• Nenhum resultado encontrado

O comportamento organizacional na loja Estância do Gaúcho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O comportamento organizacional na loja Estância do Gaúcho"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS DACEC – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS,

ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃOLATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS - MBA

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NA LOJA ESTÂNCIA DO GAÚCHO

Pós-graduanda:Simone Rosane HilgerStaggemeier Profª. Orientadora: Maira Fátima Pizolotto

RESUMO

Este estudo consiste em trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e tem como tema o comportamento organizacional da loja Estância do Gaúcho. Tem como objetivo analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS. A organização atua no ramo de comércio de artigos tradicionalistas e foi também, fruto do trabalho de conclusão do curso de graduação da autora. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva, e também, caracterizada como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário, o qual foi aplicado a 5 fornecedores, 10 clientes e os dois proprietários da empresa. Os dados foram analisados e tabulados com o programa office

Excel. Os resultados obtidos foram satisfatórios, no nível individual e no nível grupo da

empresa Estância do Gaúcho, está em pleno desenvolvimento e todas as pessoas envolvidas estão satisfeitas e motivadas a se relacionar com a organização, somente no nível do sistema organizacional os sócios devem analisar e tomar algumas providências em relação algumas variáveis para a empresa se desenvolver cada vez mais e se tornar uma empresa de sucesso. Portanto este estudo foi de suma importância, pois obteve informações valiosas para a empresa tomar decisões e saber como está o comportamento organizacional da empresa. Palavras-chaves: Comportamento Organizacional; Estância do Gaúcho; Gestão de Pessoas.

ABSTRACT

Abstract This study consists in conclusion of the LatoSensu Postgraduate in personnel management and organizational behavior theme Resort store of the Gaucho, aims to analyze the organizational behaviour of individual levels, group and organizational system and its contribution to the development of organization "of the Gaucho Resort" located in the city of Three Steps/RS. The organization operates in the field of trade in articles traditionalists and was also the fruit of the work of completion of the undergraduate program of the author. To achieve the objective proposed an applied research, qualitative oriented, exploratory and descriptive, and also, characterized as documentary, bibliographic and field survey. For the removal of the data it was used a questionnaire, which was applied to 5 suppliers, 10 clients and the two owners of the company. The data were analyzed and tabulated with the program office Excel. The results obtained were satisfactory, the individual level and group level the

(2)

company Office of the Gaucho is in full development and all the people involved so satisfied and motivated to relate to the Organization, only at the level of the organizational system partners should analyse and take some steps towards some variables for the company develop more and become a successful company. Therefore this study she was of utmost importance, therefore company got information valuable it to take decisions and to know as it is the organizacional behavior of the company.

Keywords: organizational behavior; Office of the Gaucho; People management.

INTRODUÇÃO

Este estudo consiste em trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e tem como tema o comportamento organizacional da loja Estância do Gaúcho. Segundo Robbins (2005, p.06) “O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Analisar o comportamento organizacional da loja Estância do Gaúcho em todos os níveis e fazer uma análise da evolução da empresa durante este primeiro ano foi realizada uma pesquisa para avaliar com o público interno e externo os pontos positivos e negativos, e traçar novos objetivos e estratégias para a organização.

Portanto o objetivo geral consiste em: Analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS.

O artigo está estruturado em cinco seções. Na primeira seção cabe a introdução do estudo com os respectivos objetivos, em seguida o referencial teórico. Na terceira, delimitam-se os procedimentos metodológicos da pesquisa. Na quarta demonstram-delimitam-se os resultados já analisados. E por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, seguido da Bibliografia e do apêndice.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para a realização do estudo buscou-se um embasamento teórico em livros, apostilas, trabalhos acadêmicos entre outros artigos e documentos, para atingir os objetivos será abordado os temas a seguir: empresa familiar, comportamento organizacional, os níveis do comportamento organizacional e o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

(3)

2.1 Empresa Familiar

Para Salim (2005, p.42) a empresa:

Empresa é uma entidade constituída legalmente com objetivos bem definidos, possuindo um estatuto ou contrato social que rege o seu funcionamento e o relacionamento entre os sócios ou cotistas. Pode ser constituída como uma sociedade simples, em nome coletivo, em comandita simples, sociedade limitada e sociedade anônima, de acordo com o código cível brasileiro, em vigor.

Já Lodi (1998) afirma que a empresa familiar como uma organização empresarial deve ter sua origem e sua história vinculada a uma mesma família há pelo menos duas gerações, ou aquela que mantém membros da família na administração dos negócios, ou seja, empresa que é controlada e/ou administrada por membros de uma família. O autor não inclui aquelas em que a família apenas investe o dinheiro e aquelas em que o fundador não tem herdeiros. Oliveira (1999, p. 18) reforça esse conceito quando afirma que “(...) a empresa familiar caracteriza-se pela sucessão do poder decisório de maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias”.

A empresa familiar brasileira, na visão de Garcia (2001), pode ser observada sob diversos ângulos. No mercado, não faz diferença quem é o dono, pois deverá ser competente e tornar a empresa competitiva. Mas analisando aspectos internos dessa organização, estará um empreendedor. Alguém que correu riscos, muitas vezes visionário e persistente que por ter criado e desenvolvido uma empresa é o fundador. Por ter dado certo, trouxe seu cônjuge e seus filhos para ajudá-los.

Segundo o SEBRAE, Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder decisório é hereditária. As empresas familiares são abase de sustentação da economia, pois todas nascem, crescem e se perpetuam a partir de uma iniciativa de algum membro de uma família que, vislumbrando uma oportunidade, iniciou o seu próprio negócio. Este tipo de organização tem vantagens, como a continuidade das diretrizes administrativas e as relações comunitárias e comerciais decorrentes de nome respeitado.

