• Nenhum resultado encontrado

Como montar uma loja de informática e montagem de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Como montar uma loja de informática e montagem de"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

Como montar uma loja de

informática e montagem de

EMPREENDEDORISMO

(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Robson Braga de Andrade – Presidente do CDN

Diretor-Presidente

Guilherme Afif Domingos

Diretora Técnica

Heloísa Regina Guimarães de Menezes

Diretor de Administração e Finanças

Vinícius Lages

Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora

Mirela Malvestiti

Coordenação

Luciana Rodrigues Macedo

Autor

LUIZ ANTONIO FERNANDES CASCAO

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda.

www.staffart.com.br

(3)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

TOKEN_HIDDEN_PAGE

Sumário

1 1. Apresentação ...

2 2. Mercado ...

6 3. Localização ...

10 4. Exigências Legais e Específicas ...

14 5. Estrutura ...

17 6. Pessoal ...

19 7. Equipamentos ...

22 8. Matéria Prima/Mercadoria ...

27 9. Organização do Processo Produtivo ...

31 10. Automação ...

34 11. Canais de Distribuição ...

35 12. Investimento ...

37 13. Capital de Giro ...

40 14. Custos ...

44 15. Diversificação/Agregação de Valor ...

45 16. Divulgação ...

46 17. Informações Fiscais e Tributárias ...

51 18. Eventos ...

55 19. Entidades em Geral ...

59 20. Normas Técnicas ...

63 21. Glossário ...

65 22. Dicas de Negócio ...

68 23. Características ...

71 24. Bibliografia ...

(4)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Sumário

75 27. Soluções Sebrae ...

75 28. Sites Úteis ...

75 29. URL ...

(5)

Apresentação / Apresentação

1. Apresentação

A interiorização dos investimentos no Brasil transformam as pequenas cidades e polos não urbanos em bons locais para o negócio.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócios e sim do ambiente no qual este negócio está inserido. O objetivo dos tópicos é dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado e contribuir para responder as perguntas como: quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para tomar a decisão de empreender neste segmento?

A evolução tecnológica e o barateamento do computador pessoal (PC) fizeram com que este virasse objeto primeira necessidade para os brasileiros. Essa necessidade se verifica, ainda, como reflexo dos ambientes de trabalho, que em sua maioria possuem computadores. Num ambiente de infinitas possibilidades as Lojas de Informática e Montagem de Computadores atendem clientes de diversos tipos. Eles vão desde usuários domésticos e entusiastas pelo mundo da computação até empresas altamente competitivas no seu ramo de atuação. Oferecem, ainda, outros tipos de serviços como manutenção e upgrade de computadores, criação e manutenção de sites da internet ou mesmo cursos para iniciantes.

Desconectado da Internet, o PC é um instrumento valioso para a digitação de textos, elaboração de planilhas, entretenimento, armazenamento de informação, etc. Uma vez conectado a grande rede www (world wide web), a máquina se transforma em um veículo capaz de levar seu usuário através das vias de informação. São aplicações como comércio eletrônico, acesso a documentos de órgãos de governo, bancos, bibliotecas virtuais, universidades e muitas outras possibilidades que facilitam, instruem e distraem pessoas de todas as idades. Em resumo, serve para estudos, trabalhos ou diversão, seja homem ou mulher, criança ou adulto.

(6)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Mas, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, trabalhar uma fatia desse mercado nos grandes centros e cidades brasileiras, não é fácil. Escolher bem o local de instalação da loja, especializar-se no atendimento a determinado público alvo (usuários domésticos ou empresas) e, ainda por cima, ter preço competitivo, são umas das exigências para aqueles que desejam sobreviver neste mercado.

Para alcançar o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais, procurar novas formas de apresentar os serviços tornando-os mais atrativos que os do

concorrente. Por exemplo, incrementar as vendas usando os meios de comunicação disponíveis no mercado, promoções que estimulem a compra, optar pelo atendimento em domicílio, fechar contratos de manutenção em redes internas de corporações, implementar sistemas de vendas diversificados, etc.

2. Mercado

Mercado consumidor

Atualmente os computadores fazem parte da vida das pessoas. São equipamentos que cada vez mais se tornam indispensáveis para se trabalhar, estudar e até mesmo se divertir. Quando conectados à internet, ganham mais impulso, pois permitem o acesso aos mais variados conteúdos, notícias e mesmo compras de qualquer gênero. Assim, por possuir essa diversidade em sua utilização, tais equipamentos estão cada vez mais presentes nas casas das pessoas e em locais de trabalho, considerados os principais clientes ou público- alvo das lojas de informática.

(7)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Para se ter uma ideia desse mercado, no Brasil, a venda de computadores voltou a crescer no primeiro trimestre de 2017 após cinco anos de resultados negativos, mostra um estudo da empresa de consultoria IDC. Entre janeiro e março, foram vendidas 1,1 milhão de máquinas, 5% a mais que no mesmo período de 2016. O crescimento não era registrado desde 2012. Os dados mostram que, do total de aparelhos vendidos no primeiro trimestre, 405 mil unidades foram desktops e 701 mil notebooks.

Os computadores destinados ao consumidor representam 65% do total, enquanto o segmento corporativo foi responsável pela compra de 35% das máquinas.

Como se pode observar, tal demanda pode ser desdobrada em dois perfis de compradores: empresas e pessoas físicas (que compram para uso pessoal). Em ambos os casos uma economia equilibrada é considerada fator chave, pois no caso das empresas, cada vez mais estas buscam sua modernização em termos

tecnológicos, atualizando seus computadores ou comprando novos. Já no caso das pessoas físicas, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, verifica-se que apenas 46,2% das residências no Brasil possuíam o equipamento no ano de 2015.

Esse número é muito baixo, se comparado a outros países desenvolvidos, onde o índice de domicílios com computador passa dos 80%. Esses números mostram que ainda temos muito espaço para crescer.

(8)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Mercado concorrente

Em todo segmento em fase de expansão, há de se preocupar com sua concorrência. É o que ocorre no setor de vendas de computadores, onde há um crescente aumento de empresas ofertando estes serviços.

Uma ameaça do ramo é concorrência acirrada das grandes empresas. Esse fator pode ameaçar um pequeno empreendimento que trabalha com a venda de computadores.

Atualmente, no Brasil, as lojas de grande porte costumam dar ao cliente uma

vantagem com relação ao pagamento realizando financiamentos (pagamentos a prazo) bem estendidos. Essa vantagem faz com que, muitas vezes, o cliente compre em lojas de grande porte. A fim de superar esse problema, o pequeno empreendedor deve ter um controle de caixa e um capital de giro que o permitam oferecer pagamentos a prazo aos seus clientes.

Certamente, o pequeno empreendedor não poderá oferecer exatamente os mesmos prazos das grandes lojas, então, nesse caso é importante mostrar um diferencial em termos de qualidade do produto oferecido e serviços prestados (garantia, produtos diferenciados, atendimento com hora marcada, etc.).

É necessário muita criatividade e diversificação! É importante que o empreendedor busque novas informações em feiras e eventos e com profissionais especialistas nesse segmento de mercado.

(9)

Apresentação / Apresentação / Mercado

O empreendedor não pode se esquecer que ainda irá enfrentar as vendas pela internet, trazendo mais desafio para a pequena empresa.

De qualquer forma, há espaço para crescimento ou mesmo ampliação de lojas de informática, cabendo ao futuro empresário observar seus concorrentes para buscar a diferenciação e, por consequência, vantagens competitivas. Um aspecto que favorece é a interiorização dos investimentos no Brasil, transformando as pequenas cidades e polos não urbanos em locais excelentes para este negócio.

Mercado fornecedor

Para que o empreendimento tenha sucesso, é importante para o empresário ter em mente dois tipos de insumos: o de recursos humanos e o de peças e equipamentos.

Em ambos os casos, há no Brasil uma ampla rede de fornecedores, porém com distintas qualidades e preços.

(10)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

obra.

Já na questão de insumos como peças e equipamentos, há uma certa restrição por parte das grandes empresas que fabricam tais componentes. Estas preferem a venda direta para grandes distribuidores. Nesse sentido, o empreendedor deverá buscar as diferentes marcas com as quais pretende trabalhar ou revender e então proceder a negociação. Para este segmento, marca e preço são algo que trabalham lado a lado na visão do cliente.

3. Localização

A diversidade do público consumidor de produtos de informática faz com que a definição do local de instalação de uma revenda destes bens seja feita com alguns critérios. Ainda mais quando especialistas afirmam que esta decisão se dá em duas esferas principais: Identificação do território (região) e definição do imóvel (endereço), considerando-se ainda algumas variáveis como: a demanda (potencial), a oferta (concorrência) e os custos (aluguel, reforma, etc.).

Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, a definição da melhor localização ou “ponto” é um pouco mais complexa do que aparenta, pois envolve variáveis antagônicas, como fluxo de pessoas e custos. O melhor ponto não é necessariamente aquele que proporcionará o maior faturamento, e sim aquele que trará o melhor resultado. Para tanto, devem-se conhecer profundamente as

particularidades do negócio, principalmente, aquelas envolvendo receitas e custos.

(11)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

A seguir, são apresentados alguns aspectos que devem ser avaliados num processo de seleção do local de instalação da Loja de Informática e Montagem de Computador.

- Fatores de demanda: a característica demográfica em torno do estabelecimento é o principal fator a ser contemplado num estudo de localização. Não se deve restringir à quantidade de pessoas residentes ou empresas instaladas. É necessário, além disso, identificar os seus hábitos de consumo e interesse pelo seu produto, com base no perfil socioeconômico (faturamento, renda, gênero, etc.).

- Fatores de oferta: adicionado ao conhecimento do potencial da região verificado na etapa anterior, é preciso mensurar a influência da concorrência na região. Se está sendo bem atendida; quem são os concorrentes, como eles atuam e que espaço de mercado está disponível. A concorrência na região não é, obrigatoriamente, um fator negativo; ao contrário, muitas vezes verifica-se que a concentração de lojas de um mesmo segmento pode tornar a região um pólo de compras para o produto em questão.

- Fatores de custos: a análise do melhor ponto deve envolver também as condições de utilização do mesmo, inclusive aquelas que influenciam diretamente nos custos, sejam no investimento inicial (luvas, obras, reformas, comunicação) ou no custo operacional (aluguel, impostos etc.).

(12)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

Em relação ao imóvel onde será instalado o empreendimento, o empreendedor deverá atentar para os seguintes aspectos:

a) Certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, segurança, capacidade de instalação, características da vizinhança - se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.

b) Cuidado com imóveis situados em locais sem ventilação, úmidos, sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito, pois as lojas de informática precisam manter estoques de produtos de valor elevado.

c) Visibilidade e acessibilidade: verifique se o imóvel é de fácil acesso ao público, se tem boa visualização para os passantes e se possui local para a fixação de letreiro;

d) Tratando-se de imóvel alugado, negocie o valor do aluguel, data de pagamento, prazo de locação e demais cláusulas com o locador, na forma e condições compatíveis com o empreendimento, considerando o tempo de retorno do investimento;

(13)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

e) Documentos do proprietário e do imóvel: certifique-se que o imóvel (IPTU, escritura, certidão de ônus reais) e o proprietário (documentos pessoais, cópia autenticada do CNPJ, etc.) possuem a documentação em ordem.

f) Verifique se o zoneamento e a categoria de uso do local permitem a instalação do comércio. Certifique-se de que a Categoria de Uso Segundo Atividades (Revenda de produtos de informática) é permitida no zoneamento constante no IPTU do imóvel. As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. Uma visita a Secretaria de Planejamento do município é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua loja.

No que tange especificamente à loja de informática, outros pontos devem ser levados em consideração, tais como:

- Procure instalar a loja em locais que já são conhecidos como concentradores desses serviços, pois já há clientela para o local. Caberá ao empresário se diferenciar para ganhar seu espaço;

(14)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Centros comerciais de grande circulação, principalmente aqueles em que possuam torres comerciais também são ótimas localizações, pois as empresas já podem ser consideradas clientes potenciais;

- Tendo em vista que os computadores e seus acessórios (periféricos) e componentes são considerados de alto valor, a localização deve prover segurança ou mesmo que não seja foco de roubos ou local de pouca circulação.

4. Exigências Legais e Específicas

Para abrir uma empresa, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. Leia mais sobre este assunto no capítulo ‘Informações Fiscais e Tributárias’.

O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

Para abertura e registro da empresa é necessário realizar os seguintes procedimentos:

(15)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Registro na Fazenda Estadual;

- Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite -se” pela prefeitura.

(16)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Contribuição Sindical - A Lei 13.467, de 13 de julho de 2017, denominada Reforma Trabalhista, altera o art. 579 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e a contribuição sindical passa a ser facultativa a partir de janeiro de 2018. Isso vale tanto para sindicatos patronais quanto para os trabalhadores (funcionários).

Importante:

- Para a instalação do negócio é necessário realizar consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento.

- A Lei 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas alterações estabelecem o tratamento diferenciado e simplificado para micro e pequenas

empresas. Isso confere vantagens aos empreendedores, inclusive quanto à redução ou isenção das taxas de registros, licenças etc.

- Realizar uma busca de nome e marca - Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. Órgão responsável: Junta

Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

(17)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual - Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou empresário junto à Receita Federal, por meio de pesquisas do CPF.

Órgão responsável: Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).

As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC foi instituído pela Lei n. 8.078, em 11 de setembro de 1990, com o objetivo de regular a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca do reequilíbrio na relação entre consumidor e fornecedor, seja reforçando a posição do primeiro, seja limitando certas práticas abusivas impostas pelo segundo.

A Lei 9.609/98 de 19 de fevereiro de 1998 dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual do programa de computador e a sua comercialização no país, e a Lei 9.610/98 de 19 de fevereiro de 1998 traz a questão dos direitos autorais. São leis que devem ser de conhecimento do empresário em razão do seu teor referente a

programas, jogos e outros itens que estão amparados pela propriedade intelectual e pelos direitos autorais.

(18)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

A Lei de Informática (conforme as leis 8.248/91, 10.176/01, 11.077/04 e 13.023/14) é uma lei que concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia (áreas de hardware e automação), que tenham por prática investir em Pesquisa e

Desenvolvimento.

Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos,

incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

5. Estrutura

Embora existam muitos quiosques de venda de produtos de informática com dimensões mínimas instalados em várias cidades e lojas virtuais que só realizam comércio eletrônico (não possuem ponto de venda de rua, galeria, shopping, etc.), a estrutura ideal de uma loja de informática deve contar com uma área grande o

suficiente para abrigar os seguintes setores: área de vendas e exposição de produtos, depósito, escritório, banheiro e área para montagem e manutenção. Sugere-se como estrutura física um espaço entre 30 a 40m².

- Área de vendas e exposição de produtos: local destinado ao balcão para o atendimento aos clientes, caixa, gôndolas, showroom de exposição de produtos e vitrine.

(19)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

- Área de montagem e manutenção: local em que se faz a manutenção e o conserto de equipamentos.

- Caixa: pode estar localizado próximo à saída, ou em local que possibilite a visão mais ampla possível da área de exposição de produtos.

- Banheiro: deve ser bem sinalizado, arejado, limpo e confortável.

- Depósito: local de estocagem dos produtos, componentes e peças para montagem e reposição.

- Escritório: local destinado às atividades administrativas, como compras, controles de clientes, cobranças, pagamentos, relacionamentos com bancos, controles de estoque, controles de pedidos e atendimento, controles financeiros, propagandas,

acompanhamentos da página na internet, pós-vendas e definições de estratégia do negócio.

(20)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

Para empreendimentos de maior porte, o empresário poderá optar por duas unidades, sendo uma para showroom e negociação com os clientes e outra para efetuar as montagens dos computadores conforme demanda do cliente.

Na questão da estrutura, quando possível, é ideal ambientes claros, com maior

circulação de luz e ventilação natural, impactando diretamente nos custos da empresa.

O balcão de atendimento, além de permitir a demonstração dos produtos pelo

vendedor, deve servir de expositor para os mesmos. Assim, ele deve dispor de vidros no tampo superior, possibilitando que o cliente escolha os produtos que mais lhe agradem.

A decoração da loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto

arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.

O empreendedor deve verificar as condições de estacionamento nas proximidades.

Caso não haja espaço privativo ou público, ele deverá providenciar convênios com estacionamentos próximos.

(21)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal

6. Pessoal

O número de profissionais a serem empregados no estabelecimento está relacionado ao porte do empreendimento. Uma loja de pequeno porte deve contar, no mínimo, com os seguintes colaboradores:

- 2 Atendentes;

- 1 Caixa;

- 1 Técnico em informática.

Os atendentes de uma loja de informática devem ter conhecimento especializado, uma vez que o atendimento ao cliente é fator fundamental para o sucesso do

empreendimento. Os vendedores devem estar preparados para responder aos

clientes, já que a grande maioria espera uma orientação técnica para a sua decisão de compra.

(22)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal

Além dos cursos nas áreas de vendas e atendimento, é necessário que os atendentes se atualizem constantemente em relação a novas tecnologias, inovações, tendências e desempenhos de equipamentos e acessórios, para oferecer ao consumidor uma consultoria especializada.

Para os técnicos de informática, é necessária a atualização permanente por meio da participação em cursos de montagem e instalação de microcomputadores. Para este profissional, pode ser solicitado o nível de graduação em curso técnico, que dura cerca de 3 anos. Esse técnico poderá ser o diferencial na empresa e o responsável pela supervisão ou treinamento da equipe interna.

Sugere-se a participação de todos, inclusive do empresário, em seminários, congressos e cursos, para manter a equipe atualizada e sintonizada com as tendências do setor.

Como estratégia de redução de custos com pessoal, em períodos de pico, como fim de ano, mão de obra temporária poderá ser contratada.

O empreendedor deverá estar atento à Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores da área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora da

(23)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos

carga-horária de trabalho, evitando assim, problemas contratuais.

7. Equipamentos

Para a montagem de uma loja de produtos de informática e montagem de computadores são necessários os seguintes móveis e equipamentos:

- 1 Impressora de cupom fiscal;

- 1 Linha telefônica com acesso à internet banda larga;

- 2 Impressoras;

- 2 Microcomputadores completos;

(24)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos

- Balcão de atendimento;

- Expositores de produtos;

- Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;

- Gôndolas;

- Máquinas para recebimento de pagamento de cartões de débito e crédito (o empreendedor decide);

- Mesas, cadeiras e armários, de acordo com o dimensionamento das instalações e número de empregados;

(25)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos

- Móveis e material de escritório;

- Prateleiras para depósito;

- Sistema de ar-condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente;

- Veículo utilitário de pequeno porte.

Serão necessários para a área de montagem e manutenção:

(26)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- Bancada de madeira ou granito;

- Balcão.

8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente verificado por meio indicadores de desempenho. Entre vários indicadores chamamos atenção especial para os três

seguintes:

1 - Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice

(27)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

de rotação de estoques.

2 - Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

3 - Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o

ambiente do varejo, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a compra; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Antes de definir o tipo de serviço e produtos de venda a serem comercializados pela loja é importante que o empreendedor defina o seu público- alvo. De uma forma geral, este mercado pode ser dividido em duas grandes categorias de clientes: Pequenas Empresas e Usuários Domésticos.

Pequenas Empresas - Em geral demandam itens de instalação, manutenção de redes, suporte de vendas e conectividade. Prioridade para o fornecimento de mercadorias tais como:

(28)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- Projetores / Scanners;

- Impressoras / Multifuncional;

- PDAs / Suprimentos - Papelaria / GPS;

- Câmera & WebCam;

- PCs e Notebooks - Acessórios para PCs;

- Monitores / Servidores;

(29)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- Networking / Wireless - Software / Telefonia;

- Dispositivos de armazenamento de dados.

Usuários Domésticos - São usuários que em geral estarão mais interessados em produtos tais como:

- Tocadores de MP3/ MP4;

- Caixas de Som;

- Placa de Vídeo;

(30)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- Fone de Ouvido;

- Acessórios Home-Theater;

- Cartões de Memória;

- Versões High End;

- Acessórios High End;

- Games;

(31)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

- Acessórios Telefonia.

9. Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo de uma Loja de Informática e Montagem de computadores pode ser dividido nas seguintes atividades:

- Serviços de recepção e atendimento ao cliente: é o processo responsável pelo primeiro contato com o cliente. O atendente recebe o cliente e o orienta, de acordo com as suas necessidades, sobre o serviço ou sobre a melhor configuração do

equipamento, acessório ou suprimento. Negocia-se o orçamento e prazos de entrega.

- Serviços administrativos: é o processo responsável pela gerência e controle das atividades administrativas e financeiras. Geralmente é uma atividade exercida pelo proprietário.

- Serviços de assistência técnica e pós-venda: é uma atividade voltada a solução dos problemas apresentados pelos equipamentos dos clientes, montagens, manutenções, instalações e configurações de equipamentos. É uma atividade exercida por técnicos qualificados.

(32)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

Os procedimentos rotineiros de uma loja devem ser seguidos no intuito de manter uma organização e padronização constante.

Processos antes da abertura da loja:

- Verificar os níveis do estoque das peças e equipamentos;

- Limpar a loja;

- Preparar o caixa.

Processos durante o dia de atendimento:

(33)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

- Abrir no horário estipulado para atendimento;

- Atender aos clientes;

- Manter limpas as instalações;

- Abastecer vitrines;

- Realizar a cobrança e entregar ao cliente o cartão de visitas;

- Observar sempre as reações dos clientes;

(34)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

- Atender representantes.

No fechamento da loja:

- Fechar e conferir o caixa;

- Deixar a loja organizada;

- Fechar a loja.

No final do mês deve-se fazer o relatório físico e financeiro: levantar quantas vendas foram realizadas, qual resultado financeiro obtido e encaminhar para o escritório de contabilidade que presta o serviço de contabilidade à loja.

(35)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

Na gestão administrativa e financeira do empreendimento devem-se realizar controle de caixa, controle das contas a pagar e a receber, realizar compra dos insumos, realizar manutenção geral da loja, etc.

Dicas para um bom atendimento:

- Observar a loja todos os dias e analisar as alterações nos produtos que são

expostos: identificar o que foi vendido, olhar os novos produtos expostos e memorizar os preços;

- Deixar o cliente à vontade. Ao vê-lo entrar na loja, apenas cumprimenta-lo, informar seu nome, perguntar se precisa de ajuda e ficar atento, discretamente.

10. Automação

A automação das atividades comerciais é um dos principais requisitos para uma participação mais competitiva de uma empresa no mercado nacional. Nesse sentido, é necessário manter sob controle e decisão um número crescente de aspectos

(36)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

Atualmente, existem diversos sistemas informatizados (softwares) que podem auxiliar o empreendedor na gestão de uma loja. Esses podem ser encontrados facilmente por meio de uma pesquisa na internet ou indicação de profissionais que já atuam no ramo.

Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preço cobrado, o serviço de manutenção, a conformidade em relação à legislação fiscal municipal e estadual, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pelo fornecedor, verificando ainda se o sistema possui funcionalidades, tais como:

- Controle de mercadorias;

- Controle de taxa de serviço;

- Controle dos dados sobre faturamento/vendas, gestão de caixa e bancos (conta corrente);

(37)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

- Emissão de pedidos;

- Lista de espera;

- Organização de compras e contas a pagar;

- Históricos de serviços prestados;

- Controles de comissões pagas;

- Folha de pagamento dos funcionários;

(38)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição

- Relatórios e gráficos gerenciais para análise real do faturamento da loja.

11. Canais de Distribuição

Os canais de distribuição são meios pelos quais o produto percorre até chegar ao seu destino final.

No caso da venda de serviços de manutenção e montagem de computadores os principais canais de contato com o cliente são através da própria loja (atendimento pessoal ou através dos meios de comunicação, telefone, fax e Internet) e os atendimentos em domicílio, sendo este último quando o cliente for empresarial.

O desenvolvimento de um site na internet proporciona a oportunidade de divulgação dos itens colocados à venda, fotografia dos produtos e acessórios e espaço para depoimento e relatos de clientes. A internet é uma opção de contato com o cliente muito importante nos dias atuais e pode ser um canal vigoroso de vendas, desde que possua uma boa estrutura e design adequados.

(39)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento

12. Investimento

O capital necessário para investimento inicial na instalação de uma Loja de Informática e Montagem de Computadores variará de acordo com o valor a ser gasto na aquisição do imóvel (ou ponto comercial, se houver), obras de adaptação e estoque inicial de peças, componentes e produtos para revenda. Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários de capital, em função dos objetivos estabelecidos de retorno do investimento, poderão ser determinados.

Para referência do empreendedor, relacionamos abaixo alguns componentes do orçamento de investimento necessário à instalação de uma pequena Loja de

Informática e Montagem de Computadores cujos valores estimados somam cerca de R$ 127.500,00:

- Abertura da empresa – R$ 3.500,00;

- Capital de giro inicial - R$ 16.000,00;

(40)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento

- Estoque inicial – R$ 45.000,00;

- Letreiro - R$ 2.000,00;

- Marketing inicial - R$ 1.500,00;

- Mobiliário - R$ 18.500,00;

- Obras para adaptação do imóvel – R$ 20.000,00.

Antes de montar a empresa, é fundamental que o empreendedor elabore um Plano de Negócios, onde os valores necessários à estruturação da empresa podem ser mais

(41)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

detalhados, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado.

O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento.

Nessa etapa, é indicado que o empreendedor procure o Sebrae para consultoria adequada ao seu negócio, levando em conta suas particularidades. O empreendedor também poderá basear-se nas orientações propostas por metodologias de modelagem de negócios, em que é possível analisar o mercado no qual estará inserido, mapeando o segmento de clientes, os atores com quem se relacionará, as atividades chave, as parcerias necessárias, sua estrutura de custos e fontes de receita.

Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Além disso, eles irão variar conforme a região

geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.

Por meio da internet o empreendedor poderá adquirir e cotar os preços de quase todos os equipamentos e móveis necessários. Contudo, a depender do volume de compras, o futuro empresário poderá, de posse dessas cotações, ir conversar diretamente com algum fornecedor de sua região, a fim de analisar a realidade de valores do mercado.

13. Capital de Giro

(42)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

Quanto maior o prazo concedido aos clientes para pagamento e quanto maior o prazo de estocagem, maior será a necessidade de capital de giro do negócio.

Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode amenizar a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa. Prazos médios recebidos de fornecedores também devem ser considerados nesse cálculo:

quanto maiores os prazos, menor será a necessidade de capital de giro.

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido, de forma a não consumir recursos sem previsão, inclusive valores além do pró-labore. No início, todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. O ideal é preservar recursos próprios para capital de giro e deixar financiamentos (se houver) para máquinas e equipamentos.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

(43)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

Estima-se que o capital de giro inicial necessário para instalação de uma Loja de Informática e Montagem de Computadores, representa cerca de 10% a 15% do capital investido.

Neste ramo de negócio, uma das saídas para se evitar o fracasso é não fazer estoque grande. Os produtos têm renovação rápida e os preços caem de um mês para o outro.

O aconselhável é escolher bem os fornecedores e clientes, dando preferência àqueles que honram os compromissos, concedendo crédito, cumprindo prazos, atendendo a pedidos de materiais e facilitando os pagamentos.

Vale lembrar que a gestão do capital de giro de uma empresa envolve muitos outros fatores que requerem a atenção do empreendedor. Para evitar e corrigir eventos que, potencialmente, venham provocar a necessidade de novos aportes de recursos financeiros, o empreendedor deve atentar para:

- Evitar custos fixos elevados atentando para despesas de energia, água, salários, entre outras que possam gerar desembolsos recorrentes acima do desejado;

(44)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

- Cobrar preços adequados pelos serviços de forma a cobrir os custos incorridos.

14. Custos

Os custos dentro de um negócio são empregados tanto na elaboração dos serviços ou produtos quanto na manutenção do pleno funcionamento da empresa. Entre essas despesas, estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis.

Custos variáveis

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Custos fixos

(45)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Os custos fixos são aqueles que ocorrem independentes do volume de negócio

realizado. Se a loja ainda não estiver funcionando ou estiver faturando muito pouco, de qualquer forma o empresário terá de pagar o aluguel do imóvel, os salários, os

honorários do contador, as contas de água, luz, telefone, etc.

Os custos variáveis são aqueles que oscilam em virtude do volume de vendas, como exemplo, citamos o custo com embalagens, taxas pagas a administradora de cartões de débito / crédito, comissões de vendedores, entre outros, cujo desembolso irá aumentar à medida que aumentam as vendas ou diminuir nos períodos de menor movimento.

O cuidado na administração dos custos envolvidos na venda no varejo de produtos de informática indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos de forma simplificada uma estimativa de custos mensal de uma

(46)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

- Salários e encargos - R$ 8.000,00;

- Comissões dos vendedores – R$ 2.500,00;

- Tributos, impostos, contribuições e taxas - R$ 1.400,00;

- Aluguel e condomínio - R$ 3.800,00;

- Administradora de cartões e serviços de terceiros - R$ 800,00;

- Propaganda e publicidade - R$ 1.500,00;

(47)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

- Embalagens - R$ 600,00;

- Água e luz - R$ 800,00;

- Assessoria contábil - R$ 935,00;

- Telefone e internet – R$ 300,00;

- Aquisição de material de expediente – R$ 300,00.

(48)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

natureza a elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os produtos oferecidos.

15. Diversificação/Agregação de Valor

Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado.

As pesquisas quantitativas e qualitativas podem ajudar na identificação de benefícios de valor agregado. No caso de uma Loja de Informática e Montagem de computadores, há várias oportunidades de diferenciação, tais como:

- Prestação de serviços rápidos de limpeza, formatação e instalação de softwares;

- Venda de equipamentos ou peças usadas;

(49)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação

- Parcerias com grandes empresas para a realização de contratos mensais de manutenção;

- Oferta de cursos de informática;

- Instalação de serviços de suporte técnico por telefone e internet;

- Oferta de serviços de office boy para busca e entrega de equipamentos;

- Representação autorizada de fabricantes de equipamentos.

16. Divulgação

(50)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

letreiro que pode ser uma ferramenta de divulgação excelente. Confeccionar folhetos, realizar promoções e divulgar a loja nas rádios locais ou na internet, também podem ser ótimas ferramentas de divulgação, dependendo do seu público-alvo e do

orçamento disponível.

Poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento do empreendedor. Um pequeno estabelecimento poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao estabelecimento), ou no bairro onde está localizado. Possuir cartões de visitas para entregar aos clientes e potenciais clientes é recomendado.

A divulgação de uma loja de produtos de informática para o mercado corporativo, em geral, requer a confecção de material de divulgação diferenciado, com relação de clientes atendidos (experiência), capacidade técnica e equipe de vendas focada neste segmento, responsável pelas visitas comerciais.

A divulgação por meio de sites na internet e redes sociais (Facebook, Instagram) deve ser explorada, pois trata-se de uma ferramenta muito eficiente e tem, de modo geral, custo zero.

17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de Loja de Informática e Montagem de Computadores, assim entendido

(51)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), sob o número 4751-2/01, como a atividade de comércio atacadista de computadores e equipamentos periféricos, além da reparação e manutenção dos mesmos, poderá optar pelo

SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e

Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, e alterada pela Lei Complementar 155, de 2016.

Iniciando a vigência a partir de janeiro de 2018 - desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) para

microempresa e R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional

(http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/):

- IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);

- CSLL (contribuição social sobre o lucro);

- PIS (programa de integração social);

- COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);

- ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);

- ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);

- INSS (contribuição para a Seguridade Social).

(52)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela LC 155, de 2016, as

alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 19,5%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual). Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 – Alterada pela Resolução CGSN Nº 135, de 22 de agosto de 2017. Para mais informações sobre essa modalidade consulte o site do portal do empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/.

Importante consultar a Resolução CGSN nº 133/2017 (foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 16/06/2017), alterando e revogando diversos dispositivos da

Resolução CGSN nº 94/2011, que dispõe sobre o Simples Nacional.

Outros regimes de tributação

Para os empreendedores que preferem não optar pelo Simples Nacional, há os regimes de tributação abaixo:

Lucro Presumido: É o lucro que se presume através da receita bruta de vendas de mercadorias e/ou prestação de serviços. Trata-se de uma forma de tributação simplificada utilizada para determinar a base de cálculo dos tributos das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas à apuração pelo Lucro Real. Nesse regime, a apuração dos impostos é feita trimestralmente.

A base de cálculo para determinação do valor presumido varia de acordo com a

atividade da empresa. Sobre o resultado da equação: Receita Bruta x % (percentual da

(53)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

atividade), aplica-se as alíquotas de:

- IRPJ - 15%. Poderá haver um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20 mil, no mês, ou R$ 60 mil, no trimestre, uma vez que o imposto é apurado trimestralmente;

- CSLL - 9%. Não há adicional de imposto.

- PIS - 1,65% - sobre a receita bruta total, compensável;

- COFINS - 7,65% - sobre a receita bruta total, compensável.

Incidem também sobre a receita bruta os impostos estaduais e municipais:

- ICMS - Em regra geral, as alíquotas variam conforme o estado, entre 17 e 19%.

Alguns produtos ou serviços possuem alíquotas reduzidas ou diferenciadas.

- ISS – Calculado sobre a receita de prestação de serviços, varia conforme o município onda a empresa estiver sediada, entre 2 e 5%.

Além dos impostos citados acima, sobre a folha de pagamento incidem as

contribuições previdenciárias e encargos sociais (tanto para o lucro real quanto para o lucro presumido):

- INSS - Valor devido pela Empresa - 20% sobre a folha de pagamento de salários, pró-labore e autônomos;

(54)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

remuneração paga ou creditada a qualquer título no decorrer do mês a autônomos, observado o limite máximo do salário de contribuição (o recolhimento do INSS será feito através da Guia de Previdência Social - GPS).

- FGTS – Fundo de Garantia por tempo de serviço, incide sobre o valor da folha de salários a alíquota de 8%.

Lucro Real: É o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações estabelecidas em nossa legislação tributária. Este sistema é o mais complexo, que deverá ser bem avaliado por um contador. As alíquotas para este tipo de tributação são:

- IRPJ - 15% sobre a base de cálculo (lucro líquido). Haverá um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20 mil, multiplicado pelo número de meses do período. O imposto poderá ser determinado trimestralmente ou anualmente;

- CSLL - 9%, determinada nas mesmas condições do IRPJ;

- PIS - 1,65% - sobre a receita bruta total, compensável;

- COFINS - 7,65% - sobre a receita bruta total, compensável.

Incidem também sobre a receita bruta os impostos estaduais e municipais:

- ICMS - Em regra geral, as alíquotas variam conforme o estado, entre 17 e 19%.

Alguns produtos ou serviços possuem alíquotas reduzidas ou diferenciadas.

- ISS – Calculado sobre a receita de prestação de serviços, varia conforme o município onda a empresa estiver sediada, entre 2 e 5%.

(55)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

Além dos impostos citados acima, sobre a folha de pagamento incidem as

contribuições previdenciárias e encargos sociais (tanto para o lucro real quanto para o lucro presumido):

- INSS - Valor devido pela Empresa - 20% sobre a folha de pagamento de salários, pró-labore e autônomos;

- INSS - Autônomos - A empresa deverá descontar na fonte e recolher entre 11% da remuneração paga ou creditada a qualquer título no decorrer do mês a autônomos, observado o limite máximo do salário de contribuição (o recolhimento do INSS será feito através da Guia de Previdência Social - GPS).

- FGTS – Fundo de Garantia por tempo de serviço, incide sobre o valor da folha de salários a alíquota de 8%.

Recomendamos que o empreendedor consulte sempre um contador, para que ele o oriente sobre o enquadramento jurídico e o regime de tributação mais adequado ao seu caso.

18. Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações da área para obter informações sobre os eventos que irão ocorrer. Eventos como feiras, rodada de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

(56)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

Onde procurar: www.ubrafe.org.br; www.expofeiras.gov.br e ainda no Catálogo Brasileiro de Exposições e Feiras, disponível na internet.

Alguns eventos importantes:

Customer Experience Summit Brazil

Evento sobre atendimento a clientes

E-mail: contato@saxbr.com

http://cxsummitbrasil.com.br/

(57)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

FUTURECOM

Exposição e Congresso do Setor de Telecomunicações, TI e Internet no Brasil e América Latina

Linhas de Produtos e/ou Serviços: redes, mvno, cloud, 4g, lte, wimax, sva, aplicativos, conectividade, tablets, smartphones, telepresença, comunicações unificadas, m- money, banda larga, ims, smart grid, bss, oss, tarifação, wi-fi, hiperconectividade, redes sociais, tv digital e big data.

http://www.futurecom.com.br

NETCOM

Linhas de Produtos e/ou Serviços: cabeamento estruturado, data centers, redes

(58)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

http://www.arandanet.com.br

Contato: eventos@arandaeventos.com.br

HDI Brasil

Descrição: HDI Brasil reúne profissionais de Help Desk /Service Desk / Serviços de TI para atualizar seus conhecimentos no setor com palestras de especialistas nacionais e internacionais, fazer networking e conhecer as últimas novidades em produtos e serviços do segmento.

E-mail: falecom@hdibrasil.com.br

(59)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

http://www.hdibrasil.com.br/

RECICLA Mais

Descrição: Reciclamais South American Expo é um evento que conta com uma exposição de produtos, serviços e equipamentos para o setor de remanufatura de cartuchos de impressora.

http://reciclamais.com/index.php/pt/

19. Entidades em Geral

Aqui estão listadas algumas instituições as quais o empreendedor necessitará se relacionar em algum momento da execução da sua atividade.

(60)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Para descobrir a unidade do SEBRAE mais próxima acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Contato ou Tel.:0800 570 0800

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL

Tel.: (61) 3213 200

E-mail: cndl@cndl.org.br

http://site.cndl.org.br/

(61)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software

AV. Ibirapuera, 2907 8º andar CJ 811. Moema CEP: 04029-200 - São Paulo/SP

Tel.: (11) 2161 2833 / Fax: (11) 5044-8338 - 0800-11-0039.

E-mail: abes@abes.org.br - http://www.abes.org.br

ABF – Associação Brasileira de Franchising

Av. das Nações Unidas, 10989 – 9 º e 11° andar, Conj. 92 e 112

(62)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

Vl. Olímpia – São Paulo – SP Cep: 04578-000

Tel: (11) 3020-8800

http://www.portaldofranchising.com.br/

ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet

SRTVS – Q. 701 – Bl. A – Sls. 829 / 831 – Ed. Centro Empresarial Brasília

www.assespro.org.br

(63)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática

Rua Buenos Aires, nº 68, 32º andar, Rio de Janeiro/RJ – CEP 20070-022

Tel.: (21) 3974-5004

www.fenainfo.org.br

20. Normas Técnicas

1.Normas específicas para uma Loja de Informática e Montagem de Computadores:

(64)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura / Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação / Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor / Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

às descargas eletrostáticas ? Esta Norma especifica os requisitos gerais para a proteção de componentes sensíveis às descargas eletrostáticas (ESDS). Aplica-se somente aos componentes e aos conjuntos eletrônicos.

ABNT NBR 14164:1998 - Símbolos gráficos utilizados no controle das descargas eletrostáticas ? Esta Norma define os símbolos gráficos utilizados no controle das descargas eletrostáticas na indústria eletroeletrônica.

ABNT NBR 14136:2002 Versão Corrigida:2007 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada - Padronização? Esta Norma fixa as dimensões de plugues e tomadas de características nominais até 20 A/250 V em corrente alternada, para uso doméstico e análogo, para a ligação a sistemas de distribuição com tensões nominais compreendidas entre 100 V e 250 V em corrente alternada.

ABNT NBR 14373:2006 – Versão Corrigida: 2010 - Estabilizadores de tensão de corrente alternada - Potência até 3 kVA/3 kW ? Esta Norma fixa os requisitos mínimos exigíveis de desempenho e segurança para estabilizadores de tensão monofásica ou bifásica, com saída de tensão alternada, com tensão nominal até 250 V em potências de até 3 kVA/3 kW, destinados a equipamentos eletrônicos, de informática e de telecomunicações.

ABNT NBR 15204:2005 - Conversor a semicondutor - Sistema de alimentação de potência ininterrupta com saída em corrente alternada (nobreak) - Segurança e

Referências

Documentos relacionados

– Base universal com vedação de base de detector e terminais de parafusamento para detectores pontuais OP720 e OH720 da série Cerberus PRO

VANITY VAIL (Ghadeer), importada de Argentina en 2001, corrió 4 carreras en Palermo y San Isidro, madre de: VANTAGGIOSO (Orpen), ganador en San Isidro, 4º clás.. en su debut

A Série Como Montar traz um perfil de diversos ambientes de negócios para quem está em busca de oportunidades para empreender, apresentando uma visão geral de como cada segmento

O principal canal de distribuição de uma Loja Especializada em Vendas de Artefatos para Cozinha Gastronômica é de venda direta, no qual o cliente vai à loja e efetua sua compra..

Todas as formas de divulgação apresentadas são importantes para divulgação da Loja de Artesanato, e terão o resultado potencializado se o empresário investir no bom atendimento e

A localização da loja de peixes ornamentais é fator muito importante para o negócio. A loja deve estar localizada em ruas de grande fluxo de pessoas e veículos, como grandes avenidas

∗ Passivo contingente: obrigação possível que provenha de acontecimentos passados e cuja existência somente será confirmada pela ocorrência ou falta de ocorrência de um ou

Este percentual vale para o resgate antecipado que ocorrer no período compreendido entre a data indicada (inclusive) e a próxima (exclusive), se houver, ou a data de vencimento