• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I TERMOS E CONDIÇÕES APLICÁVEIS À COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS USADOS ONLINE CNEXT MARKETPLACE PT, UNIPESSOAL LDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANEXO I TERMOS E CONDIÇÕES APLICÁVEIS À COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS USADOS ONLINE CNEXT MARKETPLACE PT, UNIPESSOAL LDA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

TERMOS E CONDIÇÕES APLICÁVEIS À COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS USADOS ONLINE CNEXT MARKETPLACE PT, UNIPESSOAL LDA

Quem somos?

A CNEXT Marketplace PT, Unipessoal Lda. é uma sociedade unipessoal por quotas registada em Portugal, com o número único de matrícula junto da Conservatória do Registo Comercial de Cascais e de pessoa coletiva 502 167 610, com o capital social de €2.500.000,00 e sede no Lagoas Park, Edifício 6, 3.º andar, 2740-244 Porto Salvo (“CNEXT MARKETPLACE PT, UNIPESSOAL LDA” ou “CarNext”).

Entre outras atividades, a CarNext dedica-se à comercialização de veículos usados, identificando-se indistintamente, nesse contexto, tanto através da firma CarNext, como da marca registada CarNext.

Contactos CNEXT Marketplace PT, Unipessoal Lda

Morada:

Lagoas Park, Edifício 6, 3.º andar 2740-244 Porto Salvo

Endereços de email: usados.particulares@carnext.com

Telefones: Usados - 707 227 227

Apoio ao cliente – 800 20 42 98

Segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 horas

Informação Pré-Contratual

Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, que consagra o regime jurídico aplicável aos contratos celebrados à distância – como o presente Contrato - e aos contratos celebrados fora do estabelecimento comercial, o fornecedor de bens (neste caso, a CarNext) deve facultar ao consumidor (o Comprador, pessoa singular), em tempo útil, de forma clara e compreensível, um conjunto de informações pré-contratuais.

Tais informações são disponibilizadas ao Comprador no Website, ao longo do processo de compra e venda online de veículos usados, embora se encontrem, de igual modo, expressamente previstas no presente Contrato, o qual será disponibilizado ao Comprador, em suporte duradouro.

1. INTERPRETAÇÃO

1.1 Sem prejuízo de outras definições incluídas ao longo do presente Contrato, e salvo se outro for o sentido que resultar do contexto em causa, os termos e as expressões iniciados com letra maiúscula têm o seguinte significado:

1.1.1 Comprador: a pessoa, singular ou coletiva, que, na qualidade de utilizador do Website, adquirir um Veículo à CarNext;

1.1.2 Consumidor: a pessoa singular que atue com fins que não se integram no âmbito

da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional;

1.1.3 Contrato: o contrato de compra e venda de veículos usados CarNext, do qual fazem parte integrante os presentes Termos e Condições (Anexo I), os termos e condições aplicáveis à Garantia de Usados CarNext (Anexo II) e o modelo de formulário para exercício do direito de livre resolução (Anexo III);

1.1.4 Declaração de Privacidade: declaração de privacidade da CarNext, disponível em https://www.carnext.com/pt-pt/gestao-de- dados-pessoais/, a qual faz parte

(2)

integrante dos presentes Termos e Condições;

1.1.5 Descrição do(s) Veículo(s) (ou Descrição): descrição detalhada do Veículo constante do Website, incluindo, designadamente, a marca, o modelo, a cor a quilometragem, o tipo de caixa, a potência do motor e o tipo de combustível;

1.1.6 CarNext: CNEXT Marketplace PT, Unipessoal Lda., acima melhor identificada;

1.1.7 Preço do Veículo (ou Preço): o preço da compra e venda do Veículo, o qual inclui IVA à taxa legal aplicável, a prestação dos serviços inerentes à Garantia de Usados CarNext e, ainda, as despesas associadas à transferência da propriedade do Veículo para o Comprador;

