• Nenhum resultado encontrado

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA

DIRETORIA DE

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PJe – Manual do Oficial de Justiça

(2)

DIRETORIA DE

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PJe – Manual do Oficial de Justiça

Diretoria de Tecnologia da Informação GEDES – Gerencia de Desenvolvimento de TI

(3)

Sumário

Informações importantes ... 4

1. Como acessar o sistema ... 5

1.1 Verificação de ambiente ... 7

1.2 Informações... 7

2. Oficial de Justiça Distribuidor ... 8

2.1 Painel do Oficial de Justiça Distribuidor ... 8

2.2 Menu do Oficial de Justiça Distribuidor ... 9

2.2.2 Menu Processo ... 9

2.2.3 Menu Atividades ... 10

2.2.4 Menu Configurações ... 11

3. Oficial de Justiça ... 12

(4)

Informações importantes

Dentro das imagens deste manual, haverá quadros vermelhos com o objetivo de destacar uma determinada área.

Tanto as imagens quanto os quadros vermelhos serão ordenados numericamente e alfabeticamente em ordem crescente. Sua identificação no texto obedecerá a seguinte nomenclatura [numeroDaFigura.numeroDoQuadro]. Ex.: quadro 3, da figura 12 será exibida no texto deste documento da seguinte forma: [12.3].

Para descrever caminhos de menus utilizam-se setas de maior que entre os nomes e sempre colocados entre aspas. Ex.: “Processo > Novo Processo”.

Para representar botões, colunas de tabelas ou outros componentes utilizam-se aspas entre o nome. Ex.: “Gravar”; “Descrição”...

Em algumas ocasiões aparecerá uma tela como da figura abaixo. Essa tela pergunta ao usuário se deseja bloquear possíveis componentes JAVA não seguros. Nesse caso sempre clique em NÃO para que o PJe funcione normalmente, caso contrário algumas funcionalidades que utilizam bibliotecas JAVA poderão não funcionar.

(5)

1. Como acessar o sistema

Conecte o seu token ou smart card a uma porta USB do computador, depois abra o navegador Mozilla Firefox e acesse o endereço do Tribunal de Justiça da Paraíba (http://www.tjpb.jus.br/) [1.1]. O site do TJPB será aberto, clique no link PJe [1.2].

2

1

(6)

1

2

Figura 2

O site de apoio do PJe será aberto, disponibilizando links de acesso ao Processo Judicial Eletrônico do 1º e 2º grau e materiais de apoio, tais como: informações, avisos e arquivos [2].

Clicando em Acessar o PJe do 1º ou 2º grau [2.1] ou [2.2] o usuário será redirecionado para site do PJe escolhido [3].

Figura 3

Clique no botão Entrar [4.1] e aguarde o navegador apresentar seu nome ou solicitar a senha do certificado digital. Informe a senha [4.2] do seu certificado digital e pressione o botão OK [4.3].

Atenção:

Caso a senha seja informada incorretamente, o sistema retornará uma mensagem na tela de “Efetuar logon” [4] informando que ela está incorreta. No caso de informa-la incorretamente várias vezes, o certificado digital será desabilitado, tendo de entrar em contato com a empresa certificadora para revalidação.

(7)

1 2 3 Seu nome Figura 4

1.1 Verificação de ambiente

O botão de verificação de ambiente faz uma varredura no navegador em busca de impedimento de uso, esta é outra forma de instalar todos os componentes obrigatórios para acesso ao PJe.

1

3 2

Figura 5

Clique no botão Verificação de ambiente [5.1] e aguarde o final dos testes.

Este formulário também possui um botão para testar se o seu certificado digital está corretamente instalado. Para isso conecte o token ao computador (porta USB) e depois clique no botão Teste [5.3].

1.2 Informações

O botão Informações [5.2] abre um formulário com informações de como instalar o certificado, cadastro de advogados, consulta pública, além de algumas regras do uso do navegador.

(8)

2. Oficial de Justiça Distribuidor

O PJe permite que se crie o papel do oficial de justiça distribuidor, ele é responsável por distribuir ou redistribuir expedientes (mandado, intimação, citação...) dos processos para outros oficiais de justiça.

2.1 Painel do Oficial de Justiça Distribuidor

Assim que o oficial de justiça distribuidor acessar o PJe ele conseguirá ver o seu painel. Caso não apareça basta clicar no menu “Home” ou em “Painel > Painel do oficial de justiça” [6.1].

Figura 6

Nesse painel haverá todos os expedientes que deverão ser distribuídos ou redistribuídos para os outros oficiais de justiça e para realizar essa operação, basta clicar no checkbox de cada expediente que deverá ser distribuído e em seguida no botão “Distribuir” [6.4]. Para distribuir todos os expedientes de uma vez, basta clicar na coluna “Marcar/Desmarcar Todos” [6.2] e em seguida clicar em “Distribuir”.

Para cada expediente o PJe permite imprimir, visualizar os documentos do processo, o número do processo a que o expediente pertence, o tipo de expediente, a urgência, a data do cadastro e o destinatário bem como o seu endereço [6.3].

(9)

Figura 7

Após clicar em “Distribuir” [6.4] o sistema exibe uma tela para que seja informado o Grupo do oficial de justiça (área de abrangência) e logo em seguida o oficial de justiça que receberá esse expediente. Logo em seguida basta clicar em Distribuir ou voltar caso deseje [7.1].

Figura 8

Em seguida, aparecerá uma tela de distribuição de expediente, em que o oficial de justiça distribuidor poderá verificar o processo a que o expediente está associado bem como o oficial de justiça responsável pelo seu cumprimento. Clicar no botão “Ok” [8].

Após realizar essa operação, o expediente é retirado do painel do oficial de justiça distribuidor e deverá aparecer no painel do oficial de justiça responsável pelo documento.

2.2 Menu do Oficial de Justiça Distribuidor

O menu do oficial de justiça distribuidor permite realizar as seguintes operações:

2.2.2 Menu Processo

Clicando no menu “Processo > Pesquisar > Processo” [9.1], o oficial de justiça poderá pesquisar qualquer processo através do agrupador “Pesquisar Processos” [9.2], sendo exibidos processos encontrados no agrupador “Processos” [9.3].

(10)

1 2

3

Figura 9

2.2.3 Menu Atividades

No menu “Atividades > Consulta pessoa” [10.1], o oficial de justiça de poderá pesquisar pessoas e suas informações cadastradas no PJe clicando no ícone “Selecionar [10.2].

Figura 10

Logo em seguida aparecerão as informações da pessoa selecionada, seu endereço, meios de contato e processos associados [11].

(11)

Atenção: Os menus “Atividades > Distribuição de expediente” e “Atividades > Redistribuição de expediente” já estão no painel do Oficial de Justiça Distribuidor, por isso não é necessário o acesso.

No menu “Atividades > Consultar Mandados” o Oficial de Justiça Distribuidor poderá pesquisar pelos processos que ele já distribuiu [12.1] e uma lista de mandados é mostrada [12.2].

Figura 12

Para cada mandado, a tabela de mandados mostra o ícone “Ver Detalhes”, os dados do processo, o destinatário, o oficial de justiça que está com o mandado, a situação do mandado (Andamento, Concluído ou Redistribuído) e os documentos a serem impressos bem como os documentos em anexo [12.2].

2.2.4 Menu Configurações

Neste menu [13.1] o oficial de justiça distribuidor poderá cadastrar central de mandados através da aba Formulário [13.3], pesquisar uma central de mandados [13.2] e ainda edita-las clicando no ícone “Selecionar” ou até mesmo inativa-edita-las pelo ícone “Inativar registro” [13.4].

1 3

2

(12)

Semelhantemente no menu “Configuração > Central de mandados > Grupo” [14.1], o oficial de justiça distribuidor poderá ver os grupos de oficiais de justiça associados a uma central de mandados, bem como pesquisa-los [14.2] ou incluir novos grupos [14.3] e ainda edita-los clicando no ícone “Selecionar” ou inativa-edita-los através do botão “Inativar registro” [14.4].

3 2 4 1 Figura 14

3. Oficial de Justiça

Assim que o oficial de justiça entra no PJe o seu painel é exibido com os expedientes a serem cumpridos. Caso não esteja sendo exibido, basta clicar nos menus “Home” ou “Painel > Painel do oficial de justiça”.

Nesse painel ele poderá pesquisar um expediente através do “Nome do destinatário”, “Grupo Oficial de Justiça” e “Tipo de Mandado” [15.1]. Os expedientes estão logo abaixo no agrupador “Painel do Oficial de Justiça” e cada um deles tem opções de “Imprimir o expediente”, “Controle de visita”, “Documentos do processo”, informações do expediente, endereço para cumprimento do mandado e ainda opção de imprimir ou visualizar em PDF os documentos anexados [15.2].

(13)

Figura 15

Clicando no ícone “Controle de visita”, o oficial de justiça poderá selecionar o nome do diligenciado [16.2] e ainda informar a data/hora, a descrição da visita e clicar no botão “Inserir” [16.3].

(14)

Clicando no aba “Resultado da Diligência” basta selecionar o “Tipo de resultado da diligência” e em seguida clicar em “Continuar” [17].

Figura 17

As opções de “Cumprido” e “Não Cumprido” só são habilitadas quando houver pelo menos um controle de visita inserido, caso contrário o expediente apenas poderá ser redistribuído [16.3] e voltará para o Oficial de Justiça Distribuidor para que ele possa redistribuí-lo.

O Pje abrirá de “Cadastro do Documento” para que o oficial de justiça possa incluir de resultado da diligência [18.1] e poderá incluir documentos PDF como anexos ao documento [18.2]. Logo em seguida, basta clicar em “Assinar digitalmente e enviar” [18.3].

(15)

2

3

1

Figura 18

Após assinar digitalmente o resultado da diligência [18] o expediente desaparecerá do painel do Oficial de Justiça.

As opções dos menus “Processo > Pesquisar > Processo”, “Atividades > Consulta pessoa” são idênticas aos menus descritos para o Oficial de Justiça Distribuidor, por isso leia os itens 2.2.2 e 2.2.3.

(16)

ANEXO - Como digitalizar um documento

Após colocar o documento apropriadamente no scanner, deve-se pressionar o botão “Scan”, em azul na imagem abaixo.

Figura 19

A tela de processamento dos dados surgirá e caso queira suspender a operação basta clicar no botão “Suspender”.

Figura 20

Após o documento ser scaneado, aparecerá uma janela com as possíveis saídas para este: CardMinder, Pasta (Scan to Folder), e-mail (Scan to E-mail), impressão (Scan to Print), imagem (Scan to Picture Folder).

(17)

Figura 21

(18)

Clicando no botão “Procurar” [22.1] é possível escolher a pasta onde se quer salvar o documento. Este caminho aparecerá no quadro [22.2]. Para finalizar basta clicar no botão “Salvar” [22.3].

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

das políticas de saúde e saúde mental no Brasil, como subsídio para uma melhor compreensão dos aspectos históricos que influenciaram a constituição do Sistema Único

A análise dos dados nos permitiu concluir que houve uma perda de seguimento progressiva dos pacientes nas consultas médico-cirúrgicas a partir do segundo ano pós-operatório; Entre

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os