação Olímpica Brasileira, desde Belém (1999) e Turini (2008, 2014) e atualmente está sendo consolidada pela Agenda 2020 (Recomendação 22, item 2), que orienta o COI e seus parceiros quanto à criação de “plataformas eletrônicas para compartilhar programas de educação orientada por valores olímpicos”.

Atualmente as TICs são com frequência apontadas como ca-pazes de promover a integração e a partilha de conhecimento, gerando poder colaborativo e compartilhado. Nesse raciocínio, Rifkin (2012) aponta para o grande movimento em favor da sus-tentabilidade (ambiental, social e econômica) desde ações míni-mas no cotidiano das pessoas. Esses temíni-mas nos seus detalhes se harmonizam com a Agenda 2020 ao convocar a implantação da sustentabilidade em todas as atividades relacionadas aos Jo-gos Olímpicos, o que inclui necessariamente a Educação Olím-pica (Recomendação 4).

(5)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

384

Revendo-se a proposta da sustentabilidade com a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, cabe mencio-nar inicialmente a avaliação sobre Educação Olímpica, brasileira elaborada por Knijnik e Tavares (2012), na qual se concluiu que os projetos neste tema apresentados na candidatura da cidade do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016 não possuíam referências teórico-metodológicas que os caracterizassem como tais. E nos dias presentes de 2014-2015, os projetos descentralizados e autônomos da organização dos Jogos 2016 oferecem ganhos em agilidade de implantação, por outro lado, padecem do ris-co de desris-continuidade. Neste caso, uma rede de aris-companha- acompanha-mento e troca de informações e experiências sugere ser capaz de prover sustentabilidade e impactos positivos nas iniciativas centradas em projetos sociais, como orienta a Agenda 2020 em sua Recomendação 20.

Em específico, considerando-se o Programa de Educação Olím-pica Rio 2016 denominado “Transforma”, a implementação tem ocorrido por atendimento presencial e à distância pelas escolas que façam adesão às suas ofertas. No modo de atendimento à distância, disponível para qualquer escola do país, o Transforma oferece material didático de referência pela internet de maneira que as escolas possam utilizar esse recurso para elaborar suas próprias atividades. Em algumas escolas públicas do Rio de Ja-neiro, o Transforma está presente por atendimento presencial, por meio de visitas periódicas para acompanhamento das ati-vidades e cursos presenciais de formação e de capacitação em esportes Olímpicos e Paralímpicos. Em que pese tais promo-ções, não há garantias contra o risco de desaparecimento logo

(6)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

385

após o megaevento Olímpico de 2016 por simples desmobili-zação da entidade promotora.

Em conclusão, além das pesquisas que possam revelar novos caminhos e estratégias de inovação, sugere-se finalmente que a Educação Olímpica, hóspede ocasional dos Jogos Olímpicos de 2016, adote simplesmente o reconhecimento de stakeholders e não apenas de escolas seguidoras por mobilização promocional, atendendo assim à Recomendação 20 da Agenda 2020. Com esta providência renovadora, a Educação Olímpica em progres-so no âmbito da Rio 2016 garantirá seu futuro por meio de par-cerias inéditas com o sistema educacional brasileiro e com seus pesquisadores independentes sediados em universidades.

REFERÊNCIAS

BELÉM, Cristiano M. Educação Olímpica na Escola. Adap. “Keep the spirit alive you and the Olympic Games” Trad. Ivânia Maria Silvestre. Trabalho não publicado. Poços de Caldas, 1999.

BINDER, Deanna. Be a Champion in Life!! Athens: Foundation of Olympic and Sport Education, 2000.

BINDER, Deanna. Olympic Values Education: evolution of a pe-dagogy. Educational Review, Vol. 64, No. 3, Aug 2012, 275-302. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

(7)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

386

DACOSTA, L.P. ‘A Never-Ending Story: the Philosophical Contro-versy over Olympism‘, Journal of the Philosophy of Sport, 33: 157 – 173, 2006.

DACOSTA, L.P., GOMES, M., TURINI, M., MIRAGAYA, A. Manual de Valores no Esporte SESI. Brasília: SESI-Departamento Na-cional, 2007. Disponível em : http://www3.sesi.org.br/Progra-mas/S_esporte/manualFundamentosEsporte.pdf

GOMES, M. Olympic Education: Sameness versus Otherness in Multicultural Approaches. In: Lamartine DaCosta. Olympic Stu-dies - Current Intellectual Crossroads. Rio de Janeiro, Editora Gama Filho, 2002, p. 255-273

GOMES, M. & COSTA, M.R (2000) ‘Relatório do Resultado da Aplicação no Brasil do Material de Ensino da Educação Olímpi-ca: Be a Champion in Life‘, trabalho não publicado, Federation International d‘ Educacion Physique – Foz Iguazu Secretariat.

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE Olympic Agenda 2020 – 20+20 Recommendations 18 November 2014. Disponível em www.olypic.org.

KENSKI, V. M. O impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na Educação Física. Revista Motriz, volume 1, nú-mero 2, pp. 129-133. Dezembro de 1995.

KNIJNIK, Jorge; TAVARES, Otávio. Educating Copacabana: a cri-tical analysis of the Second Half, an Olympic education

(8)

pro-O FUTURpro-O Dpro-OS MEGAEVENTpro-OS ESPpro-ORTIVpro-OS

387

gram of Rio 2016. Educational Review, Vol. 64, No. 3, Aug 2012, 353-368.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

NAUL, Roland. Olympic Education. Aachen: Meyer & Meyer, 2008 MIRAGAYA, A. ‘Educação Olímpica: o Legado de Coubertin no Brasil‘, in A.R. Reppold Filho (org.) Olimpismo e Educação Olím-pica no Brasil, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

MORAGAS, M. & DACOSTA, L.P. (orgs) (2007) Universidad y Es-tudios Olímpicos / Universidade e Estudos Olimpicos / Univer-sity and Olympic Studies: Seminarios Espana-Brasil 2006. Bel-laterra: Universitat Autònoma de Barcelona. Centre d’Estudis Olímpics, Servei de Publicacions.

NETTO, A. R. Jogos Olympicos de Hontem, de Hoje e de Ama-nhan. São Paulo: Editora SPES, 1937.

NETO-WACKER, M. ‘Educação Olímpica, Olimpismo e Euritmia‘, in A.R. Reppold Filho (org.) Olimpismo e Educação Olímpica no Brasil, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

RIFKIN, Jeremy. A terceira revolução industrial. Trad. Maria Lúcia Rosa. São Paulo: M. Books, 2012.

(9)

O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

388

SOARES. C., TAFFAREL, C.N., VARJAL, E., CASTELLANI FILHO, ES-COBAR, M. & BRACHT, V. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TAVARES, O., BELÉM, C., GODOI, L., TURINI, M., GOMES, M. & TODT, N. ‘Estudos Olímpicos – Educação Olímpica‘ in L.P. DaCosta (org.), Atlas do Esporte no Brasil, Rio de Janeiro: Shape, 2005.

TAVARES, O. & DACOSTA, L.P. (eds) Estudos Olímpicos. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999.

TURINI, M.; SANTOS, J. Promoção de fair play nos jogos estu-dantis de Duque de Caxias - RJ através do uso da internet: um exemplo de educação olímpica para a cidade do Rio de Janeiro. In: DACOSTA, L.; CORRÊA, D.; RIZUTTI, E.; VILLANO, B.; MIRAGA-YA, A.. Eds Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Minis-tério do Esporte, 2008. p. 367- 375.

(10)

THE FUTURE OF SPORTS MEGAEVENTS

389

OLYMPIC EDUCATION AS A

SUSTAINABLE INNOVATION

DEVELOPMENT OF THE

2016 OLYMPIC GAMES

AND BEYOND

MARCIO TURINI

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / PPGCEE

MARTA C. GOMES

Fundação de Apoio à Escola Técnica / FAETEC- RJ

LAMARTINE DACOSTA

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / PPGCEE

ANA MIRAGAYA

Universidade Estácio de Sá - UNESA/ Petrópolis

OTÁVIO TAVARES

Universidade Federal do Espirito Santo / UFES

(11)

THE FUTURE OF SPORTS MEGAEVENTS

390

T

he objective of this study is to discuss the sustainability of

Olympic Education for the Rio 2016 Olympic Games taking into consideration knowledge, innovations, and accumulated experiences in Brazil for the establishment of future perspectives and tendencies. The prospective sense of this study is supported by the recommendations of Olympic Agenda 2020 of the International Olympic Committee (IOC), which has adopted the fundamental principle of sustainability and assumed Olympic Education among other priorities for the period 2015 - 2020. The justification for this study is the risk of reduction or abandonment of today’s Olympic Education initiatives after the 2016 Olympics are over. This has already happened in other countries in previous editions of Olympic Games. The starting point of Olympic Studies and, in particular, of Olympic Education in Brazil was the book “Jogos Olympicos de Hontem, de Hoje e de Amanhan” (“Olympic Games of Yesterday, Today and To-morrow”) written by Américo R. Netto and published in 1937. How-ever, it was only after the launching of the book “Estudos Olímpicos” (“Olympic Studies” - Tavares & DaCosta) in 1999 that researchers initiated specialization in both theoretical and empirical approaches of Olympic Studies. Since then, Olympic Education in Brazil has be-come diversified through interpreters, sources of influence, predomi-nant themes and forms of operationalization. Graduate schools also started to offer courses and professional training that led to conse-quent development of research groups in Olympic Studies in various universities and regions of the country.

Historically there has never been a prevailing definition for Olym-pic Education in Brazil. This is compatible with the fact that there

(12)

THE FUTURE OF SPORTS MEGAEVENTS

391

has never been a dominant and comprehensive project of education through sport - either Olympic or not Olympic. In fact, Olympic Edu-cation starts from the presupposition that sports have the compe-tence to carry values and that these values can be pedagogized.

After 1999, Olympic Education in Brazil went through a period in which various themes and approaches were researched and studied by many devoted scholars: Abreu (1999, 2000) with multicultur-alism; Gomes (1999, 2000, 2007), Turini (2002, 2007), Miraga-ya (2002, 2007), DaCosta (2002, 2007) and Paes Leme (2009, 2010) with values; Tavares and Miranda (2002) with environment; Todt (2006) with ceremonies and rituals; DaCosta (2007) and Reis (2002) with sustainability; Reppold (2008) with values-led appreci-ation of the public sphere; and Rubio (2008) with social responsibil-ity. Some researchers were also dedicated to translating theoretical knowledge into practice, adding methods and proposals of Olympic Education. The didactic and pedagogical approaches of Olympic Ed-ucation were researched and proposed by Godoi (2000, 2002) and Tavares (2006, 2008, 2012, 2014) with models for school and non-school intervention; and Belém (1999) and Turini (2009) with distance training and learning using the internet. In addition, Marta Gomes and Letícia Godoy were associated with Deanna Binder in the international production of the pedagogical book “Be a Cham-pion in Life” (BINDER, 2000).

It is essential to emphasize that the Olympic values approach has been followed by most Brazilian authors through their links with Olympic Education themes since the 1990s. This can be observed in Tavares & DaCosta (1999) and in DaCosta, Gomes, Miragaya & Turini (2007).

(13)

THE FUTURE OF SPORTS MEGAEVENTS

392

As Olympic Agenda 2020 of the International Olympic Committee (IOC) for the period 2015-2020 gives priority to “spreading Olym-pic values-based education” (Recommendation 22), it is possible to conclude that the Brazilian experience has been following the correct line of reasoning to be consolidated.

New routes in the Brazilian experience have been anticipated with the use of new information and communications technology (ICT) in the teaching-learning process. In fact, ICT features as innovation in the didactic-pedagogical context. This adherence to ICT has come up through pioneer projects of Brazilian Olympic Education since Belém (1999) and Turini (2008, 2014). Today it is being consolidated by the Agenda 2020 (Recommendation 22, item 2), which recommends that the IOC and partners “devise an electronic platform to share Olympic values-based education programs”.

Today ICT is frequently pointed out as an effective way to promote the integration and the sharing of knowledge, therefore, generat-ing collaborative and shargenerat-ing power. Rifkin (2012) indicates that the great movement in favor of sustainability (environmental, social and economic) lies in the minimum actions of people’s daily lives. These themes harmonize with the Agenda 2020 as they call for the adop-tion of sustainability in all activities related to the Olympic Games, which necessarily includes Olympic Education (Recommendation 4). Concerning the proposal of sustainability for the Rio 2016 Olympic Games, it is crucial to mention the evaluation of the Olympic Ed-ucation plan that appears in the project. The study elaborated by Knijnik and Tavares (2012) concludes that the Olympic Education

(14)

THE FUTURE OF SPORTS MEGAEVENTS

393

projects presented in the Rio de Janeiro bidding process to the 2016 Games failed to present adequate theoretical-methodological ref-erences. In fact, today, 2014-2015, the decentralized and auton-omous programs of the Rio 2016 organization indeed offer gains in terms of speed in the establishment and beginning of projects. However, at the same time, they seem to run the risk of discontinu-ity. In this case, networks of several groups that include follow-up initiatives and exchange of information and experiences suggest that they are able provide sustainability and positive impact on the actions centered on social projects, as recommended by the Agen-da 2020 (recommenAgen-dation 20).

To conclude, as an example, the implementation of the Programa de Educação Olímpica Rio 2016 (Program of Olympic Education Rio 2016), called “Transforma” (“Transform”), has taken place in the schools that accept its offers not only locally but also through distance learning. In terms of distance participation, available to any school in the country, Transforma offers pedagogical material of reference via internet so that schools can use this resource to elaborate their own activities. In some public schools of Rio de Janeiro, Transforma is lo-cally present by means of periodical visits of special agents who fol-low up the activities and implement local training courses in Olympic and Paralympic sports. However, there is no guarantee that these projects will continue after the Rio 2016 Olympic Games are over because of the shutdown of the local OCOG - Organising Committee for the Olympic Games .

Referências

Documentos relacionados

O artigo compõe-se desta introdução segui- da de seis seções nas quais são apresentados as- pectos conceituais e cenários de aplicação de uma taxa de drenagem e, finalmente,

a) IBi - ii. Os grupos sanguíneos são definidos em função da presença de aglutinogênios na superfície das hemácias. Indivíduos portadores de sangue do grupo A

Uma outra amostra desta veemente desigualdade está no fato de que em geral, a participação feminina na força do trabalho também constitui para a mulher, um campo de subordinação,

Resultados experimentais dos registros de união 0212, 0213 e 0223: a curva de queda de pressão em função de vazão; b perda localizada de carga em função de vazão; c perda

Este é o grande desafio de comunicação interna: fazer com que as pessoas a enxerguem como parte de sua responsabilidade.” A disputa que historicamente se estabeleceu entre

Uma vez que a cessação tabágica e a evicção da exposição ao Fumo Ambiental de Tabaco se encontram descritas pela literatura científica como das medidas mais custo-efetivas

Para Tostes (2006, p.162), as economias tradicionais extrativistas dos municípios do Amapá, sem modernização tecnológica e sem escala competitiva, foram entrando

Foi realizada uma revisão bibliográfica com artigos coletados entre 2008 e 2018 em bases de dados como SCiElo (Scientific Eletronic Library Online), Pubmed e Google Acadêmico, com