• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO PARALELA-2ºANO-2ºTRIMESTRE-PROF. CHARLES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO PARALELA-2ºANO-2ºTRIMESTRE-PROF. CHARLES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO PARALELA-2ºANO-2ºTRIMESTRE-PROF. CHARLES 01 - (UFG GO) Existem duas substâncias orgânicas com a fórmula molecular C2H6O. Com base nesta afirmação

pede-se:

a) escreva a fórmula estrutural plana que representa cada uma dessas substâncias e dê seus nomes segundo a convenção da IUPAC.

b) explique porque uma dessas substâncias têm ponto de ebulição mais elevado do que a outra. 02 - (UFG GO)Com relação ao composto representado pela fórmula H3C(CH2)3COOH, pergunta-se:

a) quais as estruturas dos possíveis isômeros de cadeia e suas nomenclaturas oficiais (IUPAC)?

b) se aumentarmos o número de grupamentos (CH2) nesse composto ele se tornaria mais ou menos solúvel em

H2O? por quê?

c) substituindo-se um átomo de hidrogênio do carbono  (alfa) por um grupamento amino no isômero de cadeia normal, qual seria a estrutura do composto?

03 - (UFMS)Dado o seguinte conjunto de fórmulas moleculares de compostos orgânicos oxigenados: I. CH2O

II. C2H6O

III. C2H4O2

e considerando o número de ligações normais que os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio podem fazer, é correto afirmar que:

01. I é um aldeído.

02. II pode ser apenas um álcool. 04. II pode ser um ácido carboxílico. 08. III pode ser apenas um éster.

16. II e III podem apresentar isomeria de função. 32. III pode ser um álcool ou um éter.

04 - (UFMS) O quadro abaixo apresenta as fórmulas estruturais de três compostos orgânicos: (A) metoxi-benzeno; (B) o-metil fenol e (C) álcool benzílico.

O CH3 (A) CH3 OH (B) CH2 OH (C) Conclui-se que A, B e C apresentam isomeria de

a) posição. b) função. c) compensação. d) cadeia. e) tautomeria.

05 - (ESCS DF) Em 1968 no Japão, mais de mil pessoas adoeceram após comerem óleo de farelo de arroz que havia sido contaminado com bifenilas policloradas. Estes compostos são utilizados na fabricação de tintas, ceras, adesivos, lubrificantes e estão entre os mais perigosos já sintetizados, pois podem provocar danos aos sistemas imunológico, nervoso, endócrino e reprodutivo.Analise as estruturas de duas bifenilas tricloradas escritas a seguir:

Cl Cl Cl Cl Cl Cl

Os compostos apresentados são isômeros de: a) cadeia;

(2)

b) função; c) posição; d) conformação; e) compensação.

06 - (UEG GO) Abaixo, estão apresentadas as estruturas do propanol e do isopropanol. Apesar de apresentarem o mesmo grupo funcional, esses compostos podem conter algumas propriedades físicas e químicas diferentes.

OH propanol

OH

isopropanol

A comparação das estruturas dos dois compostos permite concluir que a) ambos apresentam átomos de carbono com hibridização sp2.

b) ambos são isômeros constitucionais.

c) o propanol apresenta menor temperatura de ebulição. d) somente o isopropanol apresenta um carbono quiral.

06 - (UFG GO)A estrutura apresentada a seguir ilustra a molécula do n-pentano.

Quando essa molécula é exposta a uma radiação ionizante, as ligações carbono-carbono são rompidas, gerando fragmentos de hidrocarbonetos.

Com base no exposto, responda:

a) Considerando-se o rompimento das ligações entre os carbonos 1 e 2 e entre os carbonos 2 e 3, escreva os fragmentos gerados e suas respectivas massas.

b) Escreva as fórmulas estruturais planas de dois isômeros da molécula do n-pentano.

07 - (IFGO) Isômeros constitucionais são compostos que possuem mesma fórmula molecular e diferente

conectividade entre os átomos. Esses isômeros podem apresentar diferentes propriedades físicas, como ponto de fusão e ebulição. Analise os compostos I e II, a seguir.

A respeito dos compostos acima, é correto afirmar que:

a) Os compostos I e II possuem a fórmula molecular C4H10O2.

b) Os compostos I e II são isômeros de função.

c) As pontes de hidrogênio são responsáveis pelo maior ponto de ebulição do composto II.

d) As interações do tipo dipolo-dipolo são encontradas no somente no composto II e são responsáveis pelo menor ponto de ebulição do que no composto I.

e) O ponto de ebulição do composto I é menor que o do composto II, devido às forças de interação intermolecular dipolo-dipolo.

08 - (Univag MT)Os éteres etoxietano e metoxipropano já foram utilizados como anestésicos, exercendo eficiente ação paralisante sobre o sistema nervoso.O tipo de isomeria plana presente entre os éteres mencionados é de

a) cadeia. b) tautomeria. c) compensação. d) função.

(3)

e) posição.

09 - (IFGO)O ciclopentano e pent-2-eno são isômeros: a) cadeia

b) geométricos c) ópticos d) posição e) compensação

10 - (UFGD MS) Abaixo são mostradas as estruturas dos compostos orgânicos X e Y. O composto X é o responsável pelo sabor azedo do vinagre e o composto Y é utilizado como material de partida para a preparação de diversas moléculas orgânicas. H3C OH O H O CH3 O X Y

Baseado nas estruturas dos compostos, analise as seguintes afirmações: I. São isômeros de função.

II. O composto X é um ácido carboxílico e o composto Y é uma cetona.

III. Devido à existência de ligações de hidrogênio entre suas moléculas, o composto X tem maior ponto de ebulição que o composto Y.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I.

b) III. c) I e II. d) I e III. e) I, II e III.

11- (UFG GO)O gráfico a seguir representa o diagrama de fases da substância água.

Sobre esse gráfico é correto afirmar-se que:

01. só existe água no estado gasoso, ou de vapor, para temperaturas superiores a 100oC; 02. à pressão de 15mmHg, a água, a 21oC, está no estado líquido;

04. à pressão de 15mmHg, a água, a 25oC, está no estado de vapor; 08. a qualquer pressão, a água sempre é sólida a 0oC;

16. à temperatura constante e igual a –3oC, uma variação na pressão, de 10mmHg para 1mmHg, faz com que a água sublime.

(4)

12 - (UEG GO)Muitos seres vivos, habitantes de regiões geladas, a princípio seriam incapazes de sobreviverem nesses locais. As baixas temperaturas congelariam seus fluidos biológicos, inviabilizando a sua sobrevivência. Entretanto, alguns organismos são capazes de produzirem substâncias químicas que, na presença desse fluido, impedem o seu congelamento. O comportamento desse tipo de solução, bem como dos líquidos puros, são compreendidos a partir do que na química é conhecido como propriedades coligativas. Sobre esse assunto, e após a análise do gráfico ao lado, marque a alternativa CORRETA:

a) Durante a ebulição, os três líquidos possuem a mesma pressão de vapor. b) O composto C é o líquido mais volátil.

c) Em pressões inferiores a 760 mmHg, a nova temperatura de ebulição do composto B seria maior do que TB. d) Sendo que as curvas A e B representam soluções do mesmo soluto no mesmo solvente, então conclui-se que a

solução da curva A é a mais concentrada. 13 - (UEG GO)

A análise da figura acima, que representa o gráfico da pressão de vapor versus a temperatura para três líquidos puros hipotéticos, permite concluir que

a) a adição de NaCl aos líquidos diminui as suas temperaturas de ebulição. b) na mesma temperatura o líquido B apresenta maior pressão de vapor. c) o líquido C apresenta a menor temperatura de ebulição.

d) o líquido A é o mais volátil.

14 - (UFGD MS) Em um mesmo local, a pressão de vapor de todas as substâncias puras líquidas: a) tem o mesmo valor à mesma temperatura.

b) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de ebulição. c) tem o mesmo valor nos respectivos pontos de congelação.

d) aumenta com o aumento do volume de líquido presente, à temperatura constante. e) diminui com o aumento do volume de líquido presente, à temperatura constante. 15 - (UFG GO)O texto, a seguir, foi adapatado do livro “Moléculas” de P. W. Atkins.

“A água ocorre com enorme abundância na Terra […] a propriedade mais estranha da água é ser um líquido a temperatura ambiente […] uma molécula tão pequena deveria ser um gás, como amônia, metano […] a

singularidade da água não se resume ao seu estado líquido: a maioria dos sólidos é mais densa do que os líquidos a partir dos quais eles se congelaram, mas o gelo a 0ºC é menos denso do que a água a 0ºC […] Todas as três

(5)

formas da água – gelo, líquido e vapor – são abundantes na Terra, mas muito pouco dela acha-se na forma adequada para o consumo humano; 97% é muito salino […] 1% da água total é potável.”

Sobre as propriedades físicas da água, julgue os itens:

1-( ) 1g de água sólida possui volume menor que quando no estado líquido. 2-( ) a “água salina” congela em temperatura menor que a água potável. 3-( ) na passagem para o estado gasoso, rompem-se ligações de hidrogênio.

4-( ) a mudança do estado sólido para o líquido resulta em aumento da entropia do sistema.

16 - (FUC MT)Em uma cidade litorânea tem-se um recipiente com água pura e outro com salmoura. Pode-se concluir que:

a) a temperatura de início de congelação da salmoura é maior do que a da água pura. b) a pressão máxima de vapor da água pura é menor do que a da salmoura.

c) a temperatura de início de ebulição da salmoura é maior do que a da água pura. d) a pressão osmótica da salmoura é menor do que a da água pura.

e) a densidade da água pura é maior do que a da salmoura.

17 - (UFGD MS) A superfície do Oceano Antártico freqüentemente se apresenta líquida, apesar de sua temperatura estar abaixo de 0º C. Como se pode explicar tal fato?

18 - (UFGD MS) Aquece-se uniformemente uma solução aquosa de cloreto de sódio sob pressão de uma atmosfera. Qual dos gráficos a seguir melhor representa a temperatura da solução em função do tempo?

19 - (UFG GO)Ao preparar uma sopa, um cozinheiro colocou mais sal do que o necessário. Para reduzir a quantidade de sal no caldo, ele acrescentou batatas descascadas. Após algum tempo, as batatas foram removidas e a sopa voltou a ter um gosto agradável. O fenômeno, que levou à redução da quantidade de sal no caldo, foi

a) a osmose. b) a difusão.

c) a variação de pH.

d) o aumento da pressão de vapor. e) a adsorção.

20 - (UFMT)Uma dona de casa fez as seguintes observações sobre alguns alimentos:

I. A carne salgada e as frutas cozidas em calda muito doce não se estragam com facilidade. II. As verduras cruas murcham mais rapidamente após serem temperadas com sal.

III. As frutas secas, como a ameixa-preta, incham quando colocadas em água. Que conceito físico-químico explica essas observações?

a) Hidrólise b) Osmose c) Esterificação

d) Desidro-halogenação e) Polimerização

(6)

Referências

Documentos relacionados

Paralelamente aos avanços em auditoria hospitalar e entendimento das definições de processos para a melhoria da gestão, a tecnologia da informação configura-se no

Luz de cortesia incorporada P925260 00002 ARGO BT A 35 Operador para portas seccionadas de superfície até 35 m² e utilização muito Intensivo.. Luz de

Obs.: Os soldadores que não estiverem registrados no momento, mas que tenham registro em carteira como Soldador até Junho de 2011, poderão enviar sua inscrição, que será

Na IUCN (2013) é listado como uma ave de baixo risco de extinção, devido principalmente à ampla distribuição. No entanto, é considerado ameaçado de extinção em diversos

ao rotacionar o ponto (u, v, w) desta curva (que não está mais no plano coordenada) em torno do eixo (que é paralelo ao eixo Y ) será círculo de centro (1, v, −1) por círculo

Desta forma, não pode-se coadunar com o enunciado e resposta à questão, pois ela refere-se ao crime de responsabilidade, sendo que o enunciado da questão deveria fazer.. 18

Com enfoque no desempenho do usuário frente à sua tarefa de deslocar-se em determinada rota para realizar sua atividade, este artigo apresenta questões pertinentes à

modelos fixos e estáveis, o conceito atenta para a variedade de significados ligados a diferença de sexos, implicando também a maneira como devemos refletir sobre relações