• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – MacomProgresso - Materiais de Construção SA (Mortágua)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – MacomProgresso - Materiais de Construção SA (Mortágua)"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Tp

Escola Superior de ‘reenologia e Gestào

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso Técnico Superior Profissional

em Infraestruturas de Cloud, Redes e Data Center

Hugo da cunha Costa dezembro

1

2016

(2)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TESP INFRAESTRUTURA DE CLOUD REDES E DATA CENTER

HUGO DA CUNHA COSTA

Nº 1011893

(3)

1 Relatório de estágio

Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Instituto Politécnico da Guarda, com vista à obtenção da finalização do Curso Técnico Superior Profissional (TESP) criado pelo Decreto-Lei n.º 43/2014 de 18 de março, que confere uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Curso:

Infraestrutura de Cloud, Redes e Data Center. Formando:

Hugo da Cunha Costa Nº 1011893

Tutor do estágio:

(4)

2

Índice

Índice ... 2 Glossário: ... 2 Índice de figuras ... 3 1. Introdução ... 4 1.1 Enquadramento ... 5

1.2 Objetivos - Plano de estágio ... 6

1.3 Estrutura do Relatório ... 7

2 Apresentação do Projeto (e empresa) ... 8

3 Ferramentas Usadas ... 10

3.1 Criação de páginas da internet ... 10

3.2 Manutenção das máquinas ... 10

3.3 Maquetes e simulações na organização de espaços ... 11

4 Trabalho Desenvolvido ... 11

5 Conclusão ... 29

Bibliografia ... 30

Glossário:

UPS - Uninterruptible Power Supply QR code - Quick Response code

CPU - Central Processing Unit GPU - Graphics Processing Unit RJ45 - Registered Jack 45 CSV - Comma-Separated Values

(5)

3

Índice de figuras

Figura 1: Mapa com a localização das empresas – Mortágua, fonte Google Maps ... 8

Figura 2: Programa de monitorização ... 11

Figura 3: Rótulo para conjunto fitofármaco ... 12

Figura 4: Banner publicitário. ... 13

Figura 5: Estudo de ambientes em SketchUp ... 13

Figura 6: Página de apresentação inicio. ... 14

Figura 7: layout da página materiais. ... 15

Figura 8: layout página showroom ... 15

Figura 9: Layout da página Agricultura. ... 16

Figura 10: Layout página bricolage ... 16

Figura 11: Layout da página sobre. ... 17

Figura 12: Layout da página Início ... 18

Figura 13: Layout página Âmbito. ... 18

Figura 14: Layout da página Plantas. ... 19

Figura 15: Layout da página Contactos ... 19

Figura 16: Fundo lateral esquerdo e fundo principal do expositor ... 20

Figura 17: Fundo lateral direito do expositor ... 21

Figura 18: Expositor fotograma ... 21

Figura 19: T-shirt com logo da Empresa. ... 22

Figura 20: Windows server 2012 no servidor Dell ... 23

Figura 21: Esquema da rede da loja drogaria ... 24

Figura 22: Esquema rede loja de materiais de construção ... 25

Figura 23: Esquema de rede do Armazém ... 26

(6)

4

1. Introdução

Este relatório visa descrever o estágio realizado pelo aluno Hugo da Cunha Costa nº1011893 do curso de Tesp de Infraestruturas de cloud, redes e data center.

Após a conclusão do curso realizado no Instituto Politécnico da Guarda durante os anos letivos de 2014/2015 e 2015/2016, o curso contem no seu programa a realização de uma unidade curricular de estágio.

Esta unidade curricular determina a elaboração de um relatório de estágio, para dar a conhecer as atividades e competências adquiridas durante a sua concretização.

A escolha deste curso, surge após a divulgação deste tipo de formações, existentes no IPG que, apareceram como novas oportunidades para pessoas com pouco trabalho ou mesmo desempregadas, alternando da escolha clássica de áreas de formação para novas tecnologias, proporcionando um horizonte mais prometedor de um futuro para os formandos.

A preferência por esta área é um gosto pessoal pela informática, multimédia, eletrónica, robótica e desenho, que nesta sociedade são cada vez mais necessárias e valorizadas, graças à expansão nomeadamente do ramo de informática e multimédia a todos as áreas empresariais.

É impossível que uma empresa do seculo XXI, sobreviva no mundo empresarial sem estar ligada a internet, para a divulgação e comercialização dos seus produtos, ou, fazer negócios com outros parceiros.

O relatório visa descrever a experiência de formação realizada na empresa Macom.

Este relatório é sequencial e compila as principais ações praticadas ao longo de quatro meses sob a orientação da Sra. Alice Lopes e outros elementos, que incorporam atualmente a empresa.

O conjunto de ações descritas neste relatório, foram determinadas após a análise do panorama geral da empresa, dentro dos campos propostos no plano de estágio.

Assim a descrição das ações e experiências, são relacionadas com os anexos, que proporcionaram a compreensão dos espaços de trabalho, a infraestrutura de redes, o equipamento, a utilização de programas de ligação remota, periféricos de impressão, a base de dados e software.

Também é descrito neste relatório a necessidade da continuidade de alguns dos objetivos que surgiram ao longo do estágio e as alterações que podem ser benéficas para organizar e facilitar o uso da base de dados constituindo uma mais-valia para a empresa.

Introdução de novos sites e utilização das redes sociais para divulgar a empresa de um modo económico e com maior abrangência.

(7)

5

1.1 Enquadramento

Dentro do panorama nacional de oportunidades de emprego, constatamos que a tendência é a expansão de trabalho na área de informática.

A necessidade de as empresas possuírem um técnico dentro deste ramo, veio a aumentar com a procura da dinamização dos locais de trabalho através das tecnologias de informação.

As empresas tendem a aumentar a produtividade com a organização através de meios informáticos facilitando o trabalho do quotidiano, usando uma base de dados e aplicações de gestão.

O trabalho com a informação em papel e completamente manual, é praticamente inviável para a grande maioria das empresas, sendo mesmo impossível para se enquadrarem dentro dos parâmetros legais, se por exemplo, a faturação for em grande escala e não existir ligação à internet, para legitimar as ações de faturação.

Esta ações possibilitadas pelos meios informáticos, são cada vez mais, parte de um conjunto que abrange praticamente todos os postos de trabalho. O custo destas ferramentas, encontra-se mais acessível e, como faculta um grande numero de informações para empresa com as comunicações entre integrantes, partilhando em conjunto a mesma base de dados.

Esta base normalmente dedicada ao produto tem uma evolução constante e é utilizada normalmente para uma finalidade especifica. Pode, no entanto, ser usada para outros fins. Se a empresa aparece com um objetivo fora dos padrões convencionais de funcionamento, pode, após uma reflexão de uso da informação, fornecer dados fulcrais para a criação de expansões com grande solidez para aumentar a sua produtividade.

A facilidade de introduzir e divulgar informação na internet, veio abrir um mundo novo para a área dos negócios, que desta maneira pode ser distribuída e facultada online a um conjunto de pessoas já referenciadas que por sua vez distribuem a outras pessoas, verificando-se sempre um crescimento gradual no aumento de recetores da informação.

Com isto pode-se sempre aumentar o numero de contactos (interessantes) para as empresas.

A utilização da base de dados, na área de publicidade, pode servir para a criação de web sites, catálogos informativos e de trabalho.

A monitorização da base de dados numa empresa que esteja sempre a introduzir e/ou eliminar produtos é uma tarefa indispensável para a salubridade da informação guardada.

A unicidade dos códigos, está intimamente ligado com a singularidade dos produtos podendo ser completados com um leque de informações que são indispensáveis, para o bom funcionamento do sistema da empresa.

A solidez da base de dados é um dos principais atributos para o uso da informação generalizada em diversas áreas da tecnologia da informação. Quando idealizado de raiz o template (modelo de informação) criado originalmente, pode ser migrado para qualquer aplicação que tenha a função de

(8)

6 O uso desta informação para software de cariz gráfico, pode facultar pré-visualizações de conhecimento e interpretação global dos produtos.

Para um uso eficaz da base de dados, para este tipo de programas, a informação deve ter um código singular, que pode incluir o índice de famílias de produtos, fabricas de produção, o leque do número de artigos e outros.

