• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA – DP/AD

DISCIPLINA: ATIVIDADE MOTORA APLICADA À POPULAÇÕES ESPECIAIS

Leiam as questões com atenção! Todo o conteúdo exigido neste roteiro de estudo foi abordado em aula e pode ser encontrado nas referências bibliográficas indicadas ao final deste roteiro. Os dois livros indicados estão disponíveis na biblioteca da UNIP.

Bons Estudos!

1º. BIMESTRE – NP1

1) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o aumento sustentado dos níveis pressóricos acima dos valores considerados normais. A atividade física é reconhecida como um dos tratamentos não medicamentosos para essa condição clínica

Porque

Exercícios regulares podem reduzir os níveis pressóricos (sistólicos e diastólicos) em repouso de indivíduos que apresentam hipertensão; sendo essas reduções, mesmo quando pequenas, importantes para a diminuição dos riscos de acidente vascular encefálico e de doenças coronarianas

Aponte se as asserções são verdadeiras e justifique-as

2) O Diabetes Mellitus tipo I, também conhecido como “insulino dependente” é definido como uma doença metabólica causada pela ausência ou pela produção insuficiente de insulina pelas células β-pancreáticas. Após longos anos de contradição, atualmente sabe-se da importância da atividade física para pessoas diabéticas tipo I. Porém, alguns cuidados devem ser observados pelo profissional de educação física durante a prescrição e o acompanhamento de um programa de exercícios. Explique quais são esses cuidados. 3) Em funções dos hábitos de vida da maior parte da população da sociedade moderna, estamos convivendo com uma epidemia chamada obesidade. O aumento excessivo de peso pode implicar em outros problemas de saúde graves como a dislipidemia, hipertensão arterial e o diabetes tipo II. Como as causas da obesidade são multifatoriais, o tratamento também ser. A atividade mostra-se extremamente importante neste processo. Qual deve ser o papel do profissional de educação física?

A partir do enunciado abaixo, responda a questões 4, 5 e 6:

O sedentarismo é um dos importantes fatores de risco cardiovascular, entretanto é um fator modificável, ou seja depende exclusivamente da iniciativa do indivíduo de reduzir o seu risco cardiovascular. Porém, em função das adaptações que ocorrem no corpo humano com a prática de exercícios, é indispensável o acompanhamento por um profissional de educação física.

4) Descreve as adaptações ocorridas, a longo prazo, com o treinamento de caráter predominantemente aeróbio.

5) Explique quais as adaptações agudas ocorridas (na FC, PAD, PAS, RVP, outros) com a prática do exercício isométrico.

(2)

6) Explique quais as adaptações agudas ocorridas (na FC, PAD, PAS, RVP, outros) com a prática do exercício dinâmico.

7) O senhor Felisberto é um homem sedentário de 64 anos. Devido ao seu quadro de obesidade e péssimos hábitos de vida, adquiriu o diabetes mellitus tipo II, além de ser hipertenso. Porém, agora decidiu iniciar um programa de atividade física e procurou um profissional de educação física. Quais atividades indicadas e quais as contra indicadas para o Sr. Felisberto?

8) O senhor Antônio é um homem sedentário, com 50 anos, 30% de gordura corporal, pressão arterial em repouso de 145/90 mmHg, resposta hipertensiva ao esforço, manifestação de angina pectoris e fumante. Como o profissional de educação física deve atender a esse aluno?

9) A hipertensão arterial sistêmica é uma situação clínica em que ocorre o aumento sustentado dos níveis pressóricos acima dos valores considerados normais. Uma a cada quatro pessoas apresentam hipertensão, porém, por ser assintomática, muitos indivíduos desconhecem o aparecimento deste problema de saúde. É reconhecido que a atividade física traz benefícios para pessoas hipertensas. O gráfico abaixo apresenta dados com resultados de uma pesquisa sobre atividade física e pressão arterial.

