• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS ICH BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS BACH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS ICH BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS BACH"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

Disciplina: As Humanidades como Campo do Conhecimento Curso: BACH Código: TUR080 Professor: Dr. Thiago Duarte Pimentel Créditos: 04 (quatro) Carga horária: 60h Contato: thiago.pimentel@ufjf.br Período Letivo: 2020 / 3 Turma: A

1. O CURSO

Este é um curso introdutório sobre o campo das Ciências Humanas, doravante Humanidades. Não é um curso exaustivo, antes é uma porta de entrada para um universo de controvérsias, debates, interpretações e fatos relacionados à presença humana no mundo da cultura humanística e suas leituras. Está concentrado em introduzir temas e debates correntes nesta área, tratados sob a forma de sessões temáticas, associadas à filosofia, religião, cultura, história, política, sociologia, artes, ciência, comportamento, entre outros. Este curso pode ser oferecido desta forma porque ele prepara o terreno para o aprofundamento, introduz temas e tem, por objetivo paralelo, a intenção de despertar o gosto e a vontade de aprofundamento sobre este campo de conhecimento. Foram escolhidos textos em português para as leituras, particularmente para facilitar o acesso inicial ao campo. Entretanto, desde já, os estudantes devem saber da importância do acesso a outras línguas, destacadamente para leitura instrumental, ainda que não só, como o inglês o espanhol e o francês.

2. O QUE SE EXIGE

§ Presença como indispensável (ainda que pareça óbvio que se escreva, aprendemos rapidamente que o óbvio DEVE ser dito). Ausência de frequência reprova, passando de 25% do total de aulas;

§ Leitura - serão indicados textos para leitura. A grande “arma” deste campo de conhecimento é a leitura por qualquer meio, do mais óbvio livro aos hiperlinks da web;

§ Cumprir tarefas relacionadas às sessões;

§ Participar das aulas e das avaliações;

§ Procurar escrever e expor ideias oralmente e em forma de texto escrito;

§ Ser avaliado;

§ Respeitar ideias dos colegas, debater temas sem tabu, respeitar a liberdade de cátedra do professor em opinar sobre os temas em debate.

3. O QUE NÃO SE ESPERA

§ Descomprometimento com as aulas, leituras e atividades;

§ Faltas;

§ Desculpas de natureza variada;

§ Reclamações sobre leituras. Se existem, deve-se procurar outro curso e outras áreas (o que também se revelará difícil, pois todas as áreas têm suas exigências).

4. PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

Nesta disciplina, de cunho eminentemente teórico, propõe-se a utilização de técnicas didático-pedagógicas fundamentadas no trinômio: decodificação-associação-sistematização. Portanto, priorizar-se-ão aqui técnicas de:

exposições dialogadas, onde serão apresentados conceitos chave de um determinado tema pelo professor; pelos alunos, por meio da realização de estudos dirigidos e reflexões críticas a partir de textos e atividades indicadas.

Adicionalmente, serão realizadas 2 avaliações escritas sobre conteúdos da disciplina.

4. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADES PONTUAÇÃO

Exercícios (em sala e EAD) 30 pontos

Prova parcial 20 pontos

Prova Final 20 pontos

Trabalho Final 20 pontos

Participação 10 pontos

TOTAL 100 pontos

OBSERVAÇÕES PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS:

1. Frequência é um requisito formal e obrigatório de avaliação do discente no curso. Assistência inferior à 75%

automaticamente leva à reprovação.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

2. A formatação dos trabalhos é requisito de avaliação. Atividades entregues fora do formato e dos prazos indicados não serão aceitas.

3. Os Textos de Posicionamento Preliminar (TPP’s – esquema SAI3) são atividades de estudo dirigido, de um ou mais textos, onde os alunos devem: a) realizar uma síntese dos conteúdos (conceitos e ideias centrais) expostos no material lido, b) efetuar um avaliação (balanço) dos pontos positivos e negativos (acerca dos conteúdos/ideias centrais dos textos lidos), c) uma intertextualidade (comparação teórica) dos conhecimentos estudados com seu universo simbólico e discursivo (seus conhecimentos acumulados até o momento), d) uma ilustração (comparação prática) daqueles conteúdos a partir de uma realidade empírica (exemplos) e/ou eventualmente a elaboração de esquemas visuais (abstratos) que representam a relação lógica entre as ideias arroladas; e) extrair uma inferência (conclusão) própria (i.e., não se limitar a copiar e repetir as ideias do autor). Os TTP’s (textos de posicionamento preliminar) deverão ser manuscritos, fotografados e carregados (upload) na pasta do drive. Os TPP’s deverão seguir o seguinte formato: no mínimo 1 e no máximo 3 laudas, em espaço simples, com fonte arial narrow 11, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2cm.

4. As provas serão realizadas de forma individual, manuscrita (ver procedimento do TPP) e COM consulta.

5. O trabalho final será feito em grupo, constituído de 3 participantes, na forma de um ensaio teórico ou na forma de um estudo de caso empírico, acrescidos da coleta e análise de dados realizada durante o trabalho de campo, bem como as devidas considerações finais do grupo e respectivas propostas de ação. Ele deverá ser redigido em editor de texto (ex.:

Programa Word da Microsoft Co.), seguindo o seguinte formato: no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, em espaço simples, com fonte arial narrow 11, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2cm. Seu conteúdo deverá conter os seguintes elementos:

1. INTRODUÇÃO – (que conterá os seguintes elementos): a) problematização do tema, b) colocação da questão de pesquisa, c) definição de objetivos (geral e específicos), d) justificativa e relevância do estudo, e) resultados esperados e contribuições do estudo;

2. REFERENCIAL TEÓRICO – a) Organização das ideias em capítulos/seções próprias, b) subdivisão dos capítulos em itens constituintes, e c) organização da sequência de ideias em frases e parágrafos conexos;

3. ASPECTOS METODOLÓGICOS – a) tipo de pesquisa, b) definição do objeto, da amostra e dos sujeitos de pesquisa, c) instrumentos de coleta, d) análise de dados);

4. ANÁLISE – a) apresentação e ordenamento das categorias de análise, b) classificação das categorias, c) comparação e interpretação, em sequência, destas categorias;

5. CONCLUSÃO – a) estrutura da conclusão; b) retomada do objetivo, c) evidenciação da medida em que o alcançou, c) sustentação disso através de partes sintéticas da lógica de elaboração do trabalho, com ênfase nos resultados, d) síntese dos achados e suas contribuições, e) limitações do estudo, f) sugestões de futuros estudos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

6. Formato. Atividades fora destes parâmetros supramencionados terão pontos descontados: 0,1 / cada inadequação. Se o trabalho possuir mais de 50% fora do padrão, não será aceito.

7. A Participação será aferida através da presença em sala e do comportamento proativo do aluno em relação à realização das atividades e intervenção oral (pró)positiva ao longo do curso.

8. Reposição de atividades. Serão contemplados os casos previstos em legislação específica (cf. RAG – Regulamento Acadêmico da Graduação).

5. BIBLIOGRAFIA DO CURSO 5.1 BÁSICA

ALVES, R. O que é religião. (1ª edição 1981). 34ª Reimp. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos nº 37).

ANDERSON, P. As origens da pós-modernidade. (Tradução Marcus Penchel). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1983.

COLI, J. O que é Arte. 15ª ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1995 (Coleção Primeiros Passos Nº 46).

COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

HELLERN, V.; NOTAKER, H & GAARDER, J. O livro das religiões. (Tradução Isa Mara Lando; revisão técnica e apêndice Antônio Flavio Pierucci). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GIDDENS, A. Dimensões da Modernidade. Revista Sociologia, problemas e práticas, v. 4, pp.237-251, 1998.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006.

PRADO JÚNIOR, C. O que é filosofia. (1ª edição 1981; 34ª Reimp.). São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos nº 37).

SAGAN, C. (1997). O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Cia das Letras.

SANTOS, J. L. dos. O que é cultura. (1ª edição 1983). 6ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. (Coleção Primeiros

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

Passos Nº 110).

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª Ed. 2ª Reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Coleção Milton Santos; 1)

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

SANTOS, M. Natureza do espaço. Hucitec. São Paulo 1988. (capítulos 2 e 3, pp.38 a 71).

VALLS, Á. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.

5.2 COMPLEMENTAR

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1994.

BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BERGER, Peter. O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2004.

BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1996.

BLOCH, Marc. (2002) Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BROKMAN, John & KATINKA, Matson (orgs.). (1997). As coisas são assim - pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia das Letras.

BURKHARDT, Jacob. (2009) A cultura do renascimento na Itália. São Paulo: Cia das Letras.

CALVINO, Italo. (1999) Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia das Letras.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2008.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 2. Lisboa : Colouste Gulbenkian, 2003.

CHALMERS, ALAN F. O que é ciência afinal? (Tradução: Raul Filker). São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 2010.