A base de dados, contendo a informação dos produtos comercializados pela empresa, encontra-se normalmente organizada em conjuntos de tabelas, que contêm, por exemplo, o nome do produto, especificações, marca, numero de objetos em stock, etc... Estes campos comuns estão relacionados logicamente.

Estas tabelas, têm de conter um código singular que constitui a chave primária para garantir a exclusividade da informação.

Um repositório de informação com estas características pode ainda incorporar fotogramas, de um produto ou família de produtos, completando a interpretação da base de dados.

Nas empresas de venda, revenda, ou manufaturação de produtos, é atualmente obrigatório construir um catálogo contendo as especificações e informações de aplicação. Podemos dizer que a base de dados contem um histórico, um presente e um futuro, mas, apesar destas características não pode conter qualquer ambiguidade com chaves genuínas que, sempre que seja possível, apresentam um seguimento lógico.

1.2 Objetivos - Plano de estágio

Em relação ao plano de estágio é de salientar que para alem dos objetivos declarados inicialmente ao IPG, surgiram alterações e aprofundamentos sobre alguns tópicos que durante a execução do estágio, se tornaram mais relevantes para a empresa.

As alterações tornaram-se obvias quando a empresa propõe a introdução da base de dados dos produtos, num catálogo, que visa ser distribuído primeiramente a fornecedores, e, num futuro próximo a consumidores finais e a outras empresas.

Plano de estágio apresentado ao IPG:

1. Fazer um inventário do hardware existente, com a localização e especificações das máquinas. 2. Plano de renovação para as máquinas obsoletas, e atualização das máquinas que a manter. 3. Apoio na substituição do servidor.

4. Apoio na atualização da arquitetura da rede existente.

5. Manutenção e atualização de todo o hardware existente na empresa. 6. Prestação de apoio aos utilizadores.

7. Realização de backups do software de gestão.

8. Compreensão, atualização e configuração dos sistemas operativos. 9. Instalação e configuração de novos computadores e respetivo software. 10. Reformulação da página da internet, incluindo atualizações dos produtos.

(9)

7

1.3 Estrutura do Relatório

Capítulo 1 - Introdução

Introdução da unidade curricular de estágio e descrição das intenções do formando. Capitulo 1.1 - Enquadramento

Descrição das tendências nacionais em termos de enquadramento profissional e necessidades generalistas de algumas empresas.

Capítulo 1.2 - Plano de estágio

Exposição dos elementos instrutórios do plano de estágio entregues no IPG. Capítulo 1.3 - Estrutura do relatório

Descrição da estrutura do relatório, com uma breve menção dos conteúdos dos capítulos.

Capítulo 2 - Apresentação do projeto (e empresa)

Descrição das empresas, especificações, produção e vendas. Descrição dos objetivos gerais de cada empresa.

Capítulo 3 - Ferramentas usadas

Inventário de tipo de programas informáticos utilizados para a elaboração dos diversos trabalhos planeados e não planeados.

Capítulo 3.1 - Criação das páginas da internet Capítulo 3.2 - Manutenção das máquinas

Capítulo 3.3 - Maquetes e simulações na organização de espaços Capítulo 4 - Trabalho desenvolvido

Explicação dos trabalhos desenvolvidos por projetos ao longo de 4 meses. Referência aos detalhes de algumas atividades mais importantes.

Capítulo 5 - Conclusão

Resumo do relatório com reflexão pessoal da experiência e do trabalho desenvolvido. Bibliografia

(10)

8

2

Apresentação do Projeto (e empresa)

As empresas onde foi realizado o estágio localizam-se no centro de Mortágua e são formadas por cinco núcleos, sendo dois afastados do núcleo principal, (ver figura1).

A empresa denominada MACOM (MAteriais de COnstrução de Mortágua), local onde foi desenvolvido a maioria do estágio, faz revendas a nível nacional e internacional e vendas locais de produtos de construção, agricultura e bricolage. Esta empresa contem 3 núcleos formados por:

• Um local de comercio de materiais de construção para acabamentos nomeadamente mosaicos, azulejos, peças sanitárias e outros;

• Uma local de venda de produtos de drogaria, ferramentas e materiais de construção em geral; • Um armazém para exportação nacional e internacional com diversos produtos, incluindo alguns

de marca própria.

A empresa Beiricola que produz argamassas a nível nacional e internacional, tem sede no parque industrial de Mortágua e atualmente tem 3 funcionários a tempo inteiro. Esta empresa tem uma pequena rede de computadores, um conjunto de máquinas de separar misturar e encher sacos de argamassas. Também existe um robô para colocar os sacos automaticamente nas paletes, reduzindo as tarefas pesadas aos trabalhadores.

A empresa Paraíso Aromático (parceria), que faz a venda a nível internacional de plantas aromáticas encontra-se em fase embrionária. Tem sede localizada no núcleo de empresas de Mortágua e tem incorporada uma quinta para efetuar plantações e experiencias com as plantas para exportação destinada ao mercado europeu.

Localização das empresas

(11)

9

Objetivos das empresas

Após o inicio de estágio e a elaboração do respetivo plano completa-se da seguinte maneira as tarefas desempenhadas por empresas.

Objetivos empresa MACOM

• Âmbito do projeto de estágio na empresa MACOM:

• Manutenção do hardware e software, servidor, computadores locais, utilizadores, UPS e impressoras.

• Atualização do servidor e das redes principal e secundárias.

• Divulgação de produtos através dos sites na internet, compreendendo a criação, atualização e implementação dos mesmos.

• Atualização de publicidade da empresa, através da utilização da base de dados, para criação de catálogos gerais e panfletos quinzenais.

• Introdução de QR code para divulgação do site, novos produtos de marca própria pertencentes à empresa e divulgação da empresa em jornais e revistas.

• Criação de rótulos para novos produtos, incluindo códigos de barras.

• Criação de maquetes em 3D para divulgação dos produtos e mapeamento dos ambientes de produtos nas lojas.

Objetivos empresa Beiricola

• Divulgação de produtos através dos sites da internet, incluindo a sua criação, atualização e implementação.

Objetivos empresa Paraíso Aromático

• Divulgação de produtos através dos sites da internet incluindo a criação, atualização e implementação.

• Para a sede desta empresa está a ser estudada uma pequena rede de computadores e os seus periféricos, uma ideia que tomou forma após a minha integração na empresa.

(12)

10

3

Ferramentas Usadas

Neste capitulo são descritas as ferramentas usadas para a elaboração das tarefas designadas no plano de estágio.

3.1 Criação de páginas da internet

Para a criação das páginas da internet foram usadas as seguintes aplicações:

Photoshop, Dreamweaver (acerto de conteúdos da página), Wix (corpo da página), e Coreldraw (para conversão de imagens raster em imagens vetoriais).

O Photoshop foi utilizado para o tratamento e redimensionamento das imagens, utilização de filtros e conversão para PNG (para transparência do background).

O Dreamweaver, que se encontra em fase de aprendizagem, é usado para elaborar e editar completamente as páginas web. Serve atualmente para ajustamentos de conteúdos.

O Wix, foi a escolha para elaborar o corpo das páginas dos sites, devido a sua facilidade do uso das ferramentas de trabalho.

O Coreldraw serviu para desenhar os logotipos em vetor, sendo utilizados em diversas situações, como reclamos, decoração de veículos, cartazes publicitários. O Coreldraw irá ser substituído pelo Illustrator, para maior compatibilidade entre os programas.

Para a criação de catálogos foram usadas as seguintes aplicações:

Notepad++, Photoshop, Excel e Indesign.

O Notepad++ serve para organização e conversão da base de dados dos ficheiros CSV para serem reconhecidos na integra pelo Indesign da Adobe.

O Photoshop foi utilizado para o tratamento e redimensionamento das imagens, para que fiquem exatamente todas do mesmo tamanho, permitindo a sua inserção direta no Indesign.

O Excel serve para organização dos conteúdos das colunas e omissão dos preços de revenda.

3.2 Manutenção das máquinas

Para a manutenção das máquinas foram usadas as seguintes aplicações: Manutenção do Windows server 2003 no servidor antigo;

Auxílio na instalação do Windows server 2012 no servidor novo;

Manutenção e instalação Windows XP, Windows Vista, Windows Seven e Windows 10; Norton antivírus;

(13)

11

3.3 Maquetes e simulações na organização de espaços

Para maquetes e simulações na organização de espaços foram usadas as seguintes aplicações: Sketchup para a criação de ambientes com artigos da base de dados;

Autocad para representação do existente e estudo de novas propostas.

4

Trabalho Desenvolvido

Neste capitulo salientam-se as tarefas mais importantes desenvolvidas durante o período do estágio, enumeradas de acordo com a sua realização temporal.

Inventário e manutenção de hardware e software (março).

Execução de inventário do local e das máquinas existentes em cada espaço.

Manutenção após monitorização da temperatura das máquinas que sobreaqueciam, com a aplicação CPUID HWMonitor (ver figura 2).

Figura 2: Programa de monitorização

As máquinas foram desmontadas e separadas por componentes. Foi reposta pasta térmica no CPU e GPU (em placa gráfica off-board).

(14)

12 Verificação (com auxilio de um multímetro) e substituição de cabos de rede RJ45 em algumas situações de má ligação quando a interface RJ45 se encontrava parcialmente danificada.

Reposicionamento de switchs para melhorar a organização dos cabos de rede existente, no espaço onde se encontra o servidor.

Estudo do funcionamento das aplicações existentes no servidor com o Windows server 2003, nomeadamente, a aplicação de gestão J5F utilizada pela maioria dos funcionários.

Ligações remotas, experiências, manutenção e início de trabalhos de design gráfico e orçamentos. (março e abril)

Teste com o auxílio do Teamviewer (ligação remota), para manutenção a partir de um computador da empresa a um computador de testes;

Teste com o auxílio do Hamachi da Logmein para manutenção a partir de um computador da empresa a um computador cobaia com ligação remota;

Estudo de orçamento com financiamento do projeto Comércio Investe IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), para substituição do servidor na área de informática, dos espaços interiores na área de arquitetura, e, substituição de reclamos na área de design;

Elaboração de rótulo de para um pack de produtos de marca própria intitulada 3RS com o uso do Coreldraw e Photoshop (ver figura 3);

(15)

13 Estudo e verificação de passagem dos códigos de barras para vetorial, para serem introduzidos nos rótulos dos produtos.

Este teste foi realizado com auxilio do Barcode Scanner plataforma Android e com o leitor físico de barras existente no computador de faturação da empresa;

Elaboração de um anúncio publicitário da empresa com QR CODE para o Diário de Coimbra (ver figura

4).

Figura 4: Banner publicitário.

Manutenção remota de estações de trabalho através do TeamViewer versão 11.0.56083; Na janela lateral direita Computadores & contactos clicar em adicionar computadores remotos,

Inserir o ID do TeamViewer e a Senha e o nome do utilizador que é o nome de identificação da maquina que será acedida remotamente.

Após a configuração das máquinas pretendidas o software permite a criação de grupos por questões de organização.

Elaboração em maquete Sketchup dos espaços para a Expomortágua (27, 28 e 29 de maio) com execução de imagens em Coreldraw e Photoshop para os fundos e laterais dos expositores (barraquinhas).

Análise e início de trabalhos de design de interiores. (abril)

Início do levantamento do existente no edifício onde se encontra a venda de materiais de construção, para reformulação do espaço no âmbito do projeto Comércio Investe (ver figura 5).

Desenho em formato digital da loja de materiais de construção.

(16)

14 Pesquisa de software de elaboração de renderização para o projeto, sendo escolhido o SketchUp da Google por ser bastante rápido e ser freeware;

Elaboração e atualização das plantas de arquitetura dos espaços em Autocad para serem transferidas para o SketchUp;

Início de trabalhos de Web design. (abril, maio e junho)

Início dos sites das empresas, estudo de cores, conteúdos, organização, numero de páginas.

A elaboração das paginas foi estudado com os donos da empresa, de modo a que fossem bastante funcionais.

No site da empresa Macom que se encontra em desenvolvimento,

(http://hugocosta77.wix.com/macomweb) que contem 6 páginas: inicio, materiais, showroom, agricultura, bricolage e sobre.

