• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO Eletrobras Distribuição Alagoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO Eletrobras Distribuição Alagoas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

Eletrobras Distribuição Alagoas

Versão 4.0

(2)

A ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS deve aplicar anualmente 0,2% (zero vírgula dois por cento) de sua receita operacional líquida em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A captação destes projetos será feita junto às instituições especializadas do Brasil que tenham equipes qualificadas e linhas de pesquisas aderentes aos temas de interesse da empresa.

O Projeto de P&D deverá ser desenvolvido conforme as determinações do Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, aprovado pela Resolução Normativa nº 316, de 13/05/2008, disponibilizado no site da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL por meio do endereço http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=75&idPerfil=6 . A ANEEL define as políticas de P&D, regulamenta, aprova e fiscaliza a execução dos programas.

A ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS fará a partir de 2011 uma Chamada Pública Centralizada, juntamente com as outras 5 (cinco) Empresas de Distribuição do Sistema Eletrobras. As propostas deverão ser encaminhadas no primeiro semestre de cada ano através da página da Eletrobras (www.eletrobras.com), em data a ser definida à época da referida Chamada, de acordo com as orientações contidas nesse documento e nos respectivos Editais anuais. Dúvidas e questionamentos deverão ser encaminhados para: ped@ceal.com.br.

Os projetos submetidos serão avaliados em conjunto por uma banca examinadora, onde cada integrante da banca representa uma das 6 (seis) empresas. Depois de realizada a análise dos projetos propostos, será publicada no site da Eletrobras uma lista com todos os projetos selecionados por Distribuidora. Os projetos selecionados serão submetidos para avaliação inicial da ANEEL e posterior execução, caso sejam pré-aprovados (conceito de, no mínimo, “Aceitável”).

2. OBJETIVO

Padronizar as atividades de captação, seleção e acompanhamento das pesquisas realizadas pela ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS, além de dar conhecimento ao público em geral dos critérios utilizados e áreas de interesse da empresa, no que se refere ao Programa de P&D.

(3)

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Todo projeto de P&D deverá ser enquadrado em um determinado tema. No caso de projetos que abordem mais de um tema ou que apresentem temas transversais em relação aos listados a seguir, deve-se enquadrar a proposta no tema predominante. Ressalta-se que os temas listados não são exaustivos, de modo que um projeto poderá ser enquadrado em outros que não os aqui elencados.

Os temas aqui dispostos, serão atualizados sempre que houver necessidade, de forma a adequá-los às demandas de produtos e serviços identificados como relevantes para o setor.

A ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS disponibiliza para a sociedade científica e tecnológica brasileira, a relação de idéias de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Temas prioritários para investimentos em P&D:

MEIO AMBIENTE

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DEMAND RESPONSE

REDES INTELIGENTES

PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

SUPERVISÃO, CONTROLE E PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

QUALIDADE E CONFIABILIDADE DOS SERVIÇOS DE ENERGIA ELÉTRICA

MEDIÇÃO, FATURAMENTO E COMBATE A PERDAS COMERCIAIS

Os referidos temas prioritários poderão ser atualizados a qualquer tempo pela ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS.

(4)

4. APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE PROJETO

O projeto deverá ser submetido às Empresas de Distribuição da Eletrobras em formato PDF, convertido do arquivo eletrônico PRJ, desenvolvido pela ANEEL, disponível na página: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=164&idPerfil=6. A forma de envio da proposta será definida nos Editais das Chamadas Públicas anuais.

5. DIRETRIZES GERAIS

Os projetos de P&D a serem submetidos devem estar relacionados na busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado para as empresas de energia elétrica. Diferente da pesquisa meramente acadêmica, onde se caracteriza a liberdade de investigação, a pesquisa empresarial ao qual se refere, deve ter cronogramas e metas bem definidos.

A apresentação dos estudos de viabilidade econômica será obrigatória para todos os projetos independentemente do valor do mesmo, deixando explícitos os benefícios conseguidos para a ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS, inclusive o retorno financeiro.

Conforme orientação expressa no Manual de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, Os equipamentos/materiais adquiridos para realização do projeto pertencem à ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS; devendo os mesmos retornar á Distribuidora ao final da execução das atividades. Estes poderão ser doados às instituições/fundações mediante prévio acordo firmado com a Distribuidora e aprovação formal da agência reguladora.

No término da execução do projeto, o transporte dos materiais/equipamentos adquiridos para o desenvolvimento do projeto e instalados no Instituto de Pesquisa é de responsabilidade da instituição executora. Tais custos podem ser inseridos na Planilha de Custo do Projeto.

Os Custos de passagens, diárias e hospedagem para Avaliação Presencial na ANEEL do Programa de P&D, quando for convocado pela ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS ou pela ANEEL a defender o projeto, são de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e não devem ser inseridos na Planilha de Custo do Projeto.

(5)

6. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

Conforme critérios estabelecidos a seguir, a ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS avaliará os projetos com pontuação de 1 a 5 para cada item de avaliação. Cada tema do projeto será avaliado por técnicos especializados nesta área, objetivando maior qualidade na avaliação. A avaliação gerará um ranking conforme pontuação de cada projeto.

Seguem os critérios para avaliação dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem com suas descrições.

PROJETO INSTITUIÇÃO

VALOR % DO ROL

AVALIADOR ASSIN. DATA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Peso(A) Conceito(B) PontuaçãoC = (A x B)

1. Atendimento aos Temas da chamada 5

2. Originalidade 5

3. Aplicabilidade 5

4. Razoabilidade dos Custos 5

5. Projeto bem elaborado e planejado com resultados e prazos factíveis 4

6. Transferência de Tecnologia (difusão do conhecimento) para as Empresas de

Distribuição da Eletrobras 4

7. Qualidade da equipe envolvida 3

8. Relevância 3

9. Benefício para a sociedade 2

AVALIAÇÃO FINAL (SOMATÓRIO)

(6)

Os custos totais dos projetos serão balizados de acordo com a disponibilidade orçamentária do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS.

A Análise de custo que será efetivada nas propostas, os custos horários totais por categoria, incluídos todos os encargos, seguirão os valores de referência a seguir:

CATEGORIA CUSTO HORÁRIO (R$)

Técnico 35,00 Superior Junior 80,00 Superior Pleno 85,00 Superior Sênior 90,00 Especialista 90,00 Mestre 120,00 Doutor 160,00

A carga horária de cada profissional envolvido no projeto deverá observar os valores de referência indicados na tabela a seguir. Cargas horárias superiores, deverão ser devidamente justificadas.

CATEGORIA VALORES MENSAIS (h)

Técnico 120,00 Superior Junior 160,00 Superior Pleno 160,00 Superior Senior 160,00 Especialista 80,00 Mestre 60,00 Doutor 40,00

A entidade executora deve nomear o Coordenador de Projeto e os demais membros da equipe poderão ter a função de pesquisador, auxiliar técnico, auxiliar técnico bolsista ou auxiliar administrativo, devendo ser informada a titulação (Doutor, Mestre, Especialista, Superior Sênior, Superior Pleno, Superior

(7)

Junior) dos membros da equipe com função de Gerente, Coordenador e Pesquisador.

Todos os membros da equipe relacionada no projeto deverão possuir, obrigatoriamente, currículo na plataforma Lattes, no site do CnPq, http://www.cnpq.br/

Esclarecimentos e informações adicionais sobre este documento deverão ser enviados por meio do link: http://www.ceal.com.br/DREContato.aspx. ou ped@ceal.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Por isso o primeiro passo para conseguir melhorar a pontualidade é reconhecer que até pequenos atrasos podem ser um problema quando eles são re- correntes. Existe ainda

Suponhamos a existência de n cargas, Q1, Q2,..., Qn, em princípio positivas e localizadas no infinito conforme pode ser visto na figura 5.2. Se a carga for mantida nessa posição

Segundo a NBC TA 560 – Eventos Subsequentes, item A2, “A data de aprovação das demonstrações contábeis para fins das normas de auditoria é a primeira data em que as pessoas

É que a estadia desse significativo grupo de gente estrangeira, aos quais certamente por mera simplificação atribuíram em exclusividade a naciona- lidade americana, cuja

O controle desses indicadores será realizado para a ELEKTRO como um todo e para cada uma de suas Áreas de Apuração, considerando somente os consumidores atendidos em tensão

Além disso, será uma semana para, mais uma vez, compor um currículo com ações e movimentos dos/as estudantes em prol da formação de seus pares, com iniciativas do Grêmio Estudantil

Em aula vamos responder as atividades no caderno juntos e faremos as atividades do livro de português das

Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a realização do Edital do Processo Seletivo Sim- plificado – Edital N.º 002/2015 – “Abrigo Luz” – da