• Nenhum resultado encontrado

N. I. 01 Manutenção de Armamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "N. I. 01 Manutenção de Armamento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PMERJ

PM/3

EMG

17 Jan 83

NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 001/83

1. FINALIDADE

Difundir assunto de interesse policial militar referente ao uso e manutenção

adequados do armamento da Corporação.

2. OBJETIVOS

a.

Fornecer ao Cmdo das UOp subsídios para facilitar o adestramento da tropa.

b.

Estabelecer procedimentos para o uso adequado do armamento da

Corporação, visando minimizar o índice de ocorrências de acidentes de tiro.

3. ASSUNTOS A DIVULGAR

a.

Resumo dos Capítulos II, IX e X do “manual para Uso e Manutenção do

revólver”, distribuído pelo Ponto 4 (USAID).

b.

Texto

Em anexo.

ARTUR ROS DELAMARE - Cel PM

Chefe do Estado-Maior Geral

Confere com o original

Cariolando de Oliveira - Ten Cel PM

Chefe da PM/3

DISTRIBUIÇÃO

CMT G, EM (Ch, Subch, PM/1, PM/2, PM/3, PM/4), PM5, APOM E SECT...10

CECOPOM (Ch, CECOM, CGO, SUP DIA, PCC), GCG, AJG, DGAL, DGF, SG, SAG ...11

ESPM, DGP, DAS, DGE, DIP, ESFO, CIE, GAB MIL, CSM, CMM, DGS, PPM ...12

1º, 2º, 4º, 5º, 7º e 8º CPA, 1º, 2º, 3º,. 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º BPM...16

11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º e 21º BPM, BPRv, RPMont... ...13

BPAE, BPChq, HPM/RIO, HPM/NIT,1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª CIPM, CFAP...10

Arquivo... ...03

(2)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 2

PMERJ QG EMG-PM/3 17JAN83

ANEXO À NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 001/EM-PM/3 INSTRUÇÕES PARA USO E MANUTENÇÃO DO REVÓLVER

II. MANEJO DO REVÓLVER

A. ABRA E FECHE O TAMBOR COM CUIDADO.

O tambor deve ser deslocado para baixo para abrir e deslocado para cima para fechar.

A precisão do revólver depende do perfeito alinhamento de cada câmara do tambor com a alma. A precisão é logo prejudicada, caso se faça os deslocamentos do tambor para fora e para dentro da armação rudemente. O botão retém do tambor fica no lado esquerdo da arma.

Nos revólveres da marca Taurus, usados pela Corporação, para abrir o tambor, devemos empurrar com o polegar da mão direita, o retém para frente, ao mesmo tempo, deslocar o tambor para fora fazendo pressão com os dedos anular e médio da mão esquerda.

B. DESCARREGAMENTO

Desloque o tambor para fora com os dedos polegar, anular e médio. Segure com a mão esquerda, tendo o cano da mesma virada para cima e o peso da arma apoiado no dedo médio da mão esquerda, que também mantém o tambor deslocado bem para fora. Os dedos indicador e mínimo, da mão esquerda, apóiam a arma por trás, o polegar esquerdo comprime o exterior forçando para fora das câmaras os estojos vazios.

C. CARREGAMENTO

(3)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 3

cartuchos que possam cair. Uma vez carregado, o tambor é deslocado com firmeza para dentro da armação até que esteja travado.

D. VERIFIQUE ESPOLETAS SALIENTES

Muitas vezes, a espoleta no fundo do cartucho protrai-se ligeiramente, o bastante para prender o tambor e dificultar-lhe o movimento giratório. Após carregar e fechar o tambor, puxe o cão para trás com o polegar o suficiente para que o tambor possa ser girado livremente pelos dedos. Uma espoleta saliente se houver, impedirá o giro livre do tambor.

E. ENGATILHAMENTO

Coloque a ponta do polegar sobre a extremidade traseira do cão e puxe-o para trás até travá-lo. A boca da arma deve mover-se só ligeiramente. O dedo do gatilho fica FORA do gatilho. Três dedos devem ficar segurando a coronha de modo que a posição da arma na mão não mude. Os revólveres modernos podem ser disparados de dois modos; ação simples e ação dupla. Engatilhamento do revólver com o polegar é ação simples. Engatilhamento e disparo do revólver puxando, simplesmente, o gatilho, é ação dupla. Ação dupla é, via de regra, a melhor para disparo em defesa própria ou de terceiros.

F. REVÓLVER ENGATILHADO

Após engatilhar o cão, o polegar descansa ao lado deste sobre a curva natural, em aclive, da armação. Esse é o processo de ação simples para disparos cuidadosos apontados para alvos pequenos. Não encoste o dedo no gatilho até que esteja pronto para atirar. O polegar tende naturalmente a se juntar aos dedos, abaixo na coronha. É preciso adquirir uma prática especial para treinar o polegar a permanecer sobre a armação nos disparos de ação simples. Para fazer o polegar tomar a posição superior, coloque-o levemente sobre a curva em aclive, da armação, tão junto ao cão quanto possível, porém sem tocá-lo. A seguir ajuste os demais dedos de modo que a mão fique segurando a coronha junto à ponta do cão, estando este engatilhado. JAMAIS DEIXE OU CARREGUE O REVÓLVER ENGATILHADO. Uma leve pressão no gatilho, estando o revólver engatilhado, fá-lo-á disparar.

(4)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 4

Isso é perigoso. Se o cão escorregar, o cartucho pode detonar. Aponte o revólver em direção segura. Coloque o polegar direito sobre o cão tendo o esquerdo contra este. Puxe o gatilho para soltar o cão, retire o dedo do gatilho; a seguir afrouxe o cão aos poucos usando o polegar esquerdo como anteparo. Não se esqueça de retirar o dedo do gatilho antes de soltar o cão de sua posição. A não observância deste processo aumenta as possibilidades de ocorrência de tiro acidental caso o polegar escorregue do cão.

IX. PRECEITOS DE SEGURANÇA COM ARMAS DE FOGO a. MANEJO DE ARMAS DE FOGO

1. Jamais aponte uma arma contra alguém por brincadeira.

2. Verifique se não há obstrução no cano antes de carregar.

3. Jamais deixe um revólver engatilhado.

4. Jamais deixe uma arma de fogo carregada onde outros possam apanhá-la e jamais

passe a alguém uma arma carregada. Ao passar um revólver a alguém, desloque o tambor para fora de modo a que ambos possam ver que a arma está descarregada.

b. CONDUTA EM “STANDS” DE TIRO

1. Nos disparos de tiro real em local externo, esteja seguro quanto à segurança do

alvo. Esteja alerta para corrigir condições que possam fazer os projéteis ricochetearem.

2. Em um “stand” de tiro, tenha sempre alguém no comando direto da linha de

fogo.

3. Quando estiver praticando com pistolas, não deixe a mente divagar. Permaneça

bem atento, mantendo a ponta da arma abaixada em direção ao alvo. Não vire para trás para conversar com outra pessoa.

4. Na linha de fogo, carregue e dispare unicamente sob comando.

5. Não maneje arma de fogo atrás da linha de fogo, exceto com o mecanismo aberto.

(5)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 5

projéteis devido a isto. O instrutor não deve permitir que o atirador faça movimentos floreados com a arma, nem mesmo uma leve torção do punho ou um movimento circular em direção ao alvo. Mova a arma sempre em linha direta sobre o alvo, tendo os punhos em linha reta.

X. CUIDADOS E LIMPEZA DO REVÓLVER a. LIMPEZA

1. O revólver é um instrumento de precisão feito de aço. O aço quando exposto a umidade, especialmente à permanente transpiração das mãos, enferruja facilmente. A transpiração contém sal e ácido que estragam o acabamento do revólver rapidamente. Os resíduos de pólvora queimada impregnada nas paredes da arma e nas câmaras pela alta temperatura da explosão também atrai umidade e devem ser limpos logo após o disparo

2. Após os disparos, esfregue a alma e as câmaras com uma escova de cerda ou nylon (use escova de bronze se os resíduos forem persistentes) embebida em dissolvente de pólvora. A escova deve limpar a alma no final de cada escovada, pois ela poderá entortar-se se tentar girá-la dentro da alma.

3. Uma vez amolecidos os resíduos, retire-os introduzindo tiras de pano limpo e esfregue até o pano não mais apresente manchas de pólvora. Quando a alma e as câmaras estiverem limpas umedeça uma tira de pano com óleo refinado e passe-a na alma a nas câmaras de modo que suas superfícies internas fiquem levemente cobertas de óleo. Passe a mesma tira por fora do revólver com o mesmo propósito. Somente uma camada muito fina de óleo é necessária para evitar corrosão. Antes de disparar a alma é aconselhável limpar o óleo e secar a alma e as câmaras, e incidentalmente, retirar resíduos de sujeira que possam ter se acumulado.

4. A limpeza de uma arma é um processo simples. Ao armeiro de serviço deve caber a responsabilidade geral pela manutenção efetiva das armas, mas a cada indivíduo que recebe um revólver deve caber uma responsabilidade pessoal pelo cuidado e manutenção do mesmo, devendo para tanto ser provido dos meios necessários.

5. Passe uma tira de pano ligeiramente umedecida em óleo contra ferrugem pela alma, nas câmaras e nas partes externa com a freqüência que for necessária.

6. O revólver conduzido no coldre requer freqüente atenção devido à exposição ao

(6)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 6

depender do próprio julgamento sendo a pessoa portadora da arma responsável por esse fato.

7. O principal esforço relativo à proteção da arma consiste em dedicar atenção continua à superfície externa que tem contato com as mãos. Uma boa regra consiste em remover impressões digitais da arma diariamente. Isso não deve requerer muito trabalho.

8. Um recipiente contendo pedaços de pano umedecido em óleo e sem fios soltos ou

penugem deve estar à mão. Uma rápida esfregadela é suficiente antes de entregar a arma para guarda. Um método moderno de proteção contra a ferrugem, para armas a serem conduzidas em coldre ou que se destinam a saques rápidos, consiste em limpar a parte externa com pano tratado com silicone ou aplicar cera mecânica pastosa de alto grau.

9. Às vezes o tambor do revolver Taurus abre com dificuldade. Nesse caso o pino

extrator pode estar solto. Aperte-o com alicate de bico chato tendo o cuidado de não arranhar o pino; cubra os bicos do alicate com pano grosso. E, também, boa prática, colocar dois cartuchos vazios nas câmaras ao apertar o pino extrator. 10.A remoção de ferrugem concentrada em locais da superfície externa pode

requerer a aplicação de esponja fina de aço juntamente com óleo ou gasolina detergente. Esponja de aço remove a coloração e, portanto, deve ser usada com cuidado. Camadas finas de ferrugem podem quase sempre ser removidas por meio de rápidas esfragadelas com pano tosco embebido em gasolina ou óleo detergente. Caso o revólver deva ser guardado por longo tempo, as partes expostas inclusive alma e câmaras podem ser revestidas de graxa contra ferrugem. Em vez de engraxar o revólver, ele pode também ser acondicionado em um papel de tipo especial e colocado em uma caixa hermeticamente fechada.

b. VERIFICAÇÕES DO REVÓLVER

1. Verificar se há sinais de ferrugem ou corrosão no acabamento externo.

2. Com o tambor aberto, verifique os cantos e superfícies e interiores onde resíduos de pólvora ou lubrificantes empastados possam ficar acumulados. (Um palito e uma escova de dente velha servem perfeitamente para essa limpeza).

3. A ponta do percussor deve ser polida suavemente e protrair-se o suficiente para

(7)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 7

preciso que o gatilho seja sustentado recuado. Caso contrário, a barra de segurança que fica entre o cão e a armação evita que o percussor avance o suficiente para percutir e fazer explodir a espoleta. A barra de segurança dos revólveres modernos tornam seguro manter todas as câmaras carregadas.

4. Com o tambor para fora, coloque a unha do polegar ou um pedaço de papel branco de modo a que o reflexo da claridade revele as condições da alma.

5. Estando o tambor para fora verifique se existe resíduos de pólvoras nas câmaras. 6. Com o tambor para fora, empurre o pino extrator para frente e para trás. Ele deve

funcionar livremente.

7. Com o tambor fechado, engatilhe o cão com o polegar para ver se o tambor gira e

se encaixa no lugar com firmeza.

8. Verifique se há soltura do tambor. Existirão pequenos movimentos, mas

movimentos que cheguem a causar evidente desalinhamento das câmaras com a alma ou falhas no mecanismo de trancamento do tambor, são considerados defeitos graves que indicam a necessidade de consertos. Verifica-se soltura ou abertura entre a armação e o suporte do tambor. Via de regra, existe somente um ligeiro movimento.

9. O alojamento do percussor, bem localizado na armação, deve estar livre de corpos estranhos. Limpe-os com um palito ou pino pontudo de plástico. Coloque uns pingos de óleo no percussor conforme necessário e teste o movimento vertical com a ponta do dedo. O percussor dos revólveres mais modernos, de fogo central, é movível.

10.Use uma pequena chave de fenda para verificar a apertura da armação e parafusos de segurança. Rebarbas disformes das cabeças dos parafusos podem ser evitadas usando-se chave de fenda com lâmina que se encaixe perfeitamente na largura e no comprimento das ranhuras.

c. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA BOA MANUTENÇÃO

1. Todas as peças e superfícies de revólveres em condições de pronto uso devem ser

(8)

CONTINUAÇÃO

Fl nº 8

2. Ao disparar o revólver ESTEJA ATENTO A EXPLOSÕES anormais. Pólvora

defeituosa pode haver forçado o projétil somente a meio caminho dentro da alma. O revólver deve ser aberto e a alma verificada para ver se está livre antes de se fazer um segundo disparo. Um segundo disparo feito contra um projétil preso no cano dilatará ou romperá o cano.

Referências

Documentos relacionados

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Devido às características do Sistema Brasileiro, o Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência (POSHP) pode ser clas- sicado como um problema de

O acabamento dos tetos da sala, quartos, cozinha, corredores e casas de banho, serão em gesso cartonado, com acabamento de tinta aquosa lisa de cor branca e onde os equipamentos

 Não guarde dúvidas, pergunte a sua professora, ela está à disposição (mande mensagem quando precisar). Lembre-se de tirar um tempinho para ler. A pastinha com as

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram