• Nenhum resultado encontrado

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIII Jornada de Estágio de Serviço Social UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE DIREITOS SOCIAIS DE GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS

ASSIS, Andriéle Galvão* ALVES, Franciele Koehler** AJUZ, Jamili Guimarães*** WERNER, Rosilea Clara****1

Resumo: A fim de estimular mudanças na direção de um novo modelo de

atenção à saúde, a Agência Nacional de Saúde (ANS) formulou políticas de regulação indutoras de Programas de Prevenção de Riscos e Doenças e Promoção da Saúde a serem desenvolvidos pelas operadoras de planos de assistência a saúde, possibilitando que os Planos de Saúde mudem o foco de um modelo hegemônico centrado na doença para um modelo de assistência que vise especialmente a prevenção e a promoção da saúde. O presente resumo expandido busca apresentar o Plano de Assistência à Saúde – PAS Ponta Grossa – PR enquanto espaço de intervenção profissional do Serviço Social e campo de estágio, relatando a experiência das acadêmicas na organização e participação do curso para gestantes: Entre Pais e Filhos: primeiros passos. E destacando sua intervenção dentro do contexto socioeducativo voltado para educação em saúde enquanto prática emancipatória, através de informações e orientações sobre os direitos sociais de gestantes e recém – nascidos beneficiários do plano de saúde e/ou da comunidade em geral.

Palavras chaves: Serviço Social, Saúde, Estágio. Introdução:

A atuação do Serviço Social na área da saúde tem grande visibilidade no contexto público, contribuindo para luta pela efetivação dos princípios da Reforma Sanitária, bem como para o acesso universal e integral à saúde. Desta maneira, sua inserção no contexto privado de atenção à Saúde, integrando a equipe de Saúde Suplementar (Planos de Saúde) vem se destacando como possibilidade de intervenção diferenciada, mas que de maneira geral também está diretamente ligado ao que prevê o Projeto Ético

* Acadêmica do Curso de Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Estagiária do Plano de Assistência à Saúde – PAS Ponta Grossa – PR.

** Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Acadêmica de Psicologia no Instituto de Educação Superior Santana; Assistente Social do Plano de Assistência à Saúde – PAS Ponta Grossa – PR.

*** Acadêmica do Curso de Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Estagiária do Plano de Assistência à Saúde – PAS Ponta Grossa – PR.

(2)

Político da Profissão, assim como à garantia do acesso a informação e à qualidade dos benefícios, programas e projetos previstos em lei.

Com a contratação de Assistente Social para atuar junto ao Plano de Assistência à Saúde- PAS Sede Ponta Grossa surge este contexto como campo de estágio no ano de 2010. Tal espaço proporciona ao acadêmico do curso de Serviço Social o desenvolvimento atividades de observação do trabalho desenvolvido pelos profissionais da equipe, acompanhamento em vistas hospitalares, atendimentos supervisionados aos usuários do plano e luta pela garantia de seus direitos através da atuação na Ouvidoria; participação na elaboração de novos projetos relacionados à Prevenção de doenças e Promoção da Saúde, estudos da temática do campo de estágio através de leituras complementares, elaboração de documentos pertinentes ao desenvolvimento das ações, entre outros.

Tendo em vista a diversidade da atuação profissional, bem como de estágio no contexto, neste trabalho iremos apresentar sobre o projeto “Entre pais e Filhos, Primeiros Passos”, que dentre as atividades previstas pressupõe a realização de curso para gestantes beneficiárias do PAS e/ou da comunidade geral, com o objetivo orientar a população alvo sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher bem como da criança.

Destacando que na última edição de tal curso, o Serviço Social teve uma participação mais ativa, que foi além da estruturação, planejamento e organização do evento e pode proporcionar aos participantes a socialização de conhecimentos em relação aos Direitos Sociais de Gestantes e Recém - nascidos. Para tanto, foi criado um novo módulo no referido curso para apresentar informações sobre a temática, o qual foi ministrado pelas estagiárias do curso de Serviço Social que realizam estágio na instituição, com a finalidade de que a partir do conhecimento os indivíduos busquem a garantia

e o pleno gozo dos seus direitos.

Contextualização do Campo de Estágio

O estágio é realizado na Operadora de Planos de Saúde: Plano de Assistência à Saúde – PAS, a qual possui registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 31829-9. A instituição tem como

(3)

filosofia empresarial a missão de zelar pela saúde, oferecendo atendimento de qualidade a todos seus usuários. A sede de Ponta Grossa-PR, em que se efetiva o estágio, foi criada no ano de 1999 e atualmente conta com aproximadamente dez mil usuários.

A sede Pontagrossense do Plano PAS, visando seguir recomendação técnica da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS vêm desde dezembro de 2009 planejando e desenvolvendo ações que se destinam ao conhecimento da realidade, bem como a implantação e execução de Programas de Prevenção de Doenças, Promoção à Saúde e Qualidade de Vida, através Assessoria de Promoção à Saúde.

Desta forma, o estágio do curso de Serviço Social acontece no Setor de Assessoria de Promoção à Saúde e Serviço Social que atualmente está localizado na sede central da instituição, onde ocorrem atividades, como já mencionado, de observação do trabalho desenvolvido pelos profissionais da equipe, atendimentos supervisionados aos beneficiários do plano, participação na elaboração de novos projetos, estudos da temática do campo de estágio através de leituras complementares, elaboração de documentos pertinentes ao desenvolvimento das ações, entrevistas de acolhimento, cancelamento do plano dos beneficiários, atendimento de ouvidoria e outras.

Objetivo do estágio:

Ampliar conhecimento e possibilitar o aprendizado sobre a práxis da profissão através da realização de atividades interventivas dentro do campo de estágio, no setor de Assessoria de Promoção à saúde e Serviço Social, no Plano de Assistência à Saúde – PAS.

Metodologia dos trabalhos realizados

Dando sequência as atividades desenvolvidas desde o ano de 2010 em conjunto com a equipe “Entre Pais e Filhos”, realizou-se no mês de maio de 2012 o curso para gestantes. O curso integra o “Programa de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde Materno-Infantil” e tem como objetivo informar as gestantes sobre os cuidados que deverão empregados antes, durante e após o período de gestação.

(4)

O curso teve duração de três dias, contou com a participação de profissionais como médico obstetra, pediatra, enfermeira, fisioterapeuta, acadêmica do curso de psicologia, nutricionista.

Também contou com a participação das acadêmicas do curso de Serviço Social do 3º e 4º ano, que proferiram uma fala sobre os Direitos Sociais das gestantes e Recém-natos. As gestantes e seus acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre os seus direitos no pré-natal, sobre os exames gratuitos pelo SUS, sobre seus direitos antes durante e após a gestação. Também foram informadas pelas acadêmicas, sobre os direitos do recém nascido, como realizar a certidão de nascimento, os testes do pezinho, olhinho e ouvido, que são realizados após o nascimento, as mães foram informadas sobre como e onde conseguir realizar esses exames.

Tiveram também a oportunidade de saber sobre as vacinas, que também é um direito do recém-nascido, sobre os direitos trabalhistas, licença a paternidade e amamentação. Para a exposição do tema, utilizou-se uma dinâmica, em uma boneca estavam os títulos: O que são direitos sociais para gestantes e recém nascidos; Direitos no pré-natal; Cartão da gestante; Direitos no Parto; Direitos após o parto; Direitos do bebê (Certidão de nascimento); Direitos do bebê (testes); Direitos do bebê (vacinas); Direitos Trabalhistas; A escolha do Parto; Inclusão do recém nascido no Plano PAS, à boneca foi entregue as gestantes para que cada uma escolhesse um dos itens citados acima, após a escolha era realizada a apresentação do assunto. Contamos com a colaboração dos participantes que contribuíram com suas experienciais e apresentaram suas duvidas. Na avaliação do curso os participantes consideraram que a palestra foi boa e que os temas abordados foram claros.

Referenciais Teóricos que embasam a prática e considerações finais

Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde sugerem alguns eixos para o trabalho como, por exemplo, ações assistenciais, ações em equipe, ações socioeducativas, de mobilização, participação e controle social, ações de investigação, planejamento e gestão, entre outros. (CFESS, 2009).

(5)

Considerando que as ações socioeducativas são indicadas como eixo central para atuação profissional, uma vez que proporcionam a operacionalização da educação em saúde enquanto prática emancipatória, o trabalho desenvolvido no curso de gestantes foi planejado como possibilidade de intervenção que visava proporcionar aos participantes “orientações reflexivas e socializações de informações”. (CFESS, 2009, p.29).

Neste sentido, cabe ao profissional de Serviço Social orientar os usuários sobre seus direitos sociais, o acesso a informação sobre os direitos, possibilitando que os usuários possam sentir-se detentores de direitos e a partir disto possam exercer sua cidadania enquanto sujeitos de sua própria historia.

A elaboração e efetivação de programas de atenção, prevenção e promoção à saúde propiciam a intervenção social, na mesma medida em que possibilitam a aquisição de conhecimentos como meio de transformação social, através do diálogo da troca de experiências, favorecendo assim a melhoria da qualidade de vida da mulher e da criança.

A partir desta experiência tivemos a oportunidade de exercer os nossos deveres enquanto profissionais do Serviço Social, através do repasse de informações, da orientação passada as mães de como, por exemplo, ter o acesso aos exames e vacinas que são gratuitos pelo SUS possibilitando assim a garanta dos direitos sociais das gestantes beneficiarias do Plano - PAS.

Referências:

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL, Parâmetros para a Atuação

Referências

Documentos relacionados

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Partindo deste princípio, e com experiência à frente dos proces- sos formativos na área de Informações e Registros em Saúde, o Labo- ratório de Educação Profissional

O conceito de colonialidade, a obra de Frantz Fanon (1952;1961) e os princípios metodológicos da psicanálise concreta nos permitiram uma base que orientou

Sobre esses pacientes foram obtidas e analisadas as seguintes informa9oes: numero de especimes clinicos enviados para analises microbiologicas; intervalo de tempo transcorrido entre

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

4) o teor de fosfato na solução do solo não consti-. tui um bom critério para avaliar o suprimento de fos- fato ao longo do período de crescimento das plantas; 5) a reversibilidade

iliquidez dos ativos componentes da carteira do FUNDO, inclusive em decorrência de pedidos de resgates incompatíveis com a liquidez existente, ou que possam implicar alteração