• Nenhum resultado encontrado

Informativo mensal nº 33. Agosto/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo mensal nº 33. Agosto/2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo mensal nº 33 Agosto/2016

 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

O TERRORISMO AINDA ASSOMBRA A AMÉRICA E A EUROPA Segundo autoridades, duas policiais foram atacadas por um homem munido de um facão do lado de fora de uma delegacia de polícia na Bélgica. O autor da ação foi baleado por um policial e acabou morto. A delegacia publicou nas redes sociais que o responsável gritou “Allah Akbar” (Deus é bom) quando começou o ataque e por isso surgiram suspeitas de terrorismo, confirmadas quando o Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado. O agressor foi identificado como K. B., argelino de 33 anos, o qual vivia na Bélgica desde 2012. Nos Estados Unidos, um policial do setor de vigilância do transporte público foi detido em Washington por suspeitas de ligação com o EI.

Nicholas Young está sendo acusado de ter se comunicado várias vezes com pessoas que fazem parte do grupo extremista, de ter enviado códigos dos cartões com dinheiro, entre outras coisas. As autoridades garantiram que em nenhum momento houve uma ameaça concreta para o setor de transporte público onde o policial trabalhava. Em outro caso, o estadunidense Christopher Lee Cornell se declarou culpado por planejar um ataque contra o Congresso dos Estados Unidos e disse que o fez em apoio ao EI. Christopher

(2)

pretendia atacar o Capitólio de Washington durante um discurso de Obama sobre o Estado da União em 2015. Detido na época, agora confessou o plano.

A PAZ COLOMBIANA E O PAPEL DA ONU E DA IGREJA

O principal comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC),

“Timochenko” afirmou que está trabalhando para lançar "as bases de uma paz com justiça social" e que será uma “conferência nacional de guerrilheiros” que definirá qual será o papel político da guerrilha na vida civil. E mais, "somos um movimento político de armas, agora o que vamos fazer é deixar de lado as armas, mas mantemos o nosso caráter político", disse. O governo da Colômbia e as FARC acordaram em Havana pedir ao Papa e ao Secretário-Geral da ONU que colaborem na eleição do tribunal especial para julgar os crimes mais graves do conflito armado quando o acordo de paz for assinado. Além disso, o Alto Comissário para a Paz da Colômbia, Sergio Jaramillo, declarou a importância da missão da ONU que será implantada no país e que se espera estar totalmente operacional em três ou quatro semanas. A operação será o componente internacional do mecanismo tripartite de verificação do cessar-fogo e da entrega das armas, que também inclui representantes do governo e das FARC. A missão, que deverá ter até 500 observadores, está nas últimas semanas de preparação. Mais recentemente, foi ordenado o cessar-fogo definitivo entre as partes e o Presidente colombiano enviou o texto do acordo de paz com as FARC ao Congresso, sendo este o primeiro passo antes do plebiscito para acabar com a guerra.

 ÁSIA/LESTE EUROPEU

COREIA DO NORTE E O ATRITO COM DEMAIS PAÍSES

Diplomata da Coreia do Norte disse que os Estados Unidos passaram do limite ao colocar o Presidente norte-coreano na lista de indivíduos sancionados por conexão com violação de direitos humanos. A declaração do diplomata é mais uma de várias tensões recentes na península coreana, tendo Pyongyang cortado os meios de comunicação com Washington na última semana de julho. A Coreia do Norte lançou um míssil que percorreu cerca de mil quilômetros, atingindo a zona de exclusão econômica do Japão,

(3)

segundo uma autoridade da Defesa japonesa. O Primeiro-Ministro japonês viu o disparo como grave ameaça.Os norte-coreanos também lançaram um míssil balístico, disparado por um submarino, que voou por cerca de 500 km. O Ministro das Relações Exteriores chinês afirmou que a China não apoia o programa nuclear norte-coreano, que coloca a harmonia da península coreana em risco. O país, junto ao Japão, afirmou que se juntará à Coreia do Sul a fim de apoiar o país a combater a nuclearização do Norte.

TENSÃO COM PAÍSES VIZINHOS LEVA JAPÃO A AUMENTAR INVESTIMENTOS EM DEFESA

Devido às crescentes tensões com a China sobre a soberania de territórios e ilhas no Mar do Leste da China, além das constantes ameaças norte-coreanas, o Japão está iniciando diversos projetos para melhorar seu potencial de defesa. Dois planos se destacaram, sendo que em um deles o governo pretende investir em um caça de combate controlado à distância. Além disso, está sendo discutido um aumento recorde nos recursos para o Ministério da Defesa. O governo japonês pretende também comprar novas versões de caças americanos F-35.

ATENTADOS ABALAM INDÚSTRIA TURÍSTICA TAILANDESA

Três das mais populares estâncias turísticas da Tailândia viram uma série de explosões que mataram duas pessoas e deixaram dezenas de feridos. Os óbitos aconteceram no distrito de Hua Hin, enquanto as outras ocorrências se deram em áreas turísticas de Patong e Phang Nga. A polícia acredita que a autoria das ações não pertence a militantes internacionais, mas sim, locais. O país recentemente votou em um referendo que terminou favorável a uma constituição apoiada pelos militares. Pouco menos que quinze dias depois desses acontecimentos, duas bombas detonaram perto de um hotel da cidade de Pattani, no sul da Tailândia, matando uma pessoa e ferindo trinta outras.

 ORIENTE MÉDIO

(4)

ESTADO ISLÂMICO

O comando de operações conjuntas iraquiano reportou que 13 jihadistas-chave do Estado Islâmico (EI) foram mortos após terem sido alvos de ofensivas na cidade de al- Qaim, no Iraque. Outros 11 terroristas foram feridos na ação. Um laboratório que manufaturava dispositivos explosivos improvisados foi destruído. O Exército egípcio afirmou que o líder do EI no Sinai, Abu Duaaal-Ansari, foi morto por ataques aéreos lançados por suas Forças Armadas na Península do Sinai. Outros 45 soldados do grupo foram mortos nas ações. Armas e munições também foram destruídas. O EI matou cinco homens no Iraque por contrabando de pessoas para fora dos territórios que controla, pois o grupo tem procurado evitar que as pessoas os deixem. A morte de uma figura importante pertencente ao EI, Abu Mohammed al-Adnani, foi o resultado de um ataque aéreo realizado por um avião russo na Síria.

SÍRIA

As Forças russas, aliadas ao regime sírio, lançaram ataques aéreos pesados nos arredores de Alepo, com o objetivo de facilitar o cerco na região leste da cidade. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que esse foi o maior ataque a rebeldes em Alepo desde 2012. O ocorrido impediu que as partes envolvidas no conflito se reunissem para negociações, no prazo previsto, para chegarem a um acordo sobre transição política. Contudo, o “Exército da Conquista”, coalizão entre os rebeldes e jihadistas, incluindo o "Jaishal-Fateh" (antiga Frente al-Nusra), empurraram as Forças pró-regime para fora de Alepo e declararam que irão dobrar o número de soldados na cidade. A ONU pediu acesso urgente da ajuda a Alepo, advertindo que os civis estão em grave risco. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo ao redor de Alepo durante três horas por dia para permitir que a ajuda humanitária atenda à cidade.

O Ministério observou que mais de 1.000 terroristas foram mortos em quatro dias de combates no local. As Forças do Exército sírio repeliram uma tentativa de ataque em Alepo, forçando membros do "Jaishal-Fateh” a recuarem. Isso culminou com a intensificação de ataques pelas forças aéreas sírias e russas na cidade. Dezenas de

‘terroristas’ foram mortos ou feridos nas ações aéreas em suas posições a sul e oeste da cidade, além de terem sido destruídos veículos e carros blindados equipados com metralhadoras e munições em geral. Alepo é o principal campo de batalha do conflito

(5)

sírio, sendo que mais de 300 civis já foram mortos na cidade desde que os rebeldes quebraram um bloqueio do governo, em 31 de julho.

Um helicóptero derrubou gás tóxico na cidade síria de Saraqeb e o Presidente sírio, Bashar al-Assad, foi acusado pela Coalizão Nacional Síria de estar por trás do uso do gás, mas negou o ataque. Na cidade de Manbij, uma aliança entre árabes e curdos, as Forças Democráticas da Síria, apoiada pela coalizão liderada pelos Estados Unidos (EUA), derrotou o Estado Islâmico (EI), após dois meses de batalha. Caças russos decolaram de uma base aérea iraniana com destino à Síria e bombardearam militantes do EI, sendo a primeira vez em que os russos utilizaram uma base estrangeira para sua campanha aérea. Estreitando os laços com o Irã, a Rússia pode firmar-se como um dos principais mediadores para um acordo futuro que resolva a crise síria. A coalizão liderada pelos EUA relocou soldados para proteger conselheiros que estavam treinando forças curdas, após ataques aéreos enviados pelo regime sírio terem atingido a cidade de Hasakeh. Todavia, curdos e o regime sírio chegaram a um acordo de trégua, na mesma cidade, após dois dias de esforços e mediação russa. A Força Aérea síria realizou mais de 100 missões em posições e comboios na zona rural de Alepo, Hama, Homs e Idleb durante o dia 22. Os norte-americanos se esforçam para que a Força Aérea de Bashar al- Assad pare de bombardear áreas onde operam forças especiais dos EUA e aliados anti- EI no terreno. O Vice-Presidente dos EUA, Joe Biden, expressou indiretamente apoio à operação turca lançada contra os militantes do EI em Jarablus, cidade na divisa entre Síria e Turquia. Entretanto, o governo sírio classificou esta incursão militar turca como violação da soberania da Síria. Começou a evacuação da cidade síria de Daraya.

Rebeldes e civis deixaram a cidade que estava sitiada por forças do regime há quatro anos. Em Genebra, Estados Unidos e Rússia falharam em alcançar um acordo de cooperação para acabar com o conflito. Contudo, as duas potências resolveram inúmeros problemas que atrapalhavam uma trégua nacional e a abertura para o recebimento de ajuda.

 ÁFRICA

(6)

NIGÉRIA: VINGADORES DO DELTA DO NÍGER ANUNCIAM CESSAR-FOGO Os “Vingadores do Delta do Níger”, o principal grupo que realiza ataques às empresas petrolíferas na Nigéria, anunciou um cessar-fogo condicional no país. Eles também afirmaram que desejam negociar um acordo de paz, pedindo em troca que as forças de segurança nigerianas parem de atacar civis. O grupo prometeu voltar a pegar em armas se o cessar-fogo falhar. Os ataques por ele realizados levaram à diminuição de 40% da produção de petróleo do país neste ano.

SUDÃO DO SUL: A TENSÃO NO PAÍS CONTINUA

Inicialmente, o Sudão do Sul se posicionou contrário à proposta de envio de mais tropas estrangeiras ao país sob o comando da ONU, devido às falhas da UNMISS (missão de paz da ONU no país). Contudo, o Presidente Salva Kiir disse que iria revisar a decisão governamental e que possivelmente consideraria esse plano da ONU para conter a violência.

O Conselho de Segurança aprovou com 11 votos a favor o envio de uma força de proteção composta por 4.000 militares. Essa Força e a UNMISS foram autorizadas a permanecer no país até 15 de dezembro de 2016. De acordo com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, seu país tem pressa para que o novo contingente seja enviado ao Sudão do Sul a fim de evitar o alastramento do conflito. Ele também pediu para que os líderes implementassem realmente o acordo de paz ou passariam a sofrer sanções e embargo de armas por parte da ONU. O Exército sul sudanês executou dois soldados e deteve outros 19 por crimes realizados na capital do país. Após rejeitarem um relatório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, que fazia referência a uma série de crimes que aconteceram no Sudão do Sul, as autoridades afirmaram que estão levando a sério tais acusações e punindo os soldados responsáveis. A ONU investiga uma suposta falha de peacekeepers em agir no caso de um ataque na capital onde um homem uniformizado matou um jornalista e estuprou diversos civis.

BOKO HARAM: NOVO LÍDER É ANUNCIADO E VÍDEO CITA AS MENINAS SEQUESTRADAS HÁ DOIS ANOS

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, disse que o Boko Haram está praticamente vencido, porém seu governo tem dificuldades para encontrar as estudantes sequestradas há dois anos em Chibok. Um vídeo publicado pelo grupo mostra um homem de turbante dizendo que o grupo ainda está com as meninas e que algumas estão casadas, enquanto outras morreram em decorrência de bombardeios aéreos. Ele também pede para o governo nigeriano

(7)

libertar membros do Boko Haram em troca das estudantes. Enquanto Estado Islâmico (EI) divulgou que Abu Musabal Barnawi era o novo líder do Boko Haram, ao mesmo tempo, Abubakar Shekau disse ainda ser o chefe do grupo, rejeitando o sucessor anunciado pelo EI e mostrando uma divergência entre os insurgentes. Shekau afirmou que a declaração do EI é um golpe. Al Barnawi, novo líder, está ameaçando bombardear igrejas e matar cristãos, encerrando ataques contra muçulmanos e mesquitas. Shekau declarou apoio ao EI em 2015 e já foi declarado morto várias vezes pelo governo nigeriano.

O CONFLITO ENTRE AS FORÇAS LÍBIAS E O ESTADO ISLÂMICO

Atentados suicidas realizados pelo Estado Islâmico (EI) contra as forças líbias mataram pelo menos 12 combatentes e deixaram cerca de 60 feridos na cidade de Sirte. As Forças da Líbia estão, com o apoio principalmente de ataques aéreos dos Estados Unidos, tentando acabar com a influência do EI no país, em especial na região de Sirte. Elas afirmaram que estão muito próximas de expulsar os militantes e conseguiram tomar a principal mesquita da cidade e uma prisão que era dirigida por eles.

PEDIDO DE ASSASSINATO DE MEMBROS DA ONU É FEITO EM BURUNDI O governo de Burundi e seus aliados chamaram as Forças de Segurança para resistirem à chegada da polícia da ONU. Gilbert Becaud Njangwa, um tutsi que apoia o partido no governo, pediu para a população matar todos os membros da ONU que entrarem no país. O governo de Burundi disse que os oficiais da ONU deveriam ser mandados para Ruanda, onde cidadãos burundianos estão sendo treinados para atacar o próprio país com apoio ruandês.

Anteriormente, quando o Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 2303 para envio de unidades de polícia, apoiadores do governo do Burundi foram às ruas protestando contra a decisão do Conselho.

 ONU

(8)

CONFLITOS NO IÊMEN FAZEM AUMENTAR O NÚMERO DE MORTOS E REFUGIADOS

Já foram destruídas mais de 70 unidades de saúde desde o início do conflito no Iêmen.

Ban Ki-moon expressou grande preocupação com os ataques no país, em especial às áreas mais povoadas, e lembrou que hospitais e médicos são protegidos pelo direito humanitário internacional, caracterizando esses ataques como graves violações. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Iêmen informou que o número de mortes desde o começo do conflito podem ser maiores do que as já informadas de 1.121 mortes de crianças e 1.650 mil feridas. Paralelamente, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgaram um novo relatório revelando que o conflito no Iêmen já causou o deslocamento de cerca de 3,15 milhões de pessoas, sendo que 2,2 milhões continuam deslocadas no país e quase 1 milhão quer voltar para casa.

SITUAÇÃO EM ALEPO, SÍRIA, PREOCUPA ONU

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou que, com a continuidade de combates em Alepo, na Síria, cerca de 2 milhões de civis e crianças estão em risco. A situação é ainda mais complexa no leste da cidade, local onde a agência pede entrada humanitária imediata. Calcula-se que 120 mil crianças precisem de comida, água limpa e outros itens com urgência. Existem apenas 30 médicos na área encarregados de atender cerca de 300 mil pessoas. As autoridades russas propuseram “corredores de saída” que proporcionam a distribuição de alimentos e também permitem que os civis possam fugir de Alepo. Tal iniciativa foi apoiada pelo Enviado Especial da ONU para a Síria que afirmou que a ONU e parceiros devem ser os responsáveis por controlar tais corredores.

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

BAGDÁ/ERBIL (Reuters) – Moradores da cidade de Mosul, no Iraque, disseram que o Estado Islâmico está usando civis como escudos humanos enquanto forças iraquianas e

Segundo um grupo de monitoramento do conflito sírio, uma série de ataques aéreos realizados pelas forças russas contra áreas rebeldes do sul da Síria matou 22

Após os ataques aéreos ao território sírio, lançados por Estados Unidos, França e Reino Unido, em resposta a um ataque químico na cidade de Douma, o Conselho de

No Mali, militantes realizaram ataques contra uma base das Nações Unidas e contra um hotel, resultando na morte de civis e de um peacekeeper, enquanto soldados das forças BARKHANE

Os Estados Unidos e tropas aliadas conduziram cerca de dez ataques aéreos contra o Estado Islâmico no Iraque e cerca de 25 mil soldados preparam–se para ofensiva em Mosul que

Forças pró-governamentais realizaram um ataque para retomar a maior base aérea do país, al-Anad, próxima a cidade de Aden, apesar da resistência rebelde huti ser intensa

Os militares dos Estados Unidos disseram que o Pentágono está aberto ao envio de tropas adicionais para o Iraque, se necessário, para atender às exigências específicas das Forças