O conteúdo da página inicial foi elaborado com um cabeçalho com o logo da empresa e as hiperligações para as restantes paginas que compõem o site. O corpo tem uma imagem do logotipo em marca de água sobre imagens representativas das três áreas mais importantes da empresa que incorporam botões com hiperligações para as restantes páginas. O rodapé contem uma hiperligação para a rede social Facebook (ver figura 6).

(17)

15

Conteúdo da segunda página MATERIAIS:

Nesta página aparece no corpo um slideviewer de imagens com várias marcas nacionais de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias. Foi utilizado o Photoshop para redimensionamento das imagens (ver figura 6).

Figura 7: layout da página materiais.

Conteúdo da terceira página SHOWROOM:

Nesta página aparece no corpo hiperligações para os vídeos postos no Youtube ainda em fase experimental para a loja de materiais de construção e para a drogaria. Foi utilizado o editor de vídeos do Windows 10 para edição dos vídeos (ver figura 7).

(18)

16

Conteúdo da quarta página AGRICULTURA:

No corpo desta página aparece Botões com hiperligações para as páginas da empresa de produtos, com hiperligação com vídeos demonstrativos dos produtos existentes na empresa.

Apresentação dos vários Logotipos em transparência (PNG) das várias empresas representadas pela MACOM (ver figura 8).

Figura 9: Layout da página Agricultura.

Conteúdo da quinta página BRICOLAGE:

O corpo desta página contem um slideviewer de imagens do catálogo (ver figura 9).

(19)

17

Conteúdo da sexta página SOBRE:

Cabeçalho:

Nesta página aparece no corpo uma descrição do tema SOBRE a empresa, uma descrição do tema ÂMBITO da empresa, o contato da empresa com hiperligação para o Google Maps, com localização em coordenadas e caixa de email (ver figura 10).

Figura 11: Layout da página sobre.

Site para empresa Paraíso Aromático. Conteúdos da primeira pagina INÍCIO:

O conteúdo da página inicial foi elaborado com um cabeçalho com o logo da empresa e as hiperligações para as restantes paginas que compõem o site. O corpo é formado por uma imagem de background a partir de uma fotografia obtida na Quinta, local onde são cultivados os produtos, sobreposta por Banner descritivo do âmbito dos produtos, também contem janelas informativas dos objetivos da empresa com imagens editadas e convertidas em PNG utilizando o Photoshop.

(20)

18

Figura 12: Layout da página Início

Conteúdos da segunda página ÂMBITO:

O Corpo nesta página é formado por um fundo com imagem obtida na Quinta, editada e redimensionada em Photoshop e um descritivo da empresa sob banner transparente (ver figura 12).

(21)

19

Conteúdos da terceira página PLANTAS:

O corpo é formado por Imagens obtidas na Estufa, editadas e redimensionadas em Photoshop. com o nome de cada um dos produtos sobre imagem de fundo (ver figura 13).

Figura 14: Layout da página Plantas.

Conteúdos da quarta página CONTACTO:

O corpo tem um fundo existente na base de imagens do WIX, sobre esta imagens temos uma caixa de contactos com email e uma hiperligação para o Google Maps com a localização da sede da empresa

(ver figura 14).

Figura 15: Layout da página Contactos

(22)

20

Participação na EXPOMORTÁGUA. (maio)

Inicio de atividades para a participação da empresa na EXPOMORTÁGUA, nos dias 27,28 e 29 de maio.

A participação corresponde à elaboração de três espaços de exposição onde serão representadas as empresas Macom, Beiricola e Paraíso Aromático.

Para esta participação houve contactos prévios com o responsável da Câmara Municipal de Mortágua, sobre informação do dimensionamento dos espaços.

As tarefas mais importantes foram o desenvolvimento de lonas publicitárias para revestir os espaços de exposição (ver figura 15, 16, 17 e 18).

Projeto da lona para o expositor da empresa MACOM, em formato digital.

(23)

21

Figura 17: Fundo lateral direito do expositor

Fotografia do expositor durante o evento.

(24)

22 Projeto e concretização de t-shirts e bonés para serem destituídos durante o evento (ver figura 19).

(25)

23

Projeto, instalação de servidor (abril, maio, junho).

Verificação e comparação das propostas de orçamentos para a substituição do servidor existente na empresa.

