• Nenhum resultado encontrado

Grileiros e Madeireiros estão depredando o único parque Ambiental do município

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Grileiros e Madeireiros estão depredando o único parque Ambiental do município"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Grileiros e Madeireiros estão depredando o único parque Ambiental do município

Ação da Secretaria de Meio Ambiente detectou infrações em loteamentos clandestinos e invasão de áreas públicas com depredação ambiental no município.

Grilagem de áreas publicas e depredação ao meio ambiente

O parcelamento do solo constitui o instituto jurídico pelo qual se realiza a primeira e mais importante etapa de construção do tecido urbano, que é a da urbanização. Nessa etapa, define-se o desenho urbano, constituído pela localização das áreas públicas destinadas a praças, escolas , equipamentos urbanos e comunitários, traçado do sistema viário e configuração dos lotes. Os lotes definem a localização precisa das edificações que serão sobre eles construídas, nos termos fixados pelo plano diretor. Assim sendo, uma boa gestão do parcelamento do solo é condição indispensável para que a cidade tenha um crescimento harmônico, que respeite o meio ambiente e propicie qualidade de vida para os moradores.

Entretanto, a maior parte do território urbano do Município de Novo Progresso tem sido constituído mediante parcelamento irregular do solo. São os chamados “loteamentos clandestinos”, empreendimentos realizados à margem da legislação urbanística, ambiental, civil, penal e registrária, em que se abrem ruas e demarcam lotes sem qualquer controle do Poder Público. Estes são em seguida alienados a terceiros, que rapidamente iniciam a construção de suas casas. Os assentamentos assim constituídos não obedecem a qualquer planejamento urbanístico e são totalmente carentes de infraestrutura.

Os loteamentos clandestinos podem ser promovidos tanto pelos proprietários do terreno, quanto por terceiros. No primeiro

(2)

caso, busca-se escapar dos procedimentos e ônus contidos nas leis federais, estaduais e municipais, tais como destinação de áreas públicas e realização de obras de infraestrutura. No segundo, trata-se da chamada “grilagem” de terras, em que pessoas inescrupulosas vendem terrenos alheios como se lhes pertencessem.

Nem sempre é imediata a identificação da grilagem de terras.

Em virtude da fragilidade do sistema de registros de imóveis, a falta de regularidade na gestão urbana na liberação de novos loteamentos, a pequena légua patrimonial do município, áreas sem documentos, a má fé dos especuladores, muitas vezes apresentam-se mais de uma pessoa com títulos de propriedade sobre o mesmo terreno. É comum também a existência de títulos com descrições vagas do imóvel, que não permitem sua precisa delimitação.

Neste caso secretaria municipal de Meio Ambiente está trabalhando para que o único parque ambiental da cidade não seja totalmente desmatado e grilado.

O parque ambiental do município é a única área verde disponível na sede de Novo Progresso, foi criado por Lei municipal no ano de 2010, com o intuito de proteger e preservar amostra dos ecossistemas, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidade controlada para uso público, educação, pesquisa científica, destinado a concentração de atividades de recreação, de lazer e de cultura para ser implantada na área.

(3)

Localização do parque ambiental.

Nesta área a secretaria de meio ambiente, identificou a grilagem e já notificou o Sr. Elias que desmatou parte da área do parque no ano de 2015, grilou e fez venda ilegal de

(4)

terreno público. Elias tem sua residência a aproximadamente 100 metros do limite do parque , aproveitou num descaso da gestão ambiental para adentrar ao parque para cultivar bananeiras e outros.

Parque Ambiental parcialmente desmatado com cultivo de bananeiras.

Foi identificado o comércio irregular de compra e venda de lotes dentro da área pública, o mesmo grileiro identificado como Elias, foi notificado pelos fiscais ambientais sobre a venda de área publica para terceiros. Elias foi notificado para desocupar , e já foi flagrado trabalhando dentro da área publica, o próximo passo será uma ação na justiça de reintegração de posse do terreno e os danos causados ao meio ambiente pela depredação dentro do parque ambiental do município.

A s e c r e t a r i a m u n i c i p a l d e m e i o a m b i e n t e j á f e z o georreferenciamento da área do parque e está fazendo um projeto de reflorestamento da área desmatada, isolar com cercado no limite do parque, iluminação , nas ruas que confrontam e o calçamento.

(5)

T é c n i c o s , f i s c a i s d a S E M M A e T r i b u t o s f a z e n d o o georreferenciamento no parque ambiental do município.

Segundo o secretario municipal de meio ambiente Juliano Simionato, esse parque é de suma importância para o município, aonde proporcionará oportunidade controlada para o uso público na educação e pesquisa científica.

Juliano Simionato disse ainda que existem proprietário(s) de índustria(s) madeireira(s) no município despejando resíduos (pó de serra) na área do parque ilegalmente e que assim que for identificada a madeireira responsável pelo crime ambiental será punida e poderá ter sua Licença cancelada e seus créditos bloqueados junto a SEMAS.

(6)

Resíduos (pó de serra) jogado por madeireiro(s) no parque ambiental do município.

Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Divulgado número de inscritos

em concurso para Agente

Comunitário de Saúde e Agente

de Combate a Endemias da

(7)

Prefeitura de Novo Progresso

O concurso público para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias da Prefeitura de Novo Progresso totalizou 505 inscritos. Do total se inscreveram 152 (cento e cinqüenta e dois) para ACE (Agente de Combate a Endemias ), o cargo mais concorrido foi para ACS (Agente Comunitário de Saúde ) 353 (trezentos e cinqüenta e três), totalizando os 505 (quinhentos e cinco) inscritos.

O total foi divulgado pela Prefeitura Municipal de novo Progresso e esta disponível com os nomes e localização (bairros) escolhidos pelos inscritos no site da prefeitura (www.novoprogresso.pa.gov.br).

Também esta disponível no site da prefeitura todos os dados necessários para realização da prova, como data , local, etc.

Veja abaixo os links para acessar o EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2016 PMNP, PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACS E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS ACE NO MUNICÍPIO DE NOVO PROGRESSO.

*link para download do edital.

*Link para Retificação do processo seletivo de ACS e ACE.

*Homologação do local da prova.

*HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ACE

*HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ACS

No dia da prova os inscritos deverão comparecer aos locais de prova 60 minutos antes do horário previsto para o início da realização das provas.

Por Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

(8)

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Filhote de onça encontrado no Pará será cuidado em São Paulo.

O felino, do sexo masculino, viajou na última quinta-feira (12) para o município paulista

Foto Divulgação/Ibama-Já está em Jundiaí, São Paulo, o filhote de onça parda (Puma concolor), encontrado sozinho à beira de uma estrada no município de Ipixuna no Pará, nordeste paraense, em março deste ano. O felino, do sexo masculino, viajou na última quinta-feira (12) para o município paulista.

Na cidade de destino, ele vai ser recebido pela equipe de médicos veterinários e biólogos da Associação Mata Ciliar, sediada em Jundiaí (SP), a poucos quilômetros de Campinas – organização não governamental que atua na conservação da fauna silvestre brasileira, em especial, felinos e que possui, sob sua responsabilidade, um Centro de Reabilitação e um Criadouro Científico. O filhote vai para as dependências da instituição para avaliação comportamental e de saúde, para que seja verificada a viabilidade de sua reintegração ao ambiente natural ou destinação para cativeiro.

O filhote de onça foi entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no dia 14 de março após ser recolhido por integrantes de um assentamento rural, e recebeu cuidados médicos e alimentação adequada no

(9)

Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém. Ele tem reagido bem à presença humana, fator considerado positivo para sua recuperação.

Por: Redação ORM News com informações do Ibama

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Temer diz que não é hora de falar em crise, mas em trabalhar.

O presidente interino Michel Temer faz primeiro pronunciamento oficial durante cerimônia de posse dos ministros de seu governo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil-No primeiro pronunciamento oficial como presidente interino do país, Michel Temer chamou de “ingrato” o momento político e econômico que o Brasil vive. No entanto, defendeu que agora não é mais hora de se falar em crise, “mas em trabalhar”.

Temer disse que o maior desafio para que a economia brasileira saia da recessão “é parar o processo de queda livre dos investimentos”, sendo necessário para isso construir um ambiente propício para investidores.

“A partir de agora, não podemos mais falar em crise, trabalharemos. […] O nosso lema, que não é o lema de hoje, o nosso lema é ordem e progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual, como se hoje tivesse sido

(10)

redigida”, disse, em discurso no Palácio do Planalto .“O mundo está de olho no país, e havendo condições adequadas, a resposta será rápida”, acrescentou.

O presidente interino declarou que vai incentivar de “maneira significativa” as parcerias público-privadas, por acreditar que esse instrumento tem potencial para geração de empregos.

“Sabemos que o Estado não pode tudo fazer, depende da atuação dos setores produtivos, empregadores de um lado, trabalhadores do outro. São esses dois polos que irão criar a nossa prosperidade”, argumentou.

Para Temer, compete ao Estado cuidar de áreas como segurança, saúde e educação, mas ele afirmou que o “restante” será compartilhado com a iniciativa privada.

Gestão pública

O presidente interino abordou a necessidade de equilibrar as contas públicas para que a economia volte a crescer e disse que seu governo vai focar na melhoria dos processos administrativos do governo, em busca de uma democracia “da eficiência”. Michel Temer pediu confiança ao povo brasileiro para as mudanças que devem ocorrer. “Vamos precisar muito da governabilidade, que é o apoio do povo. O povo precisa colaborar e aplaudiu as medidas que venhamos a tomar”, disse.

Temer afirmou que pretende enxugar a máquina estatal. “A primeira medida na linha dessa redução está aqui representada.

Já eliminamos vários ministérios da máquina pública e ao mesmo tempo nós não vamos parar por aí. Já estão encomendados estudos para eliminar cargos comissionados e funções gratificadas”, informou.

O presidente interino disse ainda que irá focar “na melhoria dos processos administrativos do governo”.

Bolsa Família

(11)

O presidente interino disse que um projeto para garantir a empregabilidade exige a aplicação e a consolidação de projetos sociais, pelo fato de o Brasil “lamentavelmente ainda é um país pobre”. Ele garantiu que não haverão cortes nos programas sociais avaliados como bem-sucedidos, entre eles o Bolsa- Família, Pronatec, Fies, ProUni e Minha Casa, minha Vida, que segundo Temer serão aprimorados, além de mantidos. Ele afirmou que nenhuma das reformas propostas vai alterar os direitos adquiridos pelos cidadãos brasileiros nos últimos anos.

Executivo e Legislativo

Ao longo de sua fala, o presidente interino citou várias vezes a necessidade de união entre os Poderes e o povo. “Unidos poderemos enfrentar os desafios desse momento que é de grande dificuldade. Reitero que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil, é urgente fazermos um governo de salvação nacional.”, disse.

Temer ressaltou a importância da harmonia e do diálogo entre o Executivo e o Legislativo e disse que as reformas fundamentais serão fruto de um desdobramento ao longo do tempo. Para viabilizar reformas necessárias como a previdenciária e a trabalhista, em tramitação no Congresso Nacnoanl, o Executivo e Legislativo precisam trabalhar em harmonia e devem governar em conjunto. “Esta agenda difícil e complicada será balizada de um lado pelo diálogo e do outro pela soma de esforços”.

Um dos pontos em que disse que vai se empenhar é a revisão do Pacto Federativo. “Estados e municípios precisam ganhar autonomia verdadeira sobre a égide de uma federação real, e não sobre uma federação artificial como vemos atualmente.”

Respeito institucional

No início e no final do discurso, Temer disse que a intenção inicial era de que a cerimônia fosse realizada com a maior seriedade possível. Ele também declarou ter “respeito institucional” pela presidenta Dilma Rousseff. “Faço questão,

(12)

e espero que sirva de exemplo, de declarar meu absoluto respeito institucional a senhora presidente Dilma Rousseff.

Não discuto aqui as razões pelas quais foi afastada, quero apenas sublinhar a importância do respeito as instituições e a o b s e r v â n c i a d a l i t u r g i a , d o t a t o , n a s q u e s t õ e s institucionais.”

Lava Jato

No discurso, Temer também falou da Operação Lava Jato. “A Lava Jato tornou-se referência e, como tal, deve ter prosseguimento e proteção contra qualquer tentativa de enfraquecê-la”.

Cerimônia

Durante a cerimônia, Temer deu posse aos 23 ministros que vão compor a equipe de governo. No início da tarde, a assessoria de imprensa da vice-presidência já havia anunciado os nomes dos novos ministros e a redução do número de ministérios. O Ministério da Cultura, por exemplo, será incorporado ao Ministério da Educação; e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai se fundir ao das Comunicações, entre muitas outras mudanças.

Temer foi notificado sobre o afastamento da presidenta Dilma Rousseff do cargo por até 180 dias hoje pela manhã, às 11h27, no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência.

A partir de então, Michel Temer passou a ser presidente interino e ter plenos poderes para nomear ministros e gerenciar o Orçamento da União.

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(13)

Vice Temer é notificado que se tornou presidente e anuncia ministério

Logo após ter sido notificado da decisão do Senado Federal, que aprovou na manhã desta quinta-feira (12) a abertura de processo de impeachment e o afastamento por até 180 dias de Dilma Rousseff da Presidência da República, a assessoria do vice-presidente Michel Temer anunciou os nomes dos ministros que integrarão o ministério do novo governo.

Temer recebeu a notificação do senador Vicentinho Alves (PR- TO), primeiro-secretário do Senado. Antes de notificar Temer, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência, Alves já tinha intimado a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

“Desejei a ele [Temer] sucesso. Disse a ele as palavras que eu tinha dito anteriomente, de que a expectativa é muito grande, mas que ele tem todas as condições de capacidade, de relacionamento, de dinamismo, para corresponder com a expectativa do povo brasileiro”, afirmou. Segundo o senador, Dilma recebeu a intimação de “forma natural e respeitosa” e não fez nenhum comentário.

Até a última atualização desta reportagem, dois ministérios (Integração Nacional e Minas e Emergia) ainda não tinha os nomes dos ocupantes definidos. O PMDB deverá ficar com uma dessas duas pastas e o PSB com outra.

Confira abaixo a relação dos novos ministros.

Fazenda

Henrique Meirelles Planejamento

(14)

Romero Jucá (PMDB)

Desenvolvimento, Indústria e Comércio Marcos Pereira

Relações Exteriores (inclui comércio exterior) José Serra (PSDB)

Programa de Parcerias e Investimentos

Moreira Franco (PMDB) (secretario-executivo) Casa Civil

Eliseu Padilha (PMDB) Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB) Secretaria de Imprensa

Marcio Freitas (não é ministério)

Secretaria de Segurança Institucional (inclui Abin) Sérgio Etchegoyen

Educação

Mendonça Filho (DEM) Saúde

Ricardo Barros (PP) Justiça e Cidadania Alexandre de Moraes Agricultura

Blairo Maggi (PP) Trabalho

Ronaldo Nogueira (PTB)

Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Terra (PMDB)

(15)

Meio ambiente Sarney Filho (PV) Cidades

Bruno Araújo (PSDB)

Ciência e Tecnologia e Comunicações Gilberto Kasssab (PSD)

Transportes

Maurício Quintella (PR)

Advocacia-Geral da União (AGU) Fabio Medina

Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU) Fabiano Augusto Martins Silveira

Defesa

Raul Jungmann (PPS) Turismo

Henrique Alves (PMDB) Esporte

Leonardo Picciani (PMDB) Minas e Energia

entre PMDB e PSB Integração Nacional entre PMDB e PSB

(16)

Foto G1 Por G1

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Carro clonado é apreendido em Novo Progresso

Durante rondas no Centro de Novo Progresso a equipe de Policiais Militares local do 7º BPM se depararam com um veículo suspeito estacionado e um homem próximo a ele, sendo posteriormente constatado que se tratava de um carro cuja placa fora clonada.

Na abordagem a policia solicitou a documentação do veiculo, já

(17)

com a suspeita de que havia algo de errado com o veículo VW/Voyage de cor branca, que apresentava a placa NEV 7998.

Após consulta feita pela numeração do chassi, constatou-se que a verdadeira placa do veículo era NEV 7998 , a placa original é da cidade de Macapá-AP e que estava no veiculo é de Santana (AP).

A placa afixada no veículo pertencia a um outro Voyage com as mesmas características, porém de outra Cidade, caracterizando o crime.

A partir daí foi conduzido para delegacia de Policia Civil o motorista Anevaldo Missassi, que estava com a posse do veículo.

Em depoimento ao Delegado , Anivaldo declarou ter recebido o veiculo em divida, neste caso foi enquadrado como recepção culposa e não ficou preso.

Apreensão do veiculo clonado foi realizada pelo Cabo Maduro, J.Souza e Carlos.

Por Redação Jornal Folha do Progresso

(18)

Carro Clonado apreendido em Novo Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Trio é preso com moto furtada

(19)

em Novo Progresso

Um adolescente de 18 anos e dois menores de 16 e 17 anos, foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (11/05), com uma motocicleta roubada e com chaves de outras motocicletas, que supostamente usariam para furtos ou já foram furtadas.

Segundo a Policia Militar, um parente da vitima da moto furtada, reconheceu a motocicleta e com ela dois elementos, os seguiu e chamou a policia.

Foi preso Lucas Pereira Lima,18aos, o menor U.P.C. de 17anos e M.P.C.de 16 anos, com eles uma replica de arma,faca e varias chaves de motocicletas, que possivelmente deveria ser usado para furtos.

A guarnição da Policia Militar que prendeu os menores estava comandada pelo Cabo Maduro, J.Souza, e Cabo Carlos.

O trio foi encaminhado para delegacia de policia civil para providencias cabíveis.

Os menores devem ser transferido para casa de recuperação em Santarém.

Por: Jornal Folha do Progresso

(20)

Motocicleta apreendida

(21)

Objetos apreendidos

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o :

(22)

folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Senado aprova processo de impeachment, e Dilma é afastada

Dilma Rousseff será afastada por 180 dias © Foto: Adriano Machado/Reuters Dilma Rousseff será afastada por 180 dias

A maioria dos senadores decidiu, às 6h34 desta quinta-feira (12), pela aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com isso, Dilma será afastada da Presidência por 180 dias. Nesse período, o vice Michel Temer assume interinamente. Foram 55 votos a favor e 22 contra o processo.

Durante o período de afastamento, ocorrerá o julgamento de Dilma no Senado. Ao fim dessa nova fase, o Senado votará novamente o impeachment e, se aprovado — dessa vez serão necessários dois terços dos votos do plenário (54 votos) –, Dilma deixará de vez a Presidência da República.

Votação no Senado

Cada senador inscrito falou por até 15 minutos durante a sessão que teve início às 10h desta quarta-feira (11). Em seguida, falaram o relator do pedido de abertura de processo na Comissão Especial do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. A votação ocorreu por meio do painel eletrônico.

A comunicação do afastamento de Dilma será feita pessoalmente pelo primeiro-secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO).

Temer assumirá automaticamente a Presidência sem direito à cerimônia de posse.

Entenda

(23)

Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade por atrasos de repasses do Tesouro ao Banco do Brasil por conta do Plano Safra, as chamadas pedaladas fiscais, e pela edição de decretos com créditos suplementares sem autorização do Congresso.

Para a defesa, as pedaladas não constituíram operação de crédito junto a instituições financeiras públicas, o que é vedado pela lei, e os decretos serviram apenas para remanejar recursos, sem implicar em alterações nos gastos totais.

Veja a seguir os próximos passos do processo de impeachment:

PRONÚNCIA

Com o afastamento de Dilma, será iniciada a fase de pronúncia, novamente na comissão especial do impeachment no Senado.

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), essa etapa já será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a quem caberá a palavra final sobre os procedimentos e as questões que surgirem.

Os senadores poderão chamar testemunhas e, como na fase anterior, especialistas, além de requerer perícias e auditorias sobre documentos para determinar se há ou não motivos para o impedimento da presidente.

Novamente serão ouvidas acusação e defesa e a comissão votará um novo parecer do relator, desta vez sobre o mérito do pedido de impeachment.

Esse parecer será encaminhado ao plenário, que fará sua segunda votação no processo. Também por maioria simples, o Senado decide se aceita ou não a pronúncia.

Caso a pronúncia seja rejeitada, o processo é arquivado e Dilma reassume a Presidência. Se a pronúncia for aceita, começa a última fase do processo, o julgamento.

JULGAMENTO

A presidente afastada é notificada para, uma vez mais, apresentar sua defesa. Em seguida, é marcada a sessão de julgamento, quando se dará a terceira e última votação em

(24)

plenário, conduzida pelo presidente do STF.

Na sessão, são ouvidos acusação e defesa, além de testemunhas e senadores que queiram se manifestar. Encerrada a discussão, o presidente anuncia a votação do impeachment.

Para a condenação de Dilma são necessários dois terços dos senadores, o equivalente a 54 votos. Se for condenada, ela perde o mandato definitivamente e tem os direitos políticos suspensos por 8 anos.

Caso o impeachment não seja aprovado, Dilma reassume a Presidência da República.

*Com informações da Reuters e Agência Senado

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Servidores do TJPA fazem protesto por reajuste de salário.

Funcionários se reuniram no fórum de Belém. Foto: WhatsApp ORM News-Categoria quer 12,5% de aumento, mas direção do tribunal diz que salários não podem ser reajustados por conta da crise econômica.

Servidores do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) de comarcas de Belém e do interior realizaram protesto por reajuste de salários nesta quarta-feira (11). A categoria reivindica aumento de 12,5% em 2016. Denominado ‘Reajusto Já’, o

(25)

movimento cobra o aumento de salário da categoria, cuja data- base é no dia 1º de maio.

A manifestação foi organizada pelos servidores depois que representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjep) e da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças do tribunal se reuniram na última sexta-feira (6) e o órgão sinalizou que não ofereceria reajuste à categoria. Além de Belém, servidores do TJPA em Altamira, Curionópolis, Castanhal e Ananindeua se mobilizaram no protesto por melhores salários.

Em nota assinada pelo presidente do TJPA, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, o tribunal usou a crise econômica e a queda no repasse do Estado ao judiciário como justificativas para o não-reajuste. O magistrado diz também que a conjuntura econômica obrigou o tribunal a conter despesas e readequar o orçamento.

Nesta quinta-feira (12) os servidores farão novo protesto em frente ao Fórum Cível da Capital, na praça Felipe Patroni, em Belém, a partir das 8h.

(26)

Em Ananindeua servidores se mobilizaram na entrada do fórum do município. Foto: WhatsApp ORM News

Servidores do TJPA protestam em Curionópolis. Foto: WhatsApp ORM NewsServidores do TJPA protestam em Curionópolis. Foto:

WhatsApp ORM News

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) (093) 35281839 E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Senador do Pará não comparece

para votar no impeachment de

(27)

Dilma

“Jader Barbalho (PMDB), não vai votar, por motivo de saúde”.

O Senador Paraense Jader Barbalho (PMDB-PA), informou estar internado para tratamento de radioterapia, em São Paulo, e não deve votar nesta quarta-feira (11) na sessão do impeachment.

Em nota, Jader Barbalho justifica ausência na votação do impeachment no Senado

Em nota publicada em seu site oficial, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) informou que não compareceu ao plenário da Casa nesta quarta-feira (11) por conta de problemas de saúde.

Ele está internado há cerca de um mês e meio no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para “tratamento de radioterapia de um adenoma de hipófise”. De acordo com o parlamentar, por recomendação médica, o procedimento “não pode ser interrompido por um dia sequer”.

Por Redação Jornal Folha do Progresso

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM:

93-981151332 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo:

9 3 3 5 2 8 1 8 3 9 * e - m a i l p a r a c o n t a t o : folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Referências

Documentos relacionados

Loja Social de Castro Verde vai abrir em dezembro Obra marcante na Estrada de Santa Bárbara Câmara já aprovou Orçamento Municipal de 2021 Projeto inovador venceu

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.. “Informação publicada

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.. “Informação publicada

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E- mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br. Mais uma:

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.. “Informação publicada

Indicação: Grandes Ciclídeos&Óscar Alimento BÁSICO para Óscar e Carnívoros de grande Porte Sticks de 4mm Flutuante 3 Tamanhos 40g;180g;1kg Preço:

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E- mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br.. Garimpeiro é

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.. “Informação publicada