• Nenhum resultado encontrado

O processo de escaneamento de contêineres em terminal portuário.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O processo de escaneamento de contêineres em terminal portuário."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PORTUÁRIA

RELATÓRIO TÉCNICO DE SIMULAÇÃO DE OPERAÇÃOES PORTUÁRIAS

O processo de escaneamento de contêineres em terminal portuário.

Flávio Henrique da Silva Gonzaga (Graduando, Fatec Baixada Santista) flavio.gonzaga@fatec.sp.gov.br

Projeto Integrador V Prof. Mestre Ricardo Reiff

SANTOS

NOVEMBRO DE 2017

(2)

RESUMO

A tecnologia de inspeção de segurança com o emprego de scanners estabeleceu-se mundialmente como uma ferramenta confiável e eficiente na detecção de armas, drogas, produtos falsificados e outros itens ilegais. O uso dessa tecnologia tem o propósito aprimorar a produtividade das operações logísticas nos portos. Essas máquinas são utilizadas para vistoriar as mais diversas cargas que chegam nos terminais e são fiscalizadas sem nenhuma intervenção humana, através de lasers e sensores minuciosos. Diminuindo assim o tempo de espera para a vistoria. Escaneando e sinalizando se contém materiais perigosos ou que fogem dos padrões de carga. A tecnologia de ponta usada é confiável e auxilia e envolve o trabalho de operadores capacitados para trabalhar com este tipo de maquinário. Os scanners são colocados em lugares estratégicos, sempre nas entradas e saídas dos terminais, para fiscalizar o que entra em seus domínios. São peças de alto custo e são implementadas por empresas com alto grau de confiabilidade. No Porto de Santos todos os grandes terminais alfandegados possuem um ou dois scanners trabalhando 24 horas por dia. Existem diversos tipos de equipamentos para o escaneamento de carga de forma não intrusiva, nessa simulação os parâmetros serão usados com embasamento no processo do HCV-P (Heimann Cargo Vision Portal), que é o equipamento mais usado no Porto de Santos.

Palavras-chave: Scanner. Cargas. Contêiner. Processo.

Abstract

Scanner security inspection technology has established itself worldwide as a reliable and efficient tool for detecting guns, drugs, counterfeit goods and other illegal items. The use of this technology is intended to improve the productivity of logistics operations in ports. These machines are used to inspect the most diverse loads that arrive at the terminals and are inspected without any human intervention, through lasers and minute sensors. This decreases the waiting time for the survey. Scanning and signaling whether it contains hazardous materials or that are not in charge. The state-of-the-art technology used is reliable and assists and involves the work of skilled operators to work with this type of machinery. The scanners are placed in strategic places, always in the entrances and exits of the terminals, to control what enters their domains. They are high cost parts and are implemented by companies with a high degree of reliability. At the Port of Santos, all major customs terminals have one or two scanners working 24 hours a day. There are several types of equipment for the non-intrusive load scanning, in this simulation the parameters will be used with the HCV-P (Heimann Cargo Vision Portal) process, which is the most used equipment in the Port of Santos.

Keywords: Scanner. Cargo. Container. Process.

(3)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por me dar saúde e muita força para superar todas as dificuldades.

A esta faculdade e todo seu corpo docente, além da direção e administração que me proporcionaram as condições necessárias para que eu alcançasse meus objetivos.

Ao Mestre Ricardo Reiff por todo o tempo que dedicou a me ajudar durante o processo de realização deste trabalho.

Aos meus pais, por todo o amor que me deram, além da educação, ensinamentos e apoio.

E enfim, a todos que contribuíram para a realização deste trabalho, seja de forma direta ou indireta, fica registrado aqui, o meu muito obrigado!