Após esta verificação foi selecionado um servidor da Dell com a referência powerEdge T430, com o sistema operativo Windows server 2012 R2.

A instalação do Windows server foi efetuada pela empresa J5F com sede em Viseu, onde participei como auxiliar para verificação de hardware e criação dos acrónimos dos utilizadores.

Imagem da tela capturada após instalação do sistema operativo.

Figura 20: Windows server 2012 no servidor Dell

Tabela de utilizadores e Máquinas:

ADMINISTRATIVOS SO USER PC-RAFAEL WIN PRO 8.1 RAFAEL PC-PALMIRA WIN PRO 8.1 PALMIRA PC-HUGO WIN 10 HOME HUGO PC-CEU WIN XP PRO SP3 CEU PC-ZECA WIN VISTA BUSINESS SP2 ZECA PC-MANUEL WIN SEVEN PRO MANUEL PC-ALICE WIN 10 PRO ALICE MO-ALICE WIN 10 HOME ALICE MO-ALICE2 WIN 10 HOME ALICE2 PC-RENATO WIN 10 PRO RENATO ARMAZEM USER PC-ROSA WIN 10 PRO ROSA PC-EUGENIA WIN 10 PRO EUGENIA PC-ARMAZEM WIN 10 PRO ARMAZEM

(26)

24 EXPOSIÇÃO

PC-VERA WIN 10 PRO VERA PC-ANABELA WIN 10 PRO ANABELA PC-FERNANDO WIN 10 PRO FERNANDO MO-FERNANDO WIN 10 HOME FERNANDO

Levantamento da rede após a instalação do servidor por locais (ver figura 23, 24 e 25)

(27)

25

(28)

26

(29)

27

Análise, estruturação e início do desenvolvimento do catálogo (junho).

Na generalidade o catálogo é concebido com a utilização das aplicações programa de gestão J5F, Microsoft Excel, Notepad++ e Adobe Indesign.

No programa de gestão J5F é efetuada uma listagem de família de produtos que posteriormente é gravada em formato Excel.

Software de gestão J5f (esquema para criação)

Menu:

4- Criação de mapas em ecrã 3- Listagem de produtos

1- Listagem de ficha de produtos 2- Por nome ou por código

Ficheiro criado em Excel com campos pré-designados:

código descrição peso/unidade preço 115095 JOELHEIRA LADRILHADOR 56.000 1,5 119006 AQUASTOP 1 19 119009 PISTOLA PROFISSIONAL ASPERSAO 133.000 4,23 119011 AGULHETA ASPERSAO 3.000 0,74 119012 KIT PISTOLA LIGA 1 16 119014 ASPERSOR ROTATIVO MARGHERITA 14.000 4,03

No Excel é verificada a ordem e os espaços entre as linhas de produtos e são retiradas as designações que não são utilizadas no catálogo.

Após disposição ordenada das colunas, dentro do Excel, o ficheiro é convertido em CSV (comma

separated values) para inserção automática dos valores noutras aplicações (data merge)

Exemplo:

código;descrição;peso/unidade;preço;imagem

115095;JOELHEIRA LADRILHADOR ;56.000;1,5;115095.jpg 119006;AQUASTOP ;1;19.000;119006.jpg

119009;PISTOLA PROFISSIONAL ASPERSAO ;133.000;4,23;119009.jpg 119011;AGULHETA ASPERSAO ;3.000;0,74;119011.jpg

119012;KIT PISTOLA LIGA;1;16.000;119012.jpg

119014;ASPERSOR ROTATIVO MARGHERITA ;14.000;4,03;119014.jpg

Neste ficheiro a base de dados convertida, pode incorporar outra base de imagens, que normalmente se encontra em pasta própria como repositório de imagens, para auxiliar a pré-visualização dos produtos do catálogo.

(30)

28 Catálogo com template Abobe Indesign.

Criação do “template” modelo, que irá ser usado e reutilizado para criação uniforme dos catálogos. O template incorpora um cabeçalho que inclui o número família de produtos e o capítulo juntamente com a marca da empresa.

O rodapé inclui a data e o número da página que aparece automaticamente após a inserção de caractere especial dentro do menu type - insert special charapter – marker – current page number. É necessário criar o layout ou etiqueta que irá conter os campos criados no Excel pela mesma ordem de apresentação, que neste caso é convertido em linguagem de implementação á direita:

Código <<codigo>> Descrição <<descricao>> peso/unidade <<pesounidade>> preço <<preco>>

imagem <<imagem>>

O corpo é formado por layouts pré-definidos, que surgem automaticamente após a invocação dos dados por data merge no layout.

O passo seguinte é a inserção dos dados:

Para isso é necessário abrir o menu Window, Utilities, Data Merge.

Na janela que surge, ir ao canto superior direito e clicar em Select Data Source.

Selecionar o CSV pretendido “nome.csv” e esperar que surja o nosso layout de implementação de dados.

A sequencia das páginas aparece automaticamente após a seleção do ficheiro. Utilização do data merge em Indesign

(31)

29

5

Conclusão

No desenvolvimento deste estágio e, após a realização de alguns objetivos partilhados com a empresa, chegou-se à conclusão que a mesma necessita apostar irremediavelmente na resolução de questões básicas, tais como, a organização da base de dados e implementação de um sistema de publicidade. No inicio foi difícil antever a ligação entre estas áreas tão distintas, mas após a leitura dos resultados dai obtidos, verificou-se a necessidade de um investimento profundo nestes campos.

Assim e visto que a empresa contem uma panóplia de produtos e de diversas especificações e apesar de já assumir um dinamismo bastante funcional, foi proposta uma mudança na capacidade de gerir os produtos em catálogo. O catálogo aparece como uma chave que liga diversas áreas de publicidade, desde a apresentação de produtos na internet, venda direta a partir de catálogo impresso e venda indireta a partir de uma pagina dedicada a essa finalidade.

A base de dados e a sua manutenção serve também para que a empresa esteja em completa renovação, fazendo a saída através de promoções de produtos que estejam em stock há muito tempo necessitando de ser substituídos, a inserção de produtos (novidade) que o publico desconheça e possam assim, ser adquiridos nesta empresa.

Um dos objetivos é alcançar um resultado profissional aplicados dentro destes novos âmbitos com o uso de softwares utilizados no passado sem fins lucrativos (Coreldraw Photoshop).

Foi feita uma investigação intensa na internet, principalmente no YouTube para começar a utilizar programas como o DreamWeaver que com a cadeira de Programação para Internet, lecionada no IPG demostrou ser uma ferramenta inigualável para a produção profissional de páginas de internet.

Para a realização de alguns objetivos do estágio foi necessário a execução de imagens vetoriais e imagens raster, pois, sem elas, era impossível elaborar os sites, o catálogo e os folhetos para os produtos.

Sem esquecer a passagem pelo mundo das redes, a introdução dos sistemas remotos e as diferentes capacidades que os softwares de ligação oferecem foram uma experiência única.

Só se tem noção da capacidade destas ferramentas quando utilizadas. A capacidade de poder intervir na manutenção, produção, ou atualização de um ficheiro noutra maquina e poder resolver o assunto por sistema remoto.

A empresa está a estudar uma nova maneira de expandir a rede com o novo servidor instalado auxiliado por duas antenas wi-fi, que fazem a ligação entre o armazém e a loja onde se encontra o servidor.

Com esta mudança é retirada uma ligação ao operador internet e consegue-se imprimir na impressora mais económica que se encontra na loja estando ligada em rede ao servidor.

Todos os campos onde eu trabalhei na empresa, revelaram-se de extrema importância e interessantes, contudo o desenvolvimento das páginas de internet e o catálogo, foram os momentos de maior usufruição.

(32)

30

Bibliografia

InDesignDataMerge https://www.youtube.com/watch?v=Q1nUbkPoIcg Convert Excel To CSV https://www.youtube.com/watch?v=SalyolC6jKM CMD 110: Automating InDesign with Data Merge https://www.youtube.com/watch?v=JiFxissP3fM

Windows Server 2012 - Criar e Gerenciar Usuários no Active Directory https://www.youtube.com/watch?v=QhjkybQFrNg

Objetos de Políticas de Grupo GPO - Parte 01 - Windows Server 2012 https://www.youtube.com/watch?v=UaAHozp-qMk

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento