• Nenhum resultado encontrado

Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia "

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia

n. 13, 2012 Editorial

Este décimo terceiro número da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA) é significativo, pois continuamos em um momento especial para a Educação em Astronomia no Brasil.

Será realizado o II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA), de 24 a 27 de julho, no Campus da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, SP.

A exemplo do I SNEA (ocorrido no ano passado, no Campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO), o objetivo do evento é reunir e favorecer a interação dos pesquisadores em Educação em Astronomia, com as finalidades de discutir trabalhos de pesquisa recentes e de tratar temas de interesse da área. As atividades programadas serão:

conferências, mesas-redondas e debates; apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa e a realização da I Escola de Formação de Professores em Educação em Astronomia, destinada prioritariamente a professores da Educação Básica interessados em aprimorar seus conhecimentos na área.

Por conta da nossa participação no Comitê Científico, já temos a informação de que cerca de 100 trabalhos foram submetidos, o que indica o sucesso do evento e a continuidade necessária para as próximas edições. Isto confirma a expectativa dos organizadores, tendo em vista a produção brasileira, e reforça a consolidação de uma área ainda incipiente, mas em constante crescimento. A partir deste ano, os SNEAs ocorrerão a cada dois anos.

Neste número contamos com três artigos:

Aplicação de modelos tridimensionais para o ensino de fusos horários, de Paulo Henrique de Azevedo Sobreira. Neste trabalho, são apresentadas duas propostas para a confecção de materiais de baixo custo para a construção de modelos tridimensionais visando o ensino dos fusos horários.

Propiciando aprendizagem significativa para alunos do sexto ano do ensino fundamental: um estudo sobre as fases da Lua, de Luiz Marcelo Darroz, Renato Heineck, Carlos Ariel Samudio Pérez, Cleci Werner da Rosa. Neste artigo é apresentada uma experiência didática de estudo das fases da Lua com uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola do município de Passo Fundo, RS. Tendo como fundamentação teórica a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com base nas concepções prévias dos estudantes, foi desenvolvida uma proposta a partir de um modelo didático das fases da Lua. Os indícios da aprendizagem foram constatados por meio de registros da atividade.

Formas de apropriação de instrumentos para o ensino de Astronomia na formação continuada de professores, de Leonardo Marques Soares e Silvania Sousa do Nascimento.

Este trabalho apresenta um estudo sobre a maneira como um grupo de professores se

apropriaram dos instrumentos do Kit para o Ensino de Astronomia (KITPEA). Os sujeitos da

pesquisa participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo

Projeto de Formação Continuada (Foco), no Centro de Ensino de Ciências e Matemática

(CECIMIG), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

(FaE/UFMG). As informações foram obtidas través de questionário e entrevistas aplicados a

esses professores e foram analisadas com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação

Mediada. As falas foram interpretadas com o uso dos elementos do sistema de atividade e os

conceitos de apropriação e domínio.

(2)

Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia

n. 13, 2012 Também neste número, publicamos, pela primeira vez, uma resenha de livro:

Astronomia, Educação e Cultura: abordagens transdisciplinares para os vários níveis de ensino, de Luiz C. Jafelice (Org.), Maria Luciene S. L. Freitas, Gilvana B. C. Fernandes e Luziânia A. L. de Medeiros. A resenha, escrita por Jules Soares e Flávia Cristina de Mello, apresenta o livro, que propõe uma abordagem humanística, de caráter antropológico, para a educação ambiental, onde a astronomia entra desde uma perspectiva cultural, ajudando a compor um contexto mais propício para o acolhimento de diversidades e de visões de mundo e práticas pedagógicas alternativas.

A RELEA pretende tornar a publicação de resenhas tão regular quanto possível. Neste sentido, incentivamos autores e leitores a enviarem suas resenhas, ou solicitarem nossas providências para a realização de resenhas de textos pertinentes ao escopo desta Revista.

Dessa forma, esperamos contribuir para dar maior visibilidade e incentivo à leitura de obras de qualidade na área por meio da análise dos resenhadores, principalmente no âmbito brasileiro e latinoamericano.

Mais informações sobre a Revista e instruções para autores constam do endereço:

www.relea.ufscar.br. Os artigos poderão ser redigidos em português, castelhano ou inglês.

Agradecemos à Srta. Ana Carolina Contini Pietscher pela editoração dos artigos, aos autores, aos árbitros e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, nos auxiliaram na continuidade desta iniciativa e, em particular, na elaboração da presente edição.

Editores

Paulo S. Bretones

Luiz C. Jafelice

Jorge E. Horvath

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Campanhol (2013) destaca que componentes elétricos como retificadores controlados, reatores, inversores de tensão e corrente, fontes chaveadas, têm contribuído para a queda

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura