• Nenhum resultado encontrado

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande alegria que retomamos o contato com você com o propósito de estudarmos a Palavra de Deus com profundidade e aplicá-la em nossas vidas. Somos gratos a Deus pelo privilégio de podermos conhecer mais a sua vontade e o seu querer para as nossas vidas. Por isso quero incentivá-lo a essa prática, pois o alvo desse programa é estudar toda a Bíblia aplicando-a em nossas vidas. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a você que nos escreveu compartilhando sobre o programa e sobre a sua vida pessoal e ministerial. Hoje, por exemplo, registramos o e-mail que Pr. Flávio LB nos enviou. Este irmão não colocou a cidade e o estado de onde escreveu, mas foram essas as suas palavras: "Desde muito pequeno sou ouvinte da RTM. Meu pai era ouvinte assíduo da Emissora. Ele acordava de madrugada e ligava o rádio. Ele não era crente, mas me falava das curiosidades que aprendia nos estudos que ouvia. Aprendi muita coisa com Ele. O que mais gostava era do Através da Bíblia, naquele tempo com o Pr. Davi Nunes. Seria bom se pudéssemos ter um arquivo para ouvir os estudos antigos. Um abraço fraternal". Querido amigo, muito obrigado por suas palavras. Quero cumprimentá-lo por sua sintonia e pelo belo testemunho que você deu sobre o valor do programa que já está no ar há quase cinqüenta anos. Reconhecemos a Bênção de Deus. Como você experimentou em sua própria vida o valor de estudar a Palavra de Deus, o nosso desejo é ver essa rede de amigos que amam estudar a Palavra de Deus aumentando diariamente. Para isso convido-o nesse momento a elevar nossas orações a Deus: "Pai de amor, obrigado por podermos abrir a Tua Palavra e ouvirmos a Tua voz.

Senhor que a prática de estudarmos a Bíblia possa atrair muitos amigos para desfrutar dessa comunhão contigo. Abençoa as nossas famílias dando-nos amor por tua Palavra.

Oriente-nos no estudo de hoje. Que haja edificação. Oramos em nome de Jesus, Amém!

Querido amigo hoje o nosso objetivo é estudarmos os capítulos 11 e 12 de 1Reis que

(2)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

mostram depois do apogeu de Israel sob o governo de Salomão o fracasso da vida do monarca bem como do reino culminando com a divisão do povo de Deus. Resultado do distanciamento de Deus, fruto do pecado da idolatria veremos no programa de hoje como Deus disciplinou duramente Israel por ter abandonado a aliança que tinha firmado com Davi.

No capítulo onze temos a seqüência dos acontecimentos que vínhamos estudando até agora. O texto sagrado não apresenta apenas a riqueza e a beleza do reino de Salomão.

Revela também a pobreza espiritual e moral de Salomão. Por isso mais uma vez destacamos a Bíblia como um livro único e verdadeiro. Os seus heróis são mostrados como realmente são: homens de Deus; pessoas abençoadas e ungidas, mas ao mesmo tempo, pessoas frágeis, débeis, falhas e pecadoras. É triste vermos que Salomão não seguiu as pegadas do seu pai Davi. Então, aqui no capítulo 11 nós encontramos o pecado da idolatria, que revelam as sete etapas na decadência, na queda de Salomão:

A 1ª etapa na queda de Salomão se vê na poligamia praticada, vs. 1-4. Querido amigo, como dissemos anteriormente Salomão tinha muita sabedoria política para governar mas, espiritualmente ele foi fraco e falhou. Daí o seu fracasso moral. Foi ele um poderoso político, mas um homem fraco. E Deus nunca aceitou esse tipo de comportamento nos seus servos.

O texto diz que Salomão amou e se uniu a mulheres estrangeiras que o Senhor tinha proibido para os israelitas. Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas e o resultado é que todas elas lhe perverteram o coração para a idolatria. Salomão não tinha o coração fiel ao Senhor como Davi o seu pai. É interessante notar que no primeiro período do seu reinado Salomão [amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai (3.3).], mas já no final do seu período como servo de Deus ele [amou muitas mulheres estrangeiras (1).]

Como é triste a vida daquele que não mantém o seu compromisso com Deus.

A 2ª etapa na queda de Salomão se vê no paganismo não combatido, vs. 5-8. Estas

(3)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

mulheres pagãs levaram Salomão à prática da idolatria. Ele já sendo velho, não tinha mais resistência para fazer frente aos perigos da idolatria implantada no seu reino pelas suas mulheres pagãs. Salomão foi desobediente a Palavra do Senhor. O casamento misto é proibido na Bíblia. O verdadeiro cristão não deve se prender a um jugo desigual, pois Deus condena isto claramente na sua Palavra. Astarote, Milcom, Quemos, Moloque foram os falsos deuses que Salomão adorou junto com suas mulheres pagãs. Se, como dizemos, o exemplo vem de cima, o povo vendo que o seu rei adorava aos ídolos pagãos, certamente seguia o exemplo do seu líder. Estar na liderança requer uma atenção especial, pois sempre estaremos sendo exemplo para aqueles que nos seguem.

A 3ª etapa na queda de Salomão é vista na punição divina, vs. 9-13.

No verso 9 vemos a ira de Deus contra Salomão, contra o seu pecado. Ele tinha se desviado do Senhor Deus de Israel, que já tinha lhe aparecido duas vezes. É como se ele jogasse fora, é como se ele riscasse da sua vida aquelas experiências tão especiais. A sentença divina foi muito direta [Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino, e o darei a teu servo.

Contudo não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei. Todavia não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi (11-13).] Estas palavras são significativas, porque vemos a mão de Deus pesando sobre o reino por causa dos pecados de Salomão. O desvio de um líder traz conseqüências gravíssimas aos seus comandados.

Mas, devemos notar que Deus se lembrou de Davi, um homem segundo o seu coração. Por amor a Davi tal castigo não viria nos dias de Salomão, mas nos dias do filho que herdaria o trono no lugar de Salomão. Creio que ninguém que tenha lido e estudado o começo tão brilhante de Salomão poderia imaginar que um dia ele fosse ouvir essa dura sentença. Os

(4)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

pecados de Salomão foram: a idolatria e a desobediência aos mandamentos de Deus, através de casamentos mistos. Mas, será que também você não tem edificado altares a alguns ídolos no seu coração? Em que lugar você coloca a sua família? O seu emprego? Os seus estudos? Os seus bens? A sua fama? A sua reputação? Se você coloca qualquer uma dessas coisas em 1º lugar, no lugar que só pertence a Deus você também está sendo idólatra. Se você não obedece os princípios claros da Palavra de Deus e tem se associado a pessoas que não pertencem à família de Deus você está cometendo o pecado da desobediência. E, assim como Deus fez com Salomão Ele pode também dizer as mesmas palavras para você. A vida dos seus familiares, da sua futura descendência pode sofrer as conseqüências da sua vida incorreta diante de Deus. Mas, graças a Deus por Jesus Cristo!

É... É por amor a Jesus Cristo que podemos receber ainda em nossas vidas as bênçãos de Deus. O amor que Deus tinha por Davi evitou que Salomão sofresse as conseqüências duras de ter a mão de Deus contra si mesmo.

A 4ª etapa da queda de Salomão se vê na predisposição contrária de Hadade, vs.14-22.

A Bíblia é clara em mostrar-nos através de várias passagens que Deus é soberano e Ele usa a quem quer para cumprir os seus propósitos. E aqui vemos mais um exemplo dos planos de Deus sendo cumpridos. Para disciplinar, para chamar a atenção de Salomão, para chamá-lo mais para perto de Si, Deus levantou Hadade, o edomita para hostilizar Salomão. Para se opor a Salomão. Esse homem que estava refugiado no Egito, depois de ter quase a totalidade dos seus conterrâneos edomitas sido aniquilados por Joabe tinha alcançado o favor de Faraó e tinha até se tornado cunhado do Faraó. Sabendo que Davi e Joabe tinham morrido achou-se seguro e partiu de volta às terras de Israel. Mesmo com a insistência do Faraó para que não partisse, ele retornou a Israel. Mesmo sem saber, ele estava cumprindo um propósito divino. Ele seria usado por Deus para disciplinar, para castigar Salomão,

(5)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

certamente na tentativa divina de fazê-lo retornar a sensatez, uma vez que seus olhos tinham sido cegados pelo engano de Satanás usando suas mulheres pagãs (veja 2Tm 2.25- 29). Esse é o nosso Deus: cheio de graça, misericórdia e perdão! Louvemos sempre a Ele!

A 5ª etapa da queda de Salomão se vê na perversidade de Rezom, vs. 23-25. Um outro adversário, Rezom, filho de Eliada, foi levantado por Deus para disciplinar a Salomão. Esse Rezom era mais cruel que Hadade. Ele agrupou homens maus em torno de si, e se fez chefe desse bando. Na intenção de vingar-se do morticínio feito por Davi (2Sm 8.3-6; 10.15-19) contra o seu povo, esse bando foi para Damasco, onde habitaram e onde constituíram Razom como rei. Razom, com esse reino constituído de maus elementos foi adversário de Israel por todos os dias de Salomão. Como vemos a mão de Deus pesava sobre Salomão, devido a sua idolatria. Deus é soberano e os Seus recursos para atingir os Seus objetivos são grandes. Deus lança mão desses recursos sempre que for necessário para fazer retornar para Si alguém a quem Ele ama. Que ao invés de nos desviarmos como Salomão, possamos desfrutar sempre desse tão grande e maravilhoso amor.

A 6ª etapa na queda de Salomão se vê na predição contra Salomão, vs. 26-40. É interessante notarmos nesses versos que o próprio Salomão viu que Jeroboão, o efraimita, que se tornou também uma ameaça ao seu reino, era um homem valente e capaz, moço laborioso, e assim o colocou sobre todo o trabalho forçado que estava sendo realizado em Jerusalém. Provavelmente Salomão temia a capacidade de Jeroboão, e a hostilidade das tribos do norte, de Efraim e Manassés (28) que tinham sido convocadas para essas obras pesadas (5.13-16 e 12.4) e por isso o manteve ocupado. O texto nos relata também o encontro que Jeroboão teve com o profeta Aias. Nesse encontro Jeroboão deveria pegar dez pedaços da capa nova do profeta, simbolicamente representando as dez tribos que ficariam sob a sua liderança, como disciplina do Senhor contra Salomão que ficaria apenas com duas

(6)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

tribos israelitas (Judá e provavelmente Simeão, que estava contida no território de Judá).

Nessa profecia, conforme o verso 36 Deus se comprometia a dar ao filho de Salomão a pequena porção restante do reino para que Davi tivesse sempre uma lâmpada diante do Senhor em Jerusalém (e nós sabemos quem é a lâmpada que é a verdadeira luz é Jesus Cristo). Nessa profecia também ficou estabelecido que Jeroboão reinaria sobre Israel, isto é, sobre as 10 tribos do norte, conforme o verso 38 com a responsabilidade de: 1)ouvir tudo quanto Deus o ordenasse; 2)andar nos seus caminhos; e, 3)guardar os estatutos e mandamentos do Senhor, como Davi tinha feito. E como conseqüência da obediência Deus se comprometia a ser com Jeroboão, a lhe edificar uma descendência estável e lhe dar Israel. A descendência de Davi não seria afligida ou humilhada para sempre e, de fato, isso foi confirmado conforme as profecias messiânicas em Ez 37.15-28; Os 3.5; Am 9.11. E o parágrafo termina com o verso 40 dando conta que Salomão tentou matar a Jeroboão, provavelmente porque ele se precipitou e quis tomar a sua parte do reino antes da morte de Salomão. Jeroboão fugiu para o Egito e lá permaneceu até que Salomão morresse. Pelo menos três lições podemos aprender desse texto: 1) Deus não deixa impune o nosso pecado de desobediência e nos disciplina de modo amoroso, porém severo. 2) Deus é fiel em manter a sua aliança com aqueles que lhe são fiéis. 3) Ao invés da precipitação a prudência e a dependência do Senhor são as ações esperadas por quem espera no Senhor!

A 7ª etapa da queda de Salomão se vê na partida definitiva de Salomão, vs. 41-42. Essa é a nota que resume toda uma vida. Todos nós morreremos. Porém, precisamos atentar para como será esse nosso encontro com Deus. Foi de quarenta anos o tempo que Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel, porém sabemos que o seu final não foi agradável diante do Senhor. Tombou assim o rei Salomão, que usufrui da grandeza material, e da glória humana, que passam rapidamente. Mas, infelizmente ele não andou pelos caminhos

(7)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

de Davi seu pai. O fim de sua vida foi um contraste com o seu começo. O pecado apaga a glória do homem e por mais brilhante que a pessoa tenha sido no passado, morre sem brilho, e sem luz. É verdade que muitas palavras em seus outros escritos revelaram o arrependimento de Salomão por aquilo que ele fez, porém ele não se tornou um bom exemplo para nós.

A conseqüência da vida frágil, débil e pecaminosa de Salomão se vê no capítulo doze, pois nesse capítulo encontramos o registro da divisão do reino. Embora saibamos que assim decretara o Senhor soberano, vamos encontrar nesse capítulo os fatores humanos que contribuíram para a divisão do reino.

O 1º fator que contribuiu para a divisão do reino foi o pedido menosprezado, vs. 1-5.

Para a construção do templo, dos palácios e de toda a infra-estrutura da cidade os impostos e as taxas foram pesadas para o povo. Com a morte de Salomão e Roboão assumindo o trono os israelitas vieram ao novo rei com um pedido muito justo. Desejavam que a carga de trabalho e as taxas fossem diminuídas para que assim servissem com boa vontade o novo rei. Roboão que não tinha a sabedoria do seu pai, ao invés de ser solicito, amável e atencioso, tratou o pedido com desprezo. Depois de 3 dias ele daria a sua resposta ao pedido. Quando estamos em posição elevada é que devemos demonstrar a nossa misericórdia, a nossa compaixão, a nossa atenção para com os necessitados.

O 2º fator que contribuiu para a divisão do reino foi a prudência descartada, vs. 6-11. O rei se aconselhou com os homens idosos que serviram Salomão. Eles aconselharam a Roboão que atendesse o pedido feito, atendendo-os e servindo-os e atendendo.

Aconselharam a falar-lhes boas palavras, e assim eles se tornariam seus servos para sempre. Roboão, porém, desprezou este conselho e se aconselhou com os mais jovens, que haviam crescido com ele e o serviam. E eles o aconselharam a ser mais duro com o povo.

(8)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

As palavras do versos 10-11 são significativas, pois representam um dos piores conselhos que se deu na história bíblica: [Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei;

meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.] Roboão não herdou nada da sabedoria política do pai, pelo que estamos vendo aqui. E obteve como resultado a indisposição das 10 tribos em ser submissas ao seu governo. Este é um ponto muito sério para o qual os jovens devem atentar. Muitas vezes no ímpeto de conseguir tudo mais rapidamente os jovens se precipitam e acabam por perder grandes possibilidades.

O 3º fator que contribuiu para a divisão do reino foi a petulância de Roboão, vs. 12-15 Ele aceitou o conselho dos jovens e foi um desastre. Aqueles jovens amigos de Roboão eram muitos imaturos e soberbos. Mas, graças a Deus nem todo jovem é assim. Porém é possível se perceber como Deus usou a própria imaturidade, dureza e loucura de Roboão para aplicar-lhe o castigo devido e tirar-lhe das mãos a maior parte do reino de Israel, conseqüência ainda do pecado de idolatria e desobediência de Salomão. Com essa decisão dura e radical o caminho estava aberto para que Jeroboão assumisse o comando das tribos do norte.

O 4º fator que contribuiu para a divisão do reino foi a punição divina, vs. 16-20. O que vemos logo em seguida nesses versos é o desenrolar normal dos fatos. O povo das tribos do norte percebeu que não teriam o favor de Roboão, portanto voltaram para as suas tendas, para as suas moradias. Os que pertenciam as tribos do norte, mas moravam no território de Judá ficaram no sul e continuaram a desenvolver suas vidas ali mesmo no sul. Enquanto isso, as tribos do norte ungiram como seu rei Jeroboão, porém antes mataram Adorão, ou Adonirão um enviado de Roboão responsável pelos trabalhos forçados que queria apaziguar e amenizar o descontentamento. Ao invés de sabedoria, como podemos constatar, Roboão

(9)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

foi completamente insensato em suas ações. O parágrafo termina dando conta que [ninguém seguiu a casa de Davi, senão somente a tribo de Judá (20).] Quanta insensatez demonstrou Roboão!

O 5º fator que contribuiu para a divisão do reino foi o desejo de uma guerra civil, porém reprimida vs. 21-24. Em mais uma atitude completamente insana Roboão convocou um grande exército de 180.000 soldados para lutar contra o reino do Norte, para ter direito sobre todo o reino de Israel. Sem pensar nas conseqüências ele estava estimulando uma guerra civil de irmãos contra irmãos. Como necessitamos depender de Deus e ouvir a sua voz! E foi exatamente isso que aconteceu. Semaías, um homem de Deus trouxe a mensagem de proibição daquela guerra absurda que seria travada. E, graças a Deus Judá ouviu e não lutou, voltou para as suas tendas. Precisamos sempre ouvir a voz de Deus!

O 6º fator que contribuiu para a divisão do reino foi o pecado da idolatria de Jeroboão, vs. 25-31. Aqui temos mais um conselho absurdo. Com temor que o povo do Norte fosse pelo menos anualmente a Jerusalém para adorar a Deus no Templo e, temendo que eles voltassem para o domínio de Roboão e matassem a ele mesmo, Jeroboão, ele se aconselhou e fez para Israel, para o reino do Norte dois bezerros de ouro dizendo [Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! (28).] Colocou-os em Betel e Dã para serem adorados e o povo os adorou. Era o pecado da idolatria sendo incentivado pelo rei e, assim todos pecaram totalmente. Jeroboão estabeleceu centros de adoração idólatra nesses locais e esse sempre foi o principal motivo pelo qual o seu nome era citado como aquele que iniciou Israel nessa vida longe de Deus.

Com essa prática idolatra o povo de Israel, séculos mais tarde, pagou muito caro. Por que?

Porque Deus não tolera a idolatria no meio do seu povo, dos seus filhos.

O 7º fator que contribuiu para a divisão do reino foi a pratica da substituição

(10)

Produtor: Itamir Neves de Souza Locutor: Itamir Neves de Souza

mentirosa, vs. 32-33. Além de fazer os bezerros de ouro, Jeroboão fez ainda mais mal diante dos olhos do Senhor. Fez santuários nos altos; constituiu novo sacerdócio de pessoas que não pertenciam à tribo de Levi; fez uma festa no oitavo mês, provavelmente imitando a festa dos Tabernáculos; sacrificou no altar e queimava incenso. Jeroboão que tinha recebido de graça a oportunidade de reinar sobre Israel e tinha recebido o comissionamento para dirigir o povo de Israel (11.37-39), deliberadamente decidiu, conforme a sua sabedoria humana separar por completo a adoração que deveriam fazer a Yahweh. Mudou tudo, substituiu tudo e assim quebrou a aliança que Deus propusera a ele mesmo. Ah! como as vezes ficamos cegos pelo nosso próprio “eu” e assim não enxergamos o que Deus tem para nós! Que o Senhor nos abençoe a sempre obedecê-Lo! 3306

Referências

Documentos relacionados

Dizer que estava ali por ordem de Senaqueribe, rei da Assíria é uma coisa, mas dizer que estava ali cumprindo uma missa~o do próprio Deus de Israel, era

Ou cremos em Deus e o aceitamos como Criador e buscamos nele a verdadeira sabedoria, ou, não cremos em Deus e temos que por nós mesmos, tentando, sem grandes resultados,

bênçãos divinas para o nosso projeto e para o estudo de hoje: Senhor Deus obrigado porque nos ouves. Te pedimos Pai, conceda-nos a iluminação do Espírito Santo para

que tinha edificado no monte da casa do SENHOR, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade. 33:17 Contudo o povo ainda sacrificava nos altos, mas somente ao

Ainda que não possamos entender a providência de Deus, podemos crer que Deus responderá às orações porque ele prometeu que o faria, pois mesmo disse: Eis que a mão do Senhor

A 2ª demonstração do grande e incomparável amor de Deus se vê na aplicação da dura disciplina, vs. 6 A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os

o estudo atual do livro do profeta maior Isaías, podemos dizer que o que ocorreu na segunda guerra foi com certeza da permissão de Deus? Podemos dizer também que o acontecido, é o

Como falamos inicialmente este texto nos faz refletir e entender a maneira pela qual Deus quer que evidenciemos a nossa fé nessa área tão pratica que é o nosso falar, o