• Nenhum resultado encontrado

Mais tarde, assumiu o cargo de mandatário local da campanha do Senhor Dr. Jorge Sampaio para Presidente da República.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais tarde, assumiu o cargo de mandatário local da campanha do Senhor Dr. Jorge Sampaio para Presidente da República. "

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Sinopse bio-bibliográfica

(2)
(3)

Sinopse bio-bibliográfica

A figura de João Francisco Marques destaca-se no panorama da historiografia e da cultura portuguesas pela sua originalidade como investigador, docente, conferente e mestre de quantos, na Universidade do Porto e fora dela, tiveram o privilégio de contactar com a sua postura humana, intelectual e cívica. Do seu cursus honnorum emerge não só o historiador, mas também o homem de letras, participante em círculos literários e de reflexão filosófica.

É de salientar também a sua faceta de cidadão comprometido e interventivo, na academia universitária, bem como noutros espaços alargados da vida social e política. Nestes sempre pontuou como intelectual interessado por uma contemporaneidade sociológica, em que con- tinuamente afirmou o seu indeclinável dever de intervir. Deste modo, foi eleito vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em 1976, após as primeiras eleições municipais, não tendo, porém, chegado a tomar posse do lugar, por ter optado pela docência universitária.

Mais tarde, assumiu o cargo de mandatário local da campanha do Senhor Dr. Jorge Sampaio para Presidente da República.

O município, que sempre contou com os seus préstimos, intelectuais e cívicos, reco- nheceu-os numa cerimónia pública, realizada a 24 de Junho de 1995, em que João Francisco Marques recebeu a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro, pela qual a sua terra natal o quis agraciar pelos múltiplos serviços que como professor e investigador prestou à Póvoa de Varzim e ao seu concelho. De igual modo, o seu estatuto de homem de cultura singular foi reconhecido pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 1999.

Como homem da Igreja tem contribuído decisivamente, enquanto sacerdote e historia- dor, para o enriquecimento da pastoral da diocese bracarense e para uma reflexão lúcida em torno de temas centrais, como o diálogo ecuménico e o estudo da interacção entre catolicismo e minorias religiosas.

A sinopse que aqui se apresenta, por definição breve, não pretende evidenciar senão traços salientes de um ciclo vital marcado pelo pensamento de um intelectual cuja obra emerge como resultado de profunda erudição, reflexão amadurecida, rigor inquestionável, e sensibili- dade apurada por décadas de metódica e sistemática investigação em Portugal e no estrangeiro.

João Francisco Marques nasceu na Póvoa de Varzim, a 9 de Janeiro de 1929. Possui o curso dos Seminários Arquidiocesanos de Braga, que frequentou entre 1940 e 1952, e o 3? ciclo dos liceus, obtido em 1961 no Liceu Normal D. João III, em Coimbra. Esteve matricu- lado, de 1961 a 1966, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licen- ciou em História, em Julho de 1970, tendo apresentado a dissertação A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina, a que o júri atribuiu a elevada classificação de 18 valores.

Habilitado com o curso de Ciências Pedagógicas, frequentou em 1971-72 o estágio

de História e Filosofia no Liceu Normal D. Manuel II. Professor efectivo do 4? Grupo-A do

Ensino Liceal, foi metodólogo de História, em 1972-73, no Liceu de Matosinhos e, de 1973

a 1975, orientador de metodologias nos Liceus: D. Manuel II, Alexandre Herculano, Rainha

Santa Isabel e Vila Real de Trás-os-Montes.

(4)

Ingressou, por convite, conforme sugestão do Professor Doutor Luís de Oliveira Ramos, na Faculdade de Letras do Porto, aí exercendo, sucessivamente, os cargos de Assistente (1977), Professor Auxiliar (1984) e Professor Associado (1987). Prestou provas públicas de agregação em Julho de 1990 e, em Agosto de 1993, foi nomeado definitivamente Professor Catedrático.

Sempre integrado no Grupo de História, regeu, de 1977 a 1979, as cadeiras de Introdução aos Estudos Históricos e História das Origens do Capitalismo; e, de 1981 a 1984, as de Teoria das Fontes e Problemáticas do Saber Histórico e Teoria da História e do Conhecimento Histórico, cuja titularidade manteve até à jubilação.

Professor convidado da Universidade Católica, leccionou na Faculdade de Filosofia de Braga, em 1978-79, e, de 1986 a 1992, na de Teologia do Porto, a cadeira de Introdução à História.

Bolseiro do INIC, entre 1979 e 1981, estagiou em Paris, no Seminário de Jean Delumeau, titular no Collège de France do curso Histoire des Mentalités Religieuses dans UOccident Moderne, havendo frequentado na Sorbonne (Paris IV) o de Pierre Chaunu e na École Pratique des Hautes Etudes, IVe e Ve section, os de Jacques Le Brun e Paul Dibon.

Doutorou-se em História, a 6 de Janeiro de 1984, na Universidade do Porto, com a tese A Parenética Portuguesa e a Restauração, 1640-1668 -A revolta e a mentalidade, de que foram arguentes os Professores Jean Delumeau e Luís de Oliveira Ramos, tendo sido aprovado por unanimidade com distinção e louvor.

Orientou desde 1983, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seminários do Curso Mestrado de História Moderna, nomeadamente: Invasões Francesas (1983-1987), A Parenética Portuguesa e o Contexto Sócio-cultural da Época Moderna (1984-1997), Minorias Religiosas e do Pensamento em Portugal nos séculos XIX-XX (1990-2000), havendo também leccionado, de 1990 a 1993, as disciplinas de Sociologia dos Factos Religiosos e Crítica Textual. Dirigiu, e continua a supervisar teses de mestrado e doutora- mento, tendo integrado nas Universidades do Porto, Braga, Coimbra, Évora e Lisboa, nume- rosos júris de provas académicas.

A sua actividade na Universidade do Porto não se cingiu à docência, tendo sido eleito Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras, cargo que ocupou de 1984 a 1987.

Integrou também o Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Bragança, tendo, ainda, sido coordenador do mestrado de História Moderna da Faculdade de Letras do Porto, membro do Conselho Científico da Universidade do Porto e membro, por eleição, do Senado da mesma Universidade.

Entre 1976 e 1985 exerceu o cargo de Director do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, ficando o actual edifício a dever-se á sua iniciativa. Em 1981, recebeu em Londres o Prémio Internacional do European ofthe Year Award de 1980, con- cedido à melhor exposição temática apresentada pelos museus europeus e atribuído a Siglas Poveiras que concebeu e dirigiu.

É membro da Academia Portuguesa da História; do Centro de Estudos de História

Religiosa da Universidade Católica Portuguesa; da Comissão Científica Nacional do Tri-

Centenário da morte do Padre António Vieira; do Colóquio 'Ao encontro de Raul Brandão";

(5)

do Centro de Estudos Norte de Portugal - Aquitânia, a funcionar em Bordéus e Porto; do Centro de História da Universidade do Porto; do Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade, sediado na Faculdade de Letras; Presidente da Comissão Diocesana de Braga dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas e Director do Centro de Estudos Regianos.

A sua vasta obra, de que daremos conta, é, na verdade, marcada não só pela sua inves- tigação histórica, como pelo encontro privilegiado com notáveis homens do mundo das letras e das artes. Destes destacamos os nomes de José Régio, Fausto José, Saul Dias (Pintor Júlio) alguns dos quais do grupo da tertúlia que reunia semanalmente no Diana-Bar da Póvoa de Varzim à volta de Régio, a que pertenciam Luís Amaro de Oliveira, Orlando Taipa, Pacheco Neves e Manoel de Oliveira.

No mesmo campo de diálogo cultural destaca-se, para além da profunda amizade, a cola- boração com o cineasta Manoel de Oliveira. Foi seu assessor, no domínio da sua especialidade, para os filmes: Lisboa Cultural, Non ou vã glória de mandar e Divina Comédia, e colaborador literário e histórico de Palavra e Utopia, centrado sobre a vida do Padre António Vieira.

A sua obra evidencia este percurso plural, ao integrar, para além de trabalhos direc- tamente ligados à sua actividade como professor e investigador de estudos históricos, tam- bém a publicação, desde a juventude, de estudos dedicados à literatura e a escritores, de Raul Brandão a Régio, de Pascoaes a Antero de Figueiredo, a par da sua colaboração na Biblos- Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa.

De anotar, ainda, a publicação de artigos, que andarão perto da centena, motivados por temáticas circunstanciais, de intuito crítico ou publicista e integrados em vários títulos da imprensa local, de que poderemos destacar diários, semanários e mensários, como: Ala-- Arriba [Póvoa de Varzim] semanário, Diário do Minho [Braga], O Nosso Farol [Boletim Paroquial/Póvoa de Varzim/direcção], O Cávado [Esposende] semanário, O Conquistador [Guimarães] semanário, Juventude Operária [órgão da J.O.C/Lisboa], etc.

Para além da participação, em Portugal e no estrangeiro, em inúmeros colóquios e congressos, consagrados a temas históricos, o seu percurso integra numerosas conferências, através das quais não só interveio nos seus específicos domínios de especialidade histórica, como alimentou a necessária projecção do erudito para a comunidade.

Se deixou, por imperativo legal, o ensino universitário em Outubro de 1999, prosse- gue, desde então, um trabalho de inestimável valor em áreas como a Literatura e a História.

Neste domínio pontua com estudos quer monográficos, quer de síntese, com que vem res- pondendo a solicitações no âmbito da História da Igreja e da Espiritualidade em Portugal.

Este é, na verdade, um dos temas centrais da sua investigação, sendo inúmeros os trabalhos publicados em livros, revistas e periódicos. Além disto, colaborou no Dicionário da Igreja em Portugal, dirigido pelo Prof. Doutor Banha de Andrade e participa no Dicionário de História Religiosa de Portugal, bem como na preparação do segundo volume da História Religiosa de Portugal, a editar pelo Círculo de Leitores, que co-orienta.

