• Nenhum resultado encontrado

Teor e composição química do óleo essencial de Mentha piperita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teor e composição química do óleo essencial de Mentha piperita"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4742

Teor e composição química do óleo essencial de Mentha piperita L. obtidos em

duas épocas de colheita

Simone Teles1; Carlos Henrique Barbosa dos Santos1; Renata Velasques Menezes; Franceli da Silva, Cintia Armond1, Jamille Casa1

1 Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Cruz das

Almas/BA, Centro, Cep: 44380-000.

telessimone@yahoo.com.br, carlosufrb@hotmail.com, renatinha.vm@gmail.com, franceli.silva@gmail.com

RESUMO

O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da época de colheita no teor e nos constituintes químicos do óleo essencial de Mentha piperita L., no município de Cruz das Almas-BA. As plantas foram cultivadas nos meses de julho/08 e maio/09, e colhidas 150 dias após o plantio, entre 8 e 9 h, respectivamente nos meses de janeiro (verão) e novembro (primavera). Após a colheita as partes aéreas (folha e caule) foram submetidas à secagem artificial com desumidificador. Em seguida, os caules foram descartados e as folhas embaladas em sacos de papel e armazenadas até o momento da extração do óleo essencial. Para cada tratamento e repetição cerca de 70 g de folhas foram submetidas à hidrodestilação em aparatos tipo clevenger durante 180 min. O óleo essencial extraído foi analisado por Cromatografia de Fase Gasosa acoplada ao Detector de Ionização em Chama (CG/DIC) e Cromatografia de Fase Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG/EM). Constatou-se que as folhas de Mentha piperita L. apresentaram no mês de novembro

maiores teores de óleo essencial em relação ao mês de janeiro. O óxido de piperitenona, germacreno D, limoneno e (E)-cariofileno foram os componentes majoritários desse óleo encontrados nas duas épocas de colheita. Palavras-chave: Plantas medicinais, princípio ativo, óxido de piperitona. ABSTRACT

Content and chemical composition of essential oil Mentha piperita l. obtained two haverst seasons

The study aimed to evaluate the effect of harvest time on the content and chemical constituents of essential oil of Mentha piperita L., in Cruz das Almas, BA. Plants were grown the moths of july/08 and mai/09, and harvested 150 days after planting between 8:09 am, respectively in January (summer) and November (spring). After harvesting the shoots (leaf and stem) was subjected to dried with artificial desumidicator. Then the stems were discarded and leaves packed in paper bags and stored until the extraction of essential oil. For each treatment and repetition about 70 grams of leaves were subjected to hydrodistillation in a Clevenger type apparatus for 180 min. The essential oil

(2)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4743 extracted was analyzed by gas

chromatography coupled with Flame Ionization Detector (GC / FID) and gas chromatography coupled to mass spectrometry (GC / MS). The essential oil content of leaves of Mentha piperita L. in November showed higher percentages for the

month of January. Piperitonone oxide, germacrene D, limonene and (E)-caryophyllene were the major components of Mentha piperita L found in the two harvest seasons.

Keywords: Medicinal plant, active principle,

piperitenone óxide

No Brasil, a menta, popularmente conhecida como hortelã, é amplamente utilizada com fins medicinais: analgésico estomacal e intestinal, estimulante das funções cardíacas, controle da azia, gastrite, cólicas e gases (Grisi et al., 2006; Lorenzi et al., 2008). Além da finalidade de planta medicinal, também é usada como condimentar na forma de aromatizantes alimentícios e tempero in natura.

Nas plantas medicinais e aromáticas, os óleos essenciais são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica (Ladeira, 2002). Esses componentes são armazenados em estruturas secretoras internas (células parenquimáticas diferenciadas) e externas (tricomas glandulares), a depender de cada grupo taxonômico vegetal (Costa, 2005). Em menta, óleos voláteis ocorrem especificamente nos tricomas glandulares peltados, distribuídos ao longo da superfície foliar (Biasi et al., 2009). Quanto à composição química das plantas medicinais, pode variar segundo a localização dos óleos essenciais, condições climáticas e sistemas de cultivo (Aflatuni, 2005).

Sabe-se que a época de colheita pode influenciar o rendimento e a composição do óleo essencial nas plantas. Diversos trabalhos relatam as reações fisiológicas do metabolismo da planta devido aos aspectos climáticos: época do ano e suas características associadas, tais como índices de temperatura, pluviosidade e umidade.

Logo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da época de colheita no teor e nos constituintes químicos do óleo essencial de Menta piperita L., cultivada no município de Cruz das Almas-BA.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi instalado no campo experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no município de Cruz das Almas-Ba.

As mudas foram propagadas por estaquia em casa de vegetação. Após 45 dias foram transferidas para o campo, plantadas em espaçamento de 0,30 x 0,30 m. As características químicas do solo da área experimental são apresentadas na Tabela 1. O cultivo foi realizado no mês de julho, no

(3)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4744 primeiro ano, e no mês de maio no segundo ano. A colheita ocorreu nos meses de janeiro e novembro, 150 dias após o plantio, entre 8 e 9 horas, cortando-se a parte aérea das plantas a 5 cm acima do nível do solo. Em seguida, as partes aéreas (caule e folhas) foram submetidas ao processo de secagem artificial com desumidificador, sendo pesadas periodicamente até obtenção de massa constante. Após a secagem as folhas foram embaladas em saco de papel e armazenadas até o momento da extração do óleo essencial.

Para cada extração do óleo foram utilizados em torno de 70 g das folhas secas, sendo empregado o método de hidrodestilação em aparatos tipo Clevenger acoplados em balões de vidro, que foram aquecidos por mantas térmicas elétricas com termostato por 180 minutos. Adicionou-se ao óleo retirado do aparelho o sulfato de sódio anidro, com objetivo de evitar perdas por hidrólise durante o armazenamento. Posteriormente, com o uso da pipeta do tipo Pasteur, o óleo foi acondicionado em frasco de vidro de 2 ml, etiquetado e armazenado em congelador comercial a temperatura de -5 ºC até a realização da análise química.

O estudo da composição química dos óleos essenciais foi realizado por Cromatografia de Fase Gasosa acoplada ao Detector de Ionização em Chama (CG/DIC) e Cromatografia de Fase Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG/EM). A identificação dos constituintes do óleo essencial foi efetuada baseada nos índices de retenção (Adams, 2007) pela comparação do espectro de massa com o banco de dados da biblioteca do equipamento, e a concentração dos constituintes foi calculada a partir da área do pico cromatográfico correspondente pelo método da normalização. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema de parcela subdividida no tempo, com dois tratamentos e seis repetições. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas pelo programa estatístico SAS (SAS Intitute, 1989).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O maior rendimento do óleo essencial de menta foi encontrado nas folhas colhidas na primavera em relação às colhidas no verão (Tabela 2).

A baixa produção do óleo essencial observada no verão pode estar relacionada às condições climáticas do período (Tabela 3). O mês de janeiro apresentou uma maior média de temperatura (26º) em relação ao mês de novembro (21º). Tal fato pode ter sido prejudicial à produção de princípio ativo na menta, pois nessa espécie o óleo está armazenado nos tricomas glandulares, favorecendo facilmente a perda por volatilização (Randuz et al., 2006). Tais resultados discordam com Deschamps et al. (2007), quando avaliaram o rendimento de óleo essencial em diferentes

(4)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4745 espécies de menta (Mentha x piperita L., M. suaveolens Ehrh., M. spicata L., M. aquática L. e M. arvensis L.) e épocas do ano ( verão e inverno) em Pinhais-PR. Os autores observaram redução de 50% no teor de óleo essencial em todos os acessos nas condições de baixa temperatura.

Na Tabela 4 é apresentada a composição química do óleo essencial de Mentha piperita L. Foram identificados os monoterpenos (α-pineno, sabineno, β-pineno, β-mirceno, limoneno, 1,8- cineol, borneol e óxido de piperitenona) e os sesquiterpenos (β-bourboneno, α-elemeno, β-gurjuneno, (E)-cariofileno, (E)-β-farneseno, cis-muurola-4(14), 5-dieno, germacreno D, trans-calameno, α-cadinol, α- bisabolol).

As concentrações dos componentes predominantes do óleo essencial foram: óxido de piperitenona (81,08-70,9%), germacreno D (4,2-7,6%), limoneno (1,4-1,8%) e cariofileno (1,0-2,0%). Resultados diferentes foram encontrados por Valmorbida et al. (2006), que identificaram no gênero Mentha os seguintes componentes majoritários: mentol, mentona, mentofurano, 1,8-cineol, pulegona e acetato de mentila.

Não houve diferença qualitativa na composição do óleo essencial entre as épocas de colheita, ou seja, os compostos identificados foram encontrados em ambos os tratamentos. Contudo, pode-se observar que houve uma alteração na concentração dos compostos majoritários do óleo entre a primeira e segunda época de colheita.

Nas condições em que o experimento foi realizado, a época de colheita influenciou no teor do óleo essencial de menta cultivada no município de Cruz das Almas – a primavera proporcionou um aumento na produção desse óleo. Quanto à análise química, não houve diferença entre os componentes identificados, observando-se semelhança na composição química do óleo essencial de menta nas duas épocas de colheita.

REFERÊNCIAS

ADAMS RB. 2007. Identification of essential oil components by gas chromatogroph/mass spectrometry. Carol Stream: Allured. 804p.

AFLATUNI A. 2005. The yield and essential content of mint (Mentha ssp) in northern Ostrobothnia. Finlândia: Universidad de Oulu. 50p (Tese mestrado).

BIASI LA; DESCHAMPS C. 2009. Plantas aromáticas: do cultivo a produção de óleo essencial. Curitiba: Layer Studio Gráfico e Editora Ltda. 160p.

COSTA LCB; CORRÊIA RM; CARDOSO JCW; PINTO JEBP; BERTOLUCCI KV; FERRI PH. 2005. Secagem e fragmentação da matéria seca no rendimento e composição do óleo essencial de capim-limão. Horticultura Brasileira 23: 956-959.

(5)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4746 DESCHAMPS C; ZANATTA JL; BIZZO HR; OLIVEIRA MC; ROSWALKA LC. 2007. Avaliação sazonal do rendimento de óleo essencial em espécies de menta. Ciências Agrotecnica 32: 725-730.

GRISI MCM; SILVA DB; ALVES RBN; GRACINDO LAMB; VIEIRA RF. 2006. Avaliação de genótipos de Menta (Mentha spp) nas condições do Distrito Federal, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 8: 33-39.

LADEIRA AM. 2002. Plantas medicinais com óleos essenciais. São Paulo: Instituto de Botânica. 40p.

LORENZI H; MATTOS FJA. 2008. Plantas Medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa, São Paulo: Instituto Plantarum. 544p.

RADÜNZ LL; MELO EC; BARBOSA LC; SANTOS RHS; BARBOSA FF; MARTINAZZO AP. 2006. Influência da temperatura do ar de secagem no rendimento do óleo essencial de hortelã-comum (Mentha x villosa hunds). Engenharia na Agricultura 14: 250-257.

SAS INSTITUTE Inc. 1989. SAS/STAT user’s guide. North Carolina: SAS Institute Inc. 846p. VALMORBIDA J; BOARO CSF; MRQUES MOM. 2008. Rendimento e composição química de óleos essenciais de Mentha piperita L. cultivada em solução nutritiva com diferentes concentrações de potássio. Revista Brasileira de Plantas Medicinais 8: 56-61.

Tabela 1. Chemical analysis of soil in the city of Cruz das Almas / BA in July 2008 and May 2009

Month M.O PH (H2O) P K Ca+Mg Ca Mg Al H+Al Na S CTC V g Kg-1 mg dm-3 cmolc dm-3 % july-08 6,57 5,5 2 0,06 3,6 2,9 0,7 0 1,54 0,01 3,67 5,21 70 may-09 9,11 5,3 9 0,12 1,30 0,80 0,50 0,3 1,87 0,02 1,44 3,31 44 Analysis performed at the Laboratory of Soils and Plant Nutrition EMBRAPA Cassava and Fruit Crops, Cruz das Almas-BA.

Tabela 2. Averages for the content of essential oil (%) of Mentha piperita L., collected in summer and spring in Cruz das Almas / BA

Seasons Oil content (%)

Verão/09 0,78 b

Primavera/09 0,91 a

CV (%) 18,87

(6)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4747 Tabela 3. Monthly average air temperature (°C), humidity (%) and rainfall total (mm) during the first (Aug/08 to Jan/09) and second (June/09 to Nov/09) time cultivation, climatic conditions of Cruz das Almas, BA.

2008

Months Average T Umidity Rainfall

august 21,3 87,1 54 september 22,3 85,1 66,3 october 25,8 78,1 83 november 25,1 75,9 50,1 december 25,1 82,9 79,6 january 26,2 71,5 29,4 2009 June 22,9 90,5 93,9 July 22,4 88,6 107,3 august 22,2 84,7 72,7 september 23,7 81,8 50,3 october 25 82,2 84,6 november 21,8 64,3 9,9

(7)

Hortic. bras., v.29, n. 2 (Suplemento - CD ROM), julho 2011

S4748 Tabela 4- Constituents of essential oil (%) of Mentha piperita L., collected in summer and spring in Cruz das Almas / BA

*KI obs= Kovats calculated index;*KI lit= Kovats literature index;N.I*= unidentified compounds.

Constituents KI obs* KI Lit*

Seasons summer spring area(%) -pineno 938 939 0,2 0,7 sabineno 977-78 975 0,3 0,3 -pineno 980-81 979 0,4 0,6 -mirceno 991 990 0,3 0,6 limoneno 1032 1029 1,4 1,8

1,8-cineol 1039-40 1031 features features

Borneol 1168 1169 features features

óxido de piperitenona 1367-68 1368 81,8 70,9

-bourboneno 1388 1388 0,3 0,4

-elemeno 1394 1390 features 0,3

-gurjuneno 1412-13 1409 0,2 0,6

(E)-cariofileno 1422-23 1419 1,0 2,0

(E)--farneseno 1459 1456 features 0,7

cis-muurola-4(14),5-dieno 1466 1466 0,9 1,7 germacreno D 1483-84 1485 4,2 7,6 trans-calameno 1524-25 1522 0,6 0,9 -cadinol 1657 1654 0,7 0,7 -bisabolol 1688 1685 0,3 features N.I* 8,1 10,2

Referências

Documentos relacionados

autovalores de energia são obtidos para este potencial utilizando o método. variacional aplicado à

Tabela 9 - Resumo da análise de variância para: Massa do fruto (MF), Número de frutos (NF) e produtividade (P) de híbrido de mamoeiro cultivado em condições de campo sob níveis

(Proposta I) Para finalizar a discussão do sub-tema 3, o Coordenador do Governo, colocou que o grupo responsável por esse sub-tema deve: 1) detalhar mais os indicadores a serem

Neste âmbito, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto promove a realização do seu IV Colóquio, subordinado ao tema: “ Globalização,

Diante dos resultados obtidos, considera-se que o objetivo secundário da tese foi atingido, constituindo o par MOBAR + Blocking Test uma metodologia adequada para excitação

Fonte: Dados da pesquisa. Com base no gráfico acima percebe-se que há uma grande quantidade de famílias com renda proveniente do trabalho informal ou sem renda. Apesar do

Regarding the consideration of teaching material such as: it is a set of objects or things that the student is able to feel, manipulate; corresponds to objects used to present

A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente da UMCEB, por decisão da Diretoria Executiva, através do envio do Edital por correspondência física e/ou eletrônica aos Presidentes