Pontos fortes: Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência; Estrutura administrativa e operacional "enxuta"; Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para autofinanciamento obtido de poupança compulsória feita

(4)

pela família; Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado; Organização interna leal e dedicada; Forte valorização da confiança mútua, independentemente de vínculo familiares. A formação de laços entre empregados antigos e os proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa; Grupo interessado e unido em torno do fundador; Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua; Continuidade e integridade de diretrizes administrativas e de focos de atenção da empresa.

Pontos fracos: Dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro; A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, na forma de vestir ou na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação; Exigência de dedicação exclusiva dos familiares, priorizando os interesses da empresa; Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa; Valorização da antiguidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência; Expectativa de alta fidelidade dos empregados. Isto pode gerar um comportamento de submissão, sufocando a criatividade; Jogos de poder, nos quais muitas vezes vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.

2.2 Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional surgiu no final da década de 1950, como uma evolução de simples modelos comportamentais baseados somente nas relações humanas, para conceitos e modelos verdadeiramente científicos, que enfocam para além das relações humanas a influência do sistema organizacional no comportamento dos colaboradores e da organização. A partir desta época, os estudos do comportamento organizacional, têm atraído cada vez mais a atenção dos gestores, que têm se esforçado muito para entender o real valor das pessoas que trabalham nas organizações, para o alcance dos objetivos organizacionais (PIZOLOTTO, DREWS e ABREU, 2008).

Segundo Robbins (2005, p.06) “O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento destro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Ainda Robbins (2005, p. 23) afirma que “O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos”. O

(5)

estudo do comportamento organizacional enfoca como melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e aumentar a cidadania organizacional e a satisfação com o trabalho.

2.3 Os níveis do Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional analisa três níveis básicos: o nível individual, o nível o grupo e o nível do sistema organizacional. No primeiro nível se leva em conta que as diferenças no comportamento individual, características individuais, valores, personalidade, percepção, tomada de decisão e motivação, influenciam nos resultados da empresa; os autores destacam que devido à diversidade de pessoas que existem dentro de uma empresa, é importante conhecer as diferenças individuais para que se possa buscar a melhoria do desempenho dos indivíduos e da organização. No que se refere ao nível de grupo se faz necessário entender como se dão as relações interpessoais, as dinâmicas de trabalho, a forma de comunicação e de liderança, a gestão dos conflitos, entre outros. E por fim, no nível do sistema organizacional, se conhece e se entende a estrutura e a cultura da organização, as práticas de gestão de pessoas e como a organização se adéqua as mudanças visando ao desenvolvimento organizacional (PIZOLOTTO, DREWS E ABREU, 2008).

2.3.1 Indivíduo

O nível indivíduo é a base do comportamento organizacional, cada pessoa possui suas características, histórias e personalidade e por isso uma pessoa é diferente da outra. Segundo Robbins (2005) neste nível as caraterísticas pessoais ou biográficas como (idade, sexo, estado civil...) características de personalidade, sua estrutura emocional, valores e atitudes e seus níveis básicos de capacitação, acompanham o indivíduo antes mesmo de ele entrar na empresa, e são difíceis de ser alterados mesmo com esforço de gerenciamento. No entanto são influenciadas pela organização e causam grande impacto no comportamento do colaborador.

Portanto todas estas características devem ser observadas pelo administrador levando em consideração que cada indivíduo possui desejos, necessidades e habilidades diferentes, portanto deve ser respeitado por isso. Na concepção de Drews, Pizolotto e Abreu (2008, p.17) “compreender, aceitar e respeitar estas diferenças é benéfico e pode conduzir melhoria no desempenho tanto dos indivíduos quando das organizações”.

(6)

Conforme os autores Drews, Pizolotto e Abreu (2008, p. 21), O comportamento organizacional pode ser avaliado nas diferenças no comportamento de cada pessoa, por meio de variáveis, características individuais, valores, personalidade, percepção, tomada de decisão e motivação.

2.3.2 Grupo

Conforme Robbins (2005, p. 23) “o comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas e quando elas estão em grupo”.

Neste nível as variáveis são comunicação, grupos ou equipes de trabalho, os estilos de liderança, o poder e a política, e os níveis de conflito afetam o comportamento das pessoas e acabam afetando a organização.

Conforme Drews, Pizolotto e Abreu (2008), as variáveis responsáveis pelas relações interpessoais como dinâmicas de grupos de trabalho, comunicação interpessoal, conflito e negociação, liderança e poder influenciam nos resultados da organização.

2.3.3 Sistema organizacional

Ainda na visão de Robbins (2005, p. 24) “O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de satisfação quando somamos a estrutura formal ao nosso conhecimento prévio sobre comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, o processo de trabalho e as funções; as políticas e práticas de recursos humanos da organização (ou seja, o processo de seleção, programas de treinamento, métodos de avaliação e desempenho) e a cultura inteira, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes”.

Segundo Drews, Pizolotto e Abreu (2008), o sistema organizacional é formado pela estrutura, pela cultura e pelas políticas e práticas de gestão de pessoas que influencia no comportamento dos colaboradores que trabalham na organização.

(7)

2.4 Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional

O conceito de Gestão de Pessoas na visão de Dutra (2002): gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas que permite a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambos possam realizá-las ao longo do tempo. O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. Os impactos das relações dos stakeholders envolvidos com a organização também podem ser positivos ou negativos.

Segundo Drews, Pizolotto e Griebeler (2012) Cabe às organizações buscar balancear necessidades e expectativas de cada grupo de público de modo que estes sintam satisfação nos resultados almejados. Por vezes, a satisfação de um grupo pode afetar os níveis de satisfação de outro grupo, o que facilmente permite afirmar que a avaliação dessa satisfação é sempre complexa. Quando é possível fazer isto fica muito mais fácil a gestão de pessoas por competências e desempenho.

