• Nenhum resultado encontrado

Figura D (verde): triplique os lados da figura A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Figura D (verde): triplique os lados da figura A"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Colégio Pedro II – Campus Humaitá I Nome: GABARITO

5º ano - Turma: ________ Data: ____ /____/_________

Ampliações e Reduções de Figuras

A grade mostrada apresenta um retângulo (Figura A) com unidade de medida u para o lado e u.a. para medida de área. Desta forma possui:

Perímetro: (6 + 6 + 4 + 4) = 20 u e Área: (6 x 4) = 24 u.a. No espaço da grade, faça quatro figuras da seguinte forma:

Figura B (azul): duplique os lados da Figura A; Figura C (rosa): reduza à metade os lados da figura A; Figura D (verde): triplique os lados da figura A.

A

(2)

Preencha a tabela com as informações e medidas das figuras que você construiu e pintou. Considere como comprimento a medida horizontal e largura, a medida vertical. A figura A, por exemplo, possui dimensões 6 u x 4 u.

Número de quadradinhos no

interior

Dimensões

comprimento x largura Perímetro (u) Diferença em relação ao

perímetro da Figura A Área (u.a.) Diferença em relação à área da Figura A Figura B 12 x 8 = 96 12 u x 8 u 2 x (12 + 8) = 40 40 u – 20 u = 20 u 12 x 8 = 96 96 – 24 = 72 u.a.

Figura C 3 x 2 = 6 3 u x 2 u 2 x (3 + 2) = 10 20 u – 10 u = 10 u 3 x 2 = 6 24 – 6 = 18 u.a.

Figura D 18 x 12 = 216 18 u x 12 u 2 x (18 + 12) = 60 60 u – 20 u = 40 u 18 x 12 = 216 216 – 24 = 192 u.a.

De acordo com a tabela que você preencheu coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo.

( V ) Se dobramos todas as dimensões de uma figura o perímetro da nova figura é o dobro do perímetro da figura inicial.

( F ) Se dobramos todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é o dobro da quantidade inicial.

( F ) Se dobramos todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é o dobro da área da figura inicial.

( V ) Se reduzimos à metade todas as dimensões de uma figura o perímetro da nova figura é a metade do perímetro da figura inicial.

( F ) Se reduzimos à metade todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é a metade da quantidade inicial.

( F ) Se reduzimos à metade todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é a metade da área da figura inicial.

( V ) Se triplicamos todas as dimensões de uma figura o perímetro da nova figura é o triplo do perímetro da figura inicial.

( F ) Se triplicamos todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é o triplo da quantidade inicial.

( F ) Se triplicamos todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é o triplo da área da figura inicial.

Utilize as linhas abaixo para reescrever corretamente as afirmações que você classificou como falsas.

- Se dobramos todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é o quádruplo da quantidade inicial.

- Se dobramos todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é o quádruplo da área da figura inicial.

- Se reduzimos à metade todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é a quarta parte da quantidade inicial.

- Se reduzimos à metade todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é a quarta parte da área da figura inicial.

- Se triplicamos todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é o nônuplo da quantidade inicial.

- Se triplicamos todas as dimensões de uma figura a área da nova figura é o nônuplo da área da figura inicial.

OBS: Uma figura é ampliada ou reduzida se TODAS as dimensões são multiplicadas ou divididas pelo mesmo número. Se somente uma das dimensões for modificada, a nova figura não será ampliação ou redução da figura original.

Referências

Documentos relacionados

[r]

( ) Se dobramos todas as dimensões de uma figura o número de quadradinhos da nova figura é o dobro da quantidade inicial.. ( ) Se dobramos todas as dimensões de uma figura a

Luís Nuno Rodrigues observa correcta- mente que antes da esmagadora resposta à publicação da obra Spínola não conside- rava o livro revolucionário ou ameaçador para o

Além disso, ambas as espécies demonstraram plasticidade em certos caracteres que se relacionam fortemente com mudanças de disponibilidade hídrica, temperatura

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de tratamento criogênico no comporta- mento a fadiga termomecânica estrutural de uma liga NiTi por meio da avaliação da defor-

Atração: comidas típicas e brincadeiras para família Festa Junina Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro Data/Horário: Sábado (23/06), às 18h. Endereço: Rua São Paulo, esquina com a

d) O número de dimensões que as retas possuem possibilita a construção de qualquer figura geométrica sobre elas, desde que essa figura seja feita com base em lados retos. Por

vergoedingen worden betaald~ waarover onderhandeld moet worden met de gastlaboratoria. De coordinatieactiviteit moet overeenkomstig de algemene toename van aantal