• Nenhum resultado encontrado

SIDOC nº. Apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIDOC nº. Apresentação"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI

Diretoria de Política de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais – DPECIRER Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena – CGEEI

Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, Sala 405. Brasília – DF. CEP 70047-900 Telefone (61) 2022-9057/9060 Fax (61)20229061

Relatório Técnico nº /2015/CGEEI/DPECIRER/SECADI/MEC

Assunto: relatório técnico de acompanhamento das atividades da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena para subsidiar a 1ª Reunião Ordinária da Cneei em 2015

Sumário

Apresentação ... 3

a) Organização e funcionamento da Cneei ... 3

a.I) Reuniões ... 4

a.II) Representantes ... 5

a.III) Subcomissões ... 9

a.IV) Regimento Interno ... 11

b) Territórios Etnoeducacionais (TEE) e Sistema Próprio ... 12

c) Planos Decenais e Plano de Ações Articuladas (PAR) ... 13

c.I) Planos Decenais ... 13

c.II) Plano de Ações Articuladas (PAR) ... 13

d) Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Indígena ... 14

e) Ensino Superior ... 14

f) LEI 11.645/2008... 16

g) Formação de Professores ... 16

h) Regularização das escolas indígenas ... 17

i) Conferências de Educação ... 18

i.I) Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) ... 18

i.II) Conferência Nacional de Educação (Conae) ... 19

(2)

j) Legislação da Educação Escolar Indígena ... 21

l) Financiamento da Educação Escolar Indígena ... 21

m) Infraestrutura ... 22

n) Conselho Nacional de Educação Escolar Indígena ... 23

o) Pesquisas e censos em EEI ... 23

p) Mobilização e controle social ... 23

q) Assuntos Diversos ... 23

q.I) Ministério da Educação ... 23

q.II) Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) ... 25

q.III) "Prêmio Boas Práticas em Educação Indígena" ... 25

q.IV) Programa Mais Educação ... 25

(3)

Apresentação

1. Este relatório destina-se aos membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei) e tem como principal objetivo subsidiar o acompanhamento dos trabalhos da Comissão relacionados tanto às atividades de competência regimental, quanto às atividades pontuais deliberadas em plenário – as atividades de competência regimental são aquelas previstas na Portaria nº 410, de 9 de maio de 2014, que aprovou o Regimento Interno da Cneei.

2. A iniciativa deste relatório de acompanhamento provém de deliberações da 1ª Reunião Ordinária da Cneei em 2014 (realizada em 27 e 28/5/2014). Durante esta reunião, foi feito um levantamento das atividades deliberadas em plenário na 1ª Reunião Ordinária de 2013 (realizada em 29 e 30/4/2013), na 1ª Reunião Extraordinária de 2013 (realizada em 20 e 21/8/2013) e na 2ª Reunião Ordinária de 2013 (realizada em 27 e 28/11/2013) que ainda deveriam ser objeto de acompanhamento.

3. De tal modo, este relatório levou em consideração as atividades resultantes desse levantamento, bem como as novas deliberações da 1ª Reunião Ordinária da Cneei em 2014 (realizada em 27 e 28/5/2014), organizando-as em tópicos que correspondem aos eixos temáticos do que compete à Cneei enquanto órgão consultivo do Ministério da Educação.

4. Enquanto ato enunciativo, de natureza técnica, buscou-se a apresentação de dados e informações para a melhor contextualização dos itens de acompanhamento, bem como o desenvolvimento de sugestões e opiniões que possam, eventualmente, subsidiar e motivar as discussões e as tomadas de decisões pelo plenário da Cneei (tais enunciados encontram-se precedidos do símbolo “”).

5. A proposta inicial é de que as edições do relatório correspondam às reuniões ordinárias e extraordinárias da Cneei e de que, conforme as dinâmicas de trabalho do colegiado, novos itens de acompanhamento possam ser incorporados ao documento.

6. Uma vez que se trata da primeira edição de um instrumento que se pretende perene, devemos atentar para as inevitáveis lacunas deste documento, de tamanha complexidade, a fim de que possa ser aprimorado em edições futuras a partir das contribuições críticas dos envolvidos diretamente nos trabalhos da Comissão. Eventuais sugestões a críticas podem ser encaminhas ao e-mail josecorreia@mec.gov.br.

a) Organização e funcionamento da Cneei

7. Considerando as reuniões supracitadas, foram diversos os encaminhamentos em plenário relativos à organização e funcionamento da Cneei.

8. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a realização de evento para se discutir a atualização da Comissão:

 Este evento já ocorreu. Foi a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, realizada em

20 e 21/8/2013, que, dentre outros encaminhamentos, aprovou o Regimento

Interno da Cneei (vide Anexo A).

(4)

9. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a necessidade de esforços para superação da descontinuidade das ações da Cneei:

 Não foram acordadas iniciativas específicas para se enfrentar este problema, embora possamos considerar que estas recentes ações são contribuições nessa direção: aprovação e publicação do primeiro regimento interno da Comissão (Portaria nº 410, de 9 de maio de 2014); elaboração de projeto de organização dos arquivos da Cneei (em curso); registro de todas as reuniões do colegiado (inclusive em áudio); estabelecimento de rotina de acompanhamento das atividades da Comissão; implementação de ferramenta para facilitar a comunicação entre os membros da Cneei e facilitar o acesso à informação (grupo de e-mails cneei- mec@googlegroups.com); criação de página eletrônica da Cneei para a divulgação de seus trabalhos (em curso).

10. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o estabelecimento de diálogos diretos entre a Cneei e os responsáveis pelos Programas do MEC:

 Atividade pendente.

11. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o aprimoramento da gestão e do acesso à informação no âmbito da Cneei:

 Vide comentário do parágrafo 9º deste relatório.

12. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o envio de documento à CNPI para informar acerca dos trabalhos da Cneei e para propor articulações:

 Atividade pendente.

13. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o envio, ao GT Educação Indígena/MPF, dos documentos produzidos pela Comissão:

 Desde 2013, os documentos produzidos pela Cneei têm sido enviados ao endereço eletrônico de representante desse GT.

14. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a proposição de alternativas para que as informações sobre a educação escolar indígena possam chegar às aldeias:

 Atividade pendente.

a.I) Reuniões

15. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o registro das reuniões da Cneei para a divulgação de seus trabalhos e para a mobilização de outras pessoas:

 Desde 2013 as reuniões da Cneei estão sendo sistematicamente registradas.

