• Nenhum resultado encontrado

Sonia M. Rachid, J. Roberto M. Ribeiro e Marcos Vinícius Silva Gomes histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sonia M. Rachid, J. Roberto M. Ribeiro e Marcos Vinícius Silva Gomes histórico"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

51 município

Carmo

época de construção século XX

estado de conservação

detalhamento no corpo da ficha uso atual / original

residencial / fazenda de café proteção existente / proposta nenhuma / tombamento proprietário

particular denominação

Fazenda Santo Antônio

localização

no trevo da RJ-144 e RJ-148, município de Carmo

Fazenda Santo Antonio, acesso principal

Parceria:

fonte: IBGE - Além Paraíba

revisão / data

Thalita Fonseca – jun 2010 coordenador / data Sonia M. Rachid – jun 2010

equipe Sonia M. Rachid, J. Roberto M. Ribeiro e Marcos Vinícius Silva Gomes

histórico Sonia M. Rachid

códice

AV – F03 – Car

(2)

situação e ambiência

imagens geradas pelo Google Pro 2009

ambiência situação

ESTRADA CARMO - CANTAGALO

ESTRADA CARMO - CANTAGALO

CÓRREGO DA GLÓRIA CÓRREGO DA

GLÓRIA RJ 144

RJ 144

CARMO CARMO

FAZENDA SANTO ANTÔNIO

FAZENDA SANTO ANTÔNIO

Fazenda N. Sra. da Conceição Fazenda N. Sra. da Conceiçao

ANTIGO TERREIRO

DE CAFÉ ANTIGO TERREIRO

DE CAFÉ Fazenda

Santa Catarina Fazenda Santa Catarina

BEZERREIRO BEZERREIRO

CÓRREGO ASTRÉIA CÓRREGO

ASTRÉIA

DUAS BARRAS DUAS BARRAS RIO

PAQUEQUER RIO PAQUEQUER

ENTRADA ENTRADA

CURRAL/ PAIOL CURRAL/ PAIOL

ANTIGA REPRESA DA USINA DE FORÇA

ANTIGA REPRESA DA USINA DE FORÇA

RJ 144 RJ 144 ESTRADA

CARMO - CANTAGALO ESTRADA CARMO - CANTAGALO ALÉM

PARAÍBA ALÉM PARAÍBA

RJ 148 RJ 148

Fazenda da Glória Fazenda da Glória

Fazenda Santa Fé Fazenda Santa Fé BR 393

BR 393

SUMIDOURO SUMIDOURO SAPUCAIA SAPUCAIA

SEDESEDE

RJ 144 RJ 144

(3)

53 situação e ambiência

01 02

03

03

Na chegada à cidade de Carmo, no entroncamento das rodovias RJ-144 e RJ-148, inicia-se uma pequena estrada com seiscentos metros de extensão em leito de terra. Seguindo em direção a Cantagalo, a referida estrada – que é também acesso para outras propriedades – corta as terras da Fazenda Santo Antônio, em meio à vasta cobertura remanescente de Mata Atlântica.

Na entrada, nenhuma placa de identificação: apenas duas colunas revestidas em pedra com cobertura de madeira e portões de ferro indicam o acesso à fazenda (f01).

O curto caminho que leva até a casa-sede se faz em declive sobre lajes de pedra (f02). O sítio é rodeado por frondosas árvores ornamentais, onde, à direita, há um pomar com mangueiras, jabuticabeiras, pés de acerola, pitanga e palmeiras Jerivá. À frente do casarão, observa-se um extenso gramado (f03) estendo-se à sua lateral esquerda, delimitado pelo Córrego da Glória, que segue contornando os fundos do terreno.

(4)

situação e ambiência

Destaca-se na paisagem, logo na entrada e próximo à estrada, a bela cachoeira (f04) formada pela construção da represa da Usina de Força em meados do século XX, que ainda mantém suas comportas (f05) e canaletas que cruzam a propriedade, coletando também a água das nascentes (f06).

