• Nenhum resultado encontrado

20/01/2014 a 24/01/2014: INSCRIÇÃO PARA NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20/01/2014 a 24/01/2014: INSCRIÇÃO PARA NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

O INSTITUTO DAS LETRAS (ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS) TORNA PÚBLICO O EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014: NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG

A Associação Cultural e Educacional Ilê, nome fantasia Instituto das Letras, sediada à Rua dos Guaranis, 169, Centro, Belo Horizonte, inscrita no CNPJ 15.674.975/0001-72 informa aos interessados o calendário de inscrições para novas bolsas sem vínculo com UFMG do PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS, DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014, que será regido por este Edital.

20/01/2014 a 24/01/2014: INSCRIÇÃO PARA NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG

28/01/2014: RESULTADO DA ANÁLISE DOS PEDIDOS 03/02/2014 a 07/02/2014: ENTREVISTAS E MATRÍCULAS

I.DAS INFORMAÇÕES GERAIS

O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE

ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS, DO PRIMEIRO SEMESTRE

DE 2014 é voltado, exclusivamente, para alunos de baixa renda. O

Programa visa oferecer vagas gratuitas nos cursos de línguas estrangeiras

para jovens e adultos oriundos de comunidades carentes, a fim de ampliar

as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e as chances de

melhores salários. Este programa pretende contribuir, assim,

para a

democratização do ensino de idiomas e melhoria na distribuição de renda

da população.

II.DOS PERCENTUAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE

ESPANHOL, FRANCÊS E INGLÊS, DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 visa oferecer 5 novas vagas gratuitas.

III. DAS INSCRIÇÕES

Somente poderá requerer a bolsa para o curso o candidato que: a) tiver dezesseis anos ou mais;

(2)

c) tiver estudado o Ensino Fundamental e Médio somente em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.

IV. DA INSCRIÇÃO

Para se inscrever no Programa de bolsas o candidato deverá, no período de 20 a 24 de janeiro de 2014:

a) acessar, pela Internet, o endereço www.institutodasletras.org.br e responder a todas as questões do Formulário Socioeconômico nele contido;

b) enviar o Formulário Socioeconômico preenchido e em anexo, formato word, para o e-mail atendimento@institutodasletras.org.br com o assunto “FORMULÁRIO NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG” até, no máximo, dia 24 de janeiro de 2014.

ATENÇÃO: Todos os campos do formulário socioeconômico devem ser preenchidos, exceto quando não se aplicar. Neste caso, o candidato deve escrever: “não se aplica”. O preenchimento correto e de forma completa é de responsabilidade do candidato. Serão desconsiderados formulários incompletos.

V. DO PROCESSO DE ANÁLISE DOS FORMULÁRIOS SOCIOECONÔMICOS Serão rigorosamente analisados por um Grupo de Trabalho de Profissionais constituído especialmente para esse fim. Todos os Formulários Socioeconômicos entregues no prazo predeterminado – ou seja, até o dia 24 de janeiro de 2014 – serão submetidos a uma análise de indicadores sociais, culturais e econômicos do contexto familiar de cada candidato. O somatório desses pontos, por Formulário Socioeconômico, aponta, então, para a pré-classificação do respectivo candidato. São analisados, nessa etapa, os seguintes indicadores sociais, culturais e econômicos concernentes a cada um dos candidatos:

a) origem escolar;

b) cargo/ocupação e grau de escolaridade dos pais/responsáveis; c) posse de bens pelo grupo familiar;

d) despesas básicas do grupo familiar; e) renda do grupo familiar.

Os candidatos terão sua classificação divulgada no endereço eletrônico www.institutodasletras.org.br no dia 28 de janeiro de 2014

(3)

ATENÇÃO

NÃO SERÁ ENVIADO QUALQUER TIPO DE CORRESPONDÊNCIA OU E-MAIL AOS CANDIDATOS PARA COMUNICAR O RESULTADO DA ANÁLISE DO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO. O candidato é, portanto, o único responsável por verificar seu resultado, consultando o endereço eletrônico divulgado ou telefonando para o Instituto das Letras.

VI. DAS MATRÍCULAS

A primeira chamada para inscrição de bolsistas será divulgada no endereço eletrônico www.institutodasletras.org.br no dia 28 de janeiro de 2014.

O(s) candidato(s) convocado(s) deverá(ão) comparecer à sede do Instituto para realização da entrevista e matrícula entre os dias 03/02/2014 e 07/02/2014, através de agendamento prévio via e-mail ou telefone. No ato da entrevista será exigida a apresentação dos documentos comprobatórios das informações apresentadas no formulário socioeconômico.

O candidato que não puder comparecer poderá nomear um representante, o qual deverá apresentar autorização assinada pelo requerente e cópia xerox de documento de identidade do requerente para efetuar a matrícula do contemplado com a bolsa.

VII. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

O candidato deverá apresentar original e fotocópia da documentação a seguir: IDENTIFICAÇÃO:

a) Carteira de Identidade – frente e verso.

b) Documento(s) que comprove(m) o nível de escolaridade do candidato e sua origem escolar, a saber: histórico escolar, ou, Declaração emitida pela Instituição de Ensino em que se comprove a conclusão do Ensino Fundamental. Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio ou EJA apresentar o histórico escolar, ou, Declaração emitida pela Instituição de Ensino em que se comprove a conclusão ou matrícula no Ensino Médio.

COMPROVANTES DE RENDA DO CANDIDATO E DO SEU GRUPO FAMILIAR

(4)

a) Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física dos pais/responsável do candidato ou de todos os membros do seu grupo familiar, maiores de 21 anos, que fazem essa Declaração, inclusive ele próprio, com exceção dos que são isentos.

→ Esse documento comprova a renda anual, a atividade desenvolvida, a posse de bens móveis e imóveis e a relação de dependentes financeiros do declarante. Por essa razão, deverá ser enviada fotocópia da Declaração de Imposto de Renda de todos os integrantes do grupo familiar do Candidato que são obrigados a fazê-la, de acordo com a legislação em vigor na Receita Federal.

Endereço para consulta: www.receita.fazenda.gov.br

b) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do candidato e dos pais/responsável do candidato – página de Identificação, página do último Contrato de Trabalho e, quando necessário, página em que se comprove o desemprego (aquela imediatamente posterior à do último Contrato de Trabalho) – e, se for o caso, dos demais membros do seu grupo familiar que a tiverem, inclusive ele próprio.

→ Esse documento comprova se a pessoa está trabalhando com vínculo empregatício ou se está desempregada. Por essa razão, deverá ser enviada fotocópia da Carteira de Trabalho de todos os integrantes do grupo familiar do Candidato que possuírem esse documento.

c) Quem trabalha com vínculo empregatício ou é funcionário público deverá comprovar, também, o valor bruto do salário recebido, mediante apresentação de fotocópia do Contracheque ou de Declaração do Empregador, em que constem o cargo e o salário mensal atualizados.

d) Quem é autônomo ou profissional liberal deverá comprovar, também, sua renda, mediante apresentação de fotocópia do Recibo de Pagamento a Autônomos (RPA) dos três últimos meses que precederem o ato da inscrição.

e) Quem é proprietário de microempresa – ou seja, pessoa jurídica – deverá apresentar, também, fotocópia do Recibo de Retirada Pró labore e fotocópia da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

f) Quem é aposentado ou pensionista do INSS deverá apresentar, também, fotocópia do Extrato de Pagamento, para comprovar o valor do benefício recebido mensalmente desse Instituto.

g) Quem é taxista deverá apresentar Declaração de Sindicato ou de Cooperativa de Taxistas emitida para fins de comprovação da renda mensal do Interessado.

h) Quem exerce atividade profissional na economia informal – ou seja, não se enquadra em nenhuma das situações descritas nos itens anteriores - deverá imprimir o modelo de Declaração de Renda Média Mensal, juntamente com as páginas de endereçamento, preencher integralmente, datar e assinar.

(5)

Atenção: Cada membro do seu grupo familiar que exercer atividade profissional na economia informal, deverá enviar uma fotocópia da Declaração de Renda Média Mensal devidamente preenchida e assinada.

i) Quem tem renda proveniente de aluguel(guéis) ou de arrendamento(s) de imóvel(veis) deverá apresentar fotocópia do(s) respectivo(s) Contrato(s), em que conste o valor do pagamento feito mensalmente.

j) Quem é proprietário ou produtor rural deverá apresentar fotocópia da Declaração de Imposto Territorial Rural ou a última Declaração de Renda de Atividades Rurais em que se comprovem a condição de proprietário de imóvel rural e o exercício de atividades rurais.

k) Quem é beneficiário dos Programas Sociais de Transferência de Renda – Bolsa Escola, Bolsa Família e outros – deverá apresentar fotocópia do comprovante de recebimento do benefício.

m) Família sem renda que esteja recebendo ajuda de terceiros deverá apresentar uma Declaração de próprio punho, assinada pelo Interessado, em que conste o valor da ajuda e, também, a origem dela.

COMPROVANTES DE DESPESAS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR DO CANDIDATO

a) Comprovante(s) de Pagamento de Aluguel ou, se for o caso, de Comprovante(s) de Amortização de Dívida da Casa Própria.

b) Comprovante de Pagamento de Matrícula(s) e de Mensalidade(s) relativas a instrução, inclusive de curso(s) pré-vestibular(es), escola(s) particular(es), curso(s) de língua(s) estrangeira(s) e outros.

c) Comprovante(s) de Pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mesmo em atraso, com exceção dos concernentes a imóveis situados em cidades que não cobram esse Imposto.

d) Contas de água, de energia elétrica e de telefone(s) fixo(s) e/ou celular(es) dos dois últimos meses.

e) Comprovante(s) de Pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 e do Certificado(s) de Registro Licenciamento de Veículo (CRLV) também de 2012.

VIII. DAS CONDIÇÕES DE INDEFERIMENTO Os pedidos de bolsa serão indeferidos quando:

a) O candidato, no momento da realização da matrícula, não comprovar as informações

declaradas no formulário socioeconômico e que não apresentar a documentação exigida. b) O candidato não puder comparecer à secretaria na data agendada para a realização da

(6)

c) O curso ou nível do curso escolhido pelo candidato não for oferecido por insuficiência

de alunos ou outros motivos. IX DA VIGÊNCIA DA BOLSA

A bolsa de estudos terá vigência de 1 (um) semestre, sem garantia de vaga no semestre seguinte.

X DAS CONDIÇÕES DE RENOVAÇÃO DA BOLSA

A renovação da bolsa de estudos deverá ser solicitada semestralmente e está condicionada a:

a) apresentação de documentação atualizada para fins de nova análise socioeconômica; b) aprovação e frequência obtida pelo aluno bolsista.

c) cumprimento da carga horária do curso, realização de todas as atividades e avaliações de aprendizado.

d) preenchimento de formulário de acompanhamento pedagógico, quando solicitado.

XI IMPORTANTE

a) O Instituto das Letras reserva-se o direito de solicitar informações e/ou documentos complementares após a apresentação dos documentos solicitados, caso julgue necessário.

b) O aluno bolsista autoriza o Instituto das Letras a usar seus dados (imagem, nome, voz), durante o semestre de vigência da bolsa, em qualquer veículo de comunicação, a título de divulgação e promoção do trabalho social da Associação, sem ônus de qualquer natureza para esta última.

c) O Instituto não fornece material didático ao aluno contemplado com a bolsa de estudos.

d) A garantia da bolsa de estudos se dará após assinatura do contrato no momento da matrícula do aluno, em que o bolsista se mostra de acordo com todas as cláusulas previstas.

e) Caso o curso ou o nível escolhido pelo aluno não for oferecido por insuficiência de aluno ou quaisquer outros motivos, o candidato perde o direito à bolsa e terá que participar de novo processo seletivo posteriormente, caso seja de seu interesse.

f) A aprovação do candidato neste processo seletivo dá direito de usufruir da bolsa somente no semestre vigente, não havendo possibilidade de trancamento.

(7)

g) Em hipótese alguma poderá ser realizada transferência de bolsa de um aluno para outro.

Belo Horizonte, janeiro de 2014.

(8)

INSTITUTO DAS LETRAS

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA

NOVAS BOLSAS SEM VÍNCULO COM UFMG

Instruções para o preenchimento do formulário socioeconômico

Leia atentamente as orientações abaixo:

1. Este formulário tem como objetivo fazer um estudo da situação socioeconômica do candidato e sua família.

2. Serão avaliados apenas os formulários que estiverem preenchidos por completo. 4. Todos os dados preenchidos neste formulário devem ser atualizados, com valores brutos

e deverão ser comprovados através da apresentação, na data da entrevista, de originais e cópias dos documentos (3 últimos meses).

5. É de total responsabilidade do candidato a verificação do resultado e da data da matrícula (ver edital de bolsas), que serão divulgados no site www.institutodasletras.org.br.

Comprovantes de Renda:

· Os 2 (dois) últimos contracheques, ou declaração de firma empregadora, recibo de pensão ou aposentadoria, comprovante de recebimento ou de pagamento de pensão alimentícia de todo o grupo familiar inclusive a do candidato.

· Carteira de trabalho das pessoas maiores de 18 anos que residem com a família, inclusive dos desempregados, autônomos, funcionários públicos e aposentados.

· Última declaração de imposto de renda de todo o grupo familiar inclusive a do candidato, com os respectivos recibos de entrega ou declaração de isento.

· Autônomo, trabalhador informal, profissional liberal ou outro prestador de serviço deve apresentar carteira de trabalho e recibo de pagamento de autônomo – RPA, ou declaração do contador ( somente com o selo de DHP – Declaração de Habilitação Profissional ), ou carnê de contribuição ao INSS.

Comprovante de despesa:

· Moradia – pagamento de aluguel, casa própria, condomínio, luz, telefone, água, IPTU.

· Instrução - pagamento de mensalidades escolares, comprovantes de bolsa de estudo ou crédito educativo.

(9)

· Carteira de Identidade ou certidão de nascimento do grupo familiar e CPF dos maiores de 18 anos.

· Sentença de separação / divórcio ou documento equivalente.

• Documento(s) que comprove(m) que encontra-se regularmente matriculado em curso de graduação da EEFFTO/UFMG.

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO NOME SEXO ( )F ( )M Estado Civil Data Nascimento CPF Endereço Bairro CEP Cidade Telefone Email

Você se declara negro(a)? Você está cursando Ensino Superior? Qual curso e instituição? É beneficiário de programas de financiamento estudantil? Qual(is)? É beneficiário de programas do governo (bolsa família, moradia etc)?

Já estudou línguas estrangeiras em algum curso antes? Se sim, qual (is)? Durante quanto tempo?

Quais os fatores que mais te influenciaram na escolha do curso de língua estrangeira?

Como você avalia seu nível de conhecimento em língua estrangeira (leitura, escrita, fala e escuta)?

Como você ficou sabendo deste edital de bolsas?

(10)

Origem escolar:

Cursou todos os anos em escola

pública? ( )SIM ( )NÃO

Se não, recebia bolsa de estudos?

FILIAÇÃO: Nome do Pai Nome da Mãe

Nome do Cônjuge

O candidato reside com:

( )Família ( )Cônjuge ou Companheiro ( ) Filhos ( )Irmãos

( )Sozinho ( ) República ( )Parentes ( )Favor ( )Pensão

Outro:_________________________________________________________________

SITUAÇÃO ECONÔMICA:

( ) Empregado Valor bruto do Salário: R$ ( ) Desempregado

( ) Nunca Trabalhou

( ) Bolsa Acadêmica. Valor: R$ ( )Estágio. Valor: R$

(11)

( ) Outro. Valor: R$

SITUAÇÃO FAMILIAR:

Seus pais são: ( )Casados ( )Separados ( )Pai falecido ( ) Mãe falecida

Outra:_________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE OS PAIS: PAI:

( ) Empregado – Profissão:_________________

Empresa: _____________________Salário:__________

( ) Empregado Informal: Função exercida:________________________ Renda bruta mensal:R$_______

( ) Aposentado / afastado / pensionista - Data _____/______/_____ Motivo:______________________Profissão

exercida:____________________________ Proventos: R$ ____________ ( )Desempregado: Data da saída do último emprego: ____/_____/____

Função exercida:_____________

MÃE:

( ) Empregado – Profissão:_________________

Empresa: _____________________Salário:__________

( ) Empregado Informal: Função exercida:______________Renda bruta mensal:R$_______

( ) Aposentado / afastado / pensionista – Data _____/______/_____

Motivo:__________________ Profissão

exercida:________________________________ Proventos: R$ ____________ ( )Desempregado: Data da saída do último emprego: ____/_____/____

(12)

Função exercida:_____________

CÔNJUGE:

( ) Empregado – Profissão:___________Empresa: _______________Salário:__________

( ) Empregado Informal: Função exercida:______________Renda bruta mensal:R$_______

( ) Aposentado / afastado / pensionista – Data _____/______/_____ Motivo:________________Profissão exercida:________________________________ Proventos: R$ ____________

( )Desempregado: Data da saída do último emprego: ____/_____/____ Função exercida:_____________

PROFISSÕES E RENDA DO GRUPO FAMILIAR

Relação de todas as pessoas que compõem o grupo familiar (incluir todos os membros da família que residem na mesma casa) , inclusive o aluno, com as respectivas profissões e rendas (informar também a renda obtida por meio de trabalho formal ou informal, pelo aluno ou por qualquer pessoa do seu grupo familiar) ,

* Pai/padrasto, mãe/madrasta, irmão(s) solteiro(s) [para aluno solteiro]

* Cônjuge/companheiro, filho(s)/enteado(s) [para aluno casado/amasiado/separado]

NOME IDAD E GRAU DE PARENTESC O SE TRABALHA FORMAL OU INFORMALMENTE SE AFASTADO APOSENTADO OU PENSIONISTA OUTRAS RENDAS PROFISSÃ O/ATIVID ADE SALÁRIO/REN DA BRUTA MENSAL VALOR BRUTO MENSAL VALOR BRUTO MENSAL

(13)

RESIDÊNCIA E BENS IMÓVEIS. A família reside em casa:

( ) Alugada ( ) Própria (ainda em pagamento) ( ) Própria (já paga ou herdada)

( ) Cedida por familiares – Parentesco:__________________ Nome:___________________________

( ) Cedida por terceiros – Tipo de

relacionamento:_______________Nome:______________________

Se o grupo familiar mora em residência própria ainda em pagamento ou alugada, informar o valor da prestação/aluguel do imóvel: R$__________________________

Outros imóveis urbanos pertencentes à família Atenção: não inclua o imóvel da residência da família

Tipo de imóvel Quantidade Alugado Valor mensal do

aluguel Casa / Apartamento

Barracão Lote Loja

Imóveis rurais pertencentes ao grupo familiar Tipo do

Imóvel

Quantidade Hectares Alugado Valor

Mensal do aluguel Chácara

Sítio Fazenda

(14)

VEÍCULOS (S) PERTENCENTE(S) AO GRUPO FAMILIAR Modelo Ano Passeio Carreto Taxi

Carreto compreende o transporte de carga ou de passageiros

ATIVIDADES PARA COMPLEMENTAR A RENDA FAMILIAR (costura, salgados, vendedores ambulantes, artesanatos e outros)

Nome da pessoa que exerce Atividade Renda mensal

PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES, CRÔNICAS, MENTAIS OU PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO GRUPO FAMILIAR.

(15)

Referências

Documentos relacionados

Este estudo objetivou demonstrar pela primeira vez os padrões morfológicos da diferenciação sexual da genitália externa de embriões e fetos machos e fêmeas; os ajustes

No segundo ponto da Proposta de Resolução quando é referido: “avaliar as experiências actuais de fornecimento de serviços de apoio domiciliários aos fins de semana e feriados

Pela manhã, chegada em Ulan Bator e city tour pelas principais atrações turísticas da capital da Mongólia, incluindo a praça principal Sukhe Bator e a colina do Memorial

Fonte: Elaborado pelos autores. A pesquisa se consolidou por meio de três etapas, a saber: 1ª etapa: mapeamento das produções da VIII à XI edição do ENPEC, que incluiu todos

CTPS* (Carteira de Trabalho e Previdência Social) – Cópia das páginas de identificação do trabalhador, último contrato de trabalho e página seguinte (mesmo páginas em branco),

Latin, Caribean, Brazillian Jazz & Beyound.. Latin, Caribean, Brazillian Jazz &

 Cópia Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) (folha de identificação, a baixa do último contrato de trabalho e a próxima página de contrato em branco)

• Transferir 25 gramas de cada uma das 3 amostras de solo (solo arenoso, solo arenoso com matéria orgânica, solo argiloso) para funis adaptados com mangueira de borracha e uma