• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇ O BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA. PRESIDENTE Jacques de Oliveira Pena

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇ O BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA. PRESIDENTE Jacques de Oliveira Pena"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Editorial

FENABB - FEDERAÇ‹O DAS AABB CONSELHO DE ADMINISTRAÇ‹O PRESIDENTE

Reinaldo Fujimoto VICE-PRESIDENTES Genildo Ferreira dos Reis Geraldo Luiz de Oliveira Silva Haroldo do Rosário Vieira Nilton Brunelli de Azevedo

FUNDAÇ‹O BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA PRESIDENTE

Jacques de Oliveira Pena DIRETORES-EXECUTIVOS Francisco Assis Machado Santos Elenelson Honorato Marques SECRET˘RIO-EXECUTIVO Alfredo Leopoldo Albano Junior

GERENTES Luis Fumio Iwata Jorge Alfredo Streit Claiton José Mello Marcos Fadanelli Ramos Edvaldo Sebastião de Souza José Climério Silva de Souza José Maurício Soriano Berçot COORDENAÇ‹O:

Maria Socorro Sales Bezerra Antônio Maciel

Luciane Improta

Edição e Editoração: Optare Comunicação Capa: AABB Comunidade Manhumirim (MG) Jornalista responsável: Pierre Triboli

Revisão: Maria Júlia Luz Impressão: Gráfica Positiva Fotolitos: Colorpress Tiragem: 6.200 exemplares REDAÇ‹O E CORRESPOND¯NCIA:

FENABB - Federação das AABB SDS - Ed. Boulevard Center, 3º andar CEP: 70391-900 Brasília/DF

Fones: (61) 2106-1100 - Fax: 3225-1948 fenabb@fenabb.org.br

Publicação da FENABB - www.fenabb.org.br

O Programa AABB Comunidade foi criado para beneficiar crianças e adolescentes que vivem em situ-ação de risco social nos municípios brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Programa depende de parcerias com instituições públicas ou privadas. São entidades que compartilham o interesse pela educa-ção e acreditam no potencial dos educandos. É com o auxílio de prefeituras, empresas e organizações não-governamentais que o AABB Comunidade coloca em prática seus diversos projetos.

Nesta edição, o Jornal do Educador destaca iniciativas como o projeto “Viva Menina Mulher”, desenvolvido em Patos de Minas (MG). O projeto busca fortalecer a estru-tura familiar das educandas e promove o debate de temas como afetividade, sexualidade e valorização do ser.

Em Feira de Santana (BA), o AABB Comunidade desenvolveu um projeto para conscientizar a popu-lação sobre os efeitos do aquecimento global. Com esse objetivo, foram realizadas ações de preservação ambiental, como a produção de folhetos informativos, o plantio de árvores e uma campanha para reciclar garrafas plásticas. O meio ambiente também foi tema de um concurso de desenhos em Coromandel (MG).

Já em Petrolândia (PE), os educandos participaram do projeto “Pintura em Tecido”, criado para aumentar a auto-estima, a confiança e a responsabilidade de crianças e adolescentes que integram o Programa.

Esta edição do Jornal do Educador apresenta, também, um projeto de incentivo à leitura adotado em Cachoeiro do Itapemirim (ES). O jornal registra, ainda, a comemoração de cinco anos do AABB Co-munidade Divinópolis (MG). Com apresentações dos educandos, a festa celebrou uma parceria contínua e bem-sucedida com a prefeitura. Trata-se de mais um exemplo da importância do apoio prestado pelos parceiros ao Programa.

Boa leitura!

O projeto “Pintura em Tecido”, do AABB Comuni-dade Petrolândia (PE), tem como objetivo aumentar a auto-estima, a auto-confiança e a responsabilidade de crianças e adolescentes que integram o Progra-ma. A prefeitura é parceira da iniciativa, que tam-bém visa ao futuro desenvolvimento profissional dos educandos. “Estamos contribuindo para a melhoria do desempenho pessoal e para o fortalecimento da imagem do adolescente”, informa a coordenação do AABB Comunidade no município.

“Pintura em Tecido”

para educandos de

Petrolândia

AABB Comunidade Petrolândia (PE)

(3)

Desenhos por um

mundo melhor

Os educandos do Programa AABB Comunidade Coromandel (MG) participaram do concurso de de-senhos “Um Mundo Melhor”, que teve o meio am-biente como tema. A comissão julgadora considerou que as crianças e os adolescentes se expressaram com clareza, respeito e cuidado com a preservação ambiental.

As entidades representadas na comissão foram o Banco do Brasil, o Conselho Tutelar e as Secreta-rias Municipais de Meio Ambiente e de Ação Social. Após o concurso, os desenhos selecionados foram emoldurados e entregues aos alunos.

A importância das parcerias

Os parceiros locais são

funda-mentais para o funcionamento do Programa AABB Comu-nidade. Empre-sas, prefeituras e entidades se juntam ao Programa devido ao retorno social que ele proporciona. Ao beneficiar diretamente crianças e adolescentes, os parceiros tam-bém têm seus nomes reconhecidos por contribuir com o desenvolvi-mento social.

Em Anápolis (GO), o AABB Comunidade tem como parceiro o Rotary, uma organização interna-cional que disponibiliza recursos para a alimentação e o transporte dos educandos e para o paga-mento dos monitores do Progra-ma. A parceria já completou dez anos e, atualmente, beneficia 250 crianças e adolescentes.

O coordenador da parceria, Hélio Ribeiro, afirma que o Pro-grama tem gerado resultados po-sitivos. Uma prova disso, segun-do ele, são os ex-educansegun-dos que hoje atuam como monitores no AABB Comunidade.

Além de conceder auxílio fi-nanceiro, o Rotary atua para ampliar as parcerias do Pro-grama. Por causa desse esfor-ço, instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, empresas e uma faculdade são parceiras nos projetos desenvol-vidos pelos educadores.

As parcerias também contem-plam os educandos que vão deixar o Programa por atingir a idade máxima. Assim, ao completar 17 anos, os adolescentes são enca-minhados para cursos profissiona-lizantes e, na maioria dos casos, saem de lá empregados. “É preciso dar oportunidade de eles se torna-rem cidadãos”, afirma Ribeiro.

(4)

Incentivo à leitura

em Cachoeiro do

Itapemirim

A leitura e a escrita são desta-ques no Programa AABB Comu-nidade Cachoeiro do Itapemirim (ES). Atividades como rodas de leitura, narração de histórias e criação de poemas fazem parte do projeto “Livro – A Porta dos Sonhos”. Um concurso de decla-mações também motivou as crian-ças e os adolescentes que partici-pam do projeto.

Em outra iniciativa, os educan-dos fizeram um estudo e ilustrações sobre os significados das palavras do Hino Nacional. Eles desenharam,

ainda, cartões postais com pontos turísticos da cidade para trocar com alunos de localidades diferentes.

Nas oficinas de complemento escolar e higiene, foi desenvolvido um projeto para alertar os educan-dos sobre os malefícios causaeducan-dos pelo cigarro. As informações fo-ram repassadas à comunidade por meio de panfletos confeccionados pelos integrantes do Programa. Esse material foi distribuído em frente à sede do Banco do Brasil na cidade, durante o dia dedicado ao combate ao fumo.

AABB Comunidade Divinópolis

comemora cinco anos

O Programa AABB Comunidade Divinópolis (MG) co-memorou seu aniversário de cinco anos com uma festa para educandos, educadores e a comunidade. No evento, as crianças e os adolescentes que integram o Programa fi-zeram diversas apresentações: peça teatral, dança, canto coral, capoeira e flauta.

A coordenadora do Programa no município, Márcia Cristina Valério, afirma que este é o quinto ano de uma parceria de sucesso entre a AABB e a Prefeitura de Divi-nópolis. Para reforçar essa parceria, participaram da festa de aniversário representantes do Banco do Brasil, como o gerente da agência do BB no município, Marcone Ambró-sio Trindade, e também da prefeitura, como a secretária de Educação, Vera Prado. Os diretores das escolas freqüenta-das pelos educandos também compareceram ao evento.

A festa teve início com o coral, que cantou os hinos nacional, municipal e do AABB Comunidade. Após as apresentações, foi servido um coquetel para os convidados e educandos.

Hércules - 10 anos

Bruno - 11 anos

(5)

Ações contra o aquecimento global

O Programa AABB Comunidade Feira de Santana (BA) desenvolveu um projeto para alertar os educan-dos sobre as conseqüências do aquecimento global e estimular ações de preservação do meio ambiente. As atividades tiveram início com uma campanha para arrecadar garrafas PET, que foram doadas a uma co-operativa para reciclagem. Os educandos também produziram folhetos informativos sobre o tema (dis-tribuídos à população) e plantaram árvores para me-lhorar a qualidade de vida no município.

Ainda no começo do projeto, crianças e adolescentes elaboraram cartazes sobre o que sabiam e o que gosta-riam de saber em relação ao aquecimento global. Eles

assistiram a um vídeo sobre o uso racional da água, fize-ram a leitura de reportagens sobre problemas ambientais e analisaram a música “As Baleias”, de Roberto Carlos.

Ao longo do projeto, houve debate com perguntas e respostas elaboradas pelos próprios educandos e orientações sobre o plantio de árvores (distância en-tre elas, tipo de muda e cuidados necessários) e sobre os benefícios que trazem ao planeta. Os educandos também visitaram uma estação climática e acompa-nharam palestra sobre a poluição do rio Subaé. Ao final das atividades, eles produziram um novo cartaz sobre o que aprenderam e o que é possível fazer para ajudar na preservação ambiental.

Projeto “Viva Menina Mulher”:

incentivo às educandas

O Programa AABB Comunidade Patos de Minas (MG) desenvolveu atividades para ajudar as educan-das a criar projetos de vida e de trabalho, além de orientá-las sobre ações de afetividade, sexualidade e valorização do ser. Trata-se do Projeto “Viva Menina Mulher”, que inclui oficinas de dança e teatro, de-bates, dinâmicas e questionários.

O projeto foi elaborado com a idéia de que essas adolescentes vi-vem um sentimento de insegurança e, muitas vezes, sofrem com a fal-ta de estrutura familiar. São jovens que, desde cedo, enfrentam

dificul-dades para sobreviver – situação que dificulta seu desempenho esco-lar e contribui para que ingressem precocemente na vida sexual e te-nham filhos não planejados.

(6)

Palavra

de

Criança

·

O Programa AABB Comunidade Pentecoste (CE) foi o vencedor do Concurso “Capa da Agenda 2008”, com uma foto sobre o tema “Cultivando a vida”. Em 2º e 3º lugares, ficaram os Programas de Anápolis (GO) e Piracanjuba (GO), respectivamente, com os temas “A inclusão social” e “Diversidade”. No total, 151 AABBs participaram do concurso.

Os prêmios serão uma filmadora digital (1º colocado), uma câmera digital 7.2 megapixels (2º colocado) e um home theater (3º colocado). Sete AABBs foram homenageadas com menção honrosa e receberão uma câmera digital 4.0 megapixels: Cachoeiro do Itapemirim (ES), Palmeira das Missões (RS), Bom Conselho (PE), Manhumirim (MG), Cristalina (GO), Balsas (MA) e Paulo Afonso (BA).

·

PAGAMENTOS RECURSOS FBB ă as AABBs que ainda não encaminharam a Solicitação de Liberação de Recursos - Módulo 2, acompanhadas das notas fiscais, devem remetê-las para a Fundação o mais breve possível.

·

PUBLICAÇ‹O LITER˘RIA ă o formulário de inscrição se encontra no site www.aabbcomunidade.org.br. O pra-zo final de recebimento na FENABB, valendo a data de postagem dos correios, é dia 31 de outubro de 2007.

·

CADASTROS ă as AABBs que ainda não enviaram os cadastros, poderão não renovar o Programa em

A

VISOS

AABB Comunidade Montes Claros (MG) AABB Comunidade Salgueiro (PE)

Referências

Documentos relacionados

I said to him: “My dear Fortunato, you are luckily met!. How remarkably well you are

[r]

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Resultados de um inquérito efectuado a 20000 mulheres com mais de 18 anos de idade, realizado em 2000, patrocinado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Sociais: - 14% foram

Segundo Galhordas e Lima (2004), a reabilitação da pessoa deve ser realizada como um todo, ou seja, física e mentalmente e aqui o utente está sujeito, de facto, a um

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,