1.1.8 Termos de Utilização: os termos de utilização do Website da CarNext,

disponíveis em

https://www.carnext.com/pt-pt/termos-de- utilizacao/, os quais fazem parte integrante dos Termos e Condições;

1.1.9 Termos e Condições: os presentes termos e condições de compra e venda de Veículos CarNext, que fazem parte integrante do Contrato;

1.1.10 Veículo(s): veículo(s) usado(s) de que a CarNext é proprietária, disponíveis para venda nos centros CarNext e online, através do Website;

1.1.11 Website: o website detido e explorado pela CarNext, acessível em https://www.carnext.com/pt-pt/carros- usados/, juntamente com outros URLs relacionados, detidos e explorados pela CarNext, que permitem fornecer a Descrição dos Veículos disponíveis para venda, pela CarNext, através do Website.

1.2 Sempre que, no presente Contrato, um prazo seja estabelecido em dias, deve entender-se que se trata de dias de calendário, a não ser que se faça referência expressa a dias úteis.

1.3 O presente Contrato é disponibilizado e celebrado, unicamente, em Português.

2. VEÍCULOS DISPONÍVEIS ONLINE

2.1 Pesquisa e seleção de Veículos online

2.1.2 O Website dispõe de uma funcionalidade de pesquisa de Veículos, por marca ou por marca e modelo, com vista a permitir ao Comprador a identificação dos Veículos disponíveis para venda online, incluindo a respetiva Descrição, e a seleção do concreto Veículo objeto do presente Contrato.

2.1.3 O Comprador declara estar ciente de que a CarNext promove e comercializa os seus Veículos, de igual forma, nos centros CarNext, pelo que não pode ser responsabilizada, seja a que título for, no caso de um Veículo visualizado no Website ficar, entretanto, indisponível para compra.

2.2 Erros e outras advertências

2.2.1 Todos os valores e preços indicados online têm por referência o momento da sua publicação no Website, podendo ser alterados pela CarNext, a todo o tempo, sem que seja necessário observar qualquer aviso prévio.

2.2.2 Apesar de todos os esforços realizados pela CarNext para apresentar Descrições atualizadas dos Veículos e para garantir que todos os valores e preços indicados no Website e, em especial, o Preço do Veículo, estão corretos, podem existir erros, pelo que o Website não deve ser considerado como um guia infalível sobre os Veículos.

2.2.3 Se a CarNext detetar um erro online na Descrição e/ou no Preço do Veículo relativamente ao qual o Comprador formulou uma ordem de encomenda, informá-lo-á logo que lhe seja razoavelmente possível. O Comprador disporá de um prazo de quatro (4) dias para, face à Descrição e/ou Preço corretos:

a) Confirmar, por escrito, que pretende

manter a encomenda,

responsabilizando-se pelo pagamento da diferença de Preço, se este for superior ao inicialmente indicado; ou b) Cancelar a encomenda do Veículo,

caso em que a CarNext procederá à

(3)

devolução integral da quantia que o Comprador haja pago pela reserva do Veículo, nos moldes previstos na cláusula 3.2.5 abaixo.

3. CONDIÇÕES DA COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS ONLINE

3.1. Aceitação dos Termos de Utilização e da Declaração de Privacidade

3.1.1 Ao celebrar o presente Contrato, por via eletrónica, com a CarNext, o Comprador expressamente aceita os Termos de Utilização e a Declaração de Privacidade, que fazem parte integrante dos Termos e Condições.

3.1.2 A compra e venda de Veículos através do Website está reservada a maiores de idade.

3.2 Encomendas e Reserva do Veículo

3.2.1 Após pesquisa e seleção do Veículo que pretende adquirir, o Comprador deve acionar o botão “Comprar Carro”, no Website, com vista a desencadear o respetivo processo de encomenda, constituído por diversas etapas, que culminam com a submissão de uma ordem de encomenda, através do acionamento do botão “Confirmar compra”.

3.2.2 Logo que tome conhecimento da ordem de encomenda, a CarNext acusa a sua receção, através do envio de mensagem de correio eletrónico ao Comprador, e atribui ao Veículo o estatuto de

“Reservado”, pelo período de sessenta (60) minutos, durante o qual o Comprador deverá proceder como detalhado em 3.2.3., 3.2.4. e 3.2.5 abaixo, sob pena de caducidade da reserva.

3.2.3 A CarNext facultará ao Comprador, através de mensagem de correio eletrónico, as instruções necessárias à configuração da sua área privada no Website, para que aquele possa, por um lado, acompanhar o estado e os detalhes da encomenda e, por outro lado, aceder às instruções necessárias à continuidade do processo de compra e venda online.

3.2.4 Uma vez na sua área privada, o Comprador terá acesso a cópia do

presente Contrato e respetivos anexos, que deverá ler, na íntegra, antes de proceder ao pagamento do valor devido pela reserva do Veículo, etapa esta que apenas poderá completar depois de ter confirmado, no Website, que tomou conhecimento e concorda com os termos do Contrato, acionando, para o efeito, a caixa de texto “Li e concordo com todos os documentos”.

3.2.5 De seguida, o Comprador deverá proceder ao pagamento do valor devido pela reserva do Veículo, conforme instruções disponibilizadas pela CarNext na sua área privada.

3.2.4 A CarNext cumpre o disposto na legislação aplicável ao combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, reservando- se o direito de resolver o presente Contrato, com efeitos imediatos, se, na sequência da submissão da ordem de encomenda do Veículo, vier a concluir que não está autorizada a contratar com o Comprador.

3.3 Prorrogação da Reserva e Pagamento do Remanescente do Preço

3.3.1 Assim que o Comprador tiver lido e aceite o conteúdo do presente Contrato e pago o valor devido pela reserva do Veículo, será esta prorrogada por um período adicional de sete (7) dias, durante o qual o Comprador deverá pagar o remanescente do Preço do Veículo (e, se aplicável, o custo devido pela entrega do Veículo, nos moldes previstos nas cláusulas 3.8.1, alínea b) e 3.8.3 infra), conforme instruções disponibilizadas, para o efeito, na área privada do Comprador, no Website.

3.3.2 Sem prejuízo de quaisquer outros direitos previstos na lei, o incumprimento da obrigação de pagamento do remanescente do Preço do Veículo, no prazo estabelecido no número anterior, legitima a CarNext a, de imediato, resolver o presente Contrato, disponibilizando o Veículo para venda.

3.3.3 Após pagamento do remanescente do Preço, a CarNext enviará ao Comprador, por mensagem de correio eletrónico e

(4)

short message service (“sms”), um código de confirmação, que aquele se obriga a conservar (“Código de Confirmação”). O Código de Confirmação será utilizado no momento da entrega do Veículo, pelo Comprador, para aceitar a entrega e, em consequência, autorizar a transferência do montante pago pelo Veículo, até aí depositado em conta bancária titulada pela entidade Lawyer Pay, para a CarNext (cfr. 3.5 infra).

3.3.4 A propriedade do Veículo permanecerá na esfera jurídica da CarNext até que o Preço do Veículo tenha sido pago, na íntegra, pelo Comprador.

3.4 Meios de Pagamento

3.4.1 O pagamento do valor devido pela reserva do Veículo (cfr. 3.2.5 supra) é efetuado através de cartão de crédito titulado pelo Comprador.

3.4.2 O pagamento do remanescente do Preço do Veículo (cfr. 3.3.1 supra), por sua vez, é efetuado por meio de transferência bancária.

3.4.3 As instruções necessárias ao processamento dos pagamentos devidos pelo Comprador à CarNext são disponibilizadas, por esta, na área privada daquele, no Website.

