• Nenhum resultado encontrado

PORTFÓLIO. arquitetura e urbanismo Pablo Dallagnol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PORTFÓLIO. arquitetura e urbanismo Pablo Dallagnol"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PORTFÓLIO

arquitetura e urbanismo

(2)

Projeto 02

Projeto 01 Projeto 03

4 6 8

Projeto 04 Projeto 05 Projeto 06

10 12 14

(3)

PROJETO 01

Projeto de Masterplano Urbano em

Cachoeira do Sul - RS

Este projeto foi proposto em Este projeto foi proposto em disciplina de Projeto Urbano II e disciplina de Projeto Urbano II e aprimorado, através dos estudos de aprimorado, através dos estudos de infraestruturas básicas, na disciplina infraestruturas básicas, na disciplina de Infraestrutura Urbana do Curso de Infraestrutura Urbana do Curso de Arquitetura e Urbanismo da de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS. O projeto de loteamento UFSM-CS. O projeto de loteamento foi proposto em uma zona de foi proposto em uma zona de expansão da cidade de Cachoeira do expansão da cidade de Cachoeira do Sul, em uma área não habitada de Sul, em uma área não habitada de característica rural, porém, fronteiriça característica rural, porém, fronteiriça ao bairro Noêmia (à leste), um ao bairro Noêmia (à leste), um bairro essencialmente residencial bairro essencialmente residencial e periférico. Acima (ao norte), o e periférico. Acima (ao norte), o

de proteção ambiental, criando de proteção ambiental, criando uma passagem mais homogênea uma passagem mais homogênea de densidades.

de densidades. As zonas de média As zonas de média densidade

densidade,, com edificações isoladas com edificações isoladas no lote, caracterizadas por fazer a no lote, caracterizadas por fazer a ligação do loteamento com o bairro ligação do loteamento com o bairro Noêmia, visto ser este de tipologia Noêmia, visto ser este de tipologia semelhante. E

semelhante. E zonas de alta zonas de alta densidade

densidade que se localizam junto que se localizam junto as vias coletoras e de maior tráfego, as vias coletoras e de maior tráfego, fazendo a ligação das vias locais com fazendo a ligação das vias locais com o resto da cidade. Se caracteriza o resto da cidade. Se caracteriza por edificações em altura e soltas por edificações em altura e soltas na quadra para criar uma relação na quadra para criar uma relação

e recolhimento das águas com o e recolhimento das águas com o devido cuidado para a manutenção devido cuidado para a manutenção da área protegida. O Parque Ecológico da área protegida. O Parque Ecológico se situa numa região de topografia se situa numa região de topografia acidentada, fazendo a transição entre acidentada, fazendo a transição entre uma área elevada e outra de banhado.

uma área elevada e outra de banhado.

Essa região, por característica Essa região, por característica morfológica dificulta a construção morfológica dificulta a construção e densidade, por isso possibilita a e densidade, por isso possibilita a criação de platôs para utilização criação de platôs para utilização como espaço de produção agrícola como espaço de produção agrícola comunitária, além de receber usos de comunitária, além de receber usos de lazer, espaços de prática esportiva e lazer, espaços de prática esportiva e recreação.

recreação.

Canteiro divisor e condutor de fluxo no cru Canteiro divisor e condutor de fluxo no cru-- zamento viário

zamento viário

Marcação de ista Multiuso junto ao cruza Marcação de ista Multiuso junto ao cruza-- mento viário com sinalização de piso de mento viário com sinalização de piso de aviso ao condutor.

aviso ao condutor.

Sinalização viária de piso indicando à prefe Sinalização viária de piso indicando à prefe-- rência de fluxo no cruzamento.

rência de fluxo no cruzamento.

Lotes residenciais de média densidade com Lotes residenciais de média densidade com edificações isoladas em lote.

edificações isoladas em lote.

Faixa de sinalização de transição entre a Faixa de sinalização de transição entre a pista de rolamento de veículos motores para pista de rolamento de veículos motores para a pista multiuso.

a pista multiuso.

Edifícios em altura. Área de alta densidade.

Edifícios em altura. Área de alta densidade.

