• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARUCU DO SUL-RS EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012 PROCESSO LICITATÓRIO Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARUCU DO SUL-RS EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012 PROCESSO LICITATÓRIO Nº"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARUCU DO SUL-RS EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 01/2012 Processo administrativo nº 2.184.372/11

1 - PREÂMBULO

1.1 - O MUNICIPIO DE TAQUARUCU DO SUL, através da Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria n° 062/2011, publicada no mural de publicações oficiais do Município, em 11 de abril de 2011, com a devida autorização expedida pelo Prefeito Municipal MAURO OLINTO SPONCHIADO, exarada em conformidade com a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, suas alterações e demais legislações aplicáveis, torna público a realização de lici- tação, tendo por local a sala da Secretaria Municipal de Educação, situada á Rua do Comércio 1424, na modalidade TOMADA DE PREÇOS, nas condições fixadas neste edital e seus ane- xos, sendo a presente licitação do tipo "MENOR PREÇO GLOBAL POR ETAPA", em regi- me de EMPREITADA GLOBAL POR ETAPA.

1.2 - O recebimento dos envelopes "A", contendo a documentação de habilitação e enve- lopes "B", contendo a proposta de preço dos interessados devidamente cadastrados, dar-se-á até as 9:00 horas, do dia 19/01/2012 no setor de compras e no endereço acima especificado.

Nota(1): Considerar-se-ão cadastradas as empresas que cumprirem o disposto no artigo 22, § 2º, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Nota(2): As empresas devem se cadastrar junto ao setor de compras e licitações da Prefeitura Municipal até o dia 16/01/2012, durante horário de expediente.

1.3 - A abertura dos envelopes "A", contendo a documentação de habilitação dar-se-á na sala da Secretaria Municipal de Educação, às 9:00 horas do dia 19/01/2012. Não havendo inter- posição de recurso quanto à habilitação, fica designada a data de abertura do envelope "B", con- tendo as propostas de preço dos proponentes habilitados, para as 9:00 horas do dia 27/01/2012, e, havendo interposição de recurso, será marcada outra data, após o julgamento dos recursos.

2 - OBJETO

A presente licitação tem por objeto a seleção da melhor proposta para a Contratação de empresa(s) para construção de um pavilhão industrial, tudo conforme memorial descritivo, orçamento, cronograma físico-financeiro, plantas, projetos arquitetônico e de engenharia, elétrico e PPCI, que fazem parte integrante do presente edital, no lote nº 01 da quadra “65” de propriedade do Município, localizado à Rua Marginal no distrito industrial, na cidade de Taqua- ruçu do Sul.

3 - DO EDITAL E DOS PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO

3.1 - O presente edital, e o projeto completo, encontram-se à disposição para verificação por parte dos interessados no setor de compras e licitações da Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, no horário de expediente.

3.2 - Cópias dos projetos básicos e executivos poderão ser obtidas junto ao setor de com- pras e licitações da Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, devendo o interessado trazer con- sigo CD para efetuar a gravação.

NOTA: Cópia do edital poderá ser obtida no endereço eletrônico www.pmtaquarucudosul.com.br.

4 - CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

4.1 - Poderão participar da presente licitação os interessados devidamente inscritos no cadastro de licitantes do Município que apresentarem CERTIFICADO DE CADASTRO forne- cido pela PREFEITURA MUNICIPAL, no setor de compras e licitações, válido na data da aber-

(2)

tura da presente licitação e os não cadastrados, nos termos dos parágrafos 2° e 9° do art. 22 e 34 da Lei nº 8.666/93 e nas condições previstas neste edital.

4.2 - Não poderão participar da presente licitação os interessados que estejam cumprindo as sanções previstas nos incisos III e IV do art. 87 da Lei n° 8.666/93.

4.3 - Na presente licitação é vedada à participação de empresas em consórcio.

5 - FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES "A" E "B" E DA CARTA DE CREDENCIAMENTO

5.1 - Os Envelopes "A" e "B", contendo respectivamente a documentação referente à ha- bilitação e à proposta de preço, deverão ser entregues nas datas, horários e locais indicados no preâmbulo deste edital, devidamente fechados, constando na face de cada qual os seguintes dize- res:

a) AO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012

ENVELOPE "A" - DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO PROPONENTE: (nome da empresa)

b) AO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012

ENVELOPE "B" - PROPOSTA DE PREÇOS PROPONENTE: (nome da empresa)

5.2 - Caso o proponente encaminhe um representante para acompanhar o procedimento licitatório, deverá formalizar uma carta de credenciamento ou procuração, a qual deverá ser en- tregue à Comissão de Licitação na abertura dos envelopes "A", acompanhada de documento de identificação.

6 - DOCUMENTAÇÕES REFERENTES À HABILITAÇÃO

6.1 - O envelope "A", contendo a documentação relativa à habilitação jurídica, técnica, econômico-financeira e fiscal deverá;

6.1.1 – Para comprovação da habilitação jurídica deverá apresentar:

a) Certificado de cadastro junto a Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul.

b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no ór- gão competente e acompanhado, no caso de sociedades por ações, dos documentos de eleição de seus atuais administradores.

c) Registro comercial em caso de empresa individual.

d) Cédula de identidade e CPF de todos os representantes da empresa e procuração, se for o caso.

e) Declaração de que a empresa não emprega menor, atendendo ao disposto no art. 7º, XXXIII, da Constituição Federal e Decreto nº 4358/2002.

6.1.2 – Para comprovação da regularidade fiscal deverá apresentar:

a. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

b. Prova de inscrição no cadastro de contribuintes Estadual e/ou Municipal, relativo ao domicílio ou sede do proponente, pertinente ao ramo de atividade e compatível com o objeto da presente licitação;

c. Prova de regularidade para com a Fazenda Federal;

d. Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual;

e. Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede do propo- nente;

f. Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS);

(3)

g. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

h. Prova de regularidade relativa à justiça trabalhista (CNDT);

NOTA: Os documentos deverão ser apresentados em original ou cópia autenticada e apresentar validade na data da abertura da documentação. Quando se tratar de documento obtido através da Internet, estes terão sua validade confirmada.

6.1.3 – Para comprovação da qualificação técnica deverá apresentar:

a) Atestado de visita técnica ao local da obra emitido pelo Município Licitante. (1) b) Certidão de registro do proponente no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, dentro de seu prazo de validade.

c) Declaração assinada pelo representante legal do proponente de que manterá na obra um Engenheiro Civil ou Arquiteto para os participantes das etapas nº 01, 02 e 03, engenheiro eletricista para os participantes da etapa nº 04, e um Engenheiro Civil ou Arquiteto e engenheiro eletricista para a etapa nº 05, responsável na gerência dos serviços, indicando o nome e o número da inscrição junto ao CREA, o qual deverá constar na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa à obra objeto da presente licitação. (2)

d) Declaração assinada pelo representante legal do proponente, de que, se considerado adjudicatário do objeto da presente licitação, disporá de pessoal técnico e dos equipamentos ne- cessários para execução da obra.

e) Declaração assinada pelo representante legal do proponente e seu responsável técni- co de que, se adjudicado, compromete-se a executar a obra de acordo com as especificações téc- nicas propostas pelo contratante.

f) Apresentar documentos que comprovem que a empresa possui programa de riscos am- bientais (PPRA) devidamente assinado por técnico legalmente habilitado;

g) Apresentar documentos que comprovem que a empresa possui programa de controle de saúde ocupacional (PCMSO) devidamente assinado por técnico habilitado.

NOTAS: (1) – O Município fornecerá o Atestado de Visita Técnica aos Licitantes que efetuarem a visitação ao local da obra, através de Engenheiro civil, Arquiteto ou engenheiro eletricista, regis- trado no CREA, no dia 12/01/2012 das 8h30min às 11h00min, com o acompanhamento do Enge- nheiro do Município, não sendo oportunizada outra data de visitação. O profissional poderá re- presentar apenas uma empresa, devendo comprovar esta representação através de documento há- bil.

(2) - Somente os profissionais referidos na alínea “c” deste item poderão participar da obra ou serviço técnico objeto da licitação, admitindo-se sua substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que previamente aprovada pela administração.

6.1.4 – Para a comprovação da qualificação econômica financeira deverá apresen- tar:

a) Declaração ou parecer técnico expedido por profissional responsável habilitado e re- gistrado no CRC, indicando de forma objetiva que o proponente possui patrimônio líquido igual ou superior a 8 % (orçamento Original) do valor total da etapa pretendida, indicando nesta mes- ma declaração qual ou quais as etapas de que pretende participar, comprovado através da apre- sentação do balanço patrimonial relativo ao exercício fiscal de 2010 ou 2011, ou de abertura, em caso de empresa nova (art. 31, § 3º da Lei 8.666/93);

