• Nenhum resultado encontrado

O PERFIL DA CRITICA LITERÁRIA SOBRE EÇA DE QUEIRÓS NA REVISTA COLÓQUIO/LETRAS ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PERFIL DA CRITICA LITERÁRIA SOBRE EÇA DE QUEIRÓS NA REVISTA COLÓQUIO/LETRAS ( )"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O PERFIL DA CRITICA LITERÁRIA SOBRE EÇA DE QUEIRÓS NA REVISTA COLÓQUIO/LETRAS (1971-2006)

Juliana Casarotti FERREIRA1 (Unesp – Univ Estadual Paulista/Assis)

RESUMO: O projeto, Eça de Queirós: revista Colóquio/Letras (1971-2006), tem como objetivo analisar os artigos da seção "Ensaios" da revista portuguesa Colóquio/Letras, que tenham como tema o escritor Eça de Queirós (1845-1900).

ABSTRACT: The project, Eça de Queirós and the literary criticism: Colóquio/Letras (1971-2006), aims to analyze the articles of “Ensaios” section of the Portuguese magazine

Colóquio/Letras, that have the writer Eça de Queirós(1845-1900) like subject.

I. Introdução

Partindo da constatação de que a crítica literária tem um papel importante para a cultura, pois é responsável pelo diálogo entre as propriedades das obras e as exigências literárias de um determinado período. E que Eça de Queirós é o grande mestre do romance português moderno e certamente o mais popular entre os escritores de Portugal do século XIX, figura principal do Realismo-Naturalismo português. Este projeto se propõe a analisar os artigos da seção "Ensaios" do periódico português Colóquio/Letras (1971-2006) que tenham como tema o escritor Eça de Queirós (1845-1900), sob a perspectiva das correntes da crítica literária do século XX. O objetivo é examinar os referidos textos, destacando as diferentes perspectivas críticas presentes. A partir da observação dos distintos discursos críticos, construir o perfil da crítica literária acerca de Eça de Queirós na Colóquio/Letras.

(2)

textos elaborados que trouxessem, para a reflexão dos leitores, problemas concretos de sua vida cotidiana, em suas facetas sociais, políticas, econômicas e psicológicas.

Eça pretendia através de sua literatura reformar o país, lutando contra o atraso político, econômico e social de sua terra. No que diz respeito à arte, o escritor não aceita totalmente o convencionalismo da estética romântica, especialmente o relacionado ao denominado Ultra-romantismo, que encara como afastado dos problemas reais de Portugal. Projeta em seus romances a ideologia do socialismo, realismo e naturalismo.

Entretanto, em algumas narrativas afasta-se das exigências do realismo e do naturalismo, por exemplo, em: O Mandarim (1880) A Correspondência de Fradique Mendes (1900), A Ilustre Casa de Ramires (1900) e A Cidade e as Serras (1901).

Ainda hoje, passados mais de cem anos de sua morte, personagens como: o primo Basílio, Carlos Eduardo da Maia, o conselheiro Acácio ou o padre Amaro fazem parte do imaginário dos leitores.

Embora a revista Colóquio/Letras nunca tenha dedicado um número monográfico à obra de Eça de Queirós, este é tratado em 32 artigos no período de 1971 até a data de publicação do número mais recente (2005).

(3)

acolhida do novo país, ao morrer, legou seus bens aos portugueses na forma de uma fundação.

A Fundação tem a sua sede em Lisboa. As suas amplas instalações (Sede e Museu) foram inauguradas em 1969, integrando, para além das áreas reservadas à Administração e Serviços, um Grande Auditório, espaços de exposições temporárias, uma zona de congressos com auditórios e salas, e um amplo edifício que alberga o Museu Gulbenkian e a Biblioteca de Arte. Este complexo está instalado no Parque Gulbenkian. Em 1983, numa das extremidades do Parque, foi inaugurado o Centro de Arte Moderna, que compreende um Museu e um setor educativo. O Instituto Gulbenkian de Ciência está instalado em Oeiras, num complexo científico constituído por diversos edifícios, junto ao Palácio dos Marqueses de Pombal. Além disso, a Fundação Calouste Gulbenkian apóia publicações como das revistas Colóquio-Letras, Colóquio-Artes, Colóquio-Ciências, Colóquio-Educação, atividades culturais, orquestra, bibliotecas e uma companhia de balé.

Nascida de um periódico anterior, chamado Colóquio-Revista de Artes e Letras, que reunia artigos heterogêneos acerca de literatura e de artes plásticas, a revista

Colóquio-Letras é publicada desde 1971, contando, até o ano de 2005, com a publicação do nº. 165

referente aos meses de setembro a dezembro do ano de 2003.

Desde o inicio de sua publicação (1971), revelou-se como a mais prestigiada revista especificamente literária publicada em língua portuguesa. Segundo o seu programa de apresentação, destinado, de modo primordial, ao estudo da literatura de forma reflexiva, problemática e ensaística, sem caráter erudito ou não meramente divulgativo. A publicação, sempre respeitando a esses moldes, foi sucessivamente dirigida por Hernâni Cidade, Jacinto do Prado Coelho, David Mourão-Ferreira e Joana Varela.

Nos milhares e milhares de páginas da coleção está representada a esmagadora maioria dos nomes significativos da literatura de língua portuguesa (incluindo brasileiros e africanos), clássicos ou contemporâneos, estes com colaboração em verso e prosa, aqueles com documentos inéditos - mas todos eles são temas de ensaios, recensões, comentários, referências críticas, inquéritos ou cartas.

(4)

mais significativa, a maioria tem contribuído de maneira textual como, principalmente, na respectiva bibliografia crítica ou ensaística.

Conta com 165 números editados, o último publicado em 2005 que faz parte de três números da revista - Vozes da Poesia Europeia - inteiramente dedicados a uma componente essencial da obra literária de David Mourão-Ferreira: a tradução de poesia.

O periódico tem um papel relevante no conjunto da Letras, pois se define como um espaço para o estudo crítico e reflexivo de autores e obras literárias. A respeito da continuidade, da amplitude e da minúcia do trabalho desenvolvido pela Colóquio no âmbito das Letras, no editorial do número 100 (1987), comenta David Mourão-Ferreira, escritor e professor universitário português, que dirigiu a revista de 1984 a 1996:

Pensamos que será decerto indispensável a consulta de tais milhares de páginas para doravante se compreender ou historiar não só a literatura portuguesa destas duas últimas décadas mas também a de boa parte das demais literaturas que em português igualmente se exprimem; e, nesse espaço de tempo, nesses vários quadrantes, não haverá autor mais ou menos representativo que não tenha encontrado aqui, uma vez que seja, ou a recensão a algum de seus livros, ou o registro da repercussão que eles foram alcançando, ou até a mais desenvolvida abordagem crítica deste ou daquele aspecto da globalidade da sua obra. De idêntico modo urgirá sem dúvida recorrer àqueles mesmos milhares de páginas para se entender ou avaliar, no mencionado período e nos aludidos domínios, ora a coexistência de diversificadas linguagens críticas, ora a reveladora evolução de perspectivas e métodos preponderantes. Por outra parte ─ e ainda que possa considerar-se Colóquio/Letras, como sempre de resto se tem sublinhado, mais uma revista sobre literatura que revista de literatura ─, tão-pouco têm deixado de em suas páginas continuamente comparecer ─ sem distinção de tendências, de gerações, de ideologias, e desde os mais consagrados vultos a recentíssimas ‘revelações’ − inúmeros e contrastados exemplos da narrativa contemporânea, e sobretudo da poesia contemporânea, sem todavia se negligenciar a incessante publicação de textos inéditos de muitos autores já desaparecidos (MOURÃO-FERREIRA, 1987).

(5)

II. A crítica literária

Na Introdução: o que é literatura da obra Teoria da literatura: uma introdução, Terry Eagleton comenta sobre o ato de interpretar uma obra literária:

O fato de sempre interpretarmos as obras literárias, até certo ponto, à luz de nossos próprios interesses – e o fato de, na verdade, sermos incapazes de, num certo sentido, interpretá-las de outra maneira – poderia ser uma das razões pelas quais certas obras literárias parecem conservar seu valor através dos séculos. (EAGLETON, 1997, p. 16-17)

Cada período histórico encontra diferentes elementos em um mesmo texto para valorizar ou desvalorizar. A avaliação de uma obra literária, por meio das diversas correntes críticas, não ocorre pelos mesmos juízos. Cada obra artística é “reescrita” pela sociedade que a lê. Os grupos sociais estão inseridos em um determinado contexto histórico-social e comungam de uma determinada ideologia.

Dessa forma, o romance O Primo Basílio, de Eça de Queirós não atrai os mesmo interesses nos críticos chamados estruturalistas do que desperta nos que seguem a teoria da recepção. Conclui-se que a luz dos gostos particulares, da ideologia, do conceito de literatura do grupo social formado pelos críticos literários, essas pessoas que trabalham com a arte literária, desempenhando o papel de comentar, descrever e avaliar, a obra literária recebe um julgamento distinto.

Reside no interesse em entender os vários olhares sobre a obra de Eça de Queirós, a proposta desse projeto de pesquisa. Buscando na revista Colóquio/Letras, um periódico especializado em literatura, o diálogo entre a obra do autor de Os Maias e a crítica literária especializada. Para isso, pretende-se recolher todos os artigos que tenham a vida e obra de José Maria Eça de Queirós como tema, durante todo o período de publicação de 1971 a 2006.

(6)

1.

Para uma análise estrutural da obra de Eça de Queirós / Cleonice Berardinelli. In:

Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 2, Jun. 1971, p. 22-30.

2.

À margem dum ensaio de Eça de Queirós. Nótulas sobre «O Francesismo», sua cronologia e fontes / João Medina. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 10, Nov. 1972, p. 34-45.

3.

Gonçalo Mendes Ramires, personagem hamlético / João Medina. In: Revista

Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 14, Jul. 1973, p. 27-39.

4.

Pontos de vista internos num romance de Eça de Queirós : Os Maias / Margarida Vieira Mendes. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 21, Set. 1974, p. 34-47.

5.

A Relíquia» e o Lazarillo de Tormes: uma análise estrutural / Manuel da Costa Fontes. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 31, Maio 1976, p. 30-40.

6.

Os falsos códigos edénicos de A Cidade e as Serras/ Alexandre Pinheiro Torres. In:

Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 31, Maio 1976, p. 14-29.

7.

Uma leitura política de O Primo Basílio / Johan Jarnaes. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 40, Nov. 1977, p. 28-40.

8.

No centenário de O Primo Basílio: Luísa ou a triste condição (feminina) portuguesa/ João Medina. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 46, Nov. 1978, p. 5-10.

9.

A Tragédia da Rua das Flores: variações sobre alguns temas queirosianos /

Margarida Vieira Mendes. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 63, Set. 1981, p. 11-24.

10.

Os Maias: imitação ou recriação de Flaubert? / Roger Bismut. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 69, Set. 1982, p. 20-28.

11.

Os Lusíadas e Os Maias : um binómio português? / Alberto de Lacerda. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 72, Mar. 1983, p. 29-40.

12.

Desmi(s)tificação do «Grande Homem» n' O Conde d'Abranhos / Annabela Rita. In:

Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 73, Maio 1983, p. 13-20.

(7)

14.

Nas origens de Eça de Queirós : O Réu Tadeu / Joel Serrão. In: Revista

Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 80, Jul. 1984, p. 56-66.

15.

“José Matias” de Eça de Queirós : tentativa de descrição estrutural/ Juan Paredes Núñez. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 83, Jan. 1985, p. 34-45.

16.

Um jogo humorístico com a verosimilhança romanesca. O Mistério da Estrada de

Sintra- I" / Ofélia Paiva Monteiro. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 86, Jul. 1985, p. 15-23.

17.

Um cantar de Rosalía de Castro num romance de Eça de Queirós/ António Manuel Couto Viana. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 89, Jan. 1986, p. 21-26.

18.

Eça de Queirós e a ópera no século XIX em Portugal / Mário Vieira de Carvalho. In:

Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 91, Maio 1986, p. 27-37.

19.

Um jogo humorístico com a verosimilhança romanesca. O Mistério da Estrada de

Sintra - II" / Ofélia Paiva Monteiro. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 97, Maio 1987, p. 5-18.

20.

Sob o manto diáfano do realismo. A propósito de O Crime do Padre Amaro / Pedro Luzes. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 97, Maio 1987, p. 19-25.

21.

Jacinto, aristocrata rural / Beatriz Berrini. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 97, Maio 1987, p. 26-36.

22.

Um jogo humorístico com a verosimilhança romanesca: O Mistério da Estrada de

Sintra - III / Ofélia Paiva Monteiro. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 98, Jul. 1987, p. 38-51.

23.

Estratégia narrativa e representação ideológica n'A Relíquia" / Carlos Reis. In:

Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 100, Nov. 1987, p. 51-59.

24.

A propósito da correspondência de Eça de Queirós/ Beatriz Berrini. In: Revista

Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 102, Mar. 1988, p. 53-60.

25.

Eça e Os Maias: pensar-se pensando Portugal / Isabel Pires de Lima. In: Revista

Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 103, Maio 1988, p. 19-27.

26.

No limiar de Uma Campanha Alegre: a declaração de guerra / Annabela Rita. In:

(8)

27.

A cena idílica de género em Os Maias ou o encontro de Carlos com Maria Eduarda / Ângela Varela. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 121/122, Jul. 1991, p. 103-112.

28.

De como Eça foi assassinado em Espanha: as primeiras traduções queirosianas / Eduardo Mayone Dias. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 121/122, Jul. 1991, p. 131-141.

29.

Gonçalo Mendes Ramires: amigo íntimo de todos nós/ Beatriz Berrini. In: Revista

Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 121/122, Jul. 1991, p. 123-130.

30.

Ce que le nom dit : Jacinto dans A Cidade e as Serras de Eça de Queirós / Maria-Helène Piwnik. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 121/122, Jul. 1991, p. 115-120.

31.

Teu amor fez de mim um lago triste : (d)enunciar a mãe em Eça de Queirós / Maria Manuel Lisboa. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 147/148, Jan. 1998, p. 51-66.

32.

Maria Velho da Costa, Eça de Queirós e o romance de bordel / Américo António Lindeza Diogo. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 161/162, Jul. 2002, p. 125-148.

Assim, após a análise dos referidos textos, fundamentada por uma bibliografia a respeito da obra de Eça de Queirós e sobre a crítica literária do século XX, pretende-se construir o perfil da crítica sobre Eça de Queirós na Colóquio/Letras.

III. Eça de Queirós na revista Colóquio/Letras (1971-2006)

(9)

Dessa forma, ambiciona-se: a) identificar as diversas correntes críticas que interpretam a obra de Eça de Queirós, na revista Colóquio/Letras, no período de 1971 – 2006; b) constatar quais são as obras e os elementos mais valorizados em cada década (70, 80, 90 e início dos anos 2000); c) descrever a formação dos ensaístas responsáveis por avaliar a obra de Eça de Queirós, na Colóquio/Letras; d) examinar se a Colóquio/Letras compartilhava dos mesmos critérios de valor demonstrados pela crítica literária em voga no período em questão.

Esses itens tornarão possível a elaboração do perfil da crítica literária acerca de Eça de Queirós presente na Colóquio/Letras (1971-2006).

O estudo será realizado diretamente com a fonte, a produção crítica da revista portuguesa Colóquio/Letras, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este se constitui na análise dos textos da seção fixa “Ensaio”, que abordem a obra de Eça de Queirós, no período de 1971 a 2006. Tal análise terá como base o critério da corrente crítica presente em cada um dos artigos referidos.

O projeto se desenvolverá por meio do exame das diversas correntes críticas que avaliam a obra de Eça de Queirós, na revista Colóquio/Letras, no período de 1971 – 2006 e da constatação dos elementos da obra queirosiana mais valorizados em cada década. Assim como, através da descrição da formação dos ensaístas responsáveis por avaliar a obra de Eça de Queirós, na Colóquio/Letras e da observação se a Colóquio/Letras comunga dos mesmos critérios de valor demonstrados pela crítica literária em voga no período em questão.

Com o término do projeto, se apresentará como o produto final da pesquisa a elaboração do perfil da crítica literária acerca de Eça de Queirós presente na

Colóquio/Letras (1971-2006).

(10)

IV. Referências bibliográficas

BARTHES, Roland. Crítica e verdade. In: Crítica e verdade (Trad. Leyla Perrone-Moisés). São Paulo: perspectiva, 1970, p.185-231.

________. Da obra ao texto. In: O rumor da língua (Trad. Mário Laranjeira) São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 71-78.

________. História ou literatura? In: Racine. (Trad. Antonio Carlos Viana) Porto Alegre: L&PM, 1987, p. 139-159.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. (Trad. Waltensir Dutra) São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ELIOT, T.S. A função da crítica. In: Op. Cit., p. 49-62.

MOURÃO-FERREIRA, David. Editorial. Revista Colóquio/Letras, n.100, 1987.

OBRAS de Eça de Queiroz. Porto: Lello & Irmão, 1976-1979. 4v.

TADIÉ, Jean-Yves. A crítica literária no século XX. (Trad. Wilma Freitas Ronald de Carvalho) Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1992.

Referências

Documentos relacionados

Neste texto, pretendi fazer uma ponte entre a crítica textual e a crítica literária, como também entre Ma- chado de Assis e Eça de Queirós, buscando sempre dar ênfase

Para escrever O mistério da estrada de Sintra, Eça de Queirós, que acabara de voltar do Oriente e pretendia seguir a carreira literária, se aliou a Ramalho Ortigão

Design de Comunicação e Audiovisuais |10º M | Leonel Cunha ARTE NOVA.. No virar do século, num período que podemos estimar entre 1890 e 1910, está presente um posicionamento

Pode-se também considerar a biblioteca como mediadora do conhecimento ao “pensar na mediação não apenas na escola, mas no lar, no trabalho, no atendimento

Carlos Reis (1999), «Para a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós», Estudos Queirosianos — Ensaios sobre Eça de Queirós e a sua Obra, Lisboa, Presença, p.

Aquele dos seus amigos e companheiro de letras, a quem foi confiado o trabalho delicado e piedoso de tocar no manuscrito póstumo de Eça de Queirós, ao concluir o desempenho de

Então chasqueei risonhamente o meu Príncipe. Ei-la aí, belo Jacinto! Sobre a crosta cinzenta da Terra – uma camada de caliça, apenas mais cinzenta! No entanto ainda

Nessa sua mudez e indecisão de sombra surdira, ao fim do luto do papá, o gosto muito vivo de tornear madeiras ao torno: depois, mais tarde, com a melada flor dos seus