Faixa de pedestre com largura de 4 metros Faixa de pedestre com largura de 4 metros elevada no nível da calçada.

elevada no nível da calçada.

Cruzamento elevado.

Cruzamento elevado.

Sinalização viária de paragem para faixa de Sinalização viária de paragem para faixa de pedestres.

pedestres.

Alargamento da área de calçada encerrando Alargamento da área de calçada encerrando espaço de estacionamento lateral da via. o espaço de estacionamento lateral da via. o Alargamento se dá até 8 metros depois da Alargamento se dá até 8 metros depois da faixa de pedestres.

faixa de pedestres.

Faixa de estacionamento lateral de veículos Faixa de estacionamento lateral de veículos junto a via.

junto a via.

DETALHAMENTO DE CRUZAMENTO DETALHAMENTO DE CRUZAMENTO

Escala 1.150 Escala 1.150 1m

1m 1,5m1,5m

Rede elétrica e de telecomunicações Rede elétrica e de telecomunicações Rede de esgoto (150mm de diâmetro) Rede de esgoto (150mm de diâmetro) Rede de água potável (150mm de diâmetro) Rede de água potável (150mm de diâmetro)

Galeria de microdrenagem e recolhimento Galeria de microdrenagem e recolhimento água pluvial (300mm de diâmetro).

água pluvial (300mm de diâmetro).

Cano de ligação Cano de ligação

Boca de Lobo Boca de Lobo

Jardim de Chuva Jardim de Chuva Pista Multiuso

Pista Multiuso Iluminação Pública Iluminação Pública

Arborização urbana Arborização urbana

N

LEGENDA LEGENDA

Fluxo Recolhimento Res

Fluxo Recolhimento Resííduos Sduos Sóólidoslidos Fluxo Transporte Coletivo Fluxo Transporte Coletivo

Portfólio acadêmico de Arquitetura e UrbanismoPablo Dallagnol

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(4)

PROJETO 02

Concurso Urban21 Projeto Parque das Águas

Dançantes Cachoeira do Sul, RS.

Esse projeto é o resultado da Esse projeto é o resultado da participação no Concurso Nacional participação no Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanismo de Arquitetura e Urbanismo Urban21. A proposta principal do Urban21. A proposta principal do concurso era a reabilitação de áreas concurso era a reabilitação de áreas centrais em centros urbanos. Sendo centrais em centros urbanos. Sendo assim, e tendo em vista as relações assim, e tendo em vista as relações criadas pelos espaços públicos, o criadas pelos espaços públicos, o projeto proposto tem a intenção de projeto proposto tem a intenção de requalificar uma área central da cidade requalificar uma área central da cidade de Cachoeira do Sul, possibilitando de Cachoeira do Sul, possibilitando que haja novamente sentimentos que haja novamente sentimentos de afeição e segurança por parte da de afeição e segurança por parte da população pela área. Além disso, o população pela área. Além disso, o projeto tem a intenção de recuperar projeto tem a intenção de recuperar a salubridade do espaço urbano e a salubridade do espaço urbano e diversificar as atividades da região, diversificar as atividades da região, criando uma maior dinâmica no fluxo criando uma maior dinâmica no fluxo e nas relações humanas em torno e nas relações humanas em torno do espaço público, possibilitando do espaço público, possibilitando uma apropriação do espaço urbano uma apropriação do espaço urbano e dos edifícios históricos da cidade.

e dos edifícios históricos da cidade.

A cidade de Cachoeira do Sul A cidade de Cachoeira do Sul é pouco densificada, com uma é pouco densificada, com uma configuração urbana de edificações configuração urbana de edificações horizontais. Dessa forma, os edifícios horizontais. Dessa forma, os edifícios habitacionais construídos e todos habitacionais construídos e todos os equipamentos do projeto foram os equipamentos do projeto foram projetados respeitando as alturas projetados respeitando as alturas e gabaritos do entorno, sem causar e gabaritos do entorno, sem causar um grande impacto visual distoante, um grande impacto visual distoante, formando, assim, uma passagem sutil formando, assim, uma passagem sutil

entre o novo e o velho.

entre o novo e o velho.

O projeto se conforma entre as O projeto se conforma entre as quadras centrais da cidade de quadras centrais da cidade de Cachoeira do Sul, levando em Cachoeira do Sul, levando em consideração os usos já existentes, consideração os usos já existentes, o que se pretendeu foi manter as o que se pretendeu foi manter as lógicas de zoneamento enquanto lógicas de zoneamento enquanto se trabalha com o aprimoramento se trabalha com o aprimoramento das atividades e contato entre as das atividades e contato entre as áreas. O projeto tem como base a áreas. O projeto tem como base a Praça José Bonifácio que se estende Praça José Bonifácio que se estende até o Zoológico Municipal, onde se até o Zoológico Municipal, onde se propôs um Jardim Botânico como propôs um Jardim Botânico como uso mais adequado para a área. Entre uso mais adequado para a área. Entre essas duas áreas formou-se uma essas duas áreas formou-se uma quadra com blocos de caraterística quadra com blocos de caraterística habitacional em uma área residual, habitacional em uma área residual, servindo como área de amortização.

servindo como área de amortização.

Além de ser uma região pouco Além de ser uma região pouco acessível e reprimida atualmente, acessível e reprimida atualmente, a mobilidade é precária, com vias e a mobilidade é precária, com vias e canteiros contruídos para atender canteiros contruídos para atender principalmente o tráfego de veículos principalmente o tráfego de veículos particulares. Além de espaços particulares. Além de espaços de estacionamento oblíquos que de estacionamento oblíquos que avançam sobre a calçada e até avançam sobre a calçada e até mesmo se configuram dentro do mesmo se configuram dentro do espaço público das praças. Com a espaço público das praças. Com a diversidade de relações e espaços diversidade de relações e espaços bem delimitados, projetasse outros bem delimitados, projetasse outros modais de mobilidade pela cidade modais de mobilidade pela cidade que se interligam junto ao projeto que se interligam junto ao projeto

proposto e que poderão atender as proposto e que poderão atender as necessidades de toda a população sem necessidades de toda a população sem restringir os espaços de uso público, restringir os espaços de uso público, criando um fluxo mais homogêneo e criando um fluxo mais homogêneo e acessível a todos.

acessível a todos.

Num contexto urbano esquecido e Num contexto urbano esquecido e inexplorado, as pessoas deixam de lado inexplorado, as pessoas deixam de lado a possibilidade de uso dos espaços a possibilidade de uso dos espaços públicos e apenas os enxergam como públicos e apenas os enxergam como vazios urbanos, a proposta tem em vazios urbanos, a proposta tem em vista reestabelecer os fluxos centrais vista reestabelecer os fluxos centrais da cidade e rearranjar a maneira como da cidade e rearranjar a maneira como as pessoas se movem e interagem as pessoas se movem e interagem nesses espaços. Sendo assim, a nesses espaços. Sendo assim, a mesclagem de espaços públicos e mesclagem de espaços públicos e privados é de extrema importância privados é de extrema importância para que os vazios sejam preenchidos para que os vazios sejam preenchidos e que haja apropriação das atividades e que haja apropriação das atividades durante todas as horas do dia e durante todas as horas do dia e também à noite. Um desenho único também à noite. Um desenho único de traçado foi utilizado para compor de traçado foi utilizado para compor toda a área, que possibilita, dessa toda a área, que possibilita, dessa forma, uma maior fluidez e inclusão forma, uma maior fluidez e inclusão das pessoas com o espaço construído.

das pessoas com o espaço construído.

quitetura e Urbanismo

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(5)

Como exercício projetual da Como exercício projetual da disciplina de Projeto VI do Curso de disciplina de Projeto VI do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM- Arquitetura e Urbanismo da UFSM- CS, propôs-se uma intervenção de CS, propôs-se uma intervenção de restauro em um dos grandes edifícios restauro em um dos grandes edifícios históricos de Engenho rizicultor na históricos de Engenho rizicultor na cidade de Cachoeira do Sul. O objeto cidade de Cachoeira do Sul. O objeto de interesse foi o prédio principal de interesse foi o prédio principal do Engenho Roesch, localizado no do Engenho Roesch, localizado no centro da cidade. Atualmente restam centro da cidade. Atualmente restam apenas as cicatrizes do que foi um apenas as cicatrizes do que foi um dia este grande complexo industrial.

dia este grande complexo industrial.

Tendo em vista todas as Tendo em vista todas as condicionantes histórico-sociais, a condicionantes histórico-sociais, a proposta de uso para esta edificação proposta de uso para esta edificação levou em consideração os aspectos levou em consideração os aspectos locais para propor um

locais para propor um Centro Centro

de baixa renda. A cidade, portanto, de baixa renda. A cidade, portanto, é um espaço segregacionista, onde é um espaço segregacionista, onde a eflorescência da cultura, lazer e a eflorescência da cultura, lazer e recreação até os dias de hoje se dá de recreação até os dias de hoje se dá de forma totalmente anti-democrática.

forma totalmente anti-democrática.

Desse modo, a proposta de extensão Desse modo, a proposta de extensão da unidade do SESC em Cachoeira do da unidade do SESC em Cachoeira do Sul veio da premissa de estabelecer um Sul veio da premissa de estabelecer um equipamento cultural e recreacionista equipamento cultural e recreacionista de qualidade e acessível a toda de qualidade e acessível a toda população. Além disso, por se tratar população. Além disso, por se tratar de uma intervenção em um patrimônio de uma intervenção em um patrimônio cultural, a discussão sobre o direito cultural, a discussão sobre o direito à cidade e a propriedade de um à cidade e a propriedade de um patrimônio não servir mais ao seu uso patrimônio não servir mais ao seu uso original e sim ao seu meio, teve como original e sim ao seu meio, teve como pretenção reintegrar um complexo pretenção reintegrar um complexo

Portfólio acadêmico de Arquitetura e UrbanismoPablo Dallagnol

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(6)

PROJETO 04

Qualificação de subúrbios habitacionais

Bairro da Torre, Lisboa

No ano de 2017 estudei Arquitetura No ano de 2017 estudei Arquitetura e Urbanismo por um semestre na e Urbanismo por um semestre na Universidade de Lisboa, em Lisboa - Universidade de Lisboa, em Lisboa - Portugal. Por lá participei não apenas Portugal. Por lá participei não apenas de uma disciplina, mas sim de uma de uma disciplina, mas sim de uma experiência única como acadêmico.

experiência única como acadêmico.

A disciplina em questão abordava A disciplina em questão abordava temas de qualificação de subúrbios temas de qualificação de subúrbios habitacionais em Portugal. O projeto habitacionais em Portugal. O projeto apresentado é um exercício de estudo, apresentado é um exercício de estudo, levantamento e pequenas propostas levantamento e pequenas propostas para um bairro marginalizado, situado para um bairro marginalizado, situado ao lado do aeroporto de Lisboa, ao lado do aeroporto de Lisboa, o Bairro da Torre. Esse bairro foi o Bairro da Torre. Esse bairro foi povoado irregularmente por famílias povoado irregularmente por famílias vindas principalmente de São Tomé e vindas principalmente de São Tomé e Cabo Verde na África.

Cabo Verde na África.

A população local, por ser A população local, por ser marginalizada e imigratória, não marginalizada e imigratória, não possuia nenhuma infraestrutura possuia nenhuma infraestrutura

básica para habitação, nem água, básica para habitação, nem água, nem energia elétrica, muito menos nem energia elétrica, muito menos esgoto e redes de transporte.

esgoto e redes de transporte.

A situação era realmente muito A situação era realmente muito precária. Viviam alguns em barracos precária. Viviam alguns em barracos de madeira, papelão, plástico.

de madeira, papelão, plástico.