Do elenco bibliográfico que de seguida enunciamos, por necessário selectivo, destacam--

se as suas abordagens penetrantes e inéditas da parenética seiscentista, patentes nas suas dis-

sertações de licenciatura (A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina) e de doutora-

(6)

mento (A Parenética Portuguesa e a Restauração. 1640-1668. A Revolta e a Mentalidade), bem como nas inúmeras contribuições centradas em personalidades salientes da sermonária portuguesa. Avultam os trabalhos em torno do Padre António Vieira, cunhados pela análise rigorosa do estudioso. Salientam-se, igualmente, as iniciativas em torno do estudo da missi- onação portuguesa, impulsionadas por um ciclo de comemorações que procurou implemen- tar, através de levantamentos regionais, na área da arquidiocese de Braga, de personalidades destacadas ou até aí anónimas, ligadas à catequese, à educação, à cultura e à ciência exerci- das no além-mar, em articulação com um esforço evangelizador multissecular. Emergem os estudos em torno de confessores régios, figuras salientes no domínio da espiritualidade e na direcção de consciência, e mesmo dos jogos de poder, com privilegiada influência sobre per- sonagens centrais da vida política portuguesa.

Num outro domínio, axial na actividade docente de João Francisco Marques, figuram os estudos em torno da teoria e do ensino da História, área científica escolhida para as suas provas de agregação, em 1990, a que, de igual modo, consagrou a sua Lição Jubilar, em 19 de Maio de 1999. Na altura, em O Tripeiro, deu uma entrevista que, na íntegra se reedita, a qual ilustra a carreira e a personalidade do Doutor João Francisco Marques.

A lista que, de seguida, se apresenta selecciona, pois, de entre uma vasta produção

científica, os títulos mais salientes e, em particular, aqueles ligados ao labor historiográfico

do Mestre, a quem se presta esta singela homenagem.

(7)

O Pescador Poveiro na Literatura Portuguesa. A propósito dos poemas de Cruz Pontes 'O nosso mar é salgado' in «Letras e Artes», suplemento literário de «Novidades», 3 de Outubro de 1948, pp. 3-4.

Dois escritores, duas obras e um tema, in [Antero de Figueiredo e Nuno de Montemor] in

«Cenáculo». Revista dos alunos do Seminário Conciliar de Braga, ano IV (1948-1949), n? 2, pp 97-110.

'A Morte de Minos' de Rui Vieira Miller, in «Cenáculo», IV, n? 3, pp. 158-163.

[Recensões]: As minhas memórias de jornalista por António Cabral, Edições Gama, 1949; ínclita Geração - Dom Duarte e Dom Pedro, Colecção Idearium, S.N.I. [pre- fácio de João de Castro Osório], in «Cenáculo», IV, n? 3, pp. 176-178.

A Semana da Boa Imprensa, in «Cenáculo», V (1949-1950), n? 2, pp. 130-139 e n.° 3, pp.

199-203.

Guerra Junqueiro e a sua influência na juventude, in Cenáculo, V, n.° 4, pp. 209-222.

Uma obra e um crítico ['O Além-Mar na Literatura Portuguesa' de João de Castro Osório, 1948], in «Cenáculo», VI (1950-1951), n.° 1, pp. 26-33.

'Santo Agostinho' de Giovanni Papini, in «Cenáculo», VI, n.° 1, pp. 60-64.

Impressões de leituras. O Além Mar na literatura portuguesa do Dr. João de Castro Osório. "Letras. Artes", Página literária do semanário "O Conquistador", n.° 7, Guimarães, 12.10.1950; 8 - 9.11.1950 e 9 - 21.12.1950.

O problema da Palestina e a tutela dos lugares santos, Braga, 1951, vol. de 170x240 mm, 88 p.

António Correia de Oliveira em Braga, in "Correio das Artes e das Letras", Página literá-

ria de "O Correio do Minho", Braga, 10.02.1951.

(8)

Ao encontro de Raul Brandão, in revista "Estudos", Ano XXX, Coimbra, 1952, n.° 308, pp.

346-359 (Existe separata).

A existência histórica da Virgem Maria, in "A Nossa Escola", Lisboa, n.° 134 (Março 1960), pp. 5-15, e n.° 135 (Abril 1960), pp. 8-10.

A obra internacional e pontifícia do Apostolado do Mar, in "Problemas do Apostolado - II Semana Diocesana de Estudos Pastorais. Braga de 7 a 10 de Agosto de 1962", Braga, Seminário Conciliar de Filosofia, 1962, pp. 171-189.

Actas das Vereações da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, in "Boletim Cultural da Póvoa de Varzim", Vol. VI, n.° 1, Póvoa de Varzim, 1967, pp. 137-158 (Existe separata).

A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina, Vol. policopiado de 210x300 mm., VIII + 560p. (Coimbra, 1970).

Introdução à leitura de "Ilha de Desterro" de Alexandre Pinheiro Torres, in «Boletim Cultu- ral da Póvoa de Varzim», Vol. X, n.° 1, Póvoa de Varzim, 1971, pp. 37-60 (Existe separata).

José da Silva Tavares e a actividade contra-revolucionária no período do Liberalismo, Póvoa de Varzim, 1975, 266 p.

Recordações a propósito dos setenta e cinco anos de "O Comércio da Póvoa de Varzim", in «O Comércio da Póvoa de Varzim», 6 de Julho de 1978, pp. 1 e 8.

Manuel Casimiro: um pintor portuense expõe em Paris, in "O Primeiro de Janeiro", 17.12.1978, p. 17.

A problemática da Parenética da Restauração: um sermão no Porto comemorativo da Batalha de Montes Claros, in «Revista de História », vol. II, Porto, 1979, pp. 391-416 (Existe separata).

Siglas Poveiras. Catálogo da Exposição Documental e Bibliográfica (em colaboração com M. Ferreira Lopes), Póvoa de Varzim, Museu Municipal, 1979, 88p. + 8 extra-textos [Separata do Boletim Cultural 'Póvoa de Varzim', vol. XIX, n.° 2 (1980), pp. 235-318]

[Recensão]: La Bretagne, le Portugal et le Brésil: Échanges et rapports. Actes du cin- quantenaire de Ia création en Bretagne de 1'enseignement du portugais, coord. de J. Massas, Université de Haute Bretagne, 1973, 486p., in « Revista Portuguesa de Filosofia ». Suplemento Bibliográfico, X-7/8 (63-64), Braga, 1979, pp. 300-301.

[Entradas de Pregadores]: Andrade, Sebastião da Costa (Dr.), pp. 237-238; António, Aleixo, S.J., pp. 355-357; António dos Inocentes, O.F.M., pp. 386-387; António da Ressurreição, O.P., pp. 417-419; António de Tomar, O.F.M., p. 453, in "Dicionário da Igreja em Portugal", direcção de António Alberto Banha de Andrade, I, Lisboa, Editorial Resistência, 1980.

O retrato de Portugal Castelhano de Fr. Luís da Natividade no âmbito da parenética

autonomista da década de 1630-40, in "Actas do Congresso Histórico de Guimarães

e sua Colegiada", Vol. V, Guimarães, 1982, pp. 197-255 (Existe separata).

(9)

Sessão de Encerramento das comemorações do primeiro centenário do nascimento de António dos Santos Graça [com uma apresentação do novelista Joaquim Pacheco Neves], in "Boletim Cultural da Póvoa de Varzim", vol. XXII (1983), n°. 1, pp. 195-199.

José Régio, a propósito da morte de um homem religioso, in "A Cidade. Revista Cultural de Portalegre", número especial de Outubro de 1984, pp. 102-104. [Publicado de novo in "Boletim do Centro de Estudos Regianos", Vila do Conde, 1998, n.° 3, pp. 90-93].

Colóquio Santos Graça de Etnografia Marítima, coordenação, edição literária, índices e posfácio, 4 vols. (I - 'A Obra e o Homem', II - Tecnologia e Economia', III - 'Povoamento e administração. Aspectos Sociais', IV - 'Aspectos Culturais. Aspectos Religiosos'), Póvoa de Varzim, Câmara Municipal, 1984, 1985 e 1986, vol. de 229, 207, 339 e 277 p.

A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina, Porto, INIC - Centro de História da Universidade do Porto, 1986, vol. de XXIII + 456 p. e 14 extra-textos.

Notícia sobre a vida e morte de Flávio Gonçalves, in "O Comércio da Póvoa de Varzim", ano 85, n.° 20 (28.05.1987), pp. 1 e 4.

[Recensão]: Select Sermons of the French Baroque (1600-1650], ed. Peter Bayley, New York, London, Garland Publishing, Inc. 1983, XXVII + 300 p., in «Revista da Faculdade de Letras. História», II série, V, Porto, 1988, pp. 380-381.

Liturgia e política - a propósito da pregação de Cinzas, em 1665, na Capela Real de Londres, in "Actas do Colóquio Comemorativo do Tratado de Windsor" Porto, Faculdade de Letras, 1988, pp. 315-330 (Existe separata).

A utopia do "Quinto Império" nos pregadores da Restauração, in «Roma, Lisbonna, Brasilia - Antichitá e Futuro. Diritto e Profezia nel pensiero di António Vieira», Roma, Consiglio Nazionale delle Ricerche e Celebrazioni Colombiane, 1988, pp. 49-84.

A crítica de Vieira ao poder político na escolha de pessoas e concessão de mercês, in

«Revista de História da Universidade do Porto», vol. VIII, Porto, 1988, pp. 215-246 (Existe separata).

José Régio e Flávio Gonçalves - os caminhos de uma amizade, Póvoa de Varzim, 1988, 198 p.

A Parenética Portuguesa e a Restauração, 1640-1668. A revolta e a mentalidade, prefá- cio de Jean Delumeau, Porto, INIC - Centro de História da Universidade do Porto, 1989, 2 vols. de XXXVIII + 266 e 640 p. e 22 extra - textos.

Os mártires de Marrocos e Raimundo Lullo e a evangelização portuguesa no norte de África até ao século XVI, in «Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua época.

Actas, Vol. V: Espiritualidade e Evangelização», Porto, Universidade do Porto - Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1989, pp.

346-368 (Existe separata).

(10)

Dr. José da Sacra Família - um poveiro na conjuntura do Liberalismo, in "O Comércio da Póvoa de Varzim", ano 87°, n.° 9 (2.3.1989), pp. 1, 8 e 9 e n.° 10 (9.3.1989), pp. 1, 8 e 9.

A obra oratória de D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, Arcebispo de Braga (1876- -1883), in «IX Centenário da Dedicação da Sé de Braga. Congresso Internacional, vol.

II / 2. A Catedral de Braga na História e na Arte (Séculos XII-XIX)», Braga, Universidade Católica Portuguesa / Faculdade de Teologia Cabido Metropolitano e Primacial de Braga, 1990, pp. 543-557 (Existe separata).

Festa barroca: As celebrações do Colégio das Artes na Aclamação de D. João IV, in

«I Congresso Internacional do Barroco. Actas», Vol. I, Porto, Reitoria da Universidade do Porto - Governo Civil, 1991, pp. 515-530 (Existe separata).

São Bernardo em alguns pregadores seiscentistas portugueses, in «IX Centenário do Nascimento de S. Bernardo. Encontros de Alcobaça e Simpósio de Lisboa. Actas», Braga, Universidade Católica Portuguesa - Câmara Municipal de Alcobaça, 1991, pp.

101-119 (Existe separata).

Docentes da Universidade de Coimbra, pregadores da causa restauracionista, in "Actas do Congresso História da Universidade (no 7.° Centenário da sua Fundação), 5 a 9 de Março de 1990", Coimbra, 1991, pp. 79-103 (Existe separata).

Le clergé de Porto et les invasions françaises, in «L'idée de région dans 1'Europe du Sud- Ouest», Paris, Édition du CNRS, 1991, pp. 45-65 (Existe separata).

O clero nortenho e as invasões francesas - patriotismo e resistência regional, colecção Trabalhos e Documentos, 7, Porto - Bordeaux, Centro de Estudos Norte de Portugal - Aquitânia, 1991, vol. de 88 p.

A tutela do sagrado: a protecção sobrenatural dos santos padroeiros no período da Restauração, in «A memória da nação - Colóquio do Gabinete de Estudos de Simbologia», realizado na Fundação Gulbenkian, 7/9 de Outubro, 1987», Lisboa, Livraria Sá da Costa - Editora, 1991, pp. 267-294.

O Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão Diocesana dos 5 Séculos de Evangelização e Encontros de Culturas, 1991, 24 p.

A Revolução e as Invasões Francesas no sermonário do Padre José Agostinho de Macedo, in «Actas do Colóquio A Recepção da Revolução Francesa em Portugal», vol. II, Porto, Universidade, 1992, pp. 247-264 (Existe separata).

A Religião na Expansão Portuguesa - vectores e itinerários da evangelização ultrama- rina: o Paradigma do Congo, in «Revista de História das Ideias. 14 - Descobrimentos, Expansão e Identidade Nacional», Coimbra, Faculdade de Letras - Instituto de História das Ideias, 1992, pp. 117-141 (Existe separata).

A Inquisição Espanhola e a aclamação de 1640, in «Estudos em Homenagem a Jorge

Borges de Macedo», Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1992,

pp. 311-331 (Existe separata).

(11)

O Arciprestado de Guimarães na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão Diocesana dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1992, 42 p.

A evangelização da índia no epistolado de Afonso de Albuquerque e S. Francisco Xavier. Cotejo e problemas, in «Congresso Internacional de História da Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. Actas, Vol. II: África Oriental, Oriente e Brasil», Braga, Universidade Católica Portuguesa, 1993, pp. 217-259 (Existe separata).

[Recensées]: La Première Communion. Quatre siècles d'histoire, sous la direction de Jean Delumeau, Paris, Desclée de Brouwer, 1987,315p.; CHIRON, Yves - Edmond Burke et la Révolution Française, Paris, Tégui, 1987, 189 p.; CHAUNU, Pierre - L'apologie par l'histoire, Paris, O.E.I.L./ Tégui, 1988, 618 p.; HILPISH, Dom Stephanus - Histoire du Monachisme Bénédictin, traduit de l'allemand par E. de Solms, O.S.B., Paris, Tégui, 1989, 421 p.; DELATOUCHE, Raymond - La Chrétienté Médiévale.

Un modèle de développement, préface de Régine Pernoud e Jean Gimpel, Paris, Tégui, 1989, 222p.; COLETTI, Vittorio - L'éloquence de la chaire. Victoires et défaites du latin entre Moyen Âge et Renaissancee, traduit de l'italien par Silvano Serventi, Paris, Les Éditions du Cerf, 1987, 245p.; CASSIER, Ernest - U idée de l 'Histoire, les inédits de Yale et autres écrits d'exil, présentation, traduction et notes par Fabien Capeillères (traduction avec collaboration d'Isabelle Thomas), Paris, Les Éditions du Cerf, 1988, XXXV - 227p.; TACKETT, Thimothy - La Révolution, l'Église, la France, posface de Claude Langlois, traduit de l'américain par Alain Spess, Paris, Les Éditions du Cerf, 1986, 485p.; SIGAL, Pierre André - L'homme et le miracle dans la France médiévale (XI - Xlle. siècle), Paris, Les Éditions du Cerf, 1985, 349 p., in

"Noticias e Recensôes. Revista da Faculdade de Letras - Histôria", III Série, Vol. IX, Porto, 1992, pp. 529-537 (Existe separata).

Na apresentação de "Luiz Afonso de Baldaia" e "Histórias do nunca mais" de Joaquim Pacheco Neves, in "Vila do Conde. Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde -Artes e Letras", Nova Série, n.° 9 (Junho/1992), pp. 86-90. (Existe separata).

Franciscanos e Dominicanos, confessores dos reis portugueses das duas primeiras dinastias, in «Espiritualidade e Corte em Portugal, Séc. XVI-XVIII» (Revista da Faculdade de Letras - Línguas e Literaturas, Anexo V, Porto, 1993), pp. 56-60 (Existe separata).

O monacato feminino em Portugal nos séculos XVI e XVII. Estratégia da nobreza e das ordens religiosas, in «I Congresso Internacional dei Monacato Feminino em Espana, Portugal y América 1492-1992», Leon, Secretariado de Publicaciones de Universidad de Leon, 1993, t. II, pp. 639-652.

Meio Século de uma Paróquia Rural - S. Cristóvão de Nogueira de Regedoura, desde

o fim do Antigo Regime ao advento do Liberalismo, através do Livro de Visitações

(1789-1851) - in «Theologica. Homenagem a Avelino de Jesus Costa. Estudos de

História Religiosa», Braga, Universidade Católica Portuguesa/Faculdade de Teologia, II

série, vol. XXVIII, fase. 2, 1993, pp. 523-548 (Existe separata).

(12)

O Arciprestado de V. N. de Famalicão na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão Diocesana dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, .1993, 32 p . .

Nota Prévia, in Silva Rego, «História das missões do Padroado Português do Oriente. índia, 1.° vol. (1500-1542)», Braga, Comissão Diocesana dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, ed. facsimilada, 1993.

O Prelado, o Povo e a Conjuntura. Solidariedade social e solicitude caritativa de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, in «Actas do Congresso Internacional do IV Centenário da morte de D. Frei Bartolomeu dos Mártires», Fátima, Movimento Bartolomeano, 1994, pp. 443-466 (Existe separata).

O Arciprestado de Fafe na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão Diocesana dos 5 séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1994, 24 p.

José Régio revelou Álvaro do Carvalhal a Manoel de Oliveira, in "Jornal de Letras, Artes e Ideias", n.° 93 (Lisboa, 10.04.1988). [Publicado de novo in "Régio, Oliveira e o Cinema", Vila do Conde, Ciclo de Cinema organizado pela Câmara Municipal e pelo Cine-Clube, 14 a 28. 12.1994, pp. 43-47].

O Arciprestado de Barcelos na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1995, 68 p.

O Arciprestado de Esposende na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1995, 28 p.

Para uma metodologia da didáctica da História, in «Novas Metodologias em Educação», org. Adalberto Dias de Carvalho, Porto, Porto Editora, 1995, pp. 301-328.

Alberto Sampaio - Teoria e prática de um historiador, in «Actas do Congresso Histórico Comemorativo dos 150 anos do Nascimento de Alberto Sampaio», Guimarães, Câmara Municipal, 1995, pp. 309-323 (Existe separata).

D. Duarte e a complexidade de um breve reinado. A consciência do monarca e as responsabilidades do confessor régio, Viseu, Câmara Municipal, 1995, 24 p.

Capitales de Ia culture, in «Manoel de Oliveira - Lisbonne Culturelle», Paris, Editions Dis Voir, 1995, pp. 9-10

Reacção da maioria católica face à minoria protestante em Portugal, in «Gaia de há cem anos - Colóquio Comemorativo do Centenário da Igreja do Torne (1894-1994)», Vila Nova de Gaia, Junta Paroquial de S. João Evangelista, 1995, pp. 159-168 (Existe separata).

Autonomista (Literatura no período filipino), cols. 472-483; Cardim, (António Francisco), S.J., cols. 983-985; Correia, (Frei António), O.S.T., cols. 1296-1297;

Costa, (Manuel da), S.J., cols. 1336-1337, in "Biblos, Enciclopédia Verbo das

Literaturas de Língua Portuguesa", 1. A-Cur, Lisboa, Editorial Verbo, 1995.

(13)

Os Jesuítas, Confessores da Corte Portuguesa na Época Barroca, in «História - Revista da Faculdade de Letras», II série, vol. XII, Porto, 1995, pp.231-270 (Existe separata).

Para a História do Protestantismo em Portugal (coordenação), in «História. Revista da Faculdade de Letras», II série, vol. XII, Porto, 1995, pp.431-475.

Confesseurs des Princes, les Jésuites à Ia Cour de Portugal, in «Les Jésuites à Tags baroque, 1540-1640», sous Ia direction de Luce Giard et Louis de Vauceles, Grenoble, Éditions Jérôme Millon, 1996, pp. 213-228.

Poder eclesiástico e implantação regional: os limites do arcebispado Bracarense através dos tempos, in «III Jornadas de Estudo Norte de Portugal - Aquitânia. Actas», Porto, Publicações da Universidade, 1996, pp. 358-382. [Existe Separata].

Santo António na Parenética Portuguesa Seiscentista, in «Congresso Internacional - Pensamento e Testemunho - 8.° Centenário do Nascimento de Santo António. Actas», II Volume, Braga, Universidade Católica - Família Franciscana Portuguesa, 1996, pp.

853-874 (Existe separata).

Santo Agostinho na Parenética Portuguesa Seiscentista, in «Didaskalia», vol.XXVI, 1 (1996), pp. 195-224 (Existe separata).

(Biblioteca) Obra Colectiva em construção, in «Da memória do mundo», Porto, Faculdade de Letras, Biblioteca Central, 1996, pp. 45-47.

O Arciprestado de Celorico de Basto na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1996, 24 p.

Frei Cristóvão de Lisboa, missionário no Maranhão e Grão-Pará (1624-1635), e a defesa dos índios brasileiros, in "Revista da Faculdade de Letras- História", II série, Vol. XIII (Porto, 1996), pp. 323-351 (Existe separata). [Versão corrigida do texto com o mesmo título publicado in «América 500 Anos. Confronto de Culturas: Conquista, Resistência, Transformação», orgs. Francisca L. Nogueira de Azevedo, John Manuel Monteiro, vol.

7. América: raízes e trajectórias. Actas, São Paulo, Editora Expressão e Cultura, 1997, pp. 229-259.]

D. Afonso Henriques na Parenética Portuguesa do Período Filipino e da Restauração, in "Actas do 2° Congresso Histórico de Guimarães", Volume 3: «D. Afonso Henriques na história e na arte», Guimarães, Câmara Municipal/ Universidade do Minho, 1996, pp. 169-192.

Frei José da Sacra Família. Coerência ideológica e activismo político, in "Agenda - Doze nomes para doze meses", Póvoa de Varzim, Câmara Municipal, 1996. [Transcrito in "O Comércio da Póvoa de Varzim", ano 94, n.° 7 (15.02.1996), pp. 1, 8-9].

[Recensão]: VALE, Teresa Leonor M. - D. Frei Manuel Pereira, Bispo e Secretário de

Estado, Lisboa, E.G., 1994, 109 p., in "Lusitânia Sacra", 2í Série, t. VIII/IX, Lisboa,

1996/ 1997, pp. 749-750.

(14)

Programme de travail sur les minorités religieuses et de pensée au Portugal et notamment le cas du protestantisme (de colaboração com François Guichard), in

"Lusitânia Sacra", Lisboa, 2t Série (8/9), 1996-1997, pp. 599-609 (Existe separata).

Inserção da Teoria da História na Universidade Portuguesa, in "Encontros", V. N. Gaia, n.° 2 (1° Semestre de 1997), pp. 126-132.

O Arciprestado de Póvoa de Lanhoso na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1997, 15 p.

O Arciprestado de Vieira do Minho na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1997, 18p.

La prédication sociologique au Portugal au XVIIe siècle: le sermon du dimanche des verités, in «Homo Religiosus, autour de Jean Delumeau», Paris, Fayard, 1997, pp. 180-189.

A Parénese Patriótica de Vieira no Brasil Filipino e Primórdios da Restauração, in

"Brotéria", 145(1997), pp. 273-301.

A Cronologia da Pregação de Vieira, in "Vieira Escritor", org. de Margarida Vieira Mendes, Maria Lucília Gonçalves Pires e José da Costa Miranda, Lisboa, Edições Cosmos, 1997, pp. 117-134.

Diana-Bar no quotidiano de Régio, in "Boletim. Centro de Estudos Regianos", Vila do Conde, n.° 1, Dezembro de 1997, pp. 43-50.

Teixeira de Pascoaes e Antero de Figueiredo através da sua correspondência, in "Nova Renascença", 64/66 (Porto, Inverno/Verão de 1997: Número especial dedicado a Teixeira de Pascoaes), pp. 249-291. [Existe separata]

O irreal e o real na interpretação de certos acontecimentos da História de Portugal - Exemplificação de um conceito operatório de facto histórico, in "Revista da Faculdade de Letras. Série de Filosofia - Homenagem ao Prof. Doutor Eduardo Abranches de Soveral", n° 14, Segunda Série, 1997, pp. 507-536. (Existe separata).

Fr. Miguel dos Santos e a luta contra a União Dinástica. O contexto do falso D.

Sebastião do Madrigal, in "Revista da Faculdade de Letras — História", II Série, Vol.

XIV, Porto, 1997, pp. 331-388 (Existe separata). [Versão corrigida e aumentada do texto com o mesmo título publicado in "Fraternidade e abnegação. A Joaquim Veríssimo Serrão os Amigo", I, Lisboa, Academia Portuguesa de História, 1999, pp. 629-672].

Diogo das Chagas (Frei), O.F.M., cols. 161-162; Escobar (Frei Francisco), O. Cister, cols. 355; Farinha (Manuel José dos Santos), cols. 481-483; Feo (Frei António), O.P., cols. 508-510; Ferreira (Manuel de Jesus Oliveira), col. 544; Figueiredo (Frei Manuel de), O.E.A., cols. 582-583; Freire (Frei António), O.E.A., cols. 696-697;

Godinho (Manuel), S.J., cols. 834-836; Guerreiro (Bartolomeu), S.J., col. 913-915;

Guerreiro (Fernão), S.J., cols. 915-916; Jacinto de Deus (Frei), O.F.M., cols. 1247--

1250; Jerónimo de Belém (Frei), O.F.M., cols. 1254-1256; João do Sacramento

(Frei), O. Carmo, cols. 1262-1263; José do Espírito Santo (Frei), O. Carmo, cols.

(15)

1291-1293; Leitão (Frei Álvaro), O.P., cols. 1395-1396, in "Biblos, Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa", 2. D-Le, Lisboa, Editorial Verbo, 1997.

Na morte do Dr. Joaquim Pacheco Neves, in «O Comércio da Póvoa de Varzim», 29 de Janeiro de 1998, pp. 1, 4 e 9 [Existe separata].

Apresentando Contos do Amanhã de Joaquim Pacheco Neves, in "Vila do Conde. Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde", Nova Série, n.° 20 (Junho/1998), pp.

15-16.

O Arciprestado de Amares na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1998, 20 p.

O Arciprestado de Terras de Bouro na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1998, 16 p.

A Rainha D. Amélia e o educador Lazarista Padre Alfredo Fragues, seu confessor, in

"Ensaios em homenagem a Joaquim Ferreira Gomes", Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1998, pp. 453-474.

O Carmelita D. Frei Manuel de Santa Catarina - um prelado bracarense na arquidiocese de Goa, nos finais do antigo regime (1779-1812), in "Revista Theologica", II série, vol. XXXIII, fase. 2, 1998, pp. 501-513 (Existe separata).

A controvérsia doutrinária entre o catolicismo e o protestantismo em Portugal no último quartel do século XIX, in "Lusotopie - Les protestantismes en lusophonie catholique", 1998, Paris, Éditions Karthala, pp. 283-298

Lisboa religiosa na segunda metade do século XVII in "Bento Coelho, 1620-1708, e a cultura do seu tempo", Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1998, pp. 139-169.

Nota Prévia, in Manuel Pires da Silva, S. J., «Missão em Tempo de Guerra», Terras do Bouro, Câmara Municipal, 1998, pp. 7-8.

No bicentenário da morte do P. António Vieira: o juízo positivista de Teófílo Braga, in

"Terceiro centenário da morte do Padre António Vieira. Congresso Internacional.

Actas", III Volume, Braga, Universidade Católica Portuguesa - Província Portuguesa da Companhia de Jesus, 1999, pp. 1895-1917 (Existe separata).

Poder eclesiástico e implantação regional. Os limites do arcebispado bracarense através dos tempos, Porto, Colecção de Trabalhos e Documentos do CENPA. 11, Porto, 1999, 68 p., com vários mapas.

Quando a velhice chega: experiência e desilusão em António Vieira, in "Letras Sinais

para David Mourão Ferreira, Margarida Vieira Mendes e Osório Mateus", Lisboa,

Edições Cosmos. Departamento de Literaturas Românicas. Faculdade de Letras de

Lisboa, 1999, pp. 283-289.

(16)

O Arciprestado de Vila Verde na Evangelização do Além-Mar Português, Braga, Comissão dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas, 1999, 26 p.

O rigorismo na espiritualidade popular oitocentista^ o contributo da Missão Abreviada in "Piedade Popular. Actas do Colóquio Internacional . 20/23 de Novembro 1998", Lisboa, Terramar/ Centro de História da Cultura/ História das Ideias, F.C.S.H.U.N.L., 1999, pp. 231-242 (Existe separata).

Missionários Barcelenses na Evangelização do Além-Mar: Rumos e Actividades, in

"Barcelos Terra Condal. Congresso Histórico e Cultural, 22 a 24 de Outubro de 1998", II, Barcelos, Câmara Municipal, 1999, pp. 97-106 (Existe separata).

Manuel da Epifania (Frei), O.F.M.; Manuel da Esperança (Frei), O.F.M.; Manuel de Monforte (Frei), O.F.M.; Pacheco (Frei Duarte), O.E.A., Palhares (Frei Alexandre do Espírito Santo), in "Biblos, Enciclopédia Verbo das Literauras de Língua Portuguesa", 3. Lf-Pe, Lisboa, Editorial Verbo, 1999.

Evocação de Maria Angelina Brandão na Casa do Alto. Actas do Colóquio "Ao encontro de Raul Brandão", Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, 3 a 4 de Janeiro de 1997, Porto, Lello Editora, 2000, pp. 247-258 (Existe separata).

Fr. João de Vila do Conde, um franciscano contemporâneo de São Francisco Xavier na evangelização do Oriente, in «III—IV Seminários. O Franciscanismo em Portugal.

Actas», Lisboa, Fundação Oriente, 2000, pp. 149-150.

Evocação do Dr. Luís Amaro de Oliveira, in "Homenagem ao Prof. Dr. Luís Amaro de Oliveira", Póvoa de Varzim, Escola Secundária Eça de Queirós (No prelo).

José Régio e a paixão das antiguidades - a sensibilidade de um artista e de um místico, in "Boletim do Centro de Estudos Regianos" (No prelo).

S. Gonçalo de Amarante no sermonário de Vieira: o local e o social num panegírico hagiográfico seiscentista, in "Actas do Congresso de Amarante. Abril de 1998" (No prelo).

A pregação fúnebre na Igreja da Lapa no aniversário da morte de D. Pedro IV: os sermões do P. Domingos da Soledade Sillos, in "Congresso Internacional D. Pedro, imperador do Brasil, rei de Portugal. Do Absolutismo ao Liberalismo. Porto, 12 a 14 de Novembro de 1998. Actas" (No prelo).

Apologética e Confissão, in "Dicionário de História Religiosa de Portugal", I e II, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000.

História Religiosa de Portugal - Humanismos e Reformas, Vol. II, coordenador e colaborador, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000.

Prazeres (Frei João), O.S.B.; Rafael de Jesus (Frei), O.S.B.; Rocha (Frei António José da),

O.P.; Soledade e Castro (Frei Vicente da), O.S.B., in "Biblos. Enciclopédia Verbo das

Literaturas de Língua Portuguesa" (No prelo).

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O inquérito por questionário realizado à comunidade FEUP, que tinha como objetivo avaliar o uso de meios de comunicação digital pela comunidade, e o acesso a conteúdos informativos da

Para essa tarefa, tomo aqui como exemplo A noiva de Frankenstein (James Whale, 1935), filme que se tornaria cultuado nos anos subsequentes a sua realização,

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04