Convém também ressaltar os seguintes itens do Regimento Interno da Cneei:

Art. 10. As reuniões da CNEEI serão registradas pela Secretaria Executiva da Comissão, a qual disponibilizará os registros decorrentes dos eventos no portal do MEC, na página da Educação Escolar Indígena.

(...)

Art. 15. A Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena será exercida pela Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do MEC.

(5)

Art. 16. À Secretaria Executiva da CNEEI compete:

I - assegurar apoio técnico e administrativo para o funcionamento do colegiado, inclusive de suas subcomissões;

II - divulgar a pauta das reuniões da Comissão;

III - secretariar as reuniões da CNEEI;

IV - lavrar as atas das reuniões da CNEEI;

V - divulgar informações sobre as políticas em Educação Escolar Indígena e dar publicidade aos trabalhos da Comissão, utilizando os meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

VI - selecionar e organizar a legislação e a jurisprudência relativas à Educação Escolar Indígena, disponibilizando-as aos membros da Comissão;

VII - fornecer informações referentes à atuação da CNEEI aos interessados;

VIII - preservar o acervo documental da CNEEI, mantendo arquivo de todo o fluxo burocrático recebido e expedido;

IX - coordenar as atividades de protocolo, arquivo e demais serviços auxiliares;

X - adotar providências administrativas para a realização das reuniões da Comissão; e

XI - receber todos os expedientes endereçados à Comissão e encaminhá-los aos membros da CNEEI.

16. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a necessidade de se informar as pautas das reuniões da Cneei com antecedência:

 As pautas têm sido informadas com antecedência e os temas centrais são, atualmente, definidos na reunião anterior, o que pode auxiliar bastante nos preparativos para a reunião.

Ainda em relação à questão da pauta, vale ressaltarmos a Seção IV do Regimento Interno:

Art. 11. Qualquer dos membros poderá, com antecedência mínima de trinta dias da data da reunião, encaminhar matéria relacionada à competência da CNEEI para inclusão na pauta do evento.

Parágrafo único. A inclusão de matéria considerada urgente e não constante da pauta será apreciada no início da reunião e submetida à deliberação do Plenário.

17. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a atividade de organização das atas e registros das reuniões passadas para a recuperação da memória da Cneei:

 Atividade em curso e sem prazo para finalização. Os membros da Cneei que dispunham de documentos de reuniões passadas, na ocasião, comprometeram-se a encaminhá-los à equipe técnica da Cneei (documentos eletrônicos podem ser enviados a josecorreia@mec.gov.br, documentos físicos podem ser encaminhados ao endereço constante do cabeçalho deste relatório).

a.II) Representantes

18. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a atividade de

divulgação de quem são realmente os membros e as organizações participantes da

Comissão:

(6)

 A última composição da Cneei foi publicada ainda em 2010 (Portaria nº 1.155/2010, vide Anexo B). De tal modo, esta portaria necessita de urgente substituição por ato que reflita a composição de membros atual.

Considerando as mais recentes indicações das entidades previstas na Portaria nº 734/2010 (alterada pela Portaria nº 410/2014), são membros da Cneei:

A - Representantes das Instituições Governamentais A-1

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,

Diversidade e Inclusão – SECADI Titular Adriano Almeida Dani Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,

Diversidade e Inclusão – SECADI Suplente Thiago Thobias

A-2

Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

– SASE Titular Geraldo Grossi Júnior

Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

– SASE Suplente Rodrigo de Oliveira Júnior

A-3 Secretaria de Educação Básica – SEB Titular Solange Maria Rodrigues da Cunha

Secretaria de Educação Básica – SEB Suplente Janaína Thaines Moreira A-4 Secretaria de Educação Superior – SESU Titular Antônio Simões Silva

Secretaria de Educação Superior – SESU Suplente Fabiana de Souza Costa

A-5

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica –

SETEC Titular Fernanda Teixeira Frade

Almeida Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica –

SETEC Suplente Cléa Teresa Queiroz

A-6

Fundação Nacional do Índio – FUNAI Titular Sirlene Bendazzoli Fundação Nacional do Índio – FUNAI Suplente André Raimundo Ferreira

Ramos

A-7

Conselho Nacional de Secretários de Educação –

CONSED Titular Elda Gomes Araújo

Conselho Nacional de Secretários de Educação –

CONSED Suplente Adriana Costa Aguiar

A-8

União Nacional dos Dirigentes Municipais de

Educação – UNDIME Titular Carlos Vital Espindola de Avalo

União Nacional dos Dirigentes Municipais de

Educação – UNDIME Suplente Antônia Elda

A-9

União Nacional dos Conselhos Municipais de

Educação – UNCME Titular João Valdinei Correa Lopes

União Nacional dos Conselhos Municipais de

Educação – UNCME Suplente Gilvânia da C. Nascimento

B - Representantes da Sociedade Civil

B-1

Associação Brasileira de Antropologia – ABA Titular Antonio Carlos de Souza Lima Associação Brasileira de Antropologia – ABA Suplente Antonella Maria Imperatriz

Tassinari

B-2 Associação Brasileira de Linguistas – ABRALIN Titular Mônica Veloso Borges

(7)

Associação Brasileira de Linguistas – ABRALIN Suplente Sidney da Silva Facundes B-3 Conselho Indigenista Missionário – CIMI Titular Eunice Dias de Paula

Conselho Indigenista Missionário – CIMI Suplente Clóvis Antônio Brighenti B-4 Rede de Cooperação Alternativa – RCA Titular Gleyson de Araújo Teixeira

Rede de Cooperação Alternativa – RCA Suplente Luis Donisete Benzi Grupioni

B-5

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa

em Educação – ANPED Titular Rosa Helena Dias da Silva

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa

em Educação – ANPED Suplente Shirley Aparecida de Miranda

C - Organizações indígenas da Região Norte (seis representantes titulares e seis suplentes);

C-1

Organização dos Professores Indígenas do Acre –

OPIAC Titular Francisca Oliveira de Lima

Costa Organização dos Professores Indígenas do Acre –

OPIAC Suplente Issac da Silva Piyako

C-2

Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

– FOIRN Titular Nildo José Miguel Fontes

Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

– FOIRN Suplente Ivo Fernandes Fontoura

C-3

Organização dos Professores Indígenas de Roraima

– OPIRR Titular Rivanildo Cadete Fidélis

Organização dos Professores Indígenas de Roraima

– OPIRR Suplente César Ribeiro Paulino

C-4

Organização Geral dos Professores Ticunas

Bilíngues – OGPTB Titular Sansão Ricardo Flores

Organização Geral dos Professores Ticunas

Bilíngues – OGPTB Suplente Leonardo Jerônimo Firmino

C-5

Coordenação das Organizações e Articulações dos

Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA Titular Cintia Maria Santana da Silva Coordenação das Organizações e Articulações dos

Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA Suplente Flauberth Rodrigues de Sousa Guajajara

C-6 Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – CITA Titular João Antônio Tapajós Pereira Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – CITA Suplente Luana da Silva Cardoso C - Organizações indígenas da Região Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo (cinco

representantes titulares e cinco suplentes) C-7

Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas

e Espírito Santo – APOINME (Nordeste) Titular Ricardo Weibe Nascimento Costa

Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas

e Espírito Santo – APOINME (Nordeste) Suplente Valdenilson dos Santos

C-8

Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas

e Espírito Santo – APOINME (ES) Titular Jocelino da Silveira Quiezza Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas

e Espírito Santo – APOINME (MG) Suplente Célia Nunes Correa C-9 Organização dos Professores Indígenas Potiguara do

Estado da Paraíba - OPIP / Organização dos

Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE Titular Rosildo Fidelis da Silva

(8)

Organização dos Professores Indígenas Potiguara do Estado da Paraíba - OPIP / Organização dos

Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE Suplente Renato Gomes do Nascimento ou Fábio Alves ou Elenilson Gomes dos Santos

C-10

Comissão dos Professores Indígenas de

Pernambuco – COPIPE Titular Edilene Bezerra Pajeú

Comissão dos Professores Indígenas de

Pernambuco – COPIPE Suplente Maria Luciete Lopes

C-11

Fórum de Educação Indígena da Bahia –

FORUMEIBA Titular Cirila Santos Gonçalves

Fórum de Educação Indígena da Bahia –

FORUMEIBA Suplente Adenilza dos Santos Macedo -

Kiriri

C - Organizações indígenas da Região Centro-Oeste (quatro representantes titulares e quatro suplentes)

C-12

Organização dos Professores Indígenas de Mato

Grosso – OPRIMT Titular Félix Rondon Adugoenau

Organização dos Professores Indígenas de Mato

Grosso – OPRIMT Suplente Francisca Navantino Pinto de

Ângelo

C-13 Associação Terra Indígena Xingu – ATIX Titular Mutua Mehinaku Associação Terra Indígena Xingu – ATIX Suplente Pi'yu Takap Trumai

C-14

ATY GUASU – Grande Assembléia de Professores

Indígenas – Região Cone Sul, Guarani e Kaiowá/MS Titular Rosenildo Barbosa de Carvalho ATY GUASU – Grande Assembléia de Professores

Indígenas – Região Cone Sul, Guarani e Kaiowá/MS Suplente Joaquin Adiala Hara

C-15

Movimento de Professores Indígenas – POVOS DO

PANTANAL/MS Titular Gilmar Veron Alcântara

Movimento de Professores Indígenas – POVOS DO

PANTANAL/MS Suplente Janete Lili Azambuja

C - Organizações indígenas do Rio de Janeiro e de São Paulo (dois representantes titulares e dois suplentes)

C-16 (aguardando consulta pública) Titular (aguardando consulta pública) Suplente C-17 (aguardando consulta pública) Titular

(aguardando consulta pública) Suplente

C - Organizações indígenas da Região Sul (três representantes titulares e três suplentes);

C-18

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul –

ARPINSUL (KAINGANG) Titular Florencio Rekyg Fernandes

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul –

ARPINSUL (XOKLENG) Suplente Woie Kriri Sobrinho Patté

C-19

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul –

ARPINSUL (GUARANI) Titular Daniel Kuaray Timoteo

Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul –

ARPINSUL (GUARANI) Suplente (aguardando indicação)

C-20 (aguardando consulta pública) Titular (aguardando consulta pública) Suplente

C - Representante Indígena – Conselho Nacional de Educação

(9)

C-21 Conselho Nacional de Educação – CNE Representante Rita Gomes do Nascimento

19. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2014, foi deliberado que seria estipulado um prazo de 30 dias para que as entidades que não estão atuantes no âmbito da Cneei enviassem os nomes de seus respectivos representantes. Findado o prazo, o MEC estaria respaldado para substituir as organizações que não se manifestarem, priorizando a participação de entidades de professores indígenas:

 Foram contatadas todas as entidades que compõem a Comissão e foi editado o Ofício Circular nº 62/2014/CGEEI/DPECIRER/SECADI/MEC, de 9/6/2014, o qual solicitou que todas as organizações indígenas atualizassem seus representantes (vide Anexo C), ressaltando que as organizações indígenas listadas que não enviassem os dados de seus representantes dentro do prazo seriam substituídas por outras entidades por meio de chamada pública.

Findado o prazo, a equipe técnica da CGEEI/MEC apresentou minuta de chamada pública para a ocupação das vagas ociosas na Comissão (minuta da Chamada Pública Cneei/MEC nº 1/2014, que originou o Processo nº 23000.010069/2014- 51). Este processo se encontra na DPECIRER/SECADI/MEC, desde agosto de 2014, aguardando posicionamento desta Diretoria.

20. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a análise das condições de representação das comissões gestoras dos TEE na Cneei:

 Atividade pendente. Sugerimos submeter o tema à respectiva Subcomissão para manifestação a respeito.

Importante ressaltar a seguinte recomendação do § 5º do Art. 27 da Resolução CNE nº 5, de 22/6/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica:

§ 5º Recomenda-se a criação e estruturação de uma comissão nacional gestora dos territórios etnoeducacionais, com representações de cada território, para acompanhamento e avaliação das políticas educacionais instituídas nesses espaços.

Consideramos que essa atividade de análise das condições de representação das comissões gestoras dos TEE na Cneei deve levar em consideração a eventual instituição deste órgão mencionado na Resolução.

21. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a proposição de estratégias para assegurar a participação indígena na Cneei:

 Atividade pendente. Ressaltamos que a logística dos eventos, sobretudo no que diz respeito ao transporte e diárias, tem sido um permanente obstáculo para a participação indígena nas reuniões ordinárias da Cneei

a.III) Subcomissões

22. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o fortalecimento do funcionamento das subcomissões da Cneei:

 A 2ª Reunião Ordinária de 2014 definiu as seguintes subcomissões, contando com a participação inicial dos seguintes membros:

- Subcomissão de

Educação Superior: representante da ABA (Coordenação), da

FUNAI, da ANPED, da ABRALIN, da FOIRN, da OPIAC e da OGPTB;

(10)

- Subcomissão

TEE e Sistema Próprio: representante da RCA (Coordenação), da

COPIPE (também coordenação), da FUNAI, do CIMI, da ARPINSUL, da OPIRR, do MOV. DE PROF. INDÍGENAS – POVOS DO PANTANAL/MS, da OPIAC, da COAPIMA, da ATIX e do FORUMEIBA;

- Subcomissão das

Diretrizes Curriculares e do Ensino Médio: representante do

CONSED (Coordenação), do CNE, da ATIX e da OPRIMT;

- GT

Construção de Escolas Indígenas: representante da FUNAI, do CONSED, da

OPIAC, da ARPINSUL e da OGPTB (não foi definida coordenação);

- GT TEE: representante da RCA, da FUNAI, do CIMI, do ARPINSUL, da OPIRR, da COPIPE e do FORUMEIBA (não foi definida coordenação).

Nesta mesma reunião, ficou acordado que as subcomissões terão suas reuniões agendadas para o dia anterior ao do início das reuniões ordinárias da Cneei.

No que diz respeito ao funcionamento das subcomissões, importante ressaltarmos os seguintes itens do Regimento Interno da Cneei:

Art. 12. A CNEEI poderá criar Subcomissões para o estudo e a análise de assuntos específicos relacionados com a temática da Educação Escolar Indígena.

Art. 13. As Subcomissões terão composição, competência, forma de funcionamento e prazo de duração definidos em seu ato de criação, assegurada a participação paritária das três instâncias de representação elencadas no art. 2º.

Art. 14. É facultada a participação de representantes externos da sociedade civil e do Poder Público nas Subcomissões com vistas ao pleno cumprimento de suas atribuições.

Art. 15. A Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena será exercida pela Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do MEC.

Art. 16. À Secretaria Executiva da CNEEI compete:

I - assegurar apoio técnico e administrativo para o funcionamento do colegiado, inclusive de suas subcomissões;

Para auxiliar as discussões e os trabalhos de implementação das subcomissões, sugerimos o seguinte modelo de ato de criação:

Ministério da Educação

Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena Resolução nº XX /Cneei/MEC, XX de XX de XXXXXXX de 2015

Institui a Subcomissão XXXXX e define sua composição e funcionamento.

O Presidente da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (Cneei) do Ministério da Educação, no uso das atribuições que lhe compete o inciso IV do Art. 4º da Portaria nº 410, de 9 de maio de 2014, que aprova o Regimento Interno da Cneei, e

Considerando os artigos 78 e 79 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases de Educação Nacional;

Considerando o Decreto nº 26, de 4 de fevereiro de 1991, que dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil;

Considerando o Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004, que promulga a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, sobre Povos Indígenas e Tribais; e

(11)

Considerando a Portaria MEC no 734, de 7 de junho de 2010, que institui a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena;

Considerando a Portaria nº 410, de 9 de maio de 2014, que aprova o Regimento Interno da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena - CNEEI e altera a Portaria MEC nº 734, de 7 de junho de 2010;

Considerando a Portaria [portaria com a nova composição que substituíra a Portaria nº 1.155, de 17 de setembro de 2010];

Considerando [citar também legislação específica da área de atuação da Subcomissão];

Considerando, finalmente, a deliberação do plenário da Xº Reunião Ordinária de 2015, realizada em XX de XXXXXX de 2015, que aprovou a criação da Subcomissão XXXXXXXX, respeitado o Art.

8º do Regimento Interno;

RESOLVE

1º Instituir a Subcomissão XXXXXX com a finalidade de [...]

2º Compete à Subcomissão XXXXXX:

I – [listar competências da Subcomissão];

II – [...]

3º A Subcomissão XXXXXX será composta pelos seguintes representantes:

I – [listar composição. Ressaltamos que o Art. 13 do Regimento assegura a “participação paritária das três instâncias de representação elencadas no art. 2º” e que o Art. 14 orienta que é “ facultada a participação de representantes externos da sociedade civil e do Poder Público nas Subcomissões com vistas ao pleno cumprimento de suas atribuições”.]

4º ... [definir o prazo de funcionamento da Subcomissão ou informar que o prazo é indeterminado].

5º ... [definir a forma de funcionamento da Subcomissão. Ressaltamos a deliberação da 2ª Reunião Ordinária de 2014 que acordou que as subcomissões terão suas reuniões agendadas para o dia anterior ao do início das reuniões ordinárias da Cneei. De tal modo, mantida esta orientação, cada Subcomissão terá duas reuniões ordinárias por ano]

6º Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

23. Ainda em relação ao trabalho em curso de estruturação das subcomissões, sugerimos que:

 O número de subcomissões inicialmente proposto é insuficiente em relação ao número de frentes de atuação que competem à Cneei. Por exemplo, a atividade de

“elaborar anteprojeto de lei para criação do Conselho Nacional de Educação Escolar Indígena, que deverá integrar a estrutura do MEC”, prevista no Art. 1º do Regimento Interno, careceria, salvo melhor juízo, de uma subcomissão específica.

Também sugerimos que o “GT Construção de Escolas Indígenas” seja convertido em submissão com prazo de funcionamento definido e que o “GT TEE” seja incorporado à “Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

a.IV) Regimento Interno

24. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a elaboração do Regimento Interno da Cneei:

 O primeiro regimento interno da Cneei foi aprovado na 1ª Reunião Ordinária de 2013 e publicado por meio da Portaria nº 410, de 9/5/2014 (vide Anexo A). O Art.

1º do Regimento estabelece que compete à Cneei:

(12)

XX - elaborar o seu regimento, a ser aprovado pelo Ministro de Estado da Educação.

b) Territórios Etnoeducacionais (TEE) e Sistema Próprio

25. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

VII - conhecer os Territórios Etnoeducacionais e acompanhar o Plano de Ações Articuladas e as estatísticas da Educação Escolar Indígena, oferecendo subsídios ao MEC;

VIII - discutir propostas de aperfeiçoamento da oferta da Educação Escolar Indígena na perspectiva da implantação e da execução dos Territórios Etnoeducacionais;

26. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a retomada dos debates acerca do Sistema Próprio:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade possa ser encaminhada no âmbito da respectiva subcomissão.

27. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a discussão da possibilidade de federalização das escolas indígenas:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

28. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o estudo do TEE como um caminho para o Sistema Próprio:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

29. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a solicitação ao MEC de esclarecimento acerca do papel dos consultores a serem contratados pela CGEEI:

 Atividade pendente.

30. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da repactuação dos termos do TEE com os novos gestores eleitos:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

31. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o envio ao Consed da relação das secretarias que precisam aprimorar sua atuação em relação ao TEE:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

32. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a proposição de alternativas para que os TEE possam se tornar instâncias de gestão de recursos financeiros:

 Atividade pendente. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

(13)

33. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento das reuniões da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena com a Sase/MEC a respeito da viabilidade dos consórcios públicos:

 Atividade pendente. Sugerimos que seja atividade seja realizada no âmbito da

“Subcomissão TEE e Sistema Próprio”.

34. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento de proposta de oferta, pela Secadi/MEC, em 2014, de curso de especialização para todos os técnicos das secretarias que trabalham com os TEE:

 Atividade pendente.

35. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento de proposta da Secadi de construção de uma rede de mobilização dos TEE:

 Atividade pendente.

36. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da proposta da Secadi de criação do Saberes Indígenas na Escola:

 A ação Saberes Indígenas na Escola foi instituída por meio da Portaria nº 98, de 6 de dezembro de 2013 (vide Anexo D).

37. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2014, foi deliberada a “Carta Aberta da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena sobre a implementação dos Territórios Etnoeducacionais”:

 A “Carta Aberta da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena sobre a implementação dos Territórios Etnoeducacionais” foi redigida e aprovada nessa Reunião (vide Anexo E).

38. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2014, foi deliberada a solicitação, à Secretária da Secadi, de pronunciamento sobre os impasses na política dos TEE na subsequente reunião ordinária da Cneei:

 Atividade pendente. A 2ª Reunião Ordinária da Cneei em 2014 não contou com tal pronunciamento.

c) Planos Decenais e Plano de Ações Articuladas (PAR) c.I) Planos Decenais

39. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

IV - acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação e dos planos estaduais e municipais que contemplam a Educação Escolar Indígena;

40. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a elaboração de comparativo entre o PNE 2001 e o novo PNE no que diz respeito à educação escolar indígena:

 Atividade pendente. Sugerimos que sejam indicados responsáveis pela execução dessa atividade.

c.II) Plano de Ações Articuladas (PAR)

(14)

41. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

VII - conhecer os Territórios Etnoeducacionais e acompanhar o Plano de Ações Articuladas e as estatísticas da Educação Escolar Indígena, oferecendo subsídios ao MEC;

[...]

IX - propor mecanismos para garantir a participação dos povos indígenas no processo de elaboração dos Planos de Ações Articuladas - PAR dos estados e municípios;

42. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o levantamento das ações em educação escolar indígena deferidas e indeferidas no PAR:

 Atividade pendente. Sugerimos que sejam indicados responsáveis pela execução dessa atividade.

d) Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Indígena

43. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XVII - acompanhar e propor ações para a implementação da Lei nº 11.645, de 10 de março 2008, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena";

44. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento, nos estados e municípios, do cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Indígena na Educação Básica:

 Atividade pendente. Sugerimos que seja realizada no âmbito da “Subcomissão das Diretrizes Curriculares e do Ensino Médio”.

e) Ensino Superior

45. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XVI - fomentar a proposição para acesso dos povos indígenas no Ensino Superior nos níveis de graduação e pós-graduação, fazendo o acompanhamento e a avaliação, visando garantir sua permanência e sucesso;

46. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o encaminhamento de informações sobre a criação de programa de bolsa permanência para estudantes de nível superior com um valor específico para estudantes indígenas e quilombolas:

 O Programa de Bolsa Permanência foi instituído por meio da Portaria nº 389, de 9 de maio de 2013 (vide Anexo F).

47. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o contato com a Sesu

para reforçar a necessidade de o representante desta Secretaria comparecer às reuniões da

Cneei:

(15)

 A Secretaria de Educação Superior foi contata em 21/2/2014, por meio do Memorando nº 255/2014/DPECIRER/SECADI/MEC, para atualizar sua representação da Cneei. A Sesu respondeu a este documento por meio do Memorando nº 99/2014-GAB/Sesu/MEC, de 26/3/2014, indicando como representantes os servidores: Antônio Simões Silva (titular) e Fabiana de Souza Costa (suplente).

48. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o convite ao Secretário da Sesu para discutir a representação dessa secretaria na Cneei:

 Atividade pendente.

49. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o fomento à participação das organizações indígenas ligadas à educação para ampliar a participação no que diz respeito ao Ensino Superior:

 Atividade pendente. Sugerimos que seja discutida no âmbito da Subcomissão de Educação Superior. Importante ressaltarmos o inciso XVIII do Art. 1º do Regimento Interno, o qual atribui à Cneei a competência de “colaborar com a mobilização dos povos indígenas para o exercício da representação em espaços de interlocução governamental vinculados à Educação Escolar Indígena”.

50. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da proposta da Secadi de criação de uma instituição de ensino superior indígena:

 A Portaria nº 52, de 24 de janeiro de 2014, instituiu um “Grupo de Trabalho com a finalidade de realizar estudos sobre a criação de instituição de educação superior intercultural indígena que promova, por meio do ensino, pesquisa e extensão, atividades voltadas para a valorização dos patrimônios epistemológicos, culturais e linguísticos dos povos indígenas, considerando- se suas demandas e necessidades (vide Anexo G).

Essa portaria foi objeto da Moção nº 1/2014/Cneei/MEC, de 28/5/2014, a qual manifestou descontentamento com a forma como o GT foi criado, sem consulta à Cneei (vide Anexo H).

Consideramos que, por parte da Cneei, não existe um acompanhamento sistematizado dessa atividade, embora tenham sido apresentadas informações sobre os trabalhos do GT no decorrer das reuniões ordinárias. Sugerimos que essa atividade de acompanhamento seja realizada pela Subcomissão de Educação Superior.

51. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a ampliação da interlocução com Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em relação à pauta da educação escolar indígena:

Atividade pendente. Sugerirmos que possa ser realizada no âmbito da Subcomissão de Educação Superior.

Ressaltamos que a Andifes foi removida do rol de membros da Cneei a partir da

edição da Portaria nº 410, de 9/5/2014, conforme deliberação do plenário da

Comissão.

(16)

52. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento dos desdobramentos das propostas oriundas do seminário "Educação Superior de Indígenas no Brasil", realizados nos dias 25 e 26/11/2013:

 Atividade pendente. Sugerirmos que possa ser realizada no âmbito da Subcomissão de Educação Superior.

53. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a solicitação ao Ministério Público Federal audiência pública para discutir a situação do Ensino Superior, convidando entidades vinculadas à temática, como SESU, ANDIFES, CAPES, CNPQ, INEP, MEC:

 Foi encaminhada ao Ministério Público Federal a “Carta da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena ao Ministério Público Federal” de 28/11/2013 (vide Anexo I). Faz-se necessário o levantamento de informações sobre a realização desta audiência.

54. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a necessidade de esclarecimentos aos membros da Cneei acerca do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento:

 O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento foi instituído por meio da Portaria nº 1.129, de 17/11/2013 (vide Anexo J). Sugerimos que esta atividade seja realizada no âmbito da Subcomissão de Educação Superior.

55. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2014, foi deliberado que a proposta de criação de um campus indígena pela Universidade Federal da Fronteira Sul será levada à apreciação da Subcomissão de Educação Superior da Cneei:

 Atividade pendente.

f) LEI 11.645/2008

56. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XVII - acompanhar e propor ações para a implementação da Lei no 11.645, de 10 de março 2008, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena";

57. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a solicitação ao MEC de iniciativas para a implementação da Lei 11.645/2008:

 Atividade pendente. Sugerimos que seja realizada no âmbito da “Subcomissão das Diretrizes Curriculares e do Ensino Médio”.

g) Formação de Professores

58. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XV - fomentar ações de acompanhamento e avaliação dos programas de formação de professores indígenas, em todos os níveis e modalidades de ensino;

(17)

59. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a divulgação aos membros da Cneei de informações sobre o novo edital do Prolind:

 Edital de Convocação nº 2, de 27/8/2013, publicado no DOU n° 167, de 29 de agosto de 2013 (vide Anexo K)

60. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a retomada da agenda de avaliação do Prolind:

 Atividade pendente.

61. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o fomento às iniciativas para que a formação de professores seja assumida como uma ação permanente e institucional nas universidades públicas:

 Atividade pendente.

62. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a realização de reunião com a UFAC para o levantamento de informações acerca do processo de formação de professores indígenas nesta Universidade:

 Atividade pendente.

63. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento do diálogo da Secadi com a Setec para que o magistério faça parte do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos:

 Atividade pendente.

64. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento das das propostas de alterações no Pronatec para que se possa financiar cursos de magistério de ensino médio:

 Atividade pendente.

65. Ainda em relação ao tópico “Formação de Professores, sugerimos

 Que a Cneei defina a subcomissão que será responsável pelo encaminhamento dos trabalhos nesta área.

Destacamos também a recente edição da Resolução nº 1, de7/1/2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio (vide Anexo L).

h) Regularização das escolas indígenas

66. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XIV - fomentar ações para o acompanhamento dos processos de regularização das escolas indígenas;

 Sugerimos, para subsidiar trabalhos nessa área, a criação de um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos de regularização das escolas indígenas, o qual poderia ser elaborado e mantido pela Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do MEC.

Também sugerimos que a Cneei defina a respectiva subcomissão responsável por

essa atividade.

(18)

Ressaltamos, ainda, a recente alteração do Art. 28 da Lei nº 9.394/1996 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – pela Lei nº 12.960/2014, a qual incluiu o seguinte parágrafo ao artigo:

Parágrafo único. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar.

i) Conferências de Educação

i.I) Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) 67. O Regimento Interno da Cneei estabelece que compete à Cneei (Art. 1º):

V - propor e acompanhar a realização da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, colaborando de modo a assegurar a regularidade do evento;

VI - acompanhar e monitorar a implementação das deliberações resultantes das Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena, propondo medidas para a sua efetivação;

68. Em ocasião da 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado em plenário que a Cneei solicitaria ao MEC informações acerca da data para a realização da próxima Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena e acerca da manutenção da regularidade quadrienal do evento.

 Não constam registros quanto à formalização desta solicitação. Todavia, considerando a Portaria nº 421, de 9/5/2014 (publicada no DOU em 16/5/2014, Seção 1, pág. 23), o Ministério da Educação convocou a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II CONEEI) para ser realizada em março de 2016, sob a coordenação do MEC, com o tema “O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas" (vide Anexo M).

Na mesma data, foi publicada a Portaria nº 425, que constitui a Comissão Organizadora para a II CONEEI (vide Anexo M). Em seu Art. 2º, esta Portaria informa que a Cneei terá seis representantes na Comissão Organizadora.

Conforme acordado na 1ª Reunião Ordinária de 2014 (vide Anexo N), os membros indicados são:

I - Cinco representantes titulares e cinco suplentes da CNEEI (e-mail de 6/6/2014);

Titular: Francisca Oliveira de Lima Costa (Organização dos Professores Indígenas do Acre – OPIAC);

Suplente: Cirila Santos Gonçalves (Fórum de Educação Indígena da Bahia – FORUMEIBA)

Titular: Ricardo Weibe Nascimento Costa (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas e Espírito Santo – APOINME)

Suplente: Cintia Maria Santana da Silva (Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA)

(19)

Titular: Edilene Bezerra Pajeú (Comissão dos Professores Indígenas de Pernambuco – COPIPE)

Suplente: Rivanildo Cadete Fidélis (Organização dos Professores Indígenas de Roraima – OPIRR)

Titular: Gilmar Veron Alcântara (Movimento de Professores Indígenas – POVOS DO PANTANAL/MS)

Suplente: Sansão Ricardo Flores (Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngues – OGPTB )

Titular: Mutua Mehinaku (Associação Terra Indígena Xingu – ATIX)

Suplente: Rosildo Fidelis da Silva (Organização dos Professores Indígenas Potiguara do Estado da Paraíba - OPIP / Organização dos Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE)

VIII - Um representante titular e um suplente das organizações indigenistas que compõem a CNEEI (documento de 28/5/2014)

Titular: Eunice Dias de Paula (Conselho Indigenista Missionário – CIMI) Suplente: Mônica Veloso Borges (Associação Brasileira de Linguistas – ABRALIN)

No que diz respeito à regularidade quadrienal do evento, ressalte-se as Disposições Gerais do Documento Final da I CONEEI, realizada de 16 a 20/11/2009, que estabelece:

1. A Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será realizada a cada quatro anos.

De tal modo, a II CONEEI, prevista para ser realizada em março de 2016, deveria ter ocorrido em 2013, pois a I CONEEI ocorreu em 2009 e, como dito acima, trata-se de um evento quadrienal.

Não constam informações sobre o adiamento da Conferência. Assim, sugerimos ao colegiado da Cneei pronunciamento acerca deste item, nos termos do Art. 8º do Regimento Interno, considerando que compete à Cneei colaborar de modo a assegurar a regularidade de evento (Art. 1º, V, Regimento Interno), bem como acompanhar e monitorar as deliberações da I CONEEI 2009, propondo medidas para sua efetivação (Art. 1º, VI, Regimento).

69. Considerando, ainda, este papel de acompanhamento e monitoramento das deliberações das Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena, foi deliberado, na 1ª Reunião Ordinária de 2013, a realização de avaliação acerca dos avanços em direção às deliberações da I CONEEI 2009.

 Atividade pendente. Sugerimos que esta atividade possa ser realizada por meio das subcomissões da Cneei, conforme artigos 12, 13 e 14 do Regimento Interno da Cneei.

70. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberado que as demandas da I CONEEI serão trazidas para a pauta da Comissão a fim de que sejam pensadas mudanças estruturais.

 Consideradas as últimas pautas de reunião da Comissão, a partir de 2013, constatamos que são todos temas diretamente relacionados às deliberações da CONEEI. Todavia, não foi estabelecida nenhuma rotina formal de inserção das demandas da Conferência nas pautas da reuniões ordinárias da Cneei.

i.II) Conferência Nacional de Educação (Conae)

(20)

71. A Conferência Nacional de Educação, cuja etapa nacional ocorreu de 19 a 23 de novembro de 2014 em Brasília/DF, foi objeto central de discussão na 1ª Reunião Ordinária de 2013 e contou com a participação do Secretário Executivo Adjunto do MEC, e, também, Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Senhor Francisco das Chagas Fernandes.

72. Na ocasião, foi deliberado em plenário que: “[a]lém da possibilidade de participação de delegados indígenas via segmentos, estão asseguradas 40 vagas específicas para delegados indígenas. A CNEEI definiu que estas vagas serão preenchidas de forma a contemplar 01 delegado por estado (desconsiderado do Estado do Piauí) e 01 delegado por organização indígena representada na composição de membros da CNEEI (as organizações não precisam indicar estes representantes, pois serão os mesmos indicados para a composição da Cneei). Este critério de seleção tem um foco qualitativo. Os 40 delegados indígenas precisam participar das conferências municipais e estaduais e as vagas devem ser comunicadas aos fóruns estaduais” (trecho conforme registro da reunião já encaminhado aos membros da Cneei por mensagem eletrônica).

73. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado que a Cneei enviaria um comunicado ao Fórum Nacional de Educação (FNE), que também serviria para ser reenviada aos fóruns estaduais:

 O comunicado ao Coordenador do FNE foi encaminhado por meio do Ofício nº 3058/2013/CGEEI/DPECIRER/SECADI/MEC, de 2/12/2013 (vide Anexo O).

74. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado que seria feita a divulgação do calendário das conferências municipais, intermunicipais e estaduais:

 Para além da divulgação já efetuada pela da Secretário Executivo Adjunta do MEC, foi feita a divulgação do calendário nas redes de comunicação da CGEEI/SECADI, como, por exemplo, no grupo de e-mails da Cneei.

75. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a solicitação de abertura de mesa de interesse para se discutir os Territórios Etnoeducacionais na Conae 2014:

 A solicitação foi encaminhada e atendida pela Secretaria Executiva Adjunta (vide Anexo P).

76. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a proposição ao FNE da revisão dos critérios de participação de indígenas na Conae 2014:

 Tal proposição foi efetivada (vide Anexo O).

77. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a análise da incompatibilidade do formato da Conae com as especificidades da representação indígena:

 Atividade pendente. Salvo melhor juízo, não foi realizado nenhum trabalho nesse sentido no âmbito da CGEEI/SECADI ou da Cneei.

78. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a retomada da questão do Sistema Próprio no âmbito da Conae 2014 conforme foi debatido na Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena:

 A 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) foi realizada no período

de 19 a 23/11/2014 em Brasília. Faz-se necessário um levantamento de

(21)

informações a respeito dessa atividade. Sugerimos que essa atividade seja realizada no âmbito da respectiva subcomissão.

79. No que diz respeito à mobilização e organização para a Conae 2014, foi deliberado em plenário, na 1ª Reunião Ordinária de 2013: a elaboração de estratégias para o fortalecimento da representação indígena no Fórum Nacional de Educação e da atuação dos delegados indígenas na Conae 2014; e o acompanhamento de uma eventual iniciativa da Funai de utilizar recursos de sua conta de mobilização social para apoiar uma reunião prévia dos delegados indígenas da CONAE 2014 para o estabelecimento de estratégias de atuação na Conferência:

 Atividades dependentes, considerada a inexistência de organização de trabalhos com essas finalidades.

80. Importante destacar que a Cneei é membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), tendo assegurada a representação de um titular e um suplente. Como representante titular, foi designada a Profª Edilene Bezerra Pajeú. Como representante suplente, a Comissão deliberou, na 1ª Reunião Ordinária de 2013, que o Prof. Gilmar Verón substituísse a Profª Teodora de Souza. Também ficou acordado que o representante suplente participasse das reuniões do FNE como uma forma de auxiliar os trabalhos da representação indígena (o representante suplente teria direito à voz, mas não a foto nas reuniões do FNE).

81. Ainda em relação à Conae 2014, ressaltamos que o Documento Final da Conferência já foi editado pelo MEC (encaminhado aos membros da Cneei por mensagem eletrônica).

j) Legislação da Educação Escolar Indígena

82. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XII - propor, ao MEC, a atualização da legislação da Educação Escolar Indígena;

 Sugerimos que sejam revogadas a Portaria nº 60, de 8 de julho de 1992, a Portaria nº 411, de 29 de março de 2000, e a Portaria nº 1.155, de 17 de setembro de 2010, por se tratarem de atos que versavam sobre antigas estruturações da Cneei, os quais encontram substitutos mais recentes.

l) Financiamento da Educação Escolar Indígena

83. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XI - acompanhar a execução orçamentária anual das ações em Educação Escolar Indígena do MEC;

XIII - exercer e promover o controle social das políticas públicas em Educação Escolar Indígena;

84. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a análise da inserção da educação escolar indígena no PPA:

 Atividade pendente.

(22)

85. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a análise de novos mecanismos de repasse de recursos diretamente às escolas que possam se adequar à realidade da educação escolar indígena:

 Atividade pendente.

86. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2014, foi deliberado o acompanhamento da execução orçamentária relativa às ações em educação escolar indígena no âmbito do MEC:

 Atividade pendente.

87. Ressaltamos o parágrafo 32 deste relatório, o qual trata da proposição de alternativas para que os TEE possam se tornar instâncias de gestão de recursos financeiros.

88. Ainda em relação ao tópico Financiamento em Educação Escolar Indígena, sugerimos:

 Que a Cneei defina a respectiva subcomissão encarregada das atividades relacionadas a estes tema.

m) Infraestrutura

89. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento do diálogo da Secadi com o FNDE para que seja possível a realização de duas licitações para a mesma obra: uma para a logística dos materiais, outra para a construção da escola. Com objetivo de viabilizar financeiramente obras de construção e reforma em escolas indígenas de difícil acesso:

 Atividade pendente.

90. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a retomada das reuniões com o FNDE que tratavam de estratégias e projetos diferenciados para a construção em aldeias, retomando o material já produzido:

 Atividade pendente. Sugerimos que esta atividade seja realizada no âmbito da respectiva subcomissão.

91. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o diálogo com o FNDE para que fosse assegurado um valor específico para o transporte de material no próximo edital das escolas pré-moldadas do Pronacampo:

 Atividade pendente. Faz-se necessário o levantamento de informações sobre essa atividade. Sugerimos que seja realizado pela respectiva subcomissão.

92. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da demanda da Secadi ao FNDE para aquisição de máquinas de tijolos via PAR:

 Atividade pendente. Faz-se necessário o levantamento de informações sobre essa atividade. Sugerimos que seja realizado pela respectiva subcomissão.

93. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a articulação com órgãos de controle para o acompanhamento da construção de escolas indígenas:

94. Atividade pendente. Sugerimos que esta articulação seja realizada pela

respectiva subcomissão da Cneei.

(23)

n) Conselho Nacional de Educação Escolar Indígena

95. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XIX - elaborar anteprojeto de lei para criação do Conselho Nacional de Educação Escolar Indígena, que deverá integrar a estrutura do MEC;

96. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o fortalecimento da proposta de criação do Conselho Nacional de Educação Escolar Indígena:

 Atividade pendente. Dada a importância dessa atividade para a Cneei, sugerimos a que Comissão institua uma subcomissão específica para cuidar do processo de elaboração do anteprojeto de lei e da articulação política necessária ao encaminhamento da proposta.

o) Pesquisas e censos em EEI

97. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

VII - conhecer os Territórios Etnoeducacionais e acompanhar o Plano de Ações Articuladas e as estatísticas da Educação Escolar Indígena, oferecendo subsídios ao MEC;

[...]

X - propor pesquisas que subsidiem as políticas da Educação Escolar Indígena;

98. Durante 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a apresentação de proposta ao Inep de instituição de uma estrutura responsável por pesquisas sobre educação escolar indígena:

 Atividade pendente.

p) Mobilização e controle social

99. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

XIII - exercer e promover o controle social das políticas públicas em Educação Escolar Indígena;

XVIII - colaborar com a mobilização dos povos indígenas para o exercício da representação em espaços de interlocução governamental vinculados à Educação Escolar Indígena;

100. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o fortalecimento do papel de controle social da Cneei:

 Atividade pendente. Não foi sistematizada nenhuma iniciativa com esta finalidade específica.

q) Assuntos Diversos

q.I) Ministério da Educação

101. O Art. 1º do Regimento Interno da Cneei informa que compete à Comissão:

(24)

I - assessorar o MEC na sua função de coordenação e execução das ações de Educação Escolar Indígena no País;

II - propor metas e medidas para a formulação de planos e programas de trabalho a serem executados pelo MEC;

XIII - exercer e promover o controle social das políticas públicas em Educação Escolar Indígena;

XVIII - colaborar com a mobilização dos povos indígenas para o exercício da representação em espaços de interlocução governamental vinculados à Educação Escolar Indígena;

102. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a recomendação ao MEC de iniciativas para o aprimoramento do diálogo entre as secretarias de educação e os povos indígenas:

 Atividade pendente. Não consta nenhuma iniciativa do MEC neste sentido.

103. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a solicitação ao MEC de concurso público para a recomposição da força de trabalho da equipe da CGEEI/MEC. O concurso deveria atender às especificidades da educação escolar indígena:

 A solicitação foi realizada por meio da “Carta Aberta da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena sobre a implementação dos Territórios Etnoeducacionais (vide Anexo E).

104. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da questão da força de trabalho da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do MEC:

 Atividade pendente. Sugerimos a definição de responsáveis por essa atividade.

105. Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberado o acompanhamento da solução das pendências dos indígenas que estão inadimplentes em relação Sistema de Concessão de Diárias e Passagens:

 Atividade pendente. Sugerimos a definição de responsáveis para realizar tal acompanhamento.

106. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a solicitação de reunião com o Ministro da Educação para se discutir a estrutura da Educação Escolar Indígena no MEC:

 Atividade pendente. A solicitação de reunião foi encaminhada por meio do Memorando nº 79/2015-GAB/SECADI/MEC, de 28/1/2015 (vide Anexo Q), mas ainda não se obteve resposta.

107. Durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2013, foi deliberada a recomendação à Sase/MEC de iniciativas acerca da educação escolar indígena para serem articuladas junto aos estados e municípios:

 Atividade pendente.

108. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2013, foi deliberada a apresentação de uma carta ao Ministro da Educação informando dos obstáculos relacionados à educação escolar indígena:

 Atividade pendente. Não foi apresentada nenhuma carta com este caráter global.

Referências

Documentos relacionados

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) sob a forma de Monografia, Relatório

Fica entendido e acordado que esta Seguradora responderá até o Limite Máximo de Garantia expressamente fixado pelo Segurado para a presente cobertura, conforme descrito nesta

Para gerar os resultados e análises com o intuito de avaliar a cintilação ionosférica no Brasil e sua infl uência no posicionamento GNSS foram empregados dados no período de maior

Talvez haja também uma espécie de vingança, porque quando se diz que qualquer pessoa que se compadeça dos problemas do sujeito eu lírico deve ser punida, para que a

[r]

Juntamente com o aumento de 32,4% no volume de gás natural para os 1.471 milhões de metros cúbicos, que impulsionou 50,6% o resultado operacional replacement cost ajustado do

O botão de ajuste da moagem, colocado no interior do recipiente de café em grãos, deve ser rodado apenas quando o moinho de café em cerâmica estiver em funcionamento.. É

Desde este punto de vista, en la base de la dislexia se pueden encontrar mecanismos diferentes: imposibilidad para discriminar sonidos de acuerdo a las oposiciones