• Nenhum resultado encontrado

REVISTA INTERFACE EDIÇÃO ESPECIAL 10 ANOS DO PPGP NOVEMBRO/2020 ISSN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA INTERFACE EDIÇÃO ESPECIAL 10 ANOS DO PPGP NOVEMBRO/2020 ISSN"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REVISTA INTERFACE

EDIÇÃO ESPECIAL – 10 ANOS DO PPGP – NOVEMBRO/2020 | ISSN 2237-7506

EDITORIAL

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte comemora este ano 10 anos de existência! Para celebrar esta data a Revista INTERFACE preparou um número especial, a partir de uma Chamada Pública, com artigos que abordam a gestão pública, preferencialmente, originários dos projetos de dissertação e/ou intervenção defendidos no Programa e artigos com contribuições para a gestão de um modo geral.

O PPGP tem como finalidade principal a formação de profissionais aptos a discutirem as questões relativas à governabilidade e governança do Estado. Tendo já formado mais de 90 mestres de diferentes instituições públicas conveniadas, tem contribuído para profissionalizar a gestão pública, desenhar soluções inovadoras e colocar o cidadão como referência das decisões públicas.

Assim, diferente dos números regulares esta Edição tem doze artigos, envolvendo uma variedade de temas da gestão - relativos a processos, planejamento, participação, inclusão, conformidade de registros, entre outros, ao tempo em que também oferece ao leitor discussões sobre a ascensão do neoliberalismo para a educação e formação da ciência administrativa a partir da contribuição de uma epistemologia especifica, a engenharia e artigos que discutem a gestão no âmbito dos municípios e das escolas. Como é fácil de perceber são muitas as lentes de exame da realidade sobre a gestão e suas interfaces, o que revela a crescente complexidade da administração pública.

O primeiro artigo, DESAFIOS DA CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO: o caso do Instituto Federal de Sergipe analisa o processo de conformidade de registro de gestão no Instituto Federal de Sergipe. O estudo é qualitativo, caracterizado como um estudo de caso. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além de entrevistas com os servidores titulares responsáveis pela conformidade de registro de gestão. Como resultados, destaca-se que há elementos que fragilizam o procedimento, como a ausência de capacitações mais práticas, rotatividades dos servidores, limitação orçamentária e ausência de um canal de informações entre os conformistas. Visualizou-se que, apesar de entraves, a instituição atribui maior relevância e envida esforços para que a conformidade de registro de gestão seja aprimorada, posto que estabeleceu ações para que as deficiências identificadas inicialmente pela Auditoria Interna fossem minimizadas.

O segundo artigo NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO PORTE BRASILEIROS: um estudo sobre a relação dos indicadores socioeconômicos e demográficos analisa a relação entre os indicadores socioeconômicos e demográficos e o nível de transparência dos municípios de médio porte brasileiros. A

(2)

REVISTA INTERFACE

EDIÇÃO ESPECIAL – 10 ANOS DO PPGP – NOVEMBRO/2020 | ISSN 2237-7506

como forma de diminuir a assimetria informacional entre o principal (sociedade) e o agente (governo), aumentando a transparência e a accountability no setor público. A pesquisa considerou a determinação do Índice de Transparência Pública Municipal (ITPM), por meio de um checklist contendo 38 quesitos, criando, assim, um ranking de evidenciação, e o uso da regressão linear múltipla, para testar a relação existente entre o ITPM e os indicadores socioeconômicos e demográficos.

O terceiro artigo, A GESTÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES A PARTIR DOS RECURSOS ORIUNDOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA analisa os mecanismos de gestão dos conselhos escolares como suporte à prestação de contas dos recursos recebidos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e, de forma complementar, a rotina de prestação de contas dos conselhos e a preparação dos conselheiros para exercer suas funções. A partir de um estudo de casos múltiplos, serviram como campo de pesquisa três escolas do município de Tracuateua – PA. Foi possível evidenciar uma avaliação positiva dos representantes da gestão escolar das instituições participantes em relação à gestão dos Conselhos Escolares de suas escolas. Os achados também sinalizaram certa dificuldade quanto ao processo de accountability no que se refere à convocação para as assembleias de prestação de contas. Por fim, observou-se que o Conselho Escolar surgiu não só para melhorar a relação entre comunidade e escola, mas também para melhorar o gerenciamento dos recursos recebidos de programas como o PDDE.

O quarto artigo, GESTÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL NO GOVERNO FEDERAL: um survey com agentes implementadores em uma organização pública

descreve a percepção dos profissionais que implementaram o Plano de Gestão de Desempenho Individual em uma Estatal Federal quanto ao atingimento dos objetivos institucionais traçados pela Administração. Metodologicamente, trata-se de um survey, com pesquisa documental. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva com testes não-paramétricos, e por meio de análise documental. Os principais resultados mostram que os objetivos da Gestão de Desempenho estão divididos em: apoiar a implementação de ações estratégicas, subsidiar o desenvolvimento de iniciativas de educação corporativa, fundamentar os processos de movimentação de pessoal, valorizar o mérito profissional, desenvolver mecanismos de interação entre gestores e servidores, estimular o desenvolvimento de capacidades de autogerenciamento. No entanto, perceberam-se fragilidades em todos os objetivos, ao longo da análise, evidenciando que os servidores públicos (gestores e não gestores) ainda tratam o desempenho numa lógica afastada da reflexão para autodesenvolvimento, mérito e avanços na carreira suportados pela lógica da evolução salarial.

O quinto artigo ESTRUTURA FISCAL DOS MUNICÍPIOS POTIGUARES: autonomia ou dependência? objetiva verificar se ocorreram mudanças no quadro fiscal dos municípios potiguares no tocante à autonomia orçamentária, desequilíbrio e nível de efetividade fiscal. Para tanto, foram coletadas informações dos municípios do

(3)

REVISTA INTERFACE

EDIÇÃO ESPECIAL – 10 ANOS DO PPGP – NOVEMBRO/2020 | ISSN 2237-7506

Rio Grande do Norte para os anos de 2012 e 2017 na página "Contas Anuais" do SICONFI. A análise dos dados fundamentou-se na aplicação do modelo de clusters, o qual agrupou os municípios em função de oito variáveis. Os resultados da pesquisa mostraram que o cenário fiscal observado em 2017 não difere daquele vigente em 2012. O desempenho arrecadatório demonstrado pelos municípios no último ano da análise, em termos relativos, foi semelhante ao do ano inicial. Identificou-se ainda pequenas mudanças na componente de gasto que não configuraram alterações do quadro de 2012. Devido às características do modelo metodológico adotado não foi possível conhecer os aspectos individuais de cada um dos municípios. A principal contribuição da pesquisa está na adoção de três indicadores que permitem aos governos subnacionais examinarem seus quadros fiscais e com base neles estabelecer ações voltadas ao aperfeiçoamento de seus desempenhos fiscais.

O sexto artigo ANÁLISE DA AÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DO MODELO DE CICLO DE VIDA DA PRAIA DOS ARTISTAS EM NATAL/RN, analisa quais os fatores que levaram ao declínio do turismo no micro-destino Praia dos Artistas, outrora principal zona turística da Cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, analisando a referida localidade no contexto da metodologia de Ciclo de Vida dos Destinos Turísticos. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade com os gestores municipal e estadual do turismo de Natal e do Rio Grande do Norte. O resultado da pesquisa indica que a falta de interesse da iniciativa privada em investir na referida área, causa última do não rejuvenescimento deste micro-destino, se dá menos em função da falta de atuação do poder público e da favelização e prostituição no local, do que as ruínas do antigo Hotel Reis Magos, o declínio da orla em função das marés e a falta de áreas edificantes para a instalação de novos empreendimentos turísticos.

O sétimo artigo A ASCENSÃO DO PROJETO NEOLIBERAL NO MUNDO: influências e impactos na educação tece algumas considerações sobre a instauração do projeto neoliberal no mundo e a conquista de sua hegemonia, citando os impactos e consequências desse projeto nas áreas econômicas e sociais. Busca-se apreBusca-sentar as influências neoliberais nas políticas públicas, na flexibilização do trabalho e na adoção de novas formas de produção e acumulação de capital. Também é enfatizado o impacto neoliberal na educação, com a intensa mercantilização dos serviços educacionais e a proposição de reformas e mudanças nos processos educativos que visam atribuir uma direção capitalista e essencialmente econômica à educação. O texto explicita ainda como o avanço neoliberal e neoconservador vai deteriorando o caráter historicamente crítico e reflexivo da educação e suprimindo as possibilidades de uma formação sociopolítica voltada à emancipação humana.

O oitavo artigo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL DO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO

(4)

REVISTA INTERFACE

EDIÇÃO ESPECIAL – 10 ANOS DO PPGP – NOVEMBRO/2020 | ISSN 2237-7506

GURGEL: produtos e perspectivas objetiva apresentar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) realizado do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em Natal-RN, apontar as mudanças ocorridas no CTQ após o PES e prospectar o planejamento futuro. O estudo concluiu que ao aplicar ideias inovativas de gestão, de forma flexível e inventiva, tornando visíveis as soluções e suas repercussões e analisar os múltiplos desafios para explicitar de forma compreensiva as lógicas de uma dinâmica quase sempre imprevisível em suas formas, seus participantes e seus efeitos no contexto institucional caminham no sentido da concretização dos objetivos do Planejamento.

O nono artigo O DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO LEGISLATIVA: a experiência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte objetiva propor um modelo de direcionamento estratégico a partir da percepção de atores sociais estratégicos visando o aprimoramento dos procedimentos legislativos para atender os anseios da sociedade com garantias de perenidade nas ações administrativas da Assembleia. Os resultados apresentam o direcionamento estratégico, a proposta de visão de futuro, missão e compromissos. Estes compromissos auxiliam a definição dos objetivos finalísticos e administrativos, bem como as linhas de atuação do legislativo. Também são destacadas as especificidades do poder legislativo e a necessidade de intensificar as ações de formação na ALRN. É possível concluir que o cerne do trabalho está em propor a sociedade como central em todas as etapas da definição do direcionamento estratégico. A visão de futuro possui os anseios da sociedade como pilar, um dos compromissos consiste na representação da sociedade e uma das linhas de atuação é a participação popular.

O décimo artigo A PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A GESTÃO PARA A INCLUSÃO: o caso do IFPB – Campus João Pessoa/PB, tem como tema central a inclusão de pessoas com deficiência, sendo seu objetivo compreender, à luz das dimensões da acessibilidade (arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica, programática e atitudinal) propostas por Sassaki (2009), como os alunos com deficiência do IFPB - Campus João Pessoa percebem as ações para a inclusão que têm sido promovidas pelo Instituto. A pesquisa se caracteriza como descritiva, do tipo estudo de caso, assumindo um caráter qualitativo. Fez uso do grupo focal enquanto instrumento de coleta de dados e a análise de conteúdo, de base categorial, enquanto técnica de análise. Os resultados encontrados revelam que todas as dimensões da acessibilidade surgiram no conteúdo das falas dos alunos com deficiência, porém sendo percebidas de forma mais desfavorável do que favorável. Com isso se conclui que alunos com deficiência do IFPB – Campus João Pessoa, percebem as ações para a inclusão feitas pelo Instituto como tendo muitas inconformidades, precisando, desse modo, de mudanças em quase todos os aspectos.

O penúltimo artigo A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ADMINISTRAÇÃO: contribuições da engenharia e dos engenheiros se insere no

(5)

REVISTA INTERFACE

EDIÇÃO ESPECIAL – 10 ANOS DO PPGP – NOVEMBRO/2020 | ISSN 2237-7506

debate sobre a construção do conhecimento científico em administração e tem como objetivo principal evidenciar a forma como um campo epistemológico específico, a Engenharia, contribuiu para a formação da ciência administrativa. Para tanto, o artigo propõe uma discussão epistemológica que revela que o campo da administração é permeado por embates em torno da definição sobre seus paradigmas, abordagens metodológicas e objetos de estudo. Em seguida, apresenta uma evolução histórica e contínua das principais contribuições advindas da Engenharia para a formação das ciências administrativas, revelando a preponderância de um constructo baseado na racionalidade econômica e eficiência das organizações. Por fim, conclui que as contribuições revelam uma perspectiva de evolução do conhecimento baseado na ciência normal e, portanto, na existência de um paradigma que é continuamente reforçado e aperfeiçoado, embora existam críticas a essa abordagem.

O último artigo ANÁLISE DA ATUAÇÃO DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO COMO INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, circunscreve-se às Ouvidorias das instituições federais de ensino, objetivando analisar a atuação das Ouvidorias públicas desses entes como instrumentos de participação social. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de abordagem quantitativa, tendo representatividade nacional com dados de 104 instituições, entre os anos de 2016 a 2018. Foram usados como fonte: (i) os sítios institucionais das autarquias federais de ensino e; (ii) o “Painel Resolveu?” disponibilizado pela CGU com resultados advindos do sistema “e-Ouv”. Quanto aos principais resultados tem-se que: a rede aderiu quase que na totalidade ao e-Ouv, sendo exceções apenas as instituições recém-criadas. As instituições mais demandadas estão no Sudeste. A celeridade de respostas das Ouvidorias é menor quando a demanda é do tipo denúncia. Conclui-se que as Ouvidorias das autarquias federais de ensino apresentam um desempenho solidificado, especialmente após a implantação do e-Ouv, embora precisem aperfeiçoar seus sistemas de controle de demandas e respostas.

Parabéns ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública pelo seu décimo aniversário e agradecimentos a todos os autores que, com suas contribuições, trouxeram ao público novos conhecimentos sobre a gestão e suas múltiplas interfaces.

Maria Arlete Duarte de Araújo Editora-Chefe

Referências

Documentos relacionados

Trazemos ainda as clássicas cinco fontes do conhecimento de Deus, de- senvolvidas por João Wesley e os metodistas no século XVIII e finaliza- mos com capítulos sobre como o

utilização das novas tecnologias, em especial através dos sistemas de informação e o uso do computador nos serviços bibliotecários, têm causado impactos, exigindo mudanças de

Isso pode tornar sua vida um pouco complicada se você deseja ligar um alimentador de eventos a um widget usando simultaneamente event binding e command binding.. Por exemplo,

Para Mestrado: Carta de agradecimento oficial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (será enviada por e-mail ao aluno pela secretaria do Programa), Dissertação em capa dura e/ou CD

Neste trabalho, aborda-se a participação de cientistas, de pescadores e de outros segmentos sociais locais bem como de seus saberes no processo de criação da Área de

2 - Distribuição das freqüências absolutas e relativas do local do primeiro sintoma vs Classificação das D.N.M.... 3 - Distribuição das freqüências absolutas e

O presente artigo buscou analisar, a partir da perspectiva interseccional e descolonial, como a estética e cultura negra são representadas nos corpos das mulheres negras

A solicitação para emissão da Nota Fiscal será encaminhada pelo CONTRATANTE até o dia 10 do mês subsequente à prestação dos serviços. 7 - DOS