• Nenhum resultado encontrado

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2019/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA) Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira 7 PERÍODO/ 2019/1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO

CURSO PEDAGOGIA (Nº 23 - LICENCIATURA)

Disciplina: Educação Profissional, Tecnológica e Financeira

7° PERÍODO/ 2019/1

PROFESSOR: Dr. Wendell Fiori de Faria

CÓDIGO: CED31076 Carga horária: 60 horas Dia da semana: Segunda-feira Horário: 07h50min às 11h50min

EMENTA

Quadro atual da Educação profissional e tecnológica no Brasil: da legislação e política à prática e resultados. As contradições da Educação financeira: autonomia ou alienação no sistema capitalista; desafios, contradições e perspectivas do empreendedorismo; Os espaços de disputas das abordagens curriculares da Pedagogia das competências e da educação integral no contexto da educação profissional.

(2)

OBJETIVOS

Proporcionar a compreensão da formação tecnológica e profissional frente as questões curriculares da politécnica, da pedagogia das competências e da educação integral no contexto da sociedade capitalista, considerando a educação financeira e o empreendedorismo. Refletir sobre as propostas de Educação financeira como tema transversal a ser trabalhado nas escolas. Desenvolver a habilidade no manuseio de dados gráficos e medidas estatísticas utilizadas em Educação, proporcionando condições favoráveis à formação de uma atitude crítica e objetiva em face dos fatos, problemas, soluções e decisões. Refletir sobre a Pedagogia além dos muros escolares.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A programação do curso será desenvolvida mediante aulas expositivas, debates, discussões, intervenções, reflexões, aproximando-se dos temas que estão inseridos na Educação profissional e financeira; numa tentativa de trazer à tona outros olhares e representações sobre essas temáticas, outras fontes também serão consultadas: charges, letras de música, artigos, crônicas etc. O trabalho com a disciplina requer um esforço individual com as leituras prévias que serão encaminhadas no curso.

PRIMEIRA UNIDADE DO CURSO:

 Educação financeira ao alcance de todos: educação emocional em primeiro lugar.  Educação financeira: um programa planejado.

 Sucesso profissional: horizontes possíveis na Educação. SEGUNDA UNIDADE DO CURSO:

 Educação profissional e tecnológica no Brasil: da legislação e política à prática e resultados.

 O sistema capitalista: desafios, contradições e perspectivas do empreendedorismo. TERCEIRA UNIDADE DO CURSO:

 Manuseio e leitura crítica dos dados (tabelas, quadros e figuras) na Educação Profissional e Financeira.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Exibição de vídeos educativos com temas que transitem nos territórios da Pedagogia além dos muros escolares assim com os documentos oficiais da Educação.

Leitura e discussão de textos que nos aproximem de outras representações dos documentos oficiais: charges, letras de música, crônicas literárias.

Grupos de discussão.

RECURSOS AUXILIARES

(3)

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Numa tentativa de otimizar a participação nas aulas, a discussão dos textos, a leitura prévia dos artigos e os capítulos de livros, a avaliação será dividida em 3 notas.

NOTA FINAL DO CURSO (NF)= N1+ N2+N3

N1: SERÁ AGENDADO UM DIA NA SALA DE AULA PARA UMA PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL; SERÁ SORTEADO UM TEMA DISCUTIDO PELOS GRUPOS NAS APRESENTAÇÕES; VALERÁ 50 PONTOS.

N2: APRESENTAÇÃO ORAL (EM GRUPOS) DE UM TEMA QUE TRANSITE NOS TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FINANCEIRA; VALERÁ 30 PONTOS; O TEMA SERÁ DIVULGADO NO DECORRER DO CURSO;

N3: PARTICIPAÇÃO E FREQUÊNCIA; 0 FALTA=20 PONTOS; 4 FALTAS= 15 PONTOS; 8 FALTAS= 10 PONTOS; 12 FALTAS=5 PONTOS; 16 FALTAS= ZERO. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBARA, Freitag. Educação, estado e sociedade. 4a ed., São Paulo: Moraes, 1980. GOHN, M. G. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista ECCOS, n 2, vol. 6, Dez, 2004, p. 39-65.

HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de Pedagogia Empresarial. A Assessoria Empresarial. LTDA. Sorocaba São Paulo. Pesquisa de campo: a Pedagogia além dos muros escolares. LÉVY, Pierre. Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos. Editora da UFPR. Curitiba. 2001.

MARTINS, José Pio. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamentos Educacionais, 2004.

MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. 3a ed. Sao Paulo: Editora Atica: 1992.

PASCOAL, Miriam. O Pedagogo na Empresa. Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 183- 193, 2007. Pesquisa de campo: a Pedagogia além dos muros escolares.

RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições / Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos (orgs.). São Paulo: Cortez, 2005.

ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. Historia da educacao no Brasil (1930/1973). 11a Edicao.Petropolis, RJ: Vozes, 1989.

