• Nenhum resultado encontrado

Atenção. Ginástica Laboral Preparatória

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atenção. Ginástica Laboral Preparatória"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Atenção

A GINÁSTICA LABORAL PREPARATÓRIA é realizada ANTES DO INÍCIO DO TRABALHO, ela se caracteriza pela promoção do aumento da circulação sanguínea, e também, o aquecimento de grupamentos musculares que serão solicitados durante a jornada de trabalho. (AGUIAR et al., 2015)

ORIENTAÇÃO: O movimento deve ser feito lentamente, respeitando o limite articular, executando o movimento até onde não haja dor ou a mobilidade articular lhe permita.

Ginástica Laboral Preparatória

1 - Cintura escapular: Na postura de pé, coluna ereta, peito aberto e abdome contraído, os pés na largura dos ombros e os membros superiores soltos ao lado do corpo. Levante os ombros e os direcione para trás, em seguida para baixo, depois para frente e retornando no neutro, realizando um grande movimento circular no sentido posterior. Após deve-se inverter a direção das circunduções. Realize 2 séries de 10 a 15 movimentos.

2 - Ombros: Em pé, tronco ereto, abdômen contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas (“peito estufado”) e pés ligeiramente mais afastados que a largura dos ombros. Segurando cabo de vassoura, pano ou toalha, com os braços afastado do alinhamento do ombro, polegares apontando um para o outro, irá realizar a flexão dos ombros levando o cabo de vassoura acima da cabeça em seguida, sem flexionar os cotovelos irá fazer os movimentos laterais para esquerda e para direita, levando os membros superiores o mais próximo possível da lateral da cabeça. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos.

1 2 3 4

(2)

3 - Braços e antebraços: Sentado em uma cadeira, os pés e joelhos na largura dos quadris, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas (peito aberto). Flexione os ombros concomitante a extensão de cotovelos, seguida de uma pronação de antebraços (palma da mão virará para o chão) e extensão de punhos ao final do movimento. Mantendo os membros superiores paralelos ao chão. Em seguida, supine os antebraços (vire as palmas das mãos para cima), flexione os punhos, e por fim, os cotovelos, levando as mãos de encontro aos ombros.

Retorne em seguida à posição inicial, realizando o caminho inverso. Durante os movimentos as mãos devem ficar fechadas com os polegares sobre os dedos. Realizar 2 séries de 10 movimentos.

4 - Punhos: Sentado sobre uma cadeira, o aluno com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas (peito aberto), os joelhos e os pés na largura dos quadris. Flexione os ombros e cotovelos, deixando as mãos levantadas paralelas aos ombros, antebraços em neutro com palmas das mãos voltadas uma para a outra. Flexione os punhos, aproximando as palmas das mãos dos antebraços.

E após, estenda os punhos, levando os dorsos das mãos em direção aos antebraços. Realizar 2 séries de 10 flexões e 10 extensões.

1 2 3

1 2 3 1 2 3

(3)

5 - Tronco: Em pé, com tronco ereto, escápulas aduzidas (peito aberto), abdome contraído, olhando para frente, joelhos semiflexionados e pés na largura dos quadris. O aluno irá segurar um bastão, com os polegares virados um para o outro e as mãos na largura superior à dos ombros.

Deve-se fletir os ombros, levando o bastão acima da cabeça, fletir os cotovelos e apoiar o bastão sobre os ombros. Em seguida, realizar o movimento de rotação de tronco para direita e depois para esquerda, a cabeça sempre acompanhando a direção do tronco na rotação. Realizar 2 séries de 10 repetições para cada lado do corpo.

6 - Tronco: Em 4 apoios, apoiando com os joelhos na largura dos quadris, com mãos apoiadas na largura e logo abaixo dos ombros, o abdome contraído, coluna cervical alinhada ao resto da coluna e olhar voltado para o chão. O aluno irá colocar uma das mãos sobre a orelha, descarregando o peso sobre a mão de apoio no chão que permanecerá com o cotovelo estendido, mas sem travá- lo numa hiperextensão. Após isso, rotacione o tronco tentando apontar o cotovelo fletido para o teto. A cervical irá acompanhar o movimento de rotação do tronco, assim o aluno irá direcionar o olhar para cima. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos para cada lado.

2 1 3

1 2 3 4

(4)

7 - Quadril. Em decúbito dorsal (deitado de “barriga para cima”), olhando para o teto, coluna ereta, abdome contraído, quadris e joelhos fletidos e pés apoiados no chão na largura dos quadris. Eleve os quadris e. coluna do solo, contraindo os glúteos e apoiando-se sobre a região escapular. Após, retorne os quadris sem deixar que os glúteos se encostem no chão. Realizar 2 séries de 10 a 15 repetições.

8 - Quadril: Fique em pé, coluna ereta, escápulas aduzidas (peito aberto), abdome contraído, pés afastados na largura dos quadris e direcionados para frente. Uma mão apoiada no quadril e a outra segurando o encosto de uma cadeira para o equilíbrio. Flexione um quadril, mantendo o joelho estendido até o membro ficar paralelo ao chão e em seguida estenda o quadril, levando o pé o mais alto que conseguir posteriormente. Retorne à posição inicial, realizando um balanço com o membro inferior para a frente e depois para trás, como se fosse um pêndulo, sem mover o tronco, mantendo o abdome contraído. Realizar 2 séries de 10 a 15 movimentos.

1

2 3

(5)

9 - Membros inferiores: Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar no encosto, com os pés afastados na largura dos quadris, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente E escápulas aduzidas (peito aberto). O aluno irá se levantar sem o apoio das mãos e depois sentar novamente.

Deve-se apoiar a cadeira contra uma parede para que não haja risco que ela deslize. Realizar 2 séries de 10 a 15 repetições.

10 - Tornozelos: Em pé, olhando para frente, coluna ereta, escápulas aduzidas (peito aberto), abdome contraído, joelhos semiflexionados, com os pés diretamente alinhados abaixo de seus quadris e as pontas dos pés voltadas para frente. Flexione os tornozelos, transferindo seu peso sobre as pontas de seus pés, elevando seu corpo o mais alto possível. Abaixe os pés lentamente, em seguida retire a parte da frente dos pés do chão apoiando apenas com os calcanhares, fazendo uma dorsiflexão dos tornozelos. Após, abaixe os pés lentamente. Caso tenha dificuldade para se equilibrar, apoie-se numa parede. Realizar 2 séries de 10 a 15 repetições de cada movimento.

1 2 3

1 2 1 2

(6)

Quando for realizar um trabalho mais próximo do solo, deverá se atentar a postura ideal para proteger sua coluna. Dessa forma, terá que flexionar os joelhos e manter a coluna ereta durante todo o trabalho. Outras sugestões são se ajoelhar com apenas um joelho e apoiar o tronco sobre a coxa do membro inferior posterior, mantendo a coluna ereta ou utilizar um banco baixo para se sentar para evitar sobrecarga em joelhos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

Referências

Documentos relacionados

Sentado sobre uma cadeira sem se apoiar em um encosto, olhar para frente, com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas, os pés no chão na largura dos ombros e os

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros com as pontas ligeiramente lateralizadas, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para

Em pé, de frente para uma parede, com os membros superiores ao lado do corpo, tronco ereto, abdome contraído, escápulas aduzidas (peito aberto), olhando para frente, os pés

Para realizar o exercício deve-se adotar a postura inicial: Em pé, os pés devem estar lateralizados e na largura dos ombros, os joelhos semiflexionados, tronco

Sentado em uma cadeira, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (“peito

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

1- Pescoço: Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente e escápulas aduzidas

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, joelhos semiflexionados, tronco ereto, abdome contraído, olhando para frente, escápulas aduzidas (peito