OBS: Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

b) Certidão negativa do Cartório de Registro de Falências e Concordatas do local da se- de do proponente expedida, no máximo, 30 dias anteriores à data de abertura da licitação;

c) Comprovação da boa situação financeira da empresa, cujos índices mínimos aceitá- veis serão apurados pela aplicação da seguinte fórmula:

1. LIQUIDEZ INSTANTÂNEA: AD/PC =>0,30 2. LIQUIDEZ CORRENTE: AC/PC =>1,20

3. LIQUIDEZ GERAL: (AC+ARLP)/(PC+PELP) =>1,20

(4)

4. GERÊNCIA DE CAPITAIS DE TERCEIROS: (PL)/(PC+PELP) =>0,50 5. GRAU DE ENDIVIDAMENTO: (PC+PELP)/(AT) =<0,80

Onde: AC = ATIVO CIRCULANTE; AD = ATIVO DISPONÍVEL; ARLP = ATIVO REALIZÁ- VEL A ONGO PRAZO; AP = ATIVO PERMANENTE; AT = ATIVO TOTAL; PC = PASSIVO CIRCULANTE; PELP = PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO; PL = PATRIMÔNIO LÍ- QUIDO.

6.2 – Os documentos necessários à habilitação do proponente poderão ser apresentados em original, por qualquer cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da Adminis- tração, ou publicação em órgão de imprensa oficial.

6.3 - Serão consideradas habilitadas as licitantes que apresentarem a documentação do i- tem 6.1, de acordo com o solicitado e preencherem os requisitos de qualificação técnica e eco- nômico-financeira exigidos.

6.4 – Em caso de participação nesta licitação de microempresas e empresas de pequeno porte, esta deverá solicitar formalmente esta condição e comprovar sua situação, através de declaração de enquadramento como ME ou EPP, para ter direito às vantagens da Lei Comple- mentar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, artigos 42 a 46.

7 – PROPOSTAS DE PREÇO

7.1 - A proposta de preço – Envelope “B”, deverá possuir identificação da empresa e es- tar assinada pelo representante legal do licitante e pelo técnico legalmente habilitado, redi- gido em português, de forma clara, não conter rasuras ou entrelinhas e incluirá:

a) Orçamento discriminado em planilhas de quantitativos e preços unitários, expres- so em moeda corrente nacional, devendo o preço incluir todas as despesas com encargos fiscais, comerciais, sociais, trabalhistas, indenizações por danos causados a terceiros ou à administração e lucros, assinado por técnico legalmente habilitado;

b) Cronograma físico-financeiro, contendo as etapas de execução, com periodicidade de 30 (trinta) dias, e as respectivas parcelas de pagamento bem definidas, assinada pelo repre- sentante legal do licitante e pelo técnico legalmente habilitado;

c) A empresa participante do procedimento licitatório poderá apresentar proposta do(s) item(s) que tiver interesse.

7.2 - A(s) Proposta(s) será selecionada pelo menor preço global por etapa conforme modelo (Anexo 12):

a) A etapa nº 01 (um) corresponde aos itens nº 1.0, 2.0, 4.0, 5.0, 7.0, 9.0, 10.0, 11.0, 13.0, 14.0, 15.0, 16.0, 19.0, 20.0, 21.0, 22.0, 23.0, 24.0 e 25.0 do orçamento original.

b) A etapa nº 02 (dois) corresponde aos itens nº 3.0 e 6.0 do orçamento original.

c) A etapa nº 03 (Três) corresponde aos itens nº 8.0 e 12.0 do orçamento original.

d) A etapa nº 04 (Quatro) corresponde aos itens nº 17.0 e 18.0 do orçamento original.

e) A etapa nº 05 (Quatro) corresponde aos itens nº 26.0 do orçamento original.

7.3 – As empresas participantes do processo licitatório deverão cotar todos os itens da proposta, sendo que a não cotação de algum deles, obriga a empresa vencedora a executar toda a etapa pelo preço global da etapa cotado.

7.2 – Os ensaios, testes e demais provas exigidos por normas técnicas oficiais para a boa execução do objeto do contrato correrão por conta da contratada.

8 – PROCEDIMENTO

8.1 – Serão abertos os envelopes "A", contendo a documentação relativa à habilitação dos proponentes e procedidas à sua apreciação.

8.2 – Serão considerados inabilitados os proponentes que não apresentarem todos os do- cumentos exigidos no item 6 deste edital.

(5)

8.3 – Os envelopes "B", contendo a proposta de preço, serão devolvidos fechados aos proponentes considerados inabilitados, desde que não tenha havido recurso ou após a sua dene- gação.

8.4 – Serão abertos os envelopes "B", contendo a proposta de preço dos proponentes ha- bilitados, na data marcada no preâmbulo, ou após o julgamento dos recursos interpostos.

8.5 – Será verificada a conformidade de cada proposta com os requisitos exigidos no item 7 deste edital, promovendo-se à desclassificação das desconformes ou incompatíveis.

8.6 – Julgamento e classificação das propostas de acordo com o estabelecido no item 9 deste edital.

9 – CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

9.1 – Dentre as propostas dos proponentes considerados habilitados, serão classificadas, pela ordem crescente dos preços apresentados, considerando-se vencedor o proponente que apre- sentar a proposta com o MENOR PREÇO GLOBAL POR ETAPA, respeitado o critério de aceitabilidade dos preços fixado no item 10 deste edital.

9.2 – Havendo empate entre duas ou mais propostas, a classificação se fará por sorteio, em ato público, para o qual todos os proponentes da etapa serão convocados.

10 – CRITÉRIOS DE ACEITABILIDADE DE PREÇOS

10.1 - Serão desclassificadas as propostas com preço superior ao total da etapa estabele- cido no orçamento original por ser considerada excessiva ou a proposta que tiver seu preço con- siderado manifestamente inexeqüível (artigo 40, X e artigo 48 §§ 1º e 2º da Lei 8.666/1993).

10.2 – Não serão aceitas cotações de valores superiores a 10% (dez por cento) do valor de cada item da etapa.

11 – PRAZOS E CONDIÇÕES

11. 1 - O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua entrega, excluindo-se o dia de início e incluindo-se o dia de vencimento. No silêncio da proposta, subentende-se validade de 60 (sessenta) dias.

11.2 - Adjudicado o objeto da presente licitação, a Prefeitura Municipal convocará o ad- judicatário para assinar o termo de contrato em até 5 (cinco) dias após a homologação, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das seguintes sanções previstas no art. 81 da Lei n° 8.666/93:

a) Declaração de inidoneidade;

b) Suspensão do direito de contratar com órgão do Poder Público pelo prazo de dois anos;

11.3 – O Município poderá, quando o convocado não assinar o contrato no prazo e condi- ções estabelecidos neste edital, convocar os proponentes remanescentes, na ordem de classifica- ção, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços, de conformidade com o presente edital, ou revogar a licitação, inde- pendentemente da cominação prevista no art. 81 da Lei n° 8.666/93.

11.4 – O prazo máximo para a execução do contrato e para a entrega do objeto da presen- te licitação será igual ao cronograma físico financeiro apresentado pela empresa vencedora, não podendo ser superior ao cronograma do projeto original, e será contado a partir da data da ordem de inicio das obras.

11.5 – Os prazos de que tratam o item 11.2 e 11.4, poderão ser revistos, nas hipóteses e forma a que alude o art. 57, parágrafo 1°, da Lei n° 8.666/93.

12 - EXECUÇÃO DA OBRA

12.1 - A contratada deverá apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Execução, quando do início da obra, compatível com objeto contratado.

12.2 - Na ocorrência de fatos excepcionais e imprevisíveis, os pedidos de prorrogação referente aos prazos de conclusão da obra deverão ser encaminhados por escrito à Administração

(6)

Municipal, a partir da ocorrência do fato, antes de findar o prazo original e, em ambos os casos, com justificativa circunstanciada.

12.3 - Deverão ser seguidas as especificações técnicas do projeto e todos os materiais empregados na obra deverão ser de primeira qualidade, segundo as Normas Técnicas Brasileiras.

12.4 - A contratada deverá entregar o local da obra limpo, sem entulhos e sobras de mate- riais.

12.5 - Todos os transportes internos e externos de materiais e pessoal será de responsabi- lidade exclusiva da contratada, devendo a mesma fazer a remoção periódica do lixo e eventuais entulhos da obra, para um local determinado pela fiscalização onde não venha causar transtornos.

12.6 - A contratada se obriga a cumprir todas as exigências das leis e normas de seguran- ça e higiene do trabalho, fornecendo os equipamentos de proteção individual a todos os operá- rios, mestres, especialistas, engenheiro, fiscais e visitantes.

13 – SANÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA O CASO DE INADIMPLEMENTO CON- TRATUAL

13.1 – Em caso de atraso injustificado no cumprimento do cronograma de execução da obra, será aplicada à contratada multa moratória de valor equivalente a 10% sobre o valor total da etapa em atraso, por dia útil excedente ao respectivo prazo.

13.2 – Pela inexecução total ou parcial do contrato, a Prefeitura Municipal poderá garan- tida a prévia defesa, aplicar à contratada as sanções previstas no art. 87 da Lei n° 8.666/93, sendo que, em caso de multa, esta corresponderá a 10% sobre o valor total do contrato.

14 – CRITÉRIO DE REAJUSTE

14.1 - Somente será admitido reajuste de preços no caso de prorrogação do prazo de a- cordo com o art. 57 §§ 1º, 2º e 4º, da Lei nº 8.666/93.

14.2 - No caso de reajuste será adotado o índice de variação anual do IGPM/FGV ou CUB/RS, prevalecendo o que for menor.

14.3 - Não gerarão direito a reajuste e atualização monetária os serviços que forem entre- gues com atraso imputável à contratada.

15 – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

15.1 – O representante da Prefeitura Municipal, especialmente designado para acompa- nhar e fiscalizar a execução do contrato efetuará medições a cada 30 dias e ao final de cada eta- pa, e analisará o avanço físico real dos serviços, o cronograma de execução e verificará o exato cumprimento das obrigações do contrato no período da medição quanto à quantidade, qualidade e ao prazo previsto para a execução e emitirá a correspondente planilha de medição.

15.2 - Medida e atestada a execução dos serviços, a contratada entregará a nota fiscal e fatura correspondente na Secretaria da Fazenda.

15.3 – Os pagamentos serão mensais, por etapas efetivamente executadas e comprovadas, de acordo com a planilha de medição e nota fiscal, sendo efetuados no prazo máximo de até 30 (trinta) dias após a entrega da fatura.

15.4 – Havendo atraso de pagamento dos créditos resultantes da execução de cada parce- la da obra, será acrescido ao valor da respectiva fatura o equivalente a 0,1% por dia útil de atra- so, a título de compensação e penalização.

15.5 – Os pagamentos decorrentes da execução do objeto da presente licitação correrão por conta dos recursos da seguinte dotação orçamentária:

Órgão: 10 - SECRETARIA DE OBRAS VIAÇAO E SERVIÇOS URBANOS Unidade Orçamentária: 03 – SMOVSU FUMRENDA

Projeto/Atividade: 2.041 – Manutenção Ampliação do Distrito Industrial.

Elemento: (615) 4.4.90.51.00.00.00.00.1193 Obras e Instalações.

(7)

16 – RECURSOS

Aos proponentes é assegurado o direito de interposição de recurso, nos termos do art. 109 da Lei n° 8.666/93, o qual será recebido e processado nos termos ali estabelecidos.

17 – SUBCONTRATAÇÃO

Não é permitida a subcontratação total ou parcial para a execução da obra objeto do con- trato objeto desta licitação.

18 – RECEBIMENTO DO OBJETO DE LICITAÇÃO

18.1 – Executado o contrato, o seu objeto será recebido, nos termos do art. 73, inciso I, alíneas "a" e "b" e art. 76 da Lei n° 8.666/93.

18.2 – Executado o objeto do contrato, a contratada responderá pela solidez e segurança da obra durante o prazo de cinco anos, em conformidade com o disposto no art. 618 do Código Civil Brasileiro.

19 – DISPOSIÇÕES GERAIS

19.1 – Esclarecimentos relativos a presente licitação e às condições para atendimento das obrigações necessárias ao cumprimento de seu objeto somente serão prestados quando solicita- dos por escrito, encaminhados ao Presidente da Comissão de Licitação.

19.2 – Das sessões públicas serão lavradas atas, as quais serão assinadas pelos membros da Comissão de Licitação e proponentes presentes.

19.3 – O Município responsabiliza-se pela terraplanagem do terreno, bem como com a- bertura das fundações quando necessário uso de maquinas do município, inclusive com detona- ção caso necessário, cujo valor constante do orçamento original deverá ser abatido na proposta de preço.

19.4 – O Município se responsabiliza pela abertura da matricula da obra junto ao INSS e fará a retenção do imposto quando do pagamento pela fatura emitida da obra.

19.5 - O Município fará o desconto do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Na- tureza) no percentual de 3% (três por cento) sobre o valor da mão-de-obra ou serviços, em con- formidade com as planilhas orçamentárias.

20 – ANEXOS DO EDITAL

Integram o presente edital, dele fazendo parte como transcritos em seu corpo, os seguin- tes anexos:

1. Memorial Descritivo;

2. Memória de cálculo Fossa séptica, sumidouro e filtro anaeróbio;

3. Planilha de orçamento global;

4. Cronograma físico-financeiro;

5. Projeto Arquitetônico;

6. Projeto Hidrossanitário;

7. Projeto Hidraulico;

8. Projeto Elétrico interno e Externo (Memorial e projeto);

9. Projeto PPCI;

10. Projeto de sistemas de proteção de descargas atmosféricas (SPDA);

11. Minuta de Contrato.

12. Modelos de Propostas Por etapa.

Taquaruçu do Sul, 03 de janeiro 2012.

MAURO OLINTO SPONCHIADO Graciela Pazuch Pessotto

(8)

Prefeito Municipal. Presidente da Comissão de Licitação.

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2012 - Anexo 11

MINUTA DE CONTRATO DE EMPREITADA GLOBAL DE EXECUÇÃO DE OBRA PÚBLICA nº /2012

Tomada de Preços n. 001/2012 – Processo Administrativo n. 2.184.372/11

I - PARTES:

CONTRATANTE: Município de Taquaruçu do Sul, inscrita no CNPJ sob n. 92403567/0001- 27, com sede na cidade de Taquaruçu do Sul - RS, à Rua do Comércio, nº 1424 – CEP 98410- 000 telefone: (55) 3739-1079, neste ato representada pelo seu Prefeito Municipal, Sr. Mauro Olinto Sponchiado, brasileiro, casado, inscrito no CPF n. 494.125.660-34, Cédula de Identidade n. 5042533686-SSP/RS, residente e domiciliado neste município de Taquaruçu do Sul, RS.

CONTRATADA: , empresa com sede na , na , inscrita no CNPJ sob nº , neste ato representada pelo seu ,Sr. , , , inscrito no CPF n. ..., portador da cédula de identidade n. ...., SSP-RS, residente e domiciliado em .

II – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL;

O presente contrato rege-se pelas disposições da lei nº 8.666/93, e da Licitação na modalidade Tomada de Preços nº 001/2012 e seus anexos.

III – CONDIÇÕES;

CLÁUSULA PRIMEIRA: OBJETO

Contratação de empresa(s) para construção de um pavilhão industrial, tudo conforme memorial descritivo, orçamento, cronograma físico-financeiro, plantas, projetos arquitetô- nico e de engenharia, elétrico e PPCI, que fazem parte integrante do presente contrato, no lote nº 01 da quadra “65” de propriedade do Município, localizado à Rua Marginal no distrito indus- trial, na cidade de Taquaruçu do Sul.

CLÁUSULA SEGUNDA: PREÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Pelos materiais e serviços ora contratados a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor total de R$ ... (...), dos quais R$ ... (...) correspondentes ao valor dos materiais aplicados, e R$ ... (...) correspondentes à mão de obra, da seguinte forma:

I – O representante da Prefeitura Municipal, especialmente designado para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato efetuará medições a cada 30 dias e ao final de cada etapa, e analisará o avanço físico real dos serviços, o cronograma de execução e verificará o exato cum- primento das obrigações do contrato no período da medição quanto à quantidade, qualidade e ao prazo previsto para a execução e emitirá a correspondente planilha de medição.

II - Os pagamentos serão mensais, por etapas efetivamente executadas e comprovadas, de acordo com a planilha de medição e nota fiscal, devidamente aceitas pelo CONTRATANTE, sendo efetuados no prazo máximo de até 30 (trinta) dias após a entrega da fatura.

III- Medida e atestada a execução dos serviços, a contratada entregará a nota fiscal e fatura correspondente na Secretaria da Fazenda.

(9)

IV - Havendo atraso de pagamento dos créditos resultantes da execução de cada parcela da obra, será acrescido ao valor da respectiva fatura o equivalente a 0,1% por dia útil de atraso, a título de compensação e penalização.

V – O Município de responsabiliza pela abertura da matricula da obra junto ao INSS e fa- rá a retenção do imposto quando do pagamento pela fatura emitida da obra.

VI – O Município fará o desconto do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natu- reza) no percentual de 3% (três por cento) sobre o valor da mão-de-obra ou serviços, em confor- midade com as planilhas orçamentárias.

CLÁUSULA TERCEIRA: FORMA DE REAJUSTE

I - Somente será admitido reajuste de preços no caso de prorrogação do prazo de acordo com o art. 57 §§ 1º, 2º e 4º, da Lei nº 8.666/93.

II - No caso de reajuste será adotado o índice de variação anual do IGPM/FGV ou CUB/RS, prevalecendo o que for menor.

III - Não gerarão direito a reajuste e atualização monetária os serviços que forem entre- gues com atraso imputável à contratada.

CLÁUSULA QUARTA: DO PRAZO DE VIGÊNCIA

I – O prazo máximo para a execução do contrato e para a entrega do objeto da presente licitação será igual ao cronograma físico financeiro apresentado pela empresa vencedora, não podendo ser superior ao cronograma do projeto original, e será contado a partir da data da ordem de inicio das obras.

II – Os prazos de que tratam o item 11.2 e 11.4, poderão ser revistos, nas hipóteses e forma a que alude o art. 57, parágrafo 1°, da Lei n° 8.666/93.

CLÁUSULA QUINTA - DA RESPONSABILIDADE DA CONTRATANTE A CONTRATANTE obriga-se a:

I - Cumprir as condições de pagamento do total do presente contrato;

II - Esclarecer as dúvidas que lhe forem apresentadas;

III - A CONTRATANTE poderá, durante a execução da obra, fazer modificações que a- char convenientes, indicando detalhadamente, por escrito, as modificações julgadas necessárias e a CONTRATADA deverá executá-las em conformidade com o autorizado, sendo as alterações acertadas mediante termo aditivo a ser celebrado entre as partes, após a homologação do Serviço de Engenharia.

IV – Responsabiliza-se pela terraplanagem do terreno, bem como com abertura das fun- dações quando necessário uso de maquinas do município, inclusive com detonação caso necessá- rio, cujo valor constante do orçamento original deverá ser abatido na proposta de preço.

CLÁUSULA SEXTA – DA RESPONSABILIDADE DA CONTRATADA A CONTRATADA obriga-se a:

I - Fornecer à CONTRATANTE, sempre que solicitadas, quaisquer informações e/ou es- clarecimentos sobre o andamento dos serviços;

II - Assumir a responsabilidade por todos os encargos cíveis, penais, fiscais, trabalhistas e previdenciários sobre a obra contratada;

III - Formar o quadro de pessoal necessário à execução do objeto contratado, pagando os

salários às suas exclusivas expensas;

IV - Comunicar por escrito, imediatamente, à CONTRATANTE, sobre qualquer aconte- cimento extraordinário;

(10)

V - Manter a PREFEITURA permanentemente informada sobre o andamento dos servi- ços;

VI – Apresentar Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), quando do início da o- bra;

VII – Seguir as normas e especificações técnicas do projeto e todos os materiais empre- gados na obra deverão ser de primeira qualidade, segundo as normas técnicas brasileiras;

VIII - Ao final de obra a CONTRATADA deverá entregar o local da obra limpo, sem en- tulhos e sobras de materiais;

IX - Todos os transportes internos e externos de materiais e pessoal será de responsabili- dade exclusiva da licitante vencedora, devendo a mesma fazer a remoção periódica do lixo e e- ventuais entulhos da obra, para um local determinado pela fiscalização onde não venha a causar transtornos e não prejudique o meio ambiente;

X - Cumprir todas as exigências das leis e normas de segurança e higiene do trabalho, fornecendo os equipamentos de proteção individual a todos os operários, mestres, especialistas, engenheiro, fiscais e visitantes;

XI – Responsabilizar-se por qualquer dano ou ocorrência ambiental, referente aos servi- ços contratados.

XII – Manter, durante o prazo de execução do contrato, todas as condições de habilitação.

Parágrafo único. O presente contrato não será de nenhuma forma, fundamento para constituição de vínculo trabalhista com empregados, funcionários, prepostos ou terceiros que a CONTRA- TADA colocar para realização dos serviços.

CLÁUSULA SÉTIMA: DANOS AMBIENTAIS

A CONTRATADA, no caso de qualquer intercorrência ambiental, causada por si ou por terceiros, que cause ou potencialize danos ambientais, deverá comunicar à CONTRATANTE e evitar qualquer declaração ou depoimento antes desta comunicação.

Parágrafo único. Qualquer comunicação ou nota expedida pela CONTRATANTE, e que envolva o nome ou o serviço ora contratado, deverá ter o prévio e expresso consentimento de ambos os CONTRATANTES.

CLÁUSULA OITAVA: DA RESCISÃO CONTRATUAL

O presente contrato poderá ser rescindido unilateralmente ou bilateralmente, atendida sempre a conveniência administrativa, de acordo com o que estipula a Lei 8.666/93, de 21.06.1993, pelos seguintes motivos:

A - Não cumprimento de cláusulas contratuais;

B – Razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinada a CON- TRATADA e exaradas em processo administrativo, assegurados ampla defesa e o contraditório;

C - A ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

CLÁUSULA NONA: DAS PENALIDADES

Pelo descumprimento das condições deste contrato a CONTRATADA ficará sujeita às seguintes penalidades:

A - Advertência expressa;

B - Suspensão temporária de participação em licitações e impedimento em contratar junto a Prefeituras Municipais pelo prazo de 2 (dois) anos;

(11)

C - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar junto às Prefeituras Municipais;

D - Em caso de atraso injustificado no cumprimento do cronograma da obra, será aplica- da à contratada multa moratória de valor equivalente a 10% (dez por cento) sobre o valor total da etapa em atraso, por dia útil excedente ao respectivo prazo, limitada a 10% (dez por cento) do valor total da etapa em atraso;

E - Pela inexecução total ou parcial do contrato, a CONTRATANTE, garantida a prévia defesa, poderá aplicar à contratada as sanções previstas no art. 87 da Lei nº 8.666/93, sendo que, em caso de multa, esta corresponderá a 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato.

Parágrafo Primeiro. A declaração de inidoneidade poderá abranger, além da empresa, seus di- retores e/ou responsáveis técnicos.

Parágrafo Segundo. As multas poderão ser cumulativas, tantas quantas forem às faltas cometi- das.

CLÁUSULA DÉCIMA: DA FISCALIZAÇÃO

A fiscalização dos serviços prestados será de competência da CONTRATANTE, por pes- soas devidamente identificadas, a quem caberá verificar se, no seu desenvolvimento, estão sendo cumpridos os termos deste contrato, especificações e demais requisitos, solucionar problemas executivos, assim como participar de todos os atos que se fizerem necessários para a fiel execu- ção dos serviços contratados.

Parágrafo único – A fiscalização não exclui nem reduz a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive de terceiros, por qualquer irregularidade.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes do presente contrato correrão à conta das dotações orçamentárias próprias do orçamento municipal vigente, classificadas e codificadas conforme segue:

Órgão: 10 - SECRETARIA DE OBRAS VIAÇAO E SERVIÇOS URBANOS Unidade Orçamentária: 03 – SMOVSU FUMRENDA

Projeto/Atividade: 2.041 – Manutenção Ampliação do Distrito Industrial.

Elemento: (615) 4.4.90.51.00.00.00.00.1193 Obras e Instalações.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: VINCULAÇÃO

O presente contrato vincula não só os que dele tomarem parte diretamente, mas também os sucessores a qualquer título.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: DAS PROIBIÇÕES

Fica acertado entre as partes que qualquer proibição emanada do Poder Público Munici- pal, Estadual, Federal, órgão ambiental ou ordem judicial que diga respeito ao andamento dos serviços ora contratados, determinará a rescisão deste contrato, isentando as partes de qualquer indenização, seja a que título for.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - SUBCONTRATAÇÃO

Não será permitida, em nenhuma hipótese, a subcontratação total ou parcial da obra obje- to deste contrato e qualquer transgressão sujeitará a parte faltosa à multa de 10% (dez por cento) do valor do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DISPOSIÇÕES GERAIS

Executado o objeto do contrato, a contratada responderá pela solidez e segurança da obra durante o prazo de cinco anos, em conformidade com o disposto no art. 618 do Código Civil Brasileiro.

(12)

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DO FORO

Acordam as partes que o foro competente para dirimir as possíveis dúvidas do presente contrato, não solucionadas por acordo, é o da Comarca de Frederico Westphalen, RS, abrindo mão de todo e qualquer outro por mais privilegiado que se apresente.

E, assim, por estarem justos e contratados, firmam o presente contrato Administrativo de execução de obra por empreitada global em quatro vias de igual teor, forma e conteúdo, tudo elaborado e firmado na presença de duas testemunhas que subscrevem o presente instrumento, sem emendas ou rasuras, para que produza os seus legais e jurídicos efeitos.

Taquaruçu do Sul, RS, de de 2012

Município de Taquaruçu do Sul Mauro Olinto Sponchiado

CONRATANTE CONTRATADA

Testemunhas: A ____________________________ B ____________________________

Referências

Documentos relacionados

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em