ELIADE, Mircea. (s/data) O Sagrado e o profano - a essência das religiões. Lisboa: Edições “Livros do Brasil”.

ELIAS, Norbert. (1990) O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

ELIAS, Norbert. (1994) Mozart - a sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar.

FERRY, Luc. Homo Aestheticus. A invenção do gosto na era democrática. Coimbra: Almedina, 2003.

FREUD, Sigmund. (1978) Freud. 2ed. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores).

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1990.

GOMBRICH, E.H. (1999). A História da Arte. 16ed. São Paulo: LTC

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

LANE, Sílvia Tatiana. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1994.

LEVY, Pierre. (1999) Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio D´agua, 1989.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MILLS, C. W. (1975) A imaginação sociológica. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar.

MINAYO, Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

MONDIN, Batista. O homem, quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. São Paulo. Ed. Paulus, 11° edição. 2003.

MONDIN, Batista. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. São Paulo. Ed. Paulus, 15° edição. 2004.

REALE, Giovani; DARIO, Antiseri. História da Filosofia. 6ª Ed. Vol.3. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

RIBEIRO, R. Projeto de curso experimental de graduação interdisciplinar em Humanidades. São Paulo, 1998. Disponível em: < http://renatojanine.pro.br/Humanidades/projeto.html>. Acesso 04/12/2015.

ROUANET, Sérgio Paulo. (1987) As razões do iluminismo. São Paulo: Cia das Letras.

RUSSEL, Bertrand. (2008). Os problemas da filosofia. Lisboa: Edicões 70.

SAGAN, Carl. (1997). O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Cia das Letras.

SANTOS, Francisco Araújo. A emergência da modernidade. Atitudes, tipos e modelos. Petrópolis: Vozes, 1990.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. São Paulo: Brasiliense, 1990.

SCHWANITZ, Dietrich. (2007) Cultura Geral - Tudo o que se deve saber. São Paulo: Martins Fontes.

SENNET, Richard. (1988) O declínio do homem público - As tiranias da intimidade. São Paulo: Cia das Letras.

SHAND, John (ed.). (2003) Fundamentals of Philosophy, Londres: Routledge, 2003. (texto do original traduzido por Vitor Guerreiro, disponível em http://criticanarede.com/oqefilosofia.html ).

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BUNGE, M. La invención más estupenda. (pp.119-123) In: BUNGE, M. Cápsulas. Barcelona: Gedisa, 2003.

Dachary, A. C. (2015). El Turismo: un modelo de desarrollo. Revista Latino-Americana De Turismologia, 1(1), 16-26.

Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/9968 OBS: se preciso ou desejável, novas referências poderão ser acrescentadas ao longo do curso.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS

HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

Telefone: (32) 8838-3750 /

thiago.pimentel@ich.

ufjf.br

/

www.turismo.ufjf.b r

7. DISPOSIÇÃO DAS AULAS

Data Aulas Tema Central Atividades Bibliografia Filmografia

AULAS REALIZADAS DE FORMA SÍNCRONA, à 2as Feiras, de 14h às 17h, VIA GOOGLE MEET (obs.: links gerados e enviados 15 minutos antes de cada aula) (conferir CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021-1 https://www2.ufjf.br/congrad/wp-content/uploads/sites/30/2021/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-10.2021.pdf) Semana 1

17/05 A1 1-4

§ Diretrizes práticas gerais

§ Introdução: o curso de humanidades

§ Ciências Humanas, humanidades e academia

Apresentação da disciplina

+ Exposição dialogada

Leitura Obrigatória:

Ø RIBEIRO, R. J. Projeto de Curso para Bacharelado em Interdisciplinar em Ciências Humanas ...

Ø BUNGE, M. La invención más estupenda. In: BUNGE, M.

Cápsulas…

Ø CALVINO, I. Porque ler os clássicos...

Leituras complementares:

Ø DILTHEY, W. A construção do mundo histórico nas ciências humanas....

Ø OLIVEIRA, T. (2007). A origem das universidades...

Filme: Ecce homo. Escrita.

https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU

Semana 2

24/05 A2 5-8

§ O que é religião

(o transcendente e sua

manifestação) Exposição

dialogada

Leitura Obrigatória:

Ø ALVERS, R. O que é religião?

Leituras complementares:

Ø Eliade, M. O Sagrado e o profano .... (Cap. 1).

Ø HELLERN, V.; NOTAKER, H & GAARDER, J. O livro das religiões....

I – Documentário: “Ecce Homo: O Sagrado”

https://www.youtube.com/watch?v=rBL44x8imFg

9-12 A3 § O que é filosofia

(o questionamento e sua reflexão) Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø PRADO Jr., Caio. O que é filosofia?

Leituras complementares:

Ø SHANDE, O que é a filosofia; R Ø USSEL, B., O valor da filosofia

I Documentário: "Filosofia e Verdade" - 1965 (Jean Flechet) https://www.youtube.com/watch?v=JzmI7b4XxnY

II longa: "Morangos Silvestres" - 1957 - (Ingman Bergman) https://www.youtube.com/watch?v=TQIbFVoriD8 Semana 3

31/05 A4 13-16

§ O que é cultura

(representação e unificação simbólica da comunidade)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura?

Leituras complementares:

Ø SHWANITZ – Segunda parte: Saber – introdução, II – o mundo do livro e da escrita, V – o que não convem saber...

I - Longa: “Cultura e civilização”

https://www.youtube.com/watch?v=RU22-g2BPHw

II – Longa: "O inigma de Kasper Hauser" - 1974 - Werner Herzog https://www.youtube.com/watch?v=LbR2SFsFbyQ

A5 17-20

§ O que é arte (representação,

estética e axiologia) Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø COLI, Jorge. O que é Arte?

Leituras complementares:

Ø GOMBRICH, A. Uma história sem fim; O triunfo do modernismo... (Introdução e cap. 28),

I - Documentário: "História da Arte: Das origens ao legado grego"

https://www.youtube.com/watch?v=JAU9j2i7eGU II - Documentário: "Ecce Homo: A Arte".

https://www.youtube.com/watch?v=abVceTOfKAU Semana 4

07/06 A6 21-24

§ O que é espaço

(objetos e sua manifestação no espaço)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø SANTOS, M. Natureza do espaço ...

c

apítulos 2 e 3, pp.38 a 71.

Leituras complementares:

Ø Paisagem como fato cultural

I – Documentário: “Ilha das flores”

https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg II – Entrevista: Milton Santos

https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM

A7 § O que é tempo Exposição Leitura Obrigatória: I – Entrevista: Mestre e doutora em História Social pela a USP Anna

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS

HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

Telefone: (32) 8838-3750 /

thiago.pimentel@ich.

ufjf.br

/

www.turismo.ufjf.b r

25-28 (objetos e sua manifestação no

tempo) dialogada Ø BORGES, V. P. O que é História.

Leituras complementares:

Ø BLOCH, E. A história, os homens e o tempo... (capítulo IV, pp. 125-154).

Ø HOBSBAWN, E. A era das revoluções...

Ø CERTEAU, M. A invenção do cotidiano...

Gicelle Garcia Alaniz“

https://www.youtube.com/watch?v=gF5HytYNO28

Semana 5

14/06 A8

29-32

§ O que é ciência

(a ciência como uma vela no escuro)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø BUNGE, M. Ciencia, su método y su filosofia Leituras complementares:

Ø SAGAN, C. A ciência como uma vela no escuro cap. 10 – o dragão na minha garagem; cap. 12 a arte refinada de detectar mentiras

I - Documentário: Cosmos: Uma odisseia pelo espaço - 2013 Episódio 03 "Quando o conhecimento conquista o medo" - Apresentado pelo astrofísico Neil de Grasse Tysson.

http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-cosmos-a-space-time- odyssey-todas-as-temporadas-dublado-legendado-online.html

33-36 A9 REVISÃO PARA A PROVA

De 15 a 20/06 A10

fora da aula

§ PROVA PARCIAL PROVA TODO CONTEÚDO TODO CONTEÚDO

ATIVIDADE ASSÍNCRONA – REALIZADA EM CASA Semana 6

21/06 A11 37-40

§ O que é modernidade (racionalização, organização e sociedade de massa)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø GIDDENS, A. Elementos para uma teoria da estruturação.

Leituras complementares:

Ø FREUD, S. O mal estar da civilização.

Ø SENNET, R. O declínio do homem público, cap. 1 e conclusão...

I - Longa: "Tempos Modernos" – 1936; Filme: 1984 https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8 II - Longa - "Brazil" de 1985 - Terry Gillian https://www.youtube.com/watch?v=XmSBtDLgBSQ III – Entrevista: O que é modernidade com Jorge Coli https://vimeo.com/65584947

A12 41-44

§ O que é turismo

(esfera do lazer integrada ao sistema econômico planejado)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø BOYER, Turismo e sociedade de massa Leituras complementares:

Ø DACHARY & BURNE (2015), Turismo como modelo.

Overtourism

https://www.youtube.com/watch?v=U-52L7hYQiE Semana 7

28/06

45-48 § O que é pós-modernidade (expansão de liberdade, individualidade e identidades, indiv.

e coletivas)

Exposição

Dialogada Leitura Obrigatória:

Ø HARVEY, D. A Condição Pós-moderna....

Leituras complementares:

Ø LEVY, P. Cap. 1 e conclusão.

Ø ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade....

I - Entrevista: Série Fronteiras do Pensamento. Entrevista exclusiva com Zygmunt Bauman.

https://www.youtube.com/watch?v=1miAVUQhdwM

49-52 § O que é movimento social Exposição

Dialogada Leitura Obrigatória:

Ø TOURAINE, A. Um objeto para os movimentos sociais...

Leituras complementares:

Ø MELLUCCI, A. Movimentos sociais....

Social movements by Sidney Tarrow

https://www.youtube.com/watch?v=L5TY1T8LDis 53-56 § O que é o contemporâneo: temas

de preocupação atual Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø VANDENBERGHE, F. Um Estado para o cosmopolitismo Leituras complementares:

I – Entrevista: Moral e estilo de vida na crise da contemporaneidade - Clóvis de Barros Filho

https://www.youtube.com/watch?v=hheKSyTHoO4

III – Entrevista: - Boaventura de Souza Santos - O Sentido da Democracia. https://www.youtube.com/watch?v=kKrfgLcY5W4

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF INSTITUTO DE CIÊNCIAS

HUMANAS – ICH

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BACH

Prof. Dr. Thiago Duarte Pimentel – Disc. As Humanidades como Campo do Conhecimento

Coordenação do Bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas / Instituto de Ciências Humanas – ICH / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Brasil.

Campus Universitário. Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro - Juiz de Fora/MG. / CEP.: 36036-330.

Telefone: (32) 8838-3750 /

thiago.pimentel@ich.

ufjf.br

/

www.turismo.ufjf.b r

Semana 8

05/07

O que é pobreza?

I - Documentário: Série "Why Poverty? - A História da pobreza" - https://www.youtube.com/watch?v=1Dbm6URc668

57-60 § O que é aceleração social (consequências para a identidade e a política)

Exposição

dialogada Leitura Obrigatória:

Ø ROSA, H. Nascimento do conceito de ressonância ....

Leituras complementares:

Ø ROSA, H. Alienación y Aceleración social...Cap 2. p.40-54

1) Rosa – palestra no Chile:

https://www.youtube.com/watch?v=f87KeUtW5sM 2) Rosa – palestra Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=Zsf_Wg1ll4A 3) Entrevista legendada

https://www.youtube.com/watch?v=dsAA0izsNjo

Semana 9 12/07

fora da aula

§ PROVA FINAL PROVA FINAL TODO CONTEÚDO (2ª parte) TODO CONTEÚDO (2ª parte)

§ ENTREGA TRAB FINAL ESCRITO

+ APRESENTAÇÃO (EM VÍDEO) TRABALHO

FINAL TEMA ESPECÍFICO A SER ESCOLHIDO PELO GRUPO A DEPENDER TO TEMA ESCOLHIDO PELO GRUPO

Referências

Documentos relacionados

analisar os estágios de maturação, as fêmeas e machos foram classificadas em seis distintas etapas, sendo elas: Estágio de desenvolvimento inicial, em

Dias letivos em 2015 -1 :36 CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 144 horas/aula Carga horaria AED: 16 horas/aula CARGA HORÁRIA TOTAL: 160 horas/aula Frequência mínima: 120

Os objetivos foram identifi car fatores as- sociados à gestação na adolescência e verifi car a importância da realização do pré-natal em gestantes adolescentes em

Ao longo do artigo, vamos elencar como funciona a estrutura das casas umbandistas, quais são os tipos de Umbanda, qual panteão de entidades, quem são os atores e seus

Além disso, tenho como objetivo demonstrar através da análise de uma notícia, de como as práticas fundamentalistas influenciam em grupos distintos na sociedade

Considerando os dois períodos analisados, em conjunto, os periódicos internacionais mais produtivos são: International Entrepreneurship and Management Journal, com quatro

Eu, EDUARDA NETO DE BARROSO, acadêmico do Curso de Graduação Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Juiz de Fora,

Além de contribuir para o aumento dos atrativos turísticos da região e para o desenvolvimento econômico da destinação, a proposta vem a promover uma maior valorização