Uma murada contínua de blocos de pedra e concreto armado faz a contenção lateral do terreno junto ao córrego, desde o local da cachoeira até as edificações que ficam na área posterior à casa (f07).

No lado oposto ao represamento, vê-se à direita, ao fundo do arvoredo, a casa do caseiro, as colunas de um antigo barracão (f08), um tanque de pedra coberto pelo matagal – onde chegam as canaletas d’água que vêm da cachoeira. Mais ao fundo, o curral (f09) com planta em formato de um “L” invertido (f10 e f11), voltado para a fachada posterior da casa (f12).

04

05

06

07

(5)

55 situação e ambiência

08 09

10

11 12

(6)

situação e ambiência

O paiol (f13), construção de dois pavimentos junto ao curral, apresenta espaço de convivência no andar superior.

Prosseguindo com as instalações rurais, identifica-se o barracão de fazer doce, o galinheiro, a ceva de porcos, o pátio para secagem do feijão, o bezerreiro, a horta e os depósitos. Segundo relatos do proprietário da fazenda, a área ao fundo destas construções era ocupada pelo terreiro de secagem de café, cujo piso era de terra batida.

Ao observar os morros que circundam a Fazenda Santo Antônio, percebe-se o avanço da ocupação territorial urbana através da utilização de parte destas terras com loteamentos para residências unifamiliares, que se mantêm limítrofes à fazenda (f14).

13

14

(7)

57 descrição arquitetônica

O casarão-sede da Fazenda Santo Antônio foi erguido sobre porão habitável na primeira década do século XX.

Na década de 1950, sofreu uma intervenção que foi responsável por alterações na volumetria das fachadas principais – frontal e lateral –, ampliação de alguns cômodos com substituição de algumas janelas por portas, além da criação de um avarandado e uma garagem com vãos arqueados no porão (f15).

A antiga cobertura, com telha de capa e bica, incorporou um acréscimo sobre a laje, passando a ter um rincão.

O frontão foi subtraído (f16) e substituído pelo telhado inteiriço com telhas francesas (f17).

15

16

17

(8)

descrição arquitetônica

Por extensão, a fachada lateral (f18) – que possuía paredes cegas no porão (f19) – também recebeu novos acessos através de varanda com vãos em arco e cobertura de telha canal tipo plan.

Sua fachada principal possuía sete janelas e uma porta (f20) com alpendre assoalhado e pilares de madeira.

Possuía telhado à moda copiar1, escadaria de pedras protegida por guarda-corpo de réguas de madeira – que se estendia para o alpendre (f21) – e, no porão frontal, as grandes portas abriam-se para os depósitos (f22).

O casarão, que tem planta em formato de “U” (f23) com uma pequena área verde entre blocos (f24), exibe atualmente na fachada principal uma escadaria de mármore (f25), com guarda-corpo com balaústres de cimento, o qual se prolonga pela varanda frontal, onde três portas envernizadas se abrem para o interior da casa.

1Telhado de 3 ou 4 águas sem cumeeira.

18

19 1940, acervo Aloysio José Braga Monteiro

(9)

59 descrição arquitetônica

20

21

22

23

24

25 1940, acervo Aloysio José Braga Monteiro

1940, acervo Aloysio José Braga Monteiro

1940, acervo Aloysio José Braga Monteiro

(10)

descrição arquitetônica

A primeira delas (f26) tem folha cega voltada para um hall que distribui o fluxo para os quartos (f27), sala de jantar (f28), sala íntima (f29) e banheiro, passando por uma circulação envidraçada (f30) que leva à copa (f31) e a uma escada que acessa o porão (f32). A portada intermediária (f33) introduz a sala de estar, e a terceira porta se comunica diretamente com a copa.