SANTOS, Roberto Clóvis dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração e legislação. São Paulo: Cengage Learnig, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educacao, curvatura da vara, onze teses sobre educacao e politica. 24a ed., Sao Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Disponível em < http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Como-Principio-Educativo/517478.html> acesso em 22/02/2015

(4)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

BRASIL. Educação Profissional. Legislação Básica. Brasilia: MEC; SEMTEC, 2001. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997. COLL, César; MARTÍN, Elena et all. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999.

DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2001. LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

ROSETTI JUNIOR, Helio. Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. 242 f. Tese (Doutorado em Ensino de Cências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

AGENDA DA DISCIPLINA (60 horas)

DIA MÊS ANO CONTEÚDO

18 02 19 Apresentação da turma. Metodologia do curso. Leitura e discussão do texto: “Um sonho” de Carlos Drummond de Andrade.

25 02 19

A disciplina Educação Profissional, Tecnológica e Financeira; de que maneira esta disciplina dialoga com a Licenciatura da Pedagogia? Dicas para ser um excelente profissional.

11 03 19

Educação Emocional em primeiro lugar. MARTINS, José Pio. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamentos Educacionais, 2004. Nos territórios da emoção. Fatores que contribuem para a Educação emocional. Funções das emoções. As emoções no trabalho. Leitura e discussão do texto “Epitáfio” dos Titãs.

18 03

19

Educação Profissional: a inteligência aplicada ao trabalho. A inteligência profissional. O Quociente de Inteligência. A Teoria das Inteligências Múltiplas. MARTINS, José Pio. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamentos Educacionais, 2004.

25 03 19

Inteligência Financeira. Noções de Comércio, Economia, Impostos e Finanças. Exercício: elaboração de um possível orçamento familiar. Leitura e discussão do texto “Onde está o dinheiro?” de Gal Costa. ROSETTI JUNIOR, Helio. Educação Matemática e Financeira: um estudo de caso em Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. 242 f. Tese (Doutorado em Ensino de Cências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.

(5)

01 04 19

A nova realidade do emprego. A Educação Profissional e os documentos oficiais da Educação brasileira. MARTINS, José Pio. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Fundamentos Educacionais, 2004.

08 04 19

A Pedagogia além dos muros escolares. GOHN, M. G. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista ECCOS, n 2, vol. 6, Dez, 2004, p. 39-65.

15 04 19

A Pedagogia além dos muros escolares. GOHN, M. G. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista ECCOS, n 2, vol. 6, Dez, 2004, p. 39-65. (continuação)

06 05 19

Texto de Saviani. “O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS” SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Disponível em < http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Como-Principio-Educativo/517478.html> acesso em 22/02/2015

13 05 19 Discussão do texto de Libâneo. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos. Editora da UFPR. Curitiba. 2001.

20 05 19

Discussão do texto de Holtz. HOLTZ, Maria Luiza M. Lições de Pedagogia Empresarial. A Assessoria Empresarial. LTDA. Sorocaba São Paulo.

Pesquisa de campo: a Pedagogia além dos muros escolares. Aproximando-se de uma pedagoga além dos muros escolares.

27 05 19

Discussão do texto de PASCOAL. PASCOAL, Miriam. O Pedagogo na Empresa. Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 183- 193, 2007. Pesquisa de campo: a Pedagogia além dos muros escolares. Aproximando-se de uma pedagoga além dos muros escolares.

03 06 19 Avaliação individual.

10 06 19 Apresentação dos trabalhos finais. 19 06 19 Notas finais.

Observação: as datas indicadas podem sofre alterações em decorrências das demandas da chefia do departamento, fluxo de trabalho dos professores, atendimento a ações do mestrado e atividades vinculadas a Universidade Federal de Rondônia.

Período para registro de notas e frequências no SINGU - 08/07/2019 a 17/07/2019.

Data limite para a entrega dos diários físicos na DIRCA - (resolução 045/CONSEA) 19/07/2019. Data limite para a avaliação repositiva 16/07/2019.

Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria Departamento de Ciências da Educação

Núcleo de Ciências Humanas UNIR - Campus Porto Velho

Referências

Documentos relacionados

articulação entre os sistemas de ensino os quais deveriam visar ao desenvolvimento de uma formação condizente com as verdadeiras necessidades da sociedade

transitará ao longo de sua trajetória laboral por inúmeras ocupações e oportunidades de educação profissional, não há razão para investir em formação

A busca por instrumentos educacionais eficientes, os quais objetivam introduzir dinamismo e ao mesmo tempo qualidade na transmissão de conhecimento, enfatiza a

O presente artigo foi elaborado pela autora como trabalho final de conclusão do curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, e apresenta uma análise

Os dados coletados na pesquisa bibliográfica conduziram a três resultados principais no que cerne à relevância dessa prática: (1) as TIC podem ser apropriadas pela educação

Como se articulam as relações entre a educação, o lazer e o trabalho, experimentadas em atividades culturais e de lazer incorporadas cotidianamente aos processos

Partindo de uma concepção construtivista com atenção à diversidade, Zabala (1998) afirma que o professor necessita questionar diferentes sequências didáticas, a fim de

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma Comissão constituída por três relatores, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e