• Nenhum resultado encontrado

Atitude de pacientes hipertensos frente à saúde, tratamento e doença

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Atitude de pacientes hipertensos frente à saúde, tratamento e doença"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A T I T U D E D E P A C I E N T E S H I P E R T E N S O S F R E N T E

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

À

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

SAÚD~,

T R A T A M E N T O E D O E N Ç A *

CARLOS AM~RICO ALVES P-EREIRA**

ARAMITA RIBEIRO TERRA **

R E S U M O

Este estudo, aplicado à área de Psicologia Social Comunitária da Saúde, foi desenvolvido em outubro de 1984. Quinze pacientes hipertensos do Centro Regional de Saúde de Uberlândia, M. G.,

julgaram os conceitos HIPERTENSÃO, SAODE, DOENÇA,

Mt:DICO, DIETA ALIMENTAR, TRATAMENTO

MEDICAMEN-TOSO, VIDA, MORTE, FAMfLlA, FILHOS, AMOR, DEUS,

ESPERANÇA, HOSPITAL, DORMIR e CAMINHAR, através de dez

escalas do diferencial semântico

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

( a g r a d á v e l d e s a g r a d á v e l, a le g r e -t r is -t e , in ju s t o - ju s t o , ú t il- in ú t il, s u p e r f ic ia l- p r o f u n d o , b o m - r u im ,

n a t u r a l- a r t if ic ia l, t u d o - n a d a , q u e r . id o - o d ia d o e

QPONMLKJIHGFEDCBA

e s p e r e n ç o s o d e s e s p e -r a n ç o s o ) . Foi aplicada uma análise fatorial pelo método dos

princi-pais componentes, extrai ndo-se três fatores, seguida de rotação pelo critério Varimax de Kaiser. Para a medida de atitude foram utili-zadas as escalasb o m - r u im , a g r a d á v e l- d e s a g r a d á v e l,q u e r id o - o d ia d o e

ú t il- in ú t il, da dimensão Avaliação. CAMINHAR, FILHOS e DEUS

foram aqueles conteúdos julgados mais intensamente b o n s pelos pacientes hipertensos, seguidos de DORMI R, FAMfLlA,

ESPE-RANÇA, VIDA, ME:DICO e SAODE; AMOR e TRATAMENTp

MEDICAMENTOSO foram avaliados "muito" b o n s ; HOSPITAL e

*Os autores desejam expressar seu agradecimento ao CNPq, pela Bolsa de Iniciação Cientí-fica concedida em março de 1984àestagiária Aramita Ribeiro Terra, sob a orientação de Carlos Américo A. Pereira. Agradecem também àsolicitude e rapidez na análise fatoria! dos dados ao prof. Sílvio Bacalá Júnior, do Centro de Processamento de Dados da UFU, e ao setor de Hipertensão do Centro Regional de Saúde de Uberlândia em tornar possí-vel a realização deste trabalho.

** Do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

(2)

DIETA ALIMENTAR, "ligeiramente"

QPONMLKJIHGFEDCBA

b o n s . O conceito MORTE, oposto ao conceito VIDA, foi julgado "muito" r u i m ; HIPER-TENSÃO e DOENÇA, "extremamente" r u i n s . Complementarmente,

revelou a técnica do diferencial semântico ser

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

( a ) adequada

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

à

aplica-.ção em sujeitos semi ou não-escolarizados, requerendo sua adminis-tração de forma cuidadosa e individualizada por um aplicador alta-mente treinado e( b ) de grande utilidade no diagnóstico de percep-ções e atitudes de pacientes frente a conteúdos médico-psicológicos de sua saúde, tratamento e doença.

1. INTRODUÇÃO

A Hipertensão ou pressão arterial alta é uma das alterações mais comuns do organismo, ocorrendo em aproximadamente uma entre cada cinco pessoas em alguma época da vida. Pode, segundo Guyton (1977) "causar a ruptura dos vasos sangüíneos cerebrais, renais, ou de outros órgãos vitais. Pode, ainda, deter-minar uma sobrecarga excessiva sobre o coração, causando sua falência".

A pressão arterial considerada normal em um adulto jovem é de 120 mmHg na pressão sistólica e de 80 mmHg na pressão diastólica, ou seja 120/80. Nas pessoas idosas a circulação sistêmica é dificultada pela arteriosclerose, que significa um endurecimento das paredes das artérias. Nesses casos, o sangue bombeado pelo coração não flui facilmente pelas artérias, causando maior pressão sobre as mesmas. Nessas pessoas, considera-se como uma pressão normal, em média, igual a 150/90 mmHg.

As causas da elevação da pressão arterial são variadas, tendo-se em conside-ração fatores orgânicos como doenças renais, cardíacas, nas artérias ou ainda anemia. Também são causas da hipertensão a obesidade, hábitos alimentares defeituosos e a idade, através da arteriosclerose. Por outro lado, fatores psicoló-gicos também influem na elevação da pressão arterial; estudos foram feitos com animais, aos quais se expôs alimentos durante quatro horas, sem no entanto ser-lhas dada a possibilidade de ingeri-Ios. Tais animais, expostos a essa estirnu-lação simpática prolongada e portanto causadora de alto nível de ansiedade, tiveram sua pressão arterial aumentada acima do normal durante todo o tempo em que passavam pelo experimento. Acredita-se que em seres humanos uma estimulação simpática dos rins durante muito tempo conduza a alterações estru-turais dos rins, fazendo com que a hipertensão persista mesmo após a retirada da estimulação simpática. (Guyton, 1977). Além disso, em 70% dos pacientes hiper-tensos desconhece-se as causas de sua hipertensão. Este tipo é qualificado de Hipertensão Essencial, ou seja, de causas desconhecidas.

Com base nessas e em outras informações relativas às influências variadas na etiologia da hipertensão e de outras várias doenças estudadas, promoveu-se na Universidade de Vale, em 1977, uma Conferência sobre Medicina Comporta-mental, onde diversos pesquisadores das Ciências do Comportamento e Biorné-dica, tiveram oportunidade de discutir sobre o assunto.

50 Rev. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul./dez. 1985

Dess,~ co~f~rência foi extraída uma definição para Medicina Comporta-' ~ental: Me~l"cJn~Comportamental é a área que se preocupa com o desenvol-virnento ~a Ciência do ~omportamento, conhecimento e técnicas relevantes para o e~tendlmento da saude e doença e aplicação dos conhecimentos e destas téc~,cas para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação". (Schwartz e Welss, 1978).

W. Doyle Gentry, (1982), em seu artigo W h a t i s b e h a v i o r a l m e d i c i n e discute' amplamente as várias definições de vários estudiosos sobre Medicina Comporta-mental e ~oloca que a grande -contribuição do Grupo de Vale "reside na tentativa de encor~Jar, .favorecer e moldar uma nova maneira integrante comportamental

de concettueüzar problemas de saúde e conduzir pesquisas de saúd " G

(1982) I . '. e. e try

cone UI seu artigo dizendo que, "pelo fato do campo' da Medicina C?~~rtamen:al estar em s~u começo, há falta de consenso sobre sua defi-ruçao , mas afirma que "seu sucesso está na premissa de que todas. _ as ulSClp Inas:..I' • I' relevantes ~ormarao uma coalisão, contribuindo para um maior entendimento da complexidade da doença e saúde humanas".

De acordo. com todas essas ~on~iderações t.orna-se imperativo investigar a natureza efetiva do espaço sernantrco em pacientes hipertensos, objeto de estudo do presente · trabalho.

. .~ompreende-se por e s p a ç o s e m â n t i c o o. sistema disposicional afetivo do. significado, composto predominantemente pelas dimensões de Av I' - (E )

P tê . (P ) Ativid ( a raçao ,

o encra e trví ade ~). (e. g., Osgood, 1962, 1964, 1967, 1971, 1974a,

1974b, 1976; Osgood, SUCI e Tannenbaum, 1957; Osqood, Archer e Miron

1963; Osgood, May e Miron, 1975; Pereira, 1982). ,

Mais parti~ularment~, quais os significados afetivos de pacientes hipertensos frente a conteudos relacionados ao seu tratamento, a sua saúde e sua doença? Em outras palavras, o q~e representa para o hipertenso conceitos como trata-mento rnedicarnentoso, dieta alimentar, hipertensão, médico, fam(lia ter filho

e outros? ' s,

2. Mt=TODO

S u j e i t o s Participaram da pesquisa 15 pacientes hipertensos do Centro ~e~ional d: ~aúde de Uberlândia, em outubro de 1984, todos de baixa condição socio-econorruca, sendo 12 do sexo feminino e três do sexo masculino, com

idade variando de 46 a 72 anos

(X

=

59).

Desses pacientes, mais de 50% eram casados e em torno de 30% viúvos, sendo o restante amasiados.

Em relação ao nível de escolaridade, dez possuiam o curso "primário" incompleto e cinco o curso "primário" completo, sendo a maioria natural de M. Gerais e estando já de um a três anos em tratamento· médico.

Rev. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul./dez. 1985

(3)

In s tr u m e n to

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

=

Foi utilizada, para a medida das atitudes, a técnica dod ife r e n

-c ia l s e m â n ti-c o de Osgood e colabs.

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

(1957, 1963, 1975).

O instrumento consistiu em um formulário contendo instruções, dados

pessoais, e uma série de folhas de papel, apresentando ao alto de cada página um dado conceito seguido de uma série de escalas bipolares de sete intervalos.

Cada intervalo de uma dada escala representava uma magnitude de

inten-sidade de resposta afetiva do sujeito, diante de um dado conceito, de

extrema-mente, muito, ligeiramente do polo escalar positivo, passando pelo intervalo

neutro, até ligeiramente, muito e extremamente do polo escalar negativo.

FAMfuA, HIPERTENSÃO, SAÚDE, FILHOS, VIDA, M~DICO, DIETA

AUMENTAR, HOSPITAL, ESPERANÇA, DORMIR, DEUS, CAMINHAR,

AMOR, DOENÇA, TRATAMENTO MEDICAMENTOSO e MORTE, serviram

como conceitos. As escalas utilizadas foram: a g r a d á v e l - d e s a g r a d á v e l, a le g r e

-tr is te , ju s to - in ju s to , ú til - in ú til, p r o fu n d o - s u p e r fic ia l, b o m - r u im , n a tu r a l

-a r tific i-a l, tu d o - n a d a , q u e r id o - o d ia d o ee s p e r a n ç o s o - d e s e s p e r a n ç o s o .

P r o c e d im e n to

=

A aplicação dos formulários foi feita de forma individualizada

e as respostas foram anotadas pelo aplicador, levando-se em consideração o baixo nível de escolaridade dos pacientes.

Inicialmente foram lidas as instruções pelo aplicador e anotados os dados pessoais de cada sujeito.

A aplicação dos formulários foi executada no Centro Regional de Saúde, em uma sala de atendimento onde aplicado r e paciente se encontravam sozinhos.

Cuidados foram tomados no sentido de garantir a compreensão dos sujeitos

quanto a natureza da tarefa, explicando cuidadosamente como cada um deveria

responder aos itens escalares do diferencial semântico.

3. ANALISE

DOS DADOS

3 .1 . A n á lis e F a to r ia l d a s E s c a la s

Se 15 pacientes hipertensos julgaram afetivamente 16 conceitos,

relacio-nados a saúde, tratamento e doença hipertensiva, através de 10escalas do

dife-rencial semântico, o volume de dados foi igual a 2.400 (15 x 16x 10). Cada

sujeito efetuou 160julgamentos (16conceitos x 10escalas).

O tempo requerido pelos pacientes no julgamento dos 160itens em média

foi igual a30 minutos, com uma amplitude de variação entre 20e 50minutos.

O tempo total de aplicação, que incluiu a leitura individualizada das instruções,

uma explicação detalhada que garantisse a compreensão dos sujeitos quanto a

natureza da tarefa a ser executada, o preenchimento dos dados pessoais e as

respostas aos 160itens, em média foi igual a40minutos.

Valores de 7 a 1 foram atribuidos às respostas nos itens, do intervalo mais

extremamente positivo ao mais extremamente negativo de cada par de adjetivos

opostos escalares. Não houve respostas "em branco".

52 Rev. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul./dez. 1985

Inicialmente, os 2.400dados foram transferidos para formulários de

codifi-cação FORTRAN, transcrevendo-se para cada conceito diante de cada escala a

resposta codificada de cada sujeito. Finalmente, o volume de dados foi

perfu-rado em cartões-18M e, através dos procedimentos automáticos do programa de

análise fatorial do S P S S (Nie e colabs, 1975). foram extraídos e rotados três fatores. O procedimento de extração de fatores foi pelo m é to d o d o s c o m p o

-n e -n te s p r in c ip a is (Kim, 1975). aplicado com objetivo de determinar dentre as

dez escalas aquelas que seriam. mais representativas para explicar as dimensões emergentes. O procedimento de rotação dos fatores foi pelo método V a r im a x

(Kaiser, 1958).

