• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ESTUDO DAS POPULAÇÕES DE PHRAGMATOPOMA CAUDATA KRØYER IN MÖRCH, 1863 LOCALIZADAS EM CANAIS DE DRENAGENS DA CIDADE DE SANTOS, SP, BRASIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ESTUDO DAS POPULAÇÕES DE PHRAGMATOPOMA CAUDATA KRØYER IN MÖRCH, 1863 LOCALIZADAS EM CANAIS DE DRENAGENS DA CIDADE DE SANTOS, SP, BRASIL."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ESTUDO DAS POPULAÇÕES DE PHRAGMATOPOMA CAUDATA KRØYER IN MÖRCH, 1863 LOCALIZADAS EM CANAIS DE DRENAGENS DA CIDADE DE SANTOS, SP, BRASIL.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RICARDO ALVES DE OLIVEIRA SOUZA, GUSTAVO RIBEIRO DE SOUZA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JOÃO ALBERTO PASCHOA DOS SANTOS ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

Phragmatopoma caudata Krøyer in Mörch, 1863 pertencente a família Sabellariideos e têm sido pouco estudado no mundo, o que se sabe a respeito é que são seres detritivos e possuem a habilidade de formar arrecifes ou aglomerados de tubos (colônias), utilizando partículas de areia cimentadas com muco de proteína, constroem estruturas compactas as quais abrigam considerável fauna associada. No Brasil os estudos sobre esta família restringem-se a pequenas notas e observações preliminares, o presente trabalho foi realizado para avaliar a densidade da espécie e verificar se há diferenças entre as populações encontradas no lado leste e oeste dos canais de drenagens usando o sol como fator abiótico, realizado na cidade de Santos litoral sul de SP, Brasil. A coleta foi feita nos dias de menor maré, coletamos 6 amostras do lado leste e 6 do lado oeste das áreas 1, 2 e 3. Foi utilizado um amostrador tubular, os lugares de coletas foram sorteados aleatoriamente através de um dado de jogo, através do critério de 2 cm de altura de substrato para cada amostra, o material foi colocado em sacos plásticos e fixados em álcool 70% para conservação. No laboratório da Universidade Santa Cecília, foi feita a triagem do material, através dos dados de abundancia e da área do amostrador chegamos a uma média de densidade do lado oeste sendo 1.13 ind.cm³-1, e no leste 2,08 ind.cm³ -1

. Através de uma análise de variância usando o programa past, chegamos ao resultado (p= 0,1026). Os testes apontam que o lado leste nos canais de drenagem indicam maior densidade de indivíduos comparado com o lado oeste, não havendo diferença significativa entre eles.

INTRODUÇÃO

Poliquetas representantes de Sabellariidae são tubícolas e algumas espécies constroem substratos biogênicos no entremarés (Kirtley, 1994). O local de assentamento das larvas fisiologicamente competentes é induzido pelo muco secretado por organismos pré-estabelecidos (Jensen & Morse,1984; Pawlik & Faulkner, 1986). Este muco tem propriedades de importância medicinal (Shao et al., 2009; Winslow et al., 2010), mas principalmente, promove o assentamento larval gregário dos sabelarídeos. Quando a densidade de tubos se torna elevada, estes constituem os substratos biogênicos (Caline et al., 1992), conhecidos como recifes de areia. Em virtude desta peculiaridade de criar substratos tridimensionais, estes poliquetas são considerados como engenheiros de ecossistemas (Jones et al., 1994;

(3)

Coleman & williams, 2002). Os substratos biogênicos dos sabelarídeos aumentam a biodiversidade local (Dubois et al., 2002), servem de filtro biológico devido às altas densidades populacionais (Caline et al., 1992) e reduzem os processos de erosão costeira por reterem grande quantidade de sedimentos (Gram, 1968; Kirtley & Tanner,1968; Main & Nelson,1988).

Na costa Brasileira, Phragmatopoma caudata Krøyer in Mörch, 1863 foi registrada desde as baixas latitudes (3º S) no estado do Ceará, até altas latitudes (32º S), no estado do Rio Grande do Sul (Kirtley, 1994; Lana & Bremec, 1994). Embora a ocorrência geográfica seja ampla, pouco se conhece sobre a dinâmica populacional da espécie na costa brasileira. É plausível que o grau de dificuldade em obter os exemplares íntegros após a retirada do tubo, assim como a falta de metodologia específica, sejam fatores que limitaram o desenvolvimento de estudos de Zoologia aplicada desses organismos.

Santos localizada no litoral de São Paulo, SP (23º 57' 41'' W; 46º 20' 10'' W) possui uma praia litorânea de 7 km, sendo frequentada por uma grande quantidade de turistas. Abrigar o maior complexo portuário da América Latina, Inaugurado em 2 de fevereiro de 1892 trazendo um início de uma nova fase para a cidade, que através dos anos vem crescendo movendo a economia do estado de São Paulo (Porto de santos, 2014).

O sistemas de canais de drenagem de Santos foi projetado pelo engenheiro santista Saturino de Brito. Sua principal função é drenar o fluxo de água proveniente das chuvas para a baía de Santos, evitando assim o risco de inundações. Devido a área de desembocadura dos canais de drenagem se localizarem na zona de entremarés, constituindo uma área de costão com sua biodiversidade.

OBJETIVOS

Verificar a densidade populacional de Phragmatopoma caudata que vive nos lados leste e oeste nos canais de drenagens da cidade de Santos, SP.

Verificar se há diferenças entre as populações de Phragmatopoma caudata encontradas no lado leste e oeste dos canais de drenagens, tendo o sol como fator abiótico.

(4)

METODOLOGIA

O material biológico foi obtido nos bancos de Phragmatopoma caudata da Praia de Santos, litoral do estado de São Paulo, nos dia de menor amplitude da maré, para facilitar o acesso coleta.

Nesse estudo foram utilizados os seguintes materiais: Tubo cilíndrico com diâmetro 3 polegadas com 40 cm altura, para a delimitar a área de amostra e coleta, dado de jogo para determinar o local de coleta através de sorteios aleatórios, sacos plásticos para a armazenagem do material coletado, papel e caneta para anotações diversas, como área sorteada, localização do canal, etc..., espátula para auxiliar na remoção do material fixado junto a rocha, álcool 70º para a fixação dos organismos, trena medir ao longo da extensão do canal, e frascos plásticos para armazenar os organismos após a triagem.

DESENVOLVIMENTO

A coleta do material foi realizada em dias de menor maré. Foram três áreas a serem estudadas, área 1 representada pelo canal de drenagem 4 ( 23º 58’ 28’’W e 46º 19’ 18’’ W), área 2 representada pelo canal de drenagem 5 (23º 58’ 42’’ W e 46º 18’ 57’’ W) , e área 3 representada pelo canal de drenagem 6 (23º 59’ 3’’ W e 46º 18’ 35’’ W), sendo coletadas amostras dos lados leste e oeste nas extremidades externas de cada área (Figura 1). Para a realização das coletas, sorteamos os pontos coletados com o dado de jogo. Após a realização dos sorteios, foi feito o registro do mesmo em uma ficha de campo, descrevendo o número da área e a distância do ponto coletado, com o tubo cilíndrico, exerceu-se pressão sobre a colônia fixada sob o muro do canal, e uma espátula auxiliou na remoção do substrato, mediu-se a altura do substrato coletado, colocando em saco plástico fixado com álcool 70º devidamente etiquetado. Após a coleta do substrato o material foi encaminhado até o laboratório da Universidade Santa Cecília, Santos, SP, onde foi realizada a triagem manualmente para contagem dos organismos e análise da densidade populacional. . A identificação da espécie seguiu o sugerido por AMARAL et. al. (2012).

Visando verificar se há semelhanças entre os lados Leste e Oeste utilizou-se uma análise de variância, realizada no programa PAST v. 2.6 (Hammer et al., 2001).

(5)

Figura 1: Canais de drenagem na Baia de Santos onde foram realizadas as coletas. Canal de Drenagem 4 (C4)= área 1, Canal de Drenagem 5 (C5)= área 2 e Canal de Drenagem 6 (C6)= área 3.

RESULTADOS

Foram coletados um total de 1.617 indivíduos, sendo 194 do lado leste e 0 do lado oeste na área 1, 65 do lado leste e 160 do lado oeste na área 2 e 914 do lado leste e 284 do lado oeste na área 3.

A área que apresentou o maior valor de densidade foi os lados leste com 4,04 ind.cm3-1 e lado oeste com 2,50 ind.cm3-1 da área 3. A áreas 1 lado leste com 1,84 ind.cm3-1,área 2 lado oeste 0,90 ind.cm3-1 , área 2 lado oeste com 0,36 ind.cm3-1 No lado oeste da área 1 não foi encontrado nenhum indivíduo, conforme a Figura 2. Quanto a variação de densidade, levando-se em conta o lado leste e oeste das áreas em que as populações se encontravam, houve maior incidência populacional no lado leste com 6,23 ind.cm3-1, sem haver variação entre o lado leste do oeste (p= 0,1026), conforme a figura 3.

(6)

Figura 2: Valores de densidade de Phragmatopoma caudata amostrados no lado leste e oeste das áreas 1, 2 e 3 da baía de Santos.

Figura 3 : Valores de densidade total e variância (p) de Phragmatopoma caudata dos lados leste e oeste, amostrados nas áreas 1, 2 e 3 na baía de Santos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim chega- se a conclusão de que as populações de Phragmatopoma caudata encontradas, mesmo sendo uma região antropicamente alterada, seja por turistas ou mesmo o Porto de Santos, elas existem e são numericamente semelhantes as encontradas na literatura. Outra questão interessante é que mesmo as populações

0,00 0,50 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00 3,50 4,00 4,50 área 1 Leste área 1 Oeste área 2 Leste área 2 Oeste área 3 Leste área 3 Oeste 1,84 0 0,36 0,90 4,04 2,5 0,00 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 7,00 Leste Oeste 6,23 3,40 Densidade (ind.cm3-1) p= 0,1026 Densidade (ind.cm3-1)

(7)

se formarem com diferentes fatores abióticos (sol que bate do lado leste de manhã não batendo a tarde) não houve diferenças quanto a densidade das populações. FONTES CONSULTADAS

AMARAL, A. C. Z., NALLIN, S. A. H., STEINER, T. M., FORRONI, T. O. and FILHO, D. G. 2012 - Catálogo das espécies de Annelida Polychaeta do Brasil. www.ib.unicamp.br/museu_zoologia/files/lab_museu_zoologia/catalogo_polyc haeta_amaral_et_al_2012.pdf (consultado em 24/08/2014).

CALINE, B.; GRUET, Y.; LEGENDRE, C.;LE RHUN, J.; L’HOMER, A.; MATHIEU, R. & ZBINDEN, R. 1992. The Sabellariid reefs in the bay of Mont Saint-Michel, France. Ecology, Geomorphology, Sedimentology, and Geologic Implications. Stuart, Florida Oceanographic Society, Contributions to Marine Science.156p. COLEMAN, F. C. & WILLIAMS, S. L. 2002. Overexploiting marine ecosystem

engineers: potential consequences for biodiversity. Trends in Ecology & Evolution 17: 40-44.

DUBOIS, S.; RETIERE, C. & OLIVIER, F. 2002. Biodiversity associated with Sabellaria alveolata (Polychaeta: Sabellariidae) reefs: effects of human disturbances. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 82:817-826.

GRAM, R. 1968. A Florida Sabellariidae reef and its effect on sedment distribution. Journal of Sedimentary Petrology 38:863-868.

HAMMER, ∅.; HARPER, D. A. T. & RYAN , P. D. 2001. PAST: Paleontological statistics software package for education anddata analisys. Paleontologia Eletronica 4 (1):1-9.

<http://palaeo-eletronica.org/2001_1/past/issue1_01.htm>www.santoscidade.com.br/historia. php

JENSEN, R. A. & MORSE, D. E. 1984. Intraspecific facilitation of larval recruitment – gregarious settlement of the polychaete Phragmatopoma californica (Fewkes). Journal of Experimental Marine Biology and Ecology 83:107-126.

JONES, C. G.; LAWTON, J. H. & SHACHAK, M. 1994. Organisms as ecosystem engineers. Oikos 69:373-386.

KIRTLEY, D. W. & TANNER, W. F. 1968. Sabellariid worms - builders of a major reef type. Journal of Sedimentary Petrology 38:73-78.

(8)

KIRTLEY, D. W. 1994. A review and taxonomic revision of the Family Sabellariidae Johnston, 1865 (Annelida: Polychaeta). Vero Beach, Sabecon Press. 223p LANA, P. C. & BREMEC, C. S. 1994. Sabellariidae (Annelida, Polychaeta) from

South America. Mémoires du Muséum national d’Histoire naturelle. Série A, Zoologie 162:211-222.

MAIN, M. B. & NELSON, W. G. 1988. Sedimentary characteristics of sabellariid worm reefs (Phragmatopoma lapidosa Kinberg). Estuarine Coastal and Shelf Science 26:105-109.

PAWLIK, J. R. & FAULKNER, D. J. 1986. Specific free fatty acids induce larval settlement and metamorphosis of the reef-building tube worm Phragmatopoma califomica (Fewkes). Journal of Experimental Marine Biology and Ecology 102:301-310.

PORTO DE SANTOS – autoridade portuária / codesp – companhia docas do Estado de São Paulo – Santos. www.portodesantos.com.br/historia.php (consultado em 27/08/2014)

SHAO, H.; BACHUS, K. N. & STEWART, R. J. 2009. A water-borne adhesive modeled after the sandcastle glue of P. californica. Macromolecular Bioscience 9:464-471.

WINSLOW, B. D.; SHAO, H.; STEWART, R. J. & TRESCO, P. A. 2010. Biocompatibility of adhesive complex coacervates modeled after the sandcastle glue of Phragmatopoma californica for craniofacial reconstruction. Biomaterials 31:9373-9381.

Referências

Documentos relacionados

Para isso, pretendemos pensar sobre as pulsões, sobre como se dá esse pulsional, reflectindo também sobre as relações iniciais do bebé com o outro, e culminando no que pode estar

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

H´a dois tipos de distribui¸co˜es de probabilidades que s˜ao as distribui¸c˜oes discretas que descrevem quantidades aleat´orias e podem assumir valores e os valores s˜ao finitos, e

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Considerado como a fábula clássica, a versão de Esopo de “A Raposa e as Uvas”, narra a história da Raposa que deseja alcançar alguns cachos de Uvas escuras, que lhe

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo levar à comunidade escolar uma discussão acerca do tema abordado: “A construção da identidade negra dos alunos da Escola Estadual de

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

El Proyecto de Territorialización cumple un rol central en la creación de un espacio de encuentro entre la Universidad Nacional de Cuyo, el Gobierno de Mendoza,