26 27

28

(11)

61 descrição arquitetônica

29 30

31

32

33

(12)

descrição arquitetônica

A copa é um espaço central e de distribuição, com ligação a um quarto, escritório (f34), cozinha com despensa e área de serviço (f35).

A saída para a área externa ocorre através da cozinha, por meio de escada com degraus em cantaria e guarda- corpo com mureta de tijolos (f36).

No porão, o primeiro cômodo é uma espaçosa sala (f37) que faz a distribuição para os quartos (f38), banheiros (f39), depósito (f40) e acesso ao andar superior, realizado através de escada de alvenaria com degraus em mármore e guarda-corpo em perfis metálicos. Ainda no porão, o espaço fechado já funcionou como uma queijaria (f41) e a área aberta – com tanque (f42), fogão a lenha (f43) e chaminé – é utilizada para feitura de doces e geleias com frutas da região. Nos fundos, a construção anexa com laje abriga os banheiros das suítes.

A casa-sede tem estrutura mista de tijolo de adobe sobre base sólida de pedra, e suas paredes são caiadas de branco, protegidas por uma calçada de cimento (f44). Internamente, o piso do casarão é revestido por assoalho com tabuado fino nas alas social e íntima, piso cerâmico nos banheiros e circulação, e nas áreas de serviço – como cozinha, despensa e lavanderia –, ladrilho hidráulico.

34 35

36 37

38 39

(13)

63 descrição arquitetônica

40 41

42

43

44

(14)

descrição arquitetônica

O revestimento dos cômodos do porão se divide em piso cerâmico nas varandas, depósitos e banheiros – os quais apresentam meia-parede azulejada –, ladrilho hidráulico na antiga queijaria, cimentado liso na área de serviço e garagem, e assoalho de tacos no salão e quartos, com exceção de um dormitório que exibe piso de tábua corrida.

A cobertura de telhas francesas apresenta beiral com acabamento de réguas finas pintadas de branco. No interior do casarão, com exceção da circulação avarandada que evidencia o telhado aparente e das instalações de serviço que são cobertas por laje, predomina o forro de cedrinho pintado de branco. O mesmo cedrinho é utilizado para forração do salão, quartos, um depósito e garagem, porém com pintura esmalte branco brilhante.

A varanda frontal, os banheiros, os demais depósitos e a área de serviço receberam laje, enquanto a varanda lateral mostra forro de telha vã.

No que diz respeito às esquadrias, as mesmas são de madeira e pintadas em azul. No pavimento superior, na fachada principal, as janelas são de verga reta com guilhotinas de caixilharia de vidro na cor branca; internamente apresentam duas folhas com veneziana (f45). Na fachada posterior (f46) somente uma janela segue o estilo anteriormente descrito, sendo as demais de veneziana e vidro com postigo interno. A circulação envidraçada e as três janelas de ferro geminadas apresentam báscula, ao centro, e, nas laterais, folhas de abrir.

A entrada para o porão pelas fachadas frontal (f47) e lateral (f48) se faz por generosas portas almofadadas com venezianas, caixilhos de vidro e postigos internos, enquanto que, na lateral direita (f49) e nos fundos, as portas são de uma folha única. Ali as janelas são de vidro e venezianas com postigos internos; basculantes e óculos de ferro fazem a ventilação dos banheiros.

O curral, bem como as demais dependências destinadas à lida rural, é estruturado com paredes de tijolo maciço (ver f13) protegidas por cobertura de telhas francesas. Os pátios de lajotas de pedra são subdivididos por portões de ferro e porteiras de madeira (f50).

45

46

47

(15)

65 descrição arquitetônica

48

49

50

(16)

detalhamento do estado de conservação

A casa apresenta, de forma geral, solidez estrutural e bom estado de conservação. Apesar disso, as paredes externas apresentam sujidades (f51) e partes do embasamento exibem pulverulência, umidade ascendente e alguns casos de exposição da estrutura (f52 e 53). Internamente, algumas paredes apresentam fissuras (f54) e infiltrações provenientes de ineficiência do telhado (f55).

A cobertura já recebeu uma reforma, e há manutenção do conjunto. No entanto, o guarda-pó do beiral exibe partes deterioradas e são percebidos trechos de calhas deslocadas (f56), fato que gera infiltrações e consequente destacamento do emboço (f57). Na parte interna, os forros de madeira apresentam áreas em processo de deterioração pela ação da umidade (f58), inclusive a laje da cozinha (f59), que mostra acabamento castigado pela ação da água.

51

52

53

(17)

67 detalhamento do estado de conservação

54 55

56 57

58 59

(18)

detalhamento do estado de conservação

No porão, é possível observar em vários cômodos que a aeração insuficiente e a proximidade com a umidade do solo aceleram o estufamento do emboço e pintura (f60 e 61), bem como o apodrecimento dos rodapés e pisos de madeira (f62). Alguns banheiros (ver f39) e área de serviço demonstram infiltração descendente.

As demais instalações estão em estado regular de conservação, exigindo pequenos reparos e pintura de limpeza.

60 61

62

(19)

69 representação gráfica

entrada SEDE

CURRAL muro de pedra

estrada gramado

BARRACÃO

antigo barracão PAIOL

horta

canaleta

pomar

canaleta

tanque de pedra muro de pedra

5 10

0 40

cachoeira / antiga represa da usina de força

CASA DE CASEIRO ANTIGO

TERREIRO DE CAFÉ BEZERREIRO

/ POCILGA

córrego da glória

Implantação representação gráfica

escala: 1/1000

AV - F03 - Car

revisão:

Francyla Bousquet

/3 1

equipe: data:

jun 2010

desenhista:

Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense FAZENDA SANTO ANTONIO

1

Marcos Vinícius Silva Gomes Sonia Mautone Rachid /J. Roberto M. Ribeiro / Marcos Vinícius

(20)

representação gráfica

WC

Q Q

SAL

WC

VA

VA GA

Q Q

DEP

WC

DEP

s s

s DEP AS

2.65

13.50

2.33 5.75 6.00

3.06

6.75 7.50

1.86 20.20

3.21 4.42 6.68

1.40

3.70

4.12

passeio 2.65

5.06

1 5 10

0

rampa s s

projeção 1º pavto.

alvenaria demolida alvenaria existente

representação gráfica

Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense

desenhista:

Marcos Vinícius Silva Gomes jun 2010

data:

Sonia Mautone Rachid /J. Roberto M. Ribeiro / Marcos Vinícius

equipe:

2 /3

Francyla Bousquet

revisão:

AV - F03 - Car 1 escala: 1/200

FAZENDA SANTO ANTONIO

Planta Baixa da Sede - Porão

DEP - depósito GA - garagem WC - banheiro

VA - varanda

AS - área de serviço SAL - salão

Q - quarto

(21)

71 representação gráfica

VA

Q Q Q Q

SJ SI

Q E

VA AS

COZ

Q

CI H DEP

WC

Q

WC

CO

d d

13.50

10.20

4.80 7.55

20.00

4.28 5.50

1 5 10

0

5.12

d

alvenaria demolida alvenaria existente

representação gráfica

Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense

desenhista:

Marcos Vinícius Silva Gomes jun 2010

data:

Sonia Mautone Rachid /J. Roberto M. Ribeiro / Marcos Vinícius

equipe:

3 /3

Francyla Bousquet

revisão:

AV - F03 - Car 1 escala: 1/200

FAZENDA SANTO ANTONIO

Planta Baixa da Sede - 1º Pavto.

SJ - sala de jantar WC - banheiro

COZ - cozinha VA - varanda

AS - área de serviço

E - escritório CI - circulação CO - copa

Q - quarto SI - sala íntima DEP - depósito H - hall

(22)

histórico

Mediante informações fornecidas por Francisco Lutterbach e Aloysio José Braga Monteiro, a história da Fazenda Santo Antônio tem início quando Antônio França, comerciante da região, conhecido como Coronel Tonico França, mantinha sociedade com Júlio César Lutterbach, dono da Fazenda da Glória, nas tropas de burros e mulas que Tonico França ia buscar no norte de Minas. Tais tropas vinham sendo amansadas no caminho, sendo posteriormente vendidas, em sua maioria, para a Prefeitura do Rio de Janeiro, para utilização no transporte dos carroções de lixo. Tonico fazia, ainda, o transporte do café e de outros congêneres que os fazendeiros necessitassem.

Por volta de 1905, através de negociações com Júlio Lutterbach,Tonico França recebeu uma porção de terras compreendendo aproximadamente 42 alqueires, tendo escolhido um local próximo ao Arraial da Samambaia, futuro município de Carmo.

Inicia-se então, a construção do casarão da fazenda e de suas edificações de trabalho para a lida rural. Consta que em 1911 a sede da Fazenda Santo Antônio estava pronta, e que apesar do início da decadência do café, suas terras tinham um grande cafezal, com terreiro de secagem de café.

Tonico França casou-se com Carolina França, união esta sem filhos. Devido ao espírito caridoso de ambos, acolhiam na fazenda as crianças abandonadas e órfãs do lugarejo. Relata Aluysio Braga que sua avó foi uma dessas crianças que eles acolheram quando tinha apenas dois meses de idade, passando a ser a herdeira da fazenda.

Sua avó, Alaíde Ferreira Braga Monteiro casou-se com Armando Chaves Monteiro, que já era proprietário da fazenda do Astro, e teve apenas um filho, Antônio José Braga Monteiro. O herdeiro Antônio Braga casou-se com Theresinha de Jesus Carvalho Monteiro, e os dois tiveram cinco filhos.

Na década de 40, a casa sede recebeu várias intervenções, época em que foi alterada sua fachada, com acréscimo de varandas e coberturas, e inaugurada a represa do córrego da Glória, que corta a propriedade.

Essa represa fornecia energia para movimentar engenho, moinho e todos os maquinários da fazenda, bem como gerar luz para o casarão.

Posteriormente, seu patrimônio foi dividido entre os filhos, que consistia em várias fazendas na região, tais como a Fazenda do Astro, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e do Livramento.

Referências

Documentos relacionados

A Comissão de Julgamento da modalidade de Inovação Tecnológica decidiu atribuir menção honrosa à Amyris do Brasil pelo trabalho “UTILIZAÇÃO DE DIESEL DE CANA EM ÔNIBUS

a) Aceitação – processo estabelecido pelo CITRI, em conformidade com as disposições legais, que visa autorizar o produtor ou detentor de um resíduo não perigoso, ao envio

Na propaganda da Fazendinha Tirol, se percebe a influência da publicidade referencial devido à rapidez e grande número de informações que são disponibilizadas no tempo total

Agora tire um tempo para pensar em quem será afetado se você mudar verdadeiramente.. Como sua vida vai estar daqui a 10 anos se você fizer escolhas

UM RITUAL FACIAL ESPECÍFICO PARA A PELE MASCULINA, COM A MAIS AVANÇADA FÓRMULA DA PATENTE MUNDIAL KARIN HERZOG - A TERAPIA DE OXIGÉNIO E VITAMINA A.. PELE REGENERADA, HOMOGÉNEA

• A força entre as cargas está presente no campo elétrico que envolve cada corpo carregado. • Este campo é responsável pelos efeitos de atração e

A partir de várias formações disciplinares, os investigadores que responderam ao repto olham para o tempo comum, para o dia anterior, para as rotinas que corroem, mas

Rómulo de Sousa lassara. José Luis Gomes de Abreu, Frank Kadow. Antônio Carlos Mafra Mlchels, Edison Ribeiro, Lupércio Despotln, Francisco Paulo de Almeida. JOsé