Valores de pressão sistólica e diastólica de pacientes pré-hipertensos e hipertensos antes e após 3 meses de atividade física moderada. Valores expressos como média ±desvio padrão. (p<0,05). A partir deste estudo e dos conhecimentos obtidos durante a sua formação acadêmica, quais os apontamentos você pode fazer a respeito da atividade física e hipertensão arterial?

10) O benefício da atividade física para pessoas cardiopatas é reconhecido há muitos anos, para a realização de atividades cotidianas, melhorando muito a qualidade de vida destes indivíduos. Considerando as orientações seguras para a realização de atividade física para essa população, o profissional de educação física deve ser criterioso ao elaborar a prescrição desta atividade. Quando um aluno faz uso de betabloqueadores, quais cuidados devem ser levados em conta?

11) Em abril de 2015 acontece a campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão para alertar sobre os males da hipertensão. No Brasil, atualmente, existem cerca de 30 milhões de hipertensos. O logotipo ao lado, utilizado nesta campanha, deixa clara a importância da atividade física para prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Como profissional de educação física da campanha, como você apresentaria para a população os benefícios decorrentes da atividade física?

12) O exercício predominantemente aeróbio é reconhecido há muitos anos como uma importante ferramenta num programa de emagrecimento. Atualmente, entretanto, o exercício resistido também têm sido prescrito com bastante frequência para esse objetivo. Qual a justificativa para a prescrição desse tipo de exercício num programa de emagrecimento para indivíduos obesos?

(3)

13) O teste ergométrico é fundamental para a prescrição correta de exercícios para um aluno cardiopata. É a partir dos dados contidos neste teste que saberemos a intensidade correta a ser trabalhada com esse aluno. Qual deve ser o procedimento caso apareça nos resultados do teste a frequência cardíaca de positivação (FCpos)?

14) O aluno com diabetes tipo I, insulino dependente, precisa ter esquematizado os horários para realização de exercício, alimentação e aplicação da insulina para evitar alterações indesejáveis nos níveis glicêmicos. Qual deve ser o esquema utilizado e quais os riscos de um esquema inadequado de exercícios, alimentação e insulina?

15) A hipertensão arterial sistêmica atinge uma a quatro pessoas, porém, por ser assintomática, muitas pessoas desconhecem a presença da mesma. Os aumentos bruscos dos níveis pressóricos podem causar diversos danos à saúde do indivíduo, inclusive levando-o a morte. O conhecimento sobre a hipertensão é de extrema importância ao profissional de educação física já que é um parâmetro de segurança utilizado para controlar a atividade física. Desta forma, exemplifique as principais causas, sintomas e consequências de uma hipertensão? Como o exercício físico poderia contribuir para a melhora deste quadro? Existem contraindicações?

2º. BIMESTRE – NP2

1) Na década de 80, as pessoas infectadas com o vírus HIV não tinham perspectiva nenhuma em relação ao futuro. Atualmente sabe-se que é possível à pessoa infectada - através de tratamento medicamentoso combinado com outros tratamentos não medicamentosos – viver com qualidade de vida. A atividade física é um poderoso aliado no tratamento desta população. Quais os benefícios obtidos a médio e longo prazo pelo aluno soropositivo que inicia um programa de exercícios?

2) Durante o período gestacional o ganho de peso é uma preocupação constante das mulheres. É importante manter um ganho de peso adequado para evitar problemas de saúde na mãe e no bebê. A atividade física pode contribuir bastante para que esse período ocorra de maneira saudável e com menos desconfortos para a gestante. Como profissional de educação física, quais as indicações você daria para uma aluna nessas condições para que ela praticasse atividade física de maneira segura?

3) O fortalecimento dos músculos abdominais (oblíquo, transverso e reto), além de melhorar a postura e facilitar a expansão torácica auxilia no movimento de expiração forçada. Esses benefícios são especialmente importantes para indivíduos asmáticos PORQUE

Durante uma crise, a dificuldade do asmático ocorre na inspiração e se esse indivíduo tiver músculos abdominais fortalecidos é maior a chance de passar por uma crise de forma mais amena.

Verifique se as asserções estão corretas e em caso de erro, reescreva-as para que se tornem verdadeiras

4) Durante a prática de exercício, a mulher deve evitar exercício prolongados em decúbito dorsal. Explique a partir de que período existe essa orientação e os motivos para ela.

(4)

5) Os distúrbios respiratórios são cada vez mais comuns na população mundial, especialmente em função do alto nível de poluentes encontrados no ar das grandes metrópoles. Os indivíduos asmáticos sofrem muito com essa condição do ar que respiramos. A atividade física é, atualmente, indicada para essa população com o intuito de melhorar a qualidade de vida delas; porém também pode causar o broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) se não forem tomados alguns cuidados. Para uma atividade física segura, o profissional de educação física deve tomar algumas precauções. Explique-as

6) Exemplifique uma atividade eficiente e segura para uma criança asmática e explique qual a conduta do profissional de educação física em caso de crise durante a aula.

7) Câncer é o nome dado a várias doenças que têm como denominador comum um crescimento desordenado (maligno) de células. A atividade física pode ser um poderoso aliado no tratamento desta doença, pois melhora muito a qualidade de vida destas pessoas especialmente durante o processo de quimioterapia. Como educador físico, quais considerações você faria para um aluno com esta doença que o procura para iniciar um programa de atividade física?

8) O que é o BIE? Explique como evitá-lo?

9) Quais os exercícios não indicados para a gestante? Explique o porquê.

10) Elabore um programa de atividade física para um adulto asmático. Explique porque esse programa é eficiente e seguro para o aluno.

11) A natação é frequentemente indicada para a criança asmática. Explique os prós e contras desta opção e exemplifique dois exercícios aquáticos que poderiam beneficiar esses alunos.

12) Para uma pessoa que seja portador do vírus HIV, quais os benefícios de um programa de exercícios resistidos? Quais as contra indicações desta atividade? Existe algum cuidado especial?

13) Em função dos altos dos níveis de poluição do ar nas grandes metrópoles, têm-se observado um aumento dos casos de asma. Exista alguma contraindicação para a realização de atividade física ao ar livre para pessoas asmáticas? Em caso afirmativo, qual seria uma solução para minimizar o problema?

14) “A observação que atletas e ex-atletas de alto rendimento possuem menor incidência de câncer durante todas as fases da vida levou diversos pesquisadores a investigar o real impacto da prática de atividade física regular na redução dos casos de câncer na população” (Sabino, I; 2014). A partir dessa afirmativa, quais os benefícios reais da atividade física na prevenção do câncer?

15) A atividade física pode diminuir os impactos negativos dos tratamentos para o câncer (quimioterapia ou radioterapia). Quais as indicações de atividade física nessas condições e quais os benefícios alcançados durante esses tratamento no que diz respeito à diminuição dos efeitos colaterais?

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1º e 2º bimestres)

1) GORGATTI, MG; COSTA, RF. Atividade física adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. São Paulo, ed. Manole. 2010.

2) Monteiro, A.G. Emagrecimento, Exercício e Nutrição. Editora AG, 1ª ed, São Paulo, 2007. 3) Simão, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais. Editora Phorte, 3ª ed, São Paulo, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Este medicamento é destinado ao tratamento oral do diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis sanguíneos de glicose não podem

Este medicamento é destinado ao tratamento oral do Diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis sanguíneos de glicose não podem

O diabetes tipo I é conhecido também como diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente e caracteriza-se pela ausência de produção e secreção de insulina

Parafusos VBA Plus para Aglomerado Rosca Total Cabeça de Queijo PZD...

A importância da atividade física no tratamento da diabetes mellitus tipo I insulino-dependente Physical Activities at the treatment of diabetes mellitus type I insulin

Em relação ao 1T11, a receita com as vendas para o mercado externo foi 17% superior, impactada pela aquisição dos ativos de polipropileno e pelo maior volume de

O diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), também chamado diabetes tipo I, juvenil ou auto-imune, é uma doença metabólica resultante da destruição das células

Este medicamento é destinado ao tratamento de Diabetes mellitus não insulino-dependente (Tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser