• Nenhum resultado encontrado

Relatório : O Início da Formação e a Identidade do FGRS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório : O Início da Formação e a Identidade do FGRS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Resumo:

Os anos de 2010 a 2012 constituíram a etapa inicial de formação do Fórum Governamental de Responsabilidade Social (FGRS) com a participação voluntária de servidores do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo Federal. Este relatório registra a memória sobre: as articulações e parcerias realizadas pelo FGRS junto à sociedade e o governo federal quanto a tendências e questões em responsabilidade social em âmbito global e nacional; e os temas tratados em reuniões plenárias e extraordinárias, em palestras e debates visando a capacitação e promoção de iniciativas articuladas junto ao governo e sociedade a partir do FGRS. Ao final indica temas esperados para serem tratados ao longo de 2013 pelo FGRS.

Organização:

Andréa Santini Henriques (INMETRO) Ana Castro Borges (CSJT)

Jacimara Machado (Câmara Federal)

Revisão e Edição:

Profa. Patricia Almeida Ashley (UFF)

Relatório 2010-2012:

O Início da Formação

e a Identidade do FGRS

(2)

Em nome dos servidores públicos que vem participando e colaborando com o

FGRS, expressamos nosso agradecimento às instituições do governo federal, estaduais

e municipais, assim como às organizações privadas e do terceiro setor que nos

apoiaram na realização dos eventos, reuniões e viagens dos membros e convidados

que participaram dos encontros do FGRS.

Destacamos o nosso reconhecimento público, pela alta contribuição aos

trabalhos do FGRS, aos órgãos que estiveram à frente da sua coordenação neste

período: Inmetro, CSJT, Dataprev e Câmara dos Deputados.

Coordenação

Fórum Governamental de Responsabilidade Social

Ana Castro Borges Andréa Santini Henriques Jacimara Machado

CSJT Inmetro Câmara Federal

(3)

AGRADECIMENTOS ... 2

2010/2011: O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO FGRS ... 4

ORGANIZAÇÃO E OBJETIVO ... 5

MOBILIZAÇÃO JUNTO AO GOVERNO E SOCIEDADE ... 5

Mobilização em Reuniões Plenárias ... 5

MOBILIZAÇÃO EM PARCERIAS E REUNIÕES EXTERNAS ... 6

PL 7404/201 ... 6

O FGRS no PPO ... 7

O FGRS NA CNI PELO SEMINARIO ISO 26000 ... 7

Outras Ações do FGRS ... 8

2011/2012: A IDENTIDADE DO FGRS ... 9

MOBILIZAÇÃO JUNTO AO GOVERNO E SOCIEDADE ... 9

Mobilização em Reuniões Plenárias ... 9

MOBILIZAÇÃO EM PARCERIAS E REUNIÕES EXTERNAS ... 10

O FGRS e o COEP ... 10

Oficina sobre ISO 26000:2010 em parceria com a A3P e Interlegis (Senado Federal) 11 O FGRS e a Rio+20 ... 17

O FGRS e a OCDE... 18

Outras Ações do FGRS ... 19

(4)

2010/2011: O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO FGRS

A partir dos trabalhos da categoria Governo na Delegação Brasileira da ISO 26000 e na ABNT/CEE/Responsabilidade Social, foi proposta a criação de um fórum permanente para discutir e fomentar a implementação da responsabilidade social nos órgãos da administração pública dos três poderes nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Em abril de 2010, foi decidida a criação do Fórum Governamental de Responsabilidade Social, cujo Regimento Interno foi aprovado na reunião do dia 23 de junho do mesmo ano, quando foi instalado. Inicialmente o Fórum foi coordenado pela Dataprev, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Inmetro, órgãos atuantes na ABNT/CEE/ Responsabilidade Social.

Em junho de 2011, o Sr. Ricardo Mello, então coordenador do FGRS pela Dataprev, retirou-se da coordenação do FGRS e apreretirou-sentou proposta, que foi aprovada pela Plenária do FGRS, para que fosse composta uma coordenação tripartite pelos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo da União.

(5)

Organização e Objetivo

Desde junho de 2011, a coordenação do Fórum Governamental é tripartite, com representantes dos três Poderes, sendo que o Inmetro pelo Poder Executivo, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho pelo Poder Judiciário e a Câmara dos Deputados pelo Poder Legislativo.

O Fórum Governamental de Responsabilidade Social foi criado com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão e de articulação para toda a esfera governamental, a fim de compartilhar experiências e visões, bem como de somar esforços no sentido de promover, facilitar e fortalecer a mobilização social e governamental para políticas e ações de responsabilidade social, apoiando e propondo iniciativas voltadas para a promoção da consciência sobre cidadania, direitos humanos e proteção do meio ambiente.

Mobilização junto ao Govern o e Sociedade

Mobilização em Reuniões Plenárias

Desde sua instalação o Fórum se reúne a cada 2 (dois) meses e tem discutido temas relevantes e proporcionado a promoção de iniciativas e/ou encaminhamentos de ações articuladas entre os órgãos do governo federal.

Dentre os temas discutidos em apresentações e painéis, nas Plenárias do FGRS em 2010 e 2011, destacamos:

Experiências em Responsabilidade Social de órgãos do Fórum;

 Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P e Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – por Geraldo Vitor de Abreu – Diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental – MMA;

 IN 01/2010 – Contratações Públicas Sustentáveis – por Rafael Arantes - Ministério do Planejamento;

Programa Mais Educação – por Samira Bandeira - MEC;

 Painel “O Desenvolvimento Sustentável na Agenda Estratégica do CDES” – por Adroaldo Quintela, Diretor de Políticas de Desenvolvimento da Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social;

 Programa Brasileiro de Certificação Florestal – CEFLOR – por Maria Teresa Rezende Inmetro;

 Palestra “De organizações para mercados e territórios: uma reflexão para políticas públicas e empresariais em responsabilidade social” – por Patricia Almeida Ashley – UFF;

(6)

 Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho – por Neide Alves Ribeiro – SESI Departamento Nacional;

 NBR 16001 - Norma Nacional de Responsabilidade Social - processo de revisão - por Andréa Santini Henriques – Inmetro;

 Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados – por Adriana Januzzi - Câmara dos Deputados;

 Painel Rio + 20: - Processo Preparatório, Atores e Iniciativas Nacionais e Internacionais – por Daniella Hiche – Comunidade Bahá’i do Brasil;

 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20 – por Esther Bemerguy – Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES;

 PPA 2012/2014 – Plano Plurianual - com foco na orientação estratégica das diretrizes e programas e interface com desenvolvimento sustentável e responsabilidade social – por Fernando Sertã Meressi - Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – Ministério do Planejamento.

Reunião do FGRS no CSJT Reunião do FGRS na Câmara dos Deputados

Mobilização em Parcerias e Reuniões Externas

PL 7404/201

PL 7404/2010 – A primeira proposta do FGRS foi a criação da Semana Nacional de Responsabilidade Social, a qual tramita no Congresso Nacional, como o Projeto de Lei 7404/2010. Em 30 de novembro de 2011, o PL foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da mesma Casa. Propõe-se que a Semana Nacional da Responsabilidade Social seja uma oportunidade para serem desenvolvidas atividades promovidas por todo e qualquer setor da sociedade como palestras, debates, seminários, entre outros eventos, bem como a promoção de campanhas educativas e

(7)

distribuição de material informativo à população em geral, visando a ampliar a incorporação da responsabilidade social nas organizações de todos os setores no Brasil.

O FGRS no PPO

O FGRS teve participação na reunião do PPO – Post Publication Organization – grupo de assessoramento à ISO em questões relacionadas a aspectos de interpretação, e acompanhamento da implementação da ISO 26000 no mundo e no “Seminário Internacional ISO 26000 – Intercâmbio de Experiências após 1 ano de Publicação da Norma”, com a palestra “Visão Governamental” (novembro/2011).

O FGRS NA CNI PELO SEMINARIO ISO 26000

O Fórum participou também do Seminário ISO 26000, realizado na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, em abril de 2011, quando foi explicitado o Acordo Coletivo ACT/2011 entre Petrobrás e Sindicato dos Petroleiros que incluiu, na Cláusula 164ª referências à ISO 26000:

“A Companhia se compromete em adotar e praticar os princípios da Norma Internacional de Responsabilidade Social ISO 26000, aprovada em 01 de Novembro de 2010, em Genebra na Suíça.

Parágrafo 1º – A Companhia manterá a sua força de trabalho informada e disponibilizará uma copia digital da Norma Internacional ISO 26000 a todos os seus empregados.

Parágrafo 2º - A Companhia realizará uma conferência anual objetivando realizar um balanço e uma atualização das ações da Norma Internacional ISO 26000 de Responsabilidade Social”.

(8)

Seminário ISO 26000 – CNI– Brasília – abril 2011

Outras Ações do FGRS

 Levantamento visando obter um diagnóstico inicial de como está sendo abordado o tema Responsabilidade Social nos órgãos participantes do FGRS. A partir deste levantamento foi proposto, dentre outros, o nivelamento sobre o entendimento dos temas e princípios da responsabilidade social;

 Articulação de parceria entre a Defensoria Pública da União, o Ministério do Trabalho e a Eletronorte para erradicação de escalpelamento de mulheres e crianças provocado por motores sem proteção nas pequenas embarcações na Região Norte;

 Elaboração de proposta de Acordo entre os Três Poderes para fortalecimento da RS na Administração Pública.

(9)

2011/2012: A IDENTIDADE DO FGRS

O período de meados de 2011 ao final de 2012 foi um tempo de riqueza em debates sobre os diversos temas tratados na ISO 26000 de Diretrizes de Responsabilidade Social como elementos do conceito de responsabilidade social organizacional. Assim, a realização de uma Oficina ISO 26000 em maio de 2012 com membros do FGRS gerou um momento único de reflexão coletiva e crítica, inclusive com apoio do Programa A3P coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e do Interlegis do Senado Federal para conferência e debates online sobre quais temas seriam prioritários a serem pautados quanto à responsabilidade social na Administração Pública Federal e nas Políticas Públicas Federais. O FGRS foi se configurando como um coletivo de aprendizagem pela exposição, troca e sistematização de experiências e conhecimentos a serem compartilhados na Administração Pública Federal, incluindo-se documentos registrados e distribuídos aos seus membros. Os saberes, os fazeres e os quereres dos membros do FGRS foram sendo esclarecidos, externalizados e sistematizados. A identidade do FGRS toma um corpo não apenas governamental, mas também passa a ser convidada publicamente para eventos nacionais e internacionais, com novos desdobramentos e expectativas de seus participantes para a sua identidade e suas possibilidades de atuação.

Mobilização junto ao Governo e Sociedade

Mobilização em Reuniões Plenárias

Dentre os temas discutidos em apresentações e painéis, nas Plenárias do FGRS em 2012, destacamos:

 Experiência do Serpro na área de Responsabilidade Social, por Dilson José dos Santos -SERPRO;

 Resultados da OFICINA ISO 26000 e deliberações sobre os grupos de trabalho; por Patrícia Ashley, professora da Universidade Federal Fluminense - UFF;

 Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho; por Ana Borges - CSJT. O Fórum aprovou moção de apoio ao Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho como bom exemplo a ser adotado pela administração pública;

 Ações de Prevenção e Combate à Corrupção; por Fábio Félix Cunha da Silva, Coordenador-Geral de Fortalecimento da Gestão e Controle Social - Diretoria de Prevenção da Corrupção/SPCI - Controladoria-Geral da União.

(10)

 Especificação de Sistema de Gestão para Combate à Fraude e Corrupção; por José Salvador da Silva Filho, Gerente de Novos Negócios da Fundação Vanzolini e especialista da Delegação Brasileira para elaboração da ISO 26000.

 Escola de Administração Fazendária: ações e possibilidades de cooperação na promoção da Responsabilidade Socioambiental da Administração Pública – por Fabiane Bessa, Diretora Regional da ESAF-PR (Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda);

 Proteger, Respeitar e Remediar: O Quadro de Referência da ONU para ‘Direitos Humanos e Empresas’ – por Lisângela Gnocchi da Costa Reis – Coordenadora de Sustentabilidade de Furnas e integrante da Delegação Brasileira para elaboração da Norma Internacional de Responsabilidade Social – ISO 26000;

Due Diligence e as Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais – por Marcos Machado Guimarães – Coordenador-Geral de Diálogo Econômico Internacional – Secretaria do PCN - Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda;

 Alternativas aos modelos de contratação – novas modalidades que viabilizem as contratações públicas sustentáveis; por Fabiano de Andrade Lima - administrador, especialista em licitações e contratos – Tribunal Superior do Trabalho;

 Produção e Consumo Sustentável; por Fernanda Capdeville, Analista Ambiental do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente;

 Políticas e diretrizes em Contratações Públicas Sustentáveis da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação SLTI; por Nina Gonçalves, Coordenadora-Geral de Normas do departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI – Ministério do Planejamento;

Mobilização em Parcerias e Reuniões Externas

O FGRS e o COEP

Parceria entre o FGRS e o COEP - O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP foi criado em 1993, pelo Betinho, como desdobramentos do Movimento pela Ética na Política, cujo principal objetivo era mobilizar as estatais na luta contra a fome e discutir o sentido público das empresas.

O Comitê atua por meio da Rede Nacional de Mobilização Social (que conta com 27.671 mobilizadores presentes em 27 estados) e propôs parceria com o Fórum Governamental de Responsabilidade Social - FGRS para divulgação das normas de Responsabilidade Social junto às Estatais, em especial a diretriz ISO 26000.

(11)

Durante os dias 06 a 14 de março de 2012 foi aberto um fórum de debates com perguntas e respostas online. Foi um processo bastante rico, tendo sido também postados vários documentos e apresentações sobre a ISO 26000, a NBR 16001 e o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social, coordenado pelo Inmetro, além de entrevista com representante da coordenação do FGRS.

Oficina sobre ISO 26000:2010 em parceria com a A3P e Interlegis (Senado Federal) Realização de Oficina sobre Responsabilidade Social em parceria com a Agenda Ambiental da Administração - A3P, do Ministério do Meio Ambiente e realizada no Auditório Interlegis do Senado Federal em 17 e 18 de maio de 2012, com transmissão ao vivo para todas as capitais brasileiras. Nesta oficina além da ISO 26000 foi também apresentada a norma brasileira NBR16001 em processo de revisão em 2012, além do Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social, baseado na norma nacional e coordenado pelo Inmetro. Como resultado da oficina foram elencados e priorizados os temas a serem trabalhados pelo FGRS, a fim de colaborar com a elaboração das políticas de Responsabilidade Social da Administração Pública. Os temas considerados mais relevantes foram: práticas anticorrupção, due dilligence, uso sustentável de recursos e educação para o consumo sustentável.

(12)
(13)

Auditório – Oficina ISO 26000 - 17 e 18 de maio de 2012

(14)

Painéis e palestras - Oficina ISO 26000 - 17 e 18 de maio de 2012

(15)

Painéis e palestras - Oficina ISO 26000 - 17 e 18 de maio de 2012

(16)

Grupos de trabalhos para discussão dos temas centrais da RS

(17)

Grupos de trabalhos para discussão dos temas centrais da RS

Encerramento e agradecimentos

O FGRS e a Rio+20

O FGRS empreendeu diversas ações em apoio à Rio+20, dentre elas destacamos:

 Apoio ao documento no “Acordo para o Desenvolvimento Sustentável”, documento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, subscrito por 76 instituições, incluindo o FGRS. O documento teve como objetivo contribuir para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20 e foi encaminhado à Presidenta da República Dilma Russef;

(18)

 Participação nos "Diálogos Sociais rumo a Rio+20" promovidos em parceria entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a Secretaria Geral da Presidência da República (SG), com o objetivo de ampliar o debate e os consensos entre os atores sociais brasileiros sobre o tema do desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma participação coesa e mobilizada da sociedade brasileira na Conferência Rio +20;

 Painel “O Fórum Governamental de Responsabilidade Social e a sustentabilidade na Administração Pública” - evento na Rio + 20 em programação promovida pela Justiça do Trabalho (15/06 – Parque dos Atletas – RJ);

Rio + 20 – evento TST - (Ana Borges-CSJT, Andréa Santini-Inmetro, Marcos Weiss-AGU)

O FGRS e a OCDE

O FGRS estabeleceu parceria com o Ponto de Contato Nacional da OCDE – Diretrizes para Multinacionais, do Ministério da fazenda. Aproveitando a presença no Brasil do Sr. Frans Evers, ponto de contato da OCDE na Holanda, foi realizado o “Seminário Brasil-Holanda sobre Responsabilidade Social Governamental”, quando foram apresentadas as seguintes palestras:

 A experiência do Governo holandês na implementação de normas de Responsabilidade Social; por Frans Evers, coordenador do Ponto de Contato Nacional da OCDE nos Países Baixos/Netherlands;

 Exemplos de programas do Governo Brasileiro indutores do desenvolvimento sustentável, por Ana Carla Almeida, coordenadora da A3P– MMA;

(19)

 Guia de Compras Públicas Sustentáveis do CSTJ, por Ana Borges, representante do judiciário no FGRS - CSJT;

 Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social, baseado na NBR 16001, por Leonardo Salema – Inmetro.

Outras Ações do FGRS

 Articulação com o Senador Rodrigo Rollemberg para encaminhamento da proposta de Acordo de Cooperação entre os Três Poderes, visando ao fortalecimento da responsabilidade social na administração pública e estabelecendo o FGRS, como a instância de acompanhamento das ações pactuadas pelo Acordo;

 Participação na revisão da ABNT NBR 16001 Responsabilidade Social – Sistema de Gestão – Requisitos;

Publicação de capítulo de livro intitulado “A ISO 26000 e o Fórum Governamental de Responsabilidade Social”, Ed. Fórum (BH), 2012 no livro “SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – VALORES E PRÁTICAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL”.

(20)

2013: PAUTA PREVISTA DE TEMAS PARA O FGRS

O FGRS reúne membros e convidados para suas reuniões e compartilha, entre seus membros, documentos de relevância no contexto global e nacional pertinentes à integração entre os temas de responsabilidade, desenvolvimento e sustentabilidade e sua possível aplicação nas políticas e administração pública do governo federal em seus três poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo.

Um tema transversal a partir de 2013 é a reflexão global acerca Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e a consequente proposição de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, no âmbito da Organização das Nações Unidas, a vigorarem no período de 2015 a 2030.

Entre os ODS em discussão, já há um que se consolida como fundamental e que trata da equidade de gênero como objetivo a ser alcançado nas esferas pública e privada de atuação da mulher. A equidade de gênero é um dos temas que o FGRS pretende contemplar em 2013. A mulher continua, em nossa sociedade, a sofrer exclusão e discriminação, além da violência física e moral, seja ela explícita ou subliminar. Não é possível conceber uma sociedade sustentável sem uma sólida cultura de paz e sem que a mulher seja respeitada e reconhecida em todo o seu valor. Ampliar o esclarecimento e o debate sobre formas de se buscar eliminar a discriminação e a desigualdade vivida pelas mulheres no ambiente de trabalho, nos espaços políticos e domiciliares é fundamental e o FGRS pretende contribuir com essa discussão.

No campo temático do desenvolvimento de uma economia que gere oportunidades para a responsabilidade social e sustentabilidade nos empreendimentos e negócios, em 2012 ficou clara a importância das contratações sustentáveis como indutora de transformações significativas, e que o Governo, por meio das políticas de compras, formação e capacitação de fornecedores na Administração Pública, pode gerar grande impacto positivo na sociedade e no meio ambiente ao regulamentá-la, orientar e formar capacidades junto aos seus entes e órgãos para fins de sua implementação. O FGRS pretende aprofundar o debate sobre esta questão incluindo na pauta o papel da certificação como possível facilitadora desse processo, os desafios, as diversas visões e o embasamento legal, visando construir consensos e um caminho possível.

Ainda dentro da temática das contratações sustentáveis, está na pauta do FGRS promover um encontro com fornecedores para conhecer desafios e oportunidades nesse tema. Outra questão correlacionada, que assume relevância neste cenário é a análise do ciclo de vida dos produtos. Este tema é bastante complexo e o FGRS pretende promover palestra com especialista e conhecer o Programa Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida.

(21)

2011

2012

2013

Em 2010, foi sancionada e regulamentada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reúne um conjunto de diretrizes e ações a serem adotadas com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Essa é uma questão que deverá mobilizar toda a sociedade, especialmente a partir de 2013 com a realização da Conferência Nacional de Meio Ambiente e suas etapas preparatórias estaduais e municipais, conferências livres e virtual, e o FGRS acredita que, como desdobramento, deve trazer o tema para sua agenda, visando contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da