• Nenhum resultado encontrado

SEU SIMULADO INFORMAÇÕES GERAIS TEMPO NÃO SERÁ PERMITIDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEU SIMULADO INFORMAÇÕES GERAIS TEMPO NÃO SERÁ PERMITIDO"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

SEU SIMULADO

TEMPO

NÃO SERÁ PERMITIDO

INFORMAÇÕES GERAIS Realize este simulado nas mesmas condições que

você realizaria a 1ª Fase do Exame de Ordem. Não utilize materiais para consulta, cronometre seu tempo e anote seu gabarito.

Ÿ 5 horas é o tempo disponível para a realização da prova, já incluindo o tempo para a marcação da folha de respostas da prova obje va.

Ÿ 2 horas após o início da prova será possível re rar-se da sala, sem levar o caderno de prova.

Ÿ 1 hora antes do término do período de prova será possível re rar-se da sala levando o caderno de prova.

Ÿ Qualquer tipo de comunicação entre os examinandos.

Ÿ Levantar da cadeira sem a devida autorização do fiscal de sala.

Ÿ Portar aparelhos eletrônicos, tais como bipe, walkman, agenda eletrônica, notebook, netbook, palmtop, receptor, gravador, telefone celular, máquina fotográfica, protetor auricular, MP3, MP4, controle de alarme de carro, pendrive, fones de ouvido, Ipad, Ipod, Iphone etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie.

Ÿ Usar o sanitário ao término da prova, após deixar a sala.

Ÿ Verifique se o número deste caderno de provas coincide com o registrado no rodapé de cada página. Caso contrário, notifique imediatamente o fiscal da sala, para que sejam tomadas as devidas providências.

Ÿ Confira seus dados pessoais, especialmente nome, número de inscrição e documento de identidade e leia atentamente as instruções para preencher a folha de respostas.

Ÿ Assine seu nome, no espaço reservado, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta.

Ÿ Confira se seu tipo/cor de prova corresponde ao registrado em sua folha de respostas. Caso receba prova de tipo/cor diverso do pré-determinado, informe obrigatoriamente a situação ao fiscal, para o devido registro na ata de aplicação. A ausência de registro deste fato acarretará na correção da prova conforme o tipo/cor constante na folha de respostas, não cabendo reclamações posteriores neste sentido.

Ÿ Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do examinando.

Ÿ Reserve tempo suficiente para o preenchimento de sua folha de respostas. Para fins de avaliação, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas na folha de respostas.

Ÿ A FGV realizará identificação datiloscópica de todos os examinandos. A identificação datiloscópica compreenderá a coleta das impressões digitais dos examinandos em formulário próprio.

Ÿ Ao terminar a prova, você deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar a folha de respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala. O examinando que descumprir a regra de entrega de tal documento será ELIMINADO.

Ÿ Os 3 (três) últimos examinandos de cada sala só poderão sair juntos, após entregarem ao fiscal de aplicação os documentos que serão utilizados na correção das provas. Esses examinandos poderão acompanhar, caso queiram, o procedimento de conferência da documentação da sala de aplicação, que será realizada pelo Coordenador da unidade, na Coordenação do local de provas. Caso algum desses examinandos insista em sair do local de aplicação antes de autorizado pelo fiscal de aplicação, deverá assinar termo desistindo do Exame e, caso se negue, será lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros examinandos, pelo fiscal de aplicação da sala e pelo Coordenador da unidade de provas.

‘‘Qualquer semelhança nominal e/ ou situacional presente nos enunciados das questões é mera coincidência’’

SIMULADO

Esse documento é uma simulação que usa os mesmos padrões da Prova Objetiva da 1 ª Fase do Exame de Ordem aplicada pela Fundação Getúlio Vargas

(2)

Questão 1

Camilla é estudante do último ano do curso de direito e, para aprimorar os seus conhecimentos jurídicos, decide iniciar estágio em escritório de advocacia. Para tanto, realiza a sua inscrição nos quadros de estagiários da OAB, com o intuito de usufruir das vantagens da inscrição. Estando regularmente inscrita nos quadros de estagiários da OAB, Camilla

A) poderá assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos, desde que possua procuração ou substabelecimento nos autos.

B) poderá assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos, independentemente de possuir procuração ou substabelecimento nos autos.

C) poderá praticar todos os atos privativos da advocacia, independentemente de estar em conjunto com advogado.

D) somente poderá ser estagiária até a sua conclusão do curso de direito, visto que não é permitido ao bacharel em direito atuar como estagiário.

Questão 2

Harvey Specter, renomado advogado estadunidense, formado na universidade de Harvard, decide se mudar para o Brasil. Considerando que Harvey deseja exercer a advocacia no Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Como Harvey já é advogado nos Estados Unidos, poderá advogar imediatamente ao chegar no Brasil, não sendo necessário o preenchimento de nenhum requisito.

B) Para advogar no Brasil, Harvey deverá realizar o Exame da OAB, submetendo-se aos mesmos requisitos do advogado brasileiro, sendo que o seu diploma de graduação em direito deverá ser revalidado no Brasil.

C) Para advogar no Brasil, Harvey deverá realizar o Exame da OAB, submetendo-se aos mesmos requisitos do advogado brasileiro, não sendo necessário, contudo, revalidar o seu diploma de graduação, já que formado em universidade mundialmente conhecida.

D) Harvey poderá prestar Consultoria em direito estrangeiro, sem necessidade de nenhum tipo de autorização ou requerimento para tanto.

Questão 3

O Conselho Seccional A pretende criar a subseção B, que abrange os municípios Y e Z. O município Y possui uma população estimada de 10 mil habitantes, com uma área de 100 km² e 14 advogados profissionalmente domiciliados. Já o município Z possui uma população estimada de 8 mil habitantes, com uma área de 90 km² e 10 advogados profissionalmente domiciliados. Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta:

A) Não é autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção B, visto que são necessários ao menos 50 mil habitantes domiciliados na subseção.

B) Não é autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção B, visto que não é permitido que a área territorial da subseção abranja mais de um município.

C) Não é autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção B, visto que seriam necessários no mínimo trinta advogados nela profissionalmente domiciliados.

D) É autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção B, visto que a área territorial da subseção possui o mínimo de quinze advogados nela profissionalmente domiciliados.

(3)

Questão 4

Juliette é advogada há 10 anos, sendo conhecida em seu município por desempenhar um excelente trabalho e atuar ativamente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Sentindo que no Poder Legislativo municipal não há nenhum representante que atue em busca dos direitos das pessoas com deficiência, Juliette decide se candidatar a Vereadora, pois acredita que conseguirá contribuir positivamente para o município nesse sentido. Juliette é eleita, tornando-se Vereadora no município. Em relação a inscrição de Juliette na OAB, é correto afirmar que:

A) durante o mandato como Vereadora, a sua inscrição na OAB será cancelada, visto que advocacia é incompatível com a atividade de membro do Poder Legislativo.

B) durante o mandato como Vereadora, a sua inscrição na OAB será licenciada, visto que advocacia é incompatível com a atividade de membro do Poder Legislativo.

C) durante o mandato como Vereadora, será impedida de exercer a advocacia contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.

D) durante o mandato como Vereadora, será impedida de exercer qualquer atividade na advocacia.

Questão 5

Jairo, advogado, após 30 anos de exercício da advocacia, foi diagnosticado com doença mental incurável. Considerando que, em virtude da doença mental, Jairo foi declarado, por sentença judicial, absolutamente incapaz, é correto afirmar que ocorreu causa de

A) suspensão temporária do exercício profissional, para avaliação da situação pelo Conselho Seccional.

B) impedimento para o exercício profissional.

C) licença do exercício profissional.

D) cancelamento da inscrição profissional.

Questão 6

Pedro é advogado e possui a sua inscrição principal como advogado no Conselho Seccional do Rio Grande do Sul. Além de sua inscrição principal, Pedro também possui inscrições suplementares nos Conselhos Seccionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Considerando o caso narrado, é correto afirmar que A) A inscrição principal de Pedro necessariamente é no

Conselho Seccional do estado em que ele reside.

B) A inscrição principal de Pedro necessariamente é no Conselho Seccional do estado em que ele prestou o Exame da OAB.

C) Para cada uma das inscrições haverá a incidência de uma anuidade, ou seja, Pedro deve pagar 5 anuidades.

D) Mesmo que possua 5 inscrições, Pedro deve pagar apenas uma anuidade.

Questão 7

A respeito da natureza jurídica da OAB, assinale a alternativa correta.

A) A OAB possui natureza jurídica especial e única, sui generis, sendo pessoa jurídica de direito público interno, que executa serviço público federal.

B) A OAB possui natureza jurídica equiparável à autarquia.

C) A OAB possui natureza jurídica equiparável à entidade paraestatal.

D) A OAB possui natureza jurídica de direito privado.

Questão 8

No que diz respeito às eleições na OAB, assinale a opção correta.

A) Quando as eleições forem diretas, o voto será obrigatório para os advogados regularmente inscritos. A ausência injustificada representa multa de 20% do valor da anuidade.

B) Considerando que os estagiários pagam anuidade, também possuem o direito de votar nas eleições.

C) Os advogados inadimplentes possuem o direito de votar nas eleições.

D) Quando as eleições forem diretas, o voto será obrigatório para os advogados regularmente inscritos. A ausência injustificada representa multa de 10% do valor da anuidade.

(4)

Questão 9

"Penso que a sociedade é feita para preservar e melhorar os bens civis dos seus participantes. Chamo de bens civis a vida, a liberdade, a saúde física e a libertação da dor, e a posse de coisas como terras, dinheiro, móveis (...)"

John Locke

Dentro de sua perspectiva liberal, Locke defende o surgimento do Estado como forma de melhorar a vida humana. Entre tais melhorias defendidas pelo autor, podemos citar:

A) A ausência de impostos, pois a sociedade, conforme propõe, parte dos pressupostos de um Estado inexistente.

B) Um sistema penitenciário apto a ressocializar detentos.

C) A completa liberdade dos indivíduos ante a inexistência de leis.

D) Um sistema apto julgar com imparcialidade os conflitos e uma força coatora apta a garantir tais julgamentos.

Questão 10

“O Direito é uma realidade, digamos assim, trivalente ou, por outras palavras, tridimensional. Ele tem três saberes que não podem ser separados um dos outros.

O Direito é sempre fato, valor e norma, para quem quer que o estude (...)”

Miguel Reale

Para Miguel Reale, o fenômeno jurídico é composto por três elementos indissociáveis (fato, valor e norma), os quais encontram-se em constante relação. Se imaginarmos uma sociedade na qual a prática do aborto passe a ser socialmente aceita pela população, estamos diante de uma alteração no âmbito:

A) normativo, pois só há mudança na prática social quando há uma lei que a precede.

B) fático, vez que versa sobre comportamento humano.

C) dos valores, de modo que as demais facetas do fenômeno jurídico também sofrerão alterações.

D) normativo, já que tal alteração exigirá uma regulamentação urgente.

Questão 11

Pedro, Senador, foi convidado a dar uma entrevista em razão de seu mandato nos estúdios da televisão Rede X. Durante a entrevista em que abordava a necessidade de aprovação do projeto de lei para enfrentamento da corrupção, desferiu duras críticas e acusações a adversários políticos que estariam envolvidos com corrupção na contratação de empresas e desvios de verbas, acusando-os de ter financiamento eleitoral para atuar em prol de seus doadores. Todo o debate girou em torno da razão pela qual não estava conseguindo apoio para aprovação do projeto de Lei de sua iniciativa. Diante do caso narrado, conforme reiterada jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta:

A) Pedro pode ser responsabilizado penal e civilmente, inclusive por danos morais, pois suas manifestações, apesar de guardarem relação com o mandato, foram proferidas em rede nacional e não no recinto do Congresso Nacional.

B) Pedro estaria protegido pela imunidade material mesmo estando fora do recinto do Congresso Nacional, mas em face da ofensa causada à honra dos parlamentares que tiveram seu nome vinculado na mídia, deverá responder nesse caso por dano moral.

C) Pedro deverá responder civil e penalmente, uma vez que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca da imunidade material foi considerada inconstitucional por violar os princípios democráticos e republicanos.

D) Pedro encontra-se protegido pela imunidade material ou inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos, que, uma vez comprovada a relação com o exercício mandato, impede a sua responsabilização.

(5)

Questão 12

A entidade de classe Beta, de abrangência regional, legalmente constituída e em funcionamento há mais de 1 ano, ingressa, perante o Supremo Tribunal Federal, com um pedido de declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual X do Estado Beta. Considerando a urgência do caso, entrou com pedido de cautelar na apreciação da demanda. Diante da informação que a temática que ela pretende enfrentar guarda estreita relação com o interesse da entidade Beta, indique qual a alternativa condizente com o Texto Constitucional.

A) Beta não tem legitimidade para impetrar uma ação direta de inconstitucionalidade, uma vez que a norma que ela pretende atacar é uma Lei Estadual e não Federal.

B) Beta goza de ampla legitimidade para impetrar uma ação direta de inconstitucionalidade, uma vez que a questão narra a sua pertinência temática em relação a matéria atacada na Lei Estadual.

C) Beta não possui legitimidade para impetrar ação direta de inconstitucionalidade, pois apesar de possuir pertinência temática, é uma entidade de classe de âmbito regional.

D) Beta goza de legitimidade apenas para impetrar ação direta de inconstitucionalidade no âmbito estadual, frente a Constituição Federal.

Questão 13

Um temporal com formação de furacões assolou parte de regiões do Estado de Santa Catarina, causando caos e devastações de grandes proporções, interrupção de serviços públicos, falta de água, luz, medicamentos e deixou grande parte da população sem local para se abrigar, pois suas residências precisaram ser desocupadas. O Presidente da República consulta os especialistas de seu governo, buscando encontrar a medida adequada para enfrentar a situação narrada.

Diga qual a resposta constitucionalmente adequada a consulta realizada:

A) Não é possível a decretação do Estado de Defesa e Estado de Sítio, uma vez que para sua decretação é necessário que as proporções sejam nacionais.

B) Embora seja admitida a decretação do estado de defesa para restabelecer a ordem pública em locais atingidos por calamidades de grandes proporções da natureza, quem tem competência para sua decretação é o Congresso Nacional.

C) No caso em tela, a decretação do Estado de defesa é constitucionalmente possível para o restabelecimento da ordem pública nos locais determinados, contudo, cabe ao Presidente da República após a decretação submetê-lo à apreciação do Congresso Nacional.

D) O caso narrado autoriza o Presidente da República a decretar o Estado de Sítio, mas deve posteriormente submetê-lo à apreciação do Congresso Nacional.

(6)

Questão 14

Bastião, ao realizar uma série de melhorias em sua propriedade como estudo de solo e outros procedimentos, descobre, através de estudos, jazidas de petróleo em sua propriedade. Muito feliz com a descoberta, sabe da necessidade de ter um fortíssimo investimento para poder explorar a atividade, razão pela qual já busca encontrar um parceiro capaz de bancar tais investimentos. Diante dessa decisão, procura um advogado para conduzir essa parceria. O advogado ao estudar o caso alerta Bastião que:

A) como foi encontrada em sua propriedade a Constituição lhe garante o pleno uso e gozo, de forma que ele poderá sim explorar e firmar contratos de parceria de acordo com seu interesse e o princípio da livre iniciativa, correndo o risco dos bônus e ônus econômicos advindos da exploração.

B) a constituição garante na forma da Lei a participação nos resultados econômicos decorrentes da exploração da referida atividade em sua propriedade, mas, de fato, os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são bens da União.

C) receberá indenização em títulos da dívida agrária pela desapropriação do terreno em que se encontra a jazida, uma vez que, nesse caso, o subsolo é bem da União.

D) não terá direito a qualquer participação no resultado econômico da atividade, da exploração e nem mesmo direito à indenização, pois as riquezas extraídas do subsolo são de propriedade exclusiva da União.

Questão 15

Presidente da República apresenta proposta de Emenda à Constituição e de projeto de lei ordinária, ambos visando a alteração das estruturas do federalismo brasileiro. Você é provocado a dar seu parecer sobre a constitucionalidade das referidas propostas, apontando a alternativa correta, conforme segue:

A) seria inconstitucional criar municípios no Brasil diretamente por meio de Lei Ordinária.

B) seria lícito garantir a independência a algum dos Estados da Federação por meio de Emenda à Constituição.

C) seria constitucional estabelecer por meio de lei ordinária a possibilidade de Municípios organizarem sua estrutura interna sem observar os princípios gerais da Constituição Federal, dada a autonomia concedida pela própria Constituição Federal.

D) seria constitucional, por emenda à Constituição, retirar dos Municípios a possibilidade de elaborarem seus próprios orçamentos.

Questão 16

Você é contratado como advogado parecerista pelo Poder Público, devendo esclarecer diversas situações relacionadas ao regime jurídico-constitucional dos bens públicos. Marque a alternativa correta acerca do regime destes bens:

A) pela dicção constitucional, automaticamente os bens de valor histórico se tornam públicos.

B) as terras tradicionais, reservadas e destinadas ao usufruto exclusivo dos indígenas são de propriedade das associações de indígenas.

C) lagoas naturais de pequena extensão pertencem aos Municípios por determinação constitucional.

D) as cavidades naturais, mesmo não descobertas, pertencem à União.

Questão 17

Um novo governador e uma nova legislatura da Assembleia legislativa assumem seus cargos. Para fins de mostrar trabalho, diversas leis são propostas e aprovadas em um curto espaço de tempo. Analise as seguintes leis criadas pelo Governador e a Assembleia Legislativa do referido Estado-membro e marque a alternativa correta:

A) seria plenamente constitucional a criação de norma estadual reconhecendo relação de emprego para os motoristas de aplicativo de tipo Uber.

B) é constitucional lei estadual que determine que os serviços de distribuição e cartas necessariamente devem ser estatizados.

C) seriam lícitas normas estaduais normatizando a pesca, para atenderem suas peculiaridades.

D) pode-se dizer que são constitucionais normas do Estado-membro que estabelecem normas gerais sobre caça, mesmo existindo lei sobre normas gerais da União sobre a mesma matéria.

(7)

Questão 18

Maria é mãe de José, ambos brasileiros que hoje residem no México. José, atualmente, tem 22 anos, mas quando tinha 17 anos foi acusado e condenado como autor de um triplo homicídio na Cidade do México, sendo que na condenação foi imposta a pena de morte. Maria buscou por todos os meios, junto a justiça mexicana, absolver o filho ou, ao menos, retirar a condenação capital determinada pelo judiciário mexicano, mas até o momento não conseguiu e José está prestes a ter a sua pena de morte executada. Como última alternativa, Maria procura você, como advogado especializado em direitos humanos, para que, com base na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, consiga auxiliar ela a manter o filho vivo. Com base no enunciado, indique a alternativa correta.

A) Não é possível retirar a pena capital de José, pois a decisão transitou em julgado e o crime cometido foi realmente muito grave, passível de condenação por morte no México.

B) Somente é possível retirar a pena de morte de José se for peticionado ao presidente da república mexicana, com um pedido de clemência, que deverá ser deferido pela autoridade máxima do país.

C) Buscar a Corte Interamericana de Direitos Humanos como última alternativa, solicitando a proteção da vida de José e a conversão da pena em prisão perpétua, pois a convenção não permite mais a imposição de pena de morte no continente americano.

D) Alegar que há um descumprimento da convenção, que não permite que a pena de morte seja imposta se o autor do crime, no momento da perpetração do delito, for menor de dezoito anos, como é o caso de José que tinha 17 anos na época.

Questão 19

A pena privativa de liberdade é o símbolo punitivo mais forte da sociedade moderna, sendo um elemento importante para a gestão penal dos Estados. Um grupo de parlamentares de diversos países do continente americano propõe, em uma reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos), uma medida com intuito de melhorar a economia de diversos países e combater a inadimplência crescente nas relações obrigacionais em diversos países da América. A medida seria estabelecer uma pena de prisão padrão de 90 dias por dívidas reiteradas que ultrapassassem um valor X, calculado em dólar. A Ong América procura você, como advogado especializado em direitos humanos, para com base na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, possa se manifestar quanto a legalidade ou não desta proposta. Indique a assertiva correta.

A) A Convenção Americana proíbe todo tipo de prisão por dívidas, não admitindo exceções e, por este motivo, a proposta seria ilegal.

B) O Pacto dos Direitos Civis e Políticos só permite a prisão civil do devedor de alimentos e, por este motivo, a proposta seria totalmente ilegal e contrária ao tratado.

C) O Pacto de São José da Costa Rica não regula expressamente prisão por dívidas e, por este motivo, seria necessário a aplicação do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, que só permite a prisão do devedor de alimentos.

D) O Pacto Internacional dos Direitos Civis e políticos proíbe todas as prisões obrigacionais, enquanto a Convenção Americana de Direitos Humanos abre uma exceção para a prisão do devedor de alimentos. Contudo, nenhum dos tratados permitirá a aprovação da proposta dos parlamentares.

(8)

Questão 20

João, italiano naturalizado brasileiro desde 2005, é casado com Maria, venezuelana, os dois residem no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, onde João trabalha na gestão esportiva de uma equipe de futebol profissional e Maria é a vice-cônsul da Venezuela no Brasil trabalhando no Consulado na Venezuela no Rio de Janeiro. O casal acaba de ter o seu primeiro filho nascido no Rio de Janeiro. Quanto a nacionalidade da criança, pode-se dizer que.

A) será venezuelano, pois a mãe é venezuelana e trabalha para o Consulado da Venezuela no Brasil.

B) poderá ser brasileiro naturalizado tal qual o pai, pois sua mãe é venezuelana e trabalha para o Consulado da Venezuela no Brasil.

C) é brasileiro nato, pois nasceu no Brasil.

D) será venezuelano, mas poderá optar por ser brasileiro através de seus pais pela naturalização provisória, a partir dos 10 anos de idade.

Questão 21

Ramón é um espanhol procurado em toda Europa por quatro crimes de roubos especializados a bancos na Espanha e França. Ramón foi encontrado no Brasil neste ano, pela polícia internacional e pela polícia federal na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. Ele estava em casa junto com sua mulher brasileira e seus dois filhos nascidos no Brasil quando foi preso. Quanto a possibilidade de retirada compulsória de Ramón do país, analise as alternativas abaixo.

A) O caso de Ramón se configura numa deportação que poderá ser feita desde que autorizada pelo STF, independentemente da existência de cônjuge e filhos brasileiros.

B) Ramón deverá ser extraditado para a Espanha após requerimento do país, com a realização de um acordo bilateral ou compromisso de reciprocidade com o Brasil. O fato de ter mulher e filhos brasileiros não será impeditivo para a sua retirada, segundo a jurisprudência do STF.

C) O caso de Ramón se configura numa expulsão que poderá ser feita desde que autorizada pelo STF, independentemente da existência de cônjuge e filhos brasileiros.

D) Ramón deverá ser expulso para a Espanha após requerimento do país, com a realização de um acordo bilateral ou compromisso de reciprocidade com o Brasil. O fato de ter mulher e filhos brasileiros poderá ser impeditivo para a sua retirada, se for comprovada a dependência econômica, segundo a jurisprudência do STF.

Questão 22

Manoel, corretor de imóveis, recebeu em um processo judicial a quantia de R$ 200.000,00. Tal dinheiro recebido refere-se à condenação de Josefina, em ação promovida por Manoel, solicitando dano moral por suposta traição. Sobre o presente enunciado, responda:

A) Considerando o valor percebido por Manoel, haverá incidência de Imposto de Renda.

B) Manoel terá de pagar Imposto de Renda, por tratar- se de acréscimo patrimonial.

C) Manoel não terá de pagar Imposto de Renda, por tratar-se de verba indenizatória.

D) Manoel terá de pagar Imposto de Renda, por tratar- se de acréscimo patrimonial proveniente de indenização.

Questão 23

Manoel, jogador de futebol, labora em um clube na Suíça. Após ganhar muito dinheiro, ele resolve retornar ao Brasil para jogar no Botafogo. Já estabelecido em nosso país, Manoel resolve importar dos Estados Unidos um veículo automotor para uso próprio. Sobre o presente enunciado, responda:

A) Por tratar-se de importação para uso próprio, não haverá incidência de IPI.

B) Considerando inexistir fato gerador de IPI, o mesmo não poderá ser exigido.

C) Mesmo tratando-se de importação para uso próprio, haverá incidência de IPI.

D) Não haverá incidência de nenhum imposto quando da importação.

Questão 24

Manoel, artista plástico, recebe notificação de lançamento tributário e procura seu advogado para decidir se irá impugnar administrativamente ou não tal lançamento. Seu advogado, Pafúncio Ordinário da Silva, comunica-lhe que tal impugnação administrativa somente poderá ser realizada mediante o depósito da quantia total exigida. Sobre o presente caso, responda:

A) Está correta a informação proferida pelo advogado Pafúncio Ordinário da Silva.

B) Além de correta a informação, também é verídico que apenas advogado poderá realizar impugnação administrativa.

C) Não está correta tal informação, eis que nenhum valor poderá ser exigido para que ocorra a impugnação administrativa.

D) Somente as custas recursais administrativas poderão ser exigidas de Manoel, a fim de que seja realizado o recurso administrativo.

(9)

Questão 25

Manoel, feirante da feira livre estadual do RS, deseja impugnar judicialmente lançamento tributário recebido. O contribuinte procura seu advogado, que, após recebidos todos os documentos, faz o ajuizamento de Ação Anulatória de Débito Fiscal. Sobre o presente caso, responda:

A) O juiz, ao receber a petição inicial, poderá indeferi- la, considerando a inexistência de depósito da quantia que Manoel pretende anular.

B) O juiz, ao receber a petição inicial, deverá intimar Manoel para que ele proceda com o depósito integral e em dinheiro para viabilizar o recebimento da inicial.

C) O juiz não poderá indeferir e/ou deixar de receber a inicial, tendo em vista Manoel não ter realizado o depósito da quantia que pretende desconstituir.

D) Manoel não poderá ajuizar Ação Anulatória para desconstituir lançamento tributário que compreende indevido.

Questão 26

Manoel, tatuador na cidade de Santa Cruz do Sul – RS, recebe intimação do referido município para que venha recolher ISSQN aos cofres públicos. Sobre o presente caso, responda:

A) Não haverá incidência de ISSQN sobre o serviço de tatuagem.

B) Manoel terá que pagar ICMS pelos serviços prestados no município.

C) Manoel terá de pagar ISSQN pelos serviços de tatuagem prestados no referido município.

D) Manoel não terá de pagar nenhum imposto sobre os serviços prestados.

Questão 27

Isaias, Prefeito do município da Beta, juntamente com um advogado privado, cometeu ato de improbidade administrativa envolvendo recursos públicos federais, conforme previsão da Lei n.º 8.429/1992, o que causou prejuízo ao erário. O advogado concorreu e se beneficiou do ato, em conluio com o agente público.

Considerado as disposições da referida lei, bem como o entendimento jurisprudencial sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A) Considerando que o prefeito é agente político, a jurisprudência predominante entende que não responderá pela lei de improbidade administrativa.

B) Tanto o prefeito quanto o advogado privado estão sujeitos às sanções da lei, n.º 8.429/92.

C) O advogado privado, mesmo tendo participado do ato de improbidade administrativa em conluio com o agente público (prefeito), não estão sujeitos às sanções da lei, por não ser considerando agente público.

D) Considerando que o ato causou prejuízo ao erário, em caso de falecimento do agente, seus sucessores estarão sujeitos às cominações da lei de improbidade, inclusive pela totalidade do valor a ser pago, independentemente do valor da herança.

Questão 28

Mévia, servidora de um órgão público federal, respondeu a um processo administrativo disciplinar, após a prática de insubordinação grave em serviço, sendo que após todos os trâmites legais, tendo exercido plenamente seu direito de ampla defesa, a autoridade competente aplicou-lhe a penalidade de demissão. Considerando o caso narrado, a conduta da Administração Pública de apurar a infração e aplicar a devida penalidade administrativa decorre diretamente do: A) Poder Regulamentar, pelo qual o chefe do poder executivo tem a prerrogativa de criar leis, decretos e regulamentos para punir seus agentes em caso de infrações disciplinares.

B) Poder Hierárquico, considerando que a conduta praticada pela servidora foi de insubordinação.

C) Poder de Polícia, pelo qual a Administração Pública pode aplicar penalidades aos seus agentes pelo exercício irregular de suas atribuições, em prol do interesse da coletividade.

D) Poder Disciplinar, pelo qual a Administração apura infrações e aplica penalidades aos seus servidores e demais pessoas que estiverem sujeitas à disciplina administrativa.

(10)

Questão 29

O município de Albatroz foi condenado, sentença que transitou em julgado, ao pagamento de R$50.000,00 em indenização à família de Maria Antonieta, em razão do seu falecimento após a omissão no cumprimento de sentença judicial que determinava ao município a entregar determinado medicamento ao tratamento de Maria. Carlos Alfredo era o prefeito do município na época e está sendo processado por ato de improbidade administrativa por tal fato. De acordo com a narrativa, marque a alternativa correta:

A) Não há razões para condenação de Carlos Alfredo por ato de improbidade administrativa.

B) É possível interromper o prazo de contestação na ação de improbidade para realização de acordo de não persecução cível.

C) Carlos Alfredo pode ser condenado por ato de improbidade por violação de princípios Administração Pública, na modalidade culposa.

D) O município de Albatroz deve alegar o princípio da reserva do possível para isentar-se do pagamento indenizatório.

Questão 30

A Sociedade Leva e Traz Ltda ganhou o procedimento licitatório para prestação do serviço público de transporte coletivo. Segundo os princípios e regras do Direito Administrativo, essa sociedade empresária:

A) Será a titular do serviço público de transporte público coletivo a partir da assinatura do contrato administrativo.

B) Responderá solidariamente com o poder concedente em caso de danos aos usuários.

C) Participou da licitação na modalidade concorrência para poder prestar o serviço público.

D) Não responde diretamente por danos causados ao não usuário do transporte público coletivo.

Questão 31

O Município Alfa deseja criar uma empresa pública, Alfatrans S/A, em regime não concorrencial, para o fim específico de atuar na gestão, fiscalização, organização, controle e imposições de sanções decorrentes do poder de polícia de trânsito de competência da municipalidade. A referida empresa terá o capital integralmente público e dependerá do Ente instituidor para o custeio das despesas correntes em geral e despesas com pessoal. Levando-se em consideração a situação narrada e de acordo com a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta:

A) a referida empresa pública deverá ser constituída exclusivamente sob a forma de sociedade anônima.

B) a referida empresa pública necessariamente depende de lei complementar definindo sua área de atuação.

C) fere a Constituição Federal, a instituição da referida empresa pública, para o exercício do poder de polícia de trânsito municipal.

D) desde que a maioria do capital social com direito a voto permaneça sob controle do Município Alfa, podem ser admitidos outros municípios e até o Estado onde aquele está situado, para a composição do capital social da Alfatrans S/A.

(11)

Questão 32

Foi protocolada na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, denúncia apócrifa relatando eventuais desvios por parte de João, servidor público estável que atua no setor de informática daquela pasta.

Imediatamente, a autoridade competente determinou a instauração de sindicância investigatória, que reuniu elementos que corroboravam a prática narrada naquela denúncia inaugural. Finalizada a sindicância, esta serviu de peça informativa para a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar, que seguiu o rito da legislação federal aplicável a João. Atendendo diversos pedidos da defesa, principalmente a realização de prova pericial e a oitiva de testemunhas em outras regiões do país, a comissão processante extrapolou em mais de 20 dias o prazo legal para a conclusão do processo, que fulminou na demissão de João. Levando- se em consideração a situação exposta, assinale a alternativa correta:

A) a penalidade aplicada a João é nula, uma vez que no caso analisado foi resultante de processo administrativo disciplinar instaurado em decorrência de denúncia apócrifa, o que não é admitido no direito brasileiro.

B) o processo administrativo disciplinar instaurado em desfavor de João é nulo, uma vez que extrapolou em mais de 20 dias o prazo legalmente previsto para sua conclusão.

C) caso a punição de João seja anulada pelo Poder Judiciário, ele será reintegrado ao cargo anteriormente ocupado, independentemente de este já estar provido por outro servidor que tenha sido nomeado em virtude de prévia aprovação em concurso público.

D) o presente processo seguiu o rito sumário, previsto na Lei nº 8.112/90, tendo sido conduzido por dois servidores estáveis, ocupantes de cargo igual ou superior ao de João.

Questão 33

José irá comprar uma propriedade rural de Matias, contudo, Matias, o vendedor da propriedade, há 3 anos realizou a supressão de boa parte da área de proteção permanente (APP) da propriedade e, até o momento da venda, não havia sido responsabilizado por tal ato. José, sabedor desta situação, questiona você sobre quais implicações ele terá se vier a adquirir a propriedade de Matias.

A) José comprando a propriedade poderá arcar com a responsabilidade civil pelos danos causados por Matias, pois a obrigação para reparar dano ambiental é uma obrigação “propter rem” que permanece com a coisa, mesmo havendo alteração de proprietário.

B) Não será responsabilizado de forma alguma, pois a responsabilização irá recair somente sobre Matias, autor das ações ilegais.

C) José só será responsabilizado penalmente pela situação ocorrida.

D) José será responsabilizado exclusivamente de modo administrativo e Matias sofrerá as demais responsabilizações.

Questão 34

José, ativista ambiental da “ONG proteger o ambiente”, procura você, como advogado, e solicita informações a respeito da realização de audiências públicas sobre o conteúdo do projeto ou empreendimento em exame e do seu respectivo RIMA. Marque a alternativa que corresponde a informação correta sobre audiências públicas no procedimento de licenciamento.

A) Só pode ser é realizada quando o órgão de meio ambiente licenciador julgar necessário ou quando solicitado por 35 ou mais cidadãos.

B) Participação popular no EIA/RIMA é vinculante e condiciona a decisão administrativa.

C) As posições fechadas na ata da audiência pública vinculam o parecer final do licenciador quanto à admissibilidade do exame do projeto.

D) A audiência sendo solicitada pelos legitimados corretos, havendo a solicitação da audiência pública e, na hipótese do órgão estadual não a realizar, a licença concedida não terá validade.

(12)

Questão 35

João Pedro contrata com Carlos a compra de materiais de construção para a casa que irá construir. O contrato é escrito e com a determinação de várias datas e objetos a serem entregues. Uma das cláusulas do contrato entre eles prevê que a não entrega dos azulejos, comprados por R$15.000,00 (quinze mil reais) imporá multa de R$1.000,00 (mil reais) para o vendedor, Carlos. Com base no enunciado, assinale a opção correta.

A) Caso Carlos atrase culposamente a entrega dos azulejos no prazo previsto, poderá João Pedro exigir o cumprimento da obrigação da entrega de azulejos cumulada com a multa prevista, sendo tal tipo de estipulação chamada de cláusula penal.

B) No caso de mora por parte de Carlos, João Pedro poderá exigir somente a obrigação principal, mas não poderá exigir a multa pactuada.

C) Para que João Pedro solicite a incidência da multa de R$1.000,00 (mil reais) é necessário que demonstre o prejuízo sofrido em decorrência do atraso na entrega dos azulejos.

D) João Pedro poderá exigir de Carlos ou a entrega dos azulejos ou o pagamento da multa, mas não os dois de forma cumulada.

Questão 36

Ana Paula está andando com seu veículo em avenida movimentada, na velocidade permitida, quando então, pelo espelho de seu carro, verifica que há um pedestre indo em direção ao seu veículo. Em questão de segundos, Ana Paula faz manobra e, no intuito de desviar do pedestre, acaba por colidir com outro veículo, que estava a sua esquerda, de propriedade de Carla Joaquina, causando danos materiais. Com base no enunciado, assinale a opção correta:

A) Como foi o pedestre que causou o perigo, Carla Joaquina deverá ingressar com ação somente contra ele, a fim de ser reparada pelo dano sofrido.

B) Ana Paula agiu em estado de necessidade e deverá ressarcir Carla Joaquina pelo dano sofrido, já que não foi esta que deu causa ao perigo.

C) Carla Joaquina não poderá demandar contra Ana Paula ou contra o pedestre, já que o ato praticado por Ana Paula configura uma excludente de ilicitude.

D) Carla Patrícia poderá demandar Ana Paula, a fim de ser ressarcida, porém Ana Paula não poderá demandar contra o pedestre.

Questão 37

Maria, 15 anos é atriz desde os seus 8 anos, tendo angariado pequena fortuna com todos os trabalhos que faz. Em determinado dia tem uma discussão com sua amiga Juliana, maior e capaz, deferindo-lhe socos e pontapés. Em razão do ocorrido, Juliana teve seu nariz quebrado, além de várias escoriações. Sobre o enunciado assinale a opção correta

A) Juliana poderá ajuizar ação contra os pais de Maria, sendo a responsabilidade deles do tipo objetiva.

Além disso, caso os pais de Maria não tenham patrimônio para pagar a indenização de Juliana, Maria poderá responder pelos prejuízos.

B) Juliana poderá ajuizar ação diretamente contra Maria, já que a responsabilidade do incapaz é solidária com a de seus representantes legais.

C) Em razão de Maria ter economia própria, está emancipada e é a única responsável pela reparação pelos danos sofridos por Juliana.

D) Os pais de Maria deverão ser os únicos responsáveis pela reparação dos danos causados por Maria em Juliana, sendo a responsabilidade deles do tipo subjetiva.

Questão 38

Carlos é proprietário da Loja de Utilidade Domésticas

“Temos Tudo Ltda.” Possui 2 funcionários que trabalham no estabelecimento. Em um dia, durante o horário comercial, um de seus funcionários, Pedro, destratou gravemente uma cliente, alegando que ela estava furtando, além de chamá-la com palavras de baixo calão. A cliente, de nome Ana, não estava furtando e ficou severamente constrangida com toda a situação. Com base na situação do enunciado, assinale a opção correta:

A) Ana poderá pedir compensação, em razão dos danos sofridos, podendo ajuizar a ação contra a loja

“Temos Tudo Ltda.”, por ser a empregadora de Pedro.

B) Pedro não poderá ser acionado, devendo a ação exclusivamente dirigir-se contra o proprietário da loja, Carlos.

C) Ana poderá acionar a loja demandando compensação pelos danos sofridos, sendo que a responsabilidade do empregador de Pedro é do tipo subjetiva.

D) São legitimados passivos na ação movida por Ana:

Carlos, Temos Tudo Ltda. e Pedro sendo que o tipo de responsabilidade a ser verificado no processo é a contratual do tipo subjetiva.

(13)

Questão 39

João, solteiro, estudante de Direito, residente com seus pais, sai de casa, em um dia normal, para ir à faculdade.

No dia seguinte, os pais de João, estranham o fato do filho não ter retornado para casa. Contatam colegas de João, mas nenhum tem informações sobre o rapaz.

Carlos e Joana, pais de João, registram ocorrência policial do sumiço do filho. Passado algum tempo, sem que exista qualquer notícia de João, Carlos e Joana ficam preocupados com a administração do patrimônio deixado pelo filho. Diante da situação hipotética, assinale a assertiva correta.

A) poderá ser declarada a ausência de João, devendo ser nomeado um curador para arrecadar os bens.

Após publicação de editais e expirados os prazos neles previstos, poderá haver a abertura da sucessão definitiva e os pais de João poderão ingressar na posse de seus bens e partilhá-los.

B) tendo em vista o desaparecimento de João, é extremamente provável sua morte, de forma que poderá ser requerido pelos pais a declaração da morte presumida, sem decretação de ausência.

C) não há como declarar a ausência de João, uma vez que ele possuía endereço certo, residindo com seus pais e desapareceu há menos de seis meses, prazo mínimo exigido pela lei para a decretação da ausência.

D) poderá ser declarada a ausência de João, devendo ser nomeado um curador para arrecadar os bens.

Após publicação de editais e expirados os prazos neles previstos, poderá haver a abertura da sucessão provisória, e os pais de João poderão ingressar na posse de seus bens.

Questão 40

João e Maria são casados e residem em Santa Cruz do Sul. Paulo, representante comercial, passa sua vida constantemente viajando, vendendo os produtos veterinários e habitando em hotéis da região Sul do Brasil, de forma que sua esposa reside em Porto Alegre e seus pais residem em Jaguarão. Larissa, estudante universitária, residia em Santa Cruz do Sul de segunda a quarta-feira; de quintas a domingos, residia em Encruzilhada do Sul. Juliana era funcionária de uma empresa e residia em Lajeado, mas em razão de uma transferência no trabalho, ocorrida em 2019, passou a residir em Florianópolis. A partir das situações acima e acerca do domicílio, conforme disposições Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A transferência de Laura importa em mudança no seu domicílio, pois houve uma transferência de residência com intenção manifesta de mudá-lo.

B) Como Larissa possui duas residências onde vive alternadamente, considerar-se-á seu domicílio qualquer uma delas, ou seja, tanto Santa Cruz do Sul, como, também, Encruzilhada do Sul.

C) O domicílio João e Maria é o lugar onde estabeleceram a sua residência com ânimo definitivo, ou seja, Santa Cruz do Sul.

D) Embora Paulo passe viajando constantemente, habitando os hotéis dos locais por onde passa, seu domicílio será o lugar onde sua esposa reside, ou seja, Porto Alegre.

(14)

Questão 41

A empresa A firmou um contrato com a empresa B para que esta última fornecesse tecidos para a confecção das roupas produzidas pela empresa A. Foi firmado um contrato particular, com todos os requisitos legais, em 05/06/2012, para pagamento do valor de R$15.000,00 (quinze mil reais) em 05/09/2012. Em razão de dificuldades financeiras e atrasos nos recebimentos de produtos vendidos, a empresa A não quitou o débito no dia do vencimento. A empresa B tentou, de todas as formas, receber seu crédito, mas sem sucesso. Em 05/06/2017 o setor de cobranças da empresa B encaminhou e-mail para a empresa A, questionando sobre a viabilidade de negociar a dívida e evitar ajuizar.

O representante legal da empresa A respondeu ao e- mail no dia seguinte, reconhecendo o débito e informando que realizaria o pagamento no mês de janeiro de 2018. Tendo havido novo inadimplemento, a empresa B resolve, em março de 2021, ajuizar ação para reaver seu crédito. Diante do caso descrito, assinale a assertiva correta.

A) A pretensão de cobrança, neste caso, é inviável, pois o prazo para exercício é de cinco anos, tendo se operado a prescrição em 05/09/2017.

B) As empresas poderiam acordar extrajudicialmente e convencionar a alteração do prazo prescricional de 5 anos para 10 anos.

C) Tendo se operado a prescrição no caso concreto, se houvesse o ajuizamento da ação por parte da empresa B o juiz poderia reconhecer de ofício a prescrição já operada.

D) Tendo havido o reconhecimento do direito por parte da empresa A, houve a interrupção da prescrição, recomeçando a contagem do prazo de cinco anos em 06/06/2017, de forma que ainda não se operou a prescrição da pretensão de cobrança.

Questão 42

Lucas tem 18 anos de idade e Laura tem 17, quase 18, pois está nas vésperas do dia do seu aniversário. Em comunhão de esforços tentaram furtar produtos de uma loja de roupa, só não contavam com os seguranças que viram tudo pelas câmeras. Indo em direção a porta da loja, os dois jovens perceberam a movimentação dos seguranças, largaram os produtos no chão e saíram correndo em fuga. Como Lucas estava de moto, empreenderam fuga até a cidade vizinha, onde reside a mãe de Laura, local onde se esconderam da Polícia. Eles foram localizados um dia após o fato. Diante da narrativa marque a alternativa correta:

A) Laura responderá pelo crime de furto junto com Lucas, mesmo que não tenham conseguido consumar o ato.

B) Laura terá aplicada a ela a medida socioeducativa de internação.

C) Não é possível aplicar a medida de internação em razão do fato de Laura ter completado já a maioridade, o que faz com que ela responda pelo Código Penal agora.

D) O juízo competente para a ação socioeducativa é o da Comarca onde ocorreu o fato.

Questão 43

Milena está divorciando-se de Cássio. Eles possuem uma filha, Eliandra, de 6 anos de idade. Em razão das brigas relacionadas ao divórcio, decidiram entregar Eliandra para a avó materna, Helena, cuidar dela por alguns meses. Milena decide ir para o Canadá visitar sua irmã levando a filha com ela, mas Cássio e Helena não concordam com a viagem. Diante do fato, Milena procurou você para orientá-la nessa situação:

A) Milena poderá viajar com Eliandra, porque detém o poder familiar, que deve ser exercido de forma igualitária com Cássio.

B) Helena não pode ser opor contra a vontade da mãe de Eliandra, porque não detém a guarda da criança.

C) Milena poderá buscar uma autorização judicial complementar que terá validade de um ano.

D) Eliandra só poderá viajar para o exterior com ambos os pais.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial