• Nenhum resultado encontrado

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA INTERNACIONAL

BRASIL - ESPANHA

Na teoria e na vida, FDC

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS

(2)

A Fundação Dom Cabral é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificada como a 16a melhor escola de negócios do mundo pelo ranking 2008 do jornal inglês Financial Times. Unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a FDC busca construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo.

Para alcançar esses objetivos, a Fundação Dom Cabral tem como premissa trabalhar com o cliente, e não apenas para o cliente, na busca constante pela renovação do conhecimento.

Alianças e parcerias internacionais com as melhores business

schools do mundo são outra característica da FDC. Escolas

da China, França, Estados Unidos e Canadá compõem essas alianças e parcerias que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas e programas de ensino com o enfoque internacional tão desejável na atual realidade das empresas.

E é assim, unindo prática e teoria, que a FDC trabalha para a capacitação de executivos e empresários que se tornarão agentes do crescimento sustentável não só das empresas, mas de toda a nossa sociedade.

(3)

Um dos temas mais pesquisados e publicados na literatura gerencial, a liderança trata os aspectos mais subjetivos dos indivíduos e das organizações. Nesse âmbito, além de respostas pouco objetivas, há sempre espaço para novas indagações. Uma delas nos acomete desde sempre: como descobrir, formar e desenvolver líderes?

Estudos indicam que a performance dos melhores líderes se distingue pela capacidade que eles têm de influenciar pessoas pelo domínio das emoções. Assim, reconhecer, desenvolver e dominar adequadamente as emoções é fator determinante para a alta performance em liderança.

Liderar em alta performance requer, entre outras características, saber influenciar outras pessoas, conhecimento de si mesmo e dos outros, manejar eficientemente as emoções, feedback,

coaching, visão de futuro e credibilidade.

É nesse contexto que a FDC, em parceria com a ESADE Business School - Espanha, apresenta um novo programa com foco no desenvolvimento dos aspectos comportamentais, interpessoal e sócio-emocionais destinado a gestores de nível estratégico e tático que queiram ampliar sua eficiência emocional e competências de liderança. Esse programa vai além do informativo e atua no indivíduo oferecendo instrumentos para a melhor gestão de si como líder de pessoas, processos e resultados.

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS.

Alta Performance em Liderança

(4)

CONTEúDO

Etapa Brasil

• Ideologia, identidade e relacionamentos.

• A força da identidade na construção da liderança.

• Reconhecendo-se por meio do STEP II do MBTI.

Modelo Lead: o que significa liderar.

• O que distingue os melhores líderes.

• Liderança tóxica e ressonante.

• O poder da visão e dos valores pessoais.

Etapa Espanha

Como interpretar os dados do assessment.

Como dar e receber feedback.

• Estilos de aprendizagem.

Estratégias e planos de mudança e melhoria de performance.

• Gestão dos medos.

• O teatro como ferramenta de relacionamento.

• Gestão de si: trabalhando o consciente e o inconsciente.

• Construção de confiança.

autoconhecimento (STEP II do MBTI).

Sessão de coaching individualizada.

Feedback e orientação para o processo de autoconhecimento e gestão de si.

Práticas de conversações como ferramenta eficaz de coaching.

• Construção de um plano de desenvolvimento para a alta performance em liderança com o apoio de um coach.

• Atividades teatrais aplicadas a relacionamentos pessoais e organizacionais.

• Atividades de cunho sociocultural: degustação de vinhos e atividades esportivas (estádio Real Madrid).

RESULTADOS

O programa tem como propósito promover o entendimento e o desenvolvimento dos aspectos comportamentais, interpessoais e socioemocionais que envolvem a alta performance em liderança, levando o participante a:

• Analisar o processo de construção da própria identidade.

• Obter mais conhecimento de si mesmo incluindo suas forças, suas necessidades de desenvolvimento dentro da organização e do contexto em geral.

• Conhecer, em níveis mais profundos, o seu perfil psicológico e o impacto deste no exercício da liderança.

• Avaliar as facetas da sua competência emocional e analisar como elas interferem na performance de liderança.

Aprender a dar, receber e interpretar feedback e utilizá-lo para trasformar seus comportamentos.

• Investigar sobre a natureza das emoções básicas e, em especial, aprender a reconhecer, lidar e gerir os medos.

• Construir relações de confiança com seus colaboradores de forma a possibilitar uma performance em liderança ainda maior.

(5)

GESTÃO DE SI

COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS

ESTILO DE APRENDIZAGEM

VALORES/MISSÃO

PERFIL PSICOLÓGICO

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

COACHING

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

PARA A ALTA PERFORMANCE EM

LIDERANÇA

ASSESSMENT

(6)

Etapa Espanha

Madrid

INSCRIÇÃO

Inscrição

A inscrição deve ser feita até 1 mês antes da data do programa (a ser definida). Após essa data, ficará condicionada à disponibilidade de vagas, que são limitadas. Para se inscrever no Alta Performance em Liderança, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para análise da FDC. Para mais informações, entre em contato por meio do site www.fdc.org.br, e-mail atendimento@fdc.org.br ou ligue para 4005 9200 (capitais) ou 0800 941 9200 (demais localidades).

Seleção

A FDC estabelece um processo de seleção que se inicia com análise da ficha de inscrição. O propósito é criar grupos homogêneos em nível e diversidade de experiências para permitir que os participantes encontrem interlocutores para intercâmbio e aprendizagem. Caso o Programa Alta Performance em Liderança não seja o mais adequado para o perfil e o momento da empresa, a FDC indicará outra solução.

Cancelamento

Cancelamento somente será aceito se comunicado com até 30 dias de antecedência da data de início do programa. Após essa data, serão aceitas somente substituicões desde, que o perfil do candidato seja adequado ao programa.

• Adriana Felipelli – FDC

• Guillermo Sebastia – ESADE

• Joan quintana – ESADE

• Jose Maria Gasalla – ESADE

• Marta Campello – FDC

• Mercedes Segura – ESADE

• Paco Vilahur – ESADE

• Pilar Jerico – ESADE

• Sigmar Malvezzi – FDC

Equipe de coaches:

• Lola Muñoz – ESADE

• Patricia Cauqui – ESADE

• Juan Carlos Álvarez Campillo – ESADE

• Beatriz Díaz – ESADE

• Fernando Almansa – ESADE

• Guillermo Sebastián – ESADE

DIFERENCIAIS DO PROGRAMA

• Liderança nos níveis do indivíduo, da equipe, da organização e da sociedade.

• Possibilidade de planejamento de desenvolvimento pessoal e profissional para o trabalho em equipe, com base no perfil psicológico identificado pelo MBTI.

• Metodologia de abordagem dinâmica do conteúdo, envolvendo os participantes em um processo coletivo de aprendizado.

• Autogestão da saúde para auxiliar o desenvolvimento da integridade física e mental.

(7)

CONHEÇA A ESADE

A ESADE é uma instituição de ensino internacional com 50 anos de história. Seu principal patrimônio são as pessoas: professores e profissionais que geram pensamento, discurso, projetos e iniciativas a serviço da formação de excelência, da pesquisa relevante e da valiosa contribuição para o debate público e a transformação social.

A principal missão da ESADE é a formação de pessoas de alto nível de competência profissional e plena consciência da sua responsabilidade social. Dessa maneira, promove a docência e a pesquisa através do compromisso firme com o rigor intelectual, o espírito crítico e a excelência acadêmica.

Atualmente, a imensa maioria de seus mais de 35 mil ex-alunos, ocupa cargos de direção em empresas e órgãos públicos e do setor terciário, como agentes disseminadores desses valores. O amplo reconhecimento externo da ESADE destaca, em essência, sua formação de qualidade, seu caráter internacional e sua marcante orientação voltada para o desenvolvimento integral das competências, tanto profissional quanto pessoal. Ao longo dos anos, a ESADE tem construído fortes vínculos com o mundo empresarial, econômico e social, como plataforma de formação e inovação, como centro de referência em pesquisa e como fórum de reflexão e diálogo. Assim, a ESADE trabalha ativamente na busca de novas soluções para os desafios da gestão do conhecimento, a responsabilidade social da empresa, o entrepreneurship e a gestão das pessoas nas organizações, bem como na resolução dos problemas jurídicos ligados aos novos desafios empresariais.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Estes autores citam que algumas ideias que apareceram no passado e inclusive propostas atualmente no Brasil, como a de que o sistema de capitalização é sempre mais

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o