• Nenhum resultado encontrado

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

F l a vi o- S h i r ó O c a n t o d a t e r r a, 1 99 2 , s e r i g r af i a

F ot o: F a u st o F l e u r y

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

A obra O canto da terra, de Flavio-Shiró pode se abrir para algumas possibil idades de diálogo com o meio ambiente. Entretanto, a

deformidade aparente da figura que se impõe na imagem parece-nos um bom mote para o desenvolvimento dessa proposição didática, já que possibil ita o diálogo com metamorfoses sofridas pelos animais e vegetais a partir da manipulação do homem (transgenia).

É preciso ressaltar que na história da arte vários artistas já criaram figuras mutantes, ou seja, figuras formadas por partes de diferentes espécies ou por meio da criação de anomalias físi cas. É o caso do artista holandês Hieronymus Bosch (c.1450-1516). As figuras que cria são figuras fantásticas, compostas pela justaposição de partes de outras figuras, seres e objetos. Observe a obra As tentações de Santo Antão e repare como as figuras foram construídas.

(2)

A s t en t aç õ e s d e S an t o An t ã o, c . 15 0 0, ól e o s o b r e m a d e i r a

As t en t aç õ e s d e S a n t o An t ã o, d et a l h e

As t en t aç õ e s d e S a n t o An t ã o, d et a l h e

h t t p : / / com m on s. w i k im e d i a. o r g / w i ki / F i l e: T em p t at i o n S t A n t h o n y- l e ft . j p g

Com um trabalho de arte contemporânea v oltado para o

desenvolvimento de mutações em animais baseados em um estudo

(3)

prolongado, de precisão quase científica, encontramos o trabalho do artista brasileiro Walmor Corrêa (1963). Os animais que cria, por tão detal hada e cuidadosa que é a representação, tranquiliza o espectador a ponto de acreditar na veracidade daquilo que vê. Observe as imagens das obras do artista que fizeram parte da 26ª Bi enal Internaci onal de São Paul o, em 2004.

A p t er i gi f or m es – A p ê n d ic e, S ér i e C at al o g aç õ es, ac r í l i c a e g r a f it e s o b r e t e l a h t t p : / / w w w . w al m or c o r r e a. c om . b r / t p l/ o b r a s2 0 0 4 - a 4. h t m

A m ph i b i em m it sch n ab e l - P ar t e ó s s e a, S é r i e C a t al og a çõ e s, acr í l ic a e g r a f it e s o b r e t e l a h t t p : / / w w w . w al m or c o r r e a. c om . b r / t p l/ o b r as 2 0 0 4 - a 6. h t m

(4)

EX PE CT AT I VAS D E AP RE N D I ZA G E M

Metamorfoses CONTEÚDOS

• Percurso poético de Flavio-Shiró

• Desenho de observação e imaginação

• Composição com pintura

• Transfigurações OBJETIVOS

• Identificar aspectos do processo de criação do artista Flavio-Shiró.

• Desenvolver o trabalho de leitura de imagem.

• Criar figuras por meio da observação e imaginação.

• Conhecer e refletir sobre a produção de animais e alimentos transgênicos e sua relação com o tema Meio Ambiente.

AVALIAÇÃO

Considerando que a avaliação é um instrumento do professor para saber se o objetivo que propôs foi ou não alcançado e perceber o grau de dificuldade vivenciado pelos alunos durante o percurso educativo, este item tem como objetivo apontar caminhos por meio de levantamento de questões (perguntas), que ajudem o professor a perceber se os alunos se apropriaram dos conteúdos apresentados ou não e de que forma. Para tanto, a avaliação para essa proposição didática estará contida nos itens 7 e 8 da atividade sugerida.

PR OP OS T A D E T RAB A L HO

MATERIAIS

• Papel kraft (grande)

• Folhas de sulfite A4

• Tinta guache nas cores: vermelho, amarelo, azul, preto, branco, verde e marrom

• Pincéis médios

• Lápis grafite

• Tesouras

• Retroprojetor

• Acetato para retroprojetor

• Canetas de retroprojetor

(5)

Metamorfoses

1. Mostre novamente a obra O canto da terra, de Flavio-Shiró, relembrando a leitura feita anteriormente. Retome com os alunos os principais pontos levantados a partir da leitura dos textos sobre os animais e alimentos

transgênicos. Faça-os escolher determinada posição de defesa de um ponto de vista sobre as questões dos transgênicos.

