• Nenhum resultado encontrado

Área Territorial de Inspeção do Sul ESCOLAS PIONEIROS DA AVIAÇÃO PORTUGUESA AMADORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Área Territorial de Inspeção do Sul ESCOLAS PIONEIROS DA AVIAÇÃO PORTUGUESA AMADORA"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PIONEIROS

DA AVIAÇÃO PORTUGUESA

AMADORA

RELATÓRIO

(2)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Constituição do Agrupamento

Jardins de Infância e Escolas EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Escola Básica da Terra dos Arcos X X

Escola Básica Gago Coutinho X

Escola Básica Vasco Martins Rebolo X X

Escola Básica Roque Gameiro X X X

Escola Secundária da Amadora X

(3)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 14 e 15 de novembro de 2019, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 18 e 21 de novembro de 2019.

A equipa de avaliação externa visitou todos os estabelecimentos de educação e ensino que constituem o Agrupamento.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise.

Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório apresentado no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 está disponível na página da IGEC.

(4)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2. Quadro resumo das classificações

DOMÍNIO CLASSIFICAÇÃO

Autoavaliação Muito Bom

Liderança e gestão Muito Bom

Prestação do serviço educativo Bom

Resultados Bom

3. Pontos fortes

DOMÍNIO PONTOS FORTES

Autoavaliação A consistência e a abrangência do processo de autoavaliação, com impactos em diversas áreas do funcionamento do Agrupamento.

Liderança e gestão

O exercício de uma liderança de proximidade, humanista e democrática, perfil que se reflete positivamente na mobilização da comunidade em torno do projeto educativo.

O desenvolvimento de práticas de gestão orientadas para a satisfação das necessidades das crianças e dos alunos, a qualidade das aprendizagens e o bem- estar dos profissionais.

Prestação do serviço educativo

A disponibilização de uma oferta educativa diversificada e ajustada à heterogeneidade e às necessidades da população escolar.

A promoção do desenvolvimento pessoal e do bem-estar das crianças e dos alunos através de uma ação atenta e articulada dos diferentes elementos da comunidade educativa.

Resultados

A existência de um ambiente educativo tranquilo, seguro, ecológico e cordial, propício às aprendizagens.

O reconhecimento, pela comunidade, da qualidade da formação ministrada pelo Agrupamento.

(5)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

4. Áreas de melhoria

DOMÍNIO ÁREAS DE MELHORIA

Autoavaliação A consolidação da articulação entre as diferentes dimensões do processo de autoavaliação.

Liderança e gestão

A avaliação do plano anual de atividades de modo a tornar o processo mais participado e mais focado na qualidade das ações e dos seus impactos nas aprendizagens.

Prestação do serviço educativo

A generalização de práticas pedagógicas e didáticas que permitam adequar cada vez mais a ação educativa ao desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O reforço da gestão e lecionação interdisciplinar e articulada do currículo através do desenvolvimento de ações que aglutinem as aprendizagens de diferentes disciplinas.

A instituição de mecanismos de observação da atividade letiva entre pares que possibilitem a reflexão em torno das práticas e a sua melhoria.

Resultados O desenvolvimento de estratégias que contribuam cada vez mais para a inclusão e o sucesso plenos de todas as crianças e alunos.

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação

Desenvolvimento

O Agrupamento tem um longo historial no desenvolvimento de práticas de autoavaliação e de participação em projetos dentro desta área, alguns anteriores à sua constituição, nos estabelecimentos de ensino que lhe deram origem, que põem em destaque uma cultura que valoriza a reflexão, a análise e a melhoria contínua. A autoavaliação é objeto de um planeamento estratégico e encontra-se devidamente enquadrada no projeto educativo.

O trabalho tem incidido em diferentes áreas, previamente definidas, com alguma centralidade nos processos de ensino e aprendizagem, e tem contado com uma participação abrangente dos elementos da comunidade educativa, quer nos momentos de auscultação quer na constituição da própria equipa. O mesmo não se verifica na divulgação/análise dos dados recolhidos, etapa onde não se identificam, por vezes, ações adequadas aos diferentes públicos. O modelo seguido, a Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework – CAF), em regime de

(6)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

consultadoria, é complementado com outras práticas, bem como pela atividade desenvolvida no âmbito do ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência. Estas dimensões nem sempre têm estado plenamente articuladas.

Consistência e impacto

O trabalho realizado, no seu conjunto, tem permitido um conhecimento profundo e abrangente da organização escolar, embora, em alguns casos, a informação disponibilizada exija um esforço de simplificação que facilite a sua apropriação.

A partir dos diagnósticos efetuados, são desenvolvidas ações de melhoria, objeto da respetiva monitorização e avaliação, evidências de que o processo se reveste de consistência e que o Agrupamento tem capacidade de autorregular a sua ação. A articulação curricular, o trabalho colaborativo e o funcionamento dos serviços administrativos são algumas das áreas onde a autoavaliação já produziu impactos positivos.

5.2 – Liderança e gestão

Visão e estratégia

O projeto educativo exprime de forma clara a visão estratégica para o Agrupamento, ambicionando constituir-se como Escola de referência na formação das crianças, dos jovens e dos adultos. A qualidade das aprendizagens, a cultura de trabalho e responsabilidade, a educação para a cidadania são alguns dos aspetos destacados, em estreita relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Esta visão é partilhada pelos diferentes elementos da comunidade educativa.

O documento explicita ainda a missão e os valores pelos quais o Agrupamento procura nortear a sua ação. Por cada área de intervenção são definidos objetivos e metas claras e avaliáveis, reunindo, portanto, condições para que se possa proceder a uma avaliação rigorosa do seu grau de concretização. A avaliação do plano anual de atividades representa um dos aspetos menos conseguidos por não ser evidente o contributo dos diferentes elementos envolvidos nem se conhecerem critérios cujo foco seja o impacto nas aprendizagens.

A participação no projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência tem-se constituído como um importante espaço de partilha e reflexão. O Agrupamento, entre outras práticas, tem sido desafiado a encontrar soluções para os problemas identificados.

Aprender, Saber…Ser, Incluir, Mudar é o lema do projeto educativo do Agrupamento, interiorizado pelos diferentes elementos da comunidade educativa.

(7)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Liderança

As lideranças têm conseguido mobilizar os diferentes colaboradores em torno das grandes opções definidas. No geral, os trabalhadores docentes e não docentes encontram-se motivados e são incentivados a participar. A este quadro não é alheio o exercício, pelo diretor e sua equipa, de uma liderança de proximidade, disponível, de cariz humanista e democrático.

A forma como envolve os responsáveis intermédios, que intervêm em processos-chave da organização escolar, é outra das marcas a destacar pelos seus efeitos positivos. O contributo do conselho geral, sobretudo pela análise rigorosa e participada dos documentos que lhe compete aprovar, é também de valorizar neste contexto das lideranças.

A abertura para aderir a projetos e estabelecer parcerias com diversas entidades com o objetivo de melhorar o funcionamento do Agrupamento e promover aprendizagens de qualidade é outro dos atributos das lideranças. Neste âmbito não pode deixar de ser destacado o trabalho realizado com a Câmara Municipal e com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Gestão

As práticas de gestão empreendidas regem-se, na generalidade, pelo primado do pedagógico. Os critérios de constituição de grupos/turmas explicitam princípios fundamentais como o da heterogeneidade. Existem soluções flexíveis que possibilitam uma boa gestão do tempo escolar (permutas entre docentes, por exemplo).

No campo dos recursos físicos e materiais, o Agrupamento dispõe, no geral, de espaços adequados ao desenvolvimento do serviço educativo, destacando-se o apetrechamento de algumas salas específicas, as instalações desportivas, as bibliotecas escolares e os recursos tecnológicos. O diretor e a sua equipa têm desenvolvido importantes ações de manutenção e requalificação dos diferentes equipamentos, criando melhores condições para o ensino e a aprendizagem.

Estas ações têm contribuído igualmente para espaços escolares mais saudáveis e ecológicos e eficientes do ponto de vista energético. O ambiente é ainda marcado pela segurança e pela cordialidade entre os diferentes elementos da comunidade educativa.

A gestão dos recursos humanos vai ao encontro das necessidades das crianças e dos alunos.

Privilegia-se a continuidade pedagógica e, sempre que tal princípio não se revele o mais adequado, Um dos pontos fortes da ação do Agrupamento diz respeito ao trabalho em rede com diversas instituições do ensino superior em áreas como a avaliação das aprendizagens, a autoavaliação, a orientação vocacional, entre outras, numa ligação muito profícua entre a investigação e a prática.

Os espaços escolares dispõem, no geral, de zonas aprazíveis para as crianças e alunos. A sustentabilidade ambiental é uma das preocupações mais evidentes pela existência de ecopontos, painéis solares, em alguns casos, e pelo respeito pelos espaços verdes existentes.

(8)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

outras opções que promovam o sucesso educativo. Apesar daquele foco, valoriza-se também o bem- estar dos colaboradores e o seu desenvolvimento profissional.

Os circuitos de comunicação interna e externa são globalmente eficazes. A página web possui informação útil e atualizada sobre o Agrupamento.

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

Desde a educação pré-escolar, os docentes, em particular, e o Agrupamento, num sentido mais amplo, implementam práticas que fomentam o desenvolvimento pessoal e o bem-estar das crianças e dos alunos. Promove-se, desde cedo, a autonomia e a responsabilidade individual, com a atribuição de tarefas cada vez mais exigentes à medida que vão avançando no seu percurso educativo. Há evidências que ilustram também o trabalho no sentido de dotar os alunos de comportamentos de resiliência na escola e para a vida. Os docentes promovem igualmente a pontualidade e a assiduidade, obtendo resultados bastante positivos ao nível das taxas de retenção por faltas, nos últimos anos.

Docentes e não docentes estão bastante atentos aos comportamentos de risco das crianças e dos alunos e atuam de forma célere, em conjunto com os pais/encarregados de educação e/ou instituições da comunidade, se necessário. Desenvolvem-se também ações com um caráter preventivo em áreas como o tabagismo, a sexualidade e o bullying, entre outras.

As transições entre níveis/ciclos, etapas de especial dificuldade para as crianças e alunos, têm sido devidamente acauteladas com ações estruturadas, sendo de destacar, em particular, o trabalho das psicólogas na (re)orientação escolar e vocacional, bem como a participação dos alunos do ensino secundário em sessões de trabalho para transmitirem o seu testemunho junto dos colegas.

Oferta educativa e gestão curricular

A oferta educativa promovida pelo Agrupamento está ajustada às necessidades da comunidade e responde a uma diversidade de públicos desde a educação pré-escolar até à população adulta. Os cursos profissionais estão em sintonia com o tecido empresarial local e nacional. O projeto Aprender a Brincar, no âmbito da componente de apoio à família, pauta-se por uma vertente lúdica e de complementaridade à ação educativa.

No 1.º ciclo do ensino básico é desenvolvido o projeto Padrinhos e Afilhados com o objetivo de facilitar a integração dos alunos do 1.º ano, responsabilizando, simultaneamente, os colegas mais velhos pelas funções de “padrinhos”.

(9)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

O Agrupamento desenvolve também um conjunto muito alargado de iniciativas de natureza cultural, artística, científica e desportiva que ampliam as atividades curriculares e contribuem para o desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A articulação curricular tem suscitado uma intervenção crescente, nos últimos tempos. Os docentes têm estado envolvidos em sessões de trabalho entre colegas dos diferentes níveis/ciclos no sentido de procederem a uma gestão vertical do currículo que se reflita em aprendizagens mais significativas para as crianças e alunos.

Os conselhos de turma têm procedido cada vez mais ao desenvolvimento de um trabalho de natureza interdisciplinar, área ainda não suficientemente consolidada que permita aprendizagens de maior qualidade e resultados mais sustentáveis. Os exemplos de inovação pedagógica são pontuais.

Ensino, aprendizagem e avaliação

O Agrupamento encontra-se a dar passos no sentido de adequar cada vez mais as estratégias de ensino e aprendizagem ao referencial preconizado pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Embora se identifiquem exemplos de trabalho em equipa, da utilização da metodologia de projeto, da realização de atividades de natureza experimental, entre outras, persistem práticas pouco desafiadoras da aprendizagem, muito centradas nos docentes e em organizações do espaço tradicionais. As bibliotecas escolares e as tecnologias de informação e comunicação não se encontram plenamente potenciadas enquanto recursos educativos.

O processo de avaliação das aprendizagens registou igualmente progressos ao nível da diversidade dos instrumentos a privilegiar em cada disciplina. Apesar disso, os testes continuam a ter, em vários casos, uma ponderação elevada. O Agrupamento está atento às questões da fiabilidade do processo, desenvolvendo mecanismos de aferição dos critérios e de instrumentos. Registam-se práticas de avaliação formativa, nomeadamente pela informação dada aos alunos sobre os seus desempenhos nas diferentes tarefas e sobre os aspetos a melhorar.

As idas ao teatro, o desporto escolar, a Arte na ESA, o projeto Cadetes do Mar, os encontros com escritores e as ações na área da robótica são algumas das iniciativas que complementam as atividades curriculares.

No ano letivo de 2018-2019, uma das turmas do ensino secundário desenvolveu um domínio de autonomia curricular a partir da temática “Abelhas e Colmeias” que permitiu um trabalho interdisciplinar entre a generalidade das disciplinas.

O Agrupamento tem apostado estrategicamente em medidas de promoção do sucesso como os desdobramentos, os reforços curriculares, as coadjuvações, a Oficina de Aprendizagem /Sala de Apoio e a metodologia Fénix com o objetivo de melhorar os resultados dos alunos.

(10)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

A equidade e a inclusão de todas as crianças e alunos são aspetos norteadores da ação do Agrupamento, que tem feito uma aposta significativa na implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão que garantam o acesso de todos ao currículo e ao expectável sucesso educativo, ainda não plenamente atingido.

Há uma boa participação dos pais/encarregados de educação na vida do Agrupamento, quer no acompanhamento da situação escolar dos seus educandos, quer nas atividades para as quais são solicitados a participar. As diferentes associações destes elementos desempenham também um papel bastante ativo.

Planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva

Registam-se práticas de trabalho colaborativo entre docentes do mesmo nível/ciclo/ano/disciplina no planeamento das atividades letivas e outras, nomeadamente as do plano anual, e no âmbito da avaliação das aprendizagens. A partilha e construção de materiais, a definição de estratégias no seguimento da análise dos resultados são outras das tarefas que os docentes realizam em equipa.

Estão instituídos mecanismos de autorregulação, pelos docentes, que permitem a adequação da ação educativa a partir da análise das aprendizagens realizadas e dos resultados alcançados pelas crianças e alunos. Em alguns casos, os docentes aplicam mesmo questionários aos alunos para conhecerem a sua opinião sobre o trabalho realizado. Não existem dinâmicas de supervisão da atividade letiva entre pares e/ou promovidas pelas lideranças que visem a melhoria das práticas pedagógicas.

5.4 Resultados

Resultados académicos

Os resultados académicos são globalmente positivos. No 1.º ciclo do ensino básico, embora abaixo das médias nacionais para alunos com um perfil socioeconómico semelhante, a percentagem de estudantes que conclui este ciclo nos quatro anos previstos tem evoluído de forma consistente ao longo dos anos letivos compreendidos entre 2014-2015 e 2016-2017. No 2.º ciclo do ensino básico, a percentagem de alunos que o conclui em dois anos encontra-se igualmente abaixo da média nacional para alunos semelhantes, no período identificado, e oscila ao longo do mesmo.

É no 3.º ciclo que se registam os melhores resultados do ensino básico, com a percentagem de percursos diretos de sucesso a posicionar-se predominantemente em linha com as médias nacionais para alunos semelhantes, no triénio 2015-2016 a 2017-2018.

No ensino secundário, nos cursos científico-humanísticos, a percentagem de alunos que obtém positiva nos exames nacionais após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos situa-se maioritariamente abaixo das médias nacionais para alunos com um nível semelhante e apresenta uma tendência decrescente ao longo do triénio 2015-2016 e 2017-2018. Por sua vez, nos cursos

(11)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

profissionais, a percentagem de alunos que conclui o seu percurso em três anos é sempre superior à média nacional para alunos semelhantes e apresenta uma evolução muito positiva ao longo do triénio 2014-2015 a 2016-2017.

Os resultados dos alunos imigrantes, situados abaixo das médias do Agrupamento, demonstram que a inclusão destes estudantes não se encontra plenamente conseguida, o que representa uma das áreas de melhoria a considerar.

Resultados sociais

Os alunos revelam um comportamento adequado nos diferentes espaços escolares e há um ambiente propício às aprendizagens, em sala de aula. O número de ocorrências tem diminuído significativamente ao longo dos últimos três anos e a aplicação de medidas disciplinares sancionatórias assume um caráter residual, fruto de uma atuação concertada na prevenção/

resolução da indisciplina.

Este ambiente educativo é ainda resultado da grande importância concedida à educação para a cidadania, objeto de um trabalho mais estruturado em formação pessoal e social (área de conteúdo transversal na educação pré-escolar e oferta complementar nos 2.º e 3.º ciclos) e em cidadania e desenvolvimento. Outras iniciativas no âmbito da sustentabilidade ambiental (Programa Eco- Escolas), da solidariedade (Cabazes Solidários) e da participação democrática (Parlamento dos Jovens e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu), por exemplo, promovem o exercício de uma cidadania mais ativa.

Incentiva-se igualmente a participação das crianças e dos alunos na vida dos jardins de infância/

escolas. Há também uma intervenção empenhada no conselho geral e a associação de estudantes dinamiza algumas iniciativas, embora estas não integrem o plano anual de atividades nem respeitem os procedimentos de planificação/avaliação definidos. O papel dos delegados de turma é, na generalidade, valorizado.

O Agrupamento está bastante atento ao impacto da escolaridade no percurso dos alunos e recolhe informação sobre o assunto junto dos estudantes que prosseguem estudos em estabelecimentos do ensino superior. A última auscultação realizada demonstra que a grande maioria dos alunos obtém aproveitamento em todas as unidades curriculares, no primeiro semestre, e manifesta uma opinião positiva relativamente à preparação que lhes foi dada na escola secundária.

A educação para a prevenção do risco representa uma das áreas mais trabalhadas no quadro da educação para a cidadania pelo envolvimento das crianças e dos alunos em múltiplas ações que visam a adoção de comportamentos de segurança e a gestão adequada do risco, algumas em articulação com os serviços de proteção civil da comunidade.

No ano letivo de 2018-2019 mais de 100 alunos integraram os quadros de excelência do Agrupamento graças aos bons resultados académicos conseguidos.

(12)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Reconhecimento da comunidade

A comunidade educativa, auscultada através de questionários e de entrevistas, manifesta um grau de satisfação bastante positivo pelo serviço prestado pelo Agrupamento. Alunos, pais/ encarregados de educação, docentes e não docentes destacam, entre outros aspetos, a segurança, o ambiente acolhedor e inclusivo, a qualidade do ensino e o gosto em estudar/ trabalhar nos diferentes estabelecimentos de educação e ensino. As empresas onde os alunos dos cursos profissionais realizam a formação em contexto de trabalho sublinham ainda a boa preparação dos estudantes nas respetivas áreas de formação.

O Agrupamento manifesta uma forte relação com a cidade onde se encontra inserido e tem tido um papel determinante na construção da coesão social e territorial pela disponibilização de uma oferta educativa muito diversificada e ajustada à heterogeneidade da população. A cedência dos espaços desportivos para utilização da comunidade e a participação nas diferentes iniciativas promovidas pela Câmara Municipal corroboram, também, o espírito de abertura.

Por outro lado, desenvolve também atividades destinadas a mobilizar a comunidade envolvente (dias do Agrupamento e do Diploma, por exemplo), ocasiões para expor o trabalho das crianças e dos alunos e valorizar os sucessos alcançados, premiando-os com a atribuição de diplomas de participação e com a integração nos quados de valor e excelência.

6. Proposta de avaliação intercalar

Os Jogos Juvenis Escolares, o AmadoraEduca e o festival de teatro Amadora em Cena são algumas das atividades em que o Agrupamento tem participado.

______________________________________________________________________________________

(13)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Data: 13.01.2020

A Equipa de Avaliação Externa: Helena Afonso, Luis Murta, Rui Castanheira e Susana Henriques

Concordo

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação.

A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área Territorial de Inspeção do Sul

Maria Filomena Aldeias 2020-04-24

Homologo

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 3407/2020, publicado

no D.R. n.º 55, Série II, de 18 de março de 2020

Luís Alberto Santos Nunes Capela

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela

Dados: 2020.07.17 09:46:06 +01'00'

(14)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

A

NEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa

Concelho Amadora

Data da constituição 23 de abril de 2013 Outros

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Grupos/turmas

(N.º)

Crianças/alunos (N.º)

Educação Pré-Escolar 4 90

1.º CEB 26 594

2.º CEB 17 443

3.º CEB 26 659

ES (Científico-Humanístico) - Ciências e Tecnologias - Línguas e Humanidades - Ciências Socioeconómicas - Artes Visuais

34 896

ES (Cursos Profissionais) - Técnico de Informática - Técnico de Análises Laboratoriais

6 123

Educação e Formação de

Adultos 7 205

Ensino Recorrente 6 150

TOTAL 126 3160

Ação Social Escolar

Alunos apoiados % %

Escalão A 410 15

Escalão B 349 13

TOTAL 759 28

Recursos Humanos

Docentes 255

Não Docentes

Assistentes

Operacionais 71

Assistentes

Técnicos 14

Técnicos

Superiores 2

(15)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Anexo 2 – Informação estatística

2.1

Variáveis de contexto

(Ano letivo 2018/2019)

(16)

Código do Agrupamento 557

Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

7 364,8

1

ALUNOS TOTAL

Média do nº de anos da habilitação das

Mães

%

Mães_NSabe_NRe sp_Inv

% Alunos com escalão A de ASE

% Alunos com escalão B de ASE

% Alunos que beneficiam de

ASE

% Alunos no Ensino Básico

Jovem

% Alunos no Ensino Secundário

Jovem

% Alunos do ensino básico jovem que estão

em ensino geral ou artístico

% Alunos do ensino secundário jovem que estão

em ensino geral ou artístico

2 849 12,3 9,0% 13,6% 11,3% 25,0% 58,5% 33,5% 100,0% 88,4%

Percentil -> 1 1 0 0 1

P96 P87 P25 P44 P82

Densidade Populacional do Município a que pertence a Unidade Orgânica (habitantes por km2)

Variáveis de contexto globais para a Unidade Orgânica - 2018/2019

170744

(17)

Código da Escola 3460 Unidade Orgânica

400816 Escola Secundária da Amadora Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 12 12 11

N.º de Alunos 316 253 273

Desvio etário 0,41 1P68 0,41 1P59 0,38 0P44

% ASE A 8,5% 11,9% 8,1%

% ASE B 12,3% 10,3% 9,5%

% ASE 20,9% 0P21 22,1% 0P32 17,6% 0P23

Hab_Mãe (anos) 12,3 1P83 12,1 1P76 12,3 1P80

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 5,60 0P22 6,47 0P37 10,11 1P76

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,21 1P63 0,16 0P49 0,10 0P23

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(18)

Código da Escola 3459 Unidade Orgânica

342968 Escola Básica Roque Gameiro, Reboleira, Amadora Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 9 9 9 9 8

N.º de Alunos 213 216 225 232 189

Desvio etário 0,44 1P67 0,30 0P34 0,47 1P51 0,42 0P46 0,39 0P40

% ASE A 19,2% 14,8% 14,2% 9,5% 9,0%

% ASE B 13,1% 10,6% 12,9% 12,1% 10,1%

% ASE 32,4% 0P16 25,5% 0P8 27,1% 0P12 21,6% 0P9 19,0% 0P7

Hab_Mãe (anos) 12,2 1P86 12,5 1P91 12,5 1P90 12,4 1P88 12,9 1P93

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 15,20 1P90 9,17 0P49 9,27 1P56 6,81 0P34 4,65 0P17

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,18 1P72 0,12 0P40 0,17 1P52 0,18 1P60 0,16 0P49

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(19)

Código da Escola 3458 Unidade Orgânica

252463 Escola Básica da Terra dos Arcos, Falagueira, Amadora Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 1 3 3 2 3

N.º de Alunos 24 74 60 43 68

Desvio etário 0,33 1P91 0,20 1P62 0,38 1P86 0,33 1P74 0,21 0P46

% ASE A 25,0% 27,0% 21,7% 27,9% 19,1%

% ASE B 16,7% 9,5% 13,3% 16,3% 17,6%

% ASE 41,7% 1P61 36,5% 0P49 35,0% 0P44 44,2% 1P62 36,8% 0P40

Hab_Mãe (anos) 10,7 0P25 11,2 0P42 11,9 1P62 11,4 1P55 12,0 1P81

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 6,11 1P52 1,17 0P9 7,57 1P60 2,18 0P17

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,03 0P29 0,09 1P70 0,09 1P55 0,11 1P65

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(20)

Código da Escola 3456 Unidade Orgânica

240928 Escola Básica Gago Coutinho, Reboleira, Amadora Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 1 1 1 2 1

N.º de Alunos 23 25 20 47 23

Desvio etário 0,04 0P17 0,20 1P60 0,25 1P67 0,19 0P49 0,09 0P18

% ASE A 17,4% 28,0% 25,0% 27,7% 17,4%

% ASE B 13,0% 8,0% 0,0% 8,5% 4,3%

% ASE 30,4% 0P36 36,0% 0P47 25,0% 0P23 36,2% 0P46 21,7% 0P16

Hab_Mãe (anos) 12,9 1P79 12,5 1P76 12,3 1P72 12,2 1P73 13,3 1P96

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 2,56 0P22

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,13 1P71

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(21)

Código da Escola 3457 Unidade Orgânica

248370 Escola Básica Vasco Martins Rebolo, Reboleira, Amadora Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador

N.º de Turmas 2 2 2 2 0

N.º de Alunos 44 49 46 47 0

Desvio etário 0,16 1P63 0,37 1P87 0,33 1P81 0,58 1P93

% ASE A 18,2% 28,6% 17,4% 14,9%

% ASE B 11,4% 22,4% 15,2% 14,9%

% ASE 29,5% 0P34 51,0% 1P78 32,6% 0P39 29,8% 0P32

Hab_Mãe (anos) 12,3 1P65 11,8 1P58 12,8 1P81 11,4 1P56

Desequilíbrio_Turmas (ASE) 14,17 1P93 9,28 1P74 2,31 0P22 5,40 0P43

Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,04 0P37 0,15 1P89 0,02 0P17 0,26 1P91

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

Indicador

N.º de Turmas 0 0 0

N.º de Alunos 0 0 0

Desvio etário

% ASE A

% ASE B

% ASE

Hab_Mãe (anos)

Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade)

1.º Ciclo

Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

5.º Ano 6.º Ano 7.º Ano

(22)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

(23)

Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

1.º Ciclo - Ensino Geral *

171165

2.º Ciclo - Ensino Geral

* No 1.º ciclo os alunos analisados não todos os alunos da escola, mas sim os alunos que ingressaram no 1.º ciclo quatro anos antes do ano letivo de referência, ou seja, são os alunos da coorte que deveriam ter concluído o 1.º ciclo em cada ano letivo

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a

% de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 158 137 161

158

137

161

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil

semelhante

2014/15 74% 83%

2015/16 77% 84%

2016/17 80% 85%

74%

77% 80% 83% 84% 85%

2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 17 22 22

17 22 22

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 205 210 205 222

205

210

205

222

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil semelhante

2013/14 87% 86%

2014/15 84% 87%

2015/16 85% 90%

2016/17 82% 92%

87% 86%

84%

87%

85%

90%

82%

92%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 49 29 21 9

49

29

21

9

(24)

Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF! Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

ATI: 0,00

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

# # O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18

Nº de alunos analisados 204 203 213 205

204 203

213

205

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante

2014/15 51% 48%

2015/16 47% 46%

2016/17 43% 49%

2017/18 47% 47%

51%47%43%47% 48%46%49%47%

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no

indicador # # 65 55 22 56

65

55

22

56

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 277 300 302 292 265

277

300 302

292

265

% de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante

2013/14 28% 30%

2014/15 34% 40%

2015/16 35% 35%

2016/17 34% 41%

2017/18 25% 36%

28%34% 30%40%

35%34% 35%41%

25%

36%

2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no

indicador # # 42 27 52 18 8

42

27

52

18

8

(25)

Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Indicadores de Percurso por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a

% de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17

Nº de alunos analisados 41 36 18

41

36

18

% de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil

semelhante

2014/15 59% 53%

2015/16 75% 60%

2016/17 78% 68%

59% 53%

75%

60%

78%

68%

2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no

indicador # 63 78 67

63

78

67

(26)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2.3

Estatísticas por estabelecimento

(Informação estatística mais atualizada disponível no portal

InfoEscolas

)

(27)

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 1.º Ciclo - Ensino Geral

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170744&nivel=1

Escola Básica da Terra dos Arcos, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=1115323&nivel=1 Escola Básica Gago Coutinho, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=1115517&nivel=1 Escola Básica Vasco Martins Rebolo, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=1115980&nivel=1

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170744&nivel=2

Escola Básica Roque Gameiro, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=1115235&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170744&nivel=3

Escola Básica Roque Gameiro, Amadora http://infoescolas.mec.pt/?code=1115235&nivel=3

(28)

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170744&nivel=4 Escola Secundária da Amadora

http://infoescolas.mec.pt/?code=1115808&nivel=4

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170744&nivel=5 Escola Secundária da Amadora

http://infoescolas.mec.pt/?code=1115808&nivel=5

(29)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Anexo 3 – Questionários de satisfação - relatório

(30)

Q1 - Questionário aos alunos do 1.º Ciclo - 4.º Ano

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 48 77,4 14 22,6 0 0,0 0 0,0 0 0,0

02. O professor apoia os alunos quando têm dificuldades em aprender. 48 77,4 14 22,6 0 0,0 0 0,0 0 0,0

03. Sou incentivado a fazer sempre melhor os meus trabalhos na escola. 35 56,5 25 40,3 2 3,2 0 0,0 0 0,0

04. Sou incentivado a fazer pesquisas para alargar os meus conhecimentos. 12 19,4 41 66,1 9 14,5 0 0,0 0 0,0

05. Nas aulas o professor avalia os meus trabalhos para eu melhorar. 44 71,0 17 27,4 0 0,0 0 0,0 1 1,6

06. Eu avalio o meu trabalho nas aulas. 17 27,4 31 50,0 11 17,7 2 3,2 1 1,6

07. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 22 35,5 31 50,0 8 12,9 1 1,6 0 0,0

08. Na escola faço trabalhos práticos e experiências. 18 29,0 38 61,3 5 8,1 1 1,6 0 0,0

09. Na escola realizo atividades artísticas. 26 41,9 27 43,5 9 14,5 0 0,0 0 0,0

10. Na escola realizo atividades físicas e desportivas. 37 59,7 21 33,9 2 3,2 1 1,6 1 1,6

11. Sou incentivado a ler, dentro e fora da escola. 32 51,6 28 45,2 2 3,2 0 0,0 0 0,0

12. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 15 24,2 12 19,4 16 25,8 19 30,6 0 0,0

13. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 28 45,2 29 46,8 5 8,1 0 0,0 0 0,0

14. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 17 27,4 28 45,2 14 22,6 0 0,0 3 4,8

15. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 16 25,8 33 53,2 10 16,1 3 4,8 0 0,0

16. Alguns dos meus trabalhos são expostos na escola. 21 33,9 33 53,2 5 8,1 2 3,2 1 1,6

17. Os adultos da minha escola ajudam-me sempre que preciso. 47 75,8 10 16,1 5 8,1 0 0,0 0 0,0

18. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 30 48,4 26 41,9 5 8,1 1 1,6 0 0,0

19. Os alunos respeitam os adultos que trabalham na escola. 42 67,7 18 29,0 2 3,2 0 0,0 0 0,0

20. Os alunos participam na elaboração das regras da turma. 30 48,4 29 46,8 3 4,8 0 0,0 0 0,0

21. Sinto-me seguro na escola. 50 80,6 9 14,5 2 3,2 0 0,0 1 1,6

22. Gosto da minha escola. 50 80,6 8 12,9 0 0,0 1 1,6 3 4,8

50,2% 38,3% 8,4% 2,3% 0,8%

Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca Não Responde

(31)

Q2 - Questionário aos Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 357 45,0 401 50,5 29 3,7 7 0,9 0 0,0

02. Os professores apoiam os alunos quando têm dificuldades em aprender. 418 52,6 337 42,4 35 4,4 2 0,3 2 0,3

03. Sou incentivado a melhorar o meu desempenho escolar. 360 45,3 370 46,6 54 6,8 6 0,8 4 0,5

04. Avalio o meu trabalho nas aulas. 188 23,7 441 55,5 143 18,0 16 2,0 6 0,8

05. Nas aulas, a avaliação contribui para melhorar o meu trabalho. 418 52,6 311 39,2 46 5,8 13 1,6 6 0,8

06. Sou incentivado a apresentar as minhas ideias para melhorar as aulas. 189 23,8 390 49,1 176 22,2 34 4,3 5 0,6

07. Sou motivado a pesquisar para alargar os meus conhecimentos. 182 22,9 452 56,9 130 16,4 23 2,9 7 0,9

08. Na escola realizo trabalhos práticos e experiências. 195 24,6 378 47,6 189 23,8 22 2,8 10 1,3

09. Recorro à biblioteca escolar para enriquecer os conhecimentos. 84 10,6 160 20,2 299 37,7 242 30,5 9 1,1

10. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 86 10,8 200 25,2 303 38,2 196 24,7 9 1,1

11. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 87 11,0 245 30,9 258 32,5 198 24,9 6 0,8

12. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 192 24,2 289 36,4 210 26,4 94 11,8 9 1,1

13. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 214 27,0 402 50,6 132 16,6 35 4,4 11 1,4

14. Tenho oportunidades para apresentar alguns dos meus trabalhos, na escola ou na comunidade. 199 25,1 383 48,2 159 20,0 39 4,9 14 1,8 15. Na escola sou apoiado para fazer as minhas escolhas de orientação escolar e profissional. 240 30,2 362 45,6 133 16,8 44 5,5 15 1,9

16. Os adultos da minha escola ajudam os alunos que precisam. 341 42,9 324 40,8 93 11,7 23 2,9 13 1,6

17. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 243 30,6 395 49,7 112 14,1 31 3,9 13 1,6

18. Os alunos sabem estar de forma adequada nos diferentes espaços escolares. 168 21,2 437 55,0 139 17,5 33 4,2 17 2,1

19. Os professores resolvem bem as situações de indisciplina. 294 37,0 356 44,8 113 14,2 18 2,3 13 1,6

20. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 219 27,6 344 43,3 164 20,7 56 7,1 11 1,4

21. O ambiente da minha escola é acolhedor. 295 37,2 356 44,8 89 11,2 40 5,0 14 1,8

22. Sinto-me seguro na escola. 466 58,7 227 28,6 50 6,3 39 4,9 12 1,5

23. Gosto da minha escola. 344 43,3 310 39,0 78 9,8 50 6,3 12 1,5

Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca Não Responde

Referências

Documentos relacionados

Aos candidatos inscritos como PcD serão reservadas 5% (cinco por cento) do total das vagas oferecidas, independente da área ou da lotação e caso esse percentual resulte em

que lhe são conferida pela Lei Orgânica Municipal, de acordo Edital N° 01/2017 do processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo

ABSTRACT - The study focused in the nutrient contribution from the stemflow (CE) to the hydrochemical cycling in an exploited primary forest in Benevides, Pará State, Brazil..

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

desenvolvimento ao longo do século passado, acabou por se estabilizar. 02) A fotografia e o cinema não têm uma relação estética direta, apesar de serem ambas as artes recentes.

- Por fim, optar pela redução dos custos de armazenagem dos produtos em depósito forçará a organização a despender mais recursos em prol do transporte destes mesmos materiais

Curso teórico-prático sobre os fundamentos metodológicos e éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e suas aplicações no contexto saúde-enfermidade, assim

No presente estudo foram analisados os factores de risco associados a presença de veículos alimentados a GPL e a Gasolina em parques de estacionamento subterrâneos em