(4)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Caminhão na área de escaneamento ...7

Figura 2 - Fluxograma do escaneamento de contêiner - MS Visio...9

Figura 3 - Controle da execução do menu...10

Figura 4 - Fluxograma do escaneamento de contêiner - Arena...10

Figura 5 - Número de entidades no sistema...11

Figura 6 - Número de entidades presas no sistema...11

Figura 7 – Tempo de fila no sistema...11

(5)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 7

1.1 OBJETIVO GERAL ... 7

1.2 Objetivos específicos ... 8

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ... 8

3 PRODIMENTOS EXPERIMENTAIS ... 9

3.1 DESCRIÇÃO DO MODELO DE SIMULAÇÃO ... 9

3.2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ... 11

3.3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ... 12

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, RECOMENDAÇÕES ... 12

REFERÊNCIAS ... 14

(6)

7

1 INTRODUÇÃO

Os scanners alfandegados para a inspeção de cargas de maneira não intrusiva no Porto de Santos são de extrema importância para o desembaraço aduaneiro agilizando o processo na cadeia logística. O comércio internacional dispõe de um crescimento constante na movimentação de cargas. Para manter a segurança dessas cargas, o auxílio de atividades logísticas por meios de recursos tecnológicos desenvolvidos, se torna uma tendência indispensável para a otimização do processo.

Para Ballou (2012, p.374). As mudanças da tecnologia não vão ser radicais, porém a administração deve ficar atenta, pois haverá grande grau de informatização e melhorias da produtividade mediante a análise de operações cuidadosamente.

Em 6 de setembro de 2012 a Receita Federal tornou obrigatório a implantação de scanners nos recintos alfandegados jurisdicionados pela Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos através da portaria-229 do Decreto nº 6.759.

Essa medida aplicou-se aos terminais de contêineres. Os terminais que embarcam e desembarcam somente granéis líquidos e sólidos, os terminais que movimentam apenas cargas rodantes (veículos) ou cargas soltas que permitam a inspeção visual direta (fardos de celulose, bobinas de papel/metal, chapas metálicas, tambores de sucos cítricos, etc.). No fluxo de importação o terminal tem até 48 horas contados da desatracação do navio, pelo recinto que realizou a operação portuária, para as unidades de carga cheias ou vazias manifestadas para o respectivo Recinto Alfandegado. Com isso os terminais de contêineres no Porto de Santos fizeram aquisições de scanners para a inspeção das cargas movimentadas em seus terminais, uma vez que a responsabilidade pelo escaneamento da carga passou a ser do recinto alfandegado.

Terminais portuários com grande fluxo de importação e exportação de contêineres, contam com dois scanners. Esse é o caso da Santos Brasil localizada na margem esquerda do Porto de Santos e a Brasil Terminais Portuários, localizada na margem direita.

Assim que a utilização de scanners passou a ser obrigatório. Antes do decreto apenas 1% dos contêineres eram inspecionados através do equipamento. Atualmente com o avanço da tecnologia 100% das cargas são vistoriadas através do scanner. A medida foi tomada com a finalidade de agilizar o processo de inspeção de carga, evitando a conferência física e também para a segurança e integridade da carga.

Figura 1 – Caminhão na área de escaneamento

Fonte: EBCO Systems, Inspeção e Segurança, 2017

(7)

8

1.1 OBJETIVO GERAL

O estudo tem como objetivo demonstrar todo processo de escaneamento de contêineres em um terminal portuário através identificar possíveis gargalos ao decorrer da operação do software de simulação, o Arena.

Para tanto, os dados para a realização deste estudo foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para identificar os gargalos na operação de escaneamento de contêiner os objetivos principais são:

• Enfatizar o caminho seguido pelos contêineres até o final da operação

• Entender a lógica do processo de escaneamento

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO

O Porto de Santos atualmente vem tendo um crescimento na movimentação de cargas contêineres, de acordo com o setor de Tarifas e Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), fevereiro de 2017 registrou recorde para o mês, com a movimentação de 9,6 milhões de toneladas. O número supera o recorde registrado no ano passado em 7,3%. O resultado acumulado para o 1º bimestre do ano também é recorde, com a movimentação somada de janeiro e fevereiro ficando em 17,04 milhões de toneladas (1,1% acima do recorde anterior, que foi de 16,85 milhões de toneladas, no ano passado).

Com o objetivo de verificar o processo de escaneamento de contêineres na saída de um terminal, realizei um trabalho de Simulação no software Arena com o intuito de demonstrar, avaliar e propor soluções para possíveis gargalos apresentados ao decorrer do processo em um terminal de contêineres do porto de Santos. Para essa simulação foi necessário o uso de um fluxograma para obter a lógica de toda operação. O software MS Visio foi utilizado para tal, conforme a figura 2:

(8)

9

Figura 2 – Fluxograma do escaneamento de contêiner – MS Visio

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017

3 PRODIMENTOS EXPERIMENTAIS

De acordo com Prado (2014) a simulação é uma técnica de solução de um problema através da análise de um modelo que descreve o comportamento do sistema usando um computador digital,

3.1 DESCRIÇÃO DO MODELO DE SIMULAÇÃO

A operação é iniciada com a chegada do caminhão com o contêiner a ser escaneado com intervalo de (Create: Random Expo: 2 - minutes). O mesmo adentra a zona de escaneamento (Station 1), nesse momento o operador do scanner inicia a emissão de raio-x para escanear o contêiner (Process: Constant – 1 minutes), o escaneamento é encerrado (Leave 1). As imagens coletadas são enviadas para estação de verificação e análise (Station 2), É efetuada a verificação da qualidade da imagem (Process: Constant – 30 Seconds). Posteriormente, temos duas possibilidades: (Decide - 2 way by chance: 90% True). Que são: Cargas em que a imagem não está nítida é rejeita, necessita-se repetição do escaneamento do contêiner (Leave 2). Já as imagens nítidas, prosseguem para análise da integridade da carga (Process: Normal – 1 minutes). Nesta etapa que é onde observamos toda diferença entre uma inspeção de contêiner física e a não intrusiva (Com uso de scanner). Pois o dinamismo da verificação com uso de raio x e precisão, faz com que o processo seja muito mais eficiente.

Após a análise da carga, temos duas opções: (Decide: 2 way by chance: 95%

True). Cargas confiáveis são liberadas (Leave 4), e o caminhão saí do terminal (Dispose 1). As cargas suspeitas são relatadas ao supervisor (Leave 3), e

(9)

10

direcionadas a inspeção física. (Station 3) Posteriormente é realizada vistoria da carga junto ao supervisor do terminal e fiscais da receita federal. (Dispose 2)

A Simulação teve uma única replicação com duração de 24 horas. Como podemos observar na figura abaixo na figura 3.

Figura 3 – Controle da execução do menu

Fonte: Simulador Arena, 2017

Na figura 4, temos o fluxograma de todo processo elaborado no simulador Arena.

Figura 4 – Fluxograma do escaneamento de contêiner – Simulador Arena

Fonte: Simulador Arena, 2017

(10)

11

3.2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Considerando os conhecimentos anteriormente estudados e dos relatórios gerados na simulação pelo simulador Arena serão apresentados a seguir a descrição dos dados relevantes sobre a operação

O número de caminhões identificados no sistema foi em média de 734 entidades, conforme apresentado na figura 5. Durante a operação de escaneamento de contêineres no período de 24 horas.

Figura 5 – Número de entidades no sistema

Fonte: Simulador Arena, 2017

O número de entidades presas no sistema o (WIP) foi de 3.8410, onde prova que há gargalos nesta operação simulada, ilustrado na figura 6 abaixo.

Figura 6 – Número de entidades presas no sistema

Fonte: Simulador Arena, 2017

No item queue other do relatório de simulação foi identificado o tempo de processo, todos os itens que apresentaram gargalos, conforme descrito na figura 6, a seguir.

(11)

12

Figura 7 – Tempo de fila no sistema

Fonte: Simulador Arena, 2017

Os demais itens que não foram mencionados no relatório gerado através da simulação do software Arena não apresentaram resultados expressivos que possam ser considerados como gargalos nas operações simuladas, motivo este que não foram apresentados neste Relatório Técnico.

3.3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A simulação do referido trabalho, considerou um único cenário em que diariamente chegam aos scanners alfandegados de um terminal com grande movimentação de carga, 735 caminhões, resultando em uma média cerca de 30,7 caminhões por hora. Com base na simulação do processo pelo Software Arena.

Foram analisados 701 imagens confiáveis e 33 suspeitas, enviadas para vistoria física junto a Receita Federal.

O relatório apresentou alguns itens que foram identificados como gargalos no sistema destacando-se a Verificação da imagem, onde temos a maior fila do processo, com 7 imagens em fila. Isso ocorre pelo fato do retrabalho no processo de verificação da imagem. Outro expressivo gargalo operacional encontrado foi no processo de análise de integridade da carga, onde a fila chegou a 6 imagens.

A alternativa possível para a eliminação parcial destes gargalos seria a utilização de um segundo analista. Que pode se dedicar apenas ao processo de análise de integridade da carga.

A simulação teve a proposta o dinamismo que a utilização de scanner para inspeção de carga conteinerizada trouxe ao setor portuário.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, RECOMENDAÇÕES

A utilização da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisão, na gestão de operações portuárias ainda é pouco abordado pelos

pesquisadores, embora os benefícios dessa técnica aumentem a eficácia e a eficiência das estratégias, seja no planejamento de novas instalações, como também na melhoria dos terminais já em operação, sendo um facilitador para a compreensão dos processos e na identificação dos gargalos operacionais.

Pode se dizer que os resultados obtidos através da simulação do software Arena quantificou os tempos operacionais

Com aplicação das normas mundiais de segurança após os atentados de 11 de setembro de 2001, a exigência de novos métodos mais práticos e eficientes de

(12)

13

inspeção tornaram-se mais necessários no comércio mundial. A scanner alfandegado tornou-se indispensável no auxílio dos órgãos anuentes em relação a segurança da carga, pois desenvolve uma análise da carga de maneira não intrusiva, rápida e eficiente. Devido a sua eficiência, hoje a instalação desses aparelhos passou a ser de uso obrigatório em recintos alfandegados jurisdicionados pela Receita Federal do Brasil através da portaria-229 do Decreto nº 6.759.

(13)

14

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10719:

informação e documentação – Relatório Técnico e/ou científico – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

BALLOU, R. H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas.2012

JÚNIOR, F. R., Ferreira, N. G., & Soares, P. T. Fundamentos da Física (Vol. 3). São Paulo: Moderna, 2007

LAKATOS, E., & MARCONI, M. Técnicas de Pesquisa (7ª ed.). São Paulo: Atlas, 2008

LUMMUS, R., & VOKURKA, R. Defining supply chain management: a historical perspective and practical guidelines. Industrial Management & Data Systems, 1999

BDCC, Portaria 229/12. Disponível em:

<https://www.bdcc.org.br/bdccweb/faces/documentos/Portaria-Alf_Stos-DOU- 11_09_12-No_229_06092012.pdf?_adf.ctrl-

state=14tgksk85j_4&_afrLoop=29868495683589748> Acesso em 21 de Novembro de 2017.

Smiths Detection, Portal de Passagem ("drive through") - HCV-P. Disponível em:

<http://www.smithsdetection.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=68:hcvp

&Itemid=1419&lang=pt#.V1WGMpErKM9> Acesso em 9 de Novembro de 2017.

EBCO Systems, Inspeção e Segurança. Disponível em: <

http://www.ebco.com.br/prod-solu/insp-segu.html> Acesso em 9 de Novembro de 2017..

Heimann Cargo Vision. Disponível em:

<http://www.heimanncargovision.com/shockedpage.html> Acesso em 16 de Novembro de 2017.

PRADO, D. S. D. Usando o Arena em Simulação - Série Pesquisa Operacional. 5º Edição.

ed. [S.l.]: FALCONI Editora, v. Volume 3, 2014.

VMI Sistemas de Segurança, Scanners. Disponível em:

<http://vmis.com.br/scanners/> Acesso em 16 de Novembro de 2017.

.

Referências

Documentos relacionados

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão e em

Foram obtidos 3 fatores comuns, cuja correlação entre eles é nula, Desta forma houve uma redução do número de critérios de 8 para 3 o que resulta na comparação par a par da

Assim, propusemos neste trabalho um processo de formação entre os sujeitos alunos de graduação e professores atuantes no projeto para a criação de materiais

Este trabalho tem como objetivo a impressão 3D de estruturas para isolamento térmico, sendo que ao invés da normal utilização de materiais com uma boa resistência térmica

Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível. Os