2. Disponibilize aos alunos imagens de animais, pessoas e alimentos e peça que escolham duas imagens diferentes que poderão ser usadas para a criação de um trabalho de arte que defenda o ponto de vista sobre as questões dos transgênicos que tenham escolhido. Em seguida, peça que construam sobre a folha de sulfite o desenho de uma figura a partir da junção de partes das imagens selecionadas. A exemplo dos artistas Flavio-Shiró, Hieronymus Bosch e Walmor Corrêa, os alunos deverão criar uma figura que se metamorfoseou, transformando-a em um novo ser. Estimule-os a desenharem mais de uma figura.

Agrupe os alunos de acordo com o ponto de vista de escolha deles sobre os transgênicos para que possam realizar em grupo um trabalho de arte que defenda tal argumento.

3. Peça que escolham um dos desenhos feitos. Copie o desenho selecionado sobre a folha de acetato utilizando a caneta de retroprojetor.

4. Estique e prenda sobre a parede a folha de papel kraft no tamanho de cada desenho. Utilizando o retroprojetor projete sobre o kraft os desenhos que cada grupo fez no acetato. Cada grupo deve reproduzir no papel kraft com lápis grafite os desenhos escolhidos. Note que os desenhos serão ampliados.

5. Depois do término de todos os desenhos sobre o papel kraft, pegue guache preto e pincéis médios e peça que contornem suas linhas. Depois de secos, utilize outras cores de guache e pinte inteiramente as figuras.

6. Recorte as figuras mutantes criadas e proponha que cada grupo monte uma exposição com elas nos murais da escola ou até mesmo pendurando-as de tal forma que apresentem o ponto de vista sobre transgênicos que eles

escolheram. Crie um título para a exposição.

7. Faça uma roda de conversas e deixe que os alunos descubram como foram explicitados os pontos de vista de cada grupo nessa exposição. Depois falem sobre todo o processo de trabalho.

8. Avalie:

(6)

o Os alunos conseguiram entrar no universo da obra do artista Flavio- Shiró por meio da leitura de imagem?

o Conseguiram estabelecer relações entre o texto visual apresentado na obra de Flavio-Shiró e o tema Meio Ambiente?

o Perceberam as relações existentes entre o tema escolhido para o trabalho, o texto lido e sua forma de representação?

o Que outras questões você faria para avaliar o percurso desenvolvido até aqui?

(7)

O olhar que descobre

LIVROS E CATÁLOGOS:

FLAVIO-SHIRÓ., Flavio-Shiró. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1965.

______. Flavio-Shiró. Trad. Beatrice Tanaka. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990.

______. Trajetória: 50 anos de pintura de Flavio-Shiró. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1993-1994.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Vida e arte dos japoneses no Brasil: 80 anos da imigração japonesa no Brasil. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1988.

ZANINI, Ivo. A densa pintura de Flavio-Shiró. Folha de S.Paulo, São Paulo, 25 nov.

1983.

ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 2.

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS:

ALIMENTOS transgênicos. Disponível em:

<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos- transgenicos.php>. Acesso em: 25 abr. 2011.

ALMEIDA, Miguel de. Flavio-Shiró. São Paulo: Lazuli: Ed. Nacional, 2008. (Coleção arte de bolso). Disponível em:

<http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/2688318.pdf>. Acesso em: 25 abr.

2011.

ARROZ da Bayer fora da pauta da CTNBio. Jornal da Ciência. Disponível em:

<http://sendosustentavel.blogspot.com/search/label/agroquimicosealimentostransgenic os

+morangos>. Acesso em: 25 abr. 2011.

FLAVIO-SHIRÓ. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclo pedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1786&cd_idioma=2855 5>. Acesso em: 25 abr. 2011.

______. Disponível em: <http://www.sampa.art.br/biografias/flavioshiro/historia>.

Acesso em: 25 abr. 2011.

(8)

MOSTRA em SP reúne 65 anos da trajetória de Flavio-Shiró, 22 ago. 2008. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,mostra-em-sp-reune-65-anos-da- trajetoria-de-flavio-shiro,228889,0.htm>. Acesso em: 25 abr. 2011.

SALMÃO pode ser primeiro animal transgênico aprovado para consumo humano, 20 set. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/801591-salmao-pode- ser-primeiro-animal-transgenico-aprovado-para-consumo-humano.shtml>. Acesso em:

25 abr. 2011.

VÍDEOS:

ENTREVISTA do programa Metrópolis com o artista plástico Flavio-Shiró, 22 ago.

2008. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/metropolis--

entrevsita-com-flavioshiro-0402316ED0910326?types=A&>. Acesso em: 25 abr. 2011.

FLAVIO-SHIRÓ. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclo pedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1786&cd_item=3&cd_i dioma=28555>. Acesso em: 25 abr. 2011.

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta