• Nenhum resultado encontrado

Eletroquímica: pilha de Daniell, ânodo de sacrifício e cálculo da DDP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eletroquímica: pilha de Daniell, ânodo de sacrifício e cálculo da DDP"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Eletroquímica: pilha de Daniell, ânodo de sacrifício e cálculo da DDP

Objetivos

Você irá aprender o que se estuda na eletroquímica. Iremos ver um pouco da história da pilha de Daniell e como as reações de oxirreduções são usadas com o objetivo de obtermos energia elétrica. Além disso, vamos aprender a calcular o valor da diferença de potencial gerada por esses equipamentos.

Se liga

Para que você possa entender a eletroquímica, é muito importante que saber os conceitos que fazem parte do assunto de reações de oxirredução. Se tem alguma dúvida sobre esse assunto, clique aqui para assistir a uma aulinha e tirar suas dúvidas (caso não seja direcionado, pesquise por "Reações de Oxirredução" na biblioteca).

Curiosidade

Esse conteúdo está presente no seu dia a dia. A bateria que está no seu celular é um exemplo disso. Quando você está usando o celular, ocorre uma reação espontânea que gera essa corrente elétrica, fazendo o aparelho funcionar.

Teoria

A eletroquímica é a parte da química que estuda a produção de energia elétrica a partir de reações que ocorrem com transferência de elétrons: as reações de oxirredução, que já conhecemos. Na eletroquímica estudaremos dois processos: as pilhas e a eletrólise.

Pilha

O primeiro processo eletroquímico – o que estudaremos neste material – é a pilha (esse processo ocorre tanto nas conhecidas pilhas como nas baterias). Ela se caracteriza pela formação de corrente elétrica a partir de uma reação espontânea de oxirredução. Nesta reação, uma das espécies químicas utilizadas sofre redução – isto é, recebe elétrons – e a outra sofre oxidação – isto é, perde elétrons. O que se faz é forçar esses elétrons transferidos a transitarem por um fio, um circuito externo.

Cada espécie possui um potencial de oxidação (Eoxi), que é a sua tendência em perder elétrons (oxidar) e um potencial de redução (Ered), que é a sua tendência em ganhar elétrons (reduzir).

ATENÇÃO!!!

Esses valores de potencial são dados experimentais; sendo assim, eles serão fornecidos para você!

O potencial de oxidação de uma espécie tem sempre o mesmo módulo (valor) do seu potencial de redução, mas com sinal oposto. Sendo assim, se o Eoxi de X é n, seu Ered é –n.

(2)

A espécie que possuir maior potencial de redução (ou seja, menor potencial de oxidação) será a que sofrerá redução. A que possuir menor potencial de redução (ou seja, maior potencial de oxidação) será a que sofrerá oxidação.

O que força os elétrons a transitarem da espécie redutora (ou seja, a que faz a outra reduzir, portanto a que é oxidada) para a espécie oxidante (ou seja, a que faz a outra oxidar, portanto a que é reduzida) é a diferença entre o potencial que a primeira tem de oxidar (Eoxi) e o potencial que a última tem de reduzir (Ered). Chamamos essa diferença de diferença de potencial (DDP ou ΔE) ou força eletromotriz (fem), visto que força a movimentação dos elétrons. Sua unidade é Volt (V). Se liga só nas duas maneiras como podemos calculá-la:

I. ∆𝐄𝟎= 𝐄𝐫𝐞𝐝𝟎 + 𝐄𝐨𝐱𝐢𝟎 ou

II. ∆𝐄𝟎= (𝐄𝐫𝐞𝐝 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫𝟎 ) + (𝐄𝐫𝐞𝐝 𝐦𝐞𝐧𝐨𝐫𝟎 )

Sendo:

Ered0 = potencial de redução de quem se reduz;

Eoxi0 = potencial de oxidação de quem se oxida;

Ered maior0 = maior potencial de redução dentre as espécies envolvidas;

Ered menor0 = menor potencial de redução dentre as espécies envolvidas.

Como a reação redox, na pilha, ocorre de maneira espontânea, a DDP ou ∆𝐄𝟎 sempre terá valor positivo.

Pilha de Daniell

A pilha mais importante para o estudo da eletroquímica é a pilha de Daniell, composta por:

• Duas placas metálicas, uma de cobre (Cu) e uma de zinco (Zn), as quais chamamos de eletrodos;

• Um recipiente com solução de Cu(NO3)2, contendo a placa de cobre;

• Um recipiente com solução de Zn(NO3)2, contendo a placa de zinco;

• Um fio condutor unindo externamente os eletrodos, no qual um voltímetro é conectado;

• Uma ponte salina – conexão entre os dois recipientes – contendo uma solução saturada de KCl.

(3)

Disponível em: http://www.aulasdequimica.com.br/infografico-pilha-de-daniell/

O que ocorre:

Analisamos os potenciais de cada espécie para sabermos quem oxida e quem reduz:

Reações de redução Potenciais de redução Zn(aq)2+ + 2 e→ Zn(s)0 Ered0 = −0,76 V Cu(aq)2+ + 2 e→ Cu(s)0 Ered0 = +0,34 V

Como o cobre possui maior potencial de redução, é ele quem reduz. O zinco, portanto, oxida, motivo pelo qual devemos inverter sua reação, na forma como está representada acima. Se invertemos o E0 também, ele deixa de ser de redução e passa a ser de oxidação; por isso, invertemos seu sinal:

Semirreação de oxidação: Zn(s)0 → Zn(aq)2+ + 2 e Eoxi0 = +0,76 V Semirreação de oxidação: Cu(aq)2+ + 2 e→ Cu(s)0 Ered0 = +0,34 V Reação global: Zn(s)0 + Cu(aq)2+ → Cu(s)0 + Zn(aq)2+ ∆𝐄𝟎= +0,76 + 0,34 = 𝟏, 𝟏𝟎 𝐕

ATENÇÃO!!!

Nunca se multiplica o valor de E0 de uma espécie, ainda que multipliquemos sua semirreação por algum fator a fim de balancear a reação global.

Perceba que cada átomo de zinco transfere dois elétrons para um átomo de cobre, através do fio externo que conecta esses eletrodos. Como uma placa metálica contém muitos átomos, o fluxo de elétrons pelo fio é considerável e, portanto, capaz de fazer funcionar um aparelho eletrônico. A forma oxidada (iônica) de cada um desses metais é a que fica dissolvida nas soluções. Já a forma reduzida (neutra) é a que compõe a placa metálica sólida.

(4)

Sendo assim, uma vez que o zinco está passando da sua forma reduzida para a sua forma oxidada, a placa de zinco está sofrendo corrosão; isto é, está perdendo átomos/matéria sólida para a solução de Zn(NO3)2 – a qual, por isso, fica mais concentrada com o tempo. O cobre, em contrapartida, está passando da sua forma oxidada para a sua forma reduzida; ou seja, a placa de cobre está ganhando átomos da solução de Cu(NO3)2

– a qual, por isso, fica mais diluída com o tempo. Como os elétrons são negativos, eles migram para o polo positivo; que, no caso apresentado aqui, é o eletrodo de cobre. Logo é fácil entender que o eletrodo de zinco será o polo negativo, de onde os elétrons partem. Então o eletrodo no qual ocorre oxidação é o ânodo (polo negativo) e o eletrodo no qual ocorre redução é o cátodo (polo positivo).

As soluções, tanto de Cu(NO3)2 como de Zn(NO3)2, no início do processo, possuem iguais quantidades de ânions e cátions (já que só possuem os sais dissolvidos). Durante o processo, no entanto, ambas as soluções tendem a perder sua neutralidade, já que a solução de Cu2+ vai perdendo cátions para a placa metálica, o que faz com que a concentração de ânions (carga negativa) supere a de cátions (carga positiva); e a solução de Zn2+ vai ganhando cátions da placa metálica, o que faz com que a concentração de cátions (carga positiva) supere a de ânions (carga negativa). A ponte salina serve para compensar esses desequilíbrios de carga, enviando ânions para a solução de Zn2+ e cátions para a de Cu2+.

A todo o sistema da pilha, os químicos deram o nome de cela ou célula eletrolítica. John Freferick Daniell, particularmente, chamou cada lado da célula (um contendo placa de cobre com solução de sal de cobre e outro contendo placa de zinco com solução de sal de zinco) de semicélula.

A IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) estabelece um padrão para representarmos uma pilha. Vamos vê-lo com o exemplo da pilha de Daniell:

Macete:

(5)

Corrosão de metais

É evidente que os processos de oxidação de certas espécies, nas reações de oxirredução que estudamos, são muito importantes para nós. Mas, como quase tudo na vida tem seu lado negativo, alguns desses processos nos prejudicam no dia a dia. Ninguém deseja que seus talheres de ferro sofram corrosão, por exemplo. No entanto é muito comum vermos a formação de ferrugem neles, devido à reação do ferro com a umidade do ar. Vamos entender como isso funciona?

No sistema ferro + ar úmido, ocorrem as seguintes semirreações:

Oxidação do ferro 2 Fe0→ 2 Fe2++ 4 e Redução do oxigênio O2+ 2 H2O + 4 e→ 4 OH Global 2 Fe + O2+ 2 H2O → 2 Fe(OH)2

O hidróxido de ferro II é oxidado novamente pelo ar, formando a ferrugem da seguinte forma:

4 Fe(OH)2+ O2+ 2 H2O → 4 Fe(OH)⏟ 3

Ferrugem

Proteção dos metais contra a oxidação

Existem algumas formas de proteger um metal contra a corrosão. Vamos ver algumas:

Revestimento: consiste em revestir a superfície metálica com tinta, óleos, graxa, dentre outros produtos isolantes, que evitem o contato do metal com o ar atmosférico (que contém oxigênio, altamente oxidante), com a umidade e outros agentes oxidantes;

Galvanização: é um tipo de revestimento, mas mais específico. Consiste em revestir a superfície metálica com um outro metal que, ao sofrer oxidação, não perca massa, mas forme produtos (óxidos) que continuem a isolar o metal protegido do ambiente externo. Muitos materiais de ferro, como pregos, por exemplo, são recobertos com zinco. Já o estanho é muito utilizado para revestir latas de ferro, ao que se nomeou “folhas de flandres”;

Metais de sacrifício: consiste em colocar em contato com o metal que se deseja proteger um outro metal, com maior potencial de oxidação. Esse metal, por ser menos redutor, sempre oxida no lugar do outro, não permitindo que seja corroído – ou seja, “sacrifica-se” pelo metal protegido. Em muitos cascos de navios, feitos de ferro, coloca-se magnésio, mais redutor que o ferro, que é oxidado, evitando a corrosão deste último.

Metal de sacrifício prateado em um navio.

(6)

Exercícios de fixação

1.

Segundo o que estudamos em pilha, assinale a alternativa correta.

a) Redução no ânodo.

b) Movimentação de elétrons no interior da solução eletrolítica.

c) Passagem de elétrons, no circuito externo, do cátodo para o ânodo.

d) Reação de neutralização.

e) Uma reação de oxirredução.

2.

A pilha de Daniel pode ser representada da seguinte forma: Zn0|Zn2+||Cu2+|Cu0.

A partir dessa representação, diga quem é o cátodo e o ânodo e escreva as semirreações que ocorrem em cada um deles.

3.

A equação seguinte indica a reação que ocorre em uma pilha:

Zn(s)0 + Cu(aq)2+ → Cu(s)0 + Zn(aq)2+

Sabendo que o potencial de redução para o Zn2+ e Cu2+ são, respectivamente, –0,76 V e +0,34 V, podemos afirmar que a DDP vale:

a) –0,42 V;

b) +0,42 V;

c) –1,10 V;

d) +1,10 V.

4.

Das pilhas eletroquímicas, obtém-se _____________ devido à reação de ________________. No cátodo (polo positivo), ocorre a _____________; e, no ânodo (polo negativo), ocorre a _______________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) corrente elétrica / oxidorredução / oxidação / redução b) corrente elétrica / oxidorredução / redução / oxidação c) energia química / redução / oxidação / oxidação d) energia química / oxidação / redução / redução

5.

Na cela eletroquímica representada pela equação: Ni0+ 2 Ag+→ Ni2++ 2 Ag0, é correto afirmar que:

a) os elétrons fluem, pelo circuito externo, da prata para o níquel;

b) o cátodo é o eletrodo de níquel;

c) o eletrodo de prata sofre desgaste;

d) a prata sofre redução.

(7)

Exercícios de vestibulares

1.

De acordo com os conceitos de eletroquímica, é correto afirmar que

a) a ponte salina é a responsável pela condução de elétrons durante o funcionamento de uma pilha.

b) na pilha representada por Zn(s)|Zn(aq)2+ ||Cu(aq)2+ |Cu(s), o metal zinco representa o cátodo da pilha.

c) o resultado positivo da DDP de uma pilha, por exemplo, +1,10 V, indica a sua não espontaneidade, pois essa pilha está absorvendo energia do meio.

d) na pilha, o ânodo é o polo negativo, onde ocorre o processo de oxidação.

e) na pilha, o ânodo é o polo positivo, onde ocorre o processo de redução.

2.

(Enem, 2018) Em 1938, o arqueólogo alemão Wilhelm König, diretor do Museu Nacional do Iraque, encontrou um objeto estranho na coleção da instituição, que poderia ter sido usado como uma pilha, similar às utilizadas em nossos dias. A suposta pilha, datada de cerca de 200 a.C., é constituída de um pequeno vaso de barro (argila), no qual foram instalados um tubo de cobre, uma barra de ferro (aparentemente corroída por ácido) e uma tampa de betume (asfalto), conforme ilustrado. Considere os potenciais-padrão de redução: Ered0 (Fe2+|Fe) = −0,44 V; Ered0 (H+|H2) = 0,00 V; Ered0 (Cu2+|Cu) = +0,34 V.

Nessa suposta pilha, qual dos componentes atuaria como cátodo?

a) A tampa de betume.

b) O vestígio de ácido.

c) A barra de ferro.

d) O tubo de cobre.

e) O vaso de barro.

(8)

3.

(UFRGS) Pessoas que apresentam dentes com restaurações metálicas podem sentir um pequeno choque ao colocarem pedaços de metal na boca, como, por exemplo, o papel alumínio de um chocolate.

O alumínio, com o meio ácido da boca, provoca a transferência de elétrons para o metal da restauração, causando esse choque. Com base no fenômeno descrito, pode-se afirmar que o alumínio

a) sofre redução, funcionando com cátodo.

b) provoca a oxidação do metal da restauração.

c) é o agente oxidante, pois sofre redução.

d) é o agente redutor, pois sofre redução.

e) sofre oxidação, funcionando como ânodo

4.

(Enem, 2019) Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando a produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria de zinco-ar está apresentado na figura.

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é a) H2(g).

b) O2(g). c) H2O(l). d) OH(aq) . e) Zn(OH)(aq)2− .

(9)

5.

(UEG) Uma pilha de Daniell é um dispositivo capaz de transformar energia química em energia elétrica, e como exemplo tem-se uma formada por eletrodos de ferro (Fe3+ + 3 e → Fe(s), Eredução0 = –0,036 V) e estanho (Sn2+ + 2 e → Sn(s), Eredução0 = –0,136 V). Nesse caso, constata-se que

a) no recipiente contendo o eletrodo de estanho, diminuirá a concentração de íons em solução.

b) a direção do fluxo de elétrons ocorrerá do eletrodo de ferro para o de estanho.

c) no eletrodo de ferro, haverá uma diminuição da sua massa.

d) o eletrodo de estanho sofrerá um processo de redução.

e) haverá uma corrosão do eletrodo de estanho.

6.

(Enem, 2019) Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada.

Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de redução (E0) da água e de outras espécies em meio básico, expresso no quadro.

Semirreação de redução E0 (V) 2 H2O + 2 e→ H2+ 2 OH −0,83 Co(OH)2+ 2 e→ Co + 2 OH −0,73 Cu(OH)2+ 2 e→ Cu + 2 OH −0,22 PbO + H2O + 2 e→ Pb + 2 OH −0,58 Aℓ(OH)4+ 3 e→ Aℓ+ 4 OH −2,33 Fe(OH)2+ 2 e→ Fe + 2 OH −0,88

Qual é a outra espécie que está presente na composição da mistura sólida comercial para aumentar sua eficiência?

a) Aℓ.

b) Co.

c) Cu(OH)2. d) Fe(OH)2. e) Pb.

(10)

7.

(Enem) Algumas moedas utilizam cobre metálico em sua composição. Esse metal, ao ser exposto ao ar úmido, na presença de CO2, sofre oxidação formando o zinabre, um carbonato básico de fórmula Cu2(OH)2CO3, que é tóxico ao homem e, portanto, caracteriza-se como um poluente do meio ambiente.

Com o objetivo de reduzir a contaminação com o zinabre, diminuir o custo de fabricação e aumentar a durabilidade das moedas, é comum utilizar ligas resultantes da associação do cobre com outro elemento metálico. A propriedade que o metal associado ao cobre deve apresentar para impedir a formação de zinabre nas moedas é, em relação ao cobre,

a) maior caráter ácido.

b) maior número de oxidação.

c) menor potencial de redução.

d) menor capacidade de reação.

e) menor número de elétrons na camada de valência.

8.

(EsPCEx) Células galvânicas (pilhas) são dispositivos nos quais reações espontâneas de oxidorredução geram uma corrente elétrica. São dispostas pela combinação de espécies químicas com potenciais de redução diferentes. Existem milhares de células galvânicas possíveis. Considere as semirreações abaixo e seus respectivos potenciais de redução nas condições padrão (25 °C e 1 atm).

Aℓ(aq)3+ + 3 e→ Aℓ(s)         ∆Ered0 = −1,66 V Au(aq)3+ + 3 e→ Au(s)         ∆Ered0 = +1,50 V Cu(aq)2+ + 2 e→ Cu(s)         ∆Ered0 = +0,34 V

Baseado nas possibilidades de combinações de células galvânicas e suas representações esquemáticas recomendadas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), são feitas as seguintes afirmativas:

a) diferença de potencial (DDP) da pilha formada pelas espécies químicas alumínio e cobre e representada esquematicamente por Al(s)|Al(aq)3+ ||Cu(aq)2+ |Cu(s) é de +1,52 V (nas condições-padrão);

b) na pilha formada pelas espécies químicas cobre e ouro e representada esquematicamente por Cu(s)|Cu(aq)2+ ||Au(aq)3+ |Au(s), a reação global corretamente balanceada é 3 Cu(s)+ 2 Au(aq)3+ → 3 Cu(aq)2+ + 2 Au(s);

c) na pilha formada pelas espécies químicas cobre e ouro e representada esquematicamente por Cu(s)|Cu(aq)2+ ||Au(aq)3+ |Au(s), o agente oxidante é o Cu(s);

d) a representação IUPAC correta de uma pilha de alumínio e ouro (Al − Au) é Au(s)|Au(aq)3+ ||Al(aq)3+ |Al(s); e) A pilha com maior DDP será a formada entre o cobre e o ouro.

(11)

9.

Considere que a reação abaixo ocorra em uma pilha.

2 Fe++++ Cu → Cu+++ 2 Fe++

Assinale a alternativa que indica o valor correto do potencial padrão dessa pilha.

Dados:

Fe++→ Fe++++ e, E0= −0,77 V;

Cu+++ 2e→ Cu, E0= +0,34 V.

a) +1,20 V.

b) –0,43 V.

c) +1,88 V.

d) –1,20 V.

e) +0,43 V.

10.

(UPE) Um fio de cobre foi retorcido em formato de uma “árvore de Natal” e colocado dentro de um béquer. Em seguida, transferiu-se um volume de uma solução salina para a vidraria, o suficiente para cobrir o objeto metálico. Após determinado período, a solução ficou azulada, e pequenos cristais cobriram toda a superfície da árvore de Natal.

Dados:

Na++ 1 e → Na0 Ered0 = −2,71 V Mg+++ 2 e → Mg0 Ered0 = −2,36 V Ag++ 1 e → Ag0 Ered0 = +0,80 V Cu+++ 2 e → Cu0 Ered0 = +0,34 V Ni+++ 2 e → Ni0 Ered0 = −0,25 V

Qual é o sal presente na solução adicionada ao béquer?

a) NaCℓ.

b) MgCℓ2. c) AgNO3. d) Cu(NO3)2. e) Ni(NO3)2.

(12)

Gabaritos

Exercícios de fixação 1. E

a) Incorreta. No ânodo, ocorre uma oxidação.

b) Incorreta. A movimentação de elétrons ocorre nos eletrodos.

c) Incorreta. A passagem de elétrons é do ânodo para o cátodo.

d) Incorreta. A reação que ocorre é de oxirredução e não de neutralização (esta é um tipo de reação que ocorre entre ácidos e bases).

e) Correta.

2. Zn0|Zn2+||Cu2+|Cu0 Ânodo → Zn0|Zn2+

Zn0 → Zn2+ + 2 e Cátodo → Cu2+|Cu0 Cu2+ + 2 e → Cu0 3. D

DDP = Potencial de redução maior – Potencial de redução menor DDP = + 0,34 – (– 0,76V)

DDP = + 1,10 V 4. B

Das pilhas eletroquímicas, obtém-se corrente elétrica devido à reação de oxidorredução. No cátodo (polo positivo), ocorre a redução; e, no ânodo (polo negativo), ocorre a oxidação.

5. D

a) Incorreta. Visto que o níquel perdeu elétrons e a prata ganhou elétrons, os elétrons fluem do níquel para a prata.

b) Incorreta. O cátodo é o eletrodo de prata.

c) Incorreta. Visto que os íons-prata recebem elétrons, são formados mais átomos de prata metálica que se depositam sobre o eletrodo de prata. Assim, o eletrodo de prata não sofre desgaste; pelo contrário, sua massa aumenta.

d) Correta. A prata ganhou elétrons, sofrendo redução.

(13)

Exercícios de vestibulares 1. D

a) Incorreta. A ponte salina é a responsável pela condução de íons durante o funcionamento de uma pilha.

b) Incorreta. Na pilha representada por Zn(s)|Zn(aq)2+ ||Cu(aq)2+ |Cu(s), o metal zinco representa o ânodo da pilha, pois sofre oxidação; ou seja, seu número de oxidação aumenta.

c) Incorreta. O resultado positivo da DDP de uma pilha, por exemplo, +1,10 V, indica a sua espontaneidade, pois neste processo a pilha está liberando energia para o meio.

d) Correta. Na pilha, o ânodo é o polo negativo, onde ocorre o processo de oxidação.

e) Incorreta. Na pilha, o ânodo é o polo negativo, onde ocorre o processo de oxidação.

2. D

O cátodo deve apresentar o maior potencial de redução.

Ered0 (Fe2+|Fe) = −0,44 V Ered0 (H+|H2) = 0,00 V Ered0 (Cu2+|Cu) = +0,34 V

} ⇒ {

Fe2++ 2 e→ Fe Ered= − 0,44 V 2 H++ 2 e→ H2 Ered= 0,00 V Cu2++ 2 e→ Cu Ered= +0,34 V

+0,34 V > 0,00 V > −0,44 V

Como a barra de ferro (menor potencial de redução) foi, aparentemente, corroída pelo ácido (H+), conclui- se que esta atuou como ânodo e que o tubo de cobre atuou como cátodo.

3. E

Segundo o texto: o alumínio, com meio ácido da boca, provoca a transferência de elétrons para o metal da restauração; sendo assim, constitui o ânodo – que sofre oxidação, a qual ocorre no polo negativo 4. E

De acordo com a figura fornecida no enunciado, os íons OH atravessam a membrana separadora e ocorrem reações paralelas.

2 Zn(s) Oxidação−Ânodo

→ 2 Zn(aq)2+ + 4 e O2(g)+ 2 H2O(ℓ)+ 4 e Redução−Cátodo

→ 4 OH(aq) 2 Zn(s)+ O2(g)+ 2 H2O(ℓ) →  2 Zn(OH)Global 2(aq) Reações paralelas:

Zn(s)+ 2 H2O(ℓ)→ Zn(OH)2(aq)+ H2(g) Zn(OH)2(aq)+ 2 OH(aq) → Zn(OH)4(aq)2−

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é Zn(OH)4(aq)2− .

(14)

5. E

a) Incorreta. No recipiente contendo o eletrodo de estanho, aumentará a concentração de íons em solução.

Fe3++ 3 e→ Fe(s) Eredução0 = −0,036 V (Maior potencial; mantém) Sn2++ 2 e→ Sn(s) Eredução0 = −0,136 V (Maior potencial; mantém) Então:

Fe3++ 3e→ FeRedução (s) (Cátodo)

Sn(s)Oxidação Sn⏟2+

Aumento da concentração

+ 2e (Ânodo)

b) Incorreta. A direção do fluxo de elétrons ocorrerá do eletrodo de estanho (que sofre oxidação) para o eletrodo de ferro (que sofre redução).

Sn(s)→ SnOxidação 2++ 2e (Ânodo) Fe3++ 3e→ FeRedução (s) (Cátodo)

c) Incorreta. No eletrodo de ferro, ocorrerá um aumento de massa.

Fe3++ 3e→ FeRedução (s)

Depósito

 (Cátodo)

d) Incorreta. O eletrodo de estanho sofrerá um processo de oxidação.

Fe3++ 3e⇄ Fe(s), Eredução0 = −0,036 V (Maior potencial; mantém) Sn2++ 2e⇄ Sn(s), Eredução0 = −0,136 V (Menor potencial; inverte)

Fe3++ 3e→ FeRedução (s) (Cátodo) Sn(s)→ SnOxidação 2++ 2e (Ânodo)

e) Correta. Haverá uma corrosão do eletrodo de estanho, pois este sofrerá oxidação.

Sn(s)→ SnOxidação 2++ 2e (Ânodo) 6. A

Para que ocorra a liberação de gás hidrogênio (H2), a água deve sofrer redução (recebimento de elétrons): 2 H2O(ℓ)+ 2 e→  HRedução 2(g)+ 2 OH(aq) .

A espécie presente na composição da mistura sólida comercial deve fornecer elétrons para a água; ou seja, deve apresentar o maior potencial de oxidação (perda de elétrons), e isto ocorre com o alumínio:

Aℓ(s)+ 4 OH(aq) → Aℓ(OH)Oxidação 4(aq) + 3 e; Eoxidação= +2,33 V.

7. C

O metal associado ao cobre deve apresentar menor potencial de redução ou maior potencial de oxidação do que ele; ou seja, este metal deve “perder” elétrons com maior facilidade do que o cobre.

(15)

8. B

a) Incorreta. A diferença de potencial (DDP) da pilha formada pelas espécies químicas alumínio e cobre e representada esquematicamente por Aℓ(s)|Aℓ(aq)3+ ||Cu(aq)2+ |Cu(s) é de +2,0 V (nas condições-padrão).

ΔE = Emaior− Emenor

ΔE = +0,34 − (−1,66) = 2,0V

b) Correta. Na pilha formada pelas espécies químicas cobre e ouro e representada esquematicamente por Cu(s)|Cu(aq)2+ ||Au(aq)3+ |Au(s), a reação global corretamente balanceada é:

Au(aq)3+ + 3 e→ Au(s)    ∆Ered0 = +1,50 V Cu(aq)2+ + 2 e→ Cu(s)    ∆Ered0 = +0,34 V +1,50 V > +0,34 V

2 Au(aq)3+ + 6 e→ 2 AuRedução (s) 3 Cu(s)→ 3 CuOxidação (aq)2+ + 6 e 2 Au(aq)3+ + 3 Cu(s)→ 2 AuGlobal (s)+ 3 Cu(aq)2+

c) Incorreto. Na pilha formada pelas espécies químicas cobre e ouro e representada esquematicamente por Cu(s)|Cu(aq)2+ ||Au(aq)3+ |Au(s), o agente redutor é o Cu(s).

3 Cu⏟(s)

Redutor

Oxidação

→ 3 Cu(aq)2+ + 6 e

d) Incorreta. A representação IUPAC correta de uma pilha de alumínio e ouro (Aℓ − Au) é Au(aq)3+ |Au(s)||Aℓ(s)|Aℓ(aq)3+ .

Aℓ(aq)3+ + 3 e→ Aℓ(s)    ∆Ered0 = −1,66 V Au(aq)3+ + 3 e→ Au(s)    ∆Ered0 = +1,50 V +1,50 V > −1,66 V

Aℓ(s) → AℓOxidação (aq)3+ + 3 e   

Au(aq)3+ + 3 e→ AuRedução (s)      Au(aq)3+ |Au(s)||Aℓ(s)|Aℓ(aq)3+

e) Incorreto. A pilha com maior DDP será a formada entre o alumínio e o ouro.

(16)

9. E

2 Fe++++ Cu→ CuGlobal +++ 2 Fe++

Fe++→ FeInverter ++++ e    E0= −0,77 V Cu+++ 2e→ Cu         EInverter 0= +0,34 V

2 Fe++++ 2 e→ 2 FeRedução ++    Eredução= +0,77 V Cu→ CuOxidação +++ 2 e    Eoxidação= −0,34 V 2 Fe++++ Cu→ CuGlobal +++ 2 Fe++

ΔE = Eredução+ Eoxidação ΔE = +0,77 V + (−0,34 V) ΔE = +0,43 V

10. C

Dentre os metais listados, o único capaz de oxidar o cobre será a prata, formando a pilha:

Cu0→ Cu+++ 2 e    E0= −0,34 V 2 Ag++ 2 e→ 2 Ag0        E0= +0,80 V Cu0+ 2 Ag+→ Cu+++ 2 Ag0 ΔE0= +0,46 V Na solução teremos:

Cu(s)+ 2 AgNO3(aq)→ Cu(NO3)2(aq)+ 2 Ag(s)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o entupimento de emissores enterrados sob a cultura da cana-de-açúcar após três anos de cultivo e sujeitos a condições de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

SPIN ARQUITETURA φ Tradutor LTL spin (exec)‏ Simulador Gerador verificador Verificador Xspin ou Jspin Contra-exemplo Programa C PROMELA Modelo M Deadlocks Propriedades

O efeito de Tresiba foi testado em doentes com diabetes mellitus tipo 1 (Quadro 3), em doentes nunca antes tratados com insulina (início da terapêutica com insulina na

Antes do término da aula o professor inicia uma conversa a respeito do painel (o que os alunos acharam interessante, curioso e etc...). 7) Planejamentos de mini-seminários com

II. A pressão dentro do xilema das folhas diminui III. Ocorre fluxo de água no sentido: caule  folhas IV. Ocorre o fluxo de água no sentido: raiz  caule. VI. A coesão entre

Este documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.tst.jus.br/validador sob código 1001119551096AB4DC... prestador em função da direta e exclusiva da manutenção e