Outros até conseguiam contruir Outros até conseguiam contruir com alvenaria algumas paredes. O com alvenaria algumas paredes. O banheiro era o matagal próximo. A banheiro era o matagal próximo. A comunidade, no entanto, conseguia comunidade, no entanto, conseguia manter suas tradições em dia e manter suas tradições em dia e possuia até uma rede de serviços possuia até uma rede de serviços dentro do assentamento como um dentro do assentamento como um pequeno restaurante, uma igreja ou pequeno restaurante, uma igreja ou capela e uma casa de festas onde eles capela e uma casa de festas onde eles normalmente festejavam aos fins de normalmente festejavam aos fins de semana. Com tudo isso em mente, semana. Com tudo isso em mente, iniciamos um processo de aproximação iniciamos um processo de aproximação onde passamos um dia inteiro onde passamos um dia inteiro junto da comunidade, conversando junto da comunidade, conversando

com cada morador e conhecendo com cada morador e conhecendo cada moradia. Além de fazer um cada moradia. Além de fazer um levantamento social, também fizemos levantamento social, também fizemos o levantamento físico das condições o levantamento físico das condições de cada habitação, montando planta de cada habitação, montando planta esquemáticas e indicações de como esquemáticas e indicações de como eram construídas e distribuídas. Com eram construídas e distribuídas. Com isso, pudemos entender as lógicas e isso, pudemos entender as lógicas e interação entre os moradores e até interação entre os moradores e até descobrir desanvenças e conflitos descobrir desanvenças e conflitos da comunidade. Depois disso, da comunidade. Depois disso, criou-se um projeto de melhoria de criou-se um projeto de melhoria de habitação e reabilitação do Bairro da habitação e reabilitação do Bairro da Torre como um todo. Foi proposto Torre como um todo. Foi proposto um zoneamento para as áreas de um zoneamento para as áreas de habitação, de lazer, de sanitarismo e habitação, de lazer, de sanitarismo e de recreação. Levando-se em conta de recreação. Levando-se em conta as formas de apropriação já tomadas as formas de apropriação já tomadas e tentando manter as residências de e tentando manter as residências de cada morador nos devidos lugares e cada morador nos devidos lugares e

com mesmos vizinhos. Dessa forma, com mesmos vizinhos. Dessa forma, criou-se planos e parceirias com criou-se planos e parceirias com o setor privado e público para a o setor privado e público para a implementação de painéis solares na implementação de painéis solares na área para energia elétrica, pequenos área para energia elétrica, pequenos parquinhos e um campo de futebol parquinhos e um campo de futebol construídos pelos próprios moradores, construídos pelos próprios moradores, além da construção de banheiros além da construção de banheiros sustentáveis (que utilizavam da sustentáveis (que utilizavam da compostagem seca como uma compostagem seca como uma solução de baixo custo aos problemas solução de baixo custo aos problemas sanitários) e a implementação de sanitários) e a implementação de captadores de água da chuva que captadores de água da chuva que eram armazenados em cisternas e eram armazenados em cisternas e distribuídos para cada residência. As distribuídos para cada residência. As águas cinzas posteriormente eram águas cinzas posteriormente eram utilizadas para o cultivo e irrigação de utilizadas para o cultivo e irrigação de uma horta comunitária. O trabalho uma horta comunitária. O trabalho foi pensado e projetado em conjunto foi pensado e projetado em conjunto com a comunidade.

com a comunidade.

quitetura e Urbanismo

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(7)

PROJETO 05

Projeto de Interiores Apartamento 201 Cachoeira do Sul, RS.

Esse projeto faz parte da disciplina de Projeto de Interiores do Curso de Arquitetura da UFSM-CS. O projeto do apartamento 201 se localiza no bairro Santo Antônio em Cachoeira do Sul, RS. O projeto tem como objetivo a apresentação de um projeto de interiores para alguns cômodos do apartamento levantado. Os ambientes projetados são o Quarto de Hóspedes, para receber a família do casal; o Quarto do Cuidador, reservado para o cuidador do casal com idade avançada; Banheiro Social e Corredor de circulação geral do apartamento.

O projeto leva em conta as condições e condicionantes do casal, além de seus gostos e personalidades, como forma

moradores possam tanto trabalhar com suas atividades e hobbys, quanto receber seus convidados e família em momentos de confraternização.

Apesar do apego ao tradicional o casal gosta de tecnologia e prezam por uma contemporaneidade que resguarda seu passado. As formas trabalhadas nos mobiliários são geometrias racionais e simples. A simplicidade foi buscada com ambientes totalmente conformados pela materialidade homogenea dos materiais que compunham os revestimentos e mobiliários. Os tons trabalhados são o verde (que remete a jardinagem) e o preto e branco (que remete as esculturas e artes plásticas). Além disso, se adicionaram a estas cores neutras

Portfólio acadêmico de Arquitetura e UrbanismoPablo Dallagnol

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(8)

PROJETO 06

Projeto Comercial Loja de tênis esportivos

Beco 324

Esse projeto foi proposto na disciplina de Projeto de Interiores do Curso de Arquitetura da UFSM-CS. A loja BECO 324 é uma loja de tênis masculinos com uma linguagem descontraída. A proposta tem um estilo street e esportivo, com tênis de uso casual e para a prática de esportes. A Loja está localizada em um Shopping Center em Santa Maria, RS.

A loja tem uma linguagem que busca expressar o estilo de rua juvenil. O nome da Loja vem da ideia de urbanidade da pratica de esporte, de forma informal e popular. Além disso, o subtítulo “Over Game”, vem de uma anácrofe da frase

“Game Over”, mudando totalmente o sentido da frase com um simples inversão.

A loja possui um pé-direito duplo com um mezanino a meia altura ao fundo, com uma escada elicoidal de acesso. A área da loja no pavimento térreo é de 44,7 m². O público alvo são jovens e adolescentes com interesse em esportes de rua e um estilo.

O Projeto pretende abrigar um espaço dinâmico que flexibilize num mesmo ambiente tanto espaços de exposição dos produtos, quanto espaços de estar e lazer onde o cliente poderá utilizar os produtos dentro da loja. Para isso, no Pavimento Térreo o zoneamento abriga, principalmente, o espaço de

lazer, sendo este, um convite para que os clientes entrem e se apropriem da loja como espaço de interação. Além disso, atrás da vitrine foi posicionado o Caixa juntamente com o espaço para estoque, mais compacto. Na parte ao fundo da loja, abaixo do mezanino, foi trabalhado com um espaço de exposição dos pordutos, sendo este com um pé-direto simples, dando um maior sentimento de conforto e acomodação, possibilitando um espaço aconchegante para que o cliente possa provar os produtos e se sentir a vontade.

Uma plataforma elevatória ainda foi alocada nos fundos, possibilitando subir ao mezanino com maior comodidade.

No pavimento superior o mezanino foi estendido e totalmente aberto para o resto da loja, com guarda-corpo em seu perímetro. Para esta área de pavimento, um espaço de estar foi projetado onde alguns expositores com produtos também serão alocados. Sendo assim, esse espaço se configura como uma área de permanência do cliente

quitetura e Urbanismo

Portfólio acadêmico de Arquitetur

a e Urbanismo Pablo Dallagnol

(9)

Referências

Documentos relacionados

A Avaliação Pós-ocupação realizada em parte da Praça da Matriz da cidade de Pau dos Ferros – RN, tinha como objetivo descrever através de mapas comportamentais a apropriação

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

1° - Trata o presente edital das orientações para o processo de consulta aos três segmentos da comunidade acadêmica para escolha do(a) coordenador(a) e Vice Coordenador do curso

Compreender os significados que os professores atribuem a essa competição vai muito além de saber deles como os Jogos acontecem na prática, esse exercício de reflexão pode

Em nosso relato, a gestante estava no início do terceiro trimestre da gestação, quando do diag- nóstico, sendo tratada com anfotericina B lipossomal 1 mg/kg/dia, respeitando a dose

5.1. A República Federativa do Brasil, como parte Reclamada manifesta que as negociações sobre produtos fitossanitários no MERCOSUL partem do princípio de que o

Os dissidentes entendiam que em vista da crescente repressão em especial nas cidades e as facilidades que o regime e seu aparelho repressivo hipertrofiado tinham para

O presidente Nilo Peçanha enfrentou o agravamento dos conflitos entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais decorrentes da campanha civilista, realizando intervenções em