• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DAYANE ANDRADE ALMEIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DAYANE ANDRADE ALMEIDA"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

DAYANE ANDRADE ALMEIDA

O FENÔMENO FITNESS NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE INFORMACIONAL

(2)

DAYANE ANDRADE ALMEIDA

O FENÔMENO FITNESS NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE INFORMACIONAL

Monografia apresentada ao Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia.

Orientador: Prof. Dr. Jefferson Veras

FORTALEZA

(3)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Universidade Federal do Ceará

Biblioteca Universitária

Gerada automaticamente pelo módulo Catalog, mediante os dados fornecidos pelo (a) autor (a)

A445f Almeida, Dayane Andrade.

O Fenômeno Fitness no Instagram: Uma análise informacional / Dayane Andrade Almeida. – 2017.

55 f. : il. color.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2017. Orientação: Prof. Dr. Jefferson Veras.

1. Fenômeno Fitness. 2. Instagram. I. Título.

(4)

DAYANE ANDRADE ALMEIDA

O FENÔMENO FITNESS NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE INFORMACIONAL

Monografia apresentada ao Curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia.

Aprovada em ___/___/______. BANCA EXAMINADORA

___________________________________________ Prof. Dr. Jefferson Veras (Orientador)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

___________________________________________ Prof.a Dra. Isaura Sombra

Universidade Federal do Ceará (UFC)

___________________________________________ Prof.a Me. Adriana Nóbrega

(5)

RESUMO

O Fenômeno Fitness, surge como uma corrente social que influencia os indivíduos a adquirem um estilo vida da saudável e uma preocupação estética com seu corpo; no que diz respeito as redes sociais, este fenômeno tem encontrado no Instagram, a principal ferramenta de propagação de seus ideais. Diante disto este trabalho tem como objetivo a analisar o perfil informacional do Fenômeno Fitness, através de questionários aplicadas com mulheres de faixa etária variada, pois de acordo com a literatura as mulheres são quem consomem mais este tipo de informação, através das repostas dadas pelas mesmas chegou-se aos seguintes resultados: cerca de 90% procurar obter informações relacionadas à temática Fitness, deste percentual quase 80% utiliza o Instagram para se informar. Os resultados obtidos cumpriram o objetivo deste trabalho, pois através deles pode-se conhecer o perfil das usuárias e dos perfis do Instagram mais acessados por elas, o que possibilitou conhecer as questões mais importantes para se conhecer uma fonte de informação: público no qual se destina seu suporte, conteúdo e quem são os responsáveis por repassar informações.

(6)

ABSTRACT

The Fitness Phenomenon emerges as a social current that influences individuals to acquire a healthy lifestyle and an aesthetic concern with their body; with regard to social networks, this phenomenon has found in Instagram, the main tool of propagation of its ideals. In view of this, this work aims to analyze the informational profile of the Fitness Phenomenon, through questionnaires applied with women of varied age, because according to the literature women are the ones who consume this type of information more, through the answers given by them has reached the following results: about 90% seek information related to the Fitness theme, of this percentage almost 80% use Instagram to inform themselves. The results obtained fulfilled the objective of this work, because through them one can know the profile of the users and the profiles of the Instagram most accessed by them, which made it possible to know the most important questions to know a source of information: the public in which it is intended its support, content and who are responsible for passing information.

(7)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 8

2 CORPO E CULTURA ... 9

2.1 O Corpo na Cultura Grega... 10

2.2 O Corpo na Cultura Cristã da Idade Média... 11

2.3 O Corpo na Cultura Renascentista... 12

2.4 O Corpo na Cultura Contemporânea... 13

2.5 O fenômeno do culto ao corpo... 14

3 CORPO E MÍDIA... 16

3.1 Corpo feminino e Mídia... 16

3.2 A construção dos padrões de beleza... 17

3.3 por um estilo de vida saudável ... 18

3.4 Autogestão corporal feminina ... 19

3.5 O Fenômeno Fitness ... 20

3.6 O fenômeno Fitness nas Mídias e Redes Sociais ... 21

2.7 O Instagram como ferramenta de propagação do Fenômeno Fitness... 22

4 METODOLOGIA... 31

5 ANÁLISE DOS DADOS ... 32

4.1 Resultados ... 33

6 CONCLUSÕES ... 51

REFERÊNCIAS ... 52

(8)

1 INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo o corpo foi adquirindo diferentes significados e construções, em cada época as concepções sociais, culturais e psicológicas de uma sociedade influenciavam na construção da imagem do corpo e padrão de beleza a ser seguido, segundo Foucault (1987). Na atualidade isto não é diferente, a mídia e as redes sociais têm um papel fundamental na construção dessas concepções do corpo, é iminente a propagação do apelo pela busca pelo corpo perfeito, tornou-se um anseio da sociedade do consumo e a mídia, como retrato da cultura, propaga suas ideias; surgem propagandas, mesmo que implícitas, impondo as pessoas o padrão corporal que devem seguir, estas por sua vez buscam incessantemente se encaixar neste perfil e inúmeras em diversas fontes de informação dispostas, nos quais se destacam as redes sociais.

Enquanto os acessos as redes sociais, principalmente o Instagram, aumentam os profissionais da Educação Física podem ser menos requisitados, pois as pessoas passam a gerenciar seu corpo por conta própria e estes profissionais perdem espaço para pessoas que mesmo que se capacitem não possuem o mesmo respaldo e preparação para auxiliar nas práticas corporais procuradas pelas pessoas que se dedicam ao embelezamento e aperfeiçoamento corporal.

Desta forma este trabalho tem como objetivo geral: Analisar o perfil informacional sobre a temática Fitness, no Instagram. Para auxiliar no cumprimento deste objetivo, têm-se objetivos específicos: analisar como é construído o ambiente informacional de um Instagram fitness, identificar o perfil dos usuários do Instagram fitness, identificar quem são os construtores desses Instagrans e verificar quais as necessidades informacionais que a usuárias destes perfis têm. No primeiro capítulo será abordado a questão do relacionamento do corpo com a cultura, mostrando em diversas épocas, qual a influência da cultura e da sociedade sobre os corpos dos indivíduos. Já no segundo capítulo será abordado sobre a influência da mídia sobre o corpo, fazendo um recorte sobre o corpo feminino, ainda neste capítulo será aprofundado ainda mais sobre o Fenômeno Fitness e sua relação, com o Instragam, rede social de destaque neste trabalho.

(9)

2 CORPO E A CULTURA

“O que esculpimos na carne humana é a imagem da sociedade”. Mary Douglas

O objetivo deste capítulo é mostrar através da literatura, as relações entre o corpo humano e a cultura, partindo do princípio que este é carregado de informações agregadas por uma determinada sociedade e que os indivíduos, ainda que de forma indireta, estão sujeitos a regras ou atribuições que determinada sociedade impõe em seu estilo de vida, abrangendo também seu valor estético.

Primeiramente irá se abordar o conceito de corpo segundo os autores: David Le Breton, Pierre Bourdie. Segundo Le Breton o meio pelo qual a evidência da relação com o mundo é construída, ou seja, é o canal de comunicação entre o indivíduo e o mundo que o cerca, para Bourdieu (2001, p. 165) é um elemento fundamental para inclusão material e espacial do indivíduo no mundo, tendo o conceito de corpo bem definido, pode-se afirmar que este além de um objeto de estudo da Sociologia, também pode-se tornar um objeto de estudo da Ciência da Informação, por ser também um suporte que carrega traços de uma cultura, ou seja, carrega informação.

Para melhor relacionar o corpo com a CI, neste capítulo irá se abordar o significado do corpo nos principais períodos históricos, a fim de mostrar o valor informacional e a semiótica que o corpo tinha nestes períodos, com um olhar multidisciplinar.

(10)

Pode-se afirmar também que:

A imagem do corpo humano é formada pela percepção do corpo pessoal, somada à percepção do corpo coletivo que trazemos conosco arquetipicamente. Os arquétipos são conteúdos típicos para todos os seres humanos, formas que se repetem em culturas e raças diferentes. As manifestações arquetípicas nos mostram que temos tendência a reproduzir experiências, não em seu conteúdo, mas em sua forma. A temática que vivenciamos pode ser arquetípica, mas a experiência de vivê-la é individual. O tempo e o lugar onde o arquétipo se manifesta são tingidos por características culturais de onde o indivíduo está inserido. (DAOLIO, 1995)

Souza (2011, p.75) também afirma que o corpo é o resultado dos acontecimentos e como tal é atravessado por valores, sentidos e discursos que se materializam e determinam o seu modo de relação e funcionamento, de acordo com as leis, contratos e instituições que regem o contexto pela qual o mesmo é produzido.

Sendo uma fonte dotada de informação, pode-se afirmar que o corpo, como materialidade e suporte humano, também é sujeito a cultura e cada período na história deixou marcas e registros que influenciaram os indivíduos em sua relação com o corpo e sua estética.

1. 1 O Corpo na Cultura Grega

Ao longo do tempo cada sociedade foi criando seus valores em relação ao corpo e a forma de valoriza-lo; na Grécia antiga observa-se pela literatura que o corpo era radicalmente idealizado, sendo objeto de admiração e até de status, os gregos cultuavam o corpo, Barbosa (2011) diz que “Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante. ”. Porém nesta sociedade o corpo masculino tinha mais valor que o feminino. É na sociedade grega que surge o narcisismo1, onde cada indivíduo possui uma admiração por si mesmo, para buscar seu próprio bem-estar.

Na Grécia, o condicionamento físico era importante para algumas das principais atividades gregas, tais como: as guerras, as lutas, a ginástica e os jogos olímpicos.

1

(11)

Segundo Santin (2003), os gregos sempre cultivaram as ações relacionadas à Estética e às práticas que fortaleciam intelecto, como a Metafísica, a Política e a Ética. A ginástica era utilizada com o objetivo de proporcionar força e beleza para o cidadão grego. Um grande exemplo disso são as esculturas que mostram a graciosidade do corpo forte. Por sua vez, a Música e a Poesia tinham a função de trabalhar o intelecto, proporcionando um desenvolvimento integral do homem grego. (BARBOSA, 2011)

O corpo, portanto, era bastante valorizado na Grécia antiga, sendo também bastante discutido seu valor, por filósofos renomados da Antiguidade como Sócrates, Platão e Aristóteles. A cultura grega era bem parecida com a cultura atual, onde as pessoas eram julgadas por seus corpos e quem não possuía um corpo perfeito era discriminado.

1.2 O corpo na Cultura Cristã da Idade Média

Já na Sociedade cristã na Idade Média, o corpo era visto como fonte propícia do pecado, segundo Barbosa (2011) O cristianismo dominou durante a Idade Média, influenciando, portanto, as noções e vivências de corpo da época. A união da Igreja e Monarquia trouxe maior rigidez dos valores morais e uma nova percepção de corpo. A preocupação com o corpo era proibida, começando-se a delinear claramente a concepção de separação de corpo e alma, prevalecendo a força da segunda sobre o primeiro.

O culto ao corpo era visto como algo pecaminoso, e as pessoas por influência da Igreja, reprimiam seus desejos e vontades em relação ao corpo.

O controle da sociedade sobre os indivíduos começa pelo corpo. Assim, durante a Idade Média, houve um grande desprestígio das atividades corporais, e o corpo passou a ser controlado através de severas práticas religiosas. O discurso religioso reforçava muito bem esse poder em relação ao corpo, ou seja, para garantir a salvação da alma, o homem teria que seguir rigorosamente os ensinamentos da Igreja. (Casimiro, 2012, p.73)

(12)

As manifestações sociais mais ostensivas, assim como a exultações mais íntimas do corpo, são amplamente reprimidas. É na Idade Média que desaparecem, sobretudo as termas, o esporte, assim como o teatro herdado dos gregos e romanos; e os próprios anfiteatros, cujo nome passará dos jogos de estádio às disputas de espírito teológico no seio das universidades. Mulher diabolizada; sexualidade controlada; trabalho manual depreciado; homossexualidade no início condenada, depois tolerada e enfim banida; riso e gesticulação reprovados; máscaras, maquiagem e travestismos condenados; luxúria e gula associadas... O corpo é considerado prisão e o veneno da alma. À primeira vista, portanto, o culto do corpo da Antiguidade cede lugar, na Idade Média, a uma derrocada do corpo na vida social. (LE GOFF; TRUONG, 2014 p.37). Apud DARÉ (2015).

O homem medieval está separado do seu corpo como veículo de realização do Si Mesmo, que é o núcleo da interação consciente e inconsciente. Através da emergência de símbolos que são conteúdos que vão além de seu significado imediato, fertilizam a consciência. Este homem medieval está crucificado entre o 20 humano e o divino, entre o ego e o Si Mesmo. Para ir além deverá integrar seus aspectos sombrios que neste momento lhe parecem irreconciliáveis (EDINGER, 1987).

1.3 O Corpo na Cultura Renascentista

Com o surgimento no Movimento Renascentista há uma volta a valorização da estética grega e do modelo ideal, houve também um grande interesse pelo corpo na cultura renascentista, os grandes cientistas e artistas desse período, demonstraram grande interesse em estudar e representar o corpo humano em suas obras.

O corpo humano passou a ser visto e apreciado, como fonte de beleza e realização. É como se a vida ideal, antes reservada para após a morte, estivesse agora palpável, ao alcance do homem. Esta é uma importante e significativa movimentação da consciência coletiva que muda o lugar do homem no mundo. (DARÉ, 2015, p.30)

(13)

Os estudos de Leonardo da Vinci, por exemplo sobre o corpo nessa época, por outro lado, se apresentavam como pesquisas científicas no sentido de compreender a estrutura harmônica do corpo. Essas pesquisas forneceram a Leonardo o conhecimento sobre detalhes anatômicos do corpo e que influenciaram na criação de suas obras de arte.

Porém no Renascimento, o homem ainda sofria forte influência religiosa, mas começava a mudar seu status dentro da consciência coletiva. Deixou de ser coadjuvante e passou a ser protagonista da própria história, as verdades passaram a ser questionadas. Os corpos apareceram nas obras de maneira materializada, encarnada, humana. O homem e a natureza começaram a ser representados juntos. O corpo humano passou a ser visto e apreciado, como fonte de beleza e realização. É como se a vida ideal, antes reservada para após a morte, estivesse agora palpável, ao alcance do homem. Esta é uma importante e significativa movimentação da consciência coletiva que muda o lugar do homem no mundo.

O Renascimento, no entanto, marcou o começo de uma ruptura de uma concepção religiosa, com relação ao corpo, deu início as ideias contemporâneas, ainda que de forma mais rústica. Iniciou as ciências modernas dedicadas ao estudo da anatomia e do corpo humano em geral, como também as primeiras noções de higiene.

1.4 O Corpo na Cultura Contemporânea

Na contemporaneidade o corpo e os valores estéticos são intensamente valorizados, como afirma Carreiro (2015, p.67): “o lugar que o corpo ocupa atualmente é uma das consequências do enfraquecimento dos coletivos e da configuração maior da cultura do narcisismo. ” A procura por um corpo ideal e pela a adequação aos padrões de belezas vigentes são cada vez mais comuns, retomando as ideias gregos e renascentistas vistos anteriormente, a diferença que este tipo de cultura tem caráter global e não se restringe apenas a uma sociedade como antigamente.

Observa-se então que cada período foi marcado por uma transformação cultural que por consequente provocou mudanças na forma de pensar e com relação ao corpo; ressalvando então que o corpo é uma fonte de informação já que carrega signos e símbolos que devem ser analisados.

(14)

Sacralizar o corpo é valorizar a vida que trazemos dentro de nós e não engessá-lo em um conceito de beleza que se tornou pré-requisito para sucesso.

Na contemporaneidade as pessoas passaram a ter mais acesso a informação e assim conquistaram mais independência na sua auto-gestão corporal; o consumismo cresceu rapidamente e o corpo passou a ser um objeto de investimento, fazendo que emergisse uma indústria, chamada a indústria da beleza, movimentando toda uma economia.

1.5 O fenômeno do culto ao corpo

O culto ao corpo é algo que sempre foi presente na sociedade, como visto anteriormente todas as culturas valorizam o corpo, mesmo na Idade Média onde o espiritual era mais valorizado o corpo humano tinha o seu valor mesmo sendo visto sobre o aspecto negativo. Porém em cada época e local as pessoas tinham à sua maneira de praticar a corpolatria, diferentes práticas para alcançar o dito corpo ideal.

Segundo Carreteiro (2005, p.71) o mundo contemporâneo é fascinado pela estética, de maneira que os sujeitos têm cada vez mais tendência a investir em seu corpo, a fim de torna-lo conforme os atuais ideais de beleza. Consequentemente, a estética corporal torna-se um dos maiores mercados da sociedade de consumo, aumentando cada vez mais a procura dos indivíduos por produtos e serviços de fim estéticos.

É comum ver pessoas que utilizam seu corpo com meio de inserção na sociedade atual, pessoas que procuram encaixar se nos padrões estético estabelecidos e que para não serem de tal modo excluídas, moldam se a estes; como relata David Le Breton no Sociologia do Corpo, isto acontece porque o uso que o homem faz do seu corpo depende de um conjunto de símbolos. Do corpo nascem e se propagam as significações que fundamentam a existência individual e coletiva; ele é o eixo de inteiração com o mundo. Através do corpo, o homem apropria-se da substância de sua vida traduzindo-a para outros, servindo-se dos sistemas simbólicos que compartilha com os membros da comunidade.

(15)

[...] o fenômeno do culto ao corpo vem ganhando espaços significativos nos meios de comunicação e na sociedade em geral. O assunto circula nas pautas de jornais e revistas, difundindo-se por programas de televisão, cadernos de cultura e anúncios publicitários. Além disso, ocorre um vertiginoso crescimento de áreas profissionais ligadas à estética corporal, que abrange desde cursos técnicos, ensino superior e especializações: nutricionistas, esteticistas, personal trainers, dermatologistas, cirurgiões plásticos,

massagistas, personal stylist e terapeutas corporais formam um rol de especialistas em

rejuvenescimento e em embelezamento. (TRINCA, 2008)

A cultura consumista como se vê contribui para o crescimento do fenômeno do culto ao corpo; a impõe a sociedade que um corpo perfeito é sinônimo de sucesso; segundo Chauí (2006) citada por Campos, a mídia representa a classe dominante e como é fácil reproduzir este sistema, pois as ideias que predominam na sociedade são as da classe dominante.

Segundo Mirian Goldenberg (2011) o corpo pode ser visto com investimento, como um objeto onde o capital pode ser investido, para que as pessoas não se frustrem com sua aparência. Diante disso as pessoas investem não dinheiro, mas também tempo a fim de obter informações e maneiras de moldar-se ao padrão que almejam, para melhorar tanto sua autoestima, como suas relações sociais.

O fenômeno do Culto ao corpo ganha cada vez mais adeptos devido as influências da mídia e da indústria, o corpo passou a ser objeto de consumo e são produzidos cada vez mais produtos e serviços que proporcionam o aprimoramento estético. Nas sociedades ocidentais contemporâneas, o corpo ideal correspondente à cultura fitness tomou um lugar de relevo enquanto poderoso símbolo de status e caráter, tanto para homens como para mulheres, chegando mesmo a substituir as formas de decoração corporal em certas dimensões. À medida que a moda evolui em torno da utilização de roupas cada vez mais reveladoras, o treino e desenvolvimento do corpo tornam-se mais apelativos. O corpo “fit” parece reunir valores instrumentais e cerimoniais, estando apto para ser mostrado, e representa vitalidade, saúde, controlo, poder e utilidade.

(16)

2 CORPO E MÍDIA

Os meios de comunicação, independentemente do tipo e da época, se constituem em veículos formadores e/ou influenciadores de opiniões, uma vez que transmitem mensagens ao público, que muitas vezes de deixam levar pelos valores transmitidos pela mídia. A mídia possui, por vezes, discursos parciais e tendenciosos que influenciam as pessoas a adotarem certo comportamento e em relação ao corpo e beleza física, isto não é diferente.

A mídia é considerada a principal responsável pela propagação dos ideais de forma física, esta enfatiza a magreza para mulheres e corpos definidos e musculosos para homens. Esses ideais passam a ser desejados e cultuados e uma vez não alcançado o padrão exigidos, os indivíduos sentem-se de alguma forma frustrados e excluídos.

Adorno e Horkheimer (1985) afirmam que os meios de comunicação de massa impõem padronização, e uma das táticas utilizadas para que as pessoas sigam os modelos é utilizar estereótipos, cada época como foi exposto no primeiro capítulo, possui padrões estéticos no qual os indivíduos tendem a querer segui-los, a mídia portanto contribui ainda mais para propagar estes ideais, para confirmar estas afirmação Garrini (2007) enfatiza que os meios de comunicação social são agentes motivadores para que pessoas queiram obter as formas físicas desejadas e ainda exaltam os bens simbólicos destinados para o tratamento da boa forma e beleza.

A mídia no contexto geral e sua influência sobre os padrões estéticos atuais pode-se dizer que fica claro que “a mídia adquiriu um imenso poder de influência sobre os indivíduos, generalizou a paixão pela moda, expandiu o consumo de produtos de beleza e tornou a aparência uma dimensão essencial da identidade para um número maior de mulheres e homens” (GOLDENBERG, 2002, p.8). Continuando esse raciocínio, Goldenberg (2005) afirma que o final do século XX e o início do século XXI serão lembrados como o momento em que o culto ao corpo se tornou uma verdadeira obsessão, transformando-se em um estilo de vida.

2.1 Corpo feminino e Mídia

(17)

Dessa forma, percebe-se que os modelos de beleza que a sociedade tem atualmente são os estipulados pela mídia, que é um corpo magro e bem torneado, além dos seios e do bumbum volumosos para as mulheres.

A imagem da mulher retratada na mídia, especialmente no Brasil, segue um modelo no qual as mulheres com baixo índice corporal e com curvas bem definidas; ao mesmo tempo que estas imagens são embutidas no pensamento feminino, a indústria da beleza investe em produtos e serviços que prometem as suas clientes alcançarem seu ideal.

Não só há um investimento em produtos de beleza, mas também a adoção de um estilo de vida pregado pelos ditos ícones da beleza feminina, as mulheres que seguem este estilo de vida, imitam personalizadas consagradas como portadoras de uma beleza ideal, seguindo as mesmas práticas, que por estas são ensinadas. Como fala Berger (2006)

Até mulheres que não faziam ginástica sentiram-se ameaçadas por estas imagens sedutoras, que poderiam enfeitiçar seus companheiros e roubar-lhes atenção. Aderir à malhação, para algumas destas mulheres, foi uma tentativa de diminuir a distância entre elas, simples mortas, e as "gostosas" da televisão. (BERGER,2006)

Berger faz esta afirmação quando ao entrevistar mulheres adultas quanto á influência da mídia em seus hábitos, constatou que muitas adotaram costumes que não eram seus, por desejarem ser parecidas com mulheres famosas e cobiçadas retratadas na mídia.

Torna-se evidente que claro que “a mídia adquiriu um imenso poder de influência sobre os indivíduos, generalizou a paixão pela moda, expandiu o consumo de produtos de beleza e tornou a aparência uma dimensão essencial da identidade para um número maior de mulheres e homens” (GOLDENBERG, 2002, p.8). A busca por uma aparência física idealiza deixa de ser apenas uma questão estética para se tornar o centro da identidade de um grupo de indivíduos. Essas pessoas, amparadas pelas mensagens transmitidas pelos veículos e embasadas no discurso científico difundido pelos mesmos, adotam um conjunto de práticas que dão forma material a uma identidade.

2.2 A construção dos padrões de beleza

(18)

O corpo humano não parece ter se libertado das dolorosas amarras que ao longo dos tempos o confinaram. Ao contrário, novas e mais poderosas forças socioculturais

emergem dispostas a escravizá-lo. ” (SIBÍLIA apud MENESES,2011, p.4)

Padrão segundo o dicionário Aurélio, é algo que serve de referência e de modelo ou uma referência de uma comunidade, principalmente no ensino e nos meios de comunicação, já beleza segundo o mesmo dicionário significa perfeição agradável a vista, portanto padrão de beleza, se constitui em uma referência do é belo. Os padrões de beleza são por muitas vezes ditadores em uma certa cultura e são construídos através de valores culturais; o padrão aponta para algo que deve ser adotado, logo muitas mulheres almejam estar dentro do padrão de beleza imposto, por serem levadas a adota-lo.

Á partir disto, irá se enfatizar o corpo feminino ao longo do tempo, em relação as influências recebidas pela Sociedade, através da Mídia, da valorização de corpo fisicamente atraentes e dos exercícios físicos.

2.3. Por um estilo de vida saudável

O estilo de vida que propaga a procura pelo corpo ideal, como pode-se perceber tem influenciado bastante a sociedade ao longo do tempo, atualmente ainda mais com o surgimento das mídias e das redes sociais, a quantidade de informações, perfis e imagens de pessoas que seguem este estilo de vida vem se intensificando e a sociedade começar a impor ainda que silenciosamente e de forma implícita a adoção deste modo de viver “saudável”.

Segundo Meneses (2011, p.4) a exposição de corpos femininos belos e saudáveis é o passaporte para a felicidade de todas aquelas que se submeteram às recomendações do discurso midiático sobre saúde e estética. Por isso há uma tendência muito forte para que haja a procura por serviços de beleza, novas modalidades estéticas e aumento de fontes de informação no qual mulheres buscam alcançar os padrões de beleza estabelecidos.

(19)

Nas matérias das revistas, a prática de exercícios físicos, popularizados como malhação, com personal trainer ou não, comumente é enunciada com uma forte associação à alegria. E a alegria de malhar relacionada às novidades dos equipamentos ou das modalidades de exercícios que são oferecidos nas academias.

Que exercício faz bem para o corpo ninguém dúvida, mas o exercício deixou de ser apenas um hábito para melhorar a saúde e passou a ser um instrumento de busca pela perfeição estética; porém a falta de informação faz com que muitas mulheres sigam treinos que são incompatíveis ao seu organismo.

As mulheres são induzidas através Mídia e da Sociedade a adotarem estilos vida, que não só tenham uma preocupação em se tornar mais saudáveis, como também alterem seu estado mental e psicológico

Em decorrência da ascensão deste fenômeno, alguns estilos de vida foram adotados pelas pessoas, afim de que estas possam se tornar participantes desta corrente social, dentre eles o que pretende se destacar neste trabalho é o fenômeno Fitness, que se destaca principalmente nas Redes e Mídias Sociais, sendo aqui destacados o Blog e o Instagram.

2.4 Autogestão corporal feminina

Neste tópico irá se discutir como a disseminação de informação sobre corpo e sua assimilação pelas mulheres pode estar associada à tomada de decisão de autogerir o próprio corpo, sabe que se decisão de autogestão corporal implica riscos e incertezas, a serem distinguidos pelos sujeitos através da reflexividade.

Apesar de a influência da mídia ser de maneira geral, impondo o mesmo padrão a ser seguido, a percepção que cada mulher tem sobre seu corpo é algo a ser levado em consideração, quanto apropriação que esta vai fazer das informações que lhe sejam repassadas ou até impostas. Sabe que se o indivíduo mesmo sendo influenciado, também tem uma certa autonomia que lhe permite escolher e até avaliar o conhecimento e as informações que lhe são repassadas. Sobre a autogestão corporal pode-se afirmar que:

(20)

No entanto, os riscos estão sempre presentes nas ações sociais contemporâneas. Em relação ao corpo, o indivíduo pode perder o controle da situação, pode apresentar atitudes compulsivas e deixar de agir reflexivamente. Preocupar-se habitualmente com o corpo pode ser razoável, mas muitos indivíduos ultrapassam esse limite e a autogestão corporal passa a ser um vício. (RODRIGUES,2013, p.80)

As mulheres que procuram de forma autônoma cuidar dos corpos, no sentido se não procurar profissionais qualificados para auxiliar nas suas práticas de atividades físicas ou de outros hábitos ligados à sua saúde e/ou estética, correm o risco de serem levadas a cometer erros por seguirem informações que não servem ou podem levá-las a prejudicar sua integridade.

Ainda segundo Rodrigues (2013) o pressuposto é que de alguma forma o indivíduo, ao fazer uso de substâncias ou drogas para aumentar a musculatura, possua ou procure bastante informação sobre o assunto e saiba muito bem o que está fazendo, porém não é isso que se vê na realidade, assim, a falta de informação pode ser colocada com um fator para os indivíduos cometerem erros na sua autogestão corporal.

Assim o conhecimento cientifico e o auxílios de profissionais competentes, podem ser fatores que causam a diminuição dos perigos e risco que estas mulheres correm ao tentar alcançar o corpo almejado, tanto para que conheçam os efeitos de suas práticas corporais, como para que aprendam avaliar as informações que a mídia fornece.

2.5 O Fenômeno Fitness

O Fitness está relacionado a vários fatores como comportamento saudável, bem-estar, longevidade, bem viver, enfim, à saúde. O dicionário Webster’s conceitua Fitness da segunda maneira: Fit significa ajustamento, adaptação e Ness é um sufixo formador de substantivos abstratos de estado ou condição. Ou seja, fitness é o estado ou condição de se estar ajustado ou adaptado às suas necessidades individuais.

(21)

Segundo Cruz (2015, p.4) nas sociedades ocidentais contemporâneas, o corpo ideal correspondente à cultura fitness tomou um lugar de relevo enquanto poderoso símbolo de status e caráter, tanto para homens como para mulheres, chegando mesmo a substituir as formas de decoração corporal em certas dimensões O corpo “fit” parece reunir valores instrumentais e cerimoniais, estando apto para ser mostrado, e representa vitalidade, saúde, controlo, poder e utilidade.

O fenômeno Fitness não abrange somente os costumes e hábitos de exercício físicos dos indivíduos, ele está presente em diversa áreas como o vestuário, hábitos de higiene, o corpo no geral, nutrição e outros questão relacionadas a imagem corporal dos indivíduos.

Cruz (2015, p.19) o grupo de pessoas que mais influência teve na proliferação da cultura fitness foram os chamados baby boomers – pessoas da classe média, normalmente com educação superior, com bons rendimentos salariais e, regra geral, brancos; enfim, o estereótipo do trabalhador de colarinho branco. Ainda segundo o mesmo = a melhoria da aparência física através do exercício físico tornou-se um método de que os solteiros frequentemente usufruíram – e, também, como forma de conhecerem pessoas, em alternativa à frequência de bares.

Este contexto é relacionado ao movimento Fitness nos Estados Unidos, que foi o precursor deste movimento, que derivou de culturas como o bodybuilding, e se espalhou por tempo o mundo, até chegar ao Brasil. Nos Estados Unidos a cultura fitness, segundo a literatura, estava ligada também ao feminismo uma vez que as melhoras se preocupavam mais com sua aparência corporal, que tornavam se independentes dos relacionamentos com homens, o ocorre não difere muito do que ocorre no Brasil.

Não sendo uma exclusividade da sociedade atual a cultura Fitness se desenvolveu ao longo do tempo, estabelecendo padrões e influenciando a sociedade. Segundo a literatura o Fenômeno Fitness chegou ao ápice entre as décadas de 70 e 90, quando a Indústria da beleza e da estética trouxe novidades para este mercado; mas foi na sociedade a atual que este fenômeno se consolidou, sendo fomentado principalmente nas Redes Sociais, cuja a informação é uma ferramenta empregada pelos usuários para obter seus objetivos traçados pela sociedade no mundo Fitness.

(22)

2.5.1 A identidade Fitness

Antes de abordar este tópico, é preciso compreender o conceito de identidade, Stuart Hall traz concepções de identidade, para este tópico será enfatizado a concepção de identidade do sujeito pós-moderno, para esta autora a identidade nesta visão se define como a inteiração entre o indivíduo e a sociedade, ou seja, é a junção do que indivíduo acha de si mais o que ele projeta na sociedade. Para se falar então sobre a identidade Fitness, irá se conceituar esta palavra, que está a cada dia mais presente nas Redes Sociais, Geralde (p.7) diz que termo Fitness caracteriza os objetivos e a formulação de planejamento de atividade física para a população de adultos jovens saudáveis.

Os tipos de Fitness são classificados em três: fitness social, fitness psicológico e fitness físico. Cada tipo deste abrange uma dimensão, afetando um ou mais tipos de capacidade do indivíduo. Em cada classificação dessa há fatores nos quais são estimuladas mudanças morfológicas e bioquímicas nos indivíduos que se encaixam em tais categorias.

As quatro dimensões do fitness são:

● Física: focaliza a manutenção física independente e qualidade de vida por meio da participação regular em atividade física, alimentação saudável e estilo de vida positivo.

● Emocional: enfatiza a percepção e aceitação dos próprios sentimentos e emoções.

● Intelectual: encoraja a utilização da mente para adquirir conhecimento, aumentar a criatividade e obter melhor compreensão e apreciação para si e para os outros.

● Social: mantém e nutre relacionamentos saudáveis e harmonia entre familiares e com os outros.

(23)

2.5.2 O mercado Fitness no Brasil

Com o advento do Fenômeno Fitness, nos Estados Unidos, posteriormente na Europa, os ginásios ou academias de musculação, passaram a se tornar fitness club, e os produtos e serviços passaram a ser cada vez mais especializados para este mercado. Segundo Gonçalves (2006) apud Buchmann (2015) a indústria do setor de serviços Fitness é formada por uma múltipla gama de organizações, com variados tipos de atividades e serviços. Consequentemente, cada um deles possui respectivos objetivos, conceitos e representações culturais adequadas ao perfil dos seus consumidores e possíveis clientes.

Segundo Buchmann (2015, p.12) houve um período de transformação e estruturação do setor de serviços na área esportiva, ramo de fitness e atividades físicas, no qual houve a necessidade de organizar empresas, formatar padrões de funcionamento, regulamentar órgãos, credenciar academias, assim como profissionais da Educação Física. Dessa forma, o objetivo era criar exigências mínimas para atuação no mercado. Ainda segundo a autora, no Brasil o ambiente favorável para expansão e o enorme potencial de consumidores e produtos e serviços do ramo Fitness, não foi capaz, durante algum tempo, capaz de fazer o setor de prestação de serviços fitness receber o destaque adequado.

Reiterando isto, Menezes (2013) afirma que o mercado de fitness ganhou complexidade ao longo da última década. Mais que um mercado composto por atividades recreacionais, atletas e pessoas com desejos de transformações estéticas, o fitness tem hoje relevância para diversos segmentos econômicos e sociais. Ele já se estende para além dos espaços restritos das academias, clubes e assemelhados. Trata-se de um movimento que foi agregando outros significados, como o conceito de bem-estar e saúde. As questões afetas à condição de estar saudável ligam-se, culturalmente, à ideia de estar em forma e a padrões estéticos.

(24)

Sobre o crescimento do mercado Fitness no Brasil, estudos sobre a área dizem que, o mercado fitness e bem-estar brasileiro nos últimos quinze anos tem se fortalecido e apresenta um futuro promissor.

Á partir disto pode-se observar, que com o crescimento econômico e de investimentos nesta área, pessoas e empresas buscam cada vez mais se capacitar para alcançar êxito neste mercado, e busca por cliente e potencias clientes cresce gradativamente. Muitas são as formas que as organizações e pessoas físicas procuram para divulgarem seus serviços, um exemplo disto são as redes sociais, onde pessoas comuns, largam sua carreira para se dedicarem a trabalhar em perfis voltados para área fitness e assim obter maior sucesso fama e dinheiro.

A cultura Fitness, movimenta toda uma economia, Menezes (2013) afirma em seu trabalho que segundo a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA, 2011, p. 24), a indústria mundial de fitness obteve como receita, no ano de 2011, mais de US$ 70 bilhões. O Brasil se insere nesta cifra com mais de US$ 2 bilhões e com crescimento acumulado, entre 2005 e 2011, superior à média dos demais países. Esse mercado, em termos mundiais, vem passando por um fenômeno curioso ao longo dos últimos anos. Apesar das crises econômicas que tiveram lugar na primeira década dos anos 2000, a indústria de fitness manteve um crescimento gradual e contínuo, ao contrário do que poderia ser esperado de um serviço considerado não essencial.

Este mercado cresce, pois tem como aliada a mídia e os meios de comunicação também cumprem papel importante na construção do discurso de “boa forma”. Os constantes estímulos ao quais somos submetidos diuturnamente, seja em razão da quantidade de estímulos, seja causado pela velocidade do cotidiano, passam diretamente por nossas camadas de crítica racional, nos atingem e têm efeito na construção de subjetividade, assim como na construção da autoimagem dos indivíduos.

(25)

Sobre os custos com competitividade no mercado, Menezes (2013), ainda afirma:

A competitividade no mercado norte-americano é considerada intensa e os custos fixos são altos, o que aproxima a possibilidade de concorrência por preço (PORTER, 1986, p. 35). No Brasil o custo fixo é igualmente alto e a quantidade de empresas é muito elevada quando considerada a receita do setor. Portanto, a concorrência no país pode ser considerada como muito intensa. Caso o Brasil tivesse a mesma média de membros por academia que os demais países, ele seria o segundo país em receita com US$ 7,65 bilhões. A possibilidade de crescimento de 5,5 bilhões certamente investimentos.

Á partir disto irá se expor como o Fenômeno Fitness, é propagado nas Mídias e Redes Sociais, visto que estes são a principal ferramenta de comunicação utilizada por usuários/clientes e prestadores de serviços.

2.6 O fenômeno Fitness nas Mídias e Redes Sociais

Pode-se afirmar, de acordo com o que foi lido anteriormente que as mídias e redes sociais exercem um papel de grande influência sobre a sociedade, elas podem ser consideradas espaços democráticos, onde as informações são propagadas com fluidez, por isso podem ser consideradas fontes de informações, e podem servir de ferramentas propagadores do Fenômeno Fitness.

Sobre a utilização das redes sociais como ferramentas para adquirir de informação, como Correa (2013) afirma que:

Um fenômeno que vem ganhando espaço de forma crescente na sociedade contemporânea são as redes sociais e o papel que elas desempenham no comportamento das pessoas. De fato, pode-se perceber que as relações presenciais foram transferidas, em grande escala, para o mundo virtual, que passou a ter como uma das suas principais características reunir pessoas com interesses e ideologias semelhantes, e o Instagram é um aplicativo que surgiu para o público para resgatar a nostalgia do instantâneo, onde o usuário divulga fotos através de seus celulares aptos a tal função, bem como tem acesso aos perfis de outros usuários, possibilitando a interatividade. (CORREA, 2013, p.4)

(26)

No que diz respeito ao fenômeno Fitness Araújo (2014, p.12) afirma que a popularização das redes sociais na internet, possibilitou o surgimento de novas formas de celebrificação, onde indivíduos até então desconhecidos passam a adquirir forma através do compartilhamento de dicas de saúde e de bem-estar através de redes sociais, principalmente o Instagram. Os Blogs também merecem destaque.

Para ressaltar as redes sociais como ferramenta de comunicação promissora no fenômeno Fitness, Ribeiro (2015, p.13) afirma se que diante dessa tendência de cuidado com o corpo, surgem

figuras ligadas ao mundo fitness saudável que ganham destaque nas mídias sociais, especificamente no Instagram. Analisando a literatura acadêmica sobre o assunto nota se que o fenômeno Fitness nas redes sociais, cresce cada vez mais:

A explosão de perfis voltados para o “mundo fitness”, com mulheres expondo

nas redes sociais o seu estilo de vida e disciplina para conquistar um corpo “sarado”, “torneado” e admirado pela sociedade, tem conquistado um público de milhares de seguidores. (RIBEIRO,2015)

Nos blogs afirma Fernandes (2013) que como a boa forma é uma das preocupações das mulheres existem muitos bloggers ou blogueiras que falam sobre alimentação saudável, dietas e exercício físico.

Neste ambiente midiático fitness das redes sociais não emerge apenas a exposição natural, embora excessiva, das pessoas com relação aos seus corpos. Destaca-se a modelização dos corpos, que se tornam mídias moldáveis e mutantes a comunicarem pelo bem-estar, sucesso social, autoaceitação/negação, sucesso, dinheiro, dentre uma infinidade de possibilidades.

