• Nenhum resultado encontrado

Como Tomar Decisões Inteligentes sobre Vídeo Colaboração em Grupo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Tomar Decisões Inteligentes sobre Vídeo Colaboração em Grupo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

October 2015

Como Tomar Decisões Inteligentes sobre Vídeo Colaboração em Grupo

Escolha os sistemas e soluções que melhor se adequam a seu espaço de trabalho.

Este estudo foi patrocinado por

"Este documento foi traduzido do Inglês para o Português pela Polycom Brasil. Embora esta tradução tenha sido realizada com a aprovação da Wainhouse Research, a Wainhouse Reasearch não a verificou e não deve ser responsabilizada pela fidelidade da mesma."

(2)

© 2015 Wainhouse Research Página 2

Tomando decisões bem Informadas

A videoconferência / vídeo colaboração em grupo não é um assunto novo. E muitos dos fornecedores que oferecem soluções de videoconferência em grupo estão neste mercado há mais de 20 anos.

E como se poderia esperar, ao longo dos anos, os recursos, funções e capacidades oferecidas pelos sistemas têm se expandido e evoluído. Além disso, os requisitos e expectativas dos usuários de colaboração mudaram junto com eles.

Durante décadas, o vídeo em grupo foi visto como uma curiosidade técnica compreendida por uma sociedade relativamente pequena de profissionais de VC (capital de risco) treinados e experientes. Isso mudou nos últimos anos à medida que a videoconferência caiu nas graças do departamento de TI, em parte devido ao fato da tecnologia de vídeo em grupo tornar-se cada vez mais centrada em TI (em termos de gerenciamento e do uso da rede IP da empresa), além de amigável à TI.

Apesar da videoconferência ter se tornado uma ferramenta de negócios dominante, muitas organizações e usuários finais continuam confusos sobre como escolher os sistemas de videoconferência em grupo que melhor atendem a seus requisitos.

O objetivo deste documento é ajudar os usuários finais a compreender os recursos e funções necessárias para habilitar a colaboração em cinco dos espaços mais comumente encontrados em empresas de todos os tamanhos:

- pequenas salas (“huddle Room”) - espaços de reunião de equipes - salas de reunião padrão - salas executivas

- espaços reconfiguráveis (e talvez divisíveis)

Com essas informações em mão, os clientes podem tomar as decisões sobre as soluções ideiais em videoconferência em grupo tendo conhecimento sobre o assunto.

Figura 1: Exemplo – Sala “Huddle Room” Figura 2: Exemplo – Espaço de Reunião de Equipe

(3)

© 2015 Wainhouse Research Página 3

Tipo de Espaço: Sala Pequena (Huddle Room)

Definição

Uma sala pequena (huddle é uma sala de reuniões que, devido ao seu tamanho ou layout, pode acomodar apenas um pequeno número (normalmente 6 ou menos) de participantes. Salas “huddle” são mais adequadas para reuniões informais, ad-hoc.

A WR estima que atualmente existam 30 - 50 milhões de salas “huddle” no mundo, a maioria sem qualquer equipamento audiovisual.

Requisitos

Os requisitos para um sistema de vídeo em grupo suportar uma sala “huddle” típica são os seguintes:

Tópicos Descrição

[ ] Baixo Custo Devido ao grande número de salas “huddle” na empresa, o baixo custo é fundamental.

[ ] Formato (Form Factor) Opções “set-top” ou “split-system” são aceitáveis. Montagem em rack não é aceitável.

[ ] Rede Uma conexão Ethernet com fio é um requisito. Capacidades Wi-Fi e “power over

Ethernet” (PoE) seriam interessantes, mas não justificam a despesa adicional.

[ ] Câmera Idealmente, uma câmera fixa de ângulo aberto (120+ graus de campo visual) seria utilizada.

Alternativamente, uma câmera PTZ (pan / tilt / zoom) econômica de ângulo aberto é aceitável.

[ ] Entrada de

Vídeo/Conteúdo Uma entrada HDMI adicional (além da entrada para a câmera principal) é requerida para permitir o compartilhamento de conteúdo com fio. Considera-se interessante possuir entradas adicionais de vídeo.

[ ] Saída de Vídeo Uma única saída de vídeo HDMI alimentando o display principal é tudo o que é necessário. Devido às pequenas dimensões da sala, saídas adicionais não são realmente necessárias.

[ ] Entrada de Áudio / Opções de Microfone

Um único microfone é aceitável. Dependendo do tamanho da sala, o microfone pode ser integrado ou externo ao dispositivo.

Um “pod” combinado microfone / alto-falante também seria interessante, por oferecer microfones e alto-falantes (e talvez até mesmo controle) em um único local.

[ ] Saída de Áudio O áudio principal é enviado para o display da sala através de uma conexão HDMI. Seria interessante possuir uma saída adicional de áudio “line level” – especialmente para salas

“huddle” de maiores dimensões.

[ ] Áudio Conferência O sistema deve suportar áudio conferência (VoIP / SIP), e idealmente deve incluir um discador isolado localizado na mesa da sala de reunião.

[ ] Apresentação

Wireless Apresentações wireless a partir de laptops e dispositivos móveis, durante uma chamada e fora de uma chamada, devem ser suportadas pelo dispositivo de colaboração da sala “huddle”.

[ ] Vídeo Conferência Idealmente, o sistema deve suportar vídeo conferências “stand-alone” (SIP) e vídeo conferências usando um dispositivo “BYO” (“Bring Your Own” – “Traga Seu Próprio”).

[ ] Controle &

Gerenciamento A habilidade de controlar o sistema de vídeo conferência a partir de um dispositivo “BYO” é recomendada.

Para implantações em larga escala, é requerido o gerenciamento e controle centralizado dos dispositivos.

Comentários Adicionais:

A WR acredita que a maioria das salas “huddle” deve ser habilitada para colaboração por um único dispositivo multi-função.

Ao avaliar as opções de sistemas para salas “huddle”, os clientes devem priorizar o baixo custo, a facilidade de instalação e o suporte ao gerenciamento remoto. Embora uma boa qualidade de áudio e vídeo seja certamente importante, recursos avançados (por exemplo, numerosas entradas / saídas, etc.) são itens de luxo desnecessários nesses espaços.

(4)

© 2015 Wainhouse Research Página 4

Tipo de Espaço: Espaço de Reunião de Equipes

Definição

Um espaço de reunião de equipes é simplesmente um lugar onde as pessoas se reúnem e conversam, e assume muitas formas diferentes. Alguns não têm nenhuma mobília, enquanto outros não têm displays ou possuem muitos displays. Os requisitos do sistema de vídeo em grupo para espaços de reunião de equipes dependem do layout e da utilização pretendida para o espaço.

Requisitos

Os requisitos para um sistema de vídeo em grupo suportar uma sala de reunião de equipes típica são os seguintes:

Tópicos Descrição

[ ] Baixo Custo Depende da escala. Para empresas com muitos espaços de reunião de equipes, o custo pode ser crítico. Para outras, o custo pode ser menos importante que outros aspectos descritos abaixo.

[ ] Formato (Form Factor) Um pequeno tamanho é importante neste espaço. Montagem em rack não é aceitável.

[ ] Rede Uma conexão Ethernet com fio é um requisito. Capacidades Wi-Fi e “power over Ethernet” (PoE) seriam interessantes, mas não justificam a despesa adicional.

[ ] Câmera

O objetivo é capturar todas as pessoas que estejam no espaço de reunião na câmera, de preferência com razoável contato visual (ao invés de mostrar um lado do rosto ou por trás da cabeça). Aqui estão três opções viáveis (a escolha adequada depende do layout em uso):

Opção 1 - Uma câmera fixa ângulo aberto (120+ graus de campo visual) no lado da sala. Esta é a opção mais adequada para espaços de reunião de equipes com layouts tradicionais (por exemplo, uma mesa de sala de reunião).

Opção 2 - Um sistema com câmera de 360 graus (um único sistema ou uma configuração multi- câmera) localizado no meio da sala (nota - não é necessário que esteja em uma mesa, pois alguns espaços de reunião de equipe nem terão uma mesa).

Opção 3 - Uma instalação personalizada envolvendo várias câmeras e um sistema de rastreamento do falante ativo. Esta opção provavelmente resultará em alto custo e complexidade de instalação / integração.

[ ] Entrada de Vídeo/

Conteúdo

Uma entrada HDMI adicional (além da entrada para a câmera principal) é requerida para permitir o compartilhamento de conteúdo com fio. Considera-se interessante possuir entradas adicionais de vídeo.

[ ] Saída de Vídeo O objetivo é posicionar o(s) display (s) para proporcionar a cada participante uma fácil visualização do conteúdo. Dependendo do layout do espaço, isso pode exigir somente um, mas até 4 ou mais saídas de vídeo e displays.

[ ] Entrada de Áudio / Opções de Microfone

A configuração adequada dos microfones depende do layout do espaço.

Opção 1 – Em salas com uma mesa central ou dispositivo no meio da sala, um único microfone omnidirecional (ou um tri-mic / mic pod) pode ser suficiente.

Opção 2 - Em salas sem mesas, microfones de teto ou microfones sem fio provavelmente serão necessários.

Em algumas situações, serão necessários vários microfones, o que significa que o sistema exigirá múltiplas entradas de microfone ou uma entrada line level (para uso com um mixer de microfone).

[ ] Saída de Áudio

A configuração de saída de áudio adequada depende do layout da sala.

Em muitos lugares, o áudio na saída de vídeo HDMI para o display será suficiente. Em outros espaços, uma saída line level será necessária para alimentar um sistema externo de alto-falantes.

[ ] Áudio Conferência O sistema deve suportar áudio conferência (VoIP / SIP), e idealmente deve incluir um discador isolado localizado na mesa (se aplicável), montado na parede, ou wireless.

[ ] Apresentação

Wireless Apresentações wireless a partir de laptops e dispositivos móveis, durante uma chamada e fora de uma chamada, devem ser suportadas pelo dispositivo de colaboração da sala de reunião de equipes.

[ ] Vídeo Conferência O sistema deve suportar vídeo conferências “stand-alone” (SIP). Dependendo do layout do espaço, vídeo conferências usando um dispositivo “BYO” (“Bring Your Own” – “Traga Seu Próprio”) podem ou não ser úteis.

[ ] Controle &

Gerenciamento

A habilidade de controlar o sistema de vídeo conferência a partir de um dispositivo “BYO” é recomendada. Para implantações em larga escala, é requerido o gerenciamento e controle centralizado dos dispositivos.

(5)

© 2015 Wainhouse Research Página 5 Comentários Adicionais:

A WR acredita que a maioria das salas de reunião de equipes devem ser habilitadas para colaboração por um único dispositivo multifuncional (talvez adicionando alguns periféricos, como um quadro branco eletrônico).

Ao avaliar soluções para espaços de reunião de equipes, os clientes devem considerar o conforto das pessoas no local. Em muitos casos, aspectos estéticos e especificamente o quão bem a tecnologia se integra ao espaço serão mais importantes do que tomadas perfeitas de câmera e uma excelente qualidade áudio / vídeo.

Note que as salas de reunião de equipes NÃO são salas de reunião padrão --- são espaços especiais projetados para fins especiais, e devem ser tratados como tais.

Figura 3: Exemplo – Sala de Reunião Padrão

Figura 4: Exemplo – Sala Executiva

(6)

© 2015 Wainhouse Research Página 6

Tipo de Espaço: Sala de Reunião Padrão

Definição

Uma sala de reunião “típica” com 7 – 16 assentos posicionados ao redor de uma mesa retangular e incluindo um ou dois displays instalados na parede frontal.

Requisitos

Os requisitos para um sistema de vídeo em grupo suportar uma sala de reunião padrão típica são os seguintes:

Tópicos Descrição

[ ] Baixo Custo Embora sempre apreciado, um baixo custo é interessante também neste tipo de espaço. Muitas coisas são mais importantes, incluindo confiabilidade, facilidade de uso, gerenciabilidade, etc.

[ ] Formato (Form Factor) Um sistema split com uma unidade base montável em rack é o formato preferido – especialmente para salas maiores. Se necessário, um sistema set-top é uma alternativa viável.

[ ] Rede Uma conexão Ethernet com fio é um requisito. Capacidades Wi-Fi e “power over Ethernet” (PoE) não são necessárias.

[ ] Câmera

Estes espaços requerem uma câmera PTZ (pan / tilt / zoom) de alta desempenho. Embora não seja estritamente requerido, um sistema de rastreamento do falante ativo é altamente recomendado – especialmente para salas maiores com mesas compridas.

[ ] Entrada de Vídeo/

Conteúdo

Uma entrada HDMI adicional (além da entrada para a câmera principal) é requerida para permitir o compartilhamento de conteúdo com fio. Entradas adicionais de vídeo são recomendadas e algum custo adicional limitado é justificado.

[ ] Saída de Vídeo Para a maioria das salas de reunião padrão, são requeridas duas saídas de vídeo HDMI (para alimentar dois displays). Mesmo se o espaço for muito pequeno / estreito para dois displays, o suporte a duas saídas de vídeo é recomendado para proteção contra obsolescência.

[ ] Entrada de Áudio / Opções de Microfone

Para salas de reunião típicas, será necessário mais de um microfone.

Opção 1 – Suporte a múltiplos microfones conectados diretamente ao sistema de vídeo em grupo.

Esta é uma maneira fácil e econômica de capturar o áudio de microfone em uma sala de reunião padrão.

Opção 2 – Uma entrada line level no sistema de vídeo em grupo, a ser usada com um mixer de microfone / DSP (digital signal processor) externo. Esta é uma abordagem flexível, porém mais custosa.

Nota – em salas muito pequenas, um único microfone ou um “pod” combinado microfone / alto- falante pode ser suficiente.

[ ] Saída de Áudio

Para salas de reunião típicas, é requerida uma saída de áudio line level para alimentar um sistema de áudio externo (amplificador, DSP, alto-falantes, etc.).

Nota – em salas muito pequenas, um “pod” combinado microfone / alto-falante pode ser suficiente.

[ ] Áudio Conferência

O sistema deve suportar áudio conferências (VoIP / SIP), e idealmente deve incluir uma interface com o usuário para discagem na mesa (p.ex. usando um painel tátil ou um “pod” microfone / alto-falante).

Nota – em salas com um DSP, a áudio conferência pode ser gerenciada pelo DSP ao invés do sistema de vídeo em grupo.

[ ] Apresentação Wireless

Apresentações wireless a partir de laptops e dispositivos móveis, durante uma chamada e fora de uma chamada, devem ser suportadas, seja diretamente pelo sistema de vídeo em grupo ou por um dispositivo adicional.

[ ] Vídeo Conferência O sistema deve suportar vídeo conferências “stand-alone” (SIP). Vídeo conferências usando um dispositivo “BYO” (“Bring Your Own” – “Traga Seu Próprio”) não são necessárias neste tipo de espaço.

[ ] Controle &

Gerenciamento

A habilidade de controlar o sistema de vídeo conferência a partir de um dispositivo “BYO” é recomendada. Para implantações em larga escala, é requerido o gerenciamento e controle centralizado dos dispositivos.

Comentários Adicionais:

Diferentemente das salas “huddle” e de reuniões de equipes, onde a áudio conferência e o compartilhamento de conteúdo são fundamentais, a experiência de vídeo conferência do usuário é muito importante nestas salas.

(7)

© 2015 Wainhouse Research Página 7

Tipo de Espaço: Sala Executiva

Definição

Uma sala de reuniões bem equipada, destinada a acolher reuniões de executivos, reuniões de diretoria, etc. Estas salas tipicamente incluem decorações e móveis caros, bem como capacidades AV mais avançadas do que as salas de reunião padrão. Muitas das reuniões nestas salas incluem suporte na própria sala.

Requisitos

Os requisitos para um sistema de vídeo em grupo suportar uma sala executiva típica são os seguintes:

Tópicos Descrição

[ ] Baixo Custo Não é uma preocupação primária. Desempenho e flexibilidade são mais importantes que o preço nestas salas.

[ ] Formato (Form Factor) Um sistema com formato split, com uma unidade base montável em rack, é a melhor opção.

[ ] Rede Uma conexão Ethernet com fio é um requisito. Capacidades Wi-Fi e “power over

Ethernet” (PoE) não são necessárias.

[ ] Câmera

Dependendo do tamanho e layout da sala, estes espaços requerem uma ou mais câmeras PTZ (pan / tilt / zoom) de alto desempenho. Um sistema de rastreamento do falante ativo é fortemente recomendado.

[ ] Entrada de Vídeo/

Conteúdo São requeridas múltiplas entradas de vídeo para suportar câmeras e fontes de conteúdo.

[ ] Saída de Vídeo São requeridas múltiplas saídas de vídeo para alimentar diversos displays.

[ ] Entrada de Áudio / Opções de Microfone

Estas salas requerem múltiplos microfones.

Opção Recomendada – Uma entrada line level no sistema de vídeo em grupo para ser usada com múltiplos microfones e um mixer de microfones / DSP externo. Isto proporciona flexibilidade e a habilidade de otimizar o desempenho do áudio (o que é muito importante neste espaço). Usar um mixer de microfone / DSP do mesmo fornecedor pode reduzir custo, complexidade e tempo de instalação.

Alternativa Viável – Suporte para múltiplos microfones no próprio sistema de vídeo em grupo. Isto simplifica a instalação, mas oferece capacidades limitadas de ajuste de áudio.

[ ] Saída de Áudio É requerida uma saída de áudio line level para alimentar um sistema de áudio externo (amplificador, DSP, alto-falantes).

[ ] Áudio Conferência

O sistema deve suportar áudio conferências (VoIP / SIP), e idealmente deve incluir uma interface com o usuário para discagem na mesa (p.ex. usando um painel tátil ou um “pod” microfone / alto- falante).

Nota – em salas com um DSP, a áudio conferência pode ser gerenciada pelo DSP ao invés do sistema de vídeo em grupo.

[ ] Apresentação Wireless

Apresentações wireless a partir de laptops e dispositivos móveis, durante uma chamada e fora de uma chamada, devem ser suportadas, seja diretamente pelo sistema de vídeo em grupo ou por um dispositivo adicional.

[ ] Vídeo Conferência O sistema deve suportar vídeo conferências “stand-alone” (SIP). Vídeo conferências usando um dispositivo “BYO” (“Bring Your Own” – “Traga Seu Próprio”) não são necessárias neste tipo de espaço.

[ ] Controle &

Gerenciamento

Estas salas tipicamente incluirão um sistema de controle com painel tátil. Portanto, a habilidade de controlar o sistema de vídeo conferência a partir de dispositivos “BYO” é interessante, mas não é uma necessidade.

O gerenciamento e controle remoto (centralizado) dos dispositivos são essenciais

Comentários Adicionais:

Os requisitos para uma sala executiva são similares àqueles para um grande espaço como um auditório, teatro ou centro de experimentação para clientes.

(8)

© 2015 Wainhouse Research Página 8

Tipo de Espaço: Espaço Reconfigurável

Definição

Espaços reconfiguráveis existem em muitas formas e tamanhos, variando desde salas padrão em que a mobília pode ser rearranjada para permitir diferentes usos, a salas divisíveis, que permitem que um grande espaço seja dividido em várias salas menores. O requisito principal aqui é a flexibilidade.

Requisitos

Os requisitos para um sistema de vídeo em grupo suportar um espaço reconfigurável são os seguintes:

Tópicos Descrição

[ ] Baixo Custo Não é uma preocupação primária. Desempenho e flexibilidade são mais importantes que o preço nestas salas.

[ ] Formato (Form Factor) Um sistema com formato split, com uma unidade base montável em rack, é a melhor opção

[ ] Rede Uma conexão Ethernet com fio é um requisito. Capacidades Wi-Fi e “power over Ethernet” (PoE) não são necessárias.

[ ] Câmera Dependendo do tamanho e das possíveis configurações da sala, estes espaços requerem uma ou mais câmeras PTZ (pan / tilt / zoom) de alto desempenho.

[ ] Entrada de Vídeo/

Conteúdo São requeridas múltiplas saídas de vídeo para alimentar diversos displays.

[ ] Video Out Multiple video outputs to drive several displays are required.

[ ] Entrada de Áudio / Opções de Microfone

O número de microfones requeridos depende fortemente de como o espaço está configurado e será usado.

Para salas com mobília reconfigurável, microfones de teto ou wireless devem ser usados. Para salas divisíveis, um DSP é requerido.

Usar microfone e/ou DSP do mesmo fornecedor pode reduzir custo, complexidade e tempo de instalação.

[ ] Saída de Áudio É requerida uma saída de áudio line level para alimentar um sistema de áudio externo (amplificador, DSP, alto-falantes).

[ ] Áudio Conferência

O sistema deve suportar áudio conferências (VoIP / SIP), e idealmente deve incluir uma interface com o usuário para discagem na mesa (se aplicável), montado na parede ou wireless.

Nota – em salas com um DSP, a áudio conferência pode ser gerenciada pelo DSP ao invés do sistema de vídeo em grupo.

[ ] Apresentação Wireless

Apresentações wireless a partir de laptops e dispositivos móveis, durante uma chamada e fora de uma chamada, devem ser suportadas, seja diretamente pelo sistema de vídeo em grupo ou por um dispositivo adicional.

[ ] Vídeo Conferência O sistema deve suportar vídeo conferências “stand-alone” (SIP). Vídeo conferências usando um dispositivo “BYO” (“Bring Your Own” – “Traga Seu Próprio”) não são necessárias neste tipo de espaço.

[ ] Controle &

Gerenciamento

Estas salas tipicamente incluirão um sistema de controle com um ou mais painéis táteis (dependendo da configuração / habilidade de dividir o espaço). Portanto, a habilidade de controlar o sistema de vídeo conferência a partir de dispositivos “BYO” é interessante, mas não é uma necessidade.

O gerenciamento e controle remoto (centralizado) dos dispositivos são essenciais.

Comentários Adicionais:

A natureza multi-propósito destes sistemas normalmente requer o uso de equipamentos AV adicionais, incluindo sistemas de controle, switchers de áudio / vídeo, múltiplas câmeras, etc. Em algumas situações, podem ser utilizados diversos sistemas de vídeo em grupo.

(9)

© 2015 Wainhouse Research Página 9

Conclusão

Para selecionar os sistemas de videoconferência em grupo que melhor atendem aos seus requisitos, os clientes deverão fazer o seguinte:

1) Compreender os tipos de espaços a serem habilitados para vídeo (ou colaboração) e os casos de uso comuns para cada um.

2) Revisar os requisitos descritos nas tabelas acima.

3) Reunir-se com vários fornecedores de soluções, para pedir detalhes sobre as suas ofertas de vídeo em grupo, e verificar o quão bem esses sistemas atendem às necessidades de cada Tipo de Espaço.

Os usuários devem aplicar bom senso e lógica nesta análise. Em geral, os clientes devem procurar soluções simples usando a menor quantidade de dispositivos que seja possível. Se múltiplos dispositivos forem necessários, devem-se escolher dispositivos do mesmo fabricante para minimizar o tempo de instalação, cabeamento e programação e para maximizar a realização dos recursos. Sempre que possível, sistemas padrão devem ser escolhidos ao invés de soluções personalizadas. A Navalha de Occam aplica-se ao mundo da AV / colaboração, e as organizações que se afastem desse conceito o fazem por sua conta e risco.

E, finalmente, as organizações devem estar atentas a truques e luzes piscando. Sistemas fáceis de comprar, fáceis de instalar, fáceis de usar e fáceis de gerenciar são os caminhos para o sucesso no espaço de

colaboração.

Figura 5: Exemplo – Sala Reconfigurável

(10)

© 2015 Wainhouse Research Página 10

Sobre os Autores

Ira M. Weinstein é um Analista Sênior e Sócio da Wainhouse Research e um veterano de 20 anos das indústrias de conferência, colaboração e audiovisual. Ira é autor e contribuiu para dezenas de artigos, white papers, estudos, relatórios e avaliações sobre comunicações multimídia, vídeo conferência, streaming e webcasting, projeto e integração de sistemas audiovisuais, estratégia de negócios e práticas comerciais gerais. Ira é especializado na prestação de serviços de consultoria estratégica a fornecedores, revendedores e usuários finais do espaço de colaboração. Ira pode ser contatado por iweinstein@wainhouse.com.

Saar Litman é Pesquisador Sênior e Consultor da Wainhouse Research e tem 15 anos de experiência na indústria de audiovisual e vídeo conferência. O foco principal de Saar são os produtos, serviços e empresas dentro do espaço audiovisual. Além disso, Saar presta serviços de projeto em AV, ajuda as

organizações empresariais a definir e implementar sistemas e projetos AV padrão de forma global, e gerencia o laboratório de teste da WR em Coral Springs, Flórida. Saar pode ser contatado por slitman@wainhouse.com.

Sobre a Wainhouse Research

Wainhouse Research, www.wainhouse.com, é uma empresa de análise independente que se concentra em questões críticas nas Comunicações e Colaboração Unificadas (UC & C). A empresa

realiza estudos de pesquisa multi-cliente e personalizados, consulta usuários finais sobre os principais problemas de implementação, publica white papers e estatísticas do mercado, e oferece seminários públicos e privados, bem como apresentações plenárias em reuniões de grupo da indústria.

Sobre a Polycom (copy provided by Polycom)

A Polycom ajuda as organizações a libertarem o poder da colaboração humana.

Mais de 415000 empresas e instituições em todo o mundo superam a distância com as soluções seguras de vídeo, voz e conteúdo da Polycom, para aumentar a produtividade, acelerar o tempo de lançamento no mercado, prestar melhores serviços aos clientes, expandir a educação e salvar vidas. A Polycom e seu ecossistema de parceiros globais oferecem flexíveis soluções de colaboração para qualquer ambiente, que proporcionam a melhor experiência de usuário, a maior interoperabilidade multi- fornecedor e uma incomparável proteção do investimento. Visite www.polycom.com ou conecte-se conosco no Twitter, Facebook, e LinkedIn para saber mais.

Referências

Documentos relacionados

Em São Paulo, o Programa de DST/AIDS do ESP reunindo-se com a Área Técnica de Saúde da Mulher, e com representantes de outras áreas técnicas da SES;

Diante dessas vantagens, ratificando o pensamento de Colombo e Consolo (2016, p.22), é importante considerar a oferta da língua inglesa a partir da segunda infância,

Redação e publicações no jornal Mensageiro da Paz • Autoria de poesias • Nova defesa de Frida para o ministério da mulher apesar da resolução da Convenção Geral •

A diferença entre o que os cristãos reconhecem como cura pela graça divina e a terapia Reiki é também evidente nos termos básicos usados pelos defensores do Reiki para descrever o que

Enquanto desciam a Avenida, DAVID repara que BELA – sua ex-namorada e que, antes de Natal, contra a sua vontade, terminara a relação que já levava dois anos – se encon- trava a

Empregado que recebe somente salário variável faz jus à média dos valores recebidos até o mês anterior ao pagamento do 13º Salário, ou seja, a média é

Todos os contribuintes do ICMS que adquirirem mercadorias de produtor rural inscrito no Cadastro de Produtor Rural Pessoa Física, independentemente de sua forma de tributação e

In view of the above considerations, the objec- tive of the present study was to verify the prevalence of hearing loss in newborns of mothers who had malaria and treated