Em um plano de gestão do desempenho individual e organizacional, para este ser uma efetiva ferramenta de gestão de pessoas e da organização num todo, é necessário que não se avalie apenas o trabalhador, mas sim todo o processo e todos os sujeitos envolvidos. A opção por metodologias de avaliação por múltiplas faces deve ser priorizada, sempre fornecendo

feedback permanente.

Segundo Chiavenato (1999, p. 4) “O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações”. É estabelecida uma relação de troca, onde as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir os seus objetivos, e, por sua vez estas organizações constituem o meio pelo qual as pessoas podem atingir seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito.

As autoras Pizolotto e Silva (2012, p.130) “O Desenvolvimento Organizacional (DO) tem um importante papel nos estudos organizacionais como decorrência prática do paradigma comportamental e com o intuito de obter flexibilidade e mudanças tanto comportamentais quanto estruturais. As mudanças comportamentais, entretanto, são as principais, porque as organizações só mudarão se as pessoas que a compõem também mudarem”. Para Chiavenato (1999, p. 185) “o desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudança planejada cujo foco principal está em mudar as pessoas e a natureza e qualidade de suas relações de trabalho”.

(8)

O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos dos indivíduos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às ovas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. “Uma empresa é eficaz quando atinge suas metas de vendas ou de participação no mercado, mas sua produtividade também depende de alcançar essas metas com eficiência” (ROBBINS, 2005, p. 21).

3. METODOLOGIA

A metodologia são os métodos utilizados para a realização do estudo, tem como objetivo, caracterizar o tipo de pesquisa, definir a coleta de dados, pesquisa de mercado, investigação, interpretação e análise documental de todos os dados coletados.

3.1Classificação do estudo

A classificação que foi utilizada é baseada nas principais características que as mesmas apresentam em relação: à natureza, a abordagem, os objetivos, e os procedimentos técnicos.

Quanto à classificação do estudo, de acordo comGil (1999) apud Teixeira (2009), o presente estudo se classifica como sendo: Pesquisa Aplicada: visa a gerar conhecimentos para aplicação prática voltada à solução de problemas específicos da realidade. Envolve verdades e interesses locais.

A fonte das questões de pesquisa é centrada em problemas e preocupações das pessoas e o propósito é oferecer soluções potenciais para os problemas humanos. A pesquisa aplicada refere-se à discussão de problemas, empregando um referencial teórico de determinada área de saber, e apresentação de soluções alternativas.

3.1.2 Abordagem

Quanto a abordagem, de acordo comMinayo (1994), Gil (1999), Silva e Menezes (2001, p. 20), Oliveira (1997, p. 115-117) e Richardson et al (1985, APUD TEIXEIRA 2009, P.113) a classificam em:

(9)

“Pesquisa Qualitativa: defende que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são requisitos básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o emprego de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem”.

3.1.3 Objetivos

Quanto aos objetivos, de acordo com Santos (1999) “Outra forma de classificação de uma pesquisa diz respeito aos seus objetivos”, e se baseia no grau de aproximação e no nível conceitual do pesquisador em relação ao fenômeno estudado. Para Gil (1999, p. 43), os objetivos da pesquisa podem ser classificados em níveis: exploratória, descritiva e explicativa.

Este estudo é classificado como exploratório e descritivo, pois nãose tem informação sobre determinado tema e se busca maior familiaridade com o problema para torná-lo mais explícito, ou se deseja conhecê-loe descrever características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis.

3.1.4 Procedimentos Técnicos

Quanto aos procedimentos técnicos, de acordo com Santos (1999) a define como procedimentos de coleta, Gil (2002) a classifica como procedimentos técnicos, enquanto Machado e Silva (2007) referem-se a ela como estratégias de pesquisa.

• Pesquisa Bibliográfica: Abrange todo o referencial teórico já tornado público em relação ao tema de estudo, como publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, meios de comunicação orais (rádio e gravações em fita magnética) e audiovisuais (filmes e televisão) (LAKATOS; MARCONI, 2002). Este estudo foi uma pesquisa bibliográfica, pois buscou teorias e conceitos em livros e mamografias.

• Documental: De modo geral, são documentos e/ou materiais que ainda não foram analisados, mas que, de acordo com a questão e objetivos da pesquisa, podem ter valor científico (Gil, 2002). Este estudo foi um estudo documental pois foi consultado documentos da empresa.

(10)

• De levantamento (survey): Permite ao pesquisador realizar uma sondagem de opinião pública sobre um determinado tema de estudo. Assim, “as pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer”. Procede-se, basicamente, à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas sobre o problema estudado. Em seguida, mediante análise quantitativa, obtêm-se as conclusões correspondentes aos dados coletados (Gil, 2002, p. 50). Este estudo é um estudo de levantamento, pois foi possível obter informações e opiniões das pessoas.

• Pesquisa de Campo: Esta estratégia de pesquisa procura muito mais o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição das características da população, segundo determinadas variáveis. Apresenta maior flexibilidade, podendo ocorrer mesmo que seus objetivos sejam reformulados ao longo da pesquisa. É desenvolvida no próprio local em que ocorrem os fenômenos, utilizando-se técnicas de observação direta (Gil, 2002, p. 52). Este estudo é uma pesquisa de campo, pois foi realizada uma pesquisa para obter informações dos fornecedores, clientes e dos sócios da empresa.

• Pesquisa participante: É uma concepção de pesquisa em que a investigação social ocorre por meio de forte interação entre o pesquisador e o público pesquisado – a comunidade. A conjugação dos esforços de pesquisa busca permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio. Constitui, assim, terreno fértil para mudanças do que ocorre com a comunidade, o que lhe confere certo potencial educador e político e, por isso, capaz de promover emancipação social dos grupos pesquisados.

