• Nenhum resultado encontrado

Reformulação do Centro de Design Núcleo de Vestuário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reformulação do Centro de Design Núcleo de Vestuário"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Reformulação do Centro de Design Núcleo de Vestuário

Aluno de graduação de Design de Moda e Tecnologia Carlos Augusto Reinke1

carlosar@feevale.br

Resumo: Todo desenvolvimento de projeto possui uma metodologia, que pode vir a

ser atualizada gradativamente com o desenvolvimento tecnológico e/ou aplicação das observações encontradas no resultado dos projetos.

É esta metodologia que diferencia a qualidade de qualquer desenvolvimento de moda, porém não abrindo mão da liberdade do processo criativo.

Palavras-chaves: Vestuário, Design e Moda.

Abstract: All the development of this project has a methodology, which can come to

be updated gradually with the development technologic and/or the applications of the observations founded in the results of the projects.

Is this methodology that differentiate the quality of any fashion development, however not giving up the freedom of the creative process.

Key – words: Clothing, Design and Fashion

Introdução

Logo, podemos concluir que o Design de Moda trata da articulação dos referidos fatores especificamente na concepção de produtos ou sistemas de produtos de vestuário com conteúdo de moda[...]. Neste contexto, o desenvolvimento deste tipo de projeto deverá contemplar aspectos mais abrangentes do que a mera estilização do produto, exigindo a sistematização das informações e decisões na conduta projetual. (SANCHES, 2007: pág. 2)

O Centro de Design – Vestuário prima à realização de trabalhos de qualidade e que se equiparem a grandes empresas de consultoria.

1 Carlos Augusto Reinke – aluno do curso de graduação em Design de Moda e Tecnologia da Feevale e assistente

(2)

Para atingir estes objetivos, reorganizaram-se e remodelaram-se algumas etapas para o desenvolvimento de coleções, assim como, incluiu-se etapas que se visa como de suma importância para a qualificação de nosso núcleo.

Também se desenvolveu um organograma de atividades que seja de fácil assimilação, para que a empresa que buscar o trabalho do Centro de Design Feevale possa entender de forma rápida e objetiva a metodologia empregada no desenvolvimento das atividades.

E como estamos inseridos em uma Instituição de Ensino Superior, está organização também objetiva mostrar de forma prática o processo de desenvolvimento da moda em menor escala de forma ao aluno conseguir entender as interligações entre os diversos processos que compreendem o desenvolvimento de moda.

A metodologia aplicada está apresentada de forma detalhada, exemplificando e explicando cada uma das etapas de forma a entender o que é desenvolvido em cada uma.

Este processo engloba diversas áreas da consultoria, desde os contatos administrativos e tramites de orçamentos e contratos, até as etapas diretamente ligadas a seqüência produtiva de moda.

As alterações e atividades que foram introduzidas as esta nova metodologia de desenvolvimento foram vista através de reuniões de finalização de projetos, no qual os clientes assessorados retornam ao Centro de Design e nos apresentam os resultados do projeto realizado, através de uma explanação dos pontos positivos e negativos da aplicação do projeto na empresa.

Das reuniões realizadas, foi então realizada a inserção das novas etapas, tentando adequar nossa metodologia de trabalho de forma a sanar os pontos negativos do desenvolvimento de projetos.

Deste processo então, idealizou-se a metodologia de trabalho do Núcleo de Vestuário do Centro de Design da Feevale.

(3)

Que parte de um primeiro contato realizado pela empresa solicitante do projeto, neste primeiro momento é marcada uma reunião junto a todos os integrantes da empresa bem como o professor Orientador do Núcleo, seu assistente e seus estagiários. Está reunião é marcada preferencialmente no Centro de Design da Feevale.

Nesta etapa é visto primeiramente o projeto que a empresa busca junto ao nosso núcleo, bem como o projeto em si, formas de honorários, datas e prazos para os projetos bem como todo o assunto pertinente para um bom entendimento do projeto.

Não é firmado nenhum acordo neste momento, será informado que realizaremos uma reunião para verificar viabilidade e orçamentos e então entraremos em contato novamente com a empresa.

Eu sentia a casa cheia de gente, como de costume, mas não via ninguém. Então as portas se abrem e todo mundo sai...

(BECKETT, 2004: pág. 23)

Preferencialmente no mesmo dia ou no dia subseqüente é marcada uma reunião interna com todos os colaboradores que venham a fazer parte do projeto, para verificar viabilidade da execução, questionamentos de datas e formulação de uma contra proposta para a empresa.

Em um novo contato junto a empresa que busca nossos serviços, é então apresentado todas as questões que foram levantadas internamente pelos integrantes e apresentadas a empresa, bem como também é apresentado o orçamento do projeto e a proposta de consultoria.

O projeto passa então a ser administrado internamente no Centro de Design, onde é solicitada ao Núcleo de Pesquisa a realização de um projeto no qual será feita uma busca de imagens de referencia para a realização do projeto em questão.

(4)

O projeto é então reformulado do croqui, para uma base técnica com condições de ser interpretado por qualquer profissional da área da industria de Moda.

É então desenvolvida uma ficha técnica interna para acompanhamento do núcleo sobre o material para confecção, agregando a essa ficha possíveis materiais que possam vir a ser inseridos no projeto.

Após a realização do processo descrito, é realizada uma reunião junto à empresa para apresentação dos croquis, desenhos técnicos e demais assuntos pertinentes ao desenvolvimento da peça. Será então solicitada a empresa que escolha entre as propostas apresentadas a que se encaixe com as suas necessidades e só então será realiza as demais etapas, que deverão estar previamente acertadas em contrato junto ao Centro de Design.

É aberta uma solicitação junto a teciteca, na qual apresentaremos o projeto e informaremos as nossas necessidades. A pessoa então designada irá verificar fornecedores e materiais solicitados para o desenvolvimento do projeto, com a finalidade de desenvolver uma cartela de tecidos para o desenvolvimento.

Se descrito previamente em contrato, será realizada a modelagem de uma peça piloto que servirá como base para a empresa solicitante do projeto. Este será desenvolvido por um professor já pré-estabelecido do curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale que terá horas junto ao Centro de Design para a realização do mesmo e confecção das peças.

É então realizada a entrega do projeto para a empresa que irá consistir na apresentação dos croquis, fichas técnicas e da peça piloto em uma reunião formal realizada no Centro de Design junto com todos os integrantes que fizeram parte do desenvolvimento do projeto.

Neste momento, serão verificados os últimos ajustes no projeto junto a empresa e então entregue o projeto.

(5)

Conclusão

A aplicação desta nova metodologia de desenvolvimento está sendo aplicada desde o inicio do primeiro semestre de 2008 e já é perceptível a funcionalidade que está forma de organização vem trazendo nos desenvolvimentos realizados pelo núcleo.

Outro resultado observado é a fácil didática aplicada, o que torna o seu entendimento e assimilação dos objetivos de forma simples. Isto pode ser visualizado através do contato que a nova estagiaria que hoje atua junto aos integrantes do núcleo possui e que foi adquirida em pouco tempo através de uma capacitação realizada com este material e que diversos alunos que integram o núcleo utilizam em suas aulas no curso de moda, como forma de entender o desenvolvimento realizado pelas industrias do segmento de moda.

Bibliografia

BECKETT, Samuel. Primeiro Amor; São Paulo: COSAC NAIFY, 2004

SANCHES , Maria Celeste de Fátima, DESIGN DE MODA: SISTEMATIZAR É

Referências

Documentos relacionados

Statherin is, in fact, one of the proteins with stronger calcium-binding activity and a potent inhibitor of precipitation.(35) The acidic proline-rich proteins take part

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used