3.4.4 Os pagamentos referidos nos números 3.4.1 e 3.4.2 devem ser processados a partir de conta(s) bancária(s) titulada(s) pelo Comprador, declarando este, expressamente, estar ciente desta obrigação.

3.4.5 Não são aceites, em circunstância alguma, pagamentos em dinheiro.

3.5 Lawyer Pay

Todos os pagamentos efetuados pelo Comprador ao abrigo do presente Contrato serão processados através do sistema de pagamentos Lawyer Pay, que garante que os montantes pagos são depositados em conta bancária titulada por esta entidade (identificada através da designação Mangopay SA), sendo apenas transferidos para a CarNext n aquando da aceitação, pelo Comprador, da entrega do

Veículo.

3.6 Garantia de Usados CarNext

O Veículo adquirido pelo Comprador à CarNext beneficiará da Garantia de Usados CarNext, válida pelo período de até trinta e seis (36) meses, a contar da data de celebração do presente Contrato ou da data em que termina a garantia do fabricante do Veículo, consoante aquela que se verificar em último lugar (cfr. Anexo II ao presente Contrato).

3.7 Seguro Obrigatório

O Comprador é responsável por contratar seguro de responsabilidade civil automóvel, em momento prévio à entrega do Veículo, a qual fica condicionada à exibição de documento comprovativo daquele seguro obrigatório, sob pena de a entrega não poder ter lugar.

3.8 Entrega

3.8.1 Antes de submeter a ordem de encomenda do Veículo, o Comprador deverá optar por uma das seguintes modalidades de entrega:

a) Levantamento do Veiculo num dos centros CarNext, à escolha do Comprador; ou

b) Entrega do Veículo na morada que o Comprador indicar no formulário online “Detalhes Pessoais”.

3.8.2 A modalidade de entrega do Veículo na morada indicada pelo Comprador apenas está disponível no território de Portugal continental, ascendendo o respetivo custo a €50,00 (cinquenta euros), cujo pagamento deverá ser assegurado pelo Comprador, em simultâneo com o pagamento do montante do remanescente do Preço do Veículo.

3.8.3 A entrega do Veiculo terá lugar no prazo de dez (10) dias, a contar da data do pagamento do valor devido pela reserva do Veículo, sem prejuízo de ficar tal entrega condicionada, por um lado, à exibição de documento comprovativo da contratação do seguro de responsabilidade civil automóvel (cfr.

cláusula 3.8 supra) e, por outro lado, ao pagamento integral do remanescente do

(5)

Preço e do custo da entrega, se aplicável.

3.8.4 O agendamento da concreta data e hora para entrega do Veículo será efetuada online, pelo Comprador, após o pagamento do valor da reserva.

3.8.5 O Comprador declara estar ciente de que a entrega do Veículo depende, em absoluto, da utilização do Código de Confirmação referido no número 3.4.3 acima, sem o qual tal entrega não poderá ter lugar.

3.8.6 A CarNext desenvolverá os melhores esforços para que a entrega do Veículo ocorra na data e hora agendadas pelo Comprador, embora não possa vir a ser responsabilizada, em caso algum, por quaisquer danos que o Comprador possa vir a sofrer, em consequência da impossibilidade de cumprimento da entrega, pela CarNext, naquela data e/ou hora.

3.8.7 Sem prejuízo do disposto no número anterior, a CarNext informará, de imediato, o Comprador, assim que se mostre necessário proceder ao reagendamento da data e/ou da hora para entrega do Veículo, procurando as Partes, de boa fé, acordar numa data e/ou hora que seja conveniente para ambas.

3.9 Transferência da propriedade do Veículo

Após a entrega do Veículo, a CarNext diligenciará pela transferência de propriedade, para o que entrará em contacto com o Comprador, designadamente com vista à obtenção da documentação que se mostre necessária, que o Comprador se obriga a preencher e assinar dentro do prazo que lhe for fixado, para o efeito, pela CarNext.

4. DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO

4.1 Direito de Livre Resolução

4.1.1 O Comprador que, em simultâneo, seja Consumidor (e apenas este) tem o direito de livre resolução do presente Contrato, no prazo de catorze (14) dias, sem necessidade de indicar qualquer motivo.

4.1.2 O prazo para exercício do direito de livre resolução expira catorze (14) dias a contar do dia seguinte ao dia em que o Veículo é entregue ao Comprador.

4.1.3 A fim de exercer o direito de livre resolução do Contrato, o Comprador tem de comunicar a sua decisão à CarNext, por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, através de carta enviada pelo correio para a sede da CarNext, no Lagoas Park, Edifício 6, 3.º andar, 2740- 244 Porto Salvo, ou através de correio

eletrónico para

usados.particulares@carnext.com). Se assim o entender, embora tal não seja obrigatório, o Comprador poderá utilizar o modelo de formulário de resolução que constitui o Anexo III ao presente Contrato.

4.1.4 Para que o prazo de livre resolução seja respeitado, é suficiente que a comunicação do Comprador referente ao exercício do direito de livre resolução seja enviada antes do termo daquele prazo.

4.2 Efeitos da Livre Resolução

4.2.1 Em caso de exercício do direito de resolução, a CarNext reembolsará o Comprador de todos os pagamentos efetuados, incluindo o custo da entrega do Veiculo, se aplicável (com exceção de custos suplementares resultantes da escolha, pelo Comprador, de uma modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa de envio normal oferecida pela CarNext), sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar catorze (14) dias a contar da data em que a CarNext foi informada da decisão de resolução do presente Contrato. Efetuamos esses reembolsos usando o mesmo meio de pagamento que usou na transação inicial, salvo acordo expresso em contrário por parte do Comprador; em qualquer caso, o Comprador não incorrerá em quaisquer custos como consequência de tal reembolso.

4.2.2 A CarNext poderá reter o reembolso referido no número anterior até que o Comprador lhe tenha devolvido o Veículo ou até que lhe seja apresentada prova de que a devolução está em curso, consoante o que ocorrer primeiro.

(6)

4.2.3 O Veículo deverá ser entregue à CarNext pelo Comprador num dos centros CarNext abaixo melhor identificados, num dia útil, entre as 9:00 e as 17:00 horas, mediante prévio agendamento com a CarNext:

a) Centro CarNext Carnaxide, sito na Estrada da Outurela, 120, 2794-052 Carnaxide;

b) Centro CarNext Lisboa, sito no Parque Subterrâneo – Campus da Justiça, Av.

D. João II, Lote 1.08.01C, 1990-097 Lisboa;

c) Centro CarNext Matosinhos, sito no Edifício Olympus, Av. D. Afonso Henriques, 1462, 4450-013 Matosinhos; ou

d) Centro CarNext Vila Nova de Gaia, sito na Rua da Telheira, Vilar do Paraíso, 198, PT-4405-907 Vila Nova de Gaia.

4.2.4 O Veículo deverá ser devolvido à CarNext sem demora injustificada e, o mais tardar, catorze (14) dias a contar da data em que o Comprador comunicou a livre resolução do Contrato, cabendo-lhe suportar a totalidade dos custos associados à devolução do Veículo.

4.2.5 O Veículo deverá ser devolvido à CarNext no estado em que se encontrava quando lhe foi entregue, reservando-se a CarNext o direito de, na sequência de inspeção ao Veículo, cobrar ao Comprador o valor que se mostre necessário à reposição daquele estado. Em particular, reserva-se a CarNext o direito de cobrar ao Comprador uma taxa de utilização do Veículo, sempre que este tenha percorrido uma distância superior a duzentos (200) quilómetros durante o período de tempo em que esteve na posse do Comprador.

4.2.6 O Comprador deverá devolver à CarNext, de igual modo, toda a documentação e acessórios (colete refletor, triângulo, chave suplente, etc.) que lhe foram entregues juntamente com o Veículo, reservando-se a CarNext o direito de cobrar ao Comprador quaisquer custos em que venha a incorrer para substituir documentação e/ou acessórios não devolvidos.

5 RECLAMAÇÕES

5.1 Caso pretenda apresentar uma reclamação, o Comprador deverá comunicá-la à CarNext, no mais breve prazo possível, através de mensagem de correio eletrónico enviada para o endereço used.particulares@carnext.com ou, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 horas, através do número 800 20 42 98.

5.2 Para o efeito previsto no número anterior, o Comprador deverá indicar os seus dados de contacto, identificar o Veículo, designadamente através da matrícula e do número de identificação do veículo (ou chassi) e, bem assim, facultar as informações que entenda úteis para o cabal esclarecimento da reclamação.

6. CESSÃO DA POSIÇÃO CONTRATUAL

6.1 O Comprador não poderá ceder ou, por qualquer outra forma, transmitir a terceiros a sua posição contratual no presente Contrato, salvo se previamente autorizado, por escrito, pela CarNext.

6.2 O incumprimento da obrigação prevista no número anterior confere à CarNext o direito de resolver o presente Contrato, nos termos gerais de direito.

6.3 A CarNext poderá livremente ceder, no todo ou em parte, a sua posição contratual no presente Contrato, para o que, desde já, é expressamente autorizada pelo Comprador.

7. INVALIDADE / INEFICÁCIA PARCIAL

7.1 Cada uma das disposições deste Contrato deve ser observada, pelas Partes, nos precisos termos convencionados.

7.2 Se, porém, alguma disposição do presente Contrato vier a tornar-se ou a considerar- se, no todo ou em parte, inválida, ilegal ou inexigível, não só se manterão em vigor todas as demais, como as Partes procurarão substituir a disposição em causa por outra que, atento o contexto e a vontade das Partes, permita alcançar os fins inicialmente visados.

8. LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

8.1 O presente Contrato rege-se pela Lei

(7)

Portuguesa.

8.2 As Partes acordam em submeter à jurisdição do tribunal da comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outra, a resolução de qualquer questão que possa emergir da interpretação e/ou execução do presente Contrato.

8.3 Em caso de litígio, o Consumidor poderá também recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com o sítio www.arbitragemauto.pt e sede na Av. da República, 44 – 3.º esquerdo, 1050-194 Lisboa.

Referências

Documentos relacionados

você morre, fica inconsciente, é incapaz de pagar suas dívidas no vencimento ou está falido ou insolvente, conforme definido em qualquer lei de falência ou insolvência aplicável

Nesses casos o LOCATÁRIO será integralmente responsável por todos e quaisquer danos e/ou avarias causados ao VEÍCULO, incluindo perda de partes ou acessórios do

3) Após isso, faremos o segundo contato telefônico para confirmarmos as informações dos questionários e sanarmos eventuais dúvidas que ainda tenham ficado, após nossa

garantía debe hacerse válido, antes de fi nalizado el plazo de garantía, dentro de un periodo de dos semanas una vez detectado el defecto. El derecho de garantía vence una

Em qualquer caso, você poderá corrigir erros relacionados aos dados pessoais fornecidos durante o processo de compra entrando em contato com o atendimento ao cliente pelo

O Profissional será obrigado a pagar ao Vendedor correspondente, para cada veículo, um montante total igual a 5% do preço de venda ou 250,00 EUR (líquido) (a quantia mais

Grande parte dos Access Points possuem uma funcionalidade de filtragem de tráfego por MAC Address (identificador único criado em fábrica para designação de interface

• Se a inexatidão ou omissão nas declarações não resultar de má fé do segurado, a sociedade seguradora poderá, na hipótese de ocorrência de sinistro com indenização