3.2 Universo amostral e sujeitos de pesquisa

De acordo com Vergara (2000), este item trata de definir toda a população e a população amostral. Entende-se aqui por população não o número de habitantes de um local, mas um conjunto de elementos que possuem as características que são objeto deste estudo. População amostral ou amostra é uma parte do universo escolhida segundo algum critério de representatividade.

O Universo amostral deste estudo foram uma amostra do público interno que são os dois sócios, e externos que são fornecedores e clientes da loja Estância do Gaúcho de Três Passos, Rio Grande do Sul, para este estudo foram utilizados fornecedores e clientes mais antigos,totalizam 5 fornecedores, 10 clientes e os dois proprietários.

(11)

3.3 Coleta e análise de dados

Vergara (2000) enfatiza que o leitor da pesquisa deverá ser informado sobre a pretensão de coleta de dados para responder ao problema. Neste sentido, torna-se extremamente necessário correlacionar os objetivos da pesquisa aos meios para alcançá-los.

A coleta de dados foi realizada através de materiais já publicados em livros didáticos, periódicos, e sites que abordam o problema do estudo; por meio de entrevistas, foi utilizado um questionário para a pesquisa de mercado e entrevista com o público interno, o modelo do referido questionário encontra-se no apêndice.

Os questionários foram tabulados utilizando-se programa de computadores como o Microsoft Office Excel, os resultados foram analisados buscando responder os objetivos deste estudo.

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Nesta seção será apresentada a caracterização da organização Estância do Gaúcho, o comportamento organizacional da empresa nos níveis Individual (fornecedores e clientes) no nível grupo (fornecedores e clientes) e por fim o nível sistema organizacional (sócios).

4.1 Caracterização da Organização

A Loja Estância do Gaúcho é uma empresa no ramo de comércio de produtos tradicionalistas gaúchos, comercializara utensílios para churrasco, chimarrão, indumentária gaúcha, bebidas e produtos em geral. Localizada na Avenida Santos Dumont 383 no centro da Cidade de Três Passos – RS, atua no ramo de comércio de artigos tradicionalistas gaúchos, comercializa utensílios para churrasco, cozinha, chimarrão, indumentária gaúcha, selaria, artesanatos, bebidas e produtos em geral. Foi fruto do trabalho de conclusão do curso de graduação da autora. A Razão Social é Estância do Gaúcho Ltda, o nome fantasia é Estância do Gaúcho, endereço: Avenida Santos Dumont nº 383, Centro, Três Passos – RS, email: simone@estanciadogaucho.com.br e telefone para contato (55) 3522-3278. Em seguida uma imagem da logomarca da empresa:

(12)

Figura1: Logomarca da Loja.

Fonte: Arquivos da empresa

A missão representa a razão da existência da organização, significaa finalidade, ou o motivo pelo qual a organização foi criada.

Visão

“Ser a mais completa empresa especializada em produtos tradicionalistas mantendo a qualidade e bom atendimento da região noroeste do RS”.

A Visãoé a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro, representa o destino que se pretende transformar em realidade.

Missão

“Incentivar a prática e os costumes da tradição gaúcha, comercializando produtos de qualidade para satisfazer as necessidades e desejos da prenda e do peão de toda a região”. Valores e Estratégias

• Oferecer produtos de qualidade e variedade;

• Ter um atendimento de qualidade em um ambiente tradicionalista;

• Incentivar a prática e os costumes promovendo e participando de eventos; • Satisfazer e criar necessidades e desejos aos clientes.

Objetivos

• Adquirir um veículo para transformar em uma loja móvel para participar de eventos como feiras e rodeios;

(13)

• Desenvolver um espaço dentro da loja para o comércio de roupas tradicionalistas usadas (brechó).

A empresa conta com dois sócios, o capital social de R$ 50.000,00 com o investimento de 50% cada um dos sócios.

Sócio 1: 27 anos, casada, ensino superior completo, experiência em vendas, atendimento a clientes, e orientação empresarial. Tem como responsabilidade o atendimento aos clientes, gestão da loja em geral, e administração do negócio.

Sócio 2: 55 anos, casado, aposentado, experiência em vendas, atendimento a clientes e em gestão de negócios. Tem como responsabilidade a compra de mercadorias, atendimento de fornecedores e clientes.

A equipe é composta pelos dois proprietários e trabalha com mão de obra temporária em períodos de maior movimento onde é necessária a contratação de mais pessoas para atender os clientes.

A cidade de Três Passos é polo regional, a população das cidades vizinhas buscam na cidade de Três Passos serviços em entidades que se encontram nesta cidade. A sala comercial conta com 73,8 metros quadrados, aos fundos tem um banheiro. Possui vitrine em toda a largura da loja, possui uma departamentalização dos produtos: Indumentária Gaúcha, Selaria, Artesanatos em Geral, Chimarrão, Churrasco e cozinha.

A organização foi inaugurada dia 01/08/2012, já está completando dois anos de atuação, neste período cresceu e se desenvolveu muito, formou um portfólio de produtos, considerando sempre a qualidade e variedade para satisfazer seus clientes, possui um estoque bem considerado. Também formou uma carteira de clientes com cadastros e informações pessoais, as quais são importantes para a tomada de decisão da empresa. O seu setor financeiro também está em equilíbrio e prima pelos investimentos para melhorar a imagem, layout, marketing da organização.

A empresa desde a sua fundação tem buscado muitas parcerias e tem trabalhado muito para tornar seu nome reconhecido, investindo em marketing e trabalhando com o objetivo de deixar o cliente satisfeito e fiel a empresa.

(14)

4.2 O Comportamento Organizacional na Estância do Gaúcho

Com base na pesquisa realizada este capítulo traz a apresentação dos resultados em gráficos e a análise com as devidas sugestões. Foram aplicados 17 questionários (10 clientes, 5 fornecedores e os dois sócios) do modelo que se encontra no apêndice um deste trabalho.

Aqui sãoapresentado os dados mais relevantes, mas todas as informações obtidas com a pesquisa é levada em consideração, e são fonte de informações para qualquer análise e decisão futura.

Para atender o objetivo deste estudo que é Analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS, este capítulo é dividido em subcapítulos: Indivíduo, Grupo e Sistema organizacional.

4.2.1 Indivíduo

Primeiramente será analisado o público geral do estudo, em seguida serão analisados somente os fornecedores e em depois os clientes, para que possa ser feita uma análise detalhada do comportamento dos indivíduos.

4.2.1.1 Público Geral

No nível do indivíduo foi pesquisado inicialmente o tempo de relacionamento com a empresa, foi possível constatar que 82% do público pesquisado possui um relacionamento de mais de um ano com a empresa, 12% de um relacionamento de 6 meses a um ano e mais 6% com um relacionamento de até 6 meses. Portanto a maioria possui um relacionamento com a empresa desde seu início que foi agosto de 2012.

Sobre as variáveis biográficas foi possível constatar que 53% do publico pesquisado é do sexo feminino e 47% do sexo masculino. Sobre a variável idade foi possível verificar uma grande diversidade de idades entre o publico pesquisado.

(15)

Gráfico 1: Idade do público pesquisado

Fonte: Dados da pesquisa

Como é possível verificar no gráfico anterior, o publico pesquisado na maioria são bem jovens, 35% possui idade de 31 a 40 anos, 23% idade de 26 a 30 anos, 18% idade de 41 a 50anos e com empate de 12% o publico com idade de 20 a 25 anos e 51 a 60 anos.

Sobre a variável escolaridade foi possível verificar que a grande maioria com 76% do público pesquisado possui o ensino médio, e mais 18% possui alguma graduação e apenas 6% possui uma pós-graduação. Na variável estado civil, com 82% do público afirmou ser casado (a) e apenas 18 % solteiro (a) não foi verifica nenhuma pessoa pesquisada que fosse ter o estado civil como divorciado (a) ou viúvo (a).

Foi pesquisado a respeito da personalidade da pessoa se ela se considera introvertido (a) ou extrovertido (a), 82% das pessoas pesquisadas afirma ser extrovertido e apenas 18% afirma ser introvertido (a), isso significa que são pessoas animadas, simpáticas e motivadas.

Na pesquisa foi questionado se as pessoas conhecem os valores da organização, e 59% afirmaram que conhecem e 41% afirmaram que conhecem um pouco, não houve nenhuma pessoa afirmando que não conhece os valores da organização.

Foi questionado como a pessoa percebe a organização: • Uma organização desenvolvida;

(16)

• Uma organização séria;

• Uma organização que prima pela qualidade dos produtos;

• Uma organização que se preocupa em ter bons preços em seus produtos; • Uma organização que satisfaz os desejos e necessidades dos clientes;

Gráfico 2: Percepção sobre a organização

Fonte: Dados da pesquisa

Foi possível verificar, com base no gráfico anterior que todas as variáveis foram contempladas, 29% afirmam que a Estância do Gaúcho é uma organização que satisfaz desejos e necessidades dos clientes, 24% afirmam que é uma empresa que prima pela qualidade de seus produtos, 23% afirma que é uma organização em desenvolvimento, 12% afirmam que é uma organização que se preocupa em ter bons preços em seus produtos; 6% firmam que é uma organização desenvolvida e mais outros 6% afirmam que é uma empresa séria.

Ainda na variável indivíduo foi questionado sobre a motivação em trabalhar, vender e comprar na estância do Gaúcho,onde 94% dos pesquisados afirma que se sentem motivados e 6% afirmam que se sentem motivados às vezes, não houve ninguém que afirmou que não se sente motivado.

(17)

4.2.1.2 Fornecedores

Na variável tempo de relacionamento com a empresa os fornecedores 80% afirmaram que possuem um relacionamento de mais de 1 ano, e 20% afirmaram que possuem um relacionamento de 6 meses a 1 ano. Sobre as variáveis biográficas foi possível constatar que os fornecedores 80% é do sexo feminino e 20% masculino.

A idade dos fornecedores é de 40% de 31 a 40 anos, 40% de 20 a 25 anos e 20% com idade entre 41 e 50anos. Sobre o nível de escolaridade é de 80% com o ensino médio e 20% com graduação.O estado civil dos fornecedores é de 80% casados e 20% solteiros.

Foi questionado se as pessoas de consideram introvertidas ou extrovertidas e nesta variável os fornecedores afirmaram 100% que são extrovertidos, uma característica das pessoas que trabalham com vendas. Sobre os valores os fornecedores afirmaram com 80% que conhecem os valores da empresa e 20% dizem que conhecem um pouco.

Foi pesquisada a percepção que as pessoas tem em relação à empresa, observando somente os fornecedores, 40% afirmaram que é uma organização séria, 20% afirmaram que é uma organização desenvolvida, 20% que é uma organização em desenvolvimento e mais 20% afirmam que é uma empresa que se preocupa com a qualidade dos produtos.

Ainda na variável indivíduo foi questionado sobre a motivação emvender para a estância do Gaúcho, nesta variável 80% dos fornecedores afirmam estar motivados para trabalhar com a empresa, e 20% afirmam que estão motivados às vezes.

4.2.1.3 Clientes

Na variável tempo de relacionamento com a empresaos clientes 80% também afirmam que possuem um relacionamento de mais de um ano, 10% afirmam que possuem um relacionamento de 6 meses a 1 ano e 10% afirmam que o relacionamento de até 6 meses.Sobre as variáveis biográficas foi possível constatar que os clientes 60% são do sexo masculino e 40% feminino.

Observando somente os clientes foi possível verificar uma grande variedade de idades, 40% dos clientes possui idade de 31 a 40anos, 30% de 26 a 30 anos, 20% de 41 a 50anos e 10% de 20 a 25 anos. Os clientes 90% possuem o ensino médio e 10% possuem uma

(18)

graduação. O estado civil também 80% são casados e 20% solteiros.Os clientes 80% afirmam serem extrovertidos e 20% introvertidos. Os clientes 50% afirmam que conhecem os valores da organização e 50% afirmam que conhecem um pouco os valores da organização.

Na mesma perspectiva observando somente os clientes foi possível verificar que 30% consideram que a empresa prima pela qualidade dos produtos, 305 que é uma organização que satisfaz desejos e necessidades dos clientes, 20% que é uma organização séria, 10% que é uma organização em desenvolvimento e mais 10% que é uma organização que se preocupa em ter bons preços em seus produtos.

Ainda na variável indivíduo foi questionado sobre a motivação comprar na Estância do Gaúcho, os clientes afirmam 100% que estão motivados a comprar e se relacionar com a organização.

4.2.2 Grupo

Da mesma forma que foi feita a análise no nível indivíduo, será feita para o nível grupo, será analisado o público em geral, em seguida somente os fornecedores e por fim os clientes.

4.2.2.1 Público Geral

No nível de grupo também foi questionado sobre a opinião dos pesquisados sobre o comportamento da empresa Estância do Gaúcho a respeito das variáveis a seguir:

• Abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho; • Busca constante de informação e novidades;

• Um relacionamento amistoso para com a organização; • O relacionamento entre os sócios da empresa é adequado; • Não existem conflitos entre a equipe;

• O relacionamento é de cooperação entre os departamentos da empresa ; • O estilo de liderança da organização é adequado;

(19)

Foi possível verificar que a percepção sobre o comportamento da organização foi igual para várias variáveis como, abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho; busca constante de informação e novidades; o relacionamento é de cooperação entre os departamentos da empresa.

Gráfico 3: Variáveis de grupo

Fonte: Dados da pesquisa

Como é possível verificar no gráfico anterior, a variável abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho; busca constante de informação e novidades; o relacionamento é de cooperação entre os departamentos da empresa, a satisfação é total, 82% afirmam estar satisfeitos a respeito destas variáveis e outros 18% afirmam estar totalmente satisfeitos.

As variáveis: o relacionamento entre os sócios da empresa é adequado e o comportamento da organização em relação à liderança é adequado, também foi verificado que 64% estão satisfeitos e 36% estão totalmente satisfeitos, também com um grau elevado de satisfação a variável um relacionamento amistoso para com a organização com 80% de satisfação e 20% de total satisfação.

A variável não existem conflitos entre a equipe foi a variável de maior satisfação, com 55% satisfeitos e 45% totalmente satisfeitos a seguir o gráfico para ilustrar.

(20)

Gráfico 4: Variável de grupo

Fonte: Dados da pesquisa

Para finalizar o nível de grupo foi perguntado sobre a variável estilo de liderança da organização é adequado, e também teve um grau de satisfação elevado, com 73% do publico pesquisado com satisfação e 27% totalmente satisfeito.

4.2.2.2 Fornecedores

Observado somente os fornecedores foi possível verificar que todos estão satisfeitos e totalmente satisfeitos, a variável com maior grau de satisfação foi “Não existem conflitos entre a equipe”, isso confirma o clima de harmonia que existe entre os sócios e equipe.

As variáveis que resultaram com somente satisfação foram abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho, busca constante de informações e novidades, um relacionamento amistoso para com a organização e o relacionamento de cooperação entre os departamentos da empresa.

4.2.2.3 Clientes

Observando somente os clientes novamente um grau bem elevado de satisfação, em todas as variáveis foi possível verificar que estão satisfeitos e muito satisfeitos.

Portanto no nível de grupo a satisfação sobre todas as variáveis é total, não houve nenhuma resposta com um nível de insatisfação ou indiferença, isso prova que a empresa Estância do Gaúcho possui um comportamento adequado em todas as variáveis abordadas.

(21)

4.2.3 Sistema Organizacional

O nível sistema organizacional, foi pesquisado somente entre os dois sócios, sobre as seguintes variáveis:

• Utilização de recursos sem causar danos ao meio ambiente;

• Preocupação com o aumento da produção e prestação dos serviços; • Em relação a vitrine e exposição dos produtos na loja;

• A divulgação e marketing utilizado; • Busca de melhor posição no mercado;

• Conquista de clientes em relação à concorrência; • Participação em eventos relacionados;

• Valorização dos clientes;

• Você se sente valorizado pela empresa;

• A empresa investe em treinamentos necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários;

• As condições ambientais (temperatura, espaço, mobiliário, higiene e instalações sanitárias)do seu local de trabalho são satisfatórias;

• Você considera a empresa ética com seus funcionários/clientes/ fornecedores;

Entre as variáveis: Utilização de recursos sem causar danos ao meio ambiente; Em relação a vitrine e exposição dos produtos na loja; Valorização do cliente e Você se sente valorizado pela empresa foi verificado um grau de 100% de satisfação, isso se deve por os sócios terem a mesma opinião sobre estas variáveis.

Nas variáveis: Preocupação com o aumento da produção e prestação dos serviços; A divulgação e marketing utilizado; Busca de melhor posição no mercado; Conquista de clientes em relação à concorrência e Participação em eventos relacionados foi verificada novamente unanimidade sobre a opinião os sócios estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos, estas variáveis merecem atenção e dedicação para melhorar o nível de satisfação.

(22)

Foi possível verificar um grau de insatisfação na variável “ A empresa investe em treinamentos necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários”, isso se deve pela empresa não oferecer nenhum curso ou treinamento para sua equipe.

Novamente um grau de total satisfação dos sócios entre as variáveis: As condições ambientais (temperatura, espaço, mobiliário, higiene e instalações sanitárias) do seu local de trabalho são satisfatórias e Você considera a empresa ética com seus funcionários/clientes/ parceiros.

Ao avaliar todas as variáveis em uma só vez é possível verificar uma diversidade de percepções, de total satisfação até um nível de insatisfação, a seguir um gráfico abordando todo o nível de sistema organizacional que foi pesquisado.

Gráfico 5: Variáveis do Sistema organizacional

Fonte: Dados da pesquisa

Observando que no total das variáveis os sócios possuem uma satisfação de 42%, 33% de total satisfação, 17% de insatisfação e 8% nem satisfeito e nem insatisfeito. Um fato curioso e muito positivo é que em todas as variáveis do sistema organizacional os sócios tiveram a mesma opinião, isso mostra que eles possuem consciência sobre os fatos e estão em total harmonia em relação à empresa.

CONCLUSÃO

O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS. Para tanto foi

0% 17% 8% 42% 33% Totalmente Insatisfeito Insatisfeito

Nem satisfeito nem insatisfeito

Satisfeito

(23)

realizado uma pesquisa bibliográfica para buscar conceitos e a teoria necessária para constituir este estudo, foi realizada a pesquisa de campo entre clientes, fornecedores e os sócios, para buscar informações do comportamento organizacional da empresa, com base nas análises é possível concluir que a Estância do Gaúcho possui um comportamento organizacional adequado.

No nível individual conclui-se que o relacionamento das pessoas com a organização é longo, provavelmente desde que a empresa existe. O perfil do público é bem jovem com a maioria de 26 a 40 anos, que possuem a escolaridade ensino médio e estado civil casado. Sua personalidade é ser uma pessoa extrovertida, afirmam conhecerem os valores da empresa.

Foi possível verificar com a análise do gráfico que a Estância do Gaúcho é uma organização que satisfaz desejos e necessidades dos clientes, uma organização que prima pela qualidade dos seus produtos e está em desenvolvimento. Todas estas variáveis são de suma importância para uma organização fidelizar seus clientes, fornecedores e seus próprios sócios.

Para finalizar o nível individual e confirmar o desenvolvimento da organização foi questionado a respeito da motivação das pessoas pesquisadas em se relacionar com a organização, e 94% do público afirmou que está motiva em se relacionar com a empresa.

No nível de grupo, foram abordadas várias variáveis: abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho; busca constante de informação e novidades; um relacionamento amistoso para com a organização; o relacionamento entre os sócios da empresa é adequado; não existem conflitos entre a equipe; o relacionamento é de cooperação entre os departamentos da empresa; o estilo de liderança da organização é adequado; o comportamento da organização em relação à liderança é adequado; foi possível verificar uma satisfação sobre todas as variáveis, não houve nenhuma resposta com um nível de insatisfação ou indiferença.

Portanto no nível de grupo o nível de satisfação foi total, isso prova que a empresa Estância do Gaúcho possui um comportamento adequado em relação a todas as variáveis e isso colabora para desenvolver a organização.

O nível sistema organizacional que foi pesquisado somente entre os sócios, um fato curioso e muito positivo é que em todas as variáveis do sistema organizacional os sócios tiveram a mesma opinião, isso mostra que eles possuem consciência sobre os fatos e estão em total harmonia em relação à empresa.

(24)

Na maioria das variáveis houve unanimidade em relação a satisfação dos sócios, mas existem algumas variáveis que necessitam de atenção, a preocupação com o aumento da produção e prestação dos serviços; a divulgação e marketing utilizado; busca de melhor posição no mercado; conquista de clientes em relação à concorrência e participação em eventos relacionados foi verificado que estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos, nestas variáveis é possível ter necessidade de maior atenção e dedicação para melhorar o nível de satisfação. A empresa deve avaliar cada uma delas e verificar o que deve ser feito para melhorar e desenvolver a empresa.

Foi possível verificar um grau de insatisfação na variável “ A empresa investe em treinamentos necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários”, isso se deve pela empresa não oferecer nenhum curso ou treinamento para sua equipe, a empresa deve buscar capacitações e proporcionar a participação de eventos e treinamentos para a equipe, pois é de fundamental importância a equipe estar motivada e capacitada para desenvolver a organização.

Com base em todas as informações e análises feitas neste estudo é possível concluir que no nível individual e no nível grupo a empresa Estância do Gaúcho está em pleno desenvolvimento e todas as pessoas envolvidas então satisfeitas e motivadas a se relacionar com a organização, somente no nível do sistema organizacional os sócios devem analisar e tomar algumas providências em relação algumas variáveis para a empresa se desenvolver cada vez mais e se tornar uma empresa de sucesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATTO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COOPER E SCHINDLER, Donald R., Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 2011.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

DREWS, PIZOLOTTO E GRIEBLER. Gustavo Arno, Maira Fátima, Marcos Paulo Dhein. Estratégias de gestão de pessoas. : Ed. Unijuí, Ijuí 2012.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitações das Normas da ABNT. 15ª ed. Porto Alegre: s.n., 2010.

(25)

GARCIA, Volnei Pereira. Desenvolvimento das Famílias empresariais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008 GIL, Antonio Carlos Gil. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002 LODI, João Bosco. A empresa familiar. 5ºed. São Paulo: Pioneira, 1998.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Reboucas de. Empresa Familiar: Como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.

PIZOLOTTO Maira Fátima. SILVA, Marivane. Estudos Organizacionais: Abordagem estrutural e humanística. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012(Coleção educação a distância. Série livro-texto).

PIZOLOTTO, Maira Fátima; DREWS, Gustavo Arno; ABRE , Roseli Lima. Comportamento Organizacional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. 11 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

ROCKENBACH, Claudia. Pesquisa em Administração. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008. Curso de Administração: Notas de aula.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso.. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SALIM, César Simões. Construindo Plano de Negócios. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005

SIQUEIRA, M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. (org.); Álvaro Tamayo [et al.]. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TEIXEIRA,Enise Barth. ZAMBERLAN, Luciano. RASIA, Pedro carlos. Pesquisa em Administração. Ijuí : Ed. Unijuí, 2009.

WINTER, Lilian Ester.O gênero feminino e as práticas de gestão : um estudo de caso numa empresa – Ijuí, 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

ZAMBERLAN, Luciano (Org). Gestão Estratégica do Ponto de Venda. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-brir/tipos/empresa-familiar

(26)

APÊNDICE A

Caro colaborador, cliente, fornecedor ou sociedade em geral da Loja ESTÂNCIA DO GAÚCHO leia atentamente as questões abaixo e responda com sinceridade, não existem respostas certas ou erradas. As respostas serão mantidas no anonimato, será analisado o comportamento organizacional e sua contribuição no desenvolvimento dos stakeholders que compõe a organização.

Desde já agradeço a sua colaboração. INDIVÍDUO

1. Qual a sua relação com a empresa da pesquisa: ( ) Cliente da empresa

( ) Fornecedor ( ) Proprietário

2. Tempo aproximado de relacionamento com a empresa: ( ) até 6 meses ( ) de 6 meses a 1 ano ( ) mais de 1 ano 3 . Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 4. Idade: ( ) 20 anos – 25 anos ( ) 26 anos – 30 anos ( ) 31anos – 40 anos ( ) 41anos – 50 anos ( ) 51anos - 60 anos ( ) 61 ou mais 5. Escolaridade: ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( ) Graduação ( ) Pós-graduação 6. Estado civil ( ) Solteiro (a) ( ) Casado (a) ( ) Divorciado (a) ( ) Viúvo (a)

7. Você se considera uma pessoa: ( ) Introvertida

(27)

8. Você considera conhecer os valores da organização Estância do Gaúcho ( ) Sim

( ) Um pouco ( ) Não

9. Como você percebe a organização Estância do Gaúcho ( ) Uma organização desenvolvida;

( ) Uma organização em desenvolvimento; ( ) Uma organização séria;

( ) Uma organização que prima pela qualidade dos produtos;

( ) Uma organização que se preocupa em ter bons preços em seus produtos; ( ) Uma organização que satisfaz os desejos e necessidades dos clientes;

10. Você como proprietário, cliente ou fornecedor sente-se motivado a trabalhar, comprar e fornecer para com a organização

( ) sim ( ) As vezes ( ) Não

GRUPO

Abaixo estão listados vários sentimentos que alguém poderia ter em relação à empresa. Gostaríamos de saber sua opinião em relação a empresa.Dê suas respostas anotando, nos parênteses que antecedem cada frase, aquele número (de 1 a 5) que melhor representa sua resposta.

1= Totalmente Insatisfeito 2= Insatisfeito

3= Nem satisfeito nem insatisfeito 4= Satisfeito

5= Totalmente satisfeito

( ) Abertura para expor sugestões e opiniões sobre o trabalho. ( ) Busca constante de informação e novidades.

( ) Um relacionamento amistoso para com a organização. ( ) O relacionamento entre os sócios da empresa é adequado. ( ) Não existem conflitos entre a equipe.

( ) O relacionamento é de cooperação entre os departamentos da empresa. ( ) O estilo de liderança da organização é adequado

( ) O comportamento da organização em relação a liderança é adequado. SISTEMA ORGANIZACIONAL ( somente para os sócios)

Abaixo estão listados vários sentimentos que alguém poderia ter em relação à empresa. Gostaríamos de saber sua opinião em relação a empresa.Dê suas respostas anotando, nos parênteses que antecedem cada frase, aquele número (de 1 a 5) que melhor representa sua resposta.

(28)

1= Totalmente Insatisfeito 2= Insatisfeito

3= Nem satisfeito nem insatisfeito 4= Satisfeito

5= Totalmente satisfeito

( ) Utilização de recursos sem causar danos ao meio ambiente.

( ) Preocupação com o aumento da produção e prestação dos serviços. ( ) Em relação a vitrine e exposição dos produtos na loja.

( ) A divulgação e marketing utilizado. ( ) Busca de melhor posição no mercado.

( ) Conquista de clientes em relação à concorrência. ( ) Participação em eventos relacionados.

( ) Valorização do cliente.

( ) Você é valorizado pela empresa.

( ) A empresa investe em treinamentos necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus funcionários.

( ) As condições ambientais (temperatura, espaço, mobiliário, higiene e instalações sanitárias) do seu local de trabalho são satisfatórias.

Referências

Documentos relacionados

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

A Comissão de afastamento Docente do Departamento de 116 Medicina Veterinária solicita alteração na formula de afastamento para pós-doutorado 117 de P=(TM x TC) + (PC + AP) para P=(TM

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dois são necessários para se ter sucesso (Lamento ter que advertir aos alunos de que se você chegou tão embaixo na Esfera das Posses a ponto de estar privado de

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço