• Nenhum resultado encontrado

As principais vitaminas são:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As principais vitaminas são:"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

APRENDIZAGEM

01. Nutrição é a necessidade da obtenção de matéria ______________ pelos organismos _________________. A matéria

orgânica, chamada de modo geral de alimento,

inclui________________________________________________________________. Todo o metabolismo depende dela.

Portanto, o alimento tem três funções:

• produção de energia (carboidratos, lipídios e, em menor grau, proteínas)

• síntese de estruturas celulares como membranas e organelas (lipídios, proteínas e, em menor grau, carboidratos)

• reguladores do metabolismo (enzimas, vitaminas e hormônios) As principais vitaminas são:

(2)

2 02. DIGESTÃO OU HIDRÓLISE ENZIMÁTICA

Revisão: digestão nos animais

a) A digestão, ou hidrólise enzimática, é o processo de transformação de polímeros e dímeros em monômeros e é necessário porque somente monômeros são absorvidos. A absorção é o ____________________________________

para o sistema circulatório, o principal responsável pelo transporte dos nutrientes para todo o organismo. A digestão pode ser totalmente intracelular; extracelular e intracelular; extracelular; extracorpórea. Complete a tabela.

Filo/Subfilo Tipo de digestão (intracelular,

extracelular ou extracorpórea)

Adaptações importantes Poríferos

Celenterados

Platelmintos

Nematelmintos

Anelídeos

Artrópodas

Moluscos

Equinodermos

Peixes ósseos e cartilaginosos

Anfíbios

Répteis

Aves

Mamíferos Subfilo

Vertebrados

(3)

b) O sistema digestório humano

Boca: só digere amido. A __________________ é o suco digestório da boca. É produzida pelas glândulas salivares e constituída por água, sais e uma enzima digestiva principal, a ______________________________, que digere amido.

O pH da saliva é aproximadamente 7,0. A mastigação (__________________________) reduz os alimentos a pedaços menores, aumentando a superfície sobre a qual a amilase salivar pode atuar. O alimento que é deglutido é chamado de bolo alimentar.

(4)

4

Repare que a digestão do amido ainda não terminou, porque a maltose é um dissacarídeo e não pode ser absorvida.

Esôfago: só digestão mecânica, conhecida como __________________________.

Estômago: peristaltismo e digestão enzimática. Só digere _______________________. O suco digestório produzido pelas células do estômago é o _____________________, constituído por água, _______ e uma enzima principal, a _________________. Devido ao HCl, o pH do suco gástrico está ao redor de 2,0. Algumas funções do HCl:

poucos seres vivos sobrevivem ao pH ácido do estômago. Entre as exceções estão ovos de vermes e a bactéria Helicobacter pylori, causadora da gastrite.

redução do ferro férrico (Fe 3+) para a forma ferrosa (Fe 2+). Em presença de vitamina C, essa redução é mais eficiente.

o HCL transforma o pepsinogênio, forma inativa da pepsina, em pepsina, a forma ativa da enzima.

(5)

O alimento que sai do estômago para o intestino delgado é chamado de quimo.

Intestino delgado e órgãos anexos (fígado e pâncreas)

Fígado: produz a ________, que é armazenada na ________________________. A bile é composta por água, bilirrubina (produto final da decomposição da hemoglobina) e ácidos biliares (também chamados de sais biliares), que são os produtos finais do metabolismo do ___________________. Os ácidos biliares se combinam a aminoácidos, formando os sais biliares, que são os principais responsáveis pela _______________ das gorduras. Não há _________________ na bile.

Pâncreas: produz o ______________________, composto de água, bicarbonato de sódio e várias enzimas digestivas com papel preponderante na digestão. O suco pancreático tem um pH ao redor de 8,0. As enzimas digestivas nele presentes são: amilase pancreática, lipase pancreática, tripsina, quimotripsina, DNAse e RNAse, também chamadas de nucleases.

A bile e o suco pancreático são lançados na primeira região do intestino delgado, conhecida como duodeno.

(6)

6

Intestino delgado: com 3 regiões, __________________________________, o intestino delgado é o órgão onde ocorre a maior parte da digestão. O pH na luz do intestino delgado é ao redor de 8,0, devido principalmente ao ______________ presente no suco pancreático.

Nele atuam a bile (produzida no fígado e armazenada na ______________________), o suco pancreático (_________________________________________) e o suco entérico (enteron = intestino) produzido pelo próprio intestino. As reações de hidrólise que ocorrem no intestino delgado são:

digestão de amido: o amido é digerido somente em parte na boca, porque o tempo de permanência do alimento na boca é pequeno. No intestino delgado, o amido é hidrolisado a maltose pela __________________________.

digestão de gorduras: as gorduras são emulsificadas pela bile e posteriormente digeridas pela __________________________________.

(7)

digestão de proteínas: tem início no estômago e continua no duodeno. As enzimas envolvidas são a tripsina e a quimotripsina. No entanto, o pâncreas produz a forma inativa de ambas, o _________________ e o ___________________________.

A enzima enteroquinase, produzida pelo intestino delgado e presente no suco entérico, transforma o ________________________________________. Por sua vez, a tripsina transforma ___________________________________________________________. Todas essas reações ocorrem na luz do intestino delgado, especialmente no duodeno.

digestão de ácidos nucleicos: os ácidos nucleicos são digeridos pelas nucleases, que incluem a DNAse (digere DNA) e a RNAse (digere RNA). A digestão do DNA e RNA produz ___________________________.

(8)

8 Resuma na tabela abaixo

O suco pancreático contém enzimas que atuam em macromoléculas, a saber: amido, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Somente ácidos graxos e glicerol, resultantes da digestão de gorduras, ______________________. Maltose, peptídeos e nucleotídeos ainda precisam ser digeridos para poderem ser absorvidos. As enzimas que digerem dissacarídeos, peptídeos e nucleotídeos, assim como a enteroquinase, são produzidas pelo próprio intestino (suco entérico) e permanecem unidas à membrana plasmática das células do revestimento do intestino. Essas enzimas são a maltase, sacarase, lactase, peptidase e nucleotidase.

Absorção é a passagem das moléculas produzidas pela digestão para a circulação sanguínea, exceto ácidos graxos, que são absorvidos para a linfa. A maior parte da água também é absorvida no intestino delgado. A absorção é ampliada pela formação em ________________________ do revestimento intestinal e ________________________ da membrana plasmática de cada uma das células que revestem o intestino.

(9)

Intestino grosso: absorção de água (em torno de 10%) e compactação dos restos não digeridos (fezes).

Digestão nas aves e mamíferos ruminantes

(10)

10 03. Visão geral do sistema respiratório

Revisão: sistema respiratório nos animais

(11)

a) Órgãos: nariz e fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

Nos alvéolos ocorre a ________________________, que é a troca de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e os pulmões. Sangue arterial é aquele com uma concentração de O2 _______________ em relação ao sangue venoso. O sistema respiratório captura o ar e o transporta até os alvéolos, onde o __________________________ para o sangue.

Ao mesmo tempo o _______________________ transportado pelo sangue, proveniente dos tecidos, chega aos alvéolos e se difunde para o interior, sendo liberado na atmosfera.

(12)

12

b) A ventilação é o processo de circulação de ar no sistema respiratório. Ocorre a partir de uma série de contrações e relaxamentos da musculatura respiratória, que envolve músculos torácicos, intercostais e o diafragma (_____________________________________).

Inspiração: a musculatura torácica, intercostal e o diafragma _______________. Quando o diafragma contrai, _______________. Em consequência, o volume torácico ________________. A pressão interna do tórax ___________________, ficando menor que a _________________________________. O ar entra.

Expiração: a musculatura torácica, intercostal e o diafragma __________________. Quando o diafragma relaxa, __________________. Em consequência, o volume torácica ________________. A pressão interna do tórax _________________, ficando ________ que a pressão atmosférica. O ar sai.

QUESTÕES DE SALA

01. (FUVEST/2015) A figura abaixo mostra órgãos do siste- ma digestório humano.

Identifique com a letra correspondente, nomeando-o, a) o órgão cuja secreção contém bicarbonato de sódio, além de várias enzimas digestivas;

b) o principal órgão responsável pela absorção de nutrien- tes;

c) o órgão em que se inicia a digestão de proteínas;

d) o órgão que produz substâncias que auxiliam a digestão de gorduras, mas que não produz enzimas.

02. (FAMEMA/2017) A fibrose cística é uma doença mono- gênica autossômica grave e mais frequente em pessoas caucasianas, principalmente descendentes de europeus.

Com o passar dos anos, pessoas com fibrose cística podem apresentar problemas em órgãos do sistema digestório, reprodutor, cardiovascular e respiratório, podendo ainda ter outros órgãos afetados.

a) Explique a relação entre o prejuízo na atividade pancreá- tica, causado pela fibrose cística, e a desnutrição.

b) A genealogia a seguir refere-se a uma família em que a mulher II.3 apresenta fibrose cística e os demais membros são todos normais.

Sabendo que a frequência de indivíduos heterozigotos na população é de 1/20 calcule a probabilidade de o casal II.4 e II.5 gerar uma criança com fibrose cística.

(13)

03 (ENEM [PPL] 2019) Atualmente, uma série de dietas alimentares têm sido divulgadas com os mais diferentes propósitos: para emagrecer, para melhorar a produtividade no trabalho e até mesmo dietas que rejuvenescem o cére- bro. No entanto, poucas têm embasamento científico, e o consenso dos nutricionistas é que deve ser priorizada uma dieta balanceada, constituída de frutas e vegetais, uma fon- te de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína. O quadro apresenta cinco dietas com supostas fontes de nutrientes.

Supostas fontes de nutrientes de cinco dietas Dieta Carboidrato Ácido graxo

insaturado

Proteína 1 Azeite de

oliva Peixes Carne de

aves 2 Carne de

aves Mel Nozes

3 Nozes Peixes Mel

4 Mel Azeite de oliva Carne de

aves

5 Mel Carne de boi Azeite de

oliva A dieta que relaciona adequadamente as fontes de carboi- drato, ácido graxo insaturado e proteína é a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

04. (UFRGS/2017) A desnutrição infantil é um dos maiores problemas de saúde pública que atinge países cuja assistência social não é prioritária. A anemia é o principal resultado da desnutrição infantil. Considere as seguintes informações sobre a desnutrição infantil.

I. A anemia proteica está relacionada ao baixo peso infantil e à falta de calorias necessárias ao desenvolvimento.

II. A proteína animal, que provém de carne, peixes, ovos e leite, é fonte de todos os aminoácidos essenciais.

III. A síntese de hemoglobina está diretamente relacionada à anemia e pode ser prejudicada, entre outros fatores, pela falta de ferro e de vitamina B12.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

05. (CPS) As vitaminas são nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente porque ajudam a prevenir inúmeras doenças. Vitaminas não são produzidas pelo organismo humano devendo ser adquiridas através da ingestão de alimentos, tais como frutas, verduras, legumes e carnes. Considere a tabela a seguir que relaciona as vitaminas A, D, K, B12 e C com algumas de suas principais fontes.

Vitamina Principais Fontes Doenças provocadas pela carência

A Fígado, leite e cenoura. 1

D Óleo de peixe, fígado e gema de ovos. 2

K Fígado, verduras e nos cereais, como o trigo e a aveia. 3

B12 Fígado e carnes. 4

C Frutas cítricas. 5

Assinale a alternativa que preenche corretamente a tabela, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelas doenças provocadas devido à carência de cada uma das vitaminas no organismo humano.

1 2 3 4 5

a) cegueira

noturna hemorragia anemia raquitismo escorbuto b) raquitismo cegueira

noturna hemorragia escorbuto anemia c) hemorragia raquitismo anemia cegueira

noturna escorbuto d) cegueira

noturna raquitismo hemorragia anemia escorbuto e) cegueira

noturna escorbuto raquitismo anemia hemorragia

(14)

14 TAREFA DIA SEGUINTE

T06. (ENEM [PPL] 2018) De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença ca- racterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacio- nada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nu- tricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vege- tais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoi- des são os precursores de

a) hormônios, estimulantes da regeneração celular da re- tina.

b) enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.

c) vitamina A, necessária para a formação de estruturas fo- torreceptoras.

d) tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.

e) vitamina C, substância antioxidante que diminui a dege- neração de cones e bastonetes.

T07. (FGV/2018) A opção por uma dieta excludente de qualquer produto de origem animal é totalmente possível, porém, implica em uma reeducação alimentar cujo objetivo é manter a fisiologia do organismo a mais equilibrada possí- vel, e, assim, evitar a carência nutricional de

a) vitaminas do complexo B.

b) nucleotídeos essenciais.

c) colesterois de baixa densidade.

d) minerais como o ferro e o cálcio.

e) vitaminas A e K.

T08. (ENEM [PPL] 2014) O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A pre- sença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome. A ingestão dessa variedade genética- mente modificada está relacionada à redução da incidência de

a) fragilidade óssea.

b) fraqueza muscular.

c) problemas de visão.

d) alterações na tireoide.

e) sangramento gengival.

T09. (FMP/2014) A deficiência de vitamina B12 constitui um problema sério de saúde, pois essa vitamina participa de reações importantes da síntese de ácidos nucleicos. Sem esse cofator, algumas células não conseguem replicar seu DNA, ocasionando doenças. Algumas avitaminoses de B12

são causadas pela má-absorção da mesma, que, para ocor- rer, depende do Fator Intrínseco que é liberado pelo estô- mago. A respeito dessa vitamina,

a) identifique a consequência principal da deficiência de vitamina B12.

b) explique o que caracteriza essa doença carencial e por que essa doença carencial é importante.

