• Nenhum resultado encontrado

GESTEC Gestão e Tecnologia. Sistema de Gestão Escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTEC Gestão e Tecnologia. Sistema de Gestão Escolar"

Copied!
62
0
0

Texto

(1)

1

Sistema de Gestão Escolar

(2)

2 Cadastro de Curso ... 13 Cadastro de Disciplinas ... 14 Cadastro de Servidores ... 16 Cadastro de Raça ... 18 Cadastro de Religião ... 19 Cadastro de Benefícios ... 20 Cadastro de Aluno... 21 Cadastro de Localização ... 23

Cadastro de Rede de Ensino ... 24

Cadastro de Escola ... 25

Cadastro de Prédios ... 27

Cadastro de Função Cômodo ... 28

Cadastro de Cômodo do Prédio ... 29

Cadastro de Módulos ... 30

Cadastro de Ano Letivo ... 32

Abertura e Fechamento de Ano Letivo ... 32

Cadastro de Tópico de Aspectos ... 33

Cadastro de Aspectos de Avaliação ... 33

Cadastro de Notas do Ciclo Infantil ... 34

Cadastro de Notas da Se Liga ... 35

Cadastro de Notas da Acelera ... 36

Cadastro de Série ... 36

Cadastro de Escola-Série... 37

Cadastro de Tipo de Turma ... 38

Cadastro de Turma ... 39

(3)

3

Cadastro de Motivos de Dias Extras e Não-Letivos ... 42

Cadastro de Calendário Letivo ... 43

Cadastro de Matricula ... 46

Cadastro de Enturmação de Aluno ... 47

Cadastro de Tipo de Ocorrência ... 49

Cadastro de Ocorrências Disciplinares ... 51

Cancelar Matricula ... 52

Alocar Servidor ... 52

Cadastrar Faltas/Atrasos do Servidor ... 52

Avaliação de Desempenho ... 53

Cadastro de Reserva de Vaga ... 53

Cadastro de Quadro de Horário ... 55

Cadastro de Faltas/Notas por Aluno ... 57

Cadastro de Faltas/Notas por Turma ... 59

(4)
(5)

5

Acesso ao Sistema

A tela de acesso do sistema é mostrada na Figura 1. Para ter acesso, o usuário deverá entrar com sua matrícula e senha.

Figura 1

Cadastro de Funcionários

Os servidores ou qualquer outro tipo de funcionário devem ser cadastrados primeiramente como funcionário comum.

Para cadastrar um funcionário, o usuário deve ir ao módulo DRH e acessar a opção

Cadastro de funcionários (Figura 2).

Figura 2

Ao clicar em Cadastro de Funcionários, será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de funcionários cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo funcionário (Figura 3).

(6)

6

Figura 3

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro. Os passos feitos neste formulário são: selecionar uma pessoa física, preencher seus dados e atribuir permissões. Caso a pessoa física não tenha sido cadastrada a mesma pode ser feita através deste mesmo formulário (Figura 4).

Figura 4

Para selecionar a pessoa clique no botão de lupa como mostra Figura 4. Abrirá uma janela onde o usuário poderá selecionar uma pessoa física do sistema ou cadastrar uma nova pessoa física como mostra a Figura 5.

(7)

7

Figura 5

A janela da Figura 5 possui um formulário para buscar pessoas físicas, uma listagem de pessoas físicas do sistema e um botão Novo para cadastrar uma nova pessoa física.

No formulário de cadastro o usuário deve entrar com o CPF da pessoa e depois prosseguir com a inserção dos dados cadastrais da mesma. Para concluir basta clicar em Salvar (Figura 6).

(8)

8 Para concluir o cadastro basta clicar no botão Salvar no formulário da Figura 4.

Cadastro de Tipos de Usuários

No cadastro de usuário, é necessário colocar o tipo de usuário.

Para cadastrar um tipo de usuário, o usuário deve ir ao módulo i-Educar Escola e acessar a opção Apresentação (Figura 7).

Figura 7

Ao acessar Apresentação, serão apresentados alguns menus horizontais. Selecione a opção Administrativo > Tipo de Usuário (Figura 8).

Figura 8

Ao acessar o menu Tipo de Usuário será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de tipos de usuários cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo tipo de usuário (Figura 9).

(9)

9

Figura 9

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 10). Os passos feitos neste formulário são: atribuir um nome para o tipo de usuário, ex.: Professor, Coordenador, Diretor; Selecionar o nível de usuário: se é Biblioteca, Escola, Institucional ou Poli-institucional (várias instituições) e atribuir às permissões que usuário irá ter, por exemplo, se for um professor pode colocar para ele ter permissões de cadastrar nota dos alunos, emitir seu quadro de horário, entre outros. (Para cada permissão eu defino se poderá visualizar, cadastrar ou excluir). Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 10

Cadastro de Usuários

Tendo nossos tipos de usuários cadastrados, podemos agora cadastrar os nossos usuários do módulo i-Educar Escola, lembrando também que os usuários do módulo

i-Educar Biblioteca são cadastrados por aqui.

Acesse o menu Administrativo > Usuários que aparece na Figura 8. Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de usuários cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo usuário (Figura 11).

(10)

10

Figura 11

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 12). Os passos feitos neste formulário são: selecionar o funcionário, o seu tipo de usuário e se pertence a uma instituição e/ou escola. Para concluir clique no botão

Salvar.

Figura 12

Cadastro de Escolaridade

Para a realização de cadastro de servidor alguns dados devem estar mantidos no sistema, um deles é a Escolaridade. Pode-se estar cadastrando vários tipos de escolaridade, por exemplo: ensino médio, ensino superior; Os quais são atribuídos no momento do cadastro do servidor.

Acesse o menu Servidores > Escolaridade que aparece na Figura 13.

Figura 13

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de escolaridades cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova escolaridade (Figura 14).

(11)

11

Figura 14

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 15). O passo feito neste formulário é apenas entrar com a descrição da escolaridade. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 15

Cadastro de Função

As funções são uns dos dados que devem estar mantidos no sistema para a realização do cadastro de servidor.

As funções são os cargos que os servidores possuem tais como: diretor, professor, coordenador, auxiliar de biblioteca, entre outros.

Acesse o menu Servidores > Função que aparece na Figura 13. Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de funções cadastradas no sistema, e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova função (Figura 16).

(12)

12

Figura 16

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 17). Os passos feitos neste formulário são: selecionar a instituição, descrição da função, abreviatura, e se a função é um professor ou não. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 17

Cadastro de Deficiências

As deficiências são dados mantidos no sistema para serem atribuídos em outros registros, como por exemplo, no cadastro de servidores, alunos, entre outros.

Vá ao menu Cadastros > Deficiências como mostra a Figura 18.

(13)

13 Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de deficiências cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova deficiência (Figura 19).

Figura 19

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 20). O passo feito neste formulário é apenas entrar com a descrição da deficiência. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 20

Cadastro de Curso

Para cadastrar um curso alguns outros dados já devem estar mantidos no sistema, mas estes podem estar sendo cadastrados diretamente no formulário de cadastro de curso.

Vá ao menu Cadastros > Curso > Cadastrar como mostra a Figura 21.

Figura 21

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de cursos cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo curso (Figura 22).

(14)

14 Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro. Os passos feitos neste formulário são: selecionar a instituição, entrar com dados como: nível de ensino, tipo de ensino, tipo de avaliação e regime, caso esses dados não estejam listados, pode-se estar cadastrando-os facilmente clicando no ícone que fica ao lado direito do campo como mostra marcado de vermelho na Figura 23. Colocando todo o restante dos dados cadastrais, clique no botão Salvar para concluir o cadastro.

Figura 23

Cadastro de Disciplinas

Os dados mantidos sobre disciplinas são usados nos cadastros de servidores, turma, entre outros. Exemplo de disciplinas: Matemática, Português, Física.

(15)

15

Figura 24

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de disciplinas cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova disciplina (Figura 25).

Figura 25

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 26). Os passos a serem feitos neste formulário é: escolher a instituição, o curso ao qual esta disciplina pertence, descrição (opcional), carga horária, entre outros. Para concluir clique no botão Salvar.

(16)

16

Figura 26

Cadastro de Servidores

Vá ao menu Servidores > Cadastrar como mostra a Figura 27.

Figura 27

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de servidores cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo servidor (Figura 28).

Figura 28

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 29). Os passos a serem feitos neste formulário é: escolher a instituição, o servidor (que está cadastrado como funcionário), se possui deficiência (opcional), escolaridade (opcional), funções, carga horária, entre outros.

(17)

17 Um ponto que merece atenção é a atribuição de funções (Figura 29). Caso o servidor tenha mais de uma função, basta ir selecionando as funções no campo de lista e ir adicionando clicando no botão ADICIONAR NOVO. Se o servidor for um professor será necessário selecionar quais os cursos e disciplinas ele leciona.

Figura 29

Selecionando uma função do tipo Professor, aparecerão botões na parte de Disciplinas e Cursos como mostra a Figura 30.

Figura 30

Clicando em algum desses botões irá aparecer uma janela para que você adicione os cursos e disciplinas que o servidor leciona. Veja as Figuras 31 e 32.

(18)

18

Figura 32

Após aplicar as funções do servidor, prossiga colocando o restante dos dados cadastrais. Para concluir o cadastro clique no botão Salvar.

Cadastro de Raça

Vá ao menu Cadastros > Aluno > Raça como mostra a Figura 33.

Figura 33

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de raças cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova raça (Figura 34).

(19)

19

Figura 34

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 35). O passo feito neste formulário é apenas entrar com a descrição da raça. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 35

Cadastro de Religião

Vá ao menu Cadastros > Aluno > Religião que aparece na Figura 33.

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de religiões cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova religião (Figura 36).

(20)

20

Figura 36

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 37). O passo feito neste formulário é apenas entrar com a descrição da religião. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 37

Cadastro de Benefícios

Os benefícios são os que o governo proporciona como, por exemplo: bolsa família. Vá ao menu Cadastros > Aluno > Benefícios como mostra a Figura 33.

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de benefícios cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo benefício (Figura 38).

(21)

21 Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 39). O passo feito neste formulário é apenas entrar com o nome do benefício e uma descrição sobre (opcional). Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 39

Cadastro de Aluno

Vá ao menu Cadastros > Aluno > Alunos como mostra a Figura 40.

Figura 40

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de alunos cadastrados, mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo aluno e um botão

(22)

22

Figura 41

Figura 42

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 43). Este formulário possui quatro seções, para navegar entre as seções o usuário clica no botão ANTERIOR ou PRÓXIMO que fica no canto inferior direito, na primeira seção o usuário deve entrar com o CPF do aluno (opcional), na segunda os dados pessoais e foto, na terceira o usuário pode estar inserindo deficiências caso o aluno tenha e na quarta outros dados. Para concluir clique no botão Salvar.

(23)

23

Figura 43

Cadastro de Localização

As localizações são cadastradas para serem usadas no cadastro de escola, são elas por ex.: rural, urbana, etc.

Vá ao menu Cadastros > Escola > Localização como mostra a Figura 44.

Figura 44

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de localizações cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova localização (Figura 45).

(24)

24

Figura 45

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 46). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição e dar uma descrição para a localização. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 46

Cadastro de Rede de Ensino

Vá ao menu Cadastros > Escola > Rede de Ensino que aparece na Figura 44. Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de redes de ensino cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova rede de ensino (Figura 47).

Figura 47

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 48). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição e dar uma descrição para a rede de ensino. Para concluir clique no botão Salvar.

(25)

25

Figura 48

Cadastro de Escola

Vá ao menu Cadastros > Escola > Cadastrar que aparece na Figura 44.

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de escolas cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova escola (Figura 49).

Figura 49

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 50). Os passos feitos neste formulário são: entrar com o CNPJ da escola, caso não tenha CNPJ, o usuário clicará no ícone de lupa que fica ao lado direito do campo como mostra a Figura 50.

Figura 50

Será aberta uma janela com listagem de pessoas jurídicas cadastradas, apenas clique no botão de Buscar e logo verá que no canto inferior da janela aparecerá um botão

Novo, clique no botão e ele logo o redirecionará para o formulário de cadastro de

(26)

26

Figura 51

As duas imagens mostradas abaixo são dos formulários de cadastro de escolas, a Figura 52 representa o formulário de cadastro de escola sem CNPJ, já a Figura 53 o formulário de cadastro de escolas com CNPJ.

(27)

27

Figura 53

Os passos feitos nesses formulários são simples e autoexplicativo. Pode-se estar inserindo os cursos que a escola leciona selecionando os cursos e clicando no botão

ADICIONAR marcado na imagem. Para concluir basta clicar no botão de Salvar.

Cadastro de Prédios

O cadastro de prédio e outros componentes servem para montar a infraestrutura da escola.

Vá ao menu Cadastros > Infra Estrutura > Prédios como mostra a Figura 54.

(28)

28

Figura 55

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 56). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, descrição do prédio da escola, descrição sobre o prédio (opcional) e o endereço. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 56

Cadastro de Função Cômodo

As funções são nomes dados aos cômodos do prédio. Por exemplo: sala de aula, diretoria, sala dos professores, pátio, entre outros. Esses registros são necessários para registrar os cômodos do prédio.

(29)

29 Vá ao menu Cadastros > Infra Estrutura > Função Cômodo que aparece na Figura 54.

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de funções de cômodos cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova função de cômodo (Figura 57).

Figura 57

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 58). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, nome da função do cômodo, descrição sobre cômodo (opcional). Para concluir clique no botão

Salvar.

Figura 58

Cadastro de Cômodo do Prédio

Os cômodos servem para compor o prédio da escola.

Vá ao menu Cadastros > Infra Estrutura > Cômodo Prédio que aparece na Figura 54.

(30)

30

Figura 59

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 60). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, o prédio, a função do cômodo, nome, entre outros. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 60

Cadastro de Módulos

Exemplos de módulos: 1° bimestre, 2° bimestre, 1° semestre, etc. Vá ao menu Cadastros > Módulos como mostra a Figura 61.

(31)

31

Figura 61

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de módulos cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo módulo (Figura 62).

Figura 62

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 63). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, descrição do módulo, descrição sobre o módulo (opcional), quantidade de meses e semanas. Para concluir clique no botão Salvar.

(32)

32 Após isso defina em que ano pertence o Ano Letivo e clique em Continuar. A tela mostrada será como a da Figura 65.

Figura 65

Os dados a serem preenchidos são os módulos com data de início e fim junto ao tipo se é: normal, último módulo ou módulo de avaliação final. (Os módulos devem ser preenchidos na ordem de sequência) Após definir todos os módulos finalize clicando no botão Salvar.

Abertura e Fechamento de Ano Letivo

Após a criação de um ano letivo ele estará em funcionamento a partir do momento em que for iniciada, a imagem abaixo mostra o botão de Iniciar Ano Letivo.

Figura 66

Para a finalização do ano letivo as matriculas da escola não devem estar com status em Andamento, ou seja, já devem ter suas devidas notas e já estarem aprovados ou reprovados. Para finalizar o ano letivo basta clicar no botão Finalizar Ano Letivo no ano desejado.

(33)

33

Figura 67

Cadastro de Tópico de Aspectos

Os tópicos são dos aspectos de avaliação das turmas Se Liga e Acelera. Para realizar o cadastro vá ao menu Cadastros > Disciplina > Tópico de Aspectos como mostra a imagem abaixo:

Figura 68

Após acessar o menu será apresentada uma tela com listagem de tópicos já cadastrados. Para cadastrar um novo bastar clicar no botão Novo na parte inferior da tela. A tela de cadastro é como a imagem mostrada abaixo:

Figura 69

Os dados a serem preenchidos são: disciplina, descrição do tópico e o tipo da turma. Para concluir basta clicar no botão Salvar.

Cadastro de Aspectos de Avaliação

Os aspectos são necessários para fazer a avaliação dos alunos das turmas Se Liga, Acelera e do Ciclo Infantil (1° ao 3° ano). Acesse o menu Cadastros > Disciplina >

Aspectos de Avaliação

Após acessar o menu será apresentada uma tela com listagem de aspectos já cadastrados. Para cadastrar um novo bastar clicar no botão Novo na parte inferior da tela. A tela de cadastro é como a imagem mostrada abaixo:

(34)

34 descrição do aspecto. Para concluir basta clicar em Salvar.