Um primeiro resultado obtido diante da análise fatorial conduzi da refere-se à variância total extraída, à percentagem da variância total explicada pelos três fatores extraídos, à percentagem da variância total explicada por cada um dos

três fatores extraídos e à percentagem da variância comum explicada por cada

um dos três fatores extraídos. Sendo dez o número de variáveis (escalas) envol-vidas na análise fatorial, então a variância total "teórica" extraída, se fossem extraídos dez fatores, seria igual a dez; no entanto, como foram extraídos três fatores, a variância dos fatores comuns foi igual a6,73.

A tabela 1sumariza todas as variâncias e percentagens das variâncias para os três fatores extraídos pelo método dos principais componentes.

TABELA 1

Percentagem da variância total, variância dos fatores comuns e percentagem da variância comum.

Fator

Pct. da Varo dos

Varo total fato com.

60,80 6,08

4,11 0,41

2,44 0,24

67,35 6,73 100,00

Pct. da Varo com.

1

2 3

90,28 6,10 3,62

Soma

A percentagem da variância total explicada pelos três fatores extraídos

(67,35%). revela que aproximadamente 33%da variância total seda explicada pelos sete fatores restantes, teoricamente falando, se fossem extraídos tantos fatores quanto o número de variáveis envolvidas.

Se considerássemos somente como significativas as percentagens da

variân-cia total acima de 2,50% para os fatores, então os três primeiros fatores

extraídos perse foram expressivos.

Considerando 67,35% a percentagem da variância total para os três

primeiros fatores extraídos, 60,80%corresponderarn à percentagem da variância

(4)

total explicada pelo fator 1, sendo rnarcadarnente o do~inante.

. Em outras' palavras, o fator 1 foi claramente o predominante, já que dentre

os três fatores extraídos, 90,28% da variância correspondeu aquele fator seguido

do fator 2 com 6,10% e do fator 3 com 3,62%. .

A tabela 2 revela os -três fatores extraídos e as respectivas escalas de maior

saturação.

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

TABELA 2

Escalasde maior saturação em cada fator extraidoa

Fator I (90,3%)

útil - inútil

77

querido - odiado

75

justo - injusto

74

esperançoso - desesoerançoso• 73

bom - ruim

64

agradável - desagradável*

62

tudo - nada

58

alegre - triste *

48

~ Mais saturadas no Fator II

Fator II (6,1 %)

alegre - triste

72

agradável - desagradável

63

bom - tuim*

60

querido - odiado*

47

útil - inútil *

39

*Mais saturadas no' Fator I

Fator III (3,6%)

natural - artificial

• 58

profundo - superficial

• 48

tudo - nada*

• 34 justo - injusto *

• 32

*Mais saturadas no Fator I

aos fatores foram rotados pelo método

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

V a r im a x .

54 Rev. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul.(dez. 1985

De acordo com as sequintes escalas mais saturadas no fator I, este foi

Clara-mente identificado como

QPONMLKJIHGFEDCBA

A v a l i a ç ã o ("Evaluation"): ú t i l - i n ú t i l , q u e r i d o - o d i a d o ,

j u s t o - i n j u s t o , e s p e r a n ç o s o - d e s e s p e r a n ç o s o eb o m - r u i m . Os pesos destas

escalas foram superiores a .63 no fator I. .

O fator 11, pelas respectivas escalas nele mais saturadas, reportou a

di mensão A v a l i a ç ã o ( E ) , da mesma forma que o fator I:a l e g r e - t r i s t e , a g r a d á v e l

-d e s a g r a -d á v e l , b o m - r u i m , q u e r i d o - o d i a d o e ú t i l - i n ú t i l . Por outro lado, apenas as

'escalas a l e g r e - t r i s t e e a g r a d á v e l - d e s a g r a d á v e l tiveram seus mais elevados pesos

fatoriais no fator 11.

Pelas escalas mais saturadas no fator 111,n a t u r a l - a r t i fi c i a l , p r o tu n d o s u p e r

-fi c i a l , t u d o - n a d a ej u s t o - i n j u s t o , pode-se denominá-Io A t i v i d a d e ( A c t i v i t y ) , com

um sentido "Filosófico-Moral" e "Divino".

3 . 2 . P e r fi l P s i c o l ó g i c o d o s C o n c e i t o s

A tabela 3 reflete as percepções do grupo de pacienteshipertensos perante

aqueles conceitos relacionados à sua saúde, tratamento e doença. '

Os valores que aparecem no corpo da tabela indicam os resultados médios

do grupo de pacientes, podendo variar de +3 à-3, entendendo o valor "+3" uma

. percepção "extremamente p o s i t i v a " frente a um dado conceito, "+2" m u i t o

p o s i t i v a , ,"+1" "ligeiramente p o s i t i v a " , "o" "nem p o s i t i v a nem n e g a t i v a "

("neutra"), e:"-1, -2 e -3, respectivamente, "ligeiramente", "muito" e

"extre-mamente" "negativas". Por exemplo, conforme a tabela 3, HIPERTENSÃO e

DOENÇA foram aqueles conceitos nvaliados .de forma mais "extremamente"

d e s a g r a d á v e i s . (médias iguais a -3,00), mais intensamente t r i s t e s (médias iguais

a -2,7 e -3,00, respectivamente), e assim por diante; DIETA ALIMENTAR e

HOSPITAL "nem a g r a d á v e i s nem d e s a g r a d á v e i s "

(X

=

-0,07 e -0,47,

respec-tivamente); SAÚDE, FI LHOS, e ainda outros, "extremamente" a g r a d á v e i s

(médias iguais a +3,00).

Olhando para a tabela 3, percebe-se que HIPERTENSÃO, DOENÇA e

MORTE foram aqueles conceitos julgados mais intensamente n e g a t i v o s .

FILHOS, DEUS, CAMINHAR, FAMltIA, VIDA, ESPERANÇA, DORMIR,

M~DICO e SAÚDE, foram avaliados pelos pacientes hipertensos, mais

intensa-mente p o s i t i v o s .

Mais concisamente, os significados afetivos ou percepções daqueles pacientes

frente aos conteúdos médico-psicológicos que os acerca são revelados nas Figuras

1, 2 e 3, através de perfis.

A Figura 1 delineia os perfis daqueles conceitos voltados aos conteúdos

médicos da doença hipertensiva, a Figura 2 os perfis diante do conteúdo VIDA/

MORTE e a Figura 3 os perfis diante do conteúdo SAÚDE/DOENÇA, para o

grupo de pacientes hi pertensos. Os pontos plotados nos perfis representam

aqueles valores médios, apresentados anteriormente na tabela 3.

(5)

OSO.LN3Li11'v':)I03Li11O.LN3Li11'v'.l'v'~.l

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

o~H ","tOtOONLt)Lt)","MM

FEDCBA

-" o '" ('\I"M '" _ '" ' ~.• . .,- " (>4" .,..'"' ('\I"

3.l~OLill °9l ooNI!)M"'",COO","IO-- " ( ' \ 1 " 0 . ooNI!)M"'",COO","IO-- " ( ' \ 1 ~MO":":

I I I I I I I

'v'~N30a °vl qq",",tO,l',q~",",CXl.C'!.

MMNNOMO ___

'"

'"

> I I I I I I I I I

0;;;

N,M,tO,M, "'",M,C'!.ltl..M,M,

e: ~aLill'v' °Cl

'" NNNNNNNNNN

•..

~ c.

1: ~'v'HNILiII'v':) °ll

°°°

· 0I!) O I!) 01

°

01

'"

66M'6N'6N'N'M'N'

o-e: '"

O

snso

°ll qO,qO,N,qqqqO,

""C MMMMNMMMMM

'"Be: ~ILiII~OO °Ol q",",qtO,qqqOl,qOl,

.,

(')NMNMMMNMN

E

'"

•..

e

'v'~N'v'~ 3dS3 °60 O,C"!.C'!.C'!.Cllqqo,qq

•..

MNNN-MMMMM

",'

""C

':l l'v'.lldSOH °80 ltl..1',Cllltl.."'",CXl.I',CllI',-,

m O __ NNONN-N

M

.'"

I I

'"

«

o

.J ""C

W

'"

~'v'.lN3Li111l'v''v'.l310

QPONMLKJIHGFEDCBA

° L O _.. CWl -.. ,... 0).. -: .-... L tl... LO.. "'Ot••.

e:

00 o OO ____ NN_N

«

°ü I

I-'"

~

O:)IO;lLill 1!),00,tO,"l.1<t,"l. 1',00,1',1'-:.

'"

°90

B N.-NN....-NNNNN

00;

U

e: vo1/\ °90 OI_I'OtOOIOOOoo

o N'N'N'M'N'N'6M'6N'

o

s

'"

SOH1I::l qqqqN,O,qqO,oo,

'" o v O

•..

MMMMNMMMMN

e: ~

'"

0,00,tO,N,0,tO,C'!.0, 0,1',

o scnvs oco

'ti M_NNMNNMMN

...,

E

'"

O'ltSN3.l~3dIH °ZO q 1', tO,0,q tO,CllM, tO,1',

o

""C MNNMNN 0--0

'"

I I I I I I I

•..

"5

'"

'" 'v'IlJLiII'v'::I °lO oo,I',M,O,I',"l.Ol,"l."l.Ol,

a: NNNMNNNNNN

s

I-w U Z o u 56

'"

iij iij l;l '" E

'"

°ü ""C '"

'"

""C o

'"

'"

'"

""C

'"

'"

o B

e

'"

00; c.o

E o .§.

'"

o

'" .~

e

'" '" 'õ' c. '"

'"

'"

o o "O

'"

'" o E ] x o °e

c.

o

'"

E E '"

e

.E

.2 o

.2

o-

'"

C.

"O

'"

-e

.,

E '" '" ""C '"

o

°e'" '" o > e:

s

o u '" :l

o

CT « o.. (1l .c

Revo de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul.jdez. 1985

+3

I

+2

I +1I

o

,

-1 -2

I ,

-3

I

alegre justo útil profundo

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

I I / "

,

,

,

, I '<.

j)'.

o

,/ i _

,

.

r . :

/

.

I "

.~~

'

..

.---'--

"

'

•...

" ',r' •

,~::;~/

./

••

superficial ruim artificial nada odiado desesperançoso

-3

Figura 1 - Perfil dos conceitos voltados aos conteúdos médicos da hipertensão arterial, tal como percebidos pelo grupo de quinze pàcientes hipertensos do Centro Regional de Saúde de Uberlândia, em outubro de19840

bom natural I

,

tudo .' I I

q u e r i d o ~

\

\

I

esperançoso •

+3 +2 +1

o

-1

-2

(6)

Figura 2 - Perfil dos conceitos voltados aos conteúdos VI DA/MORTE, tal como percebidos pelo grupo de quinze pacientes hipertensos do Centro Regional de Saúde de

Uberlândia, em outubro de 1984.

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

58 Rev. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul.jdez. 1985

Figura 3 - Perfil dos conceitos SAÚDE e DOENÇA, tal como percebidos pelo grupo de quinze pacientes hipertensos do Centro Regional de Saúde de Uberlândia em outubro de 1984.

(7)

3 . 3 A M e d i d a d a s A t i t u d e s

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

De uma forma mais direta, utilizou-se para as análises que se seguem, apenas

aquelas escalas mais saturadas no fator I, portanto representativas da dimensão

A v a l i a ç ã o , tal como em Osgood e colabs. (1975), Salazar e Marín (1977) e Pereira (1982), com o objetivo de medir asa t i t u d e s do grupo de pacientes

hipertensos frente aqueles aspectos

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

médlco-psicolóqicos de sua saúde, trata-mento e doença.

Para esta finalidade, foram selecionadas as escalas ú t i l - i n ú t i l , q u e r i d o -o d i a d -o , b o m - r u i m e a g r a d á v e l - d e s a g r a d á v e l . A decisão na escolha destas quatro escalas foi também determinada pelos resultados fatoriais obtidos diante de uma outra fatorização conduzida, na qual os três principais fatores não foram rotados, e os pesos escalares no fator I foram: b o m - r u i m (.92), a g r a d á v e l - d e s a -g r a d á v e l (.91), q u e r i d o - o d i a d o (.90) e ú t i l - i n ú t i l (.88). Diante destas quatro

escalas conjuntamente, para cada conceito, foi obtida uma média aritmética do julgamento dos pacientes, denominada c o m p ó s i t o E (Osgood e colabs., 1975; Pereira, 1982).

O c o m p ó s i t o E exprime a intensidade da resposta atitudinal, podendo variar de +3 a -3. Por exemplo, um conceito

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

E

=

+2 indicaria uma atitude muito favorável ("bom':); um outro E

=

-1,ligeiramente desfavorável ("ruim"), e assim por diante.

A tabela 4 revela os escores atitudinais, representados pelo c o m p ó s i t o E , do grupo de pacientes diante de cada um dos conceitos envolvidos na investi-gação. Como exemplo, para o cálculo do escore atitudinal médio dos pacientes hipertensos frente ao conceito E S P E R A N Ç A , foram tomados os valores +3,0, +2,6, +3,0 e +3,0 da tabela 3, respectivamente para cada uma das quatro escalas da dimensão A v a l i a ç ã o que somados e divididos por quatro propiciaram uma atitude média igual a 2,9, significando que aquele conceito representa uma posição atitudinal extremamente favorável/boa para aqueles pacientes.

De acordo com a tabela 4, CAMINHAR, FILHOS e DEUS foram aqueles conteúdos julgados pelos pacientes hipertensos mais intensamente b o n s , de forma "extrema" ( E

=

+30), seguidos de DORMIR, FAMfuA, ESPERANÇA, VIDA, M~DICO e SAÚDE, também intensamente b o n s . AMOR e" TRATA-MENTO MEDICAMENTOSO foram avaliados "muito" b o n s ; HOSPITAL e DIETA ALIMENTAR, "ligeiramente" b o n s . O conceito MORTE, oposto ao conteúdo VIDA, foi julgado "muito" r u i m , sendo que HIPERTENSÃO e DOENÇA "extremamente" r u i n s .

60 Rev-:-de Psicologia, Fortaleza, 3 (2):49-63, jul.jdez. 1985

8 C H - P E R IO D IC O

,-TABELA 4

Escores atitudinais médios" dos pacientes hipertensos frente aos conceitos voltados ao seu tratamento, saúde e doença.

Conceitos Compósito E

01. CAMINHAR 02. FILHOS 03. DEUS 04. DORMIR 05. FAMltlA 06. ESPERANÇA 07. VIDA 08. M~DICO 09. SAÚDE" 10. AMOR

11. TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

12. HOSPITAL

13. DIETA ALIMENTAR 14. MORTE

15. HIPERTENSÃO 16. DOENÇA

3,0 3,0 3,0 2,9 2,9 2,9 2,9 2,8 2,7 2,3 1,8 1,2 1,1 -1,6 -2,6 -2,6

aAqui os valores médios foram aproximados para a primeira casa decimal.

4 . C O N C L U S Õ E S E C O N S ID E R A Ç Õ E S F IN A IS :

Diante da experiência conduzida com os pacientes hipertensos, em que foram utilizados procedimentos metodológicos e estatísticos, uma série de conclusões e considerações são pertinentes:

4.1. Mostrou-se adequada a técnica do diferencial semântico no que tange a sujeitos do tipo semi ou não escolarizados, requerendo apenas um aplicador treinado, já que é necessária uma aplicação individualizada e cuidadosa, que garanta inteira compreensão por parte do respondente acerca da natureza da tarefa a ser executada.

Utilizada como uma técnica de diagnóstico af.etivo, dispende pequeno tempo de aplicação com um paciente ou com um pequeno grupo de pacien-tes, mas deve-se levar este tempo em consideração quando envolvidos 25 ou mais sujeitos.

(8)

4.2. Com sujeitos de baixo ou nenhum nível de escolaridade, sugere-se a utiliza-ção de um menor número de intervalos escalares, talvez três, já que a maioria respondeu nos intervalos extremos, acreditando-se desta forma, que tais indivíduos percebam apenas três regiões de uma dada escala: uma positiva, uma neutra e outra negativa.

4.3. No que se refere ao grupo de pacientes hipertensos envolvidos, acredita-se que a nível de um trabalho psicológico, social e/ou cl ínico, poder-se-ia

mudar a região afetiva da atitude dos pacientes, de ligeiramente

QPONMLKJIHGFEDCBA

b o m para muito ou extremamente b o m , por exemplo, em relação ao conteúdo DI ETA

ALIMENTAR. Da mesma maneira, uma intervenção seria requerida na mudança das atitudes daqueles pacientes frente aos conceitos H IPE R-TENSÃO e DOENÇA, já que estes foram julgados extremamente r u i n s , não deixando por isso de serem parte constante na vida de tais indivíduos.

4.4. Há de ser levado em consideração o número de pacientes hipertensos aqui envolvidos. Por outro lado, sugere-se novas aplicações da técnica do diferen-cial semântico, a grupos distintos de pacientes hipertensos, no que se refere às variáveis sexo, idade, nível de escolaridade, nível sócio-econômico, tipo

de clínica médica (particular ou pública), região nacional, e outras.

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

5. REFERÊNCIAS BIBLlOGRAFICAS

GENTRY, w. D. What is Behavioral medicine?

edcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

I n : J. R. Eiser (ed.).S o c ia l p s y c h o lo g y a n d b e h a v io r a l m e d ic in e . New York, John Wiley e Sons, 1982.

GUYTON, A. C.T r a t a d o d e f is io lo g ia m é d ic a . Rio de Janeiro, Interamericana, 1977.

KAISER, H F. The varimax criterion for analvtic rotation in facto r analysis.

P s y c h o m e t r ik a , 1958, 3, 187 - 200.

KIM, Jae-On.F a c t o r a n a ly s is . I n : N.H.Nie, C. H. Hull, J. G. Jenkins, K. Steinbrenner e D. H. Bent (orq.). S t e t is t ic e ! P a c k a g e f o r t h e S o c ia l S c ie n c e s . New York, McGraw-Hill. 1975.

NIE, N. H.e t a lli. S t a t is t ic a l P a c k a g e f o r t h e S o c ia l S c ie n c e s ( S P S S i. New York,

McGraw-Hi", 1975. 2d. ed.

OSGOOD, C. E. Studies on the generality of affective systems.A m e r ic a n P s y c h o lo g is t ,

1962,17, 10 - 28.

OSGOOD, C. E. Semantic differential technique in the cornparative studv of cultures.

A m e r ic a n A n t h r o p o lo g is t , 1964,66, 171-200.

OSGOOD, C. E. On the strategy of cross-national research into subjective culture. XI

C o n g r e s s o I n t e r a m e r ic a n o d e P s ic o lo g ia , México, 1967.

OSGOOD, C. E. Exploration in semantic space: A personal diary. J o u r n a l o f S o c ia l t s s u e s ,

1971,27,5-64.

OSGOOD, C. E. Probing subjective culture. ParI. 1: Cross - linguistic tool - making.

J o u r n a l o f C o m m u n ic e t io n , 1974a, 24, 21-35.

OSGOOD, C. E. Probing subjective eulture. ParI. 2: Cross-eultural tool-using. J o u r n a l o f C o m m n u n i c e t i o n , 1974b, 24,82-100.

OSGOOD, C. E. Focus on meaning. 1:E x p lo r a t io n s in s e m a n t ic s p e c c . Netherlands, Mouton

Pubs., The Hague, 1976.

62

Rcv. de Psicologia, Fortaleza, 3 (2): 49-63, jul./dez. 1985

OSGOOD,c. E. Suei, G. e Tannenbaum, P. T h e m e a s u r e m e n t o f m e a n in g _ Urbana, lIIinois,

University of IIlinois Press,1957.

OSGOOD, C. E., Areher, W. K. e Miron, M. S. T h e c r o s s - c u lt u r a l g e n e r a lit y o f m e a n in g s y s t e m s . Urbana, Institute of Communieations Researeh,University of IlIinois, 1963

(mirneo).

OSGOOD, C. E., May, W. H. e Miron, M. S.C r o s s - c u lt u r a l u n iv e r s a I s o f o f f e c t iv e m e a n in g .

Urbana, University of IlIinois Press, 1975.

PEREIRA, C. A. A. OD if e r e n c ia l s e m â n t ic o d o I d io m a P o r t u g u ê s - R io d e J a n e ir o , Tese de mestrado, P.U.C., Rio de Janeiro, 1982.

SALAZAR, J. M. e Marín, G. National stereotypes as a .funetion of eonflict and territorial proximity: A test of the mirror image hypothesis. T h e J o u r n a l o f S o c ia l P s y c h o lo g y ,

1 9 7 7 ,1 0 1 1 3 - 1 9 .

SCHWARTZ, G. E., and Weiss,S. M. Yale conference on behavioral medicine: a proposed definition and statement of goals.J o u r n a l o f b e h a v io r a l M e d ic in e , 1978. 1,3 - 12.

Referências

Documentos relacionados

O RCNEI (1998) estabelece orientações sobre o desenvolvimento da linguagem oral, cabendo aos profissionais de educação infantil e as instituições organizar sua prática de forma

o inicio da partida, a relação dos respectivos jogadores titulares e suplentes, em tres vias, na forma impressa ou em letra de forma, assinada pelo capitão treinador da equipe.

A gravidez após o cancro da mama é um importante tópico de debate, por vários fatores, entre os quais: o can- cro da mama é uma das neoplasias mais comuns na mu- lher em

719/2012, publicado no Diário Oficial da União do dia 11/09/2012, Seção 3, página 116, que trata da publicação da lista complementar dos candidatos para o cargo de Agente de

Integrar e implementar ações de prevenção, promoção, assistência e reparação à saúde em casos de riscos e ocorrência de desastres naturais entre as diversas

[r]

Como visto no capítulo anterior, a discricionariedade do ato não é mais entendida de maneira tão ampla, uma vez que tem que se submeter não somente aos

6.4.1 Em caso de entrevistas, o Comitê Gestor Local publicará no portal do Campus Arraial do Cabo ( https://portal.ifrj.edu.br/arraial-do-cabo/divulgacao ) e/ou na página do