(27)

2.7 O Instagram como ferramenta de propagação do Fenômeno Fitness

Segundo Saldanha (2014, p.51) o Instagram surgiu ao público no dia 6 de outubro de 2010, desenvolvido pelos engenheiros de programação Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Segundo os próprios criadores, o mesmo tem como objetivo resgatar a nostalgia do instantâneo, sentimento que antes estava relacionado ao uso de câmeras fotográficas de filme e polaroides, máquinas cujas fotos revelam-se no ato do disparo. Para utilização do aplicativo é necessário ter um smartphone ou tablet com câmera, no entanto, é mais utilizado por aqueles que possuem o primeiro. Por ser gratuito e disponível para a maioria dos aparelhos de celular, o Instagram se popularizou, abrindo espaço para criação de perfis de pessoas anônimas, que podem obter sucesso, este aplicativo permite o compartilhamento de fotos e vídeos e ainda segundo Saldanha (2014) o diferencial do Instagram é a busca por diferentes contas na sessão “popular” que tem como objetivo promover a interação entre os usuários, o usuário pode utilizar a chamada hastag que são um comando Indivíduos que estão vinculados à conta de usuários, com o intuito de acompanhar continuamente as atualizações do outro na rede que tem como intuito agrupar imagens relacionadas a determinados assuntos pautados em um tópico específico de interesse do usuário, como por exemplo usuários podem utilizar o comando: #fitness, para recuperar fotos ou vídeos com este assunto.

(28)

Através de uma análise dos perfis e Instagram fitness, constata se que:

Na geração fitness, os perfis se assemelham por serem todas mulheres de uma só faixa etária que replicam padrões de linguagem e gestos corporais de mesmo teor. Os selfies sempre exibem partes do corpo como a barriga ou as pernas, as legendas das fotos sempre são condizentes com um projeto de felicidade que leva ao corpo perfeito. O ator precisa provar para os observadores que não medem esforços para atingir o objetivo do projeto individual de felicidade. Tal consideração é encontrada nas fotos tiradas no momento da atividade física. (BATISTA, 2014, p.12)

Batista (2014) ainda afirma que a análise dos perfis da geração fitness leva a compreensão do conceito fachada pelos seguintes motivos:

1) perfis construídos de um projeto de felicidade bem definido que traduz uma representação imagética firme,

2) pessoas que através da exibição do corpo no Instagram elevam o capital social, e assim, se destacam entre os demais atores sociais por meio de número de seguidores, curtidas e comentários,

3) utilizam-se do cinismo para garantir suas próprias performances diante dos seguidores, 4) criam uma imagem que mitificam si mesmos e construindo uma fachada coerente.

Lima (2016) ainda afirma o Instagram, se apresenta como uma verdadeira vitrine de corpos, pelo grande de fotos e vídeos que são postados por seus usuários em seus perfis a todo instante, de forma rápida, neste contexto as modelos fitness ganham cada vez mais espaço com a cultura da vida aparentemente saudável que está se reforçando, a mesma ainda afirma que o Instagram acaba por ser uma rede social que dá visibilidade às várias tendências de ideal de corpo feminino em uma escala mundial. Nesse mesmo movimento de mostrar o corpo do momento, dos métodos de se conquistar um corpo ótimo.

(29)

Curiosamente os perfis fitness do Instagram que fazem mais sucesso entre o

público comum são aqueles de mulheres em boa situação de vida e que, se não são ricas, estão muito perto de tal estágio socioeconômico. Por não precisarem trabalhar em horário comercial, nem perderem horas no transporte urbano brasileiro, a condição dessas mulheres em se constituírem como exemplos para milhões de seguidoras já cria uma imagem estranha e de pura mitologia para esse público. (JACOB, 2014, p.99)

No aplicativo Instagram foi o fenômeno Fitness adquiriu maior adesão, ao ponto de ocasionar a criação de um novo termo: Instafitness (junção dos vocábulos Instagram e Fitness). Na maioria das vezes estes compostos por perfis de mulheres com um perfil semelhante: são bonitas e usufruem de tempo para seguir o estilo de vida que propagam. O conteúdo publicado por estas personalidades fitness vai desde dicas de exercícios físicos e alimentação até dicas de suplementação alimentar e vitamínica.

O Fenômeno Fitness deu origem ao surgimento de novas celebridades, que consistem em pessoas que dedicam seu trabalho a criação de perfis voltados para voltados para o “mundo fitness”, com mulheres expondo nas redes sociais o seu estilo de vida e disciplina para conquistar um corpo “sarado”, “torneado” e admirado pela sociedade, tem conquistado um público de milhares de seguidores, estas pessoas são as chamadas celebridades. A origem da palavra celebridade provém de palavras como “celebração” e “comemoração”, de forma que uma pessoa se torna uma personalidade quando é motivo de celebração por algum feito excepcional realizado (MARTINO, 2014, p. 173). Logo, a celebridade é um indivíduo que se destaca dos demais por conta de algum talento excepcional que possui, o qual é publicitado, ganhando visibilidade pela divulgação nos meios de comunicação de massa.

(30)

Segundo Lima (2016) os perfis no Instagram das blogueiras fitness funcionam como verdadeiras ferramentas publicitárias para o mercado do estilo fitness, além de utilizarem o Instagram como um diário aberto em que publicam toda a rotina de modo a chamar a atenção para si mesmas na tentativa de reforçar o seu nome e de reforçar suas ideias, criando uma marca própria, no intuito de que outras pessoas tenham o conhecimento do que elas usam e que tenham vontade de consumir aquela marca, influenciando no consumo e na rotina de suas seguidoras.

Porém o que mais preocupa é o fato de administradoras destes perfis compartilharem informações sobre treinos e dietas, sem possuir formação acadêmica na área, tornando-os, por compartilharem informações sobre exercícios físicos, sem respaldo e ainda segundo o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) pessoas deixam de recorrer a profissionais qualificados para consultar informações na internet por conta própria, uma preocupação pertinente em várias áreas, sendo uma questão tanto de educação informacional, como de saúde pública.

Qualquer atividade física deve ser ministrada por um Profissional habilitado com conhecimento científico e técnico. Em nossa opinião, as celebridades fitness têm se dedicado ao assunto muito mais para atrair “cliques” e publicidade do que para promover o desenvolvimento da saúde das pessoas. Todos ganham com a disseminação da atividade física devidamente orientada por Profissionais de Educação Física. A banalização dos treinamentos e das práticas esportivas pode gerar riscos fatais à saúde do ser humano,

como já visto nos noticiários.(DELMANTO, 2014)

Segundo a Revista de Educação Física do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) com o estilo de vida Fitness cada vez mais popular, os perfis voltados para esse público aumentam com a facilidade de um clique. São modelos, empresários e até mesmo adolescentes divulgando nas redes sociais suas rotinas Fitness. O que poderia ser um incentivo para novos praticantes, acaba trazendo mais riscos que benefícios, já que os treinos e dietas são difundidos e copiados pelos internautas sem a devida orientação profissional.

(31)

4 METODOLOGIA

Inicialmente pretendia-se realizar uma entrevista com homens e mulheres praticantes de atividades físicas, porém como os objetivos do trabalho já estavam traçados, optou-se pelo questionário, segundo Nogueira 2002, os questionários normalmente levantam informações sobre: o posicionamento demográfico, tais como: idade, sexo, atividade, etc..; e sobre o estilo de vida traduzido sob: os aspectos de atitudes, interesses e opiniões; a escolha deste método se deu ao fato de ser mais específico e as perguntas elaboradas serem suficientes para cumprir o intuito deste trabalho que consiste em analisar a informação do Fenômeno Fitness, no Instagram, através do conhecimento do estilo de vida e do posicionamento demográfico tanto do público, como dos perfis acessados.

O questionário foi aplicado então, somente a mulheres de faixa etária variada, todas praticante de atividade de física, principalmente musculação; no total de 49 respondentes, as mulheres foi o grupo escolhido, por ganharem mais destaque nesse trabalho.

A perguntas foram elaboradas com o objetivo primordial se realizar um estudo de comunidades e usuários da informação, para depois compreender as fontes de informações utilizadas por estes usuários, de acordo com seu perfil. O questionário enviado por meio eletrônico e divulgado em grupos no Facebook, voltados para a musculação.

Para a realização da construção do trabalho, especialmente de seu referencial teórico, foi feito um levantamento bibliográfico utilizando artigos de diversas áreas, a escolha do tema se deu ao fato de ter um interesse pessoal em estudar questões relacionadas à educação física e como o fenômeno Fitness, é assunto que vêm ganhando mais popularidade nesta área, foi abordada esta questão e o recorte para o Instagram, foi escolhido por se perceber empiricamente que esta rede social vem crescendo e se tornando uma fonte de informação fértil.

(32)

5 ANÁLISE DE CONTEÚDO

Diante das respostas dadas, foi realizada uma análise de conteúdo, comparando as respostas dadas com o que foi dito no referencial teórico, para que se pudesse compreender o que de fato cada respondente quis dizer e verificar o significado de cada resposta e sua relação com o objetivo deste trabalho.

A insatisfação com o corpo é um problema comum entre as mulheres, atualmente com o aumento de informações sobre gestão corporal, muitas destas optam por utilizar as redes sociais como espaço de obtenção e compartilhamento de informações para melhorarem seu desempenho em suas atividades físicas.

Para comprovar este fenômeno, esta pesquisa investigou a busca e o uso da informação sobre o corpo no Instagram junto a indivíduos que desenvolvem práticas de autogestão corporal através da musculação, em academias de ginástica, no Ceará.

Segundo Rodrigues (2003) os praticantes de atividade física, em geral, têm bons níveis de informação sobre temas relacionados à cultura corporal. Rufino, Soares e Santos (2000) consideram que os frequentadores de academias estão mais bem informados que em tempos anteriores, têm seus objetivos mais claramente definidos, são mais exigentes e críticos. Porém segundo a autora:

Tais informações são superficiais e por vezes contraditórias, mas em geral, apontam para os benefícios e a necessidade atual de se praticar atividade física. O professor de educação física vem assumindo papel importante de interlocutor entre as mídias e os alunos, procurando posicionar-se criticamente frente a essas. (RODRIGUES,2013).

Ou seja, apesar de os consumidores destas informações estarem mais exigentes, as informações que são disponibilizadas, não são realmente seguras e confiáveis, fazendo com que estes consumidores tenham dificuldades em suprir suas necessidades informacionais.

Além disso as mulheres são influenciadas pelo discurso midiático, de que os corpos belos são sinônimo de felicidade e sucesso, fazendo com que não haja um auto aceitação, entre aquelas que estão fora dos padrões, por isso muitas vezes a preocupação com o corpo destas mulheres, é motivada por motivos estéticos e não de saúde.

(33)

5.1 Resultados

5.1.1 Perfil dos respondentes

Foi aplicado um questionário destinado a mulheres de faixa etária variada, dos quais todas praticam alguma atividade física, a maioria no caso pratica musculação e utilizam redes sociais. Como foi exposto durante o trabalho o corpo feminino é o que mais sofre influência da mídia e da cultura presente. Segundo Castro (2001) o corpo feminino é o mais enfatizado pela mídia, podemos confirmar isso vendo os perfis voltados para o Fenômeno Fitness, a maioria são mulheres, ainda sobre isto Meneses (2011, p.4) afirma que a exposição de corpos femininos belos e saudáveis é o passaporte para a felicidade de todas aquelas que se submeteram às recomendações do discurso midiático sobre saúde e estética.

O motivo pelo qual estas mulheres praticam musculação ou outra atividade física também está relacionado com a cultura presente, com a importância que a sociedade dá ao corpo, embora haja os fatores internos, como a automotivação, os fatores externos também influenciam.

Durante a observação de campo feita para construção deste trabalho e através de diálogos feitos com praticantes de musculação, observou-se as mulheres em geral, tem algum ícone de beleza no qual toma como referência e atualmente estes ditos “ícones” encontram sua imagem propagada nas redes sociais.

5.1.2 Grau de satisfação com o corpo

Foi realizada a seguinte pergunta, para saber o grau de satisfação das mulheres questionadas com seu corpo: Qual a sua relação com o seu corpo? Você gostaria de mudar algo?

As entrevistadas em quase sua totalidade declararam que estão insatisfeitas com seu corpo, motivo pelo qual procuram informações e praticam, muitas vezes, a autogestão corporal. A insatisfação destas mulheres com seu corpo, é apenas por motivos estéticos e pela necessidade de se encaixar em padrões beleza. Como pode se observar nas respostas a seguir:

(34)

R2: “Talvez, apenas o tamanho dos glúteos e afinar a cintura. Mas enquanto isso, amo muito meu corpo. ”

R3: “A relação é boa, mas gostaria de emagrecer um pouco”

R4: “Não me sinto satisfeita. Sim, gostaria de emagrecer, colocar próteses de silicone e fazer uma lipoaspiração. ”

R5: “Relação de amor e ódio. Gostaria de ser um pouco mais magra.”

R6: “Sim, gostaria de ter os músculos mais rígidos e definidos”

R7: “Sim. Apesar de tentar negar, os padrões impostos pela mídia afetam, principalmente, meu psicológico. ”

R8: “Não gosto muito. Quero emagrecer”

R9: “Boa. Reduzir gorduras localizadas.”

R10: “Eu já aceitei que sou fora dos padrões e eu realmente amo meu corpo do jeito que ele é, mas não vou negar se tivesse a oportunidade de mudar eu mudaria alguns aspectos”

R11: “Àsvezes é complicada e eu gostaria de mudar algo”

R12: “Atualmente, essa relação está boa. Algumas medidas específicas, por exemplo, abdômen, coxas. ”

(35)

Ou seja, a insatisfação com algo leva o indivíduo a procurar informações, como no caso destas mulheres que insatisfeitas com o corpo, procuraram obter informações acerca do seu problema.

Lima (2016) diz que a busca pelo corpo ótimo retrata a insatisfação que esses indivíduos possuem em relação à sua própria imagem, que aderem ao que a mídia sugere como “solução” para a adequação ao padrão corpóreo.

5.1.3 Motivações

Mais 78% das entrevistadas revelaram que fazem atividades físicas por causa da saúde e da estética, o mostra que estas se preocupam em manter o corpo belo, tendo a saúde, muitas vezes, como motivo secundário. Esta informação deve fazer com que os profissionais da Educação Física, responsável por instruir estas mulheres na realização de suas atividades, precisam ter atenção para repassar a suas alunas treinos personalizados e que se encaixem com o perfil, levando em consideração as condições físicas e até psicológicas de suas clientes, e as mesma devem ter em mente que para alcançarem seus objetivos devem ter a supervisão de um profissional qualificado.

GRÁFICO 1: MOTIVOS PELOS QUAIS PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS

Fonte: Autora

(36)

principalmente pela mídia, diante disto pode-se concluir que a preocupação com o corpo é fator primordial que leva essas mulheres a adotarem nesta ideologia body building , como afirma Mirian Goldemberg, neste processo pode-se também afirmar que o corpo se torna um objeto, no qual as pessoas investem como se fossem bens. Ainda sobre essa questão pode-se afirmar que:

Nas transformações da relação com o corpo provocadas pela malhação, essas mulheres procuram descobrir um outro corpo, um corpo que as faça se sentir melhor, um corpo que as faça ficar satisfeitas consigo mesmas. Essa nova consciência corporal não é totalmente independente do olhar masculino: nas academias, os olhares masculinos dominam as trocas sociais significativas entre os frequentadores. (GOLDEMBERG, 2007)

Através disso, pode perceber que o fato de muitas mulheres praticarem atividades físicas, principalmente a musculação, envolve muitas questões simples, como a procura por um hábito saudável, e também questões complexas, como a não aceitação com o próprio corpo, aumento da autoestima e outras questões psicológicas e sociais.

5.1.4 Perfil informacional

Foi questionado acerca do hábito de procurar obter informações acerca de atividades físicas das entrevistadas, as respostas às seguintes:

SIM NÃO

41 5

Através destes dados é possível perceber que obter informação é uma necessidade inerente ao ser humano, em qualquer atividade que realiza, obter conhecimento sobre a mesma deve um fator primordial para ser bem-sucedido.

(37)

GRÁFICO 2: CONFIABILIDADE DAS FONTES DE INFORMAÇÃO

Fonte: Autora

De acordo com estes dados, pode-se observar que as respondentes, possuem um certo conhecimento que permite que as mesmas saibam discernir, quais tipos de fontes são confiáveis e para saber quando uma fonte de informação do Fenômeno Fitness no Instagram, não se mostra digna de credibilidade; como mostra o relato dados nas respostas abaixo:

R1: Porque geralmente são em sites sérios ou indicação de alguém que já faz/fez

R2: Utilizo os acervos (ARES, por exemplo, plataformas de formação inicial e continuada de profissionais do SUS) do Ministério da Saúde e diretrizes das entidades de saúde brasileiras.

R3: Confiável de certa forma. Procuro ler o mesmo em vários lugares e levar para algum profissional que eu tenho contato para verificar a veracidade.

R4: Por mais que seja na internet, procuro sempre seguir informações nos perfis dos profissionais da área.

R5: Leio e procuro segunda opinião

(38)

R7: Acredito que se um profissional passou anos estudando algo do tipo, confio no que ele dirá.

R8: Porque elas se repetem e verifico se a autenticidade é de cunho científico

R9: Pois são pessoas com formação nessa área específica. Não é uma pessoa que emagreceu e quer passar suas dicas, são profissionais formados que atuam no mercado.

R10: Não acho confiável porque não são profissionais, mas sim pessoas que mudaram sua rotina e transmitem para outras pessoas interessadas.

R11: Adquiro informações com profissionais da área

R12: Pois, verifico em mais de uma fonte, assim tentando chegar em um denominador comum entre elas.

R13: Procuro informações com profissionais das áreas de educação física e nutrição. Não acredito em tudo que vejo na Internet ou nas modas que aparecem.

R14: Os profissionais são pessoas qualificadas. Ex.: Educador físico, nutricionista. Blogueiros, youtubers não são pessoas confiáveis.

R15: Pessoas sem base técnica fornecem informações e dão conselhos de forma irresponsável.

R16: Confiável, pois busco as fontes de profissionais renomados e que atuam a bastante tempo nesse ramo.

(39)

R18: Confiáveis: Informações de pessoas formadas na área de educação física e nutrição, ou que se não forem formados na área ainda, que entendem realmente do assunto, ou seja, que estejam estudando para isso.

R19: Existem muitas informações por vezes controversas.

R20: Geralmente, busco essas informações com colegas que são profissionais de Educação Física.

Mesmo mostrando esta preocupação em selecionar as fontes de informação que desejam, muitas das entrevistas afirmaram que também seguem o perfil de celebridades Fitness, pessoas sem qualquer formação na Área de Educação Física, mas que mesmo assim influenciam as outras a adquirem seus hábitos e estilos de vida.

GRÁFICO 3: HÁBITO DE SEGUIR O PERFIL DE CELEBRIDADES

Fonte: Autora

(40)

Ou seja, nos dias atuais as mulheres, como visto através desta pesquisa, também tem o hábito de seguir personalidades e de se inspirar em celebridades e pessoas consideradas na sociedade como modelo a ser seguido. A preocupação com este fenômeno, deve ser se estes perfis seguidos colocam em risco a saúde das mulheres que o seguem.

Deste percentual, segue-se abaixo os nomes, bem como uma análise, dos perfis que as entrevistas afirmaram que seguem:

Gabriela Pugliese: Gabriela Pugliese é uma “celebridade Fitness”, que em 2012 iniciou um processo de transformação de vida, ao criar um perfil no Instagram, voltado para área de atividades física e dieta, segundo Araújo (2015), as informações sobre sua rotina de treinos e dieta, começaram a ser compartilhadas de forma despretensiosa para amigos e familiares e foram adquirindo um sucesso inesperado e seu passou a ter um grande número de adeptos, ainda sobre o perfil de Gabriela Pugliesi pode-se afirmar que:

Apesar de utilizar o apoio de especialistas na construção de conteúdo, a respeito de exercícios físicos, alimentação e suplementação em seu blog, Gabriela já sofreu críticas de nutricionistas a respeito de suas publicações. De acordo com estas nutricionistas, apesar de o blog Tips4Life ter grande valia quando se tratar de sensibilizar a população sobre a

importância de hábitos saudáveis, a generalização das “tips” (dicas) dadas por Gabriela são perigosas. Em um dos exemplos, as nutricionistas citaram as recomendações de dosagem a respeito de suplementos alimentares e vitamínicos dadas por Gabriela. (ARAÚJO,2016)

(41)

Assim conclui-se que as entrevistadas que declararam seguir este perfil estão expostas a informações sem respaldo e colocam em risco sua integridade física.

FIGURA 1: PERFIL DE GABRIELA PUGLIESI

Fonte: Instagram

(42)

FIGURA 2: PERFIL DE BELLA FALCONI

Fonte: Instagram

Nathália Thomazetti: Seu perfil no Instagram possui:

● 2.638 publicações

● 293 mil seguidores

(43)

FIGURA 3: PERFIL DE NATHÁLIA THOMAZETTI

Fonte: Instagram

(44)

FIGURA 4: PERFIL DE JUJU SALIMENI

Fonte: Instagram

Gracyanne Barbosa: Formada em Direito, Gracyanne ficou conhecida por conta de suas participações em carnavais, onde vem sendo Rainha de Bateria desde 2007.

(45)

FIGURA 5: PERFIL DE GRACYANNE BARBOSA

Fonte: Instagram

(46)

FIGURA 6: PERFIL EVA ANDRESSA

, Fonte: Instagram

As figuras Fitness, ao ganharem espaço e voz dentro da rede, acabam se tornando referências em um assunto no qual não possuem formação acadêmica. E forma que encontram, para que o seu discurso seja “validado”, eles trazem os especialistas para “dar sentido” ao estilo de vida por eles propagado, tentando dar respaldo científico aos seus resultados. É isto que se pode observar através dos perfis que as entrevistas citaram, são mulheres que não são da área da Educação Física e Nutrição, mas são consideradas referência no assunto, por se utilizam de informações de profissionais com respaldo científico, porém não possuem competência informacional para propagar informações seguras ao seu público.

As pessoas que seguem esses perfis, mesmo que não possuam grande conhecimento na área, já praticam algum tipo de exercício físico, fazem algum tipo de dieta ou pelo menos possuem algum interesse nesse assunto, não é ao acaso quem já segue algumas páginas Fitness. Devido a especificidade desse tema pressupõe-se um interesse mínimo para que alguém acompanhe diariamente, por meio de posts no Instagram, a rotina de outra pessoa. Para algumas pessoas é mais atraente procurar acompanhar o perfil de uma celebridade nas redes sociais do que procurar informações com profissionais qualificados.

(47)

Segundo Seco (2016) as redes sociais mais populares, como Instagram, Facebook, entre outras, comumente tendem a reunir pessoas e comunidades que possuem interesses e objetivos semelhantes e são responsáveis pelo compartilhamento de ideias, informações, experiências e conhecimentos, a autora ainda afirma que: “ Pode-se afirmar que o Instagram seja um ambiente propício para a disseminação de informações que beneficiam a aquisição de outras que, se interiorizadas, transformam-se em conhecimento”, assim por ser um ambiente democrático e atrativo, o Instagram, se constitui em uma plataforma bastante recorrida para que procura informações sobre um determinado tema, e torna-se a rede social mais utilizada entre as entrevistadas.

GRÁFICO 4: A REDE SOCIAL MAIS UTILIZADA

Fonte: Autora

Ou seja, como foi dito anteriormente neste trabalho o Instagram é a rede social que mais se destaca no Fenômeno Fitness, devido seu ambiente informacional ser mais democrático e mais atrativo, esta rede social é uma ferramenta propagadora de ideias e conceitos.

5.1.5 Orientação com profissionais

Imagem

FIGURA 1: PERFIL DE GABRIELA PUGLIESI
FIGURA 2: PERFIL DE BELLA FALCONI
FIGURA 3: PERFIL DE NATHÁLIA THOMAZETTI
FIGURA 4: PERFIL DE JUJU SALIMENI
+3

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da