• Nenhum resultado encontrado

Não perca tempo, faça contato através do zap , vamos bater um papo. Simpatia, Compromisso e responsabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não perca tempo, faça contato através do zap , vamos bater um papo. Simpatia, Compromisso e responsabilidade"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Olá Estudantes Unopar precisam de ajuda para montagem do

seu portfólio? Entre em contato, será um grande prazer

ajudá-l(a)o.

JÁ TENHO

MODELOS PRONTOS

A

PREÇOS ACESSIVEIS

Não perca tempo, faça contato através do

zap 31 99732-0837, vamos bater um papo.

Simpatia, Compromisso e responsabilidade

O portfolio se encontra bem formatado e todos os

dados foram CORRIGIDOS POR PROFESSORES,

tenham a absoluta certeza que tudo está certinho.

Tenho exatamente o que você precisa.

Vamos fazer um teste?

VISITE NOSSO SITE:

WWW.ASSESSORIAACADEMICAEAD.COM.BR

PAGAMENTO FACILITADO

PIX, cartão, boleto, transferências, Nubank, Mercado

Pago, depósito bancário, etc...

(2)

Prezado aluno,

Seja bem-vindo a este semestre!

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) está fundamentada no tema: “Produção de laranja e a demanda pela fruta na

pandemia”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de

essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho

Diante da pandemia causada pela Covid-19, pessoas no mundo todo buscam formas de melhorar a imunidade e os citros são alimentos ricos em vitamina C. Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 45 mg/dia dessa vitamina, que é atingido com a ingestão de uma laranja.

Segundo Ibiapaba Neto, diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), há algumas evidências de que a demanda por suco de laranja aumentou no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Dois motivos relacionados a essa mudança podem ser: a procura por um produto rico em vitamina C e a antecipação de compras por parte de alguns consumidores que já adquiriram uma grande quantidade de alimentos.

O cenário favorece o Brasil, sobretudo o estado de São Paulo, principal exportador de suco de laranja do mundo. Um levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, indica que, no mercado internacional, já se observa uma recuperação expressiva dos preços do suco de laranja. Segundo os pesquisadores do IEA, era observada uma tendência de baixa do preço do suco no mercado internacional e, desde 20 de março de 2020, foi percebida uma recuperação expressiva.

O estado de São Paulo é o maior produtor do mundo de laranja, tendo na safra 2018/2019 colhido mais de 13,6 mil toneladas, produção 5% superior à

(3)

quantidade da safra de 2017/2018, quando a produção foi de cerca de 13 mil toneladas.

A laranja é o terceiro principal produto agropecuário produzido pelo estado em valor de produção, totalizando R$ 5 bilhões, em 2019. Embora grande parte do suco de laranja produzido no Brasil seja exportado, o consumo interno de suco NFC (suco pasteurizado, não concentrado) tem aumentado consideravelmente – o destaque da preferência do brasileiro é pelo suco extraído na hora, com maior conteúdo de vitamina C.

Uma clientela cativa, conquistada ao longo dos anos, tem garantido aos produtores paulistas de laranja de “mesa” o escoamento da produção. Essa é, de certa forma, uma boa notícia, pois na ponta da cadeia (que vai do plantio à comercialização) os consumidores buscam a vitamina C Em Paranapuã (SP), município atendido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) – Regional Jales da Secretaria de Agricultura, os produtores Edvaldo Costa Mello, que tem mil hectares da fruta, e José Dezan, que cultiva em 40 hectares um pomar de 20 mil pés de laranja pera, contam que apesar da instabilidade, com dias melhores e outros piores na mesma semana, não estão tendo problemas no escoamento da sua produção aos principais mercados nesse período.

A qualidade da fruta tem garantido aos dois produtores uma clientela fiel nos últimos anos. Ambas as fazendas se instalaram em Paranapuã, no início dos anos 1990, e passaram por diversos desafios, quando doenças rondaram a produção de laranja no Estado, mas venceram e se estabilizaram.

A Fazenda Costa Mello que é um agronegócio familiar comandado por Edvaldo Costa Mello, tem como lema “Produzindo qualidade e cultivando amizades”. Ela é focada na produção de citros (limão-taiti, laranja-pera, lima-da-pérsia e tangerina ponkan, entre outras) e atende tanto os 30 clientes, que vão até a fazenda em compra direta e transporte próprio, como abastece o box instalado na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro do Brasil e América Latina.

“São 100 toneladas por dia, das quais metade vai para a Ceagesp e o restante, para uma clientela que vem de Jales, São José do Rio Preto, Araçatuba,

(4)

Votuporanga, entre outros municípios de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso”, conta o empreendedor.

Atualmente, considerados tempos anormais, o produtor conta que está vivendo um dia de cada vez. “Trabalhando com produtos sazonais e com uma procura muito instável e irregular, precisamos controlar desde a colheita no campo até a logística para ultrapassarmos este período com tranquilidade”, pontua.

Companheiro de atividade, o produtor José Dezan instalou no Sítio São José, também em Parapuã, 20 mil pés de laranja-pera. Ele optou por trabalhar apenas com essa variedade, que tem grande procura e aceitação no mercado. Por esse motivo, o empreendedor avalia que não tem sido difícil, mesmo neste momento de crise, o escoamento da produção. “No início, em 1991, foi complicado. Levei alguns tombos, não por doenças no laranjal, mas por uma clientela que não honrava compromissos. Como agora tenho uma clientela boa e fiel, o escoamento, mesmo diante desta pandemia, tem sido normal”, afirma.

Passo 1: Planejamento Estratégico

Considerando o relato do produtor Edvaldo:

O produtor conta que está vivendo um dia de cada vez. Trabalhando com produtos sazonais e com uma procura muito instável e irregular. “Precisamos controlar desde a colheita no campo até a logística para ultrapassarmos este período com tranquilidade.”

A partir da reportagem apresentada é possível perceber que existe um aumento na demanda por consumo de produtos que tenham vitamina C, no intuito de fortalecer a imunidade para enfrentar melhor o vírus. Nesse contexto, você deverá propor uma diversificação do portfólio comercializado pelo Sr. Edvaldo, melhorando sua participação no mercado.

Proponha estratégias de diversificação considerando o mercado e a demanda, observando a logística e analisando as potencialidades. Para isso, faça uma Análise SWOT, avalie as oportunidades e ameaças da diversificação do portfólio, bem como as forças e fraquezas da Fazenda Costa e Mello, a fim de propor a estratégia de diversificação.

Após a análise, estabeleça a estratégia que considera mais adequada de diversificação de portfólio e comente a respeito justificando sua escolha.

(5)

Passo 2: Teorias da Administração

A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503).

Com base nas informações apresentadas na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA):

1) Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o contexto da pandemia e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais.

2) A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando uma organizações da cadeia produtiva de laranja (fazendas, transportadoras, indústrias, comércio/varejo). Essas organizações podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática.

3) Apresente 2 (dois) exemplos práticos de como os atores e/ou organizações, presentes na cadeia produtiva da laranja, podem utilizar as Teorias da Administração em suas decisões cotidianas. Para isso, você também pode

realizar mais pesquisas sobre o assunto, não se limitando às informações contidas na SGA, e fazer a conexão com uma das teorias administrativas estudadas.

Passo 3: Estratégia Empresarial e Negociação

Com o objetivo de aumentar as vendas e se consolidar no mercado, a Fazenda Costa Mello, agronegócio familiar de produção de citros (limão-taiti, laranja-pera, lima-da-pérsia e tangerina ponkan, entre outras), comandada por Edvaldo Costa Mello, decidiu desenvolver estratégias competitivas bem-definidas, com o tema “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.

(6)

1) Primeiramente, escolha duas estratégias competitivas bem-sucedidas (construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e/ou desinvestimento/extinção) que melhor podem ser utilizadas para esse novo posicionamento - “Produzindo qualidade e cultivando amizades”.

2) Qual é o posicionamento de mercado que a “Fazenda Costa Mello” pretende ter? Lembrando que existem seis opções principais para a empresa escolher o seu posicionamento - preço; qualidade; inovação; serviço; customização; diferenciação de

Passo 4: Macroeconomia

Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir sobre diversos aspectos econômicos relacionados ao consumo e produção. Nesse sentido, você deve pesquisar e realizar a leitura de materiais referentes ao cenário econômico brasileiro para 2021 e identificar, por meio do texto, como tal cenário poderá influenciar consumidores e ofertantes, no que diz respeito a variáveis como: inflação, taxa de juros, emprego, renda e agronegócio.

Passo 5: Planejamento Tributário

O suco de laranja pasteurizado (suco NFC) é um dos principais produtos advindos da cadeia produtiva da laranja, mas antes de chegar aos supermercados e, por fim, à mesa do consumidor, passa por um sofisticado processo industrial. Essa atividade, do ponto de vista fiscal/tributário, é classificada como indústria de fabricação de produtos alimentícios, mais especificamente, com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 1033-3/01 - Fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes.

Nesse contexto, considere que você foi designado para desenvolver um planejamento tributário de uma indústria que desenvolve, como atividade principal, a fabricação de sucos concentrados de laranjas. Inicialmente, seu desafio consiste em apresentar aos gestores um estudo a respeito de quais são as possibilidades de regime tributário para a empresa. Atualmente, com base no faturamento médio dos últimos anos e a expectativa de crescimento

(7)

para o futuro, deve-se considerar que o faturamento anual da fábrica está em 3.000.000,00 de reais. Quanto às características societárias, trata-se de uma sociedade de responsabilidade limitada (LTDA) formada por apenas dois sócios que não possuem participações em outras empresas.

Portanto, a partir das informações apresentadas, apresente aos sócios da empresa quais são as características dos principais regimes tributários que podem ser adotados, conforme citados a seguir:

a. Simples Nacional b. Lucro Presumido c. Lucro Real

Referências

Documentos relacionados

2.1.1 A Comissão Coordenadora Distrital/Regional (CCD/R) organiza o processo eleitoral nas respetivas áreas e decide sobre a constituição de assembleias eleitorais, sabendo que

VITAVM ® 9 Procedimento com VITA In-Ceram ® YZ/VITA YZ HT Representação esquemática: VITA In-Ceram YZ sem cor CAD/CAM retoques Queima de limpeza Tingimento com COLORING

PROPRIEDADES PROPRIEDADES LA VANDEIRA JR./EP A/COR- BIS/LA TINS TOCK ARMAND O CA TUND A/PUL SAR ANT ÔNIO GUSMÃ O/TYB A CHAMINÉS E BALÕES CHAMINÉS E BALÕES

Fazem parte do projeto 58 entidades (associações de moradores, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e outros grupos e setores da

A melanina é um pigmento que está presente nos olhos, no cabelo e na pele. Quando temos uma pequena quantidade de depósito de melanina na íris dos olhos, eles parecem mais azuis.

Foi observado que as ações de enfermagem: classificação de risco correta, atendimento rápido e preciso, orientação na detecção dos sintomas e a prevenção dos fatores

Ao utilizar dois Movitrac Ports com o mesmo conversor, o usuário precisa mudar o número do dispositivo Movitrac Port Plus no segundo Movitrac Port para garantir operação correta..

TABELA 6 Estimativas dos parâmetros (A, B e K) do modelo de crescimento Logístico e seus respectivos intervalos de confiança (IC) para peso corporal em função da idade dos