• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DO PROJETO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DO PROJETO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RESUMO DO PROJETO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

MARILDE QUEIROZ GUEDES Diretora do Departamento

VIVIANY T. DO NASCIMENTO Coordenadora de Colegiado

NEUZA FERNANDES DE SOUZA Secretária do Colegiado

BARREIRAS – BA 2014

(2)

Campus IX – Barreiras

1. DO CURSO

O curso de Matemática - Licenciatura da UNEB-Campus IX/Barreiras foi criado e autorizado pela Resolução CONSU nº 288/2004, publicada no Diário Oficial de 23 de julho de 2004 e Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 13.809/2012 pelo prazo de 05 anos.

O ingresso no Curso se dá mediante aprovação nos processos seletivos admitidos pela Universidade, dentre eles o Vestibular, Matrícula Especial (transferência e portadores de diploma de nível superior) e Sistema Unificado de Seleção (SISu) gerenciado pelo MEC.

O regime de matrícula é semestral por componente curricular, sendo que o discente deve integralizar o curso no período mínimo de oito (08) e máximo de doze (12) semestres letivo.

1.1. CONCEPÇÃO E OBJETIVOS

O curso se estrutura em uma concepção curricular flexível, interdisciplinar e contextualizada, tendo a biodiversidade como eixo central, possibilitando seu estudo na perspectiva dos processos biológicos, químicos, geográficos, físicos e metodológicos, privilegiando a integração entre os diversos componentes curriculares.

Neste curso tem-se como objetivo geral promover condições educacionais para o desenvolvimento do pensar, questionar, investigar, descrever, compreender, julgar, avaliar, analisar, criticar, refletir, construir/desconstruir, experenciar, explicar, interagir, rever, aprender a aprender, concluir, hipotetizar, aferir, interferir, intervir e conferir, numa perspectiva de formação de professores de Ciências Naturais e de Ciências Biológicas capazes de (re)significar conceitos e (des)construir a práxis pedagógica.

1.2. PERFIL DO EGRESSO

O graduado/da em Ciências Biológicas deve possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações ecológicas. Deve ser um mediador maduro e consciente de seu processo de aprendizagem continuada e de investigação.

Espera-se que este profissional desenvolva qualificações que lhe permita:

• Nortear sua prática profissional baseada nos princípios da educação ambiental.

• Apropriar-se de conhecimentos biológicos básicos e específicos tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência – origens, processo de criação, inserção cultural – tendo também conhecimento de suas aplicações em várias áreas.

(3)

• Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.

• Compreender o quanto o saber de teorias, habilidades e competências próprias à Biologia importam para o exercício pleno da cidadania.

• Interagir com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica de sua instituição e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.

• Criar condições para a construção de uma visão de mundo coerente com os princípios que norteiam a conservação e preservação da terra enquanto Bioma.

• Selecionar e utilizar métodos científicos adequados para a resolução de problemas, fazendo uso, quando for o caso, de tratamento estatístico na análise de dados coletados.

• Utilizar e otimizar metodologias e materiais diversificados de apoio ao ensino de modo a poder decidir, diante da cada conteúdo especifico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Ciências Naturais e de Biologia, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.

• Observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levá-los a desenvolverem-se plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, motivando-os e visando o desenvolvimento de sua autonomia.

• Engajar-se num processo de continuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.

1.3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura do DCH do Campus IX - Barreiras visa possibilitar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

 Formulação e elaboração de estudo, projeto de pesquisa básica e aplicada nos mais variados ramos da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionam à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;

 Estabelecimento de relação entre fenômenos, fatos, processos e ideias em Ciências Naturais e Biologia, elaborando conceitos, identificando regularidades e diferenças, construindo generalizações;

 Atuação em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades inerentes à espécie humana;

 Apresentação, de forma organizada, do conhecimento biológico apreendido, através de textos, desenhos, esquemas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.

(4)

Campus IX – Barreiras

 Reconhecimento da Biologia como um fazer humano e, portanto histórico, fruto da conjunção de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais, religiosos e tecnológicos.

 Identificação das relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável.

 Utilização de novas tecnologias em sala de aula como: vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.

 Desenvolvimento de projetos, avaliação livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos.

 Organização de cursos, planejamento de ações de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Biologia.

 Compreensão dos processos de construção do conhecimento de Ciências Naturais e Biologia, próprios da criança e do adolescente.

 Conhecimento das propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes, podendo formular a sua própria concepção diante das correntes existentes.

 Atuação em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas.

 Organização, coordenação e participação de equipes multiprofissionais.

 Gerenciamento e execução de tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico no âmbito da sua formação.

 Utilização do conhecimento socialmente acumulado na produção de conhecimentos tendo a compreensão desse processo, a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social.

 Desenvolvimento de ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar sua área de atuação, preparando-se para inserção no mercado de trabalho em contínua transformação.

1.4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso fundamentou-se na Resolução CNE/CES nº 7/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Biológicas, resultando em uma estrutura flexível e articulada, onde o ensino da Biologia possa ser desenvolvido dentro de um processo de reflexão crítica que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização e funcionamento, bem como suas relações com o meio.

Para garantir esta condição no processo formativo, esse currículo se organiza através de três grandes Eixos de Formação, os quais são:

Biodiversidade num Contexto Ecológico e Evolutivo

Epistemologia e Racionalidade

Contexto Pedagógico

(5)

Tabela 1 – Resumo da carga horária do curso

Eixos

Semestre

Total

CH CH CH CH CH CH CH CH

BIODIVERSIDADE

Integrador Biodiversidade num Contexto

Ecológico e Evolutivo 75 270 300 315 285 150 135 - 1.530

Articulador

Epistemologia e Racionalidade 270 60 15 15 - 90 45 60 555 Contexto Pedagógico 90 90 90 90 120 120 100 100 800

Componentes de Livre Escolha - 45 45 45 45 45 45 - 270

Atividades Acadêmico-Cientifico-Culturais 200

Total Geral 435 465 450 465 450 405 325 160 3.355

Na figura a seguir está apresentado o fluxograma do curso de Ciências Biológicas.

(6)

Campus IX – Barreiras

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CAMPUS IX – BARREIRAS / BA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

BIODIVERSIDADE

Estudo Evolutivo das Geosferas - 60 h

Fundamentos de Química 60 h

Tópicos de Física - 30 h

Biologia Celular e Molecular - 75 h

Epistemologia da Ciência - 60 h

Laboratório de Leitura e Produção de Texto - 45 h

Prática Pedagógica I - 90 h

Seminários Temáticos I - 15 h

Biofísica - 45 h

Sistemática Filogenética - 60 h

Bioquímica - 60 h

Biologia dos Protoctistas - 60 h

Biologia Vegetal I - 45 h

Laboratório de Leitura e Produção de Imagens - 45 h

Prática Pedagógica II - 90 h

Seminários Temáticos II - 15 h

Componente de Livre Escolha - 45 h

Genética - 75 h

Biologia dos Invertebrados I - 75 h

Biologia do Desenvolvimento - 75 h

Anatomia e Organografia Vegetal - 75 h

Prática Pedagógica III - 90 h

Seminários Temáticos III - 15 h

Componente de Livre Escolha - 45 h

Biologia dos Invertebrados II - 75 h

Sistemática Vegetal - 60 h

Genética e Evolução - 75 h

Bioestatística - 60 h

Biologia dos Fungos - 45 h

Prática Pedagógica IV - 90 h

Seminários Temáticos IV - 15 h

Componente de Livre Escolha - 45 h

Biologia de Cordados - 75 h

Microbiologia - 60 h

Fisiologia Vegetal - 75 h

Ecologia Geral - 75 h

Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I

- 120 h Componente de Livre

Escolha - 45 h

Fisiologia Animal Comparada - 90 h

Anatomia dos Vertebrados - 60 h

Bioética - 45 h

Projeto de Pesquisa I - 45 h Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado II

- 120 h Componente de Livre

Escolha - 45 h

Paleontologia - 75 h

Ecologia e Meio Ambiente - 60 h

Projeto de Pesquisa II - 45 h

Estágio Supervisionado I - 100 h

Componente de Livre Escolha - 45 h

Monografia - 60 h

Estágio Supervisionado II - 100 h 2º SEMESTRE

ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA 1º SEMESTRE

ESTUDO EVOLUTIVO DAS

GEOSFERAS

4º SEMESTRE EVOLUÇÃO 3º SEMESTRE

BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

5º SEMESTRE BIOLOGIA ANIMAL E

VEGETAL

6º SEMESTRE BIOLOGIA ANIMAL

7º SEMESTRE

ECOLOGIA 8º SEMESTRE

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Carga Horária Total

CARGA HORÁRIA

3.355

Eixo Articulador

555 Epistemologia Racionalidade

Contexto Pedagógico

800

Eixo Integrador Biodiversidade em um Contexto

Ecológico e Evolutivo 1.530

Componentes Livres de Escolha

270

Atividade Acadêmico- Científico-Culturais

200

DURAÇÃO EM SEMESTRE MÍNIMO DE:

08 MÁXIMO DE:

12

435 Carga Horária

465 450 465 450 405 325 160

200 3.355

(7)

1.4.1. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado é o componente de formação onde há a inserção dos futuros profissionais no ambiente de trabalho, em unidades/campos de estágio formais e não formais a partir do 5º (quinto) semestre, permitindo a experimentação de conhecimentos científico-acadêmicos em situações de ensino-aprendizagem e realizados nos termos do Regulamento Geral de Estágio Supervisionado da UNEB da Resolução nº 795/2007 CONSEPE.

O Estágio Supervisionado possui uma carga horária total de 420 horas, subdivididas a partir da metade do curso, assim discriminada: 5º semestre (120 horas), 6º semestre (120 horas), 7º semestre (100 horas) e 8º semestre (100 horas).

Os componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I e II são campo de observação e co-participação da atividade docente nas disciplinas Ciências e Biologia. As atividades de regência em classe escola-campo são vivenciadas nos componentes curriculares Estágio Supervisionado I e II.

Para realização do estágio, o discente deve passar pelo período de observação da turma, em seguida elaborar um plano de trabalho e executá-lo com a colaboração e supervisão do professor regente e acompanhamento do professor supervisor que definirá os instrumentos e critérios para avaliar o desempenho do estagiário.

No final do semestre o licenciando entrega ao supervisor de estágio um relatório contendo registros que descrevam as atividades desenvolvidas durante o Estágio. Para isso, o estagiário é orientado a manter um diário de campo em que possa registrar suas ações, observações e reflexões acerca do trabalho realizado nos espaços educativos.

1.4.2. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório no Curso de Ciências Biológicas, devendo ser apresentado sob a forma de monografia. Tem a finalidade de estabelecer a articulação entre o ensino e a pesquisa, sendo regulamentado pela Resolução do CONSEPE nº 622/2004.

A produção do trabalho monográfico inicia-se com os componentes curriculares Projeto de Pesquisa I e Projeto de Pesquisa II, ocorrendo a construção e apresentação do trabalho monográfico no 8º semestre.

A apresentação final da monografia se dá na forma de seminário aberto à comunidade universitária, sendo obrigatória para a conclusão da mesma. A avaliação da monografia será feita pelo professor orientador e mais dois professores examinadores do Departamento ou de outras instituições universitárias envolvidos em atividades de ensino e pesquisa.

(8)

Campus IX – Barreiras

1.4.3. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTIFICO-CULTURAIS (AACC)

As AACCs constituem-se na oportunidade de complementação e diversificação da formação dos estudantes para além da sala de aula, possibilitando um envolvimento maior com as questões relativas à atuação educacional, à produção científica e, as questões mais amplas da sociedade. Trata-se de atividades de caráter obrigatório na integralização do Curso de Ciências Biológicas com carga horária de 200 horas e têm por finalidade aprofundar, ampliar e consolidar a formação acadêmica cultural do discente. As atividades realizadas devem estar de acordo na a Resolução do CONSEPE nº 1.150/2010.

(9)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE RESOLUÇÃO N º 1.150/2010

Publicada no D.O.E. de 11-02-2010, p.22 Regulamenta as Atividades Acadêmico Científico Culturais – AACC para os Cursos de Licenciatura da UNEB e revoga a Resolução N° 792/2007 – CONSEPE.

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, conferidas pelo Art. 15, inciso VII, combinado com o Art. 13, § 4º do Regimento Geral da UNEB, ad referendum do Conselho Pleno, de acordo com as diretrizes da Lei nº 9.394/1996, o que estabelecem as Resoluções CNE/CP nº 01 e 02/2002 e o que consta do Processo N.º 0603090240923, após parecer da relatora designada com aprovação, RESOLVE:

Art. 1º - Regulamentar as Atividades Acadêmico Científico Culturais – AACC para os currículos dos Cursos de Licenciatura da UNEB.

§ 1º - As Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC serão obrigatórias na integralização dos cursos Licenciatura e têm por finalidade aprofundar, ampliar e consolidar a formação acadêmico cultural do discente.

§ 2º - O Colegiado, observando a carga horária total dos currículos dos Cursos de Licenciatura, destinará o mínimo de 200 (duzentas) horas para as Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC que serão validadas na quantidade limite de horas, para aproveitamento, conforme o estabelecido no Anexo Único que integra essa Resolução.

§ 3º - Serão consideradas Atividades Acadêmico Científico Culturais- AACC, aquelas realizadas pelo discente após o seu ingresso na UNEB.

§ 4º - Para os discentes ingressos via categorias especiais de matrícula ou vestibular que já cursaram outro curso de ensino superior (concluído ou não), só serão consideradas como atividades complementares aquelas realizadas no prazo máximo de 2 (dois) anos anteriores ao seu ingresso na UNEB, desde que estejam contempladas no Anexo Único desta resolução.

§ 5º - Poderão ser acrescidas ao Anexo Único desta Resolução outras Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC, específicas da área, após analisadas pelo

Colegiado de Curso e aprovadas pelo Conselho de Departamento.

§ 6º - O planejamento, acompanhamento e avaliação das Atividades Acadêmico Científico Culturais- AACC, realizadas pelos discentes, são da competência dos Colegiados de Curso, a serem registradas em formulário próprio, cuja elaboração será da responsabilidade dos respectivos Colegiados.

§ 7º - O aproveitamento das Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC realizadas, fica sujeito à apresentação pelo discente de documento que comprove a sua participação nessas atividades, de acordo com o prazo estabelecido no calendário acadêmico.

§ 8º - O estudante deverá realizar as atividades complementares ao longo do curso, a partir do 1º semestre.

No entanto, para efeito de cômputo do AACC, deverá formalizar o processo através da apresentação dos certificados, a partir do 4º semestre de cada curso.

Art. 2º - Ao realizar e concluir uma atividade acadêmica não prevista no Anexo Único desta Resolução, o discente poderá solicitar ao Colegiado de Curso inclusão da mesma para seu aproveitamento no currículo, com prazo previsto no calendário acadêmico. § 1º - O Colegiado de Curso apreciará a pertinência ou não da solicitação e encaminhará ao Conselho de Departamento para deliberação.

§ 2º - Cada Colegiado deverá instituir uma comissão para analisar e emitir pareceres nos processos de aproveitamento das Atividades Acadêmico Científico Culturais – AACC de cada curso.

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Resolução nº.

792/2007 – CONSEPE.

Gabinete da Presidência do CONSEPE, 10 de fevereiro de 2010.

Lourisvaldo Valentim da Silva Presidente do CONSEPE

(10)

Campus IX – Barreiras

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nº 1150/2010 – CONSEPE

VALIIDADE E APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS – AACC

Atividade Desenvolvida Número de horas válidas

como Atividades complementares

Número máximo de horas que podem ser aproveitadas na integralização de 200h de AACC 1. Atividades de iniciação científica, iniciação à docência ou

equivalentes, realizadas na UNEB ou por outra instituição de ensino superior reconhecida ou autorizada pelo MEC, com a devida comprovação do coordenador do projeto de pesquisa.

2 horas de AD = 1 hora de AC

Até 100 horas

2. Atividades de monitorias de ensino, extensão e de eventos, incluídas as monitorias voluntárias com a devida comprovação do Coordenador do NUPE, do Colegiado ou do Orientador.

2 horas de AD = 1 hora de AC

Até 100 horas

3.Aperfeiçoamento em cursos de extensão, minicursos e oficinas, realizados na UNEB ou em outra Instituição de Ensino Superior reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação, Ong’s, Secretarias de Educação, Empresas e entidades da Sociedade Civil organizada.

1 hora de AD = 1 hora de AC

Até 100 horas

4.Participação como ouvinte em seminários, congressos e eventos de natureza acadêmica e profissional organizadas pela UNEB.

2 horas de eventos = 1 hora de AC

Até 100 horas

5.Participação como ouvinte em seminários, congressos e eventos de natureza acadêmica e profissional promovidos por órgãos públicos, empresas de assessorias educacionais, Ong’s e Movimentos Sociais e Sindicais, instituições de

ensino superior autorizadas e ou reconhecidas, empresas e entidades da sociedade civil organizada.

3 horas de eventos = 1 hora de AC

Até 100 horas

6.Participação como Membro de comissão organizadora de seminários, congressos e eventos de natureza acadêmica e profissional organizadas pela UNEB ou por outra Instituição de Ensino Superior reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação.

1 hora de eventos = 1 hora de AC

Até 60 horas

7.Participação como membro de comissão organizadora de seminários, jornadas e eventos em sua área de formação ou afins promovidos por Secretarias de Educação, Unidades Escolares autorizadas e ou reconhecidas, associações comunitárias, organizações governamentais e não governamentais, Movimentos Sociais, Sindicais e Entidades representativas.

2 horas de eventos = 1 hora de AC

Até 60 horas

8- Visitas temáticas ou excursões de estudo organizadas por Instituição de Ensino Superior reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação ou por Associações Profissionais excetuando-se as atividades previstas no Projeto Pedagógico de cada curso com anuência da Coordenação do Curso anterior à viagem.

1 dia de AD = 8 horas de AC

Até 40 horas

9- Participação em projetos de extensão comunitária ou outros projetos de alcance social, organizados pela Universidade, Prefeituras, Conselhos Municipais, Associações de Bairro, Centros de Atendimentos comunitários e entidades representativas.

2 horas de AD = 1 hora de AC

Até 60 horas

10- Elaboração e/ou execução em projetos de extensão comunitária ou outros projetos de alcance social, organizados pela Universidade, Prefeituras, Conselhos Municipais, Associações de Bairro, Centros de Atendimentos comunitários e entidades representativas

1 hora de AD = 1 hora de AC

Até 60 horas

11-Apresentação ou co-autoria de trabalhos em eventos de natureza acadêmica na área de formação ou áreas afins

1 apresentação = 5 horas AC

Até 30 horas

12-Publicação 40 horas por livro com

conselho editorial;

Até 100 horas

(11)

40 horas por publicação em revista indexada, impressa ou eletrônicas;

20 horas por publicação de capítulo de livros com conselho editorial;

15 horas por trabalho completo em anais com conselho editorial;

10 horas por trabalho completo em anais sem conselho editorial;

5 horas por publicação de resumo ou artigo em revista especializada, mas não indexada;

5 horas por publicação de resumo ou artigo em anais sem conselho editorial;

3 horas por publicação de artigo, resenha, crônicas, poemas, contos em jornais, livros ou revistas não especializadas, eletrônicas ou não;

13- Disciplinas de cursos superiores reconhecidos e/ou autorizados não aproveitadas na análise de equivalência do curso (mediante a apresentação de Histórico Escolar).

1 hora de AD = 1 hora de AC

Até 100 horas

14- Disciplinas cursadas com aprovação em outros cursos do mesmo departamento, não aproveitadas na análise de equivalência do curso (mediante a

apresentação de Histórico Escolar).

1 hora de AD = 1 hora de AC

Até 60 horas

15- Representação estudantil nos Conselhos superiores e setoriais (Departamento e Colegiado) e/ou Conselhos Municipais

A cada semestre – 10 horas de AC

Até 30 horas 16-Participação na direção de Diretório Central e Acadêmico A cada semestre – 10

horas de AC

Até 40 horas 17- Participação em Empresa Júnior 5 horas de AD- 1 hora de

AC

Até 60 horas 18 – Disciplinas ou cursos realizados na modalidade de

Educação a Distância relacionados à área, desde que ministrados por instituições autorizadas e/ou reconhecidas.

1 hora de AD- 1 hora de AC

Até 60 horas

19 – Participações em estágios não obrigatórios, desde que validados pelo Colegiado do curso e não aproveitadas na análise de aproveitamento para estágio obrigatório.

4 horas de AD – 1 hora de AC

Até 60 horas

20 – Produção/elaboração de material técnico, multimídia, didático desde que aprovado pelo Colegiado de Curso ou NUPE.

1 produção= 10 horas de AC

Até 20 horas AC: Atividade Complementar

AD: Atividade Desenvolvida

Referências

Documentos relacionados

Mais especificamente, trata-se de um movimento incessante que vai de um ponto a outro, sem jamais contentar-se com a mera apresentação dos fatos nem cair em abstrações que perdem

As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas

Durante a aventura se destaca um entre os três que lidera toda a jornada; a partir da paixão por uma mulher de tribo mais evoluída, suas decisões se tornam responsáveis

Coletar e mentalmente espiralar a energia para fora do umbigo 36 vezes no sentido horário, e depois para dentro, 24 vezes, no sentido anti- horário. Mulheres: Cobrir o umbigo com as

Este conceito de cultura como um sistema de símbolos significantes tem muito em comum com uma vertente das pesquisas sociológicas, o interacionismo simbólico, uma teoria

5.3.3.2 Para manutenção das lombadas deverá ser utilizado o mesmo método da remoção, item 5.3.2, porém neste caso somente deverá ser retirada a camada de concreto asfáltico até

Em termos práticos, uma organização coletiva da produção para fortalecimento de uma cadeia extrativista, seja para pressionar os atravessadores a pagar um preço melhor,

Em termos práticos, faz-se necessário uma organização coletiva da produção para fortalecimento de uma cadeia extrativista, seja para pressionar os regatões a pagarem um