Cadastro de Notas do Ciclo Infantil

O lançamento de conceitos dos alunos do ciclo infantil se encontra no menu

Movimentação > Conceitos 1° ao 3° ano como mostra a imagem abaixo.

Figura 71

Devem-se selecionar dados como escola, curso, série, turma, aluno e o módulo que deseja inserir/editar os conceitos. Para prosseguir clique em Avaliar. A tela que irá aparecer será como a mostrada abaixo.

(35)

35 Os dados a serem inseridos são os tipos de conceitos para cada aspecto, ex.: ACM, AAM, AM. E por fim o total de faltas no módulo. Para finalizar clique no botão Inserir

Conceitos.

Cadastro de Notas da Se Liga

Os conceitos para alunos das turmas Se Liga fica no menu Movimentação >

Conceitos Se Liga. Lembrando que já devem ter registrados os tópicos e aspectos

para turma Se Liga.

Figura 73

Na tela que será mostrada (Figura 73) seleciona os dados como curso, série, turma e aluno, após isso clique no botão Avaliar.

Figura 74

Escolha as opções SIM ou NÃO para cada aspecto insira a quantidade de falta em cada módulo e para finalizar clique em Inserir Conceitos.

(36)

36

Figura 75

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de séries cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova série (Figura 76).

Figura 76

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 77). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, o curso, nome da série, a etapa que essa série pertence (a quantidade de etapas foram definidas no cadastro de curso), se essa série é concluinte do curso, faixa etária, disciplinas e outros. Para concluir clique no botão Salvar.

(37)

37

Figura 77

Cadastro de Escola-Série

O cadastro de escola-série serve para vincularmos as séries cadastradas com as escolas do sistema.

Vá ao menu Cadastros > Série > Escola-Série que aparece na Figura 75.

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de escolas-séries cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova escola-série (Figura 78).

(38)

38

Figura 78

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 79). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, o curso, a série, definir horários de aula e intervalo, e definir as disciplinas que irão ter (são listadas as disciplinas que foram cadastradas para a série escolhida). Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 79

Cadastro de Tipo de Turma

(39)

39

Figura 80

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de tipos de turma cadastrados e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo tipo de turma (Figura 81).

Figura 81

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 82). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, colocar um nome para o tipo de turma e uma sigla. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 82

Cadastro de Turma

(40)

40

Figura 83

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 84). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, escola, curso, série, sala de aula (cômodos cadastrados), tipo de turma, nome e sigla, quantidade máxima de alunos, marque “ativo” para que a turma fique visível, marcando a opção multi-seriada aparecerá à opção para selecionar outra série e também para opcionalmente marcar se a turma é do tipo Se Liga ou Acelera. Para concluir clique no botão Salvar.

(41)

41

Figura 84

Cadastro de Sequência de Enturmação

As sequências de enturmações definem as ordens que as séries percorrem, por exemplo: da 1° série vai para a 2°, da 2° vai para a 3° e assim sucessivamente.

Vá ao menu Cadastros > Sequência de Enturmação como mostra a Figura 85.

Figura 85

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de sequências de entumações cadastradas e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova sequência de enturmação (Figura 86).

(42)

42

Figura 86

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 87). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, curso de origem e curso de destino (de onde e para qual curso irá o aluno), série de origem e série de destino (por exemplo: do 1° para o 2° ano). Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 87

Cadastro de Motivos de Dias Extras e Não-Letivos

O cadastro de motivos de dias extras e não letivos, são dados que precisam estar mantidos no sistema para a construção do calendário letivo da escola. Exemplos desses motivos são dias feriados, entre outros.

(43)

43

Figura 88

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de motivos cadastrados no sistema, e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo motivo (Figura 89).

Figura 89

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 90). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola, descrição do motivo, sigla, comentário sobre esse motivo e o tipo se é extra ou não letivo. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 90

Cadastro de Calendário Letivo

Vá ao menu Cadastros > Calendário Letivo > Calendários que aparece na Figura 88.

(44)

44

Figura 91

Clicando no botão Novo Calendário Letivo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 92). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, a escola e o ano. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 92

Após clicar no botão Salvar o usuário será levado a tela da Figura 93, mas agora com o calendário a mostra (Figura 93).

(45)

45 Percebe-se que o calendário apresenta uma lista para navegar entre os meses do ano e também uma legenda na parte inferior, onde indica os dias letivos e não letivos. Clique sobre um dos dias para poder cadastrar um dia não letivo, extra ou algum tipo de anotação (Figura 86).

Figura 94

Clicando no botão Dia Extra/Não Letivo o usuário será levado a um formulário (Figura 87) onde deve escolher o motivo do dia e colocar uma descrição. Para concluir basta clicar no botão Salvar.

Figura 95

Ao clicar em Salvar o usuário será levado a tela da Figura 86. Nessa mesma tela o usuário pode estar cadastrando uma nova anotação clicando no botão Nova

(46)

46

Figura 96

Cadastro de Matricula

Somente é possível fazer matricula em escola que já possui ano letivo em andamento. Vá ao menu Cadastros > Alunos > Cadastrar e busque pelo aluno que será matriculado. Ao selecionar o aluno, clique no botão Matricula na parte inferior da tela (Figura 89).

Figura 97

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de matriculas cadastradas no sistema, e mais abaixo um botão Nova Matrícula para cadastrar uma nova matrícula (Figura 90).

(47)

47

Figura 98

Clicando no botão Nova Matricula o usuário será levado a um formulário onde escolherá: a instituição, escola, curso e série (Figura 91). Para concluir clique no botão

Salvar.

Figura 99

Cadastro de Enturmação de Aluno

Com a matrícula realizada para uma série, é necessário colocar o aluno em uma turma. Essa operação chama-se enturmação.

Vá ao menu Cadastros > Alunos > Cadastrar e busque pelo aluno que será enturmado. Ao selecionar o aluno, clique no botão Matricula na parte inferior da tela (Figura 89).

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de matriculas cadastradas no sistema, e mais abaixo um botão Nova Matrícula para cadastrar uma nova matricula (Figura 92). Selecione a matrícula que o aluno será enturmado (Figura 92).

(48)

48 Será apresentada uma tela para fazer algumas operações relacionadas à matrícula. Clique no botão Enturmar para fazer a enturmação (Figura 93).

Figura 101

Ao clicar em enturmar, será apresentada uma tela, onde deve ser selecionada a turma o qual o aluno irá pertencer (Figura 94).

(49)

49

Figura 102

Ao selecionar a turma, o usuário será levado à tela da Figura 95. Para concluir a enturmação clique no botão Transferir Aluno.

Figura 103

Cadastro de Tipo de Ocorrência

Os tipos de ocorrências são dados que devem estar mantidos para cadastrar as ocorrências disciplinares dos alunos.

Vá ao menu Cadastros > Disciplina > Tipo de Ocorrência que aparece na Figura 96.

(50)

50

Figura 104

Será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de tipos de ocorrências cadastrados no sistema, e mais abaixo um botão Novo para cadastrar um novo tipo de ocorrência (Figura 97).

Figura 105

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 98). Os passos feitos neste formulário são: escolher a instituição, colocar um nome para o tipo de ocorrência, uma descrição (opcional) e um número máximo de ocorrência. Para concluir clique no botão Salvar.

(51)

51

Cadastro de Ocorrências Disciplinares

Ao selecionar uma matricula é exibida uma tela como a que aparece na Figura 99.

Figura 107

Clicando no botão Ocorrências Disciplinares o usuário é levado a uma tela onde poderá buscar, visualizar as ocorrências cadastradas e cadastrar uma nova ocorrência (Figura 100). Clique no botão Novo para cadastrar uma nova ocorrência.

Figura 108

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário de cadastro (Figura 101). Os passos feitos neste formulário são: escolher o tipo de ocorrência disciplinar e colocar uma observação para a ocorrência. Para concluir clique no botão Salvar.

(52)

52

Figura 110

Clique no botão Alocar Servidor. Após clicar, será aberta uma tela onde o usuário deverá escolher: a escola, o período e a quantidade de horas que será alocada para a escola; Após preencher os campos clique no botão ADICIONAR para adicionar a alocação. Depois de ter feito todas as alocações necessárias, conclua clicando no botão Salvar (Figura 103).

Figura 111

Cadastrar Faltas/Atrasos do Servidor

Na tela da Figura 102, existe o botão Faltas / Atrasos clique sobre para cadastrar as faltas ou atrasos do servidor.

Após clicar será apresentado um formulário para busca, abaixo uma listagem de faltas/atrasos cadastrados no sistema, e mais abaixo um botão Novo para cadastrar uma nova falta/atraso.

(53)

53 No formulário que será apresentado (Figura 104) o usuário deve entrar com os dados, selecionando a instituição, a escola, o tipo (se é falta ou atraso), em caso de atraso pode-se colocar a quantidade de horas e minutos, pode escolher a justificação da ausência e a data. Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 112

Avaliação de Desempenho

Estando na tela da Figura 102, clique no botão Avaliação de Desempenho.

Será apresentada uma página onde pode ser feita a busca e seleção de avaliações já cadastradas no sistema e cadastrar uma nova avaliação. Para cadastrar, clique no botão Novo.

Figura 113

Clicando no botão Novo o usuário será levado a tela da Figura 105. Nessa tela o usuário deve entrar com o titulo da avaliação e uma descrição sobre a avaliação do servidor. Para concluir, clique no botão Salvar.

Cadastro de Reserva de Vaga

O sistema permite o usuário fazer reserva de vaga para uma determinada série com um prazo de 48 horas / 2 dias.

(54)

54

Figura 115

Após buscar e selecionar a série. Será apresentada uma tela onde o usuário terá duas opções, reservar uma vaga ou listar as vagas reservadas. Para reservar uma vaga clique no botão Reservar Vaga (Figura 108).

Figura 116

A tela que será apresentada dá a opção de selecionar dois tipos de alunos. Pode ser um já cadastrado no sistema ou um aluno externo que ainda estar para ser cadastrado. Para selecionar o aluno do sistema clique no botão com desenho de lupa; caso queira colocar um aluno externo, clique no botão Aluno externo será

(55)

55 apresentado dois campos: um para o nome completo do aluno e outro para o CPF do responsável. Veja as imagens da Figura 109 e 110.

Figura 117

Figura 118

Cadastro de Quadro de Horário

O quadro de horário das turmas pode ser feito totalmente pelo sistema.

Vá ao menu Movimentação > Quadro de Horário que aparece na Figura 106.

Será apresentada uma tela que possibilita a busca de um quadro de horário existente no sistema ou o cadastrado de um novo quadro de horário.

Figura 119

Clique no botão Novo Quadro de Horários para cadastrar um novo quadro de horário. Ao clicar será apresentada uma tela onde o usuário deverá entrar com: a instituição, a escola, o curso, a série e a turma. Para concluir clique no botão Salvar (Figura 112).

(56)

56

Figura 121

Clicando em um dos dias da semana o usuário será levado a uma tela onde poderá estar adicionando os horários um-a-um (Figura 114).

Observações:

 É necessário que o professor esteja alocado na escola para entrar no quadro de horário.

 Dependendo do turno de alocação do professor, fica impossível criar um horário em horário contrário ao turno (ex.: professor alocado no turno vespertino, não pode estar em um horário das 08h40min ás 09h30min).

 O servidor não pode estar em mais de um quadro de horário no mesmo horário (ex.: Maria não pode estar no quadro de horário do 2° ano “A” das 07h00min ás 07h50min e no 2° ano “B” das 07h00min ás 07h50min).

Figura 122

Na tela da Figura 114, o usuário pode estar adicionando cada horário, para isso, ele deve entrar com os seguintes dados: escolher o servidor, escolher a disciplina, horário inicial, horário final. Após fazer todos esses passos, clique no botão ADICIONAR e

(57)

57 será adicionado o horário, e assim deve ser feito com todo o restante dos horários do dia. Após adicionar todos os horários, clique no botão Salvar para concluir.

A imagem da Figura 115 apresenta um quadro de horário totalmente preenchido.

Figura 123

Cadastro de Faltas/Notas por Aluno

As faltas e notas são colocadas juntas, o i-Educar não fornece uma forma de definir os dias em que ocorreram as faltas, ele apenas requer o total de faltas para cada modulo. Vá ao menu Movimentação > Faltas/Notas por Aluno como mostra a Figura 116.

Figura 124

Será apresentada uma tela que possibilita a busca por um aluno para que o mesmo possa ter suas notas e faltas inseridas. O usuário pode utilizar o formulário de busca que fica na parte superior da tela, filtrando por: escola, curso, série, turma... (Figura 117).

(58)

58

Figura 125

Ao buscar e selecionar o aluno, será apresentado uma tela como mostra a Figura 118. Clique no botão Nova Nota / Falta.

Figura 126

Ao clicar, será apresentado ao usuário uma tela para poder inserir as notas e faltas de todas as disciplinas. A tela apresenta também o módulo em que as notas estão sendo inseridas se é no primeiro, segundo, etc. (Figura 119).

(59)

59

Figura 127

Após inserir todas as notas basta clicar no botão Salvar.

A partir do momento em que o aluno possui as notas do primeiro módulo (ex.: 1° Bimestre), já se pode estar emitindo o boletim escolar do mesmo.

Cadastro de Faltas/Notas por Turma

O processo de inserção de faltas/notas por turma é bem parecido com o de aluno à única diferença é que será selecionada uma turma e serão inseridas as notas para todos os alunos daquela turma.

Vá ao menu Movimentação > Faltas/Notas por Turma como mostra a Figura 120.

Figura 128

Será apresentada uma tela que possibilita a busca por uma turma para que a mesma possa ter suas notas e faltas inseridas. O usuário pode utilizar o formulário de busca que fica na parte superior da tela, filtrando por: escola, curso, série e turma (Figura 121).

(60)

60 Ao buscar e selecionar a turma, será apresentado uma tela como mostra a Figura 122.

Figura 130

Nesta tela são listados todos os alunos da turma e um botão Adicionar Nota para adicionar as notas dos alunos da turma. Clique no botão Adicionar Nota.

Na tela que será apresentada, o usuário deve escolher a disciplina em que os alunos receberão as notas e faltas (Figura 123).

Figura 131

Após escolher a disciplina clique no botão Salvar. Ao clicar, será apresentada uma tela com a lista dos alunos da turma, nesta tela, o usuário deve selecionar a nota e

(61)

61 digitar o total de faltas que o aluno teve no módulo (Figura 124). Para concluir clique no botão Salvar.

Figura 132

Cadastro de Histórico Escolar

O histórico escolar é montado no sistema manualmente. No módulo escolar, vá ao menu Cadastros > Alunos e selecione o aluno que deseja montar o histórico escolar. Na parte inferior da tela existe o botão Atualizar Histórico (Figura 125), clique no mesmo para atualizar o histórico escolar.

Figura 133

Ao clicar, será apresentada uma tela que possibilita a busca por históricos do aluno e um botão Novo para registrar um novo histórico (Figura 126).

Figura 134

Clicando no botão Novo o usuário será levado a um formulário que faz o cadastro de histórico escolar, repare a tela da Figura 127.

(62)

62

Figura 135

Referências

Documentos relacionados

entomologista dos Serviços de Saúde e Assistência de Angola que, desprovido nos seus serviços de origem de quaisquer apoios logístico e de material, foi colocado na Secção

Evidentemente, na sociedade tecnológica e veloz dos tempos modernos a relevância da instituição parlamentar e o papel da lei como fonte normativa são cada vez menores,

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

O período de redemocratização foi consolidado com a edição da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, instrumento jurídico democrático que restaura a

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a

Predicted values were calculated by measuring the joint probability of effects on isopods’ biomass variation found for single exposures to different soil

Relembrar os antigos (muito antigos) games de escolhas alternadas e diálogos longos que mudam a rota do nosso personagem é uma ótima estratégia em videogames. O jogo traz uma

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O