• Nenhum resultado encontrado

O CÉU NÃO É MAIS O MESMO. por Julia Brazolim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CÉU NÃO É MAIS O MESMO. por Julia Brazolim"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O CÉU NÃO É MAIS O MESMO DESAFIO CONTO ESTRELADO

por Julia Brazolim

(2)

SOBRE OS CONTOS

O Desafio Conto Estrelado foi criado para ser uma das metas na plataforma de financiamento recorrente Apoia.se. A proposta foi produzir mensalmente contos de ficção científica com temáticas que dialoguem com a astronomia, astrofísica e afins. As pessoas apoiadoras da Missão Exoplaneta, podem definir e/ou ajudar a definir seja o tema, título, nomes e subgêneros.

Com ajuda dos Apoiadores, temos de introdução um microconto sobre constelações de satélites mal planejadas e seus efeitos. No segundo conto, expandi essa temática para falar sobre poluição luminosa.

Inclusive, devido a COP26, a Missão Exoplaneta possui o compromisso de utilizar o espaço para trazer temas urgentes sobre a proteção da Terra, bem como atos de reflexão e ações práticas. No podcast teremos três temas a serem abordados, que são respectivamente os mesmos temas dos contos do Desafio Estrelado. Contos estes que serão adaptados em forma de áudio drama por mulheres convidadas.

Falando em convites, os três episódios terão a participação de especialistas para responder as principais dúvidas sobre as temáticas e sobre o que pode ser feito.

Os temas são:

- Poluição Luminosa - Mudanças Climáticas - Escassez de Recursos

Ao todo, três contos foram escritos sendo este o primeiro a ser entregue. Os demais, estão em processo de revisão e vocês podem colaborar via o grupo no WhatsApp. Não sou a melhor em escrever contos, mas... é um desafio não é mesmo?

(3)

2021

Dois meses se passaram desde que a equipe processou os dados e a Doutora Carol Fazen se espantou com o que viu na tela.

Mas agora faltavam apenas 30 minutos para começar a transmissão.

A boca da Doutora já estava seca novamente, mas os goles de água a mais fariam com que a vontade de ir ao banheiro surgisse durante a videochamada. Ajeitou os papéis novamente para ter certeza que as informações seriam ditas corretamente, sem chances para possíveis confusões. Tudo teria que ser mais que perfeito, pois estaria sob o julgamento dos olhos de seus colegas, superiores, familiares, amigos e... do mundo!

Faltavam 26 minutos para começar a transmissão.

Carol ajeitou o cabelo de forma que ele ficasse mais apresentável. Olhou preocupada para o relógio e repassou sussurrando, quais palavras iria dizer. Nos últimos dias, se manteve mais calada que o normal, refletindo sobre seu posicionamento na última conferência. O céu noturno não seria mais o mesmo nos próximos 30 anos.

Não era de bom tom, alguém como ela, assumir ideias tão contraditórias e vistas até como vexatórias por colegas mais conservadores. As companhias trilionárias influentes em todo o planeta não a ameaçava. Os dados foram revisados diversas vezes meses antes do anúncio para não dar margem a erros. Aquilo era assustador. Realmente alarmista.

"Espero não sermos ignorados desta vez" - disse determinada.

3...2...1

Introdução

3

(4)

Talvez você só se lembre de como era olhar para cima e ver um céu estrelado quando assiste a antigos documentários ou filmes que foram blockbusters no passado. Ou a vídeos de famosos cientistas, divulgadores científicos ou daquelas belas imagens registradas por telescópios espaciais. Imagens essas que compõe os posters da Companhia para recrutar trabalhadores e que as pessoas não dão a mínima, pois mal sabem o que foi o Telescópio Hubble. Não as culpo.

Algumas coisas se perderam com o tempo e outras podem ser acessadas no Biblioteca da Memória Mundial pagando um valor a cada nível diferente de acesso. Sendo assim, nem todos os cidadãos conseguem consumir esses velhos e preciosos conteúdos, se recordando ou tendo o primeiro contato de como era o passado.

Estamos em 2050 e consegui esse aparelho antigo na sucata, um velho mp4 com gravador e ainda bem que liga e carrega. Descobri que por algum motivo na PrimePoint você consegue 2600 Flushcoins nele, mas não quero vendê-lo agora. Ainda não.

Estou aqui na janela olhando para essa cidade imensa, cheia de prédios, carros autômatos, motos magnéticas, barracas de comida e bugigangas.

Em 2021 eu tinha 16 anos e era cheia de perguntas. Mas hoje tenho poucas a serem feitas.

Ganhei 2 Flushcoins a mais por avaliar os serviços da enfermaria quando tiveram que me socorrer ontem ao me machucar no trabalho. Provavelmente vou vender esse aparelho para pagar os custos médicos. Os flushcoins que ficaram disponíveis para usar essa semana, me dão acesso há visualização de 5 imagens, 2 vídeos, 1 website e 1 episódio de podcast para consumir através da Biblioteca da Memória Mundial.

A curiosidade de me lembrar de como era o céu de quando eu era estudante está me matando por dentro. Comentei com meu vizinho essa vontade e ele riu. Me disse que

Constelações da Memória

(5)

era possível ver planetas e não só pedaços de metal piscando. Venho sonhando com isso constantemente.

Será que estou criando uma fantasia?

Durante a noite chove o tempo todo. Não importa a época do ano, a chuva tem um cheiro agridoce e deixa toda a cidade ensopa. Também é impossível achar algum lugar que não esteja iluminado. As lojas e prédios possuem grandes letreiros de LED ou NEON, as barracas de comida e acessórios estão sempre coloridas, os guarda-chuvas com seus cabos iluminados, onde tudo reflete o caos perdido em luzes, muita gente e muita chuva.

Meu avô me disse que antigamente, as cidades mais afastadas da capital, como a nossa, já foram palco de espetáculos no céu como alinhamento de planetas! Que o céu era tão limpo de poluição que inúmeras estrelas eram visíveis, a Via Láctea podia até ser fotografada e as noites serviam de inspiração para poetas. Mas isso se perdeu pelo mundo todo. Nenhuma noite é escura.

Dormir é cansativo com a minha mente tentando resgatar essas memórias. Não é possível ver as estrelas no céu. Talvez tudo não passe de apenas um sonho ou uma lembrança não muito distante...

Constelações da Memória

5

(6)

AGRADECIMENTOS

Ana Frank

Celezio Cadilhac Junior Eduardo Vecchio

Elionai Moura João Victor Nizer

Julia I. Ciraolo Marcos Oliveira

Mariella Patti Masashi C. Inoue

Natália Palivanas Rauni Tarquinio

Sofia Fonseca Tânia Dominici

Vinício Telecio

Agradeço imensamente os apoios de:

(7)

2021

Referências

Documentos relacionados

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

• Ponto 38: Antonio Jose Gomes esquina com a Francisco de Assis Andrade • Ponto 39: Antonio jose Gomes em frente ao terreno baldio de esquina • Ponto 40: Jose Bonifacio próximo

[r]

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...