T10. (FUVEST/2007) No interior do Maranhão, uma doença que vitimou muitas pessoas começava com dormência e inchaço nas pernas, evoluindo para paralisia, insuficiência respiratória e cardíaca. Esses sintomas são iguais aos do beribéri, moléstia conhecida há mais de 2.000 anos. Nas primeiras décadas do século XX, o beribéri foi relacionado à carência da vitamina B1, usualmente encontrada em cere- ais integrais, legumes, ovos e leite. O quadro carencial, co- mum em lugares pobres, onde a alimentação é inadequada, pode ser agravado pela ingestão de bebidas alcoólicas e pelo contato com agrotóxicos. Como no passado, também hoje, as vítimas do beribéri, no interior do Maranhão, são subnutridas, sendo sua alimentação baseada quase que exclusivamente em arroz branco. Em uma das comunida- des afetadas, foram feitas algumas propostas, visando combater a doença:

I. Incentivar o cultivo de hortas domésticas e a criação de pequenos animais para consumo.

II. Isolar as pessoas afetadas e prevenir a doença com uma campanha de vacinação.

III. Orientar os trabalhadores da região sobre o uso de equipamentos de proteção individual, quando da manipu- lação de agrotóxicos.

Entre as três propostas, podem contribuir para o combate à doença, apenas

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

T11. (FGV/2007) "Burca faz mal à saúde". Um grupo de cientistas marroquinos concluiu que a burca - vestimenta que cobre o corpo das mulheres de alto a baixo - é um fator de risco para a osteoporose, doença que causa o enfraque- cimento dos ossos principalmente em mulheres mais ido- sas. (...) Segundo o estudo, isso acontece porque o véu im- pede que a pele receba a luz do Sol, (...). ("Época", 26.06.2006).

Sobre o fato noticiado, foram feitas as seguintes afirma- ções:

I. A luz do Sol é fundamental para que o organismo sintetize todas as vitaminas necessárias para suas atividades meta- bólicas, dentre elas a vitamina D.

II. Na pele humana existe uma substância, derivada do colesterol, que em presença de raios ultravioletas do Sol converte-se em vitamina D, que é absorvida pela pele. A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, que contribuem para a rigidez dos ossos.

III. Vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina D, podem ser transportadas pelos líquidos corporais e não são armaze- nadas em grande quantidade pelo organismo. Desse modo, como a vestimenta promove uma maior taxa de transpi- ração, favorece a eliminação da vitamina D.

IV. Para minimizar os efeitos do uso constante da burca, seria aconselhável que essas mulheres suplementassem sua dieta com laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.

São corretas as afirmações a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I e IV, apenas.

(15)

T12. (UNIFESP/2013) Considere as afirmações e o gráfico.

I. Nas carnes e vísceras, o ferro é encontrado na forma Fe2+. II. Nos vegetais, o ferro é encontrado na forma mais oxidada, Fe3+.

III. A vitamina C é capaz de reduzir o ferro da forma Fe3+

para a forma Fe2+.

a) Qual das formas iônicas do ferro é melhor absorvida pelo intestino humano? Justifique.

b) As afirmações e o gráfico justificam o hábito do brasileiro, de consumir laranja junto com a feijoada? Justifique.

T13. (UNICAMP/2016) Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardá- pio possível das espécies, sendo correto afirmar que

a) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros, cujos crânios são representados nas imagens A e B acima.

b) os incisivos, caninos e molares estreitos têm formas di- versas, que podem cortar ou destacar alimentos. O crânio representado na figura A acima sugere que se trata de um carnívoro.

c) os incisivos, caninos e molares estreitos têm formas di- versas, que podem cortar ou destacar alimentos. Os cani- nos para perfurar ou rasgar, como os representados na ima- gem B acima, são típicos de carnívoros.

d) dentes de superfície plana revelam uma dieta herbívora composta predominantemente de gramíneas e são típicos de onívoros como os felinos, representados na imagem A acima.

T14. (UERJ/2020) Algumas embalagens de alimentos apre- sentam no rótulo a informação “contém glúten”, obrigatória por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O glúten apresenta, em sua composição, uma molécula que não deve ser consumida por portadores da doença celíaca, uma enfermidade autoimune crônica do intestino delgado. Essa molécula do glúten, inadequada pa- ra os celíacos, é classificada como:

a) lipídeo b) vitamina c) proteína

T15. (ENEM [PPL] 2018) O suco de repolho pode ser utili- zado como indicador ácido-base em diferentes soluções.

Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indi- cadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.

Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para deter- minar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se, respectivamente, as cores

a) vermelha e vermelha.

b) vermelha e azul.

c) rosa e roxa.

d) roxa e amarela.

e) roxa e vermelha.

T16. (UNESP/2020) O Brasil já é o segundo país que mais realiza a cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estô- mago.

O paciente consegue emagrecer porque perde a fome ra- dicalmente — a quantidade de comida consumida cai a um quarto, em média, por falta de espaço. Apesar dos avanços técnicos e das facilidades, a cirurgia está longe de ser uma intervenção simples. (Natalia Cuminale. “Emagrecer na faca”. Veja, 13.03.2019. Adaptado.)

Além de aumentar a sensação de saciedade, mesmo com pequena ingestão de alimentos, a redução do estômago também reduz a quantidade de suco gástrico secretado pe- la parede estomacal, comprometendo a digestão do ali- mento nessa porção do aparelho digestório. A principal em- zima digestória do suco gástrico e a estrutura química dos monômeros das moléculas sobre as quais atua são

a)

b)

c)

d)

e)

a)

tripsina e

b)

pepsina e

c)

pepsina e

d)

tripsina e

e)

peptidase e a)

tripsina e

b)

pepsina e

c)

pepsina e

d)

tripsina e

e)

peptidase e a)

tripsina e

b)

pepsina e

c)

pepsina e

d)

tripsina e

e)

peptidase e a)

tripsina e

b)

pepsina e

c)

pepsina e

d)

tripsina e

e)

peptidase e a)

tripsina e

b)

pepsina e

c)

pepsina e

d)

tripsina e

e)

peptidase e

(16)

16 T17. (FMP/2020) A figura a seguir ilustra um tipo de célula da mucosa gástrica produzindo um componente do suco gástrico.

A função da substância produzida pelas células parietais do estômago é

a) emulsionar as moléculas de lipídios contidas no quimo.

b) realizar a quebra das ligações peptídicas das moléculas de proteína.

c) manter o pH ideal para ação da amilase salivar, deglutida com o alimento.

d) tornar o meio alcalino para o funcionamento da pepsina gástrica.

e) converter o pepsinogênio em pepsina ativa, expondo seu centro ativo.

T18. (FAC. SANTA MARCELINA/2016) Na parede do estô- mago humano há glândulas que secretam o suco gástrico, uma solução aquosa ácida e rica em enzimas que atuam na digestão.

a) Qual é o ácido presente no suco gástrico? Em um indiví- duo saudável, por que esse ácido não digere o próprio estômago?

b) Cite e explique a função da principal enzima ativa presen- te no suco gástrico.

T19. (UERJ/2016) O consumo excessivo de antiácidos po- de interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago.

As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são:

a) emulsificação de gorduras – absorção de aminoácidos b) quebra de moléculas de carboidratos – produção de um- co

c) transformação de pepsinogênio em pepsina – eliminação de micro-organismos

d) digestão de compostos carboxílicos – manutenção de pH adequado à absorção

T20. (UNICAMP/2017)

A figura acima mostra duas reações perante os insetos mencionados, sob pontos de vistas diferentes.

a) Construa uma teia alimentar completa que inclua os organismos retratados na figura.

b) Considerando que insetos são, em geral, pobres em gorduras e açúcares, qual é a principal fonte de energia oriunda da ingestão de formigas? O que acontece com esse nutriente no estômago humano?

T21. (FUVEST/2009) Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro a seguir:

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Arroz,

clara de ovo, óleo de milho e

água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e

água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e

água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e

água Extrato

enzimático do estômago

Extrato enzimático

do estômago

Extrato enzimático

do pâncreas

Extrato enzimático

do pâncreas

pH=2 pH=8 pH=2 pH=8

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos gra- xos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar:

a) presentes no tubo 1.

b) presentes no tubo 2.

c) presentes no tubo 3.

d) presentes no tubo 4.

e) ausentes dos quatro tubos.

T22. (UERJ/2019) Durante a digestão, o alimento é trans- portado ao longo do tubo digestório por meio de contrações involuntárias denominadas peristaltismo, o que impede o refluxo do alimento. Para tanto, essas contrações são mantidas até a chegada do alimento ao intestino delgado, onde diminuem de intensidade. Aponte duas consequên- cias da redução do peristaltismo no intestino delgado que favorecem a digestão e absorção dos alimentos.

(17)

T23. (ENEM [PPL] 2019) Em uma atividade prática, um professor propôs o seguinte experimento:

Materiais: copo plástico pequeno, leite e suco de limão.

Procedimento: coloque leite até a metade do copo plástico e, em seguida, adicione lentamente 20 gotas de limão.

Levando-se em consideração a faixa de pH do suco de limão, a composição biomolecular do leite e os resultados que os alunos observariam na realização do experimento, qual processo digestório estaria sendo simulado?

a) Ação da bile sobre as gorduras no duodeno.

b) Ação do suco pancreático sobre as gorduras.

c) Ação da saliva sobre os carboidratos na boca.

d) Ação do suco entérico sobre as proteínas no íleo.

e) Ação do suco gástrico sobre as proteínas no estômago.

T24. (ENEM/2018) Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primei- ramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a a) hidrolisar os lipídios.

b) agir como detergentes.

c) tornar os lipídios anfifílicos.

d) promover a secreção de lipases.

e) estimular o trânsito intestinal dos lipídios.

T25. (FAMERP/2017) Para verificar a digestão de lipídios, foram colocados em cinco tubos de ensaio óleo de soja, água e secreções digestivas, em diferentes valores de pH, como indica a tabela. O volume de cada substância utiliza- da por tubo foi idêntico.

Tubo

1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Tubo 5 Óleo

de soja

+ Água

+ Bile

Óleo de soja

+ Água

+ Lipases pancreáti

cas

Óleo de soja

+ Água

+ Lipases pancreáti

cas + Bile

Óleo de soja

+ Água

+ Lipases pancreáti

cas

Óleo de soja

+ Água

+ Lipases pancreáti

cas + Bile

pH=8 pH=3 pH=3 pH=8 pH=8

Unidades de ácidos graxos e de glicerol serão encontradas nos tubos

a) 1 e 4, sendo que, no tubo 4, essas unidades serão produ- zidas mais rapidamente.

b) 2 e 3, sendo que, no tubo 2, essas unidades serão produ- zidas mais rapidamente.

c) 3 e 5, sendo que, no tubo 3, essas unidades serão produ- zidas mais rapidamente.

d) 1 e 2, sendo que, no tubo 1, essas unidades serão produ- zidas mais rapidamente.

e) 4 e 5, sendo que, no tubo 5, essas unidades serão produ- zidas mais rapidamente.

26. (MACKENZIE/2017)

A respeito das estruturas apontadas, assinale a alternativa correta.

a) A maior parte do amido é digerida na região 3 pela ptialina.

b) A estrutura 4 é responsável pela produção de bile.

c) A estrutura 2 transporta uma secreção exócrina.

d) O mau funcionamento da glândula 1 é responsável por provocar diabetes insípida.

e) A glândula 1 produz pepsina.

T27. (USCS/2016) A doença celíaca consiste em uma reação inflamatória nas vilosidades intestinais, desenca- deada a partir de peptídeos, componentes do glúten pre- sente em alimentos derivados do trigo, cevada, centeio, entre outros.

Peptídeos são moléculas orgânicas caracterizadas pelo agrupamento em sequência de unidades moleculares me- nores.

a) Qual a unidade molecular dos peptídeos? Quantos tipos diferentes dessa unidade existem no organismo humano?

b) O que são e qual a função das vilosidades intestinais?

T28. (FUVEST/2016) A atividade das enzimas é influem- ciada pelo pH do meio. O gráfico abaixo mostra a velo- cidade de reação de duas enzimas que atuam na digestão humana, pepsina e tripsina.

Para identificar se um frasco rotulado “Enzima” contém pepsina ou tripsina, foi planejado um experimento com qua- tro tubos de ensaio: dois tubos teste e dois tubos controle.

a) Complete o quadro abaixo, indicando como deve ser montado cada um dos quatro tubos de ensaio do experi- mento. Para cada tubo, devem ser indicadas três condi- ções:

- adição de enzima ou água esterilizada;

- tipo de substrato (proteína, amido ou gordura);

- valor de pH.

(18)

18 Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Enzima ou

água Substrato Valor de pH

b) Qual o resultado esperado em cada tubo de ensaio, caso o frasco contenha apenas pepsina?

c) Em que órgão(s) do sistema digestório humano atuam a pepsina e a tripsina?

T29. (UERJ/2016) Dentre os distúrbios mais comuns do aparelho digestório, pode-se citar a intolerância à lactose.

A incapacidade do organismo em digerir essa molécula provoca dores abdominais, náuseas e diarreias. Aponte o fator responsável pela incapacidade de digerir a lactose e identifique o suco digestório que estará modificado em um paciente com esse distúrbio. Cite, ainda, a região do tubo digestório em que a lactose é degradada em uma pessoa saudável e indique os produtos da sua digestão.

T30. (UNIFESP/2016) A charge faz referência ao impacto ambiental resultante da criação de gado em larga escala para consumo humano.

Considerando os elementos da charge, responda:

a) A que impacto ambiental a charge se refere e qual gás, subproduto da pecuária bovina, contribui para esse impacto ambiental?

b) Considerando a fisiologia digestória do gado bovino, qual processo leva à formação desse gás e quais organismos são responsáveis por sua formação?

T31. (MACKENZIE/2019) O esquema abaixo resume os seguintes processos fisiológicos que ocorrem em determi- nado animal:

- as trocas gasosas entre o órgão respiratório e o meio externo;

- o transporte de gases entre o órgão respiratório e os tecidos corporais.

As informações contidas no esquema podem estar relacio- nadas com os processos fisiológicos que ocorrem em uma a) barata.

b) lacraia.

c) minhoca.

d) planária.

e) hidra.

T32. (UNESP/2018) Uma professora explicava a seus alunos que a transpiração contribui para o controle da tem- peratura corporal e que os desodorantes antitranspirantes apresentam em sua composição sal de alumínio, o qual obstrui os ductos sudoríparos, impedindo a saída do suor.

Um dos alunos perguntou à professora o que aconteceria se uma generosa dose de desodorante antitranspirante fos- se borrifada no corpo de uma barata e no corpo de uma lagartixa.

A professora desaconselhou o experimento em razão dos maus tratos aos animais e explicou que, caso fosse reali- zado, considerando os sistemas respiratórios desses ani- mais, provavelmente

a) a lagartixa e a barata morreriam por aumento da tem- peratura corporal.

b) a lagartixa e a barata morreriam por falta de oxigênio em suas células.

c) a barata sobreviveria e a lagartixa morreria por aumento da temperatura corporal.

d) a lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas células.

e) a barata e a lagartixa sobreviveriam.

T33. (UERJ/2017) Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre. Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:

a) circulação aberta b) respiração traqueal c) fecundação externa d) digestão extracorpórea

T34. (UNICAMP/2020) O uso de cigarros eletrônicos é cres- cente entre jovens. Na composição desses cigarros encon- tramos propilenoglicol, glicerol, água, nicotina e flavori- zantes, que são aquecidos e vaporizados para inalação.

Um estudo foi desenvolvido com animais experimentais expostos a três fatores distintos: ar ambiente, nicotina e cigarro eletrônico. Constatou-se que a exposição à nicotina e ao cigarro eletrônico causa aumento da área de espaço aéreo alveolar e redução das paredes alveolares, em com- paração com o grupo exposto ao ar ambiente. Adicional- mente, o grupo exposto ao cigarro eletrônico apresentou maior redução no número de capilares alveolares, mesmo quando comparado ao grupo exposto à nicotina. A conclu- são indicou um prejuízo mais significativo para as trocas gasosas e perfusão de sangue pulmonar no grupo exposto ao cigarro eletrônico. As imagens a seguir são fotomicro- grafias que representam, em mesma escala, os alvéolos pulmonares dos animais dos grupos estudados, mostrando

(19)

o espaço aéreo alveolar; as setas representam o número de capilares alveolares.

O gráfico abaixo mostra dados quantitativos referentes à área de espaço aéreo alveolar e à contagem de capilar.

Considerando os resultados mencionados acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente o painel da fotomi- crografia e os dados gráficos do grupo exposto ao cigarro eletrônico.

a) II-B.

b) II-C.

c) III-B.

d) III-C.

T35. (UNICID/2016) A figura representa um modelo artificial para demonstrar como ocorrem os movimentos respirató- rios no ser humano. Uma garrafa tem seu fundo cortado e substituído por uma borracha, no interior dela há uma be- xiga amarrada em um tubo oco que atravessa uma rolha acoplada à boca da garrafa.

a) A bexiga interna e a borracha do fundo da garrafa repre- sentam no experimento, respectivamente, quais órgãos do sistema respiratório?

b) A inspiração e expiração são controladas pelo bulbo.

Qual o principal estímulo que faz com que o bulbo aumente a frequência respiratória? Indique como fica a pressão inter- na nos pulmões durante a expiração.

T36. (USCS/2016) Em um acidente de trabalho, um homem teve seu tórax perfurado e o ferimento permaneceu aberto até que fosse levado ao hospital. Ao chegar ao hospital, constatou-se que nenhum órgão vital fora atingido e que os músculos respiratórios respondiam aos estímulos para ins- pirar e expirar. Ainda assim, o ar que chegava aos pulmões era insuficiente e o homem apresentava quadro caracte- rístico de asfixia.

a) Quais são os músculos que participam dos movimentos que levam à ventilação pulmonar?

b) Explique por que, no acidente descrito, a perfuração no tórax comprometeu a ventilação pulmonar.

MICRO-REVISÃO 1

T37. (CPS 2010) Não contribuem para o nosso bem-estar:

pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras e com- sumir alimentos industrializados em excesso. Esses hábitos diminuem o consumo de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo resultando, assim, no apare- cimento de vários tipos de doenças.

Sobre alguns dos nutrientes essenciais ao nosso organis- mo, é válido afirmar que

a) a vitamina E é importante na proteção dos vasos san- guíneos contra as hemorragias.

b) a vitamina C atua na coagulação do sangue e na for- mação dos glóbulos vermelhos.

c) o zinco previne a ocorrência do bócio ou papo devido ao mau funcionamento da glândula tireoide.

d) a vitamina A desempenha importante papel na manu- tenção de uma boa visão e participa da proteção da pele e das mucosas.

e) as gorduras do tipo Ômega 3 e Ômega 6 reduzem o co- lesterol ruim, responsável pela formação de cálculos renais.

T38. (UNIOESTE/2017) De acordo com as alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

a) Lipídios devem estar presentes em uma dieta saudável;

são necessários para absorção das vitaminas A, D, E e K.

b) Enzimas são proteínas que atuam apenas em reações de quebras de moléculas. Pepsina e lactase quebram pro- teínas e lactose, respectivamente.

c) A quitina, um dos componentes do exoesqueleto de ar- trópodes, é um exemplo de proteína quaternária que com- fere resistência ao exoesqueleto.

d) Ácidos nucleicos são formados por glicídios, ácido fosfó- rico e bases nitrogenadas. As bases nitrogenadas, adenina e timina, ocorrem exclusivamente no DNA.

e) O colesterol, importante elemento de biomembranas, é um fosfolipídio produzido no fígado ou obtido pela ingestão de alimentos de origem animal e utilizado na síntese de testosterona.

(20)

20 T39. (UNIFESP/2015) Recomenda-se frequentemente aos vestibulandos que, antes do exame, prefiram alimentos ri- cos em carboidratos (glicídios) em vez de gorduras (lipí- dios), pois estas são digeridas mais lentamente. Além da função energética, os carboidratos exercem também fun- ções estruturais, participando, por exemplo, dos sistemas de sustentação do corpo de animais e vegetais.

a) Cite duas estruturas, uma no corpo de um animal e outra no corpo de um vegetal, em que se verifica a função estru- tural dos carboidratos.

b) Ao chegar ao duodeno, as gotas de gordura são proces- sadas por agentes não enzimáticos e por uma enzima em especial. Identifique estes agentes e esta enzima, mencio- nando a ação de cada um.

T40. (UNITAU/1995) As trocas gasosas entre os organis- mos e o ambiente em que estes vivem podem ocorrer de diversas maneiras. A seguir, estão indicados os processos de respiração que ocorrem em determinados animais.

Assinale a alternativa incorreta a) golfinho → pulmonar

b) planária → cutânea e branquial c) minhoca → cutânea

d) rã adulta → cutânea e pulmonar e) gafanhoto → traqueal

MICRO-REVISÃO 2

T41. (VUNESP) A ingestão de alimentos integrais, tais co- mo o arroz e o trigo, caracteriza uma dieta mais rica em nutrientes minerais, vitaminas, peptídeos e fibras alimen- tares. Os grãos “brancos”, que passaram pelo processo de polimento, são mais ricos em carboidratos não fibrosos.

Dessa forma, a quantidade de calorias presentes em uma mesma porção de grãos integrais e grãos polidos é maior nos grãos

a) integrais, em função da maior quantidade de celulose.

b) polidos, em função da maior quantidade de amido.

c) integrais, em função da maior quantidade de proteína.

d) polidos, em função da maior quantidade de cálcio.

e) integrais, em função da maior quantidade de vitaminas do complexo E e B.

T42. (UNICAMP/2014) “O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solúveis, diminui os níveis de colesterol plasmático. Elas ligam-se a sais biliares, aumentando a sua excreção. Os sais biliares perdidos nas fezes são repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Além disso, a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais produz ácidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a síntese de colesterol no fígado.”

(Adaptado de Anita Marzzoco e Bayardo B. Torres, Bioquímica Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, p. 249.)

a) Por que pode ser benéfico o consumo de um alimento que contribua para a redução do colesterol circulante? Além da ingestão de fibras, de que outra maneira pode-se reduzir o colesterol circulante?

b) Qual a função dos sais biliares na digestão dos alimentos?

T43. (UFTM/2012) A intolerância à lactose decorre de defi- ciência ou ausência de uma enzima intestinal, gerando in- capacidade do organismo para digerir lactose. O problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros e, embora não haja tratamento para aumentar a capacidade de produzir essa enzima, os sintomas da intolerância podem ser controlados por meio de dieta.

(http://bvsms.saude.gov.br. Adaptado.)

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) Como deve ser a dieta de pessoas com essa deficiência enzimática? Justifique sua resposta.

b) Explique como ocorre a digestão da lactose no intestino delgado das pessoas normais.

T44. (UNESP/2016) Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funciona- mento do sistema respiratório humano.

Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que a) o movimento da mão esticando a borracha corresponde ao relaxamento do diafragma, em resposta a estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo, que detectam a baixa concentração de O2 no sangue e promovem a inspi- ração.

b) o movimento da mão esticando a borracha corresponde à contração do diafragma, por ação do bulbo quando o pH do sangue circulante diminui em razão da formação de ácido carbônico no plasma.

c) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla que envolve os pulmões e que apresenta quimiorreceptores sensíveis à variação de O2 e CO2 nos capilares alveolares, desencadeando os movimentos de inspiração e expiração.

d) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica que, ao manter o volume torácico constante, permite que os pulmões, representados pelos balões, se inflem na inspira- ção e se esvaziem na expiração, expulsando o ar rico em CO2.

e) os tubos que penetram na garrafa correspondem à traqueia e aos brônquios que, embora não apresentem movimentos de contração e relaxamento, favorecendo a movimentação do ar nas vias respiratórias, possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico em O2 com o ar rico em CO2.

(21)

MICRO-REVISÃO 3

T45. (UFSJ/2013) Analise as afirmações abaixo:

I. A bile é produzida pelos hepatócitos e armazenada na vesícula biliar. Ela é secretada no duodeno e atua na digestão de gorduras.

II. A bile é composta por água, bicarbonato de sódio, sais biliares, bilirrubina, colesterol, pigmentos e outros.

III. Parte da bile produzida por nosso organismo não é rea- bsorvida na digestão e ligada às fibras solúveis da dieta, é impedida de ser reabsorvida sendo eliminadas pelas fezes.

É comum que indicações de dietas para controle de coles- terol sugiram o aumento do consumo de fibras solúveis na dieta, já que existe relação entre o consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, tais como aveia, com a produção de bile. Com base nas afirmações acima, é CORRETO afir- mar que

a) o aumento de fibras solúveis no intestino provocaria, uma melhora no potencial digestivo de gorduras, pela associa- ção de fibras e bile, o que melhoraria a digestão do coles- terol.

b) o aumento de fibras dietéticas solúveis presentes no in- testino provocaria uma diminuição da reabsorção de bile e, consequentemente, um aumento no recrutamento de coles- terol circulante para produção de bile no fígado. Isso resul- taria em uma diminuição dos níveis séricos de colesterol.

c) o consumo de fibras solúveis faz aumentar a produção de bile e, quanto maior a presença de bile no intestino, maior será a excreção do colesterol nas fezes.

d) não é possível traçar nenhuma relação entre a bile e o colesterol, já que o metabolismo de gorduras não depende das secreções hepáticas.

T46. (UNESP/2013) O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condições, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimento respiratório, tro- cam com o meio exterior, em média, apenas 0,5 litro de ar.

Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos. Desse modo, considerando a fisiologia e a anato- mia do aparelho respiratório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui a) maior concentração de CO2 que aquela do sangue veno- so.

b) menor concentração de CO2 que o ar atmosférico.

c) maior concentração de O2 que aquela do sangue arterial.

d) maior concentração de CO2 que aquele que havia sido expirado.

e) menor concentração de O2 que aquele que havia sido expirado.

T47. (PUCRJ/2014) O gráfico abaixo mostra a atividade de algumas enzimas digestivas humanas em diferentes valo- res de pH.

Com base nessa informação, assinale a afirmativa correta com relação às enzimas que estão atuando nas curvas I, II e III.

a) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima do suco pancreático; II corresponde à atividade da ptialina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da tripsina, que é a prin- cipal enzima do suco gástrico.

b) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da ptia- lina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca;

III corresponde à atividade da tripsina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado.

c) I corresponde à atividade da ptialina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da pepsina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da tripsina, que é produz- zida pelo pâncreas e age no intestino delgado.

d) I corresponde à atividade da tripsina, que é a principal enzima do suco gástrico; II corresponde à atividade da pepsina, que inicia a digestão do amido e do glicogênio na boca; III corresponde à atividade da ptialina, que é produz- zida pelo pâncreas e age no intestino delgado.

e) I corresponde à atividade da pepsina, que é a principal enzima salivar; II corresponde à atividade da ptialina, que é a principal enzima do suco gástrico; III corresponde à atividade da tripsina, que é produzida pelo pâncreas e age no intestino delgado.

T48. (FGV/2014) Para realizar o teste do etilômetro, popu- larmente chamado de bafômetro, uma pessoa precisa expi- rar um determinado volume de ar para dentro do equipa- mento, através de um bocal.

Assinale a alternativa que explica, respectivamente, o movi- mento muscular exercido na expiração e a origem do álcool no corpo humano, a ser eventualmente detectado pelo equi- pamento.

a) Contração do diafragma; células sanguíneas vermelhas, responsáveis pelo transporte de gases respiratórios.

b) Relaxamento do diafragma; células sanguíneas brancas, responsáveis pelo transporte de substâncias ingeridas.

c) Contração do diafragma; ar proveniente do estômago e do esôfago, o qual contém resquícios do álcool ingerido.

d) Relaxamento do diafragma; plasma sanguíneo, respon- sável pelo transporte de substâncias ingeridas.

e) Relaxamento do diafragma; ar proveniente do estômago, do esôfago e da cavidade bucal, o qual contém resquícios do álcool ingerido.

(22)

22

GABARITO – APRENDIZAGEM 01.

orgânica; heterótrofos; Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos nucleicos e Vitaminas 02.

a) transporte dos monômeros

b)

saliva; amilase salivar ou ptialina; digestão mecânica.

peristaltismo

proteínas; suco gástrico; HCL; pepsina

bile; vesícula biliar; colesterol; emulsificação; enzimas suco pancreático

duodeno, jejuno e íleo; bicarbonato de sódio; produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar

produzido pelo pâncreas; amilase pancreática; lipase pancreática; tripsinogênio; quimotripsinogênio; tripsinogênio em tripsina; o quimotripsinogênio em quimotripsina; nucleotídeos

Filo/Subfilo Tipo de digestão (intracelular,

extracelular ou extracorpórea)

Adaptações importantes

Poríferos Sem digestório. Nutrição por

filtração. Digestão intracelular.

Celenterados Cavidade digestória simples, sem

ânus. Digestão intra e extracelular.

Platelmintos Cavidade digestória longa e

ramificada, que distribui os nutrientes de forma rápida pelo corpo. De certa forma, substitui o circulatório. Digestão intra e extracelular.

Intestino ramificado, sem ânus. O intestino também distribui nutrientes para o corpo, subistituindo de certa forma o circulatório.

Tênias sem sistema digestório

Nematelmintos Digestório completo, com boca e

ânus, pela primeira vez. Digestão extracelular

Anelídeos Digestório completo. Papo e moela.

Artrópodas Digestório completo. Digestão

extracelular. Nas aranhas, a digestão é extracorpórea.

Moluscos Digestório completo. Digestão

extracelular e extra e intra em alguns bivalves.

Com rádula, exceto nos Bivalves.

Estes utilizam as brânquias para a filtração.

Equinodermos Digestório completo. Digestão

extracelular.

Com lanterna de Aristóteles na classe Equinóidea (ouriço do mar.)

Peixes ósseos e cartilaginosos

Digestório completo. Digestão extracelular

Tiflossole (ou válvula espiral) nos cartilaginosos, para aumentar a superfície de digestão e absorção.

Anfíbios

Digestório completo. Digestão extracelular

Sem dentes. Língua capaz de se projetar.

Répteis

Digestório completo. Digestão extracelular

Aves Digestório completo. Digestão extracelular

Papo, proventrículo (estômago químico) e moela.

Mamíferos

Digestório completo. Digestão extracelular

Estômago com 4 câmaras e grande quantidade de microrganismos que digerem a celulose nos ruminantes.

Cecos nos não ruminantes.

Subfilo Vertebrados

(23)

são absorvidos; vilosidades; microvilosidades 03.

Filo/Subfilo Tipo de respiração

Poríferos

Difusão

Celenterados

Difusão

Platelmintos

Difusão

Nematelmintos

Difusão

Anelídeos

Cutânea nos oligoquetas e aquetas. Branquial nos poliquetas

Artrópodas

Branquial nos Crustáceos. Traqueal nos insetos, diplópodas e quilópodas.

Traqueal em aracnídeos menores e pulmões foliáceos (filotraqueal) nos aracnídeos maiores

Moluscos

Branquial nos moluscos aquáticos .Cavidade pulmonar nos moluscos terrestres.

Nas lesmas, é cutânea.

Equinodermos

Difusão. Árvore branquial nos pepinos do mar.

Peixes ósseos e cartilaginosos

Branquial em ambos. Alguns peixes com bexiga natatória altamente vascularizada, capaz de trocar oxigênio com o ar.

Anfíbios

Branquial nos girinos. Pulmonar e cutânea nos adultos

Répteis

Pulmonar

Aves Pulmonar. Pulmões com sacos aéreos que se prolongam para o interior de certos ossos.

Mamíferos Pulmonar. Pulmões com alvéolos.

Subfilo Vertebrados

(24)

24 a) hematose; maior; oxigênio se difunde; gás carbônico

b) exclusivo dos mamíferos; contraem; abaixa; aumenta; diminui; pressão atmosférica; relaxam; levanta; diminui; aumenta;

maior

GABARITO – SALA 01.

a) D, correspondente ao pâncreas, secretor do suco digestório pancreático.

b) E, correspondente ao intestino delgado.

c) H, correspondente ao estômago secretor do suco diges- tório gástrico.

d) B, correspondente ao fígado, órgão que produz e secreta a bile, suco digestório que não contém enzimas digestórias.

02.

a) A fibrose cística é uma condição patológica em que os tecidos glandulares secretam grande quantidade de muco espesso. Esse muco provoca a obstrução dos ductos que conduzem o suco pancreático para o duodeno, daí a desnutrição do paciente que não consegue utilizar as em- zimas pancreáticas para digerir os alimentos de sua dieta.

b) Alelos: f (fibrose cística) e F (normalidade) P(II.4 Ff e II.5 Ff e criança ff) = 23 x 201 x 14 = 2402 = 1 03. D

O mel é uma excelente fonte de carboidratos, o azeite de oliva apresenta ácidos graxos insaturados, enquanto a carne de aves é uma boa fonte de proteína animal

04. D

05. D

A carência vitamina A (retinol ou axeroftol) no organismo provoca a cegueira noturna (hemeralopia); a carência de vitamina D (calciferol), o raquitismo; a vitamina K é anti- hemorrágica previne deficiências na coagulação sanguínea e hemorragias; a carência de vitamina B12 (cianoco- balamina) provoca a anemia perniciosa e a carência de vitamina C (ácido ascórbico) provoca o escorbuto.

GABARITO – DIA SEGUINTE T06. C

A vitamina A é fundamental para a produção e o bom funcionamento dos fotorreceptores de luz na retina do olho.

Esses fotorreceptores são os bastonetes.

T07. A

A dieta estritamente vegetariana pode causar carência de vitaminas do complexo B, mais abundante em alimentos de origem animal, tais como carnes e ovos.

T08. C

O betacaroteno é um dos precursores da vitamina A. Essa vitamina lipossolúvel é importante para a formação do pigmento visual na retina dos olhos.

T09.

a) A deficiência da vitamina B12 compromete, principal- mente a produção de glóbulos vermelhos pela medula ós- sea vermelha, causando a anemia perniciosa.

b) A anemia perniciosa causa, entre outros sintomas, a fra- queza muscular e cansaço, frequentes durante atividades físicas comuns.

T10. D T11. C

T12.

a) Fe2+. A forma Fe2+ é encontrada nas carnes e vísceras.

O gráfico mostra que esse alimento contém a forma iônica do ferro melhor absorvida pelo intestino humano.

b) Sim. A laranja é rica em vitamina C. Essa vitamina auxilia a conversão do Fe3+ em Fe2+, melhorando a absorção do íon pelo intestino humano.

T13. B

Os dentes caninos desenvolvidos e pontiagudos sugerem que o animal representado na figura A se trata de carnívoro.

T14. C

O glúten contém em sua composição química proteínas que funcionam como antígenos em pessoas com doença celíaca. Essas proteínas estimulam a produção de anticor- pos que prejudicam o funcionamento do intestino delgado.

T15. E

O pH da saliva se situa entre 6,5 e 7,5 (neutro), tornando o indicador de pH roxo. O suco gástrico apresenta pH em torno de 2,0 (ácido) e torna o indicador vermelho.

T16. C

A pepsina é uma protease presente no suco gástrico. Essa enzima acelera a hidrólise de proteínas na luz estomacal, produzindo peptídeos menores e seus monômeros, os aminoácidos.

T17. E

O ácido clorídrico (HCℓ) torna o pH estomacal ácido, em torno de 2,0 o que contribui para eliminar microrganismos, amolecer os alimentos e favorecer a ação da pepsina, enzima que atua em meio fortemente ácido; a pepsina é secretada em forma precursora inativa, o pepsinogênio, e o ácido clorídrico o converte em pepsina ativa, para a quebra de ligações peptídicas entre certos aminoácidos, transfor- mando as moléculas de proteínas em cadeias menores.

T18.

a) O ácido presente no suco gástrico é o HC (ácido clo- rídrico). Em indivíduos saudáveis esse ácido não ataca o estômago, porque a mucosa desse órgão é protegida por muco secretado por glândulas gástricas.

b) A principalmente enzima ativa presente no suco gástrico é a pepsina. Esse catalisador acelera a hidrólise de proteínas da dieta.

T19. C

O consumo excessivo de antiácidos diminui a acidez do suco gástrico prejudicando a transformação do pepsino- gênio em pepsina e a eliminação de micro-organismos ingeridos com os alimentos da dieta.

(25)

T20.

a)

b) A ingestão das formigas fornece proteínas como fonte de energia. No estômago humano, as proteínas são hidrolisa- das e desdobradas em peptídeos menores, sob a ação da enzima pepsina.

T21. D

T22.

Consequências: maior tempo de contato do alimento tanto com as enzimas digestivas quanto com as vilosidades do intestino.

T23. E

O suco de limão simula a ação do ácido clorídrico secretado no suco gástrico, sobre as proteínas do leite, no estômago.

T24. B

Os ácidos biliares emulsificam as gorduras, funcionando como um “detergente” natural. Eles transformam gotas de gordura em gotículas microscópicas, aumentando a super- fície de contato com as enzimas lipases pancreática e entérica.

T25. E

A digestão de lipídios ocorre no intestino delgado, em pH alcalino, através da ação de enzimas produzidas no pân- creas, as lipases pancreáticas, que quebram os lipídios em ácidos graxos e glicerol. Essa quebra ocorrerá nos tubos 4 e 5, sendo que no tubo 5 a quebra será mais rápida, pois apresenta também a bile, emulsificante produzido no fíga- do, armazenado na vesícula biliar e lançado no intestino delgado, que aumenta a área da superfície das gotículas de lipídios, facilitando a ação das enzimas.

T26. C

A estrutura 2 é o ducto pancreático, canal que conduz o suco pancreático para o interior do duodeno (3).

T27.

a) Os peptídeos são formados pelo encadeamento de unidades estruturais denominadas aminoácidos. No organismo humano, bem como na natureza, existem vinte tipos de aminoácidos naturais.

b) As vilosidades são prolongamentos da mucosa do intestino delgado cuja função é aumentar a superfície de absorção alimentar.

T28.

a)

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Enzima

ou água Enzima Água Enzima Água Substrat

o

Proteín a

Proteín a

Proteín a

Proteín a Valor de

pH 2,0 2,0 8,0 8,0

b) No tubo 1 ocorrerá digestão, porque a pepsina hidrolisa proteínas em pH ácido (2,0). No tubo 2 não ocorre digestão pela ausência da enzima. Nos tubos 3 e 4 também não haverá hidrólise, porque a pepsina não atua em pH alcalino (8,0).

c) A pepsina atua no estômago, enquanto a tripsina atua no intestino delgado (duodeno).

T29.

Ausência de lactase.

Suco entérico.

Intestino delgado.

Glicose e galactose.

T30.

a) A charge refere-se ao aumento do aquecimento global.

O gás que contribui para esse impacto ambiental é o meta- no (CH4).

b) O gás metano é produzido por fermentação realizada por bactérias metanogênicas anaeróbicas presentes no trato di- gestório do gado bovino.

T31. C

A minhoca é um anelídeo que apresenta o pigmento respi- ratório hemoglobina dissolvido no plasma sanguíneo.

T32. D

A aplicação do antitranspirante sobre a superfície do corpo de uma lagartixa e de uma barata teria as seguintes consequências: a lagartixa sobrevive, porque não possui glândulas sudoríparas; a barata morreria por falta de oxigê- nio em suas células, devido à obstrução dos espiráculos de suas traqueias.

T33. B

A respiração traqueal permite a captação direta do oxigênio (O2) presente no ar atmosférico, facilitando a adaptação dos artrópodes ao meio terrestre.

T34. B

A imagem II mostra o aumento dos espaços alveolares, associado à diminuição da média da contagem dos capila- res alveolares.

T35.

a) A bexiga interna representa os pulmões e a borracha embaixo da garrafa representa o diafragma.

b) O aumento de gás carbônico na corrente sanguínea esti- mula o aumento da frequência respiratória controlada pelo bulbo. A pressão interna dos pulmões aumenta durante a expiração, forçando o ar a sair.

T36.

a) Os músculos que participam diretamente dos movimen- tos que levam à ventilação pulmonar são os intercostais, abdominais e o diafragma.

b) No acidente descrito, a perfuração no tórax comprome- teu a ventilação pulmonar, porque as pressões intrapulmo- nar e atmosférica se igualaram.

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

Este ponto da obra se inicia com a apresentação de algumas das ideias centrais da argumentação proposta pelo autor, a saber: do turismo como prática social lastreada e difusora

Representação gráfica do efeito da altura do decantador mais descarregador (D) na eficiência de remoção de SST, com factor B fixo no nível baixo – ETAR Y ....

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

monitorar as interações entre você e outros usuários do Site e tomar qualquer outra medida para restringir o acesso ou a disponibilidade de qualquer material que nós ou outro

Foi elaborada uma an´alise baseada numa mode- lagem probabil´ıstica onde a densidade de fluxo de potˆencia produzida pelos sat´elites na superf´ıcie da Terra e os ganhos nos