• Nenhum resultado encontrado

OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL:

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Camila Gonçalves Rodrigues do Nascimento; Idaíris Andrade dos Santos; Bruna Alves Teixeira Lima; Andressa Dantas Delfino; Wallison Fernando Bernardino da Silva; Lenilson Mauricio de

Souza; Maria Betania Hermenegildo dos Santos

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

1. Introdução

A formação do pensamento químico, provindo de um aprendizado significativo, tem sido um desafio para professores de Química, visto que a abordagem habitual do ensino esta pautada na apresentação de conceitos, leis e fórmulas, sem relação com o dia a dia dos estudantes. Ante o apresentado os professores devem buscar metodologias capazes de propiciar a construção do conhecimento dos alunos por meio das inter-relações entre as situações do seu dia a dia e os conteúdos ministrados em sala de aula; dentre essas metodologias vem se destacando a experimentação (NOVAIS; SILVA, 2014).

Ainda segundo os autores citados, a utilização da experimentação propicia uma aprendizagem significativa por possibilita o desenvolvimento de forma dinâmica e contextualizada de conteúdos como identificação e caracterização de funções químicas: hidróxidos, ésteres, alcoóis, sais de ácidos carboxílicos, tidos como difíceis pelos alunos.

Veloso et al., (2012); Belo et al. (2014) apontam a produção do sabão a partir do óleo de frituras como uma proposta para se trabalhar de forma contextualizada e significativa o conhecimento químico em sala de aula, já que a mesma é simples e de baixo custo, além de contribuir para a conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente, visto que o descarte inadequado do óleo de frituras ainda é extenso, pois apesar de muitas pesquisas realizadas até agora, não existir uma alternativa apropriada para desprezá-lo o que tem provocado poluição no meio ambiente.

(2)

Com base no exposto, o objetivo deste trabalho é motivar e aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de química fazendo uso da oficina de produção de sabão em barra a partir do óleo residual de fritura, além de conscientizá-lo sobre as consequências do descarte inadequado deste óleo.

2. Metodologia

A presente pesquisa foi realizada numa escola da rede pública da cidade de Areia - PB, com um total de 92 alunos de três turmas do 2º ano do ensino médio, sendo 28 alunos da turma A, 32 da B e 32 do C.

Inicialmente foi proposto aos alunos envolvidos na pesquisa a coleta do óleo residual de cozinha, o qual deveria ser entregue em garrafas PET ao professor/supervisor/PIBID. Após efetuada a coleta, os bolsitas do PIBID ministraram para as três turmas, no auditório da escola, uma palestra abordando os temas envolvidos na oficina da produção de sabão, desde o fator químico ao ambiental.

Na aula seguinte foi realizada em cada turma separadamente a oficina da produção do sabão.

A princípio a turma foi dividida em grupos de no máximo 5 alunos, na sequência foi explicado como seria executada a oficina e após a explicação cada grupo realizou o experimento seguindo um roteiro experimental, que continha todas as informações, desde os materiais ao processo de produção de sabão. Este roteiro foi baseado na literatura de Leite (2010).

O levantamento dos dados foi realizado de forma qualitativa, a partir da leitura na íntegra dos relatórios elaborados pelos alunos participantes da pesquisa.

3. Resultados e Discussão

Ao avaliar os relatórios notou-se que a maioria dos alunos relatam que esta atividade experimental, facilitou a sua aprendizagem, como comprovada no relato abaixo:

(3)

Aluno A:

Segundo Nascimento et al. (2014), o experimento pode consolidar o ensino de química ministrado em sala de aula, estabelecendo o contato direto com o conteúdo apresentado e assim contribuindo e facilitando o processo de aprendizagem dos educandos.

Na maioria dos relatórios, foi possível perceber que a oficina contribuiu para a conscientização dos alunos na preservação do meio ambiente a partir da reutilização do óleo residual de cozinha, conforme relatos a seguir:

Aluno B:

Aluno C:

(4)

Foi possível perceber nos relatos dos alunos, que os mesmos foram capazes de identificar a reação exotérmica durante o processo de fabricação do sabão, como pode ser visualizado no relato do aluno D.

Aluno D:

Ao analisar o relato do aluno D, nota-se que o mesmo foi capaz de relacionar a teoria sobre os tipos de reações químicas com a prática.

Durante a oficina foi possível observar a motivação e participação dos alunos em busca do conhecimento (Figura 1).

Figura 1: Alunos realizando a produção de sabão na sala de aula.

(5)

4. Conclusões

Diante dos resultados expostos, foi possível concluir que a oficina da produção do sabão por trabalhar conteúdos químicos de forma contextualizada, foi um recurso metodológico eficiente e de grande relevância no processo de aprendizagem dos alunos, já que estes conseguiram associar a teoria com prática, além disto, esta oficina contribuiu para a conscientização dos alunos na preservação do meio ambiente a partir da reutilização do óleo residual de cozinha.

5. Referências

BELO, E. J. V. et al. Reutilização de óleo vegetal para a fabricação de sabão sólido e líquido, na Escola Estadual Professora Maria Belém no município de Barreirinha, Amazonas. Anais PCE Programa ciência na escola, v. 2, n. 1, 2014.

LEITE, V. L. A. Produção de biodiesel e sabão a partir de óleos residuais na região de Machado-MG. 2010. 59 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária) – Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas-MG, 2010. Disponível em: <

http://tede.unifenas.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=56>. Acesso em: 01 nov. 2015.

NASCIMENTO, C. G. R et al. Avaliação do uso de materiais concretos para o ensino aprendizagem dos fenômenos físicos e químicos. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS, IV SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID E XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN, 2014, Natal. Anais Eletrônicos... Natal: UFRN, 2014. Disponível em:

http://enalic2014.com.br/anais/anexos/3874.pdf. Acesso em: 24 out. 2015.

NOVAIS, J. N., SILVA, I. F. M. Experimentação como recurso didático: contextualizando o ensino de química orgânica através de óleos e gorduras (reação de saponificação). In: V ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas. IV Seminário Nacional do PIBID. XI Seminário de Iniciação à Docência – SID. 2014, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2014. Disponível em: <

http://enalic2014.com.br/anais/anexos/3133.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.

VELOSO, Y. M. S. et al. ROTAS PARA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURAS. Cadernos de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 1, n. 15, 2012.

Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernoexatas/article/